domingo, junho 08, 2014

Velha Petrolândia e Ruy Sá: Saudades que nunca vão passar


Na última sexta-feira (06), Petrolândia foi surpreendida com a notícia da morte do nosso amigo, cantor e compositor Ruy Sá. Apaixonado pela cidade de Petrolândia (a velha), Ruy fez parte da minha geração, deixando um legado de boa conduta e amizade. O seu amor por Petrolândia era tanto que me lembro dele, em várias ocasiões, afirmando que não suportaria viver em uma outra Petrolândia, a não ser a velha Petrolândia.

Ficou gravado na minha memória uma frase dita por ele (reproduzida acima), durante uma das muitas farras, regadas a cerveja e animadas a violão, que nós costumávamos fazer nas noites inesquecíveis da nossa querida Velha Petrolândia.

Naquela noitada de música, lá pelas tantas horas da madrugada, ele disse essa frase que causou forte comoção entre nós, levando todos às lágrimas, inclusive ele.

"Quando as águas começarem a alcançar a minha querida Petrolândia eu vou me embora, mesmo que seja com o coração partido, porque para mim nunca vai existir a velha e a nova Petrolândia. Petrolândia será única e eterna."

Com grande sensibilidade artística e talento, Ruy Sá compôs e cantou "Recordações", a música que se tornou o hino dos petrolandenses à sua velha cidade, jamais esquecida, como jamais esquecido será também Ruy Sá. 

A promessa foi cumprida. Ruy Sá não suportou ver as águas do Velho Chico cobrirem a sua querida cidade e foi embora para São Paulo. Lá, morou por mais de vinte anos, chegando a vir algumas vezes à Nova Petrolândia, visitar amigos e familiares.

Infelizmente, na última sexta-feira, aos 49 anos, Ruy nos deixou e foi morar no Céu. Valeu, amigo! Todos nós agradecemos pela sua amizade. Descanse em paz e fica com Deus.

Recordações (cantor e compositor: Rui Sá)

Temos às margens de um rio Petrolândia
Cidade que um dia esse nome bonito se deu
Famílias que tiveram seus filhos assim como eu
Petrolândia
Um dia chegou bem mais forte a força do progresso
Falando primeiro e mais alto do que a própria razão
Sangrando e desmarcando o compasso do coração
Petrolândia
Em cada manhã de setembro quando eu acordar
Lembrarei de uma banda tocando alvoradas no ar
O céu todo azul tão bonito
Gente querendo olhar
Bandeiras, crianças, desfiles
E um hino pra se cantar
Petrolândia
Levo guardado na mente
Lembranças que serão permanentes
Recordações
Quantas emoções
Petrolândia
Petrolândia

Notícias relacionadas (clique para ler):
>Petrolândia: Morre o cantor e compositor Ruy Sá em SP
>Petrolândia: Prefeito Lourival Simões divulga nota de pesar pelo falecimento de Rui Sá

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto e montagem: Lúcia Xavier

2 comentários: