quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Petrolândia: Ortopedista Dr. Jaime Neto atende na Petroclínica nesta segunda-feira (16)


Na segunda-feira (16), o Ortopedista Dr. Jaime Neto vai atender na Petroclínica. Agende sua consulta pelos números 87 3851-2333 ou 99805-0774.

A Petroclínica está localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 - Petrolândia (PE), próximo ao Atacado Sanfrancisco.

Petroclínica/Divulgação


Ônibus que levava crianças para passeio tomba e mata 5 na Bahia


O ônibus que tombou na BA-421, em trecho que fica no município de Piritiba, localizado na região da Chapada Diamantina, levava crianças para um passeio em parque aquático de Jacobina, no norte da Bahia. O número de mortos no acidente subiu para cinco, segundo informações divulgadas pela prefeitura de Piritiba. Cerca de 30 pessoas ficaram feridas.

A viagem, organizada por conta do Dia das Crianças, teve início no municípío de Itaberaba, também na Chapada, e duraria cerca de 207 quilômetros. O tombamento ocorreu na altura do Km-17, próximo à fazenda Santa Luzia. O ônibus, que transportava cerca de 46 pessoas, pertence à Empresa de Transportes Macaubense (Entram). Um funcionário da empresa disse ao G1, por telefone, que o veículo foi fretado para a realização do passeio.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, foram identificados os corpos de Vanessa Diamantino de Almeida, 16 anos, Maria Ruthe Diamantino dos Santos Souza, 48, Margarida Lopes Mascarenhas, 68, e Penélope Pimentel Lopes, 2. Uma vítima do sexo feminino continua com identidade e idades ignoradas.


Serra Talhada sedia reunião do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco no dia 25 deste mês

Foto: Victor Jucá/Fundarpe

O Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco (CCAUPE), através da sua Representação Regional do Sertão, convoca todos os produtores culturais da Macrorregião para participarem de reunião que terá como pauta a Renovação da Representação Regional no CCAUPE, em reunião a ser realizada no dia 25 de outubro (quarta-feira), das 14h às 18h. no CEU das Artes (Bairro Caxixola), em Serra Talhada. 

Sobre o Consultivo do Audiovisual de Pernambuco - Criado com a Lei 15.307/2014 – a Lei do Audiovisual de Pernambuco – o conselho é composto por 18 membros efetivos e 18 suplentes, de forma paritária, com representações governamentais e da sociedade civil.


Outubro Rosa: Médico mastologista Dr. Jomário Macedo responde dúvidas mais comuns sobre o câncer de mama

Dr. Jomário Macedo, médico mastologista do Centro de Oncologia/Apami, em Petrolina (Foto: Divulgação)

Ocupando o segundo lugar entre os mais diagnosticados nas mulheres, o câncer de mama também figura entre os mais incidentes na região. No último ano de 2016, o Centro de Oncologia/Apami, sediado em Petrolina, Sertão de Pernambuco, atendeu aproximadamente 7 mil pessoas com a doença, destes, 175 foram novos diagnósticos. Até agosto deste ano foram diagnosticados 120 novos casos da doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) em valores absolutos, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A doença é relativamente rara antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Acompanhe o que diz o médico mastologista da Centro de Oncologia/Apami Jomário Macedo sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Quais são os fatores de risco para o câncer de mama?

Dr. Jomário - Primeira menstruação antes dos 10 anos de idade, menopausa após os 55 anos, não gestar, não amamentar, uso de terapia de reposição hormonal de forma desordenada na menopausa, histórico familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau e etilismo são os principais fatores de risco.

Qual a principal forma de diagnóstico do câncer de mama?

Dr. Jomário - A mamografia é o exame inicial de rastreamento da doença, que deverá ser realizado anualmente a partir dos 40 anos, conforme preconizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia e pelo Colégio Americano de Radiologia. A partir desta, os casos suspeitos podem necessitar de outros exames de imagem e até mesmo de biópsia. O autoexame é uma medida acessória que ajuda no sentido da mulher conhecer melhor o seu próprio corpo.

O autoexame deve ser feito a partir de quantos anos?


Petrolândia: Fátima Belém participa de reunião do Conselho Estadual de Direitos da Mulher, no Recife

Fotos: Fátima Belém e Maria Helena Figueiredo

Na última terça-feira (10), as Conselheiras do Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDIM/PE) reuniram-se para discutir o Planejamento do Triênio 2017/2020. A artesã Fátima Belém, recentemente eleita para compor o CEDIM/PE, acompanhou a reunião, realizada no Recife. Na ocasião foram apresentadas também as ações dos Núcleos de Estudos de Gênero da Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE). 

Em Petrolândia, Escola de Referência de Ensino Médio (EREM) Maria Cavalcanti Nunes já dispõe do Núcleo de Estudos de Gênero Dandaras. O programa, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher com o apoio da Secretaria de Educação, tem como principal proposta reunir profissionais e estudantes para  a promoção de ações educativas que possam gerar uma nova consciência de valorização da mulher, promovendo mudanças na relação entre alunos e alunas dentro e fora do ambiente educacional. 

Redação do Blog de Assis Ramalho


Rodrigo Novaes dedica mensagem a Nossa Senhora Aparecida


Nossa senhora, interceda por nós. Conforta quem nesse instante precisa de saúde; aquele que está com o coração cheio de medo, saudade, angústia. Igual a Senhora ao ver teu filho na cruz. Inspira a todos com tua bondade. Remove o ódio e enche de fé o desesperançoso. Ilumina os homens do poder. Transforma todo mal e não deixa que ele prospere. Protege teus filhos agora e no final.

Rodrigo Novaes


CPRH promove III Semana das Unidades de Conservação de 16 a 20 de outubro

Unidades de Conservação: conhecer para conservar (Foto: CPRH/Divulgação)

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio da Diretoria de Recursos Florestais e Biodiversidade (DRFB), realizará de 16 a 20 de outubro a III Semana das Unidades de Conservação de Pernambuco. O foco do evento é ampliar os conhecimentos da sociedade sobre as Unidades de Conservação, com ênfase na visibilidade, no fortalecimento da produção científica, na conservação da biodiversidade e na ampliação do debate acerca da participação social na gestão dessas áreas, contribuindo para um processo de gestão mais participativo e a preservação das áreas protegidas no estado de Pernambuco.

O evento será aberto ao público e serão emitidas declarações de participação. As atividades serão realizadas na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI) e nas Unidades de Conservação estaduais, sendo nestas últimas mediante inscrições e com vagas limitadas. Segue abaixo programação do evento. Para inscrições nas atividades das APAs de Santa Cruz e Guadalupe, CLIQUE AQUI.

Veja abaixo a programação completa


Dirigente da ONU lamenta saída dos Estados Unidos da Unesco

Diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova (Foto: UNESCO/Danica Bijeljac/Divulgação)

Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (12), a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, lamentou a retirada dos Estados Unidos da entidade.

Ela reafirmou a missão universal da Unesco e manifestou pesar pela saída do país, lembrando que é também uma perda para o multilateralismo. Os EUA suspenderam as contribuições para a Unesco em 2011.

Leia a nota completa:

“Após receber notificação oficial do secretário de Estado dos Estados Unidos, sr. Rex Tillerson, como diretora-geral, gostaria de expressar meu profundo pesar com a decisão dos Estados Unidos da América de se retirar da UNESCO.

A universalidade é crucial para a missão da UNESCO de fortalecer a paz e a segurança internacional, diante do ódio e da violência, para defender os direitos humanos e a dignidade.


Ação da Cidadania relança Campanha Natal Sem Fome

População poderá doar alimentos não perecíveis no evento de lançamento da campanha e também por meio de hotsite e postos de arrecadação até o dia 16 de dezembro.

Fundada pelo sociólogo Betinho em 1993, a ONG Ação da Cidadania retoma, este ano, a partir do dia 15 de outubro, domingo, das 10h às 12h, no Aterro do Flamengo, a Campanha Natal sem Fome, 10 anos após sua última edição. O lançamento da campanha terá a tradicional mesa de aproximadamente 1 km no Aterro, sendo cada parceiro responsável por uma mesa de 60 metros e pela doação de alimentos no local (lista de parceiros abaixo). A grande mesa será montada entre as passarelas da rua Barão do Flamengo e do Hotel Novo Mundo.

A iniciativa tem a parceria de duas agências da ONU, a Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), além da Africa, agência de publicidade responsável pela criação da campanha que estará, a partir do dia 15/10, nas TV abertas e por assinatura, além de rádio, out of home ( espaços publicitários em relógios de rua e pontos de ônibus)e sites e redes sociais, por meio de influenciadores digitais e artistas. É a primeira vez que o Natal sem Fome tem a cooperação de duas agências da ONU.


Sesc Ler Araripina celebra Dia da Criança neste domingo (15)

Programação conta com espetáculo teatral e atividades recreativas

Para celebrar o Dia da Criança o Sesc Ler Araripina promove neste domingo (15/10) o projeto Sesc Criança. A programação especial terá início às 17h, no Parque Aquático da Unidade, com muita diversão, apresentações artísticas, desfile de moda e recreação com a presença de personagens do universo infantil.

A CIA de Teatro Anjos, de Juazeiro do Norte (CE), é uma das atrações do evento, e apresenta o espetáculo “Os Três Porquinhos”. No local, as crianças ainda terão à disposição brinquedos infláveis. Os ingressos para ter acesso a programação do Sesc Criança custam R$ 8 (comerciário e dependente) e R$ 15 (usuário).


Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo recebe inscrições de trabalhos acadêmicos

Estudos de mestrado, doutorado e iniciação científica serão aceitos até o dia 19 de outubro

Pesquisadores, professores e estudantes com estudos acadêmicos sobre o tema cooperativismo podem inscrever seus trabalhos na 4ª edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). Realizado pelo Sistema OCB, o evento tem a intenção de aproximar a área acadêmica da realidade do movimento cooperativista brasileiro.

Os trabalhos podem ser inscritos até o dia 19 de outubro em um dos quatro eixos temáticos (Identidade e Educação; Quadro Legal; Governança e Gestão; Capital e Finanças) para que os debates sejam direcionados em pontos definidos pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) como essenciais ao desenvolvimento do setor.


11º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável recebe inscrições até 7 de dezembro


A premiação reconhece os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade de todo o país
Já estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, iniciativa do ISAE – Escola de Negócios. Realizado anualmente, o prêmio homenageia um dos grandes empreendedores da história brasileira e é considerado uma das grandes celebrações do empreendedorismo sustentável, reunindo projetos de todos os cantos do país que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

Em sua décima primeira edição, o prêmio está dividido em quatro categorias (Empreendedorismo Social, Empreendedorismo Ambiental, Empreendedorismo na Educação e Empreendedorismo Econômico) que abrangem três modalidades: Empresarial (Empresa de Micro e Pequeno porte, Empresa de Médio porte, Empresa de Grande-Médio e Grande porte), Acadêmico (Graduação e Pós-Graduação) e Pessoa Física. Os participantes que tiverem os seus trabalhos selecionados após a inscrição, terão a oportunidade de exibir os seus projetos nos Grupos de Trabalho e a chance de detalhá-los para uma banca avaliadora.


Instituto Embelleze arrecada cabelos para perucas durante Outubro Rosa


Durante o mês de outubro, as unidades do Instituto Embelleze em todo o Brasil estão participando da campanha de combate e prevenção ao câncer de mama. Além de realizarem cortes gratuitos de pessoas que queiram doar o cabelo para a produção de perucas, também serão realizados workshops para trabalhar a autoestima de mulheres com câncer.

No mês de prevenção e combate ao câncer de mama, o conhecido Outubro Rosa, o Instituto Embelleze realiza duas ações especiais. "Queremos despertar a solidariedade das pessoas para ajudar outras mulheres na busca de autoestima e conforto", explica a analista de produtos do Instituto Embelleze, Bruna Peresin.

Ações

As unidades oferecerão, durante todo o mês, cortes gratuitos para mulheres que tenham interesse em doar seu cabelo para instituições que trabalham no desenvolvimento e produção de perucas para pacientes com câncer. "Embora façamos essa arrecadação o ano todo, queremos estimular a participação especial neste mês por causa do outubro rosa", destaca Bruna.


Prefeitura de Abaré tem contas rejeitadas pelo TCM-BA


O Tribunal de Contas dos Municípios, nessa quarta-feira (11), opinou pela rejeição das contas da Prefeitura de Abaré, da responsabilidade de Benedito Pedro da Cruz – período de 01/01 a 18/08 – e Cícero Rumão Gomes Marinheiro – período de 19/08 a 31/12 -, relativas ao exercício de 2016. O conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, relator do parecer, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra os gestores para que se apure a prática de ato de improbidade administrativa.

Em razão do descumprimento do limite máximo para gastos com pessoal, a relatoria imputou ao primeiro gestor multa de R$23.980,00 e de R$13.890,35 ao segundo, valores estes equivalentes a 30% dos seus subsídios anuais. Também foram impostas multas de R$6 mil e R$8 mil aos gestores, respectivamente, pelas irregularidades constatadas na análise das contas.


Museu do Sertão reabre as portas para resgatar história do povo de Petrolina


Um templo de conservação da história sertaneja e da memória petrolinense voltou a ficar de portas abertas para a população. Após quase dois anos desativado, o Museu do Sertão foi reinaugurado na noite desta quarta-feira (11) pelo prefeito Miguel Coelho. A cerimônia de reabertura foi prestigiada por centenas de pessoas e marcou também a estreia do espetáculo Camerata, da Orquestra 21 de Setembro.

O novo Museu do Sertão dispõe de mais de 3 mil artigos históricos e culturais. Ao viajar pelos corredores do memorial, o público vai se deparar com telas artísticas, roupas típicas de sertanejos, fotos antigas de personalidades e do povo simples do semiárido, acessórios religiosos, peças do artesanato petrolinense, como as famosas esculturas de Ana das Carrancas, entre outros atrativos.


Petrolândia: Sem sucessor, Bebê Prefeita 2016 é "reeleita" na V Semana do Bebê para novo mandato

Semana do Bebê 2016 (Fotos: Assessoria do Hospital Dr. Francisco Simões de Lima

Nascida em 1º de novembro de 2016, no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, durante a IV Semana do Bebê, Sofia foi "reeleita" como Bebê Prefeita. Conforme informações da comissão organizadora da Semana do Bebê, a menina continua no cargo até 2018, pois não nasceu nenhuma criança no hospital municipal durante a V Semana do Bebê, iniciada na última segunda (9) e que será encerrada hoje (12), às 16h30, com caminhada e programação na Praça da Matriz.

Sofia é filha de Carla Tatiane e Edivar Cícero, moradores do Sítio Serrinha, área indígena do município, Sofia nasceu em parto normal, com 3.975 Kg e 52 cm.

Pré-requisito para a escolha do bebê prefeito, a mãe de Sofia realizou todos procedimentos de acompanhamento da gravidez, com as consultas do pré-natal, vacinas e exames.

Ver fotos>Nasce Bebê Prefeita de Petrolândia 2016

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assessoria do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima


Em mensagem a brasileiros, papa diz que Aparecida abençoa quem busca trabalho


O papa Francisco fez hoje (12) uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida e disse que a padroeira abençoa especialmente os brasileiros que estão em busca de trabalho.

“Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por trabalhadores pobres: hoje abençoa todos, especialmente aqueles que procuram um trabalho”, escreveu o pontífice, em português, no Twitter.

O papa também gravou um vídeo em português com uma mensagem aos brasileiros pelo dia da santa padroeira do país em que pede que os cristãos “não se deixem vencer pelo desânimo”.

“O Brasil, hoje, necessita de homens e mulheres que, cheios de esperança e firmes na fé, deem testemunho de que o amor, manifestado na solidariedade e na partilha, é mais forte e luminoso que as trevas do egoísmo e da corrupção.”

No vídeo, Francisco lembra a visita que fez ao Santuário de Aparecida em 2013, diz que está “com saudades do Brasil”, mas que não pôde vir à comemoração dos 300 anos do encontro da imagem da santa por causa de sua agenda. “Ainda que não esteja fisicamente presente, quero entretanto, manifestar meu carinho por este povo querido.”

Agência Brasil


Petrolândia: Associação Café com Arte felicita o vereador Delano Santos pela passagem de seu aniversário

Fátima Belém e Danilo Souza

Nessa quarta-feira, 11 de outubro, o vereador Delano Souza, filho da ex-vereadora Dona Santa, comemorou idade nova. Ainda em tempo, após reunião do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM-PE), no Recife, a presidente da Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte, parabeniza o presidente da Câmara de Vereadores pela passagem do seu aniversário.

Delano, 
Que esta data se repita por muitos anos e você seja abençoado com saúde e sabedoria. Nós, que fazemos a Café com Arte, desejamos felicidade e agradecemos o apoio que sempre recebemos de você! Deus te abençoe e à sua família!
Fátima Belém

Redação do Blog de Assis Ramalho


Blairo Maggi pede mais rigor na fiscalização do comércio de leite hidratado


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, reuniu ontem (11) a equipe técnica do ministério e pediu que seja intensificada a fiscalização sobre a reidratação de leite em pó para produção do tipo longa vida (UHT) em qualquer região do país, conforme determina o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Rispoa).

O artigo 354 do regulamento proíbe de forma clara reidratar leite no Brasil. A exceção é tratada na Portaria 196/94 para produção de leite pasteurizado, não UHT, em situações de emergência de desabastecimento.

No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a reidratação para produção de leite pasteurizado, de acordo com a portaria, não pode ocorrer entre os meses de outubro a janeiro, período de safra na região.


Especialista destaca os benefícios da reconstrução mamária


A reconstrução mamária é uma cirurgia plástica reparadora, que pode ser realizada após a retirada parcial ou total da mama em decorrência do tratamento contra o câncer.

“A maioria das mulheres que passam pela mastectomia tem indicação para a reconstrução. Algumas enxergam a cirurgia como uma oportunidade única de recomeçar e de se sentir bem com o corpo”, disse Paulo Hypacio, especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e um dos médicos responsáveis pelas reconstruções mamárias no Hospital do Câncer de Pernambuco e no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

Desde 2013, pela Lei 12.802/2013, a paciente tem o direito de realizar o procedimento por meio do SUS. A cirurgia plástica reparadora da mama pode ser realizada logo em seguida à retirada do câncer, quando houver condições médicas. “Caso a paciente não possa realizar a reconstrução imediatamente após a cirurgia, a paciente deverá ser encaminhada para acompanhamento clínico para ser feita meses depois”, ressaltou Paulo Hypacio.


Em João Pessoa, Lucas Ramos discute privatização da Chesf


A Câmara Municipal de João Pessoa (PB) promoveu, nesta quarta-feira (11), uma audiência para discutir as propostas de privatização de empresas públicas apresentadas pelo Governo Federal. O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Lucas Ramos (PSB), representou o colegiado no evento e detalhou na capital paraibana os riscos que a venda da Companhia e de outras estatais representam para o Nordeste.

“O governo Michel Temer apresentou ao Brasil um pacote de privatizações que envolve 57 empresas nacionais, entre elas boa parte do sistema elétrico, incluindo a Chesf. Não podemos deixar que coloquem na prateleira um patrimônio tão importante para os brasileiros apenas para cobrir o rombo das contas públicas provocado pela má gestão”, enfatizou Lucas. “Neste processo, também estão incluídos os Correios, bancos públicos a exemplo da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, Casa da Moeda, terminais portuários, rodovias e aeroportos como o de João Pessoa”, lembrou.


Petrolândia: Homenagem do vereador Jorge Viana e do assessor Édio Braga ao Dia das Crianças


A idade não está no físico, mas no espírito. Se o teu espírito não é velho, parabéns pelo teu dia! 12 de outubro – Dia das Crianças!

Édio Braga e Vereador Jorge Viana


Mensagem de Mychel Ferraz no Dia do Agrônomo


O Engenheiro Agrônomo é o profissional com formação eclética, capaz de gerar e aplicar conhecimentos científicos e técnicas agronômicas, adequadas a uma agricultura racional e integrada à produção vegetal e animal, tendo uma sólida formação humanística, desenvolvendo consciência social, econômica, cultural e crítica das atividades pertinentes ao seu campo profissional, orientando a comunidade onde está inserido e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do homem.

O dia 12 de outubro já é muito comemorado em razão do feriado, dia da padroeira do Brasil ou pelo dia das crianças, mas, com a ação, buscamos reforçar o dia desde profissional tão importante para nosso segmento, o engenheiro agrônomo.

Mychel Ferraz - Coordenador Geral de Produção do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)



Petrolândia: Problema nos refletores do Estádio ''O Galegão'' adia jogos do Campeonato Municipal


A mesa diretora do Campeonato Municipal de Petrolândia avisa que por motivos de problemas no sistema de iluminação do Estádio Municipal ''O Galegão'', o jogo que estavam marcados para esta quinta-feira (Fluminense x Adimec ), e os que estavam programados para domingo ( Canarinho × Ibis,  Vila Nova x Reta) foram adiados.

Em breve, o Departamento de Esportes vai anunciar as novas datas das respectivas partidas.

Desde já, a direção do campeonato agradece a compreensão de todos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Rosinaldo Santana (Naldinho Cancão)
Foto: Assis Ramalho



Petrolândia: Confira áudio da sessão da Câmara Municipal realizada nessa quarta (11)

Foi realizada nesta quarta-feira, 11 de outubro/2017, sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia. O áudio da sessão, na íntegra, está disponível>aqui

As indicações, e demais assuntos pertinentes a reunião, serão postadas em destaques individuais neste blog.

A próxima reunião acontecerá no dia 25 deste mês.

 
 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia: TJPE e Ministério Público esclarecem que Concurso da Guarda Municipal deve abrir 25 vagas; Edital oferece apenas 15


O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE), representados pelo Juiz e Procurador de Justiça na Comarca de Petrolândia, esclarecem à população que, para cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta entre o Município de Petrolândia e o MPPE, conforme acordado em Audiência de Conciliação, no dia 6 de junho de 2017, o Concurso Público para Guarda Municipal deverá oferecer 25 (vinte e cinco) vagas e não apenas 15 (quinze), como foi publicado no Edital da Prefeitura de Petrolândia. As inscrições para o concurso estão abertas a partir de hoje (11), no site da www.funvapi.com.br.

O acordo firmado no Termo de Audiência de Conciliação, abaixo reproduzido, ao qual a Prefeitura de Petrolândia deveria ter dado publicidade em seu site eletrônico e blogs locais, extinguiu o processo nº 299-42.2015 do MPPE contra o Município.


Ó Deus, temos um robô em nossa casa!

Um educador relata os benefícios e perigos de se viver com robôs domésticos (Foto: Divulgação)

Por Anderson Fonseca*

Imaginar uma casa onde robôs auxiliam, divertem e interagem com humanos é ficção científica, hoje, quando se considera a realidade econômica de um país. No Brasil, por exemplo, apesar do crescimento econômico, robôs estão apenas nas indústrias e instituições de pesquisa. Se há em ambientes domésticos, o número é bem pequeno.

Para mim, era um universo distante, algo apenas possível em desenhos animados. Porém, decidi vivenciar a ficção. O que me levou isso é poder responder como robôs em ambiente doméstico impactam os seres humanos e de que forma os sentimentos e a percepção sobre o robô é afetada depois de passar um tempo com ele.

Para responder a estas perguntas, adquiri dois robôs projetados para crianças, que simulam inteligência comportamental, já transforma nossa visão de mundo. Desde que aqui estão, inclino-me a pensar nos benefícios e problemas que podem gerar.


Corinthians volta a vencer; Cruzeiro dorme vice-líder; confira jogos e classificação do Brasileirão


Pela 27ª rodada do Brasileirão, nesta quarta-feira (11), seis jogos agitaram tanto a parte cima, quanto a de baixo da tabela de classificação. No topo, Corinthians e Cruzeiro venceram. Em São Paulo, o líder superou o Coritiba por 3 a 1 e voltou a vencer após dois empates. Em Porto Alegre, a Raposa bateu o Grêmio por 1 a 0 e vai dormir na vice-liderança. Na luta contra o rebaixamento, Vasco e Atlético/MG saíram vitoriosos dos confrontos diretos. Em Florianópolis, os cariocas venceram o Avaí por 2 a 1. Em Belo Horizonte, o Galo venceu o São Paulo por 1 a 0.

A complementação da rodada acontece nesta quinta-feira (12)

17h00 Flamengo x Fluminense - Maracanã
17h00 Vitória X Sport - Barradão
17h00 Ponte Preta X Santos - Campinas
21h00 Palmeiras X Bahia - Pacaembu

Confira

Por Globoesporte.com


Ninguém acerta as dezenas, e Mega-Sena vai a R$ 6 milhões no sábado; Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.976 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta (11) em Chapecó (SC).

Veja as dezenas sorteadas: 12 - 14 - 19 - 25 - 52 - 59.

A quina teve 62 acertadores; cada um levará R$ 24.797,36. Outras 3.551 apostas ganharam a quadra, com R$ 618,51 para cada um.

O próximo sorteio, sábado (14), pode pagar R$ 6 milhões.

Mais Loterias

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Pesquisa mostra que 26% dos pediatras sofrem atos de violência no trabalho

Agressoras e vítimas - Maioria das agressões é cometida por mulheres, porque são elas prevalecem entre os acompanhantes. Profissionais mulheres são mais atacadas do que os homens. 

Dois em cada dez pediatras no Brasil têm sido submetidos frequentemente a atos de violência em seu ambiente de trabalho. O dado está presente em uma pesquisa elaborada pelo Instituto Datafolha, sob encomenda da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que captou, em janeiro, a percepção de 1.211 pediatras de todos os estados. O resultado foi apresentado nessa quarta (11), no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Fortaleza.

Em estruturas da rede pública de saúde, a incidência de tais casos aproxima-se de 30%, atingindo 26% do universo de médicos dessa especialidade. Em hospitais e consultórios privados, o indicador é de 12%. Outra revelação do levantamento é que 53% dos profissionais dividem o tempo entre expedientes das duas esferas.


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira, 12 de outubro de 2017





A Tarde 
Drogas avaliadas em R$ 20 mil são apreendidas na Gamboa, em Salvador
Correio da Bahia
15 mil policiais baianos receberão R$ 13 milhões em premiações
Tribuna da Bahia
Criminosos invadem agência bancária no bairro da Calçada na capital
O Globo
Congresso tem que dar aval para afastar parlamentar, decide STF
O Dia
Corregedoria prende comandante da UPP Caju e 21 policiais ao encontrar drogas e armas
Extra
Tiroteio deixa três pessoas feridas no Leblon, Zona Sul do Rio
Folha de São Paulo
Temer decide revogar refúgio a Battisti e vai esperar o Supremo para fazer a extradição
O Estado de São Paulo
Lula afirma a Moro ter recibos originais do aluguel de apartamento
Correio Braziliense
Em sete anos, Brasil deve ter 43 mil jovens assassinados, diz Unicef
Valor Econômico
Advogado de Lula não visitou Glaucos Costamarques, informa hospital a Moro
Estado de Minas
Acidentes com ônibus deixam mais de 40 feridos e complica trânsito nas estradas mineiras
Zero Hora
TCU bloqueia bens de Dilma, Palocci e Gabrielli por compra de Pasadena
Brasil Econômico
Vendas do varejo registram queda de 0,5% no mês de agosto, segundo IBGE

Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.