quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Microempreendedor individual poderá abrir e fechar contas bancárias por meio eletrônico


Os microempreendedores individuais (MEI) poderão abrir e fechar contas bancárias por meio de smartphones e computadores. A autorização foi aprovada hoje (25) na reunião mensal do Conselho Monetário Nacional (CMN).

De acordo com o Banco Central (BC), os microempreendedores seguirão os mesmos procedimentos das pessoas físicas, que já podem abrir ou encerrar contas por meios digitais. Os documentos exigidos na legislação podem ser enviados por smartphones ou computadores, cabendo à instituição financeira concluir a abertura da conta.

Ouvidorias


Juiz do DF determina apreensão do passaporte e proíbe Lula de deixar o país

Ex-presidente embarcaria para a Etiópia nesta sexta (26). Decisão foi tomada por juiz federal no processo que apura suposto tráfico de influência na compra de caças suecos. Defesa se diz estarrecida. Foto: Nelson Almeida/AFP

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou nesta quinta-feira (25) a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que o impede de deixar o país.

O ex-presidente tinha uma viagem marcada na madrugada desta sexta (26) para a Etiópia, na África, onde participaria de uma reunião da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a fim de discutir propostas de erradicação da fome no continente africano antes de 2025.

O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, afirmou por meio de nota que entregará o passaporte nesta sexta-feira (26), "sem prejuízo das medidas cabíveis para reparar essa indevida restrição ao seu direito de ir e vir". Ele afirmou que a defesa recebeu a decisão com "grande estarrecimento" (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem).


Presidente em exercício, Rodrigo Maia assina decreto que facilita privatização de elétricas


O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, assinou nesta quinta (25) decreto que autoriza a União a renovar o contrato de concessão no setor elétrico de empresas estatais que operam fora do regime de cotas, criado pela Medida Provisória (MP) 579/12, e que venham a ser privatizadas.

O decreto permite que, caso o controlador decida pela privatização da usina, a concessão poderá ser renovada por até 30 anos. Em troca, será preciso pagar uma outorga ao governo federal, que será calculada com base no valor do benefício obtido com o novo contrato, pagando proporcionalmente a esse período adicional.

De acordo com o decreto, o novo contrato de outorga beneficiaria a pessoa jurídica vencedora de leilão de privatização de concessionário de serviço público de geração de energia elétrica sob controle direto ou indireto da União, de estado, do Distrito Federal ou de município.



Governo não abre mão de votar Previdência em fevereiro, afirma ministro


Em meio às discussões sobre a reforma da Previdência, o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, afirmou nesta semana em entrevista à TV NBR que o governo não trabalha com a hipótese de votar o texto em novembro. De acordo com o líder da pasta, a ideia é que a matéria seja votada em fevereiro, antes das eleições.

Dyogo afirmou ainda que o rombo previdenciário de 2017, anunciado nesta semana pelo governo, é um indício de que a reforma precisa ser aprovada o quanto antes. “Um déficit que vem crescendo ano após ano. Saúde, Educação, Transporte, tudo isso vem sofrendo por falta de recurso, por que a Previdência vem consumindo um volume excessivo de recurso do governo”, explicou.


Mestrado em educação profissional oferece 22 vagas no IFPE-Olinda

Curso gratuito é oferecido na modalidade profissional e reconhecido pela CAPES. São oferecidas 820 vagas em todo o Brasil

Divulgado edital da seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Das 820 vagas oferecidas em 36 institutos federais de todo o Brasil, 22 são para o polo IFPE Olinda. Dessas, metade é reservada para servidores dos institutos federais e a outra metade destinada ao público externo. O mestrado é reconhecido pela CAPES e ministrado gratuitamente na modalidade semipresencial.

Os interessados podem se inscrever no período de 15 de fevereiro a 4 de março pelo site profept.ifes.edu.br, onde é possível consultar o edital e acessar o link para o sistema de inscrições. O candidato deverá preencher um formulário eletrônico com dados pessoais, informações sobre formação acadêmica e atuação profissional. Além disso, deverá indicar se concorre a vagas reservadas para servidores ou não, e escolher em qual instituição pretende cursar o mestrado.É cobrada uma taxa de R$ 70 que pode ser paga até o dia 5 de março. Inscritos no CadÚnico e pertencentes a famílias de baixa renda poderão solicitar isenção, no período de 15 a 21 de fevereiro.


Miss Petrolândia 2017, Andreza Lima é aniversariante desta quinta-feira (25)


Miss Petrolândia 2017, a modelo Andreza Lima comemora neste 25 de janeiro mais um aniversário. A bela representante da cidade sertaneja recebe felicitações pela idade nova. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Andreza Lima


Filhote de jaguatirica resgatado no Agreste de Pernnambuco recebe cuidados no Cetas

Felino foi encontrado por moradores de uma comunidade quilombola em Águas Belas. Bombeiros ajudaram o resgate (Foto: Divulgação/CPRH)

Um filhote de jaguatirica (Leopardus pardalis), com entre dois a três meses, é o mais novo animal silvestre a receber cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Ele chegou ao Cetas na noite da quarta-feira (24), dois dias após ser encontrado, sozinho, por moradores de uma comunidade quilombola do município de Águas Belas, no Agreste Meridional.

Fêmea, o filhote apresenta sinais de trauma na pata esquerda e ainda está sendo avaliado por veterinários do Cetas. Em Águas Belas, ele foi encontrado sozinho, como se estivesse perdido. Não se sabe se terminou se afastando da mãe ou se esta morreu, vítima de caçadores. Decididos a salvar o filhote, moradores procuraram a unidade de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que, por sua vez, informou à CPRH e ao Grupamento de Bombeiros. Foi aberto, assim, o caminho para dar o destino certo ao felino.


Existe uma guerra e estamos perdendo - Artigo de Marco Antonio Barbosa

Para aqueles que olham os noticiários internacionais e se aterrorizam com uma possível guerra entre os Estados Unidos, de Donald Trump, e a Coreia do Norte, de Kim Jong-Un, leia com atenção a próxima frase: o Brasil já está em Guerra e está perdendo.

Por Marco Antonio Barbosa*

Em apenas três semanas são assassinadas no Brasil mais pessoas do que o total de mortos em todos os ataques terroristas no mundo nos cinco primeiros meses de 2017. Ao todo, foram mais de 59 mil homicídios, segundo o último Atlas da Violência, publicado em 2017 e produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). São seis mortes por hora. Como comparação, a Guerra da Síria já matou mais de 340 mil pessoas desde seu início em 2011, uma média de 56 mil por ano.

Mas por que nos importamos e nos preocupamos mais com os desdobramentos da discussão Trump x Kim? Aqui no Brasil, a criminalidade já virou rotina e a naturalização desta situação aumenta a falta de cobrança de uma solução pelas as autoridades. Esta soma de fatores nos levou ao longo de anos de má administração até a calamidade atual. Estados sem dinheiro não conseguem investir em nada, inclusive na segurança.


Unilever convoca empresas a se engajar na transição para uma economia circular

Paul Polman reitera importância da indústria de bens de consumo agir para solucionar a questão das embalagens plásticas e lista quatro iniciativas-chave para viabilizar a transformação sistêmica necessária

A Unilever convoca a indústria de bens de consumo a unir esforços para enfrentar o desafio crescente de resíduos plásticos nos oceanos e desenvolver uma economia totalmente circular para o material. Um ano após a Unilever ter sido pioneira ao se comprometer em garantir que 100% de suas embalagens plásticas serão reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025, o CEO Paul Polman celebra o fato de 10 empresas terem assumido compromissos similares [https://newplasticseconomy.org/news].

“É com muito entusiasmo que recebemos a notícia de que outras grandes companhias estão fazendo seus próprios compromissos para lidar com os resíduos plásticos. Contudo, como indústria de consumo, temos que ir além e agir mais rápido para enfrentar o desafio das embalagens plásticas por meio de uma transição do modelo linear de consumo - que se resume a usar-produzir-descartar - para um verdadeiramente circular”, afirma Paul Polman.


Homem é detido suspeito de manter pássaros em cativeiro em Serra Talhada

Pássaros são mantidos em cativeiro em Serra Talhada (Foto: Divulgação/Ibama)

Um homem foi detido suspeito de manter pássaros em cativeiro na quarta-feira (24) em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), cerca de 47 aves silvestres de diferentes espécies foram apreendidas.

Ainda segundo o Ibama, o homem comercializava os pássaros no local. Ele vai precisar pagar uma multa no valor de R$ 23 mil por crime ambiental. No total, foram identificadas 14 espécies de aves nativas da região.

Por: G1 Caruaru


Após conclusão de curso, jovens aprendizes são contratados em Petrolina



O programa Jovem Aprendiz, que capacita mão de obra entre 14 e 24 anos para o mercado de trabalho, começou o ano em Petrolina - PE com o pé direito. Dos 42 alunos que receberam os certificados de conclusão do curso ‘Supervisor de Exploração Agrícola’, oito deles já foram contratados.

A boa nova foi anunciada nessa quarta-feira (24) durante uma solenidade na Agrivale - fazenda produtora de uva e manga que fica no projeto de irrigação Maria Teresa. No encontro, realizado pelo Senar-PE e o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), a consultora interna de RH da fazenda, Eveline Barreto, enfatizou a importância do curso, agradeceu os formandos e parabenizou os oito jovens aprendizes que a partir de agora vão fazer parte do quadro funcional.


Líder do MST diz que não aceitará 'que Lula seja preso'

João Pedro Stédile subiu o tom e disse que a entidade lutará contra a prisão do petista; "Impediremos de todo jeito que Lula seja preso", diz líder do MST em São Paulo

O coordenador do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), João Pedro Stedile, disse que os movimentos sociais não aceitarão "de forma nenhuma" a eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A direção nacional do PT se reuniu nesta quinta-feira (25) para reafirmar a candidatura de Lula a presidente da República, um dia depois da derrota do petista por unanimidade no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).

"E aqui vai o recado para a dona Polícia Federal e para a Justiça: não pensem que vocês mandam no país. Nós, dos movimentos populares, não aceitaremos de forma nenhuma que o nosso companheiro Lula seja preso", afirmou Stedile. "O Poder Judiciário nos deu uma prova de que eles são burgueses. Eles foram didáticos de nos explicar como o Poder Judiciário neste país é antidemocrático e tem lado", seguiu o líder do MST.

A reunião da executiva, na sede nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), na região central de São Paulo, conta com a presença de Lula. Ele foi recebido ao som do refrão "olê, olê, olá, Lula, Lula", cantado pelos filiados. Também no evento, o presidente da CUT, Vagner Freitas, disse que os movimentos vão "enfrentar [a decisão] na rua e desautorizar o TRF-4". Ele prometeu organizar greves em bancos e no setor do agronegócio para protestar contra o que chama de retrocessos cometidos pelos "senhores capitalistas, pais do golpe".



Petrolândia: Aniversariante do dia, Valderio recebe felicitações da família e de amigos


Nesta quinta-feira, 25 de janeiro de 2018, familiares e amigos de Valderio João do Nascimento felicitam o funcionário público pela passagem do seu aniversário.

Parabéns!

Blog de Assis Ramalho
Foto: Divulgação


Polícia Federal planeja cumprimento da ordem de prisão contra Lula, informa jornal


A condenação em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a 12 anos e um mês de prisão pelo caso do triplex do Guarujá já mobiliza as autoridades para definir como será o cumprimento da ordem para deter o petista. A alta cúpula da Polícia Federal já estaria discutindo um possível acordo com a defesa para que o principal líder do PT não tenha de seguir de camburão para o local do cumprimento da pena.

A informação foi divulgada pela jornalista Andreza Matais, da Coluna do Estadão, e já está entre os assuntos mais comentados do Twitter desta quinta-feira (25/1), dia seguinte ao julgamento do recurso de Lula pelo Tribunal Regional Federal (TRF4).

Segundo a colunista, há preocupação na PF sobre como proceder, pois, buscar Lula em casa de camburão poderia ter a mesma repercussão negativa de quando o petista foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento. Diante da comoção nacional, tanto dos que defendem quanto dos que são contra o ex-presidente, os delegados entendem que a prisão tem que ser bem articulada para garantir a segurança de Lula e dos policiais.


Um ganhador da 'Mega da Virada' ainda não retirou o seu prêmio


Sabe quais são as chances de acertar um bilhete da Megasena? Uma em 50 milhões! 25 dias após o sorteio da "Mega da Virada" que aconteceu no dia 31 de dezembro de 2017, um dos cotistas que teve seu bilhete premiado em Belém ainda não foi retirar o prêmio.  Segundo a Caixa Econômica os prazos de qualquer uma das loterias prescrevem em 90 dias corridos. Caso o valor não seja resgatado o dinheiro será repassado ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Ainda segundo a Caixa é comum os ganhadores esquecerem prêmios mais baixos do que as grandes premiações como a 'Mega da Virada'. Em 2017 foram repassados pelas Loterias Federais ao Fies um total de R$ 326,019 milhões relativos aos prêmios resgatados.

O concurso 2000 da Mega Sena pagou um total de R$ 306,7 milhões divididos em 17 apostas vencedoras dos estados do Pará, Paraná, São Paulo, Bahia, minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Gazetaweb


A corrupção no dia a dia - Artigo de Janguiê Diniz


Por Janguiê Diniz*

No Brasil, política e corrupção acabaram se tornando palavras agregadas. Passaram-se alguns anos após a instauração da operação Lava Jato e, todos os dias, ainda são inúmeras as matérias publicadas falando de desvio de verbas, superfaturamento de obras e tantos outros crimes cometidos pelos políticos, que deveriam usar o poder para ajudar a população.

A palavra corrupção deriva do latim corruptus, que, numa primeira definição, significa “quebrado em pedaços” e em um segundo sentido, “apodrecido; pútrido”. Em uma definição ampla, corrupção política significa o uso ilegal – que pode ser por parte de governantes, funcionários públicos ou privados - do poder político e financeiro de órgãos ou setores governamentais com o objetivo de transferir renda pública ou privada de maneira criminosa para determinados indivíduos ou grupos de indivíduos ligados por quaisquer laços de interesse comum – negócios, localidade de moradia, etnia, entre outros.


Nota do Partido dos Trabalhadores de Petrolândia-PE sobre a condenação de Lula

Daniel Filho, presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Petrolândia


Polarização política a partir da propagação de discursos anticorrupção e anticomunismo; mobilizações seletivas e manipuladas contra mobilizações populares criminalizadas; destituição de um governo eleito democraticamente, sem motivos legais para tal; tomada do poder por alguém que não foi eleito diretamente pelo voto popular; cassação de direitos políticos de lideranças populares de esquerda... Parece que iniciamos a nota descrevendo o atual cenário brasileiro, mas se trata do cenário político do golpe militar de 1964 que durou 21 anos. Onde começam e terminam as semelhanças?

Dilma, com mais de 54 milhões de votos, destituída do governo por crimes não comprovados em um golpe midiático/parlamentar, assumido em áudio por um dos muitos articuladores: “Botar o Michel num grande pacto nacional com o supremo, com tudo...”, afirmava o senador Jucá Machado.

Iniciam, então, profundas reformas a atingir diretamente conquistas sociais importantes das trabalhadoras e trabalhadores desse país a atender interesses de uma minoria que detém o poder financeiro da nação.

Pesquisas apontam o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva a despontar em primeiro lugar em todos os cenários apresentados. A reação não tarda. Com a mesma rapidez que montaram, encenaram e realizaram o “rito do impeachment”, condenam Lula a 12 anos de prisão em regime fechado e inelegibilidade, pela suposta posse de um imóvel sem escritura em seu nome.


Petrolândia: Portal da Transparência da Câmara de Vereadores deverá disponibilizar todas as leis municipais vigentes

Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Na terça-feira (23), a Câmara Municipal de Petrolândia, presidida por Delano Santos (PSB), assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ainda representado pelo Promotor de Justiça Rodrigo Altobello Ângelo Abatayguara, com a finalidade de adequar o Portal de Transparência do Legislativo do município. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-PE), nesta quinta-feira (25).

Entre outras determinações do TAC nº 002/2018, a Câmara deverá disponibilizar, em prazo concedido até 03 de abril de 2018, todas as leis municipais em vigor. Atualmente a única lei disponível no site do legislativo é a Lei Orgânica. O site da Câmara Municipal de Petrolândia, relançado no final do ano passado, após longo período de manutenção para embelezamento do portal. O Portal da Transparência da Câmara de Petrolândia está disponível no endereço http://www.camarapetrolandia.pe.gov.br/transparencia.

No dia 11 de dezembro passado, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou a avaliação dos portais de transparência das prefeituras e das Câmaras Municipais pernambucanas. Segundo o TCE, 71,74% dos portais dos câmaras, inclusive o de Petrolândia, não estavam adequados aos requisitos legais da transparência pública, seja porque ainda não dispõe de um portal, ou porque as informações disponibilizadas não viabilizam um controle social minimamente satisfatório.


Os ingredientes de um julgamento histórico - Artigo de Leonardo Pantaleão


Por Leonardo Pantaleão*

Ontem, em um dia histórico para a Republica brasileira, em que novamente se avaliou a responsabilidade criminal de um ex-presidente perante um órgão colegiado do Poder Judiciário, relembro-me de uma das célebres frases de Platão, que assim um dia asseverou: "o juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis."

A par de qualquer questão ideológico-política, o Poder Judiciário demonstrou, com a mantença da condenação do ex-presidente Lula, que a função de julgar deve ser alheia a pressões externas, até mesmo daquelas de natureza intimidatórias, como antidemocraticamente noticiadas recentemente. Isso, em epítome, é o que se espera de um Poder independente, imparcial e apartidário.


Em Brasília, governador Paulo Câmara discute investimentos nas áreas de segurança e de defesa


Governador se reuniu com o ministros Torquato Jardim (Justiça e Segurança Pública) e Raul Jungman (Defesa)

O governador Paulo Câmara se reuniu, nesta quinta-feira (25.01), com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, para tratar da federalização de Unidades de Regime Fechado (URF) do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga. “O Ministerio da Justiça tem interesse, e as equipes técnicas vão estudar o assunto”, afirmou o governador.

Em dezembro, técnicos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco receberam o corpo técnico do ministério em vistoria no empreendimento, como parte dos estudos de viabilidade. Foi verificado que as edificações estão em bom avanço físico para atender aos requisitos de uma possível federalização.

Também participaram da reunião no Ministério da Justiça, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico; o procurador-geral do Estado, César Caúla; e o secretário executivo da Casa Civil, José Neto.


Diversificar e/ou Integrar – uma opção ou uma necessidade?

Milho com braquiária (Foto: Gabriel Rezende Faria)

Por Fernando Mendes Lamas
Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste
fernando.lamas@embrapa.br

Muitas vezes, recomendamos a diversificação das atividades, especialmente em uma propriedade rural. Será esta uma recomendação das mais acertadas? Eis ai, a grande questão.

Não temos a menor dúvida da importância da diversificação das atividades para a sobrevivência de uma empresa. No entanto, a diversificação somente será interessante se entre as diferentes atividades, existir alguma coisa em comum. Principalmente, se uma das atividades contribuir para a redução do custo médio de outra atividade. A isto se denomina economia de escopo.

Até bem recentemente, nos preocupávamos mais com a economia de escala “que é aquela que organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, buscando como resultado baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços”. Em muitos casos, quando se busca aumentar a escala com o objetivo de reduzir o custo de cada unidade produzida, pode haver redução de produtividade em função da dificuldade na gestão do processo.


Após sentença, PT lança pré-candidatura de Lula ao Planalto


O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) afirmou que o plano B do partido para a eleição também é o ex-presidente Lula, mesmo após a condenação dele em segunda instância. “O evento de hoje tem o objetivo de recuperar a democracia e inocentar Lula“, disse Teixeira. “Além disso, queremos recuperar os direitos que estão sendo tirados”, acrescentou.

Presidente do partido, a senadora Gleisi Hoffmann disse que não falaria sobre a condenação, mas afirmou que a reunião era importante em virtude “do momento que estamos vivendo”. Ela agradeceu o apoio dos partidos PCdoB, Psol, PSB, PDT e o PCO e também ao senador Roberto Requião (PMDB), além de movimentos sociais e sindicatos do Brasil e de outros países. “Desde 2014, não via mobilização tão grande da militância. É possível a consolidação da centro-esquerda para enfrentar retrocesso.”


Gonzaga Patriota volta à presidência do PSD em Petrolina

Foto: Divulgação

Foi validada pela Justiça Eleitoral nessa quarta-feira (24) a diretoria do comitê provisório do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O deputado Gonzaga Patriota (foto) volta à presidência da legenda e tem como vice o deputado estadual Lucas Ramos.

"Tenho o cuidado, na minha vida pública, de permanecer em partidos políticos de verdade. Passei mais de 20 anos no MDB (Movimento democrático Brasileiro) e estou há 27 anos no PSB. Agradeço esta condução, ao partido. No próximo mês de março chamaremos os Socialistas Petrolinenses, para que possamos juntos, realizar um grande trabalho", declarou Gonzaga.

Deputado Federal Gonzaga Patriota
Assessoria de imprensa


Condenação de Lula complica eleição em Pernambuco


A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por unanimidade no TRF4, ontem (24), acrescentou ao cenário eleitoral em Pernambuco dois ingredientes: se de um lado as chapas petistas podem sair fortalecidas com o sentimento de que Lula foi vítima de perseguição, por outro, pode levar o partido a buscar a sobrevivência eleitoral no palanque do governador Paulo Câmara (PSB), caso as candidaturas percam musculatura com uma eventual prisão de Lula. A principal razão do último aspecto está relacionada, sobretudo, à eleição proporcional. Isso porque o partido precisa eleger deputados federais para garantir o fundo partidário das próximas eleições municipais.

Apesar da resolução do diretório pela candidatura própria, sem nomes mais robustos, a não ser o do ex-prefeito João Paulo, a saída mais viável pode ser procurar uma coalizão que dê coeficiente (mínimo de 170 mil votos) para montar uma bancada federal. Hoje (25), o PT se reúne, em São Paulo, com lideranças para definir novas táticas e a pauta eleitoral dos estados deve entrar no debate. Embora os dois partidos saiam ganhando com a aliança - o PSB ganha tempo de propaganda na televisão e rádio -, de acordo com o cientista político Hely Ferreira, o PT precisa mais do PSB que o contrário.

"Na eleição passada o PT não fez nenhum deputado federal. O grande problema é que quem são os nomes do PT em Pernambuco? Praticamente se resumem a João Paulo e o senador Humberto Costa. O PT precisa de um palanque que tenha visibilidade para sobreviver", opinou o especialista. Ele pondera, no entanto, que mesmo que Lula não seja candidato, ele continua como um potencial puxador de votos.


Em Brasília, Sebastião Oliveira garante R$ 11 milhões para infraestrutura de transportes em PE

Foto: Sebastião Oliveira e Valter Cassimiro (Dnit)

Em Brasília, onde cumpriu agenda, na quarta-feira (24), o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, conseguiu destravar R$ 11 milhões, que serão investidos na BR-232, na BR-408 e no Aeroporto de Serra Talhada.

A liberação de R$ 6 milhões foi obtida junto ao diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Cassimiro. De acordo com o secretário de Transportes de Pernambuco, as intervenções serão realizadas em três pontos críticos da BR-232 e outro na BR-408. As ações contemplarão os municípios de Tracunhaém, Serra Talhada, Flores e Custódia. “São obras que vão reforçar a segurança, melhorar a mobilidade e dar mais conforto aos usuários. Cada trecho receberá cerca de R$1,5 milhão em investimentos”, explicou Sebastião Oliveira. O gestor destacou que a cidade de Custódia será contemplada com uma passarela e novos acessos.

“As demandas serão atendidas meio do Programa de Revisão dos Pontos Críticos nas BRs. O Dnit entende que são intervenções importantes para Pernambuco”, Ressaltou Valter Cassimiro.

Aeroporto de Serra Talhada


Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2018: Assista aos primeiros trailers com o ator Renato Góes

Ator pernambucano Renato Góes interpreta papel de Jesus em Nova Jerusalém (Foto: João Tavares)

A Sociedade Teatral de Fazenda Nova divulgou os dois primeiros trailers da temporada 2018 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que terá como protagonista o ator Renato Góes no papel de Jesus. Os filmes trazem cenas de várias passagens da história de Cristo, incluindo a traição de Judas, o julgamento no Fórum de Pilatos e flashes do martírio e da crucificação.

Nas imagens, além de Renato Góes, também aparecem os outros convidados: Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Nicole Bahls (Herodíades) e Rita Guedes (Madalena). Também estão nos filmes os artistas pernambucanos Fabiana Pirro (Maria), Ricardo Mourão (Caifás) e José Barbosa (Judas). Os filmes foram dirigidos pelo cineasta Eduardo Morotó.


Tadeu Alencar: “O sertanejo não quer esta Reforma da Previdência”

Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) aproveita os dias que antecedem a volta aos trabalhos na Câmara dos Deputados, e a aguardada votação da Reforma da Previdência, para ouvir o que a população pensa sobre o tema. Até esta sexta-feira (26), Tadeu cumpre uma agenda de trabalho em vários municípios do Sertão de Pernambuco para falar sobre a reforma.

Nesta quarta-feira (24), ele esteve em Calumbi - município que tem na agricultura familiar o seu maior ativo econômico -, e teve uma conversa direta com os cidadãos. A constatação inevitável é de que o Governo Temer quer impor uma reforma que prejudica o trabalhador da agricultora, o sertanejo, o trabalhador brasileiro.


Prefeitura de Petrolina busca reduzir o índice de faltas em procedimentos do SUS e melhorar fluxo de agendamentos


Com o objetivo de melhorar ainda mais o serviço de agendamento de exames e consultas especializadas, além de reduzir o alto índice de faltosos aos procedimentos, a Secretaria de Saúde de Petrolina promoveu, nesta quarta-feira (24), no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Município (Igeprev), uma reunião com os profissionais responsáveis pela marcação de consultas da rede municipal de saúde. Além disso, também foram passadas orientações sobre atendimento humanizado.

“Aproveitamos o momento para orientar esses profissionais sobre a importância da humanização do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. É dever do funcionário público, principalmente na área da saúde, acolher o paciente, atender com dignidade e prestar total assistência. Essa sempre foi a orientação da Secretaria de Saúde e estamos trabalhando para melhorar cada vez mais esse atendimento”, frisou a secretária executiva, Cassia Guimarães.


Doença do beijo pode ser problema pós-carnaval

Mononucleose infecciosa pode provocar meningite e rompimento do baço

Calor, música e paquera são elementos mais que presentes em todo período carnavalesco. E claro que o beijo não iria ficar de fora da festa. No entanto, existe um problema em sair beijando todo mundo durante a folia de Momo. Ele atende pelo nome de mononucleose infecciosa. “A doença é transmitida por meio de vírus que se desenvolve depois de um período de incubação de até 45 dias, alerta a médica Andrezza de Vasconcelos, infectologista do Hospital Jayme da Fonte.

Também conhecida como “doença do beijo”, a mononucleose acomete principalmente jovens de 15 a 25 anos. Segundo a médica, alguns dos fatores que influenciam a transmissão da doença são más condições de higiene e grande concentração de pessoas em espaços pequenos, o que facilita a dispersão do vírus. Com período de incubação que pode chegar a até 45 dias, o vírus pode ser contraído por meio da saliva. Mais raramente, por meio de transfusão de sangue ou contato sexual.


Estudantes da UNINASSAU Caruaru participam do Global Game Jam neste final de semana

Estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistema e Marketing vão criar jogos durante o Global Game Jam.

Alunos dos cursos tecnólogos de Análise e Desenvolvimento de Sistema e Marketing da Faculdade UNINASSAU Caruaru participam no próximo final de semana do Global Game Jam® (GGJ), maior evento de criação de jogos do mundo. Em Pernambuco, será realizado apenas nas cidades de Caruaru e Recife. Na Capital do Agreste, o evento acontecerá no Armazém da Criatividade, do dia 26 (sexta-feira) ao dia 28 (domingo). Na edição de 2017, o GGJ foi realizado em 700 locais, distribuídos em 95 países, com a criação de mais de 7000 jogos em um fim de semana.

Durante o Global Game Jam, as equipes vão propor produtos que serão submetidos para o site do evento. O professor dos cursos, Jonathan Aleixo, que acompanhará os estudantes durante a produção no evento, ressalta a importância dos discentes da UNINASSAU estarem participando de uma ação importante como essa. “Os nossos estudantes vão estar em contato com profissionais e mais perto da área de games, que vem movimentando milhões de reais por ano no mercado. Os jogos eletrônicos vêm crescendo cada vez mais e esses eventos permitem que eles entendam o que existe hoje no mercado, vejam as tendências, façam network e fiquem conectados com o que há hoje de tecnologia. Sem falar na possibilidade de executar o que foi visto na teoria, em sala de aula’’, explica o professor.


Petrolândia: EREM Maria Cavalcanti Nunes divulga Nota de Pesar pela morte do professor Clóvis Lopes


Toda solidariedade aos familiares, amigos e companheiros da Escola Estadual Delmiro Gouveia pela partida tão precoce do professor Clóvis Lopes, que ontem nos deixou de forma trágica.
Irmanados nesta dor, estendemos nossos sentimentos aos familiares.

A educação está de luto!

Diário de Classe da EREM Maria Cavalcanti Nunes

Leia também

Blog de Assis Ramalho


Óculos de sol falsificados comprometem a visão, diz oftalmologista


Não é segredo que um dos maiores causadores de problemas na visão é a radiação ultravioleta. Também não é segredo que para evitar os riscos é preciso usar óculos de sol. Entretanto, o que parece que muita gente não sabe é que as lentes escuras precisam ter qualidade para impedir que a radiação entre nos olhos. Caso contrário, os danos podem ser até maiores do que os sofridos por quem não usa óculos escuros.

As lentes escurecidas de má qualidade provocam dilatação da pupila e permite a penetração de uma maior quantidade de raios solares nos olhos. “Se as lentes não contarem com proteção UV, essa radiação aumenta o risco de doenças oculares”, diz o médico do HVISÃO, doutor em cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco e Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e pela Associação Médica Brasileira, Fernando Cunha.


Suspeito morre após militar reagir a tentativa de assalto a van de transporte complementar em Alagoas

Transporte complementar foi assaltado no bairro do Feitosa (Foto: Heliana Gonçalves)

Um suspeito de assalto morreu e uma gestante de cinco meses ficou ferida durante uma tentativa de assalto a uma van que fazia a linha União dos Palmares/Maceió nessa quarta-feira (24) à noite.

Os suspeitos entraram no veículo logo após ele sair do Terminal Rodoviário João Paulo II, no bairro do Feitosa, em Maceió. Dois pontos após entrarem na van, eles anunciaram o assalto e acabaram surpreendidos.

Um policial que havia largado do serviço estava no veículo e reagiu ao assalto. Ramon Santos Paulino da Silva, 17 anos, foi baleado, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.


Petrolândia: Aniversariante do dia, Ivanildo Vieira (Tuí) recebe felicitações de familiares e amigos pelos seus 6.0


Nesta segunda-feira, 25 de janeiro/2018, é aniversário do grande 'Tuí', ex-craque do futebol da região. Ivanildo Vieira do Nascimento, presidente do Independente F.C., uma dos times mais antigos de Petrolândia, recebe felicitações de familiares e amigos pelos seus 6.0. Parabéns!

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Leitor reclama de poste com lâmpada queimada na Quadra 05

Poste com lâmpada queimada (Fotos: Renato)

Rua às escuras 

Assis Ramalho, escrevo para pedir uma solução por parte do poder público para a escuridão na Avenida Lídia Aragão que já dura quase dois meses.

A lâmpada do poste da esquina da Travessa Lídia Aragão (próximo à escola 1° de Maio) encontra-se apagada desde o mês de dezembro.

Aproveitando o espaço do seu blog, gostaria de pedir uma solução urgente.

Desde já agradeço!

Um abraço!

Renato


Dirigente do MST e integrante do PT é morto a tiros na frente do filho de 6 anos na Bahia

Márcio Matos Oliveira tinha 33 anos (Foto: Reprodução/Facebook)

Um dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e integrante do Partido dos Trabalhadores (PT), foi morto a tiros na noite de quarta-feira (24) na propriedade rural em que ele morava, na cidade de Iramaia, sudoeste da Bahia. O governador do estado, Rui Costa (PT), disse nas redes sociais que determinou à Secretaria de Segurança Pública "a imediata e rigorosa apuração do crime".

De acordo com a Polícia Civil, Márcio Matos Oliveira, de 33 anos, foi assassinado na frente do filho de 6 anos. Não há detalhes sobre as circunstâncias do crime, nem sobre autoria e motivação.

A polícia investiga e já descartou a hipótese de latrocínio, porque nada foi levado da casa da vítima. Uma equipe da coordenadoria da Polícia Civil de Jequié acompanha as investigações.
O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié.

Por meio das redes sociais, o governador Rui Costa lamentou a morte de Márcio Matos.


Deputado Zeca confirma vistoria de técnicos do MEC para instalação do curso de Medicina em Arcoverde


Nesta quinta-feira (25), chega a Arcoverde a equipe de peritos do Ministério da Educação para dar os primeiros passos rumo a instalação da futura faculdade de Medicina. Eles irão fazer a avaliação in loco de toda a estrutura de saúde do município que servirão para a prática e estágio da nova faculdade, após a adesão de Arcoverde ao edital que foi anunciado no final do ano passado pelo deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) ao lado do Ministro da Educação, Mendonça Filho.

Segundo postagem do parlamentar trabalhista em sua rede social, “Essa verificação in loco tem como prazo final estipulado pelo MEC o dia 09 de fevereiro e, além de Arcoverde, vai percorrer também as cidades de Venturosa, Custódia, Pesqueira e Sertânia”. A expectativa dos técnicos, segundo o deputado Zeca Cavalcanti, é que todas as visitas sejam concluídas até o final desta semana.


Petrolândia: Câmara Municipal realiza primeira reunião do ano de 2018; veja o que foi discutido (vídeos)


Foi realizada na noite desta quarta-feira, 24 de janeiro/2018, a primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia após o recesso parlamentar (Os vídeos da sessão estão disponíveis abaixo).

Estiveram ausentes da sessão os vereadores Louro do Vidro e Dedé de França.

Saúde, Educação e estradas rurais, foram alguns dos temas discutidos pelos vereadores em mais uma sessão ordinária, que contou com pouco público na platéia.

As indicações, e demais assuntos pertinentes a reunião, serão postadas em destaques individuais neste blog.

No final da reunião o presidente da Câmara, Delano Santos,  anunciou a próxima reunião para o dia 07 de fevereiro, às 19h00.

Confira abaixo as palavra dos vereadores.














Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho