domingo, 1 de março de 2020

Pernambuco possui a maior rede de comercialização de produtos orgânicos do Nordeste

O estado possui, atualmente, 110 feiras orgânicas cadastradas, segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) (Foto: Divulgação)

Produtos originalmente de carne animal passando a ser elaborados com plantas ou o aumento crescente do universo fitness. A demanda por uma alimentação mais sustentável é um dos sintomas da busca por um estilo de vida mais saudável. Um contexto que apresenta reflexos no mercado e onde Pernambuco ocupa posição de destaque no país. O estado possui, atualmente, 110 feiras orgânicas cadastradas, segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Um número que cresceu 24%, saindo de um total de 83 feiras, no início do cadastramento no Programa Circuito Pernambuco Orgânico, em 2019. Atualmente, o estado possui a maior rede de espaços orgânicos do Norte e Nordeste e a segunda maior do país. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a quantidade de produtores orgânicos cadastrados também cresceu, saltando de 849 para 1.044, ao longo de 2019.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, o cenário reflete, também, o crescimento da quantidade de OCSs (Organizações de Controle Social) em Pernambuco. Hoje são 52. “A vinculação a uma OCS permite o reconhecimento como produtor orgânico. O desafio, agora, é ampliar o número de espaços no interior do estado, já que, atualmente, um terço desses espaços está concentrado na capital”, afirma, complementando que quando se interiorizam as feiras, incentivam-se os chamados circuitos curtos, aproximando o produtor do consumidor. “Isso representa menos custos para quem produz, que passa a gastar menos com combustível e transporte, e também para quem consome um alimento saudável muitas vezes mais barato do que encontramos nos supermercados”, explica. Uma das metas da secretaria para 2020 é contribuir para a formação de uma Organização Participativa de Avaliação da Conformidade (Opac), que permitirá ao produtor utilizar o selo de produtos orgânicos, por meio do Sistema Participativo de Garantia (SPG), e sua comercialização por terceiros.

Produtores produzem e comercializam em vários espaços

O orgânico é mais do que fonte de renda, muitas vezes única, de boa parte dos produtores rurais do estado. É modo de vida. Amadeu Andrade, 55, da associação de agricultores agroflorestais Terra & Vida, com sede em Igarassu, emociona-se ao falar sobre seu dia a dia como um dos associados do grupo que possui sócios em Abreu e Lima, Tracunhaém, Glória do Goitá, Goiana e São Lourenço da Mata. “Vivemos do sítio e para ele. Não há nada melhor do que poder cuidar da terra, vê-la responder, fazer o adubo orgânico, ver a reciclagem dentro da própria terra e tudo o que falamos sobre agroecologia ser implantado. Isso é muito bom”, afirma.

No Recife, a associação participa de feiras em bairros como Graças, Boa Viagem, Olinda, Santo Amaro, Setúbal, Várzea, Rosarinho, Casa Forte, Camaragibe e Pina, a fim de escoar uma produção de 400 a 500 kg por semana, em média. Um mix de mais de 200 itens plantados e processados nos sítios como batata-doce, macaxeira, inhame, goiaba, araçá, maracujá, manga, caju e acerola. “Somos conhecido também por fazer a famosa carne de jaca e a polpa de azeitona roxa (jamelão). Utilizamos insumos orgânicos – farinhas de trigo e arroz por exemplo - em tudo o que é produzido como pães, bolos e geleias”, relata. Até a baunilha é plantada nos locais, que também passarão a receber o plantio de itens como cacau. “Só tenho 30% da minha área aberta, o restante é tudo agrofloresta. E este trecho é voltado a plantações que precisam de incidência solar, sendo o restante todo associado à mata nativa. É muito tocante cuidar da natureza e ela fazer o mesmo por você”, afirma. Para 2020, a meta é ampliar a busca da qualidade e cuidados com a terra, além de ampliar a produção. “Atualmente, nossa capacidade está toda tomada em relação à comercialização. Por isso, estamos buscando parceiros para atender à demanda”, finaliza.

Adeildo Barbosa da Silva, 42, faz parte da Agroflor, rede com várias outras organizações, localizada em Bom Jardim, e que comercializa em Recife. A Associação é formada por 115 agricultores de sete famílias, vindas de locais como Gravatá, Chã Grande e Abreu e Lima e que participam também de comércio em 35 feiras do Recife como as de Boa Viagem, Setúbal, Santo Amaro, Várzea e Camaragibe. Além disso, a associação participa de programas como o de aquisição de alimentos do governo federal e o PNAE, de merenda escolar. Cerca de 70% das frutas - como banana, laranja, limão, abacate, manga – e 90 a 05% hortaliças - alface, coentro, cebolinha e couve – são destinados ao comércio. A dedicação ao agro, para Adeildo, tem valido a pena. “Já são quase 15 anos e não me arrependo. Tenho uma renda suficiente para mim, minha esposa e filho”, afirma. Os benefícios mensais, em média, de um agricultor da Agroflor é de 2,5 a três salários-mínimos.

Dicas de segurança para o consumidor, em uma feira agroecológica:

*Conversar com o comerciante e tirar suas dúvidas. É bom, inclusive, procurar saber se ele é o produtor ou atravessador.

*Verificar se o agricultor tem exposto em sua barraca a marca da OCS (ORGANIZAÇÃO De Controle Social), registrada no Ministério da Agricultura.

* Se possível, marcar visita na propriedade do agricultor para conhecer o trabalho do mesmo.

Sobre agricultura agroecológica/orgânica?

São utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção. Não faz queimadas. Para impedir a disseminação de doenças, plantas consideradas daninhas são usadas para atraírem para si as pragas.

* Todo alimento cultivado sem o uso de agrotóxicos é agroecológico/orgânico?

Não. A produção agroecológica/orgânica vai além disto. O cultivo deve respeitar aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos, garantindo um sistema de produção sustentável, não deixando de pensar na água, no ar, no homem, nos seres vivos embaixo do solo e nos animais.

*Frutos grandes e bonitos indicam o uso de agrotóxico?

O mito de que o produto agroecológico/ orgânico é menor, ou mais feio, já foi superado pela produção agroecológica/orgânica. Depende do solo já estar recuperado ou não.

*Por que produtos agroecológicos/orgânicos são mais caros?

O produto pode ter seu custo de produção um pouco maior, o que muitas vezes não influencia no seu preço final. O que é considerado na hora de definir o preço é o quanto o agricultor consegue produzir de forma limpa levando em consideração os seus custos. Atualmente, entretanto, estes alimentos estão com o seu preço bem equiparado ou mais barato do que os convencionais.

Por Diário de Pernambuco

Petrolândia: Prefeitura inaugura Quadra Poliesportiva coberta na Agrovila 2, bloco 4, do Icó Mandantes



 

O sábado, 29 de fevereiro, foi de festa e muita alegria na Agrovila 2, bloco 4, do Icó Mandantes, onde a comunidade recebeu uma linda Quadra Poliesportiva coberta, localizada na Escola Municipal Jurema.

Foi um momento marcante para a gestão municipal, que inaugurou mais um equipamento público que beneficia centenas de pessoas e proporciona atividades de lazer e mais qualidade de vida para a população.

E para começar em grande estilo, os estudantes da Escola Jurema fizeram um belíssimo jogo de abertura, animando o público com gols e belas jogadas.


Pensando no futuro, a prefeitura investe em todas as áreas, sempre com responsabilidade, planejamento e compromisso com todos os petrolandenses.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia´Jornalista Rafaela

Petrolândia: Secretaria Municipal de Saúde lança campanha de prevenção contra o Coronavírus; Previna-se!


A prefeitura municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está lançando a campanha de prevenção contra o Coronavírus para alertar a população petrolandense sobre os cuidados que devemos tomar para que esta doença não chegue até nós.
A prevenção é sempre o melhor remédio!
Previna-se!

Servidores municipais morrem após grave acidente na AL-220; Prefeitura de Campo Alegre (AL) divulga nota de pesar


Uma colisão envolvendo uma caminhonete Amarok e um Fiat Uno deixou duas pessoas mortas na noite desse sábado (29) em um trecho da AL-220, entre os municípios de São Miguel dos Campos e da Barra de São Miguel, AL. As duas vítimas fatais do acidente  foram identificadas como José Givaldo Torquato Silva e Tatiana Cordeiro Soares da Silva, residentes no município de Campo Alegre e eram servidores municipais.

A Prefeitura de Campo Alegre lançou uma nota de pesar lamentando o ocorrido. Leia a nota na íntegra:

Nota de pesar

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre se solidariza com as famílias do senhor José Givaldo Torquato da Silva e da jovem Tatiana Cordeiro Soares da Silva, que foram vítimas de acidente automobilístico na noite deste sábado. Ambos eram servidores do município. Deixamos registrados Nossos votos de solidariedade às famílias nesse momento de muita dor e tristeza.

Campo Alegre - 01 de Março de 2020

O acidente

José Givaldo ia com seu carro, um Fiat Uno, no sentido São Miguel dos Campos - Barra de São Miguel, quando próximo à Usina Roçadinho o segundo carro, uma Amarok, não viu o outro veículo na frente e tentou frear para evitar uma colisão, mas bateu na traseira, o que fez com que o Fiat Uno fosse lançado para fora da pista e capotasse logo em seguida.

O motorista da Amarok foi submetido à um teste de etilômetro, que resultou em 0.07 mg/l. José Givaldo Torquato Silva morreu no local e Tatiana Cordeiro Soares da Silva ainda conseguiu ser socorrida, mas morreu no Hospital.

Informações - Alagoas 24 horas e Portal Se7e Segundos

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimento da semana, de 02 a 06 de março; Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento desta semana, de 02 a 06 de março/2020; confira no cartaz acima

!Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!
SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Veja abaixo: Profissionais, Farmácias e Empresas que são credenciados e as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Jorge Sampaoli chega a Belo Horizonte para assinar com Atlético, MG


Jorge Sampaoli e seu gerente Gabriel Andreatta embarcaram na manhã deste domingo (1) no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e desembarca em Confins para assinar contrato com o Atlético até dezembro de 2021. O Atlético tem certeza de que desta vez o negócio dará certo. Só não dá para cravar que Sampaoli já é o treinador porque o contrato ainda não está assinado e porque se trata de Sampaoli, que já disse sim e depois voltou atrás.

O aporte financeiro para o pagamento de R$ 1,2 milhão mensais para o técnico e sua comissão será feito pels investidores.. Os agentes que participam da operação, Ânderson Nasrrala e Ângelo Pimentel, são os mesmos que participaram do negócio em dezembro.

O que dá confiança de que a assinatura acontecerá ainda neste domingo é o fato de Sampaoli ter saído da Argentina, onde estava, passado pelo Rio de Janeiro e então partido para Belo Horizonte. Ninguém viaja tanto para não assinar.

Mesmo assim, com o brilhante treinador argentino, canja de galinha não faz mal a ninguém. Nem cautela. Tudo leva à assinatura do contrato por dois anos ainda neste domingo, 1 de março.

G1

Petrolândia: Edy Ferreira e Pagode Pra Recordar agitam o Maria Fumaça neste 1º domingo do mês a partir das 13h


Aproveite o seu final de semana no cada vez melhor Bar e Restaurante Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.

Contato: 87 3851-0376.

Divulgação/Bar e Restaurante Maria Fumaça

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste domingo, 1º de março de 2020; veja lista


Mudam de idade hoje (Domingo 1º de março de 2020 de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Neuma Alves, Iris Novaes, Lucilvan Alves, Neide Santos, Walison Pedro, Hitalo Tadeu, Laiiz Maiillo, Francisco Silva e Márcio Henrique

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Petroclínica e Alfa Saúde comunica aos clientes e amigos que estão de novo endereço

Já estamos funcionando em novo endereço. Informações e agendamentos pelos fones 87 99805 0774 ou 87 3851 2333.
Divulgação/Petroclínica e Alfa Saúde

Petrolândia/agrovila 01, Bloco 04, Mandantes: Família comunica o falecimento de Roberto Pedro da Silva


Informamos com pesar o falecimento de Roberto Pedro da Silva, 51 anos, filho de Marta Adelina e Pedro Inácio (  falecidos ) pai de Rubinho e Henrique; irmão de Euza de Agricio, Elza e Minininho.

Aos que desejarem prestar as últimas homenagens comunicamos que o velório será na sua residência na agrovila 01, Bloco 04, Mandantes.

O sepultamento será no Cemitério dos Mandantes as 16 h deste domingo.

Agradecemos antecipadamente a presença de todos.


Informação/Família

Comportas da Usina de Três Marias em Minas Gerais são abertas; última vez que isso ocorreu foi em janeiro de 2012


A Companhia energética de Minas Gerais (CEMIG) informou que as comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias foram abertas parcialmente, para evitar que o limite de armazenamento seja atingido, causando transtornos e inundações as comunidades ao longo do Rio São Francisco.

Por conta das fortes chuvas no início desse ano e a previsão de mais pelos próximos dias, as comportas ficaram abertas pelo prazo de 15 dias. A gestão de armazenamento da barragem vem sendo monitorada pela Agência Nacional das Águas (ANA), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), representantes dos estados e usuários da bacia do Hidrográfica.

A Companhia disse ainda que, atualmente, o reservatório apresenta um armazenamento de 88,6%, mas que tem capacidade de “segurar” vazões maiores. E esse foi o maior volume registrado em fevereiro nos últimos oito anos.

Sobradinho

Em seu site a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que vem acompanhando as vazões e os níveis dos seus principais reservatórios durante o atual período úmido, quando ocorrem as chuvas nas bacias hidrográficas.

Nesse carnaval, a afluência (água que entra) ao reservatório de Sobradinho (BA) variou entre 3200 m³/s e 3000 m³/s, enquanto a defluência (água que sai) ficou em torno de 800 m³/s, conforme programação prevista. Até o dia 26 deste mês, o volume útil do referido reservatório atingiu 45,86%.

No último dia 13, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou a expectativa de que as chuvas elevem o nível de Sobradinho para 63% do volume útil, até abril, final do período úmido. A última vez que Sobradinho atingiu 100% de sua capacidade foi no ano de 2009.

O reservatório de Itaparica (PE/BA) tem registrado vazões afluentes em torno de 800 m³/s, com volume útil no dia 26 de fevereiro de 44,79%. Já o reservatório de Boa Esperança (PI/MA) acumulou, até o dia 26, volume útil de 49,03%, com vazões afluentes da ordem de 400 m³/s.

Ressalta-se que as condições hidrológicas atuais são de normalidade.

G1

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa - Quem viveu jamais esquecerá

Neste domingão, 1º de março de 2020, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra algumas fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco. Quem viveu jamais esquecerá...

Veja abaixo, e viaje no tempo

Petrolândia: 'Você Viu?' relembre momentos do Carnaval 2020 registrados pelo Blog de Assis Ramalho


Neste domingo 1º de março de 2020, o Blog de Assis Ramalho relembra momentos do Carnaval 2020 em Petrolândia.  Sem "carnaval oficial", de novo este ano a festa de rua foi feita pelo próprio povo, em pequenos e grandes blocos ou ao redor de paredões de som automotivo

Para ler e ver, clique na manchete

1ª Copa de Atletismo de Jatobá acontece no dia 28 de março na ADECITA; prazo para as inscrições é até 25/03

Divulgação/ Valdecy Brasil

Polícia Militar recupera carro com queixa de roubo na cidade de Inajá-PE


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), neste sábado (29), o serviço de inteligência da 4ªCIPM tomou conhecimento de que havia um veículo, modelo Hyundai - Santa Fé, 2011/2012, de cor prata, com queixa de roubo na cidade de Inajá-PE. Na ocasião foi localizado o veículo e o imputado, o qual alegou que o veículo estava em seu nome e que foi fruto de uma negociação na qual ele repassou um outro veículo, na troca. Diante das alegações e dos fatos, o imputado foi conduzido, juntamente com o veículo recuperado, à DP do município de Inajá, para serem tomadas as medidas cabíveis.

DESFECHO:
01 - Inquérito por portaria;
01- Encaminhamento.