Web Radio Petrolândia

domingo, 19 de maio de 2019

Estudos apontam que acordar cedo prejudica o aprendizado dos jovens


Acordar mais tarde na adolescência não é sinônimo de preguiça, mas, sim, de uma necessidade natural do corpo nessa etapa da vida. As alterações hormonais pelas quais passam os jovens provocam diversas mudanças, entre elas a variação na produção da melatonina, o hormônio do sono.

Produzido na glândula pineal, esse hormônio dita a alternância de sono e vigília, e funciona como um indutor do sono, como explica a neurologista Andrea Bacelar. “Nós, seres humanos, temos o chamado ciclo circadiano. Quando o indivíduo entra na adolescência, há a alteração de pico e queda na produção de melatonina, ou seja, há uma tendência de atraso nos horários de dormir e de despertar, uma resposta biológica”, explica.

Paulo Afonso (BA): Homem é assassinado no mesmo dia que retorna de São Paulo


Um homem foi morto com um tiro na cabeça na noite deste sábado, 18, nas proximidades da CEASA, no Bairro Tancredo Neves – BTN 3, em Paulo Afonso (BA). Josenaldo Menezes Silva, mais conhecido como “Naldinho” foi baleado e levado para o Hospital Municipal de Paulo Afonso, contido, segundo a polícia já chegou sem vida.

De acordo com registro do 20º Batalhão da PM, após contato feito com os familiares de Naldinho, foi descoberto que um rixa entre o autor e a vítima pode ter motivado o homicídio.

Segundo a polícia, em novembro do ano passado, Naldinho teria entrado em vias de fato e tomado uma facada de Bruno Ferreira da Silva, vulgo “Bolão”. Dois dias depois daquela briga, a vítima esteve na delegacia, gerando uma ocorrência.

A polícia informou que a família de Josinaldo narrou que após prestar a queixa crime, Bolão teria ameaçado matar Naldinho, que foi morar em São Paulo. Segundo os familiares, Bruno e Josinaldo ficaram trocando ameaças recíprocas via aplicativo Whatsapp.

O retorno de Josinaldo para Paulo Afonso, na data do crime, noite de sábado, 18, com a intenção de resolver as diferenças com Bolão resultou no homicídio, esclareceu a polícia. Naldinho recebeu um disparo de arma de fogo na testa efetuado pelo seu algoz, informou no registro policial a PM.

Os militares fizeram buscas nos arredores do crime, contudo, até o momento o autor não foi localizado.

Por PA4.COM.BR

Petrolândia: Atletas da EREM Maria Cavalcanti Nunes se destacam em competições dos Jogos Escolares 2019






O esporte une, valida as emoções, representa o sentimento de equipe. O espírito esportivo também é determinante para a disciplina e uma educação em valores. 

Todos e todas as atletas estão de parabéns por competir com respeito ao adversário, seja ele quem for, de forma individual e coletiva. Por isso, estamos aqui parabenizando as conquistas, aprendendo com as perdas e motivando a cada um e cada uma que honrou a camisa da nossa escola. Quanto ao JEP 2019, foi muito massa! Parabéns aos técnicos, técnica e professores feras que acompanharam essa GALERA nos treinos e durante os jogos. Que venham os regionais!

Coletivos - campeão: handebol masculino, basquete masculino e futsal masculino.
Vice:. Futsal feminino e futebol masculino.

Individuais - campeão: badminton xadrez masculino, tênis de mesa masculino e feminino, natação masculino e vôlei de praia
Vice: xadrez feminino, badminton feminino.

Por Diário de Classe da EREM Maria Cavalcanti Nunes

Veja também


Por Redação do Blog de Assis Ramalho

Acidente entre motocicletas deixa duas pessoas mortas e uma ferida em Viçosa, AL


Um acidente entre duas motocicletas deixou duas pessoas mortas e uma ferida neste sábado (18), no município de Viçosa, região da Zona da Mata de Alagoas. Ainda não se sabe o motivo do acidente.

O helicóptero "Aeromédico" e Unidades de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados. Os nomes das vítimas não foram divulgados.

De acordo com o Samu, as duas pessoas que conduziam as motocicletas morreram no local do acidente.

A outra vítima, com o estado de saúde grave, foi levada ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, com o auxílio do helicóptero e está internada na área vermelha.

"A vítima que resgatamos estava em estado grave com traumas na região da face, com suspeita de fraturas no braço esquerdo e na perna esquerda. A senhora tinha perdido muito sangue e precisou ser transportada entubada para o HGE", contou o médico do Serviço Aeromédico, Diogo Gonzaga.

Por G1 AL

Petrolândia: EREM Mª Cavalcanti Nunes tem vagas do Prevupe/2019. Inscrições abertas!


Estão abertas as inscrições para o curso pré-vestibular PREVUPE da Universidade de Pernambuco (UPE). Em Petrolândia, o polo funcionará na EREM Maria Cavalcanti Nunes, no centro da cidade.

O curso é gratuito e tem o objetivo de reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos que pretendam concorrer às vagas dos programas de graduação, cursos técnicos e tecnológicos, através do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, vestibulares ou de outros processos seletivos.

Inscrições do PREVUPE /2019. Poderão inscrever-se estudantes do 3¤ ano do Ensino Médio e também os que já concluíram, desde que tenha sido em escola pública. Para mais detalhes, acessar o edital no site www.upenet.com.br.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: UPE e Aparecida Ferraz/EREM Mª Cavalcanti Nunes

Jatobá/Itaparica: Pelada e descontração da Associação Pó de Serra deste domingo 19/05/2019



Neste domingo, 19 de maio de 2019, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá. realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede.

Confira resultados

1ª Pelada (das 7 às 8hs da manhã):
Placar: camisa camisa verde 5 x 2 camisa amarela
Gols do camisa verde: Arnaldo Júnior (2), Aragão, Samuel e Jadir
Gol do camisa amarela: Nêgo e Genilson

Segunda pelada (8h00 às 9h00)
Placar: camisa verde 3 x 2 camisa amarela
Gols do Camisa amarela: Eloi e Tales
Gol do camisa verde: Almir (2) e Jadir

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste domingo, 19 de maio; veja lista


Mudam de idade hoje (Domingo 19 de maio de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Patrícia Morais,   Ilza Lima,  Elias Thomé   Suely Brandão,  Luiz Carlos Gomes,  Taynara Novaes
,  Italo Spindola  Jose de França,  Kézia Laíza,,  Fabiano Matias,  Ana Denise,  Cristiano Soto,  Elaine Cristina,  Gabrieli Morais,  DjJunior MMusic,  Davi Oliveira,  Alex Sandro Freire e  Clau Alves.

O Blog de Assis Ramalho presta essa homenagem aos aniversariantes do dia. Felicidades para vocês, nesta data tão especial!

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho.

Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 20 a 24 de maio de 2019


Secretaria de Saúde de Petrolândia

Lula está apaixonado e quer se casar ao sair da prisão


Em uma publicação no Facebook, no sábado (19), o ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira revelou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está apaixonado e pretende se casar assim que sair da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR), onde está preso desde abril do ano passado.

De acordo com Bresser, a confissão foi feita na última quinta-feira (16), durante uma visita a Lula. “Ele está em ótima forma física e psíquica”. O ex-ministro ainda afirmou que a grande preocupação de Lula é com a defesa da soberania brasileira e ter sua inocência reconhecida.

Petrolândia: Eterno povoado de Barreiras! Por Tony Xavier - o poeta do povo



O famoso Portão da Barreiras

Mergulhei novamente no passado
Pra rever os lugares que deixei
Tantas coisas jogadas encontrei
Fiquei triste bastante angustiado
Em momentos também emocionado
Porque lá eu deixei meu coração.
Boa Vista, Altinho e Portão,
A Igreja Sagrada de Barreiras,
A feirinha e rua da Mangueira,
São eternas aqui no coração!

Fui na comunidade Santa Helena
Foi lá que bateu forte á emoção,
Resolvi dar um salto no portão,
E comigo de novo o mesmo tema;
Emoções repetiram a mesma cena,
Ao sentir bem de perto á solidão;
Vi escombros de casas pelo o chão,
Sinto esta tortura á vida inteira;
Á feirinha e rua da mangueira,
São eternas aqui no coração!

Jamais vou aceitar o que passou
Muito embora eu sei que não tem jeito
Essa dor vai está dentro do peito,
Para mim nada disso acabou;
Á memória não se acostumou,
Conviver com á triste decisão;
Tô sofrendo sem paralisação,
É terrível viver desta maneira;
Á feirinha e rua da mangueira,
São eternas aqui no coração!

O famoso Portão da Barreiras

Por Tony Xavier
O poeta do povo.

Pai mata filha de cinco meses em São Lourenço da Mata (PE) por ela ser menina

IML de Recife

Dois dias após sofrer graves agressões provocadas pelo próprio pai, uma bebê de cinco meses foi socorrida na sexta-feira (17) no Hospital Petronila Campos, no Parque Capibaribe, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. O pai, identificado pela Polícia Civil de Pernambuco como Augusto Silva da Cruz, de 23 anos, cometeu as agressões na casa da família, o que posteriormente resultou na morte da criança. Segundo a mãe, o homem não aceitava o fato de ter uma filha, já que queria um menino.

De acordo com informações preliminares da polícia, o pai agredia a criança há pelo menos três meses. A conselheira tutelar responsável pelo caso, Elisama Fernandes, alega que o Conselho Tutelar de São Lourenço da Mata recebeu o chamado por volta das 9h da manhã da sexta (17) do Hospital Petrolina Campos, que informou o estado grave da criança.

A bebê ainda passou por trinta minutos de reanimação pelos médicos, que conseguiram salvá-la apesar dos hematomas e lesões espalhados pelo corpo. Segundo a conselheira Elisama, a perna da criança parecia estar quebrada e também existiam lesões na face. Após a reanimação, a criança foi transferida imediatamente para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central do Recife, mas não resistiu e faleceu no caminho.

A mãe da criança, que não pode acompanhá-la durante a transferência, permaneceu em São Lourenço para ser ouvida pela polícia e realizar o reconhecimento do agressor. O primeiro relato apontava que a bebê havia tomado suco e sido deixada sozinha no quarto enquanto a mãe foi estender roupas, e que, ao retornar ao quarto, estava desacordada. "Ela disse aos médicos que a filha caiu, mas as lesões eram muito graves para serem de queda. O corpo todo apresentava sinais de espancamento", descreve Elisama.

Ao conversar com a polícia, a mãe da bebê relatou que sofria violência de Augusto, que não permitiu o socorro da menina, e, por isso, ela não compareceu ao hospital antes. A Secretaria da Mulher foi acionada para acompanhar o caso, e, de acordo com Elisama, afirmou que a mãe foi vítima de Augusto, que a prendia dentro de casa. "Estamos realizando todo o levantamento, se existem outras denúncias e a polícia também está realizando o inquérito", concluiu a conselheira.

Segundo a Polícia Civil, Augusto Silva foi preso em flagrante por homicídio ainda na sexta-feira. Foi instaurado inquérito policial para investigar o caso. A pena que o pai pode receber é de 12 a 20 anos de prisão. O corpo da menina foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.

O casal ainda possui outro filho, que está com a avó. A casa da família foi destruída pelos vizinhos, que atearam fogo na residência revoltados com a situação.

Por Folha dePE

Petrolândia: Edy Ferreira e Keven Vip são atração deste domingo (19) no Maria Fumaça


Confira as imperdíveis atrações deste domingo (19/05/2019), cada vez melhor no Maria Fumaça, na Orla Fluvial de Petrolândia.

Divulgação/Maria Fumaça

Petrolândia: Carro capota e sai da pista na BR- 316, no Bairro Nova Esperança


Na manhã deste domingo (19), por volta das 05h30 min, aconteceu um acidente automobilístico na BR 316, no Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. O veículo se deslocava no sentido de Floresta a Petrolândia. O motorista conduzia um Honda Civic, com placa de Picos-PI, informou que perdeu o controle do veículo, ao ser fechado por um caminhão. 

O proprietário do Motel Só Love, foi chamado ao local após o acidente e, segundo o empresário, o motorista seria a única pessoa no veículo. Apesar de um corte na cabeça, o condutor estava  aparentemente bem e concordou em ser levado ao Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, onde seria medicado.

As informações são do Blog Sertão News.

Blog de Assis Ramalho

Melhora situação da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco


O ano de 2019 deve apresentar uma melhora na situação dos recursos hídricos das regiões da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Mesmo que não seja uma recuperação ideal, este ano deve ser menos crítico comparado aos últimos cinco anos. As chuvas do fim do ano passado proporcionaram um aumento na capacidade dos reservatórios de Sobradinho (Bahia) e de Três Marias (Minas Gerais).

Em evento realizado em Brasília na última sexta-feira, o Comitê Hidrográfico da Bacia do São Francisco (CBHSF) destacou que esse resultado traz benefícios para a região. “Melhora a navegação, que ficou bastante reduzida nos últimos anos e também melhora a qualidade da água”, destacou o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.

Petrolândia: Câmara Municipal apresenta à prefeita Jane indicação para melhorias em escolas municipais


Na sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Petrolândia, na última quarta-feira (15), os vereadores apresentaram, em unanimidade, Indicação dirigida à prefeita Jane para solicitar benfeitorias pontuais nas escolas municipais Jurema, 1º de Maio, Baraúna, Mandacaru, Santa Inês e Caruá, além de solicitar medidas para afastar morcegos e pardais dos prédios das instituições da rede municipal de ensino. Leia abaixo, na íntegra, o teor da Indicação. 

Indicação nº 012/2019

Os Vereadores que abaixo subscrevem indicam à Nobre Mesa, consultando o Augusto e Soberano Plenário na forma regimental seja encaminhado expediente à Excelentíssima Sra. Prefeita Municipal de Petrolândia, Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, seja viabilizada coma máxima urgência possível, os procedimentos abaixo discriminados:

Apoiadores de Bolsonaro convocam atos pró-governo no dia 26


A hashtag #DeusBrasilBolsonaro é comentada por pessoas a favor do governo. Enquanto a #BoldonaroNossoPresidente foi um dos assuntos mais comentados por pessoas contra Bolsonaro

Clique e leia

Por O Estadão Conteúdo

Petrolândia: Vereadores aprovam Moção de Pesar pelo falecimento de Edson da Sílvia Móveis


Moção de Pesar nº 007/2019

A Câmara Municipal de Petrolândia, por intermédio do Vereador Erinaldo Alencar Fernandes, manifesta o seu profundo pesar, pelo falecimento do Senhor Edson Alves dos Santos, ocorrido nesta cidade em 16.04.2019.

Justificativa

Esta Egrégia Casa de Leis, tendo pleno conhecimento da grande pessoa que era o Sr. Edson, de vida ativa em prol do Município de Petrolândia, externa o seu profundo sentimento pela irreparável perda deste Cidadão, homem íntegro e exemplar, e que lamentavelmente tão cedo nos deixou, nesta jornada terrena.

Iterpe recebe gestores do município de Nazaré da Mata que buscam parcerias para famílias de agricultores do município



Os gestores do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco receberam, na última quarta-feira (15/05), equipe da prefeitura de Nazaré da Mata, para dialogarem sobre as políticas agrárias voltadas ao acesso à terra. O objetivo da discussão é buscar alternativas que contribuam para o desenvolvimento das famílias do campo no município.

Na ocasião, os gestores do Iterpe expuseram as etapas de execução das principais políticas de acesso à terra, que são realizadas pelo Governo de Pernambuco e que são possíveis de serem promovidas no município, entre eles as ações de Reordenamento Agrário e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Prefeito de Jeremoabo é punido pelo TCM por nepotismo; Cabe recurso



O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quinta-feira (16/05), julgou procedente a denúncia formulada por vereadores do município de Jeremoabo contra o prefeito Derisvaldo José dos Santos, pela prática de nepotismo. O gestor teria nomeado parentes do vice-prefeito, Luiz Carlos Bartilotti Lima, para ocupar cargos em comissão na prefeitura, durante o exercício financeiro de 2018. O relator, conselheiro Paolo Marconi, aplicou multa no valor de R$3 mil.

A relatoria considerou ilegal a nomeação de Vitor Bartilotti Lima, sobrinho do vice-prefeito, para o exercício da função de Coordenador de Divisão de Contabilidade e Finanças do Fundo Municipal de Saúde; Camila Bartilotti Lima, sobrinha do vice-prefeito, no cargo de Coordenadora de Enfermagem do Hospital Geral de Jeremoabo; e Jeanette Menezes Lima, mulher do vice-prefeito, como Supervisora Administrativa das creches, lotada na Secretaria de Educação. O prefeito não apresentou nenhum documento que comprovasse a capacidade técnica dos nomeados para as suas funções. O relator determinou a exoneração dos servidores.

Caixa anuncia Programa de Demissão Voluntária para cortar 3,5 mil vagas


O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou ontem um programa de demissão voluntária estimulada (PDVE) para desligar até 3.500 empregados. De acordo com a instituição financeira, 28 mil funcionários são elegíveis e podem aderir ao plano. A Caixa tem hoje 96.361 mil funcionários, dos quais 84.952 são empregados e 11.409 são estagiários ou aprendizes.

A iniciativa do banco público mira colaboradores que estão na matriz, em Brasília, e em escritórios regionais em todo o País. Empregados que atuam na rede de agências do campo não estão contemplados. O banco tem 4.170 agências e postos de atendimento em todo o País.

O prazo de adesão será entre segunda-feira e o início de junho. Para atrair empregados, a Caixa vai oferecer 9,7 salários, limitados a R$ 480 mil. Esse pagamento será realizado em uma parcela única, sem incidência de imposto de renda e de encargos sociais, junto com as verbas rescisórias.

Os empregados que se aposentarem até o fim deste ano e que aderirem ao programa terão direito a permanecer no plano de saúde do banco. Já os funcionários que saírem poderão ter cobertura por 24 meses, sem possibilidade de prorrogação.

É o primeiro programa de demissão lançado na gestão de Pedro Guimarães, que assumiu o comando do banco no início do ano com foco em "governança e redução de custos".

Cortes

Nos últimos dois anos e meio, a Caixa realizou três programas de demissão voluntária. Mais de mais de 10 mil funcionários aderiram, gerando uma economia anual de R$ 2 bilhões. Como reflexo dos programas anteriores, a Caixa gastou 3,6% menos com pessoal no ano passado, ou R$ 21,635 bilhões. Somente em 2018, 2.228 empregados deixaram a empresa.

Guimarães pretende cortar R$ 3,5 bilhões em compras no banco. Nos primeiros 20 dias no cargo, ele trocou todos os vice-presidentes, 38 dos 40 diretores e 74% dos 84 superintendentes regionais.

Outra ação na linha de redução de custos anunciada na última quinta-feira, durante transmissão com o presidente Jair Bolsonaro na internet, foi a devolução de parte dos edifícios públicos que a Caixa ocupa. Em Brasília, serão devolvidos dez prédios, de um total de 15, até o fim deste ano.

Em contrapartida, a Caixa pretende chamar parte das 6 mil pessoas aprovadas em concurso público de 2014. Os funcionários serão contratados pelo regime CLT, sem regime de estabilidade.

Por Agência Estado

Frente Parlamentar debate Rio São Francisco em Cabrobó e Floresta






A Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco promoveu nesta sexta-feira (17) duas audiências públicas no Sertão. Cabrobó e Floresta, municípios de onde partem os eixos norte e leste da transposição, receberam as discussões que mobilizaram representantes do poder público, comunidades indígenas, ambientalistas, estudantes e a sociedade civil nos debates sobre os riscos que o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) representa para o Velho Chico. Os deputados estaduais Lucas Ramos (PSB) e Fabrizio Ferraz (PHS), coordenador e vice-coordenador do colegiado, conduziram as reuniões.

Pela manhã, em Cabrobó, a Câmara de Vereadores ficou lotada para acompanhar os pronunciamentos. “A população de Cabrobó, assim como a de todos os municípios do Sertão do São Francisco e Central, sabe da importância que o rio tem para o desenvolvimento do Nordeste. Estamos alertas e cobrando providências para que a contaminação por rejeitos de mineração que já matou o Rio Paraopeba não afete os usos múltiplos das águas do Velho Chico, essenciais para atividades como a agricultura familiar e irrigada, a pesca artesanal, o abastecimento, o turismo e a geração de energia”, comentou Lucas Ramos.

A audiência pública contou com a presença do prefeito do município, Marcílio Cavalcanti, além do ex-prefeito Auricélio Torres. Também participaram o prefeito de Orocó, George Gueber; os vereadores cabroboenses Dim Saraiva, João Pedro Novaes, Zezito Salú, Jorge Cavalcanti, Pretinha Truká, Avanildo Lili, Ramsés Sobreira e Karla Amando; secretários municipais e lideranças comunitárias.

FLORESTA – À tarde, a Frente Parlamentar seguiu para Floresta, no Sertão do Itaparica, para dar continuidade aos trabalhos em defesa do Rio São Francisco. A audiência também foi realizada na sede do Poder Legislativo do município. O deputado estadual Fabrizio Ferraz reforçou a necessidade de elaborar ideias sustentáveis e ressaltou a importância da participação popular no debate. “Tivemos um dia extremamente produtivo e de grande valia. Com a contribuição da nossa gente, iremos atuar, por meio da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco, para a construção de novas propostas que ajudem na preservação desse rio tão importante cultural e economicamente para a nossa região” disse.

A expressiva participação de representantes de outras cidades confirmou o caráter suprapartidário do colegiado. A audiência pública teve a presença do prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz, do ex-prefeito de Belém de São Francisco, Gustavo Caribé, e dos vereadores Pedro Henrique, Talles Cruz, Tiago Maniçoba, André Ferraz, Chichico Ferraz e Bia Numeriano (todos de Floresta); Giovane e Jean Freire (Carnaubeira da Penha); Antônio Henrique, Mundico e Rocha (Sertânia); Joase de Vozinho (Belém de São Francisco) e Professor Evaldo (Petrolândia).

TRAGÉDIA – No dia 25 de janeiro, a barragem 1 do Complexo Mina Córrego do Feijão rompeu e despejou quase 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos minerais que chegaram ao leito do Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco. A pluma de contaminação deslocou-se pela correnteza e, segundo estudos realizados pela Fundação Joaquim Nabuco, atingiu a barragem de Três Marias no dia 12 de março, já em águas do Velho Chico. De acordo com a ONG SOS Mata Atlântica, a concentração de metais como ferro, cromo e manganês aumentou nos mananciais próximos ao local onde estava a barragem. Até agora, 240 mortes foram confirmadas e 30 pessoas permanecem desaparecidas.

Assessor de Imprensa

Bolsonaro chama manifestantes pela educação de ‘pessoalzinho’


O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar os manifestantes que foram às ruas de mais de 200 cidades do país na última quarta-feira contra oscortes que seu governo está fazendo no orçamento para aeducação . Falando enquanto cumprimentava um grupo de estudantes na porta do Palácio da Alvorada na noite deste sábado, ele atribuiu os protestos com a participação de centenas de milhares de pessoas a um “movimento do pessoalzinho aí que eu cortei verba”, “uma minoria que manda na escola” e que “nem sabe o que vai fazer na rua”.

O presidente também voltou a chamar os manifestantes de “idiotas úteis”, dizendo que o “pessoal” dele esteve na rua e constatou que “a molecada” nem sabia o que estava fazendo em meios aos protestos.

— É massa de manobra dos espertalhões de sempre, do pessoal que quer voltar ao poder — afirmou.

Os reitores de universidades públicas também entraram na mira de Bolsonaro, que repetiu uma crítica reiterada nos últimos dias pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, de que autonomia universitária não se confunde com “soberania”.

— Hoje em dia, parece que eles (reitores) têm, na verdade, autonomia total, soberania. Têm que prestar as contas do que está acontecendo — disse.

Por Jornal O Globo


Confira manchetes dos principais jornais do país neste domingo 19 de maio de 2019

Neste domingo 19 de maio de 2019, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país; confira abaixo