domingo, 30 de outubro de 2016

Discriminação é o principal problema de pessoas com psoríase, diz especialista


Em menção ao Dia Mundial de Conscientização da Psoríase, comemorado na última sexta (29), a coordenadora do ambulatório de psoríase do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília, Letícia Oba Galvão, alertou que o principal problema do paciente ainda é a discriminação. “Como são lesões na pele, placas vermelhas descamativas, as pessoas leigas acham que é contagioso. Por isso, o paciente acaba se fechando, se cobre e não procura um tratamento”, afirmou.

A dermatologista explicou que, apesar de incomodar, com coceiras e ardência na pele, com o tratamento adequado o paciente consegue conviver com a lesão e melhorar sua qualidade de vida.

O bancário Edgar Teixeira Dias, de 53 anos, convive há 14 anos com a psoríase e disse que as pessoas sofrem muito preconceito. “Apesar de não ser transmissível, há muita discriminação. As pessoas olham as lesões e se assustam sem saber o que é. O aspecto da doença choca as pessoas, faz com que elas se afastem e isso cria uma dificuldade a mais para os portadores”, informou Edgar, que é presidente da Associação Brasiliense de Psoríase.


Saiba mais sobre o Acidente Vascular Cerebral

No dia 29 de outubro foi comemorado o Dia Mundial do AVC, também conhecido como derrame cerebral

A cada ano, 17 milhões de pessoas têm um acidente vascular cerebral (AVC) no mundo, 6,5 milhões morrem e 26 milhões vivem com incapacidade permanente. No Brasil, trata-se da segunda maior causa de morte e da primeira causa de incapacidade física definitiva.

O AVC é um déficit neurológico provocado por algum problema circulatório no cérebro. Há dois tipos: o isquêmico (AVCI), onde há obstrução de uma artéria, impedindo a chegada de oxigênio nos neurônios, e o hemorrágico (AVCH), quando ocorre extravasamento de sangue no interior do cérebro ou das meninges.

Podemos suspeitar que alguém está tendo um AVC quando subitamente ocorre:


Aldeias Infantis SOS lança campanha contra a violência familiar

Organização humanitária busca quebrar o ciclo de violência que atinge uma criança a cada doze minutos no Brasil

A Aldeias Infantis SOS, organização internacional humanitária de desenvolvimento infantil, lança a campanha “DêUmBasta”, contra a violência familiar, que atinge uma criança a cada doze minutos no Brasil. Com o objetivo de mobilizar a população a tomar ações que detenham o ciclo de violência, a campanha alerta para a gravidade do problema no país, ainda subestimado.

Com se trata de um problema continental, a iniciativa se amplia por toda a América Latina, com a participação de outros 16 países na campanha. Segundo dados da Aldeias Infantis SOS Internacional , a cada ano, cerca de 6 milhões de crianças sofrem abusos severos nos países de região e mais de 80.000 morrem devido à violência doméstica.


Web Rádio Petrolândia: Doença Falciforme é tema do 'Saúde com Ciência' desta semana

O teste do pezinho é fundamental para detecção precoce da doença falciforme.

Na última quinta-feira, 27 de outubro, foi comemorado o Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Doença Falciforme. Em Petrolândia, a data foi marcada por reunião na Prefeitura Municipal de Petrolândia, para debate do tema, em encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude e a Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres. 

O programa Saúde com Ciência, produzido pela Faculdade de Medicina da UFMG, reapresenta série sobre o tema. Os cinco episódios, um por dia, são apresentados de segunda a sexta-feira pela Web Rádio Petrolândia, durante a sua programação.  

Saúde com Ciência: saiba mais sobre a Doença Falciforme

Uma das doenças genéticas e hereditárias mais comuns no Brasil, a doença falciforme afeta o formato das hemácias ou glóbulos vermelhos, que carregam a hemoglobina – pigmento responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para o corpo. Quando isso acontece, a hemácia apresenta o aspecto de uma foice, daí o nome falciforme, dificultando a passagem do sangue pelos vasos e a oxigenação dos tecidos. Estudos sugerem que a alteração genética, que surgiu em regiões da África e Ásia, possibilitou a seleção natural dos indivíduos com o traço falciforme, protegendo-os da malária, infecção que dizimou milhares de pessoas nesses continentes.


Policial Militar morre em acidente na BR-428, no Sertão de PE

Foto/reprodução WhatsApp)

UmPolicial Militar, de 48 anos, morreu em um acidente de trânsito, neste sábado (29), na BR-428, próximo ao município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. Não foi informado se outras pessoas ficaram feridas no acidente.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federa (PRF), o veículo conduzido pelo PM José Wilson da Silva, colidiu na lateral de outro carro que vinha na direção oposta. A informação é de que um dos carros invadiu parte da faixa contrária, causando o acidente.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina.

G1 Petrolina


Checklist do Enem: tudo o que você precisa saber antes de sair de casa para fazer a prova

Quero Bolsa elabora lista dos principais pontos de atenção para o ENEM

Com o ENEM chegando, vem também a ansiedade dos alunos e o medo de que algo dê errado. Para ajudar a deixar o momento mais tranquilo e garantir que os estudantes não se esqueçam de nada, o Quero Bolsa (http://querobolsa.com.br), site que oferece bolsas de estudos em mais de 750 faculdades de todo o país, elaborou um checklist com tudo o que é necessário para se preparar para a prova e ficar mais tranquilo.

Confira as dicas levantadas pela equipe do Quero Bolsa para não esquecer nada no dia da prova. No blog do Quero Bolsa é possível baixar a versão do checklist para impressão, além de compartilhar com os amigos por whatsapp: querobolsa.com.br/blog/checklist-do-enem/


Dilma e Lula decidiu não votaram no segundo turno

Segundo a assessoria da petista, Dilma está em Belo Horizonte, onde foi visitar a mãe. Já Lula decidiu não votar como forma de protesto

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não votou no segundo turno da eleição em Porto Alegre, onde tem domicílio eleitoral. Segundo a assessoria da petista, Dilma está em Belo Horizonte, onde foi visitar a mãe.

No primeiro turno, a ex-presidente apoiou publicamente e participou da campanha de Raul Pont (PT), que ficou em terceiro lugar, com apenas 16% dos votos válidos na capital. A votação de Dilma foi marcada por tumultos depois que um juiz proibiu a presença da imprensa na sessão onde a ex-presidente vota.

LULA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não votar no segundo turno das eleições neste domingo como uma forma de protesto ao atual cenário político no Brasil, apurou o Broadcast Político. Além de mandar um sinal de seu descontentamento com a situação no País, outro fato que pesou na decisão do ex-presidente da República foi o PT ter ficado de fora na disputa pela prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), neste segundo turno.


Modelo de gestão aprovada em Afogados da Ingazeira é apresentado a prefeitos eleitos


A gestão do Prefeito José Patriota vem sendo modelo para os prefeitos que foram eleitos na Região do Pajeú e no restante do Estado. Neste final de semana, os Prefeitos eleitos de Águas Belas, Luiz Haroldo (PT); e Zeinha (PSB), de Iguaraci; conheceram o modelo de planejamento e gestão implantado em Afogados. Com foco em resultados e avaliação permanente, Patriota reuniu a equipe para apresentar as ferramentas que tem permitido a boa aprovação da gestão.

Os Prefeitos eleitos também conheceram o funcionamento da usina de asfalto, adquirida com recursos próprios, e que tem permitido uma economia de até 50% nos custos de pavimentação de ruas. Em seguida, eles visitara as obras de pavimentação que estão sendo realizadas no povoado da Carapuça, com asfalto produzido na usina. Estão sendo pavimentadas três ruas e uma praça, totalizando 1.410 m² de pavimentação.


Homem morre após capotar veículo na PE-340 no município de Betânia, no Sertão de PE


Na noite deste sábado (29), por volta das 19h30, na PE-340, estrada que liga a BR-232 ao município de Betânia, Sertão do Moxotó, a pessoa identificada como Djalma Pereira de Lima, 54 anos, morreu após capotar seu veículo VW Gol, verde, placa CLR-0623.

Segundo populares, a vítima seguia em seu veículo de Custódia para a cidade de Betânia, onde residia, quando, por motivos desconhecidos, perdeu o controle do carro e capotou em uma curva próximo o distrito de São Caetano, na zona rural do município de Betânia. A vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

Fonte: Blog do Nayn Neto


Terremoto de hoje na Itália foi o mais forte desde 1980


O terremoto de 6,5 graus na escala Richter ocorrido neste domingo (30) na região central da Itália foi o mais forte registrado no país desde 1980, quando um violento tremor atingiu a cidade de Irpínia. Naquele ano, mais de 280 mil pessoas ficaram desabrigadas e mais de 2,9 mil morreram. No caso de hoje, no entanto, foram registrados apenas feridos.

A intensidade do tremor hoje foi sentida em todas as partes do território italiano, ocasionando centenas de pedidos de ajuda aos bombeiros até mesmo em Roma.

A região vem sendo constantemente atingida por tremores menores desde o dia 24 de agosto, quando um tremor de 6 graus atingiu a cidade de Amatrice e deixou 298 pessoas mortas. Desde então, quase 20 mil sismos foram registrados, mas a maioria tinha intensidades abaixo dos 3 graus, considerada baixa.


Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 31 de outubro a 04 de novembro de 2016

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Segunda-feira (31): Clinico Geral, Canal Dentário, Nutricionista, Psicólogo, Raio X e Exames Laboratoriais
Terça-feira (01): Exames Laboratoriais, Dentista, Eletrocardiograma e Raio X
Quarta-feira (02): Feriado (Dia de Finados)
Quinta-feira (03): Nutricionista, Ginecologista, Raio X, Pediatra, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (04): Neurologista, Raio X, Preventivo, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/ Secretaria de Saúde de Petrolândia


Órgãos federais promoverão alimentação saudável nos ambientes de trabalho

Refeições servidas nos prédios públicos irão seguir as orientações do ‘Guia Alimentar para a População Brasileira e ‘Alimentos Regionais Brasileiros’, publicações do Ministério da Saúde. Venda, promoção, publicidade ou propaganda de alimentos industrializados ultraprocessados com excesso de açúcar, gordura e sódio e prontos para o consumo são proibidos.

Servidores de mais de 200 órgãos do Governo Federal terão acesso a uma alimentação mais saudável nos ambientes de trabalho. A medida consta na portaria normativa, publicada na última quinta-feira (27), que institui as “Diretrizes de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nos Ambientes de Trabalho do Serviço Público Federal”. O documento foi assinado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e contou com o apoio técnico do Ministério da Saúde e de outros órgãos federais.

A nova portaria é resultado do trabalho do Comitê Interministerial de Prevenção e Controle da Obesidade, que o Ministério da Saúde faz parte. O documento delimita diretrizes de promoção da alimentação adequada e saudável nos ambientes de trabalho, que deverão ser trabalhadas junto aos trabalhadores da administração pública. O objetivo é reduzir casos decorrentes de agravos relacionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como a hipertensão e diabetes.


Concurso para Guarda Municipal de Petrolândia: Licitação para contratação de empresa avança com classificação de proposta de preço da Funvapi


Funvapi venceu todas as etapas da licitação e deverá ser contratada para realizar concurso público para a Guarda Municipal de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Na última quinta-feira (27), foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) o resultado do julgamento de Proposta de Preços referente ao Processo de Licitação Nº 052/2016, na modalidade Tomada de Preço Nº 004/2016, observadas as condições de "Técnica e Preço". O certame tem como objeto a contratação de empresa especializada para prestação de serviços à Prefeitura Municipal de Petrolândia na realização de concurso público para guarda municipal.

Conforme antecipado por este Blog, no dia 21 passado, após a fase de habilitação das empresas, composta por análise de documentos e comprovação de competência técnica para desempenhar a prestação de serviços, naquela data a licitação prosseguiu, com a abertura do envelope de proposta de preço da única empresa classificada para as etapas seguintes do processo licitatório, a Fundação Vale do Piauí (FUVAPI). Como resultado da conformidade da proposta apresentada, a Comissão Permanente de Licitação (CPL) e Comissão Julgadora, em seu julgamento, manifestaram-se favoravelmente à classificação da Proposta de Preço da referida empresa.


Ministério do Meio Ambiente dialoga com cidades que abrigam barragens de hidrelétricas

Objetivo é auxiliar a articulação dos municípios que abrigam barragens de hidrelétricas para promover a sustentabilidade nessas regiões, desde o incentivo à piscicultura até o fomento ao turismo, de acordo com a vocação de cada cidade. 
Lago de Itaparica, em Petrolândia-PE, barragem da UHE Luiz Gonzaga (Foto: Lúcia Xavier)

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) estudará ações sustentáveis de recuperação e geração de renda em cidades que abrigam barragens de hidrelétricas. Na última terça-feira (25), o ministro interino do Meio Ambiente, Edson Duarte, solicitou que a Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (AMUSUH) faça um levantamento das principais demandas do setor. O objetivo é estreitar relações entre o governo federal e as prefeituras na implantação de políticas para essas áreas.

Entre os pontos citados, está o incentivo às atividades de turismo e lazer e ao desenvolvimento sustentável com a participação dos produtores rurais e das comunidades locais. “A questão da água é prioritária no Brasil e no mundo”, destacou Edson Duarte. “É importante que seja feito um mapeamento das demandas para que sejam identificadas as propostas de soluções”, acrescentou. Segundo ele, a intenção do MMA é atuar como uma ponte entre os municípios e possíveis parceiros.


Confira os felizardos da 15ª edição do "Petrolândia dá Sorte", realizada neste domingo (30)


"Petrolândia dá Sorte" é parceira do Grupo Fefêu e Associação Café com Arte (Fotos: Fátima Belém/Associação Café com Arte)

O Grupo Fefêu realizou neste domingo (30) a 15ª edição do "Petrolândia dá Sorte", em bingo realizado na sede da entidade, situada na rua São Francisco, no centro de Petrolândia. Os ganhadores podem retirar seus prêmios na segunda-feira (31), a partir das 14h00, na sede do "Petrolândia dá Sorte".

Confira abaixo a lista dos contemplados no 'Petrolândia dá Sorte", edição 30/10/2016: 

1º prêmio
R$ 2.000,00
- Luiz Pedro da Silva - Agrovila 05 dos Mandantes - Petrolândia (PE) 004887-28

2º prêmio
R$ 2.000,00
- Emilson Bertoleza - Sítio Martelo - Jatobá (PE) 014049-35

3º prêmio
R$ 3.000,00
- Sivanildo Cícero Lopes - Centro - Rodelas (BA) 012486-23

4º prêmio (dois bilhetes contemplados)
01 (uma) moto Honda Pop 110i 0Km
- Silvânia Conceição Silva - BTN - Paulo Afonso (BA)
- Agenor Oliveira - Agrovila 08 Bloco 03 - Limão Bravo - 000888-94

Rodadas da Sorte
- Maria Luiza Figueiredo da Silva - Petrolândia (PE) 003195-35
- Jackson Campos - Belém do São Francisco (PE) - 009494-74
- Cícero da Silva - Quadra 01 - Petrolândia (PE) - 003489-85
- João Plínio de Sá - Petrolândia (PE) - 001405-94
- Paulo Feitosa da Silva Souza - Paulo Afonso (BA) 007132-76
- Mário Aparecido Pinheiro - Brejo dos Padres - Tacaratu (PE) - 014281-09
- Maria Vitória Maia Martins - B. do Tarrachil - Chorrochó (BA) 009425-42
- Laene Batista de Sá - Agrovila 05 - Glória (BA) - 012998-80
- Adson Carlos da Silva - Jatobá (PE) - 014128-73
- Miguel dos Santos Sá - Paulo Afonso (BA) - 007399-09

Cliente Fiel

05 (cartelas) contempladas em sorteio, abaixo identificadas. Os felizardos têm direito a receber R$ 100,00 pela fidelidade ao "Petrolândia dá Sorte". Para receber o prêmio, os contemplados devem apresentar as quatro cartelas dos sorteios de outubro, todas em seu nome.
- Melissa Gabriely Vieira Nunes - Inajá (PE) - 000696-79
- Josineide Barbosa da Silva - Tacaratu (PE) - 000841-20
- Hélio Alexandre dos Santos - Glória (BA) - 012277-07
- Laurides Dalben Venturini - Rodelas (BA) - 012035-22
- Valmira B. Moreira - Delmiro Gouveia (AL) - 013487-68

Os prêmios da próxima edição (06/11/2016): 1º prêmio - R$ 2.000,00; 2º prêmio - R$ 3.000,00; 3º prêmio - R$ 3.000,00 e 4º prêmio - 01 (uma) moto Honda Fan 125 0Km, além das Rodadas da Sorte, com 10 (dez) poupanças no valor de R$ 100,00.

As cartelas para o sorteio do próximo domingo (06) estarão à venda a partir desta segunda-feira, nos pontos de venda. Em Petrolândia, compre seu bilhete na sede do "Petrolândia dá Sorte", na Associação Café com Arte, na rua São Francisco, na Tapiokinha da Fafá, na Praça de Alimentação de Petrolândia, e na Perfumaria Night Day, na Av. Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 10) e com os vendedores de sua confiança.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Associação Café com Arte/Petrolândia dá Sorte


Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 30/10/2016


Neste domingão, 30 de outubro de 2016, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra quatro fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Petrolândia ontem, hoje e sempre


Santos bate Palmeiras e acaba com longa série invicta do líder; veja jogos e classificação do Brasileirão


Com bastante entrega em campo e um gol de Copete, o Santos venceu o líder Palmeiras por 1 a 0 na noite deste sábado, na Vila Belmiro. Com o triunfo sobre o Verdão, que não perdia havia 15 rodadas no Brasileirão, o Peixe chegou aos 61 pontos, roubou a terceira colocação do Atlético-MG e ficou a apenas um ponto do vice-líder Flamengo. O revés fez o Alviverde estacionar nos 67 pontos e ver a sua vantagem para o clube carioca cair de seis para cinco pontos, faltando cinco rodadas para o fim da competição nacional.

O próximo compromisso do Palmeiras é contra o Internacional, no domingo, dia 6 de novembro, no estádio do Verdão. Um dia antes, no próximo sábado, o Santos terá pela frente a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).


Aposta única de MG fatura R$ 76,5 milhões na Mega-Sena


Uma aposta do estado de Minas Gerais acertou as seis dezenas do concurso 1.871 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (29). O sorteio ocorreu em Teresina (PI).

O ganhador é da cidade de Varginha, no Sul de Minas Gerais, e faturou R$ 76.548.193,31.

Veja as dezenas sorteadas: 03 - 11 - 17 - 33 - 52 - 58.

A quina teve 275 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 20.893,81. Outras 15.560 apostas acertaram a quadra e vão levar R$ 527,52 cada uma.

Mais Loterias

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Confira as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 30 de outubro de 2016


 

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
>app Android
>app iOS (iPhone)
Ouça nossa rádio em seu smartphone ou tablet pelo app RadiosNet