sexta-feira, maio 31, 2019

SDA, IPA e Embrapa discutem ações conjuntas para a agropecuária no semiárido


A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Embrapa Semiárido discutiram nesta sexta-feira (31) a possibilidade de desenvolver ações conjuntas para o fortalecimento da agricultura familiar na região, durante encontro realizado na sede da estatal, em Lagoa Grande.

Entre os projetos apresentados, alguns despertaram a atenção da equipe da secretaria, como o Programa de Inovação para o Semiárido, que prevê um conjunto de ações contemplando dez municípios do Sertão e do Agreste do Estado.

"É importante estreitar esses laços e somar esforços para fomentar a atividade rural e fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco. Conhecendo o que cada um está fazendo, podemos atuar de forma complementar e potencializar os efeitos das ações", avaliou o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto.

"Temos a Secretaria e o IPA como grandes parceiros e gostaríamos de ampliar essas parcerias. A Embrapa está de portas abertas para receber as demandas do Estado e ver como podemos ajudar", afirmou Pedro Carlos Gama, chefe-geral da Embrapa Semiárido.

O presidente do IPA, Odacy Amorim, destacou as parcerias desenvolvidas no melhoramento de plantas forrageiras. O IPA desenvolve a palma forrageira, enquanto a Embrapa desenvolve variedades de maniçoba, orelha de onça, faveleira e melancia forrageira.

Também foram discutidos projetos ligados a piscicultura, apicultura, caprinovinocultura, fruticultura, além do projeto Lagos do São Francisco, que beneficia cerca de 4 mil agricultores e agricultoras de 12 municípios dos Estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Imprensa Agricultura PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário