quinta-feira, 16 de julho de 2015

Petrolândia: CMDCA divulga lista de inscrições deferidas de candidatos a Conselheiros Tutelares do município


O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Petrolândia divulgou a lista de inscrições deferidas dos candidatos às cinco vagas de Conselheiros Tutelares do município.

Conforme o Edital 01/2015 do CMDCA, os candidatos abaixo relacionados estão aptos a realizar o exame de conhecimentos específicos que será aplicado no dia 16 de agosto de 2015, às 8 horas, na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, s/n - Quadra 01 de Petrolândia.

A eleição de Conselheiros Tutelares acontecerá de forma unificada em todo o território brasileiro, no dia 04 de outubro de 2015.

Lista de Candidatos com Inscrições Deferidas
1. Andrea de Souza Paulino Silva
2. Aylton Marcos Brasil Monteiro
3. Cícera Tavares da Silva
4. Cilene França Belém
5. Delani Batista Cavalcanti Menezes
6. Egilda Soares Alves
7. Eliel Alves Barbosa
8. Eunice Gomes dos Santos
9. Francisca Pereira Faustino
10. Gigliola Maria Souza Silva
11. Ivaneide Freire Lima Silva
12. Janes Franks Dantas
13. Josélia da Silva Ferreira Souza
14. Josivete Ana da Silva
15. Juciane Lourdes Soares Balbino
16. Luciene da Silva Vidal
17. Maria do Socorro Ribeiro Silva
18. Maria Marta dos Santos
19. Marisvânia de Araujo Silva
20. Neide Maria de Araujo
21. Sônia Marques de Souza
22. Sueli da Silva

Consulte abaixo a Resolução do CMDCA Nº 02/2015 e Edital 01/2015.
Resolução do CMDCA 02/2015
Edital 01/2015

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Prefeitura Municipal de Petrolândia/CMDCA

Prefeito Lourival Simões felicita os comerciantes pela passagem do seu dia

Fonte: Prefeitura Municipal de Petrolândia

Aprovada na Câmara guarda compartilhada de pessoas com deficiência


Na última votação antes do recesso parlamentar, deputados aprovaram uma proposta, que implica mudanças no Código Civil, segundo a qual pais separados podem assumir a curatela (tutoria) de pessoas maiores de 18 anos com deficiência mental ou física grave. Na prática, a medida iguala a curatela de maiores de idade às regras que já existem para a guarda compartilhada de menores.

O texto foi aprovado em votação simbólica, sem a computação de votos individuais, e agora segue para apreciação do Senado.

Segundo a relatora da matéria, deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), não existe previsão legal sobre o tema. Pelas regras atuais, a curatela só pode ficar na responsabilidade de uma pessoa. Em casos em que há separação dos pais, não existe qualquer dispositivo da lei que aponte uma solução para o problema.

MPF investiga Lula por suspeita de tráfico de influência a favor da Odebrecht


O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação para apurar indícios de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha praticado o crime de tráfico de influência para conseguir contratos para a empreiteira Odebrecht na República Dominicana e em Cuba, entre 2011 e 2014.

Segundo a portaria que abre o Procedimento Investigatório Criminal, do dia 8 de julho, o ex-presidente “teria obtido vantagens econômicas da empreiteira Odebrecht, a pretexto de influir em atos praticados por agentes públicos estrangeiros, notadamente dos governos da República Dominicana e de Cuba (neste caso, em relação a obras financiadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, e por agentes públicos federais brasileiros”.

O procurador da República no Distrito Federal Valtan Furtado, responsável pelo processo, solicitou cópia de documentos da Operação Lava Jato que façam referência a obras executadas fora do Brasil que tenham sido financiadas com recursos diretos ou indiretos do BNDES ou que tenham relação com Lula. O procurador pede ainda aos investigadores da Lava Jato cópia de dados bancários relativos a possíveis depósitos feitos pelas empreiteiras investigadas na conta do ex-presidente, do Instituto Lula ou da empresa Lils Palestras e Eventos e Publicidade.

Em nota, o Instituto Lula diz que recebeu com surpresa a abertura do inquérito e que entregou recentemente todas as informações que foram solicitadas pela procuradoria. "O Instituto avalia que houve pouco tempo para que os documentos tenham sido analisados e afirma que irá comprovar a legalidade e a lisura de suas ações."

Em novo giro, Humberto volta ao Sertão

Humberto visita Serra Talhada nesta sexta (Foto: Alessandro Dantas/Liderança PT Senado)

Com o Congresso Nacional em recesso, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, segue novamente, nesta sexta-feira (17), para mais uma ampla agenda no Sertão do Estado.

O parlamentar foi convidado pelo prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, para participar da 16ª edição da Exposerra, que, este ano, terá um caráter social. O ingresso será 1kg de alimento não perecível, cujo volume arrecadado será distribuído nas instituições carentes do município.

No sábado (18), o senador segue para Inajá e Manari para inaugurar, junto com o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), João Bosco, unidades de Casa de Mel nas duas cidades. A obra, financiada pela Companhia, vai ajudar famílias da região a desenvolver a atividade da apicultura de forma mais organizada e com apoio e consultoria técnica especializada para a produção e comercialização do mel.

“Essas famílias sobrevivem da produção do mel. Com a iniciativa da Codevasf, eles poderão comercializar e produzir com muito mais qualidade o mel originário da região”, afirmou Humberto.

Ascom Senador Humberto Costa

Hospital Getúlio Vargas paralisa parcialmente atendimentos e não avisa à população

Deputados da oposição na Assembleia Legislativa vão nesta sexta-feira (17) à unidade de saúde para conferir situação do atendimento

Recife - Os deputados da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa (Alepe) tiveram acesso a uma Portaria assinada na última terça-feira (14) pelo diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Gustavo Souza Leão, proibindo por um período de 90 dias, na unidade de saúde, a “abertura de prontuário de primeira vez, exceto para pacientes egressos” e a “realização de exames laboratoriais e de imagens, para pacientes de ambulatório”. A alegação apresentada é a de “contenção de despesas”.

Para conferir a situação no atendimento à população no hospital, os deputados estaduais realizam nesta sexta-feira (17) uma visita ao HGV, no Recife, onde pretendem conversar com o seu diretor e obter mais detalhes sobre os efeitos que a resolução poderá ter sobre a vida de quem precisar de atendimento médico.

O líder da Bancada da Oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), observa que a informação sobre a paralisação parcial do atendimento no HGV por um período de 3 meses é extremamente preocupante, pelo tamanho e importância do hospital no Estado. “O Getúlio Vargas é um dos hospitais mais procurados não só por quem mora no Recife e Região Metropolitana, mas por todos os pernambucanos, de todas as regiões do Estado”, salienta.

Petrolândia: No Dia Internacional do Homem, Hospital Municipal Dr. Francisco Simões realiza atendimento ao público masculino


Evento teve a participação de grande público (Fotos: Assis Ramalho)

No início da noite desta quarta-feira, 15 de julho, data em que é celebrado o Dia Internacional do Homem, a Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Saúde, Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima e Programa Saúde da Família realizou ações direcionadas ao público masculino.

O evento foi realizado no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, onde foi prestado vários serviços ao público masculino, a exemplo de atendimento de médicos clínico e urologista, dentista e nutricionista, além de Palestas sobre “Saúde do Homem”, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV e vacinação.

De acordo com a secretaria de Saúde de Petrolândia, Dra. Andreza Carvalho,  os exames médicos periódicos são fundamentais para avaliação do estado de saúde, e tem como um dos objetivos orientá-los quanto aos níveis dos fatores de risco, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos.

O Dia Internacional do Homem é um evento internacional celebrado em 15 de julho de cada ano. As comemorações foram iniciadas em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU)1 , e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia. No Brasil, desde 1992, o Dia do Homem, embora seja uma data pouco divulgada e sem comemorações ou feriados, é comemorado no dia 15 de julho, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores.

Para ver fotos do evento realizado nesta quarta-feira (15), no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões, em Petrolândia, clique> Hospital Municipal de Petrolândia realiza atendimento noturno ao público masculino no Dia Internacional do Homem

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Polícia localiza carro de sargento da PM morto durante assalto em AL


A Polícia Civil localizou, na manhã desta quinta-feira (16), o veículo Polo Sedan tomando de assalto do sargento da Polícia Militar Dietmarx José da Silva, de 42 anos, morto durante a ação criminosa em Santa Luzia do Norte, município da região metropolitana de Maceió. O carro foi encontrado no bairro Santos Dumont, parte alta da capital. 

Segundo a polícia, os peritos do Instituto de Criminalística (IC) localizaram vestígios de sangue no interior do veículo do militar. Amostras foram colhidas pela equipe do IC no sentido de esclarecer a identidade dos suspeitos, que seriam quatro homens.

Já de acordo com testemunhas, há duas linhas de investigação. A primeira diz respeito ao fato de o policial ter sido surpreendido pelos assaltantes em um bar daquela cidade, onde estava acompanhado de alguns amigos, quando os criminosos tomaram conhecimento de que uma das vítimas, também rendida no estabelecimento comercial, seria militar.

Para evitar prisão, homem tenta se esconder na Câmara de Vereadores de Belém do São Francisco


Na manhã desta quinta-feira (16), durante o cumprimento de um mandado de prisão, um procurado da polícia tentou se esconder na Câmara de Vereadores de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. A ação para a prisão do criminoso foi realizada pelo Grupo de Ações Táticas do Interior (GATI) e o Núcleo de Inteligência do Sertão (NIS 2) da 1º Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM).

Segundo a 1º CIPM, o homem não conseguiu fugir do local e foi dada voz de prisão. Em seguida, ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Floresta para serem tomadas as medidas cabíveis, e posteriormente, apresentado na Cadeia Pública de Belém de São Francisco.

O mandado de prisão por assalto havia sido expedido pela Comarca de Santa Maria da Boa Vista, também no Sertão de Pernambuco.

G1 Petrolina

Petrolândia sedia novo empreendimento da Indústria Dikoko


Reunião dos produtores de coco, Prefeitura de Petrolândia e Indústria Dikoko, foi realizada na noite dessa terça-feira (14/07), no Centro Comunitário do Perímetro Apolônio Sales, em Petrolândia.

Na oportunidade, o industrial Raimundo Dias informou que, no máximo em 90 dias, a fábrica para beneficiamento de coco deverá estar em funcionamento. A indústria terá capacidade de beneficiar entre o fruto verde e seco, cerca de 2,5 milhões de cocos/mês.

A cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, é a Capital Pernambucana da Coconicultura, destaque entre as atividades agrícolas do município. Entretanto, a exploração do coco, em todo o seu potencial de aproveitamento, ainda é incipiente.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e foto: Sedetur/Câmara do Coco Petrolândia

Governo Federal descumpre acordo e Celpe corta energia das estações de bombeamento dos reassentados de Itaparica

Foto: Assis Ramalho

O que os agricultores reassentados de Itaparica mais temiam, aconteceu ontem (15). A Celpe cortou a energia das estações de bombeamento que abastecem o Projeto Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista, Projeto Brígida, em Orocó, Projeto Pedra Branca e em Curaçá. Isso por falta de pagamento por parte do governo federal.

Uma comissão formada por representantes das comunidades estiveram em Brasília, no fim do mês de março, junto com a presidente Dilma e demais representantes do governo federal para negociar o impasse sobre o pagamento da energia elétrica desses projetos, que até então são de responsabilidade de Chesf, que por sua vez, transferiu para a Codevasf.
Os representantes locais entraram em acordo com o governo, que garantiu que até o final do ano os agricultores não teriam mais problemas com energia elétrica. No entanto, nesta quarta-feira, dia (15), os reassentados foram surpreendidos com o corte. 

Segundo o diretor de Políticas Agrícolas do STR de Santa Maria da Boa Vista, José Expedito, o corte aconteceu porque o governo federal firmou acordo, mas não assinou nenhum contrato com a Celpe para garantir o mesmo, “O governo fez uma proposta de negociação, mas nenhum contrato foi assinado, não tem documento nenhum do acordo firmado, por isso que a Celpe tomou essas medidas, inclusive a gente já está entrando em contato com o governo pra saber por que fizeram acordo sem assinar nada, como é que se faz acordo sem documento nenhum assinado?”, questionou. 

Produção Científica é tema de encontro no Hospital Regional Dom Moura‏, em Garanhuns


O Hospital Regional Dom Moura tem se constituído em uma referência regional no ensino-serviço, e deu mais um passo neste sentido ao criar a Comissão Científica – COMIC - formada por profissionais de diversas áreas, especialistas, mestres e doutores como membros executores e consultores. Tendo como um dos objetivos estimular a pesquisa científica nos âmbitos do hospital. As atividades são incentivadas pela direção do HRDM, que tem a gestão do Dr. Luiz Melo.

A COMIC tem o professor doutor psicólogo Luciano Lins como coordenador, Eveline Garcia, Coordenadora do Centro de Estudos, na vice-coordenadoria e a psicóloga, mestre, Kátia Goretti como secretária. Além destes, Bruna Souza, Reila Leliana, Gorethe Lucena e Kilma Fidelix fazem parte dos membros executores desta comissão.

CNMP convoca audiência sobre atuação do MP na defesa dos povos ciganos

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O Conselho Nacional do Ministério Público, por meio de sua Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CNMP/CDDF) promove, no dia 30 de julho, a partir das 9h30, audiência pública destinada à discussão da atuação do Ministério Público na defesa dos direitos dos povos ciganos, em Brasília. A abertura do evento será realizada pelo presidente da Comissão, conselheiro Jarbas Soares, que presidirá o evento e coordenará os trabalhos, auxiliado pelos demais membros da Mesa Diretora.

A audiência pública tem como foco avaliar as atuais demandas da população cigana, por meio de informações prestadas pelos interessados, com a finalidade de promover debate sobre a possibilidade de atuação cada vez mais efetiva do Ministério Público.

Prefeitura de Jatobá contrata micro-ônibus para atender pacientes em tratamento fora do município

Micro-ôbibus contratado pela Prefeitura Municipal de Jatobá (Foto: Ascom PMJ)

A Prefeitura Municipal de Jatobá, por meio da Secretaria de Saúde, contratou um micro-ônibus para uso exclusivo dos pacientes do TFD (Tratamento Fora do Domicilio). O veículo tem 31 lugares, com ar condicionado, TV, DVD e equipamento de som.

O veículo destina-se ao transporte de pacientes para consultas médicas, exames de média e alta complexidade, exames oftalmológicos e outros procedimentos, nas cidades de Recife, Caruaru, Arcoverde e Serra Talhada.

A partir de agora, os pacientes de Jatobá poderão desfrutar de mais este beneficio proporcionado pelo governo que trabalha procurando sempre a melhoria de Jatobá e de todos seus munícipes.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações Portal Jatobá/Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá

Jurados e público reprovam a redução da maioridade penal em debate realizado pelo TJPE

O presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves, fez o pronunciamento de abertura da sessão, no Auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco
Após o debate, plateia registrou seu voto em totens eletrônicos, em parceria com a Rede Globo. A maioria, 73%, afirmou ser contra a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos


A redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, tema que tem mobilizado o país e segue tramitando no Congresso Nacional como proposta de Emenda Constitucional, não foi aprovada pelo júri simulado promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nesta segunda-feira (13/7). Apenas três votos dos 11 representantes de entidades da sociedade civil convidados foram favoráveis à aprovação da PEC 171/93. Na votação eletrônica do público, 73% dos 327 votantes colocaram-se contra a aprovação da emenda.

O debate, organizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude em parceria com a Escola Judicial do TJPE, foi aberto pelo presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves, e presidido pelo desembargador Ricardo Paes Barreto, diretor da Escola Judicial. O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Isaltino Nascimento, também participou da abertura da sessão, sediada no Auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Alagoas pede intermediação de ministra na prorrogação de débitos rurais

Secretários de Agricultura manifestaram apoio ao Plano Nacional de Defesa Agropecuária durante reunião em Brasília

Com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, representantes dos governos estaduais de todo o país estiveram reunidos, na última terça-feira (14), em Brasília, com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu.

Na pauta apresentada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri), três pontos principais: o Plano Nacional de Defesa Agropecuária, lançado em maio pela ministra, a criação de um programa nacional de assistência técnica e extensão rural e a adoção de medidas emergenciais e preventivas contra os efeitos da seca.

Na reunião, Álvaro Vasconcelos pediu apoio da ministra Kátia Abreu nas negociações, junto às instituições financeiras públicas, para prorrogação das dívidas dos produtores rurais de todo o Nordeste.

“A ideia é de que todas as dívidas de crédito produtivo vencidas a partir de 1º de janeiro deste ano sejam prorrogadas, atingindo pequenos, médios e grandes agricultores nordestinos. Em Minas Gerais, foi aberto um precedente. Lá, um acordo entre o Banco do Brasil e o governo do Estado prorrogou todos os débitos”, lembrou o secretário.

​​SESI/PE abre 650 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inscrições até 31 de julho.


O Serviço Social da Indústria em Pernambuco (SESI/PE) está com 650 novas vagas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o Estado. A oportunidade é para pessoas que estão fora da faixa etária aplicada na escola tradicional e desejam agilizar a conclusão dos estudos, sem abrir mão da qualidade de ensino. As inscrições seguem até o dia 31 de julho. Mais informações pelos telefones (81) 3412.8555 e (87) 3861.1369.

O programa permite que o aluno finalize a Educação Básica na metade do tempo. Os Ensinos Fundamentais I e II podem ser realizados em dois anos cada e o Ensino Médio em 18 meses. Os interessados devem se dirigir à unidade onde pretendem estudar para se inscrever. Elas são: Casa Amarela, Ibura, Centro Supletivo de Ensino, em Recife, e Moreno, na Região Metropolitana do Recife; Caruaru, no Agreste; Araripina e Petrolina, no Sertão. A documentação e os valores podem ser obtidos no site www.pe.sesi.org.br.

É necessário possuir pelo menos 15 anos para ingressar no Ensino Fundamental e 18 anos para cursar o Ensino Médio.

Empresas – Para facilitar a elevação da escolaridade do trabalhador, o SESI oferece turmas nas empresas. Basta apenas que a indústria ceda o espaço para montar as salas de aula ou podem solicitar uma unidade móvel equipada com bancas de estudo e lousa.​

SESI/PE

PMDB só não deixa governo por compromisso político, diz Cunha

“O PMDB não está no governo. Estão os ministros, mas se pegar a estrutura abaixo é toda do PT. O PMDB não manda nos ministérios. A gente fica com o ônus e não com o bônus", diz presidente da Câmara.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje (16) que o PMDB só manterá a aliança com o PT até o final do governo para cumprir o compromisso firmado nas urnas e manter a governabilidade do país. Segundo ele, não é “improvável” que a legenda saia a qualquer tempo do governo, mas esta não seria a postura “ideal”.

“É uma forma de dizer para a sociedade que estamos lá para dar governabilidade porque assumimos este compromisso mas estamos doidos para cair fora”, afirmou. Durante um balanço sobre o primeiro semestre a frente da Câmara dos Deputados, Cunha explicou que a legenda tem responsabilidade com o país e que a população não entenderia uma saída do PMDB neste momento, mas acrescentou: “Se tem um partido que não quero fazer aliança hoje é o PT”.

O presidente da Câmara afirmou que o PMDB nunca fez parte do governo e o fato de ocupar o comando de alguns ministérios “não significa nada”. Segundo ele, as pastas interessam apenas aos ministros mas não contempla ou inclui as posições do partido na tomada de decisões.

Jatobá: CMDDCA divulga lista de inscrições homologadas de candidatos a Conselheiros Tutelares do município


Maria Luiza Pereira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) de Jatobá, divulgou a relação de inscrições homologadas dos candidatos a Conselheiro Tutelar do município, conforme edital nº 001/2015.

Os candidatos relacionados abaixo estarão aptos a realizar a prova de conhecimentos próxima etapa da seleção, após a qual serão conhecidos os candidatos habilitados à campanha eleitoral. 

Lista de Candidatos em ordem alfabética (Nome - RG)
01 – Adalva Alice Vieira Romão - Nº 5221254 SSP/PE
02 – Adriana Barros da Silva - Nº 5983439 SSP/PE
03 – Alteane Euba Ferraz Lima - Nº 6437044 SDS/PE
04 – Amanda Alves de Souza - Nº 7135133 SDS/PE
05 – Ananeide Ramos Andrade da Silva  - Nº 3410927 SSP/PB
06 – Ângela Maria Santos Freitas  - Nº 6634167 SDS/PE
07 – Cecilia Alves da Silva Araújo - Nº 6983261 SDS/PE
08 - Cleane Clarice Silva de Lisboa  - Nº 6286559 SSP/PE

Desenvolvimento Sustentável será tema do 4º Encontro de governadores do Nordeste em Teresina


Os secretários estaduais de nove estados do Nordeste se reúnem hoje (16), para elaborar a pauta do 4º Encontro de governadores da Região Nordeste que acontecerá amanhã (17). Entre os assuntos a serem discutidos no encontro está o desenvolvimento sustentável. O governador do Piauí, Wellington Dias, defende que seja criada uma estratégia especial para a região.

Outro tema que será abordado se refere ao desequilíbrio nas contas da Previdência Social nos estados. Na área da Segurança Pública e Justiça, o ministro José Eduardo Cardozo vai apresentar o Programa Brasil Mais Seguro, que será adotado no Piauí.

Petrolândia Classificados: VENDE-SE um terreno com 192 m² no Bairro Nova Esperança


VENDE-SE um terreno com área de 8 x 24 metros (192 m²), próximo ao 'Cê Que Sabe', no Bairro Nova Esperança.

Preço a combinar com o proprietário. Contatos com Rony: 87 99927-5088.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do proprietário

Frases do dia 16/07/2015: Coletânea IHU Online


Vem mais por aí

“O ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), tem dito aos raros interlocutores em quem confia que está impressionado com o processo da Lava Jato. As informações seriam, nas palavras dele, volumosas e muito bem documentadas” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-07-2015.

Pau de galinheiro

“Sempre discreto e de temperamento sereno, Zavascki chegou a afirmar a outros magistrados que, na Lava Jato, sempre que os investigadores "puxam uma pena, vem uma galinha" – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-07-2015.

'O Massacre de Angico - A Morte de Lampião' é encenado em Serra Talhada de 22 a 26 de julho

Espetáculo prestigia atores de Serra Talhada e é dirigido por José Pimentel (Fotos: Álvaro Severo)


Com cenas de relances quase cinematográficos, o grandioso espetáculo teatral ao ar livre e gratuito “O MASSACRE DE ANGICO – A MORTE DE LAMPIÃO” reconta a vida do Rei do Cangaço. Símbolo maior da figura do cangaceiro e considerado o governador do sertão, Virgolino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, foi assassinado no dia 28 de julho de 1938. Tinha 41 anos. Maria Bonita estava com 27. 

No elenco atores da própria Serra Talhada, mas também de Recife, Olinda e Limoeiro (com o ator do Galpão das Artes, Jadenilson Gomes), além da atriz/cantora Roberta Aureliano, que interpreta Maria Bonita e é natural de Maceió, Alagoas, mas passou toda a infância em Serra Talhada. O ator e dançarino Karl Marx, de apenas 25 anos, vive o protagonista.

SERVIÇO: Espetáculo ao ar livre: O MASSACRE DE ANGICO – A MORTE DE LAMPIÃO

41 anos: Codevasf comemora história de sucesso

Foto: Cássio Moreira/Codevasf

Há mais de quatro décadas, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) impulsiona o crescimento econômico e social de uma das áreas mais carentes do país, mas também de grandes potenciais. Ao longo da sua história, a empresa destaca-se pelos investimentos em diversas ações, cujos impactos contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população dos 894 municípios situados na sua área de atuação, que incluem regiões do Nordeste brasileiro – nos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí, Maranhão e Ceará, além do norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Criada em 16 de julho de 1974, a Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional, cuja missão é promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com o uso sustentável dos recursos naturais e a estruturação de atividades produtivas para inclusão econômica e social.

Por meio de execução direta ou parcerias, a Companhia desenvolve expressivo número de obras e ações relacionadas à implantação de perímetros de irrigação; revitalização das bacias do São Francisco e do Parnaíba – esgotamento sanitário, controle de processos erosivos, resíduos sólidos e oferta de água para consumo humano e animal; Arranjos Produtivos Locais (APLs); obras de infraestrutura hídrica – adutoras, sistemas simplificados, barragens e outras inúmeras intervenções.

Liquigás abre inscrições para 4.625 vagas


Teve início nesta quarta-feira as inscrições para o concurso com 4.625 vagas abertas pela Liquigás Distribuidora, empresa da Petrobras. Do total de chances, 145 são para provimento imediato e 4.480 para cadastro reserva. De acordo com o edital, a Fundação Cesgranrio vai aplicar as provas no dia 20 de setembro. As remunerações vão de R$ 1.083,83 a R$ 4.656,67. Confira os cargos abaixo.

Nível superior: engenheiro júnior - mecânica, profissional de vendas júnior, profissional júnior para áreas de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, direito e tecnologia da informação/análise de infraestrutura.

Nível médio: ajudante de motorista granel, assistente administrativo, motorista de caminhão granel, oficial de manutenção i para áreas de elétrica, eletrônica e mecânica, técnico de instalações, técnico de segurança do trabalho.

Sargento da PM morre após ser baleado durante assalto em AL

Sargento Marx morreu na manhã desta quinta-feira (16).Militar foi reconhecido durante assalto (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Um sargento da Polícia Militar (PM), que havia sido baleado durante um assalto em Santa Luzia do Norte, região Metropolitana de Maceió, morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), na manhã desta quinta-feira (16). Segundo a polícia, o militar estava em um restaurante quando foi abordado por assaltantes.

De acordo com o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), pelo menos três criminosos invadiram o estabelecimento por volta de 21h com o objetivo de roubar o veículo do sargento.

Os assaltantes chegaram até o local em um veículo Pálio, de cor prata, e anunciaram o roubo.

Secretários estaduais discutem implantação do Plano Diretor Cicloviário da RMR com movimentos de ciclistas

Debate aconteceu na segunda-feira, dia 13, após a exibição do documentário “Bike Vs Cars” no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fotos: Osvaldo Santos)

A implantação do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife foi o tema central do debate que contou com participação de representantes do Governo do Estado e dos movimentos de ciclistas de Pernambuco. O encontro ocorreu após a exibição do documentário “Bike Vs Cars”, exibido nessa segunda-feira (13/07) no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. O evento contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), Secretaria das Cidades e do Pedala PE. Participaram do debate o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier; o secretário estadual de Turismo, Lazer e Esporte, Felipe Carreras; a coordenadora do Programa Pedala PE, Rosaly Almeida; o coordenador da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (AMECiclo), Guilherme Jordão e a jornalista Aline Cavalcante – uma das protagonistas do documentário. Jason Torres, da Instituição Centro de Atitudes, foi o mediador.

Durante o debate, o secretário Sérgio Xavier destacou a importância da iniciativa e a necessidade de avançar nas ações com a participação dos movimentos da sociedade civil. “Precisamos ter uma visão macro a respeito da questão. E a participação da sociedade civil é fundamental para avançarmos nas ações”, destacou. Xavier também sugeriu a criação de uma comissão formada por integrantes dos movimentos de ciclistas e que deve acompanhar as discussões da implantação do novo plano.

Saúde mental é tema de encontro de Secretários de Saúde de 21 municípios em Garanhuns


Aconteceu nessa terça-feira (14), no Auditório da FUNASA, em Garanhuns, uma reunião da Comissão Intergestores Regional - CIR, convocada de forma extraordinária para reafirmar o termo de compromisso entre Garanhuns, a Secretaria Estadual de Saúde e o Hospital da Providência, sobre o andamento do processo de desinstitucionalizacão do nosocômio, que deverá ser desativado em breve.

No encontro entre Secretários de Saúde dos municípios que fazem parte da V GERES - Gerência Regional de Saúde, foram feitos encaminhamentos, determinando prazos e metas a serem cumpridos a curto prazo, tornando-se o grande desafio para os gestores.

A Gestora Regional de Saúde, Dra. Catarina Tenório afirmou sobre o encontro: "Precisamos agilizar algumas ações, e esta relativa à Saúde Mental é uma delas. Mesmo diante uma série de atividades neste período como combate à dengue, atividades de prevenção de acidentes com a Operação Lei Seca e o CRPAM, e ainda as Conferências Municipais de Saúde, não podemos adiar mais algumas medidas que precisam ser tomadas para cumprir exigências de órgãos de saúde, como a Secretaria de Saúde do estado e o Ministério da Saúde, e a equipe da V GERES tem coordenado estas ações".

Seminário em Garanhuns debate cultura e participação popular nas escolas

Encontro acontece, nesta sexta-feira (17), durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG)

Além das atrações musicais e teatrais, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) terá também espaço reservado para debate e avaliação de programas governamentais voltados para cultura e educação no Estado. É o caso do “Seminário Mais Cultura: Cultura, Arte, Democratização e Participação Popular na Educação” que acontecerá nesta sexta-feira (17), das 9h às 17h, na Câmara de Vereadores de Garanhuns.

O evento, promovido pela Fundarpe em parceria com a Secretaria de Educação, busca avaliar os resultados do Programa Mais Cultura nas Escolas, dos Ministérios da Cultura e Educação. O programa, lançado em 2013, tem o objetivo de incentivar parcerias entre escolas e produtores culturais comunitários. Por meio dos Programas Mais Educação (PME) e Ensino Médio Inovador (Proemi), ambos do Governo Federal, o Programa Mais Cultura nas Escolas já selecionou cinco mil projetos em todo país. 54 escolas da rede estadual pernambucana foram beneficiadas.

Com base nas experiências ouvidas durante o seminário, os participantes construirão pontos para o próximo edital do programa. Além dos debates sobre o Programa Mais Cultura, o evento terá apresentações de experiências, realizadas por três escolas estaduais e uma do município de Garanhuns.

Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Petrolândia: Realizado primeiro encontro do curso 'Feridas e Curativos, Avaliação e Tratamento'





No domingo passado (12), foi iniciado em Petrolândia o curso 'Feridas e Curativos: Avaliação e Tratamento', na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Petrolândia, direcionado a enfermeiros, técnicos e estudantes de Enfermagem. As aulas são ministradas por profissionais altamente qualificados na área, convidados a participar do evento.

Com 30 horas-aula, realizadas em quatro domingos sucessivos, a capacitação tem como objetivo  aprofundar os conhecimentos de profissionais de Petrolândia e região nessa área, tendo em vista que prestar cuidados a pacientes portadores de feridas é um desafio enfrentado por toda a equipe multiprofissional de saúde, mas sem dúvida os profissionais de enfermagem estão diretamente relacionados a essa prática.

Uma das instrutoras, Dra. Carol é Enfermeira pela Universidade Nacional da Colômbia, especialista em estomaterapia pela Escola de Enfermagem da USP e mestranda do laboratório de migração celular do Instituto de Ciências Biomédicas USP

Os alunos com 100% de frequência terão direito a Certificado de Conclusão do curso.

Ver mais fotos>Curso Feridas e Curativos em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho com informações de Jardel Lisboa
Fotos: Assis Ramalho

Seminário marca os 25 anos do ECA e lança desafios para os próximos 10 anos

Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo foi lançado nesta terça-feira (14) em evento que reuniu centenas de pessoas no Cefospe (Foto: Pedro Luiz/SDSCJ)

De forma intersetorial, os operadores do Sistema Socioeducativo se preparam para encarar um plano que planeja mudar, na próxima década, a forma de pensar, elaborar e cumprir as medidas socioeducativas e a ressocialização de jovens no Estado de Pernambuco. Para isso, foi lançado, na manhã desta terça-feira (14), o Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo, trabalho em conjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Funase e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE). Com a presença de centenas de pessoas, o lançamento integrou a programação do Seminário dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e seus Desafios, coordenado pela Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos (SESSFC), e realizado no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife.

A mesa de abertura do seminário foi presidida por Isaltino Nascimento, secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Compuseram a mesa, ainda, Lidyane Lopes, secretária executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos, João Suassuna, secretário executivo de Políticas para Criança e Juventude, além dos presidentes da Funase, Moacir Carneiro, e do CEDCA/PE Jaciara Arruda. Dentre o público que prestigiou o seminário estavam representantes das secretarias estaduais de Defesa Social, de Saúde, de Meio Ambiente e Sustentabilidade; secretarias municipais de Direitos Humanos e de Assistência Social, além de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça de Pernambuco, conselhos de direitos, conselhos tutelares, Creas, entre outros.