domingo, 5 de janeiro de 2014

Inaldo Satilino, aniversariante do dia, comemora aniversário em Petrolina

Inaldo Satilino, aniversariante do dia 

O pré-candidato a deputado federal, o petrolandense Inaldo Satilino comemorou neste domingo o seu aniversário em Petrolina, participando de reunião com técnicos agrícola daquela cidade. Na reunião, Inaldo Satilino angaria novos apoios à sua candidatura.

Parabéns ao nosso amigo pela passagem do seu aniversário natalício! Saúde, amor e sucesso são nossos votos neste data. Feliz aniversário, Inaldo!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Inaldo Satilino/divulgação

Jeitinho brasileiro: 'Brasil é o país com mais atrasos desde que estou na Fifa', diz Blatter

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou em entrevista à imprensa suíça que o Brasil vem acumulando atrasos nas obras para a Copa do Mundo-2014 porque começou tarde demais a se preparar para o Mundial.

- O Brasil acabou de se dar conta que começou tarde demais. É o país com mais atrasos desde que estou na Fifa e foi o que teve mais tempo, sete anos, para se preparar - disse o dirigente em declarações publicadas neste fim de semana no jornal suíço "24 Horas".

Blatter também falou da possibilidade de manifestações públicas no Brasil durante o Mundial atrapalharem o andamento da competição, mas afirmou não acreditar que os brasileiros "atacariam o futebol", um esporte que amam.

- Não tenho medo. Sabemos que teremos manifestações, protestos. As últimas, durante a Copa das Confederações, nasceram nas redes sociais. Não tinham um objetivo concreto, nem uma reivindicação autêntica, mas durante o Mundial é possível que tenhamos algumas mais concretas, mais estruturadas. O futebol estará protegido, acredito que os brasileiros não atacariam ao futebol diretamente. Para eles, é uma religião - completou.

A Copa do Mundo de 2014 será disputada no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de julho. Durante a Copa das Confederações, em junho de 2013, o país se viu sacudido por uma onde de protestos, principalmente contra o alto custo do organização do Mundial para os cofres públicos.

Globo Esporte

Internauta afirma ter visto tubarões no raso em Boa Viagem

O domingo na praia de Boa Viagem foi diferente para alguns que estavam em frente ao edifício Acaiaca. Segundo o internauta Arthur Tavares, que registrou o momento em vídeo (ainda não disponibilizado na internet), cerca de três a quatro tubarões, de um a um metro e meio, surgiram na beira do mar por volta das 12h de hoje. Arthur afirma que eles estavam caçando um cardume.

"Não consegui identificar a espécie, mas tenho certeza que eram tubarões. Vimos cavalinhas pulando, como se estivessem querendo escapar dos ataques", contou o médico, de 48 anos, que acredita não ser do tipo lixa. A cena reuniu curiosos e continua repercutindo nas redes sociais.

Ainda de acordo com ele, mesmo com o tumulto provocado com a aparição do tubarão, algumas pessoas não se intimidaram e continuaram no mar. O Corpo dos Bombeiros não teve registros do fato.

Diario de Pernambuco

Lei que define crimes de racismo completa 25 anos

Foi criada há exatos 25 anos a Lei 7.716, que define os crimes resultantes de preconceito racial. A legislação determina a pena de reclusão a quem tenha cometidos atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Com a sanção, a lei regulamentou o trecho da Constituição Federal que torna inafiançável e imprescritível o crime de racismo, após dizer que todos são iguais sem discriminação de qualquer natureza.

A lei ficou conhecida como Caó em homenagem ao seu autor, o deputado Carlos Alberto de Oliveira. A partir de 5 de janeiro de 1989, quem impedir o acesso de pessoas devidamente habilitadas para cargos no serviço público ou recusar a contratar trabalhadores em empresas privadas por discriminação deve ficar preso de dois a cinco anos.

É determinada também a pena de quem, de modo discriminatório, recusa o acesso a estabelecimentos comerciais (um a três anos), impede que crianças se matriculem em escolas (três a cinco anos), e que cidadãos negros entrem em restaurantes, bares ou edifícios públicos ou utilizem transporte público (um a três anos). Os funcionários públicos, tratado na lei, que cometerem racismo, podem perder o cargo. Trabalhadores de empresas privadas estão sujeitos a suspensão de até três meses. As pessoas que incitarem a discriminação e o preconceito também podem ser punidas, de acordo com a lei.

Yane Marques e Jenifer Martins novamente recebem o troféu Atitude Campeã

Pela sétima vez consecutiva a sertaneja de Afogados da Ingazeira, Yane Marques, leva para casa o troféu Atitude Campeã. E pela sexta vez a paratleta do atletismo Jenifer Martins foi condecorada no mesmo prêmio. O “Oscar” do esporte pernambucano é resultado da escolha popular e técnica, exceto na escolha do técnico - esse ano quem levou a melhor foi o técnico Raul Fuentes Castilla. O Atitude Campeã 2013, realizado pela Secretaria dos Esportes de Pernambuco, aconteceu no dia 26 de dezembro na Blue Angel.

O cubano Raul Fuentes, da Federação Aquática Pernambucana é campeão Sulamericano e campeão Brasileiro de Natação. É técnico da tricampeã Clarissa Rodrigues, a nadadora que não levou a premiação principal, mas saiu com duas estatuetas: a de melhor Atleta Web na votação popular e o prêmio de Atitude Revelação. Clarissa é promessa para as Olimpíadas Rio 2016.

Em 2013, Jenifer venceu o Mundial Iwas Holanda e conquistou o quinto lugar do Mundial do IPI França. Ambos pela Seleção Brasileira. Já Yane Marques foi campeã do Kremelin Cup 2013, prata no Mundial de Pentatlo Moderno e Bronze no Campeonato Campeão dos Campeões.

A Secretaria dos Esportes premiou ainda o Atleta e o Paratleta Revelação 2013. Além de Clarissa Rodrigues, tricampeã pernambucana, tricampeã brasileira dos Jogos Escolares da Juventude na categoria Mirim e campeã Sulamericana Mirim 2013 em Mar Del Plata, na Argentina, o troféu também foi para Josenilson Lima, o dono do ouro da pista de atletismo do Ibirapuera, nas Paralimpíadas Escolares realizadas esse ano em São Paulo. Josenilson saltou 2,82 m, logo na primeira prova de sua estreia, ficando com o primeiro lugar.

Brasil poderá ter mais feriados em 2014 do que em anos anteriores

Tradicionalmente, os brasileiros usufruem de nove feriados nacionais e de sete pontos facultativos por ano. Salvo quando algum desses dias cai no fim de semana. Mas o país poderá ter mais feriados este ano, por causa da Copa do Mundo, de 12 de junho a 13 de julho, com jogos em 11 capitais e no Distrito Federal.

Na fase inicial do torneio estão garantidos três jogos da Seleção Brasileira de Futebol em dias úteis: 12/6 (quinta-feira), 17/6 (terça-feira) e 23/6 (segunda-feira). Caso seja aplicada a Lei Geral da Copa e nossa seleção avance até a fase final da competição, serão mais quatro jogos, e teremos mais um jogo do Brasil em dia útil, já na fase semifinal, dia 8 ou 9 de julho.

Mas, enquanto não há definição, o calendário oficial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que vigorou no ano passado para os servidores públicos federais e, de acordo com portaria do ministério, adaptado para 2014, são feriados nacionais as seguintes datas:

1º de janeiro – Confraternização Universal (quarta-feira)
18 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 de abril – Tiradentes (segunda-feira)
1º de maio – Dia do Trabalho (quinta-feira)
7 de setembro – Dia da Independência (domingo)
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo)
2 de novembro – Dia de Finados (domingo)
15 de novembro – Proclamação da República (sábado)
25 de dezembro – Natal (quinta-feira)

São considerados pontos facultativos os dias:
3 de março – segunda-feira de Carnaval
4 de março – terça-feira de Carnaval
5 de março – Cinzas (até as 14h)
19 de junho – Corpus Christi (quinta-feira)
28 de outubro – Dia do Servidor Público (terça-feira)
24 de dezembro – véspera da Natal (a partir das 14h)
31 de dezembro – véspera de Ano-Novo (a partir das 14h)

Além destes, as datas comemorativas de credos e religiões, de caráter local ou regional, podem ser respeitadas, mediante autorização da chefia imediata do trabalho do servidor, para posterior compensação.

Agência Brasil

Petrolândia: Andréa Queiroz, aniversariante do dia, recebe o carinho de amigos e familiares neste domingo

Andréa Queiroz e seu marido, Régi (Foto: Lúcia Xavier)

Neste domingo, 5 de janeiro, é aniversário de nossa amiga Andréa Queiroz, residente em Petrolândia. Neste dia especial, ela recebe o carinho de seus filhos Reinaldo, Andressa Regianny e Ana Regina, e do marido Reginaldo Souza (Régi do Bar), e de todos os seus amigos. 
Parabéns, Andréa! Deus abençoe e ilumine o seu lar por todos os dias de sua vida. Muitos anos de vida, saúde e prosperidade. Feliz aniversário!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Lúcia Xavier

Petrolândia Classificados: VENDE-SE uma pick-up Ford Ranger 2001 XLT completa 4 portas


VENDE-SE uma pick-up marca Ford, modelo Ranger, ano 2001,versão XLT completa, com 4 portas, combustível diesel, segundo dono. Preço: R$ 34.000,00.

Interessados, por favor, ligar (87) 9921-5533. Falar com Josivaldo.

O Blog de Assis Ramalho anuncia gratuitamente os classificados de Petrolândia e região. Contato: (87) 9955-1186 e e-mail assis.ramalholeal@gmail.com.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Josivaldo Nascimento

Radialista e cronista esportivo pernambucano Mané Queiroz morre aos 66 anos

O radialista e cronista esportivo pernambucano Manuel Marciano de Queiroz, popularmente conhecido como Mané Queiroz, faleceu na noite do último sábado (4), no Hospital Prontolinda, em Olinda, Grande Recife, devido a falência de órgãos. Ele tinha 66 anos e estava internado desde o dia 21 de dezembro de 2013, quando foi atropelado por uma moto em sua cidade natal, Caruaru, no Agreste do estado. O enterro está previsto para o final da tarde deste domingo (5), no Cemitério Parque das Flores, no Recife.

Mané Queiroz deixa dois filhos e uma ex-mulher. Tinha mais de 40 anos de carreira em rádio, tendo passado por diversas rádios do estado, como a Rádio Olinda e Clube.

Atualmente, integrava a equipe do programa Escrete de Ouro e atuava nas rádios Jornal e JC News, do sistema Jornal do Commercio. Além de radialista, ele cursou também economia, historia e psicologia.

G1 PE

Corpo carbonizado encontrado em Água Preta pode ser de advogada desaparecida em Bezerros, diz polícia

A Polícia Civil acredita que um corpo encontrado carbonizado dentro de um veículo em um canavial no município de Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco, pode ser o da advogada Severina Natalícia da Silva, de 45 anos, que está desaparecida desde o dia 5 de dezembro de 2013 quando chegava na casa onde morava em Encruzilhada de São João, no município de Bezerros, no Agreste.

De acordo com o delegado Bruno Vital, designado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) para investigar o caso, o corpo foi encontrado por policiais civis de Palmares. “O cadáver já foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. Parentes da advogada precisaram ir até o instituto. Lá foi colhido o material genético e será feita uma comparação para saber se o corpo é realmente o da advogada”.

Ainda segundo o delegado, nesta segunda-feira (6), a polícia deve divulgar um laudo sobre a identificação do cadáver, além de outros elementos. “Não posso adiantar se o corpo é realmente dela, há uma possibilidade, amanhã divulgaremos tudo”, afirma.


O desaparecimento da advogada foi tratado em uma reunião realizada no dia 19 de dezembro em Caruaru pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subsecção Caruaru e seccional Pernambuco. Durante a reunião o delegado Bruno Vital, informou que havia uma possibilidade da vítima ter sido assassinada. “Possivelmente, o crime está ligado ao exercício da profissão. Estamos realizando diligências de todos os tipos para identificar a autoria e a motivação deste crime”, disse.

Entenda o caso

A advogada Severina Natalícia da Silva, de 45 anos, desapareceu no dia 5 de dezembro de 2013. De acordo com as investigações, ela voltava à noite do Colégio Nicanor Souto Maior, no Bairro Indianópolis, em Caruaru, onde era vice-diretora.



A polícia acredita na possibilidade de sequestro, já que uma testemunha teria visto dois homens encapuzados levando-a para dentro de um carro. De acordo com o sobrinho da vítima, Veronildo Valdomiro Martins, a família da advogada pediu o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Pernambuco, para ajudar nas investigações.

G1 Caruaru
Foto: Reprodução TV Globo

Brasil é campeão da Copa América de Futebol de Areia no Recife

O Brasil conquistou o decacampeonato invicto da Copa América de Futebol de Areia ao vencer a Argentina por 10x1 na manhã deste domingo (5), diante de duas mil pessoas que lotaram a Arena Recife, montada na praia do Pina, Zona Sul da capital pernambucana. Os gols foram de Bokinha (2), Rafinha (2), Datinha, Sidney, Mauricinho, Lucão, Souza e Mão. Sirico descontou para os argentinos.

"Fizemos uma Copa América impecável e todos estão de parabéns. Começamos bem o ano, mostrando bom futebol e dando alegria à nossa torcida. Alcançamos o nosso objetivo. Agora é dar sequência no trabalho, que está dando excelentes resultados. Temos muito a evoluir ainda", afirmou Júnior Negão, técnico do Brasil.

Esta foi a vitória de número 57 dos brasileiros em 58 confrontos diante dos argentinos, mas teve um sabor especial: a conquista marcou a afirmação de uma nova geração, que vem revelando nomes como Bokinha, Lucão, Mauricinho e Filipe, entre outros, jovens que ajudaram o Brasil a começar 2014 com o pé direito, no alto do pódio. Na preliminar, o México derrotou El Salvador por 5x4 e ficou com o terceiro lugar da competição.

JC Online
Foto: Bruno Xavier

Soldado da PM é preso em flagrante após tomar táxi de assalto, na Bahia


Um soldado da Polícia Militar foi preso em flagrante na tarde de sábado (4), após tomar um táxi de assalto, no Largo da Soledade, localizado no bairro da Liberdade, em Salvador. O policial estava com um revólver calibre 38, que estava com a numeração raspada. As informações são do Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar da Bahia (DCS-PM).

De acordo com a assessoria, outros taxistas que presenciaram a ação seguiram o policial suspeito até a Avenida San Martin e acionaram uma guarda da Ronda Especial da PM (Rondesp), que efetuou a prisão.

O policial, que atualmente pertence ao efetivo da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itapuã (CIPM), foi autuado por furto de veiculo e porte ilegal de arma na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veiculos (DRFRV). Em seguida, foi encaminhado para o Coordenadoria de Custódia Provisória da PM, que fica no Batalhão de Choque, onde está preso à disposição da Justiça.

Fonte: G1 BA

Especialista diz que até a geladeira pode denunciar o dono na internet

O brasileiro descobriu em 2013 que não existe privacidade na internet. As denúncias do site Wikileaks, de Julian Assange, e as de Edward Snowden, ex-analista de inteligência norte-americano, mostraram que vários programas dos Estados Unidos e de outros países fazem, há muito tempo, vigilância eletrônica dos cidadãos ao redor do mundo.

Agora, a troca do protocolo que permite a identificação de cada dispositivo na internet, o chamado Internet Protocol (IP), é uma nova mudança que deve deixar em alerta os usuários da rede. O Ipv4, padrão atual, que até então gerou pouco mais de 4 bilhões de endereços diferentes, já é insuficiente para mapear as máquinas do planeta – computadores, tablets, smartphones, por exemplo. Ele está sendo substituído pelo Ipv6, que permite um número infinitamente maior de endereços – 340 tera (34x10 elevado a 13ª potência) – abrindo espaço para que cada objeto possa ter seu próprio endereço na internet e, por isso, viabilizar o IP das coisas.

Demi Getschko, um dos membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), lembra que, já no final dos anos 90 do século passado, ficou claro que o IPv4 deveria ser extinto, pois não haveria mais IP suficiente. “Não se extinguiu e chegamos a 2013, mas vai de fato se extinguir no ano que vem, porque a internet se defende com algumas gambiarras.”

Estados Unidos preparam-se para um frio polar

Os Estados Unidos preparam-se neste domingo (5) para enfrentar um frio polar, com temperaturas extremamente baixas, depois de uma tempestade de neve que já fez pelo menos 15 mortos. As autoridades apelaram aos norte-americanos para se manterem em casa devido a uma onda de frio que atinge desde o início do ano o Nordeste dos Estados Unidos e o Canadá.

Nos estados do centro e norte do país, as previsões dos serviços meteorológicos apontam para que hoje à tarde se registrem temperaturas entre -23 graus Celsius (°C) e -29°C, com mínimas que podem cair durante a noite para -34°C e rajadas de vento que podem fazer com que a sensação térmica atinja -45°C ou mesmo -51°C.

Os habitantes de Chicago foram avisados para o frio dos próximos dias. A cidade pode registrar na segunda-feira (6) o seu recorde de temperatura mais baixa durante o dia, -24°C, nível atingido em 18 de janeiro de 1994 e em 24 de dezembro de 1983.

Demarcações de áreas indígenas dependerão de consulta a nove ministros

As mudanças que o governo quer fazer nas regras para demarcação de terras indígenas no país submetem a criação de novas áreas à avaliação de nove ministérios, reduzindo o controle que a Funai (Fundação Nacional do Índio) tem sobre o processo.

O assunto está em debate no governo desde o ano passado e agora parece estar perto de uma definição. Uma portaria com alterações no decreto que regulamenta a questão desde 1996 foi submetida pelo Ministério da Justiça a consultas e pode ser publicada nos próximos meses.

A reportagem é de Marina Dias e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 05-01-2014.

Se for mantida como está, a portaria obrigará a Funai a ouvir outros órgãos sempre que quiser demarcar ou ampliar terras para uso exclusivo de comunidades indígenas. Se não houver acordo entre eles, caberá ao Ministério da Justiça o papel de mediador.

Petrolândia: Lila e Rinaldinho em noite de seresta no Grêmio no próximo sábado (11)


A cantora Lila, rainha da Seresta, apresenta-se no Grêmio de Petrolândia, na noite do próximo sábado, 11 de janeiro. O seresteiro Rinaldinho também abrilhantará o evento.

Notícia relacionada (clique para ler):
>Lila, a Rainha da Seresta, fala dos seus 30 anos de sucesso em entrevista ao Blog de Assis Ramalho

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Petrolândia: Ladrões arrombam sede do Lions Clube e levam litros de uísque

Cobogó arrombado na parte externa do prédio 

O ano de 2014 não começou bem para a diretoria do Lions Clube de Petrolândia. O prédio, que fica localizado na Orla Fluvial da cidade, foi arrombado na madrugada deste domingo (05).

De acordo com França de Cecídio, presidente do Lions Clube de Petrolândia, o autor do furto levou apenas litros de uísque. Em conversa com a nossa reportagem, França disse que percebeu o furto na manhã deste domingo.

"Na manhã deste domingo, quando eu cheguei para aguar as plantas do prédio, eu constatei que um dos cobogós estava arrombado, e aí, eu percebi que se tratava de um furto. Pelo que eu percebi até agora, foram levados apenas alguns litros de uísque. Agora, só me resta registrar um boletim de ocorrência na delegacia, coisa que vai acontecer nesta segunda-feira (6)", disse.

França de Cecídio assumiu a presidência do Lions Clube de Petrolândia no mês de julho de 2013, e esse é o primeiro episódio do tipo na sua gestão.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Situação do rio São Francisco se agrava por conta da baixa vazão

Há décadas que o rio São Francisco já não é mais o rio caudaloso que servia de local de passagem para grandes embarcações de passageiros e para o sustento da região do Baixo São Francisco, na região de Alagoas e Sergipe.

Antes se via a vazão caudalosa em correntezas, mostrando a força das águas do Velho Chico. Hoje bancos de areia tomam conta de várias partes do seu leito, e cada vez mais a margem fica mais longa. Espécies nativas como o camarão pitu, os peixes surubim e o piau já não são mais vistos e outras espécies de água salgada começam a aparecer na região, mudado todo o ecossistema.

Conforme o professor e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe, Antenor de Oliveira Aguiar Neto, a situação é crítica já que há uma soma de problemas acumulados por décadas, entre eles: construção de nove grandes barragens desde Três Marias (MG) a Xingó (AL/SE); geração de energia; desmatamento; erosão; assoreamento; esgotos industriais e lixos domésticos.

Morre o cantor Nelson Ned aos 66 anos em São Paulo


O cantor Nelson Ned, de 66 anos, morreu na manhã deste domingo (5) no Hospital Regional de Cotia, em São Paulo. Ele estava internado desde sábado com pneumonia.

Segundo funcionários da Funerária Muncipal de Cotia, o cantor morreu às 7h25 em decorrência de "choque septico, sepse, broncopneumonia e acidente vascular cerebral".

Natural de Ubá, Minas Gerais, Nelson Ned fez fama como cantor de músicas românticas nos anos 60, quando já vivia no Rio de Janeiro. "Tudo passará", de 1969, foi um de seus grandes sucessos. Em 2003, o cantor sofreu um acidente vascular cerebral. Desde então, vivia no Recanto São Camilo, na Granja Viana, em Cotia, sob a guarda e cuidados de Neuma, uma de suas irmãs. O AVC afetou sua parte vocal, assim como memória. Ned foi casado duas vezes e teve três filhos com Marly, sua segunda esposa: duas filhas, de 32 e 33 anos, e um filho, que mora no México. Segundo a irmã Ned Helena, as filhas irão acompanhar o velório em São Paulo.

Carreira
Primogênito dos 7 filhos de Nelson de Moura Pinto e Ned d´Ávila Pinto, ele saiu de Ubá (MG) para tentar a vida no Rio de Janeiro aos 17 anos. Começou bem distante dos palcos, trabalhando em uma linha de montagem de uma fábrica de chocolates. Cantou em boates paulistas e cariocas antes da maioridade e era escondido embaixo do balcão das casas quando o Juizado de Menores passava para fiscalizar.

Tempos depois, passou a ser figura recorrente no programa do Chacrinha, que ele considera o “pai de sua carreira artística”. Foi na televisão que conquistou espaço e sucesso com o hit "Tudo passará", uma de suas primeiras músicas.“Ele foi um divisor de águas na minha vida. Me deu oportunidade e comida. Devo muito ao falecido amigo. Foi muito difícil ser cantor de brega e anão neste país”, relembrou Ned em entrevista ao G1, em 2012.

Com 32 discos gravados em português e espanhol, Ned cantou no Carnegie Hall e no Madison Square Garden, ambos em Nova York. Ele se converteu nos anos 90 à religião evangélica e, desde então, cantava músicas gospel. Em 1996, lançou a biografia "O pequeno gigante da canção", que fazia referência à sua altura, de 1,12m.

O hit "Tudo passará” era sua faixa predileta, conforme contou ao G1. “É a que mais gosto. Quando cantei em um programa fui aplaudido de pé no meio da música. Isso é ser brega? Quem não é brega quando fala de amor? É o amor que é brega, não a minha música.”

Principais discos:
1960 - "Eu sonhei que tu estavas tão linda/Prelúdio à volta"
1969 - "Tudo passará"
1970 - "Nelson Ned"
1979 - "Meu jeito de amar"
1992 - "Penso em você"
1993 - "El romantico de América"
1997 - "Jesus está voltando"
1998 - "Seleção de ouro/20 sucessos"
1999 - "Os melhores tangos e boleros"
1999 - "Tudo passará/Meu jeito de amar"

G1 São Paulo Música

Premiação da campanha “Com a conta da Compesa em dia todo mundo ganha” é sorteada nesta segunda (06)

Segunda-feira (6) é a data mais esperada pelos 32.918 clientes da Compesa que se inscreveram para concorrer aos prêmios da campanha “Com a conta da Compesa em dia todo mundo ganha”. O número é 8% superior à quantidade de participantes registrada em 2012. Desse total, 11.321 são clientes que renegociaram seus débitos para começar o ano de 2014 com o nome limpo e a chance de disputar os prêmios.

O total de débitos que foram regularizados durante a vigência da campanha chega a R$ 8,416 milhões, com um valor médio de R$ 743,45 por cliente. “A campanha deste ano procurou estimular a adimplência e valorizar o cliente que se encontrava em dia. Neste ano promovemos descontos que estavam dentro dos padrões normais de negociação que já adotamos”, destacou o diretor Comercial da Compesa, Franklin Azoubel.

Serão sorteados 35 televisores LCD, 35 notebooks e um carro zero quilômetro, que está em exposição desde o final de dezembro na sede da companhia, na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, área central do Recife. A lista com os nomes dos ganhadores será divulgada no site da Compesa e nas redes sociais. Os prêmios poderão ser retirados na sede da companhia, para os clientes que moram na Região Metropolitana, e nas sedes das gerências regionais para os que moram no interior do Estado.

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

É grave estado de saúde de menina argentina que caiu do mezanino do Galeão

A Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Dairj) instaurou inquérito para apurar a queda de uma menina argentina de 3 anos, na noite deste sábado (4), próxima à escada rolante do mezanino do Terminal 2 do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim. Segundo a Polícia Civil, o inquérito apura crime de lesão corporal.

A menina está internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio. De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, a criança teve traumatismo craniano e na face. O estado dela é grave, mas a criança tem respondido bem ao tratamento. A secretaria informou ainda que, depois dos primeiros exames feitos logo após ela ser levada, acompanhada pelos pais, para o hospital, a criança foi transferida para o CTI. A secretaria disse que não tem autorização para divulgar a identidade da menina.


A Polícia Civil ouviu ontem os pais da criança. Funcionários e o médico da Infraero que fez o atendimento ainda no aeroporto também foram ouvidos. Segundo a Polícia Civil, as investigações prosseguem incluindo a análise das imagens das câmeras de segurança do aeroporto e com a procura de possíveis testemunhas que possam ajudar a esclarecer o caso. Os agentes da Dairj aguardam o resultado da perícia feita no local e o boletim de atendimento do Hospital Souza Aguiar.

Segundo a Infraero, a queda ocorreu por volta das 17 h e no local existe uma proteção igual às instaladas em escadas rolantes de shoppings centers. Ainda de acordo com a Infraero, o primeiro atendimento à menina foi feito, no próprio aeroporto, pela equipe médica da empresa.

Agência Brasil

Plano de saúde é condenado a custear exame médico e indenizar usuário em R$ 8 mil

A 3ª Vara Cível do Recife condenou a empresa Sul América Seguro Saúde S/A ao pagamento de R$ 8 mil a título de danos morais a usuário do plano de saúde por negativa de realização de exame médico. A seguradora ainda terá que custear o exame negado, o PET Scan (Tomografia por Emissão de Pósitrons). A sentença, proferida pelo juiz Rogério Lins e Silva, foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta quinta-feira (02). A empresa pode recorrer da decisão.

Segundo os autos, Gilberto Ferreira de Barros alegou que a Sul América se negou a realizar o exame PET Scan, solicitado pelo médico assistente. O autor da ação requereu a cobertura do exame e a condenação da empresa ao pagamento por danos morais, decorrentes da negativa da prestação médica. A empresa contestou as acusações, alegando que o plano do usuário não possui cobertura para realização deste exame. A Sul America ainda afirma que a apólice do autor não é adaptada à Lei 9.656/98 e, por isto, não existe obrigatoriedade em cobrir o exame médico. Por este motivo, requer a improcedência dos pedidos do autor.

O juiz Rogério Lins e Silva relatou que o contrato em questão, firmado entre as partes antes da Lei nº 9.656/98, garante a cobertura para determinada doença ou patologia, estando assegurados os procedimentos técnicos indicados pelo médico, o que inclui exames de diagnósticos.

Inscrições para o Sisu serão abertas nesta segunda-feira (06)

A partir de amanhã (6) os estudantes que querem concorrer a uma vaga de ensino superior em instituições públicas podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição é feita exclusivamente pela internet e vai até o dia 10. No site do programa os estudantes já podem consultar as vagas disponíveis em pelo menos 115 instituições.

Pode se inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou nota zero na redação. O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. O candidato que estiver sem o número da inscrição ou a senha poderá recuperá-los no site do exame.

O estudante concorre às vagas disponíveis no Sisu com as notas no Enem, mas não é preciso tê-las em mãos no momento da inscrição. Quando o candidato insere no site o número de inscrição e a senha, o Sisu recupera, automaticamente as suas notas obtidas no exame.

Sebrae Bahia abre inscrições de seleção com salário de até R$ 5 mil


Estão abertas as inscrições do processo seletivo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae) destinado ao preenchimento de cinco vagas, além daquelas que vierem a ocorrer no período de validade da seleção. As vagas são para os cargos de Analista Técnico, que exige nível superior em diversas áreas, e Assistente, cujo requisito é ter nível médio completo. Os salários variam de R$ 1.437,34 a R$ 5.137,92. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

A seleção ocorrerá por meio de uma prova escrita composta por 52 questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos e uma questão dissertativa. As provas serão realizadas no dia 23 de fevereiro, no turno matutino, nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Eunápolis, Barreiras e Jacobina, devendo o candidato optar pelo município de realização da prova no ato da inscrição.

Clique aqui para ver>edital


As inscrições devem ser feitas até as 23h59 do dia 24 de janeiro, exclusivamente no site da Fundação Cefet Bahia. A taxa é de R$ 60 para nível superior, e R$ 40 para nível médio.

Os aprovados serão contratados sob o Regime da Consolidação das Leis trabalhistas (CLT) e também terão direito a Auxilio alimentação e/ou refeição; Seguro de vida e acidentes pessoais; Previdência privada; Assistência médica e odontológica; e Vale transporte.

O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contados da data da respectiva homologação, podendo este prazo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Sebrae/BA.

Correio da Bahia (Correio 24 Horas)

Nelson Ned é internado em São Paulo

O cantor Nelson Ned, de 66 anos, foi internado na tarde desse sábado (4) no Hospital Regional de Cotia, em São Paulo.

Segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde, o artista está com pneumonia em estado grave, porém, estável.

Natural de Ubá, Minas Gerais, Nelson Ned fez fama como cantor de músicas românticas nos anos 60, quando já vivia no Rio de Janeiro. "Tudo passará" foi um de seus grandes sucessos.

Em 2003, o cantor sofreu um acidente vascular cerebral. Ele vive em São Paulo, sob a guarda e cuidados de Neuma, uma de suas irmãs.

Globo.com

As estradas e os índios - Artigo de Egon Keck

"O fato relacionado aos povos indígenas que mais chamou atenção no final de 2013 foi a morte do cacique Ivan Tenharim e os acontecimentos de violência e destruição que seguiram e sobre os quais seguem interrogações e dúvidas até hoje. Apesar da repercussão em nível nacional pouco se tem falado sobre a questão de fundo, ou seja, o clima de hostilidade e de preconceito implantado contra os Tenharim, desde que a estrada atravessou seu território em meados da década de 70. Espero contribuir com a reflexão a esse respeito", escreve Egon Heck, Cimi-MS, ao enviar o artigo que publicamos a seguir.

Eis o artigo.

Numa entrevista de julho de 1975, Eliane Cantanhede afirmou: “Nada tem sido mais dramático para a sobrevivência das tribos indígenas brasileiras que a construção de estradas em seus territórios. Pela estrada vem o branco, o vírus das doenças, os germes da mendicância, da violência, da prostituição” (Veja 16/07/1975).

As recentes violências em Humaitá, AM, tocam numa das feridas das veias e vias abertas na Ditadura Militar no Brasil. Ao ordenarem, em sua estratégia geopolítica e econômica, que se rasgasse a densa floresta amazônica em todas as direções, não apenas se estava abrindo estradas de invasão (chamado de vias da integração, do desenvolvimento, do deslocamento do nordeste da seca para a Amazônia sem gente!), mas caminhos de genocídios de inúmeros povos e comunidades indígenas que estavam sob os traçados das estradas. E foi nesta política que o território Tenharim foi rasgado pela Transamazônica, BR-230, na década de 1970.

Para Egydio Schwade, “a investigação da Comissão Nacional da Verdade sobre a violência sofrida por índios terá que apontar o que ocorreu com os Cinta Larga e Suruí, na região dos rios Aripuanã e Rooswelt, entre Rondônia e Mato Grosso; os Krenhakarore do rio Peixoto de Azevedo, na rodovia Cuiabá-Santarém (conhecidos como Índios Gigantes); os Kanê ou Beiços-de-Pau do Rio Arinos no Mato Grosso; os Avá-Canoeiro em Goiás; Parakanã e Ararano Pará, entre outros, em função dos projetos políticos e econômicos da Ditadura”.

Barreiros concluídos pela Codevasf no sertão de Pernambuco asseguram água para rebanhos em 36 municípios

Cerca de 3,6 milhões de metros cúbicos de água é a capacidade de armazenamento de água destinada à dessedentação animal nos 202 barreiros (também chamados de pequenas barragens) construídos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), até o momento, no semiárido de Pernambuco.

Distribuídos por 36 municípios, os barreiros beneficiam cerca de 12 mil pessoas do sertão pernambucano, preservando suas criações animais durante a estiagem, e são um investimento de mais de R$ 12 milhões do programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação. Os barreiros acumularão água no período chuvoso, que já começou no interior de Pernambuco.

De acordo com o engenheiro civil da 3ª superintendência regional da Codevasf, Elijalma Augusto, com as chuvas de dezembro os barreiros já começam a modificar a vida no sertão pernambucano.

“Estivemos em diversos município do semiárido do estado. Vimos que barreiros de Ouricuri, Lagoa Grande, Exu, Petrolina, entre outros, já estão com um volume de água acumulado das chuvas de dezembro. Isso mostra a importância desta ação. Graças aos barreiros, centenas de famílias terão água garantida para seu rebanhos nos próximos meses, ou até anos. Sem estas estruturas, a maior parte da água da chuva teria sido perdida”, afirma.

Mercado da bola: Vasco fecha com Rodrigo e Maikon Leite vai jogar no Atlas do México; confira as últimas notícias do futebol


Após se reforçar com os paraguaios Martín Silva e Aranda, o Vasco fechou neste sábado a contratação do zagueiro Rodrigo, que estava no Goiás e ficará em São Januário por dois anos. Além disso, o clube evoluiu na negociação com o lateral-direito André Rocha, que disputou a última Série B do Campeonato Brasileiro pelo Figueirense. Porém, o time cruz-maltino encontra mais dificuldade para renovar o empréstimo de Pedro Ken, pois o presidente do Cruzeiro, detentor de seus direitos,disse que o meia é um nome interessante para o elenco celeste em 2014.

Outro time próximo de anunciar contratação é o Santos, que conta com a ajuda de um fundo de investimentos para fechar com o meia Lucas Lima, ex-Sport. Já para outros clubes paulistas, como Palmeiras, São Paulo e Ponte Preta, as notícias deste sábado são de saídas ou possíveis saídas. O Verdão viu confirmada a assinatura de Maikon Leite com o Atlas-MEX. No Tricolor, o presidente Juvenal Juvêncio revelou que Jadson interessa a um clube do exterior. Já na Macaca, seguem as especulações sobre a saída de Rildo, até para a Espanha.
Lucas Lima, ex-Sport, pode acertar com o Santos (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

O Flamengo, por sua vez, está com as atenções divididas. Há a esperança em ainda contar com o volante Elias, que vai treinar no time B do Sporting Lisboa. Além disso, o clube vive a incerteza sobre o também volante Luiz Antônio, que não garante que irá se reapresentar no dia 8. Para completar, tenta concretizar a contratação do lateral-direito Léo, que, no entanto, vai se apresentar ao Vitória, clube detentor dos seus direitos.

'Realidades novas como os filhos de casais homossexuais são um desafio educativo novo', diz o Papa

O Papa Francisco considera que as distintas realidades pessoais que se dão na sociedade atual, como a existência de filhos que convivem com casais homossexuais, supõem um novo desafio educativo para a Igreja Católica, sobretudo na hora de anunciar o Evangelho.

Esta é uma das mensagens que o pontífice argentino deu no mês de novembro, no colóquio com os membros da União dos Superiores Gerais - USG - dos institutos religiosos masculinos e publicada na reportagem da revista Civiltà Cattolica, no dia 03-01-2014.

A informação é publicada por Religión Digital, 04-01-2014.

"Lembro do caso de uma menina muito triste que no final confessou para a professora o motivo do seu estado de ânimo: "a noiva da minha mãe não me quer", narrou Francisco aos superiores gerais dos institutos religiosos.

"A porcentagem de crianças que estuda nos colégios e quem têm pais separados é muito alto - acrescentou. As situações que vivemos hoje, portanto, nos colocam novos desafios que para nós, muitas vezes, são difíceis de compreender. Como anunciar Cristo a estes meninos e meninas? Como anunciar Cristo a geração que muda?"

Francisco alertou aos religiosos que é preciso estar atentos para que não se dê a estas novas gerações uma "vacina contra fé". Ele lembrou que os pilares da educação são "transmitir o conhecimento, transmitir formas de fazer e transmitir valores, através dos quais se transmite também a fé".

"O educador deve estar à altura das pessoas que educa, deve se perguntar como anunciar a Jesus Cristo para uma geração que muda. A tarefa educativa hoje é uma missão chave, chave, chave", asseverou o pontífice argentino.

Morre Eusébio, o maior nome da história do futebol português, aos 71 anos

O Pantera Negra, que encantou o mundo na Copa de 1966, sofreu uma parada cardiorrespiratória na madrugada deste domingo

O mundo do futebol está de luto. Faleceu na madrugada deste domingo o ex-atacante Eusébio, considerado o maior jogador da história do Benficae de Portugal em todos os tempos. Aos 71 anos, o Pantera Negra, que sofrera um AVC em 2012 na Polônia, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Revelado no Sporting Lourenço Marques na segunda metade dos anos 1950, o moçambicano Eusébio da Silva Ferreira chegou a Lisboa no fim de 1960 contratado pelos Encarnados, onde se tornou o maior artilheiro da história do clube (638 gols) e sua principal referência durante as 15 temporadas em que defendeu a equipe lisboeta.

Pelo Benfica, Eusébio conquistou nada menos do que Campeonatos Nacionais (1960/61, 1962/63, 1963/64, 1964/65, 1966/67, 1967/68, 1968/69, 1970/1971, 1971/72, 1972/73 e 1974/75), cinco Taças de Portugal (1961/62, 1963/64, 1968/69, 1969/70 e 1971/72) e uma Taça dos Campeões Europeus (1961/62), além de ter sido três vezes vice-campeão europeu (1962/1963, 1964/65 e 1967/68).

Considerado por muitos abaixo apenas de Pelé, Eusébio chegou ao ápice na disputa da Copa de 1966, na Inglaterra. Ao vencer por 3 a 1 na fase de grupos, Portugal eliminou o Brasil, tirou a Coreia do Norte nas quartas (5 a 3) e chegou às semifinais, onde acabou derrotada pelos anfitriões (1 a 2). Ao bater a antiga União Soviética por 2 a 1, o selecionado luso terminou a competição em terceiro lugar. Goleador com nove tentos (três a mais que o vice, o alemão Helmut Heller), o Pantera Negra, então com 24 anos, foi exaltado como o melhor jogador.

Pela seleção de Portugal, o ex-avante disputou 64 partidas e anotou 41 gols, obtendo a média de 0,64. Seu primeiro duelo defendendo a esquadra foi em outubro de 1961 (qualificatória para o Mundial de 1962), menos de um ano após estrear pelo Benfica, e seu último compromisso, em 1973, pelas Eliminatórias para a Copa do ano seguinte, na Alemanha.

Além de Sporting Lourenço Marques e Benfica, Eusébio defendeu em Portugal o Beira-Mar e em fim de carreira o União de Tomar. Esteve também no Monterrey (México) e em clubes do Canadá e dos Estados Unidos, onde deixou definitivamente os gramados.

Globoesporte.com

Nova minissérie da Globo, 'Amores Roubados', gravada em Paulo Afonso e Petrolina estreia nesta segunda-feira(6)

As atrizes Patrícia Pillar e Dira Paes ao lado de Cauã Reymond em cena de 'Amores Roubados'Foto: TV Globo / Divulgação

"Amores Roubados", nova minissérie da TV Globo que estreia nesta segunda-feira (6) a partir das 22h15, abordará os temas desejo, ciumes e vingança que permearão entre os apaixonados Leandro (Cauã Reymond) e Antônia (Isis Valverde).

Leandro é um belo jovem nascido no sertão e criado em São Paulo pela mãe prostituta, Carolina, interpretada por Cássia Kiss. Ele retornará à sua cidade natal mais velho, onde irá se envolver com três lindas mulheres: Antônia, Celeste (Dira Paes) e Isabel (Patrícia Pillar).

A minissérie é inspirada no livro "A Emparedada da Rua Nova", do jornalista e fundador da Academia Pernambucana de Letras, Carneiro Vilela (1846-1913). As cenas foram gravadas em Petrolina (PE), em Paulo Afonso (BA) e em outras cidades nordestinas.

Cauã e Isis parecem ter sido pegos por uma ironia do destino. Eles contracenam juntos em uma trama que envolve traições pouco tempo depois de a atriz ter sido apontada como pivô da separação do galã com Grazi Massafera.

Confira a seguir os resumos dos primeiros capítulos, e quem é quem na minissérie

Quatro pessoas da mesma família morrem em acidente no interior da Bahia

Carro em que a família estava pegou fogo 

Quatro pessoas morreram em um acidente neste sábado no município de Correntina, no Oeste da Bahia. Elas estavam em uma Chevrolet S10 que pegou fogo após colidir de frente com uma Toyota Hilux na BR-346, na manhã de sexta-feira (3).

As vítimas foram identificadas como Maria das Graças de Morais, Margarida Martins Mantzos, Sotiro Mantzos, e Fernando Morais Mantzos, 11 anos.

Segundo a Polícia Militar da cidade, a colisão ocorreu por volta de 8h30.

No outro carro estavam Nazaré Maria dos Santos, 57, Elizabete Fernandes dos Santos, 49, e Antonio Lisboa Ribeiro Bonfim, 50, que foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade de saúde em Correntina e, em seguida, para o Hospital do Oeste, em Barreiras.

Os corpos das vítimas, que morreram carbonizadas, foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras.

Fonte: Correio da Bahia
Fotos: Correio da Bahia e G1 BA

Candidatos e eleitores devem ficar atentos às regras da Justiça Eleitoral

Eleitores de Petrolândia devem se recadastrar até o dia 12 de fevereiro

O ano eleitoral começou e, com ele, um calendário voltado para o pleito que ocorrerá em outubro deve começar a ser observado por candidatos e eleitores. Desde o dia 1º, por exemplo, diversas regras da Justiça Eleitoral já estão valendo, fixando prazos e proibições para quem for disputar as próximas eleições.

É o caso, por exemplo, da obrigatoriedade de registro das pesquisas eleitorais a partir deste mês. No caso de pesquisas sobre a eleição presidencial, elas devem ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já os demais levantamentos devem ser registrados nos tribunais regionais eleitorais. Isso deve ser feito exclusivamente por meio eletrônico do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle).

Desde o dia 1º a Administração Pública está proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente, exceto em casos de calamidade pública, situações de emergência ou programas sociais cuja execução orçamentária já esteja prevista. Esses programas, inclusive, não podem ser executados por entidades nominalmente ligadas a candidatos, mesmo que já estejam em andamento.