Postagens

Mostrando postagens de Junho 8, 2014
Publicidade />

Presidenta deve sancionar Lei Menino Bernardo esta semana

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff deverá sancionar, ainda esta semana, o projeto que garante o direito a crianças e adolescentes de serem educados sem castigos físicos. A Lei, batizada anteriormente de Lei da Palmada e agora chamada de Menino Bernardo, foi encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional e aprovada pelo Senado na última quarta-feira (4). A apresentadora de tevê Xuxa Meneghel participou da sessão que apreciou a proposta, apoiada integralmente pela bancada do PT, liderada por Humberto Costa (PE).

“É uma conquista muito importante no Brasil. Nós temos uma relação extremamente complexa, difícil e desigual com as crianças. Elas são objetos de exploração, muitas vezes objeto de violência extrema e precisamos mudar essa mentalidade e essa cultura”, disse o parlamentar.

De acordo com Humberto, é preciso mostrar que é possível educar e estabelecer limites sem o uso do castigo físico, que é a causa de vários traumas psicológicos e físicos. “Muitas vezes essa violência influencia até p…

Paulo assume compromisso de viabilizar adutora para levar água a Calçado, Jupi e Jucati

Imagem
Fotos: Rodrigo Lobo Demanda do povo da região foi apresentada durante o terceiro dia de giro pelo Agreste
No terceiro dia de giro pelo Agreste Meridional, o pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), assumiu o compromisso de, quando for eleito, realizar um dos desejos mais fortes da população do município de Calçado e região. Ele garantiu que uma de suas primeiras ações será viabilizar a implantação da adutora que levará água da barragem Pau Ferro à cidade, assim como às vizinhas Jupi e Jucati. "Faremos isso logo em 2015. Será uma das primeiras coisas que vamos fazer porque trata-se de uma necessidade emergencial", justificou.

Câmara foi recebido pelo prefeito de Calçado, José Elias (PP), em um encontro com vereadores, ex-prefeitos e lideranças da região, para apresentar a chapa da Frente Popular e ouvir as demandas da população para inclusão em seu Plano de Governo. "Se o senhor me perguntar qual a principal necessidade desta c…

Petrolândia: Servidores do HOMUPE divulgam nota de pesar pela perda de Seu Régis

Imagem
.Seu Régis
Perdemos hoje não um servidor público, perdemos hoje um ser humano na forma mais pura do ser: correto, trabalhador, honesto e principalmente comprometido com as suas funções. Francisco Eliézio ou Seu Régis, carinhosamente assim chamados por nós, soube como poucos construir seu espaço em todos nossos corações, seu jeito extrovertido e camarada de ser, era exatamente o contrário quando se tratava de trabalho, era de um cuidado e de uma preocupação com o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, que leva o nome do seu grande amigo, como ele mesmo gostava de dizer. O carinho e o zelo com o Hospital às vezes causava ciúmes em outras pessoas, porém era o seu jeito, cuidava dele como se fosse sua própria casa.

Quando foi convidado ainda pelo então Prefeito Dr. Simões, que o viu ensinando os funcionários ainda na construção, aceitou a tarefa de ajudar na construção e cuidar para que tudo funcionasse bem para a população poder ser bem recebida e tratada no Hospital. Hoje mesm…

Penedo-AL vira carranca para defender o Velho Chico

Imagem
Fotos: CBHSF
No município alagoano de Penedo, localizado às margens do rio São Francisco, na região do Baixo, a população tomou as ruas para defender o Velho Chico. Liderados por índios da tribo Tingui-Botó, estudantes, professores, servidores públicos, pescadores e outros membros da comunidade local demonstraram o poder da união em defesa do rio.

A programação começou com um café da manhã, oferecido à comunidade, seguida de caminhada. Os índios fizeram a entrega simbólica de água limpa para o rio, através de 20 potes de barro, levados por toda o caminho. No fim do trajeto, dançaram o toré, para simbolizar que a população indígena está empenhada na luta para defender o manancial.

A Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) doou cem mil alevinos, que foram lançados no rio, logo após a execução do Hino Nacional, com as pessoas de mãos dadas. “Pudemos observar, com essa programação, que a população começa a se mobilizar em defesa do Velho Chico. Acredito qu…

IPA apresenta tecnologias para recuperação de áreas salinizadas

Imagem
Com a finalidade de recuperar solos afetados por sais e a produção e conservação de forragens em áreas irrigadas, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promoveu, na quarta-feira (04/06), um Dia de Campo, na Estação Experimental de Belém do São Francisco. No encontro, foram apresentadas tecnologias referentes às técnicas de manejo de áreas com problemas de subsolagem, gradagem e gessagem, além de produção e conservação de gramíneas forrageira irrigada.

Participaram do evento os diretores de Pesquisa do IPA, Antônio Santan e do Instituto Nacional do Semiárido-INSA, Aldrin Perez. Ao todo, foram cerca de cem participantes, entre agrônomos, veterinários, zootecnistas, agentes de extensão rural, tecnólogos de cinco Estações Experimentais do IPA, em conjunto com agricultores familiares dos municípios de Belém do São Francisco, Cabrobó, Salgueiro, Itacuruba, Serra Talhada, Arcoverde, Parnamirim, Mirandiba, Terra Nova, Verdejantes, Jatobá, Serrita, Tacaratu, Floresta, Petrolândia, Ibimiri…

Em Bom Conselho e Saloá, Paulo reúne apoio de grupos rivais

Imagem
​Fotos: Aluísio Moreira/Divulgação Pré-candidato está cumprindo agenda no Agreste Meridional desde sexta-feira
O apoio aos pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco tem provocado um efeito interessante na vida política de vários municípios pernambucanos. Grupos de situação e oposição têm deixado de lado as disputas locais para estarem juntos no palanque de Paulo Câmara (PSB), que disputará o Governo do Estado, Raul Henry (PMDB), na vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), para o Senado. O cenário se repetiu em duas cidades do Agreste Meridional visitadas pela chapa neste fim de semana: Bom Conselho e Saloá.

Nesse sábado (7), Paulo Câmara e seus companheiros receberam o apoio de três dos quatro grupos que disputaram as eleições de 2012, em Bom Conselho. Além do PSB, representado no pleito pelo Capitão Boanerges, declararam seu engajamento a ex-prefeita Judith Alapaha (que disputou pelo PT e hoje está sem partido) e o atual gestor, Dannilo Godoy (que se elegeu pelo PSDB, atualmente no…

Codevasf promove repovoamento do Velho Chico entre Petrolina e Juazeiro

Imagem
Foto: Flicker Codevasf/Divulgação
Trinta mil alevinos das espécies nativas piau, curimatã e pacamã foram soltos no rio São Francisco, na altura da Ilha do Fogo, entre as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente. A atividade foi realizada pela 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Pernambuco, por meio do Centro Integrado de Aquicultura e Pesca do perímetro irrigado Bebedouro (CIB). Técnicos da 6ª superintendência regional, em Juazeiro, também colaboraram com a ação.
Estudantes, representantes de movimentos sociais, ambientalistas, professores e pesquisadores se juntaram às atividades. O superintendente da 3ª SR da Codevasf, João Bosco Lacerda de Alencar, foi um dos voluntários na tarefa de devolver ao Velho Chico espécies que já fizeram parte do rio, mas algumas delas praticamente desapareceram em alguns trechos.

“São espécies nativas aqui do rio, e isso tem um signif…

Municípios que não enviaram dados da Saúde ao Siops terão repasses suspensos

Imagem
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que os entes municipais que não homologaram os gastos em Saúde no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), referentes ao ano de 2013, terão repasses suspensos a partir do dia 10 de junho deste ano. A medida atingirá 245 Municípios brasileiros.

O prazo para envio dos dados ao Siops encerrou no último dia 30 de maio. E, conforme disposto no § 1º do art. 26 da Lei Complementar nº 141/2012, as transferências constitucionais da União podem ser condicionadas ou suspensas por não cumprimento da aplicação dos percentuais mínimos de recursos em Saúde. Também quando ocorre ausência de homologação das informações no Siops.

Dessa forma, os Municípios que ainda não enviaram os dados deixarão de receber recursos como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), dentre outros.

Petrolândia: Abertas as inscrições para 6ª edição do "Integrando a Sétima Arte"

Imagem
O projeto incentiva a produção de filmes em curta metragem por estudantes de Petrolândia.
Em postagem no Facebook, do Diário de Classe do EREM de Petrolândia, foi anunciado o início do período de inscrições para a 6ª edição do projeto Integrando a Sétima Arte, dirigido pelo prof. Daniel Filho. O edital já está disponível. As inscrições iniciadas no sábado (07) prosseguem até o dia 31 de outubro de 2014.

Segundo a mesma fonte, a público participante foi ampliando, sendo permitido que várias turmas de uma mesma escola inscrever mais de um curta por escola, ex-alunos, ONG's e escolas municipais de ensino fundamental também podem produzir material para o concurso. 
Os curtas devem ter de 1 a 25 minutos de duração que deverão ser entregues ao professor Daniel Filho na Escola de Referência em Ensino Médio Maria Cavalcanti Nunes.
A edição 2014 inova também com o lançamento de mais uma categoria: MELHOR MINUTO para curtas de até um minuto, com temática livre.
Baixe o edital aqui: http://w…

Grupo de Serra Talhada unido com Armando e João Paulo

Imagem
Leo Caldas/Divulgação
Numa demonstração de unidade e força política no município, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), reuniu todo o seu grupo, incluindo 9 dos 15 vereadores que compõem a Câmara Municipal, para garantir o apoio às pré-candidaturas de Armando Monteiro (PTB) a governador e de João Paulo Lima e Silva (PT) a senador.

“Estes homens estão fazendo e ainda vão fazer muito por Serra Talhada. E nós sertanejos sabemos ser gratos”, disse Luciano Duque, que promoveu um almoço em sua residência para celebrar o engajamento dos vereadores nas campanhas de Armando e João Paulo.

Entre os vereadores que fecharam o apoio a Armando e João, estão parlamentares do PMDB, PHS, PSC, PTB e PT, a exemplo de Dedinha Inácio, Zé Raimundo, Agenor de Melo, Jaime Inácio, Nailson Gomes, Verá Gama, Manoel Enfermeiro e Sinézio Rodrigues.

Assessoria de Imprensa de Armando Monteiro
Crédito da foto: Leo Caldas/Divulgação

Comissão da Câmara aprova adaptação de parquinhos para crianças com deficiência

Imagem
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (4) o Projeto de Lei 3750/08, que torna obrigatórios brinquedos adaptados para crianças com deficiência em playgrounds e parquinhos públicos de todo o País. A proposta, da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), tem o objetivo de contribuir para a socialização dessas crianças.

Como a proposta foi votada de forma conclusiva, está aprovada pela Câmara, e deve ser analisada em seguida no Senado. O relator da proposta, deputado Marcos Rogério (PDT-RO), recomendou a aprovação da proposta, e da emenda da Comissão de Finanças e Tributação que excluiu menção ao orçamento da União, uma vez que esses parques são de responsabilidade dos municípios.

Atualmente a Lei da Acessibilidade (Lei 10.098/00) já determina que os parques de diversões, públicos e privados, devem adaptar pelo menos 5% de cada brinquedo e identificá-lo para utilização por pessoas com deficiência.

Íntegra da proposta:
PL-3750/2008
Agência Câmara Notícias

Petrolândia: Família Simões divulga nota de pesar pelo falecimento de Seu Régis, funcionário do Hospital Municipal

Imagem
Com muita tristeza e pesar que a família de Dr. Simões informa o falecimento do seu amigo, que construiu a história do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, de sua fundação, participando ativamente e hoje cuidando e zelando por todo funcionamento desta Unidade de Saúde.

Agradecemos de coração a todos os colegas médicos Dr. Marquinhos, Dr. Cleobenysson Cruz, Dr. Antônio, Dr. Blenio, Dra. Michele e equipe de enfermagem e técnicos de enfermagem, que tentaram de tudo para salvar Seu Regis. Para nós agradecimento para Seu Regis seria pouco. O Senhor Regis é a alma do Hospital, um funcionário que viveu para cuidar. Sem palavras neste momento. Fabiana Simões inconsolável. Para nós uma perda insubstituível. 
À família de Seu Regis nossos sentimentos.
Poliana Simões

Petrolândia: Lanchonete Gullosos avisa novo horário de funcionamento a partir desta segunda (09)

Imagem
Lanchonete Gullosos em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)
A Lanchonete Gullosos informa a todos seus clientes, amigos e população petrolandense que, a partir desta segunda-feira (09) e durante todo o período da Copa do Mundo, o seu novo horário de funcionamento será:

Segunda a Sexta-Feira
Das 08 às 12h00 (Manhã)
Das 14 às 23h00 (Tarde e Noite)

Sábados
Das 08 às 13h00 (Manhã)
Das 18 às 23h00 (Noite)

Domingos
Das 18 às 23h00 (Noite)

É a Gullosos flexibilizando o horário para nesta Copa para você não perder nenhum lance!
Venha saborear os melhores lanches da cidade. Estamos cheios de novidades. Venha conferir!

Disk Entregas da Gullosos:
3851-1165 Fixo
9970-8004 TIM
9193-8701 Claro

Informações: Márcio Viana/Lanchonete Gullosos

#VireCarranca: Juazeiro-BA vira carranca para defender o Velho Chico

Imagem
Fotos: CBHSF 
Mais de 1500 pessoas, entre dezenas de jovens estudantes de escolas municipais, caminharam na terça-feira passada, dia 03 de junho, pela orla fluvial de Juazeiro (BA), no Submédio São Francisco, em defesa do rio que é parte fundamental da história, cultura e desenvolvimento das comunidades que vivem em seu entorno. Revelando a diversidades dos povos da bacia, o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico reuniu, além dos estudantes, comunidades indígenas, barqueiros, pescadores, catadores de material reciclado, ambientalistas e diversas organizações.

Grupos como os índios Tubalalá, localizados entre os municípios de Abaré e Curaçá, que demonstraram sua preocupação com a situação atual do rio São Francisco. “Já estamos sentindo o impacto da crise do rio. O peixe praticamente não é mais encontrado. Nossos pequenos barcos ficam encalhados nos bancos de areia. É muito importante uma atividade desta, nas ruas, para desperta toda sociedade. Para que cada um pense: o que eu posso faz…

Acidente provoca duas mortes na Serra das Russas, em Pombos

Imagem
Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um acidente na descida da Serra das Russas, no município de Pombos, Agreste pernambucano. A colisão aconteceu na noite deste sábado (7), no km 63 da rodovia BR-232, sentido Recife.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão aconteceu por volta das 20h entre um ônibus e um caminhão que estava capotado no local desde às 18h. No primeiro acidente, uma pessoa ficou gravemente ferida. Já no segundo, houve dois óbitos e outra vítima com ferimentos graves.
Fonte: JC Online

Codevasf instala escritório em Ouricuri, no Sertão do Araripe pernambucano

Imagem
Foto:  Blog Ouricuri em Evidência
Ouricuri, no Sertão do Araripe pernambucano, ganhou escritório de apoio técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O espaço atende a uma demanda antiga da população, que queria um local mais próximo a fim de facilitar o diálogo e a agilização de obras e ações da Codevasf na região. A sede da Codevasf em Pernambuco fica no município de Petrolina, na região do Sertão do São Francisco.

A entrega oficial do escritório contou com a presença de diversas autoridades do Araripe e de regiões próximas, além do superintendente da Codevasf em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar.

“Esta é uma iniciativa importante num ano simbólico em que a Codevasf completa 40 anos. Estamos expandindo as nossas ações, chegando mais perto das cidades. Essa descentralização é parte das ações pensadas para levar as obras da instituição a todos os 69 municípios de nossa área de abrangência. Vamos trabalhar para ter placa de obra d…

Câmara: Hospital Mestre Dominguinhos vai suprir demanda por alta complexidade do Agreste Meridional

Imagem
Foto: Aluísio Moreira  Foto: Rodrigo Lobo Socialista detalhou compromisso do seu programa de governo em coletiva
No segundo dia de visitas ao Agreste Meridional, o pré-candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), pontuou as ações previstas em suas diretrizes para a Saúde, especialmente aquelas que vão afetar diretamente a região. O socialista e seus companheiros de chapa, Raul Henry (PMDB), vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), que disputará o Senado, concederam entrevista a blogs e rádios de Garanhuns na manhã deste sábado (7).

"Com a construção do Hospital Mestre Dominguinhos, que vamos iniciar em nosso Governo, contemplaremos a demanda de alta complexidade em Garanhuns e nas cidades vizinhas, desafogando o hospital Dom Moura que ficará dedicado aos casos de baixa complexidade. Ações como o programa Doutor Chegou, com mutirões de cirurgias, consultas e exames; Medicamento em Casa, que levará o remédio aos domicílios de pacientes com mobilid…

Pentecostes: O perdão para recriar o mundo

Imagem
O Pentecostes é uma festa pascal; ela é o desenvolvimento do mistério da Páscoa. Não é uma festa independente do Espírito Santo; é a festa do Senhor ressuscitado que dá aos discípulos o seu Espírito, que é o Espírito de Deus Pai. É por isso que esta festa se situa, ao mesmo tempo, na noite da Páscoa no evangelho de São João, e 50 dias depois da Páscoa no livro dos Atos dos Apóstolos, inclusive na cruz da Sexta-Feira Santa em todos os evangelistas.

A reflexão é de Raymond Gravel, padre da Diocese de Joliette, Canadá, e publicada no sítio Réflexions de Raymond Gravel, comentando as leituras do Domingo de Pentecostes – Ciclo A do Ano Litúrgico (08 de junho de 2014). A tradução é de André Langer.

Eis o texto.

O Pentecostes é uma festa pascal; ela é o desenvolvimento do mistério da Páscoa. Não é uma festa independente do Espírito Santo; é a festa do Senhor ressuscitado que dá aos discípulos o seu Espírito, que é o Espírito de Deus Pai. É por isso que esta festa se situa, ao mesmo tempo, na n…

Senado comemora os 60 anos das Apaes nesta segunda-feira (09)

Imagem
Os 60 anos do chamado 'movimento apaeano' serão comemorados em sessão especial marcada para esta segunda-feira (9), às 11h, no plenário do Senado Federal.

O movimento é uma grande rede constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.

A primeira iniciativa do grupo ocorreu no Rio de Janeiro em 1954, quando foi criada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), liderada por Beatrice Bemis, membro do corpo diplomático americano e mãe de uma criança com Síndrome de Down. Assim como ocorria com muitas famílias brasileiras, ela vivia o drama de não encontrar escolas para o filho.

Ipojuca pede mais atenção na saúde, educação e saneamento básico

Imagem
Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação
Ipojuca - Necessidades de investimentos na educação, saneamento e saúde receberam destaque entre as quase 1,5 mil pessoas que participaram das discussões da 13ª plenária do Pernambuco 14, realizada neste sábado (7), no município de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. O senador Armando Monteiro (PTB) e o deputado federal João Paulo (PT), pré-candidatos ao governo e ao Senado, ouviram as propostas da população que serão inseridas no programa de governo.

A educação foi um tema bastante discutido entre os participantes da plenária. Para a professora Fátima Santos, não há suporte educacional para os profissionais do ensino médio público. “Não temos infraestrutura escolar. Os professores também não têm acesso à formação, nem à qualificação”, pontuou. “O Estado de Pernambuco precisa melhorar a qualificação das escolas técnicas. Os alunos ficam desocupados no período da tarde”, acrescentou o projetista Alvino Cruz.

A professora Maria José Duarte d…

O fenômeno “El Niño” pode influenciar na alimentação e emprego de milhares de pessoas

Imagem
O fenômeno “El Niño”, que pode influenciar na Nicarágua, na primeira quinzena de julho, afetaria 100.000 pessoas da zona rural, calculam o Governo e organizações não governamentais.

A reportagem é de Trinidad Vásquez, publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 04-06-2014. A tradução é do Cepat.

O pastor menonita e diretor do Centro Intereclesial de Estudos Teológicos e Sociais (CIEETS), Jairo Arce, avalia o impacto que sofreriam 3.000 famílias que trabalham com essa instituição cristã na zona seca. Estamos dando assessoria técnica para que sejam semeadas sementes resistentes à seca e preocupa esta crise de chuva, disse Arce.

No mês de maio, na zona do Pacífico central e norte do país, a escassez de chuvas provocou um atraso no plantio de grãos básicos, causando especulação na venda do feijão vermelho, fazendo com que o quilo custasse mais de dois dólares, sendo que antes custava um dólar.

Velha Petrolândia e Ruy Sá: Saudades que nunca vão passar

Imagem
Na última sexta-feira (06), Petrolândia foi surpreendida com a notícia da morte do nosso amigo, cantor e compositor Ruy Sá. Apaixonado pela cidade de Petrolândia (a velha), Ruy fez parte da minha geração, deixando um legado de boa conduta e amizade. O seu amor por Petrolândia era tanto que me lembro dele, em várias ocasiões, afirmando que não suportaria viver em uma outra Petrolândia, a não ser a velha Petrolândia.

Ficou gravado na minha memória uma frase dita por ele (reproduzida acima), durante uma das muitas farras, regadas a cerveja e animadas a violão, que nós costumávamos fazer nas noites inesquecíveis da nossa querida Velha Petrolândia.

Naquela noitada de música, lá pelas tantas horas da madrugada, ele disse essa frase que causou forte comoção entre nós, levando todos às lágrimas, inclusive ele.

"Quando as águas começarem a alcançar a minha querida Petrolândia eu vou me embora, mesmo que seja com o coração partido, porque para mim nunca vai existir a velha e a nova Petrol…

Publicidade