terça-feira, dezembro 07, 2021

LAB 2021: Petrolândia é destaque no resultado finais dos editais da Secretaria de Cultura de Pernambuco

A Banda Vapor Barato vai gravar álbum de estreia com recursos da LAB 2021 (Reprodução YouTube)

Nessa segunda-feira (06/12) a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) divulgou o resultado final dos oito editais da Lei Aldir Blanc em Pernambuco: Prêmio de Registro Audiovisual de Saberes Tradicionais e da Cultura Popular, Prêmio para Iniciativas Culturais nas Comunidades/Periferias, Edital de Festivais, Mostras e Celebrações, Edital de Aquisição de Bens e Contratação de Serviços Culturais, Prêmio de Sustentabilidade Emergencial para Técnicos da Cultura e Artes, Edital de Formação e Pesquisa, Prêmio de Salvaguarda Emergencial do Artesanato, das Artes Circenses, da Cultura Popular, da Gastronomia e dos Povos e Comunidades Tradicionais e Edital de Criação, Fruição e Difusão.

A cidade de Petrolândia representou com louvor o Sertão de Itaparica, com projetos selecionados/suplentes, ou profissionais empresas assistidos, em 7 dos 8 editais disponíveis. Apenas o Prêmio para Iniciativas Culturais nas Comunidades/Periferias não teve registros da cidade.

Parabéns a todos os selecionados e suplentes! 

EDITAL DO PRÊMIO DE REGISTRO AUDIOVISUAL DE SABERES TRADICIONAIS E DA CULTURA POPULAR
Destina-se à premiação de realizadores/as do audiovisual para execução de registro de mestres e mestras premiados no edital do Prêmio de Salvaguarda e Registro Audiovisual de Saberes Tradicionais e da Cultura Popular LAB PE – Eixo I (2020), que não tiveram suas trajetórias registradas.

- DOCUMENTÁRIO HÍBRIDO DOS MESTRES E MESTRAS DA REGIÃO DO SERTÃO DE ITAPARICA, JATOBÁ E TACARATU, SABERES E TRAJETÓRIAS.

Edital de Aquisição de Bens e Contratação de Serviços Culturais – LAB PE 2021
Destinado à premiação de propostas para o repasse de recursos com a finalidade da aquisição de bens, equipamentos, materiais e serviços, com o objetivo de ampliar e/ou estruturar a produção cultural de espaços, entidades, equipamentos e organizações culturais, formalizados, sediados no Estado de Pernambuco.

- RAFAEL GOMES SOUZA DE ASSIS 10694683477 
- GABRIEL DE LISBOA 

Edital de Festivais, Mostras e Celebrações – LAB PE 2021
Destinado à premiação financeira para realização de Festivais, Mostras e Celebrações artístico-culturais pernambucanos, em seus diversos segmentos e expressões, que deverão ser publicados/transmitidos pela internet, ou disponibilizados por meio de redes sociais, ou outras plataformas digitais.

- 6º FESTIVAL QUILOMBOLA BORDA DO LAGO: LEGADO DE LUTA E PERTENCIMENTO 

Edital do Prêmio de Sustentabilidade Emergencial para Técnicos da Cultura e Artes – LAB-PE 2021
Destinado à premiação de trajetória dos/as técnicos/as da cultura e das artes de Pernambuco, pelo reconhecimento de suas práticas, transmissão de saberes, fazeres e conhecimentos técnicos nos diversos segmentos artístico-culturais. “Técnico/a da Cultura e das Artes” é o/a profissional que atua diretamente nos aspectos técnicos e práticos que viabilizam a execução dos bens artístico-culturais com serviços prestados às seguintes linguagens artísticas: Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Moda, Música, Teatro e Ópera.

- 07 registros

Edital de Formação e Pesquisa – LAB PE 2021
Destinado à premiação de propostas de ações formativas e de pesquisa nos segmentos/linguagens de: Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Moda, Música, Ópera, Patrimônio, Povos e Comunidades Tradicionais e Teatro. As ações deverão ser transmitidas pela internet, disponibilizadas por meio de redes sociais ou demais plataformas digitais.

- FORMANDO SONHOS ATRAVÉS DA TELA: PINTURA E ARTE

Edital Prêmio de Salvaguarda Emergencial do Artesanato, das Artes Circenses, da Cultura Popular, da Gastronomia e dos Povos e Comunidades Tradicionais – LAB PE 2021

Destinado à premiação das trajetórias do universo do Artesanato, das Artes Circenses, da Cultura Popular, da Gastronomia e dos Povos e Comunidades Tradicionais, pelo reconhecimento de suas práticas artísticas de criação e fruição, assim como da transmissão de saberes, fazeres e conhecimentos técnicos, artísticos e culturais. Para este edital, não há exigência de contrapartida por parte do proponente.

- 12 registros

Edital de Criação, Fruição e Difusão – LAB PE 2021
Destinado à premiação de propostas de ações artístico-culturais individuais ou coletivas nos segmentos/linguagens de: Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Moda, Música, Ópera, Patrimônio, Povos e Comunidades Tradicionais e Teatro. As ações devem ser relacionadas com a criação (processo criativo), expressão (manifestação) fruição (oportunização) ou divulgação/difusão (propagação) de atividades artísticas e culturais que deverão ser transmitidas pela internet, disponibilizadas por meio de redes sociais ou demais plataformas digitais.

A DOR E AS INCERTEZAS DA MUDANÇA (Selecionada)
DESENHANDO EMPENAS DO VELHO CHICO (Selecionada)
E-BOOK - SABORES DAS ÁGUAS DO VELHO CHICO (Selecionada)
XAXADO NORDESTE (Suplente)
RESSIGNIFICANDO RETALHOS (Selecionada)
GRAVAÇÃO DO ÁLBUM DE ESTREIA - BANDA VAPOR BARATO (Selecionada)
EMPREENDENDO DOCES (Suplente)
L (Suplente)
LIVE SHOW NEIDE SOUZA (Suplente)
ÁLBUM AUTORAL DE ESTREIA - NATHY SOUZA (Suplente)
FESTIVAL DE MÚSICA ALTERNATIVA DO VELHO CHICO (Suplente)
PETROLÂNDIA: HISTÓRIA, BELEZAS E ENCANTOS. (Suplente)
ÁLBUM DE ESTREIA SOLO - BRUNO ALISON (Selecionada)
FOTOGRAFANDO CANÇÕES (Suplente)
A MÚSICA DE JOÃO PERNAMBUCO EM PETROLÂNDIA-PE: UMA PERFORMANCE MUSICAL COM O SAXOFONE DA MÚSICA LUAR DO SERTÃO (Selecionada)
1° EXPOSIÇÃO DE ARTE DIGITAL DOS PATRIMÔNIOS MATERIAIS E MESTRES PETROLANDENSE (Selecionada)
ÁLBUM MUSICAL E VIDEOCLIPE DE ESTREIA - BRENO CALAÇA (Suplente)
LEVI- A MINHA HISTORIA (Selecionada)
NARRATIVA FOTOGRÁFICA DA ETNIA PANKARARU – ALDEIA TABOA – PETROLÂNDIA/PE: CONTAR, DESCOBRIR & CONHECER (Suplente)
SOM ALTERNATIVO DO VELHO CHICO - AO VIVO (Suplente)
CULTURA HIP - HOP ,STREETBAL BASQUETE DE RUA 3X3 E OS ELEMENTOS DO HIP - HOP, BREAK, GRAFITE, BATALHA DE RIMA, DJ (Suplente)
GRAVAÇÃO VÍDEO CLIPE (Selecionada)
TÍTULO (PROVISÓRIO): NIARA: AQUELA QUE TEM GRANDES PROPÓSITOS (Suplente)
O JOVEM DE ASSIS (Suplente)
EXPO GOURMET PETROLÂNDIA, PRATOS TÍPICOS EXCLUSIVOS (Suplente)
LIVE SHOW - PAGODE PARA RECORDAR (Suplente)
LIVE HEBERTY NOGUEIRA (Suplente)
PROJETO DE LITERATURA ITINERANTE CONTOS E ENCANTOS (Suplente)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secult-PE

Petrolandense Ana Clara divulga campanha "Chega de esperar: queremos o Trikafta no Brasil'' para tratamento de fibrose cística


Ana Clara, 14 anos, mais conhecida como Clarinha é moradora do município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Diagnosticada com fibrose cística aos 6 anos de idade, a estudante recebe tratamento no Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (IMIP), no Recife. Na capital, Clarinha engajou-se na campanha da Associação Pernambucana de Amparo aos Fibrocísticos (APAF), "Chega de esperar: queremos o Trifakta no Brasil JÁ!". 

 Profissionais do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (IMIP) engajados na Campanha

Segundo o Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística (Unidos pela Vida), o Trikafta representa é um medicamento inovador, que concede mais qualidade de vida às pessoas com fibrose cística e já está disponível em diversos países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Canadá, França, Itália, Alemanha, Irlanda, Dinamarca e Luxemburgo.

No Brasil, em 26 de março de 2021, a indústria fabricante do Trikafta, a Vertex Pharmaceuticals, solicitou o registro do medicamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O pedido foi feito para pessoas com fibrose cística elegíveis com 6 anos ou mais que têm pelo menos uma mutação F508del no gene CFTR ou uma mutação no gene CFTR que é responsiva com base em dados in vitro.

O pedido de registro à Anvisa é o primeiro e importante passo para que o fluxo de incorporação de uma nova tecnologia tenha início em nosso país. Isso acontece pois um medicamento só pode ser comercializado no Brasil depois de receber a autorização da Agência, etapa que assegura a eficácia e segurança desta nova droga.

Enquanto em diversos países o Trikafta já tem feito grandes mudanças na rotina das pessoas com FC, melhorando a qualidade e aumentando a expectativa de vida, no Brasil ainda estamos sem prazo para que a primeira etapa em um longo processo de incorporação no SUS seja cumprida, afirma o Unidos pela Vida.

O que é a fibrose cística?

Petrolândia: Secretaria de Saúde entrega equipamentos e materiais odontológicos para as Unidades de Saúde



Reunião com Dentistas e ASBs para entrega de novos equipamentos odontológicos.

Durante muitos anos a equipe odontológica do município de Petrolandia reivindicava por melhores condições de trabalho e hoje a secretária Patricia Jaques realiza a entrega de novos equipamentos odontológicos, entre eles, canetas de alta rotação, fotopolimerizadores, compressores odontológicos, mochos. Possibilitando melhoria nas condições de trabalho e consequentemente no atendimento à saude bucal da população.

Uma nova história.

Blog de Assis Ramalho
Informação/texto: Secretarias de Saúde de Petrolândia

Equipe do Iterpe realiza reunião de alinhamento técnico em assentamentos de Petrolândia

Percorrendo o Sertão de Itaparica, a equipe de Reordenamento Agrário do Iterpe realizou reunião de alinhamento técnico das ações do  órgão nos assentamentos Januário Moreira e Miguel Arraes de Alencar,  localizados em Petrolândia.

O encontro reuniu as principais lideranças políticas do município, como o vice-prefeito Rogério Novaes e o presidente do Poder Legislativo municipal, Dedé de França, além do técnico habilitado do Incra, Fábio Leite. 

Ao final da reunião, os técnicos presentearam os representantes dos poderes Executivo e Legislativo do município com lembranças do Iterpe, em nome do presidente Henrique Queiroz.

Governo adia decisão sobre passaporte de vacinação para viajantes



O governo adiou a decisão sobre a exigência do passaporte de vacinação para viajantes. A definição tinha tudo para sair ontem, pois estava marcada uma reunião com os representantes da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), dos ministérios da Saúde, Justiça, Infraestrutura, Relações Exteriores e da Advocacia Geral da União (AGU). Porém o encontro foi suspenso sem que dessem um motivo.

E se o governo, por vontade própria, não decide sobre a adoção do passaporte vacinal, o Supremo Tribunal Federal força a que se chegue a um resultado sobre o tema. Também ontem, o ministro Luís Roberto Barroso atendeu à ação impetrada pela Rede Sustentabilidade e deu 48h para que o Poder Executivo se manifeste sobre os passageiros que desembarcarem no Brasil sem o comprovante de que estão imunizados.

Na decisão, Barroso pediu que as autoridades respeitem as medidas recomendadas pela Anvisa, publicadas no último dia 12, para ingresso no país, com a exigência de apresentação de comprovante de vacinação ou de quarentena obrigatória para viajantes. A determinação do ministro conflita com o plano do presidente Jair Bolsonaro de travar a obrigatoriedade de imunização de estrangeiros para desembarcar no Brasil.

Petrolândia: O gás acabou? Disque Marquinhos Gás - Na compra de 1 botijão o cliente concorre a 2 gás no último dia de cada mês

 

Na compra do seu botijão você estará concorrendo a 2 gás no último dia de cada mês. Faltou gás em sua cozinha? Ligue 99635-5755 ou 99631-1628. Marquinhos Gás atende seu pedido com a maior cortesia.O escritório do empreendedor é situado na Avenida Clara Otília de Souza Ferraz, 458, na Quadra 14, próximo à Clínica São Gabriel.

Marquinhos gás dá sequência a sua super promoção! Na compra de 1 botijão o cliente concorre a 2 gás no último dia de cada mês A sede é situada na Avenida Clara Otília de Souza Ferraz, 458, na Quadra 14, próximo à Clínica São Gabriel.

Marquinhos gás agradece a todos os clientes e avisa que o sorteio continua!

Até o momento tivemos 8 gás sorteados, os ganhadores foram:

*Miudinha Q.10 e Gal Q.3 (Mês de Junho)

*Ozana Q.11 e Marise Q.8 (Mês de Julho)

*Fábio BNE e Andréia Condomínio (Mês de Agosto)

*Iraci Coabe e Bar Maria Fumaça Orla (Mês de Setembro).

Compre o gás e participe desse sorteio incrível!!!

No início do ano que vem Marquinhos completa 20 anos nesse ramo. Por isso, estamos com a promoção de sortear 2 gás no último dia de cada mês.

YouTube remove vídeo com discurso antivacina de Bolsonaro de canal de Eduardo

Bolsonaro em entrevista ao canal do filho Eduardo | Reprodução

O YouTube removeu um vídeo do canal do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), de dezembro de 2020, em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que “a pressa da vacina não se justifica" e que a pandemia estaria "chegando ao fim" naquela época. No dia da declaração, o Brasil — que ainda não havia iniciado a vacinação — registrou a então maior média móvel de casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia e 684 pessoas morreram por complicações da doença.

“Temos uma pequena ascensão agora, que chama de pequeno repique que pode acontecer, mas a pressa da vacina não se justifica porque você mexe com a vida das pessoas, você vai inocular algo em você”, diz o presidente no vídeo publicado no dia 19 de dezembro no canal de seu filho "03".

A entrevista foi tirada do ar, e ao acessar o link na plataforma aparece a mensagem “Este vídeo foi removido por violar as diretrizes da comunidade do YouTube”. Procurada, a empresa ainda não se manifestou sobre o caso.

No interior do RN, famílias comem lagartos e restos de carne para escapar da Seca

Ao invés de deixar a vaca para urubu e cachorro, a gente tem que comer”, diz o agricultor. “

Em Senador Elói de Souza, município do Rio Grande do Norte em estado de calamidade pública pela seca, Adailton Oliveira lembra, emocionado, que o animal agonizava de fraqueza, faminto, e foi abatido pelo dono.

Os pedaços foram repartidos onde caíram. Adailton, 52, conta que ficou com “a mão”, uma das patas dianteiras. Com a mulher, Sebastiana, fez o pedaço render por 20 dias no fogão à lenha improvisado. Alimentos ali estão contados. Os R$ 170 do Bolsa Família “não dão para nada”, afirma, e o auxílio emergencial da pandemia é passado.

Ao invés de deixar a vaca para urubu e cachorro, a gente tem que comer”, diz o agricultor. “

É isso porque não tem outro jeito. Sem chuva não se planta o que comer e se acabam os animais. Também não existe mais passarinho para desfrutar, e a gente não tem condição de pedir no mercado ‘bota 1 kg de carne com osso’. A gente tem que pegar os bichinhos para fazer a mistura.”

Os relatos sobre a fome na região potiguar se somam aos de outros brasileiros pelo país.

Futuros soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco iniciam curso de formação





O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta terça-feira (07.12), da aula inaugural do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. O ato, realizado no auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto, em Santo Amaro, marcou o início das aulas para formação de 93 aspirantes a soldado do CBMPE.

"O curso de formação é uma etapa fundamental, pois prepara esses alunos para servir a uma corporação que tem história, tradição e respeito do povo pernambucano. Além disso, é primordial para que ele estejam sempre preparados para situações extremas, que são necessárias e fundamentais", destacou Paulo Câmara.

Dos 93 estudantes, nove são do sexo feminino e 84 do masculino, divididos em quatro pelotões. Ao todo, 111 convocações foram feitas para essa turma. Desde 2015, 6.798 novos profissionais já foram formados e incorporados às forças estaduais de segurança pública.

"Formando esses profissionais, espero que possamos nomeá-los ainda no primeiro semestre de 2022. Com isso, teremos as forças de segurança de Pernambuco com o efetivo reforçado e com muito investimento na questão de logística, materiais, novas infraestruturas e tecnologias, fazendo com que o serviço desses profissionais seja cada vez melhor para a população pernambucana", ressaltou o secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire.

De acordo com a aluna Brenda Albuquerque, de 24 anos, o curso é extremamente necessário para que os novos bombeiros militares possam servir a sociedade pernambucana com excelência. "O curso será de muito aprendizado, esforço, ralação e abdicação de muitas coisas em nossas vidas. É a realização de um sonho. Tenho certeza que teremos uma carreira brilhante pela frente", comemorou.

Médico mata a esposa a tiros dentro de apartamento e foge

Cleidivânia de Oliveira Almeida e Teobaldo Santos Almeida, suspeito de matar esposa em Luziânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Uma mulher de 44 anos foi morta a tiros dentro do apartamento em que morava com o marido em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. A família diz que o companheiro, um médico, é o responsável pelo crime. O homem fugiu e não foi encontrado até as 9h30 desta terça-feira (7).

Os parentes de Cleidivânia de Oliveira Almeida contaram que ela passou o domingo (5) com o marido, Teobaldo Santos Almeida, bebendo com vizinhos no prédio. No início da noite, ela foi para o apartamento se arrumar para sair com o companheiro e o casal de amigos.

“A vizinha disse que ouviu um barulho e a Cleidivânia gritando o nome dele. Ela foi até o apartamento e viu o Teobaldo na porta, com a arma na mão. Ele mandou ela sair e fugiu”, disse Ana Carolina Lopes Ângelo, que é casada com um sobrinho da vítima.

O g1 não conseguiu identificar a defesa do suspeito até a última atualização dessa reportagem.

Os familiares contaram que, após o crime, o homem ligou para a ex-marido da filha dele, de um outro casamento, confessando o feminicídio.

“Ele entrou em contato com o ex-marido da filha e contou todo o ocorrido, que tinha assassinado minha tia a tiros e estava desesperado, que não sabia o que fazer”, disse Jhonata Pereira, sobrinho de Cleidivânia.

Iterpe promove capacitação com associações de assentamento em Petrolândia



Em continuidade às ações realizadas no Sertão de Itaparica, a equipe de Reordenamento Agrário do Iterpe realizou capacitações com os presidentes das associações dos Assentamentos Januário Moreira e Miguel Arraes, no município de Petrolândia.

Na ocasião, houve entrega de kits aos representantes das associações, Lindaci Conceição, Valdemar Manoel e Altamir Oliveira, com trabalhos que abrangeram temáticas como: liderança, gestão, associativismo, formas de organização e mediação de conflitos.

A equipe do Iterpe, composta pela técnica em Desenvolvimento Social Rosane Pontes; o engenheiro florestal Emanuel Rodrigo e o técnico agrícola Carlos Humberto, continuará atuando nessas áreas para a garantia do pleno desenvolvimento dos agricultores.

Blog de Assis Ramalho
Com assessoria da equipe de Reordenamento Agrário do Iterpe

Petrolândia: Marcação de Exames e Consultas na Secretaria Municipal de Saúde


Calendário de Marcações de Consultas e Exames de 06 a 10 de dezembro de 2021, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na rua Cecília Delgado, em frente à loja D'Leles (antiga Minas Calçados), no centro de Petrolândia. Confira abaixo

Oposição de Pernambuco se prepara para enfrentar novamente o PSB nas urnas após quatro derrotas consecutivas para o Palácio do Campo das Princesas



A oposição se prepara para enfrentar novamente o PSB nas urnas em 2022 após quatro derrotas consecutivas para o Palácio do Campo das Princesas. Pelo menos três nomes estão colocados, são os prefeitos Anderson Ferreira (PL), Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (União Brasil), porém não há indicativo que eles se unirão em torno de um único projeto.

Além dos três partidos de cada prefeito, a oposição conta com Cidadania, Podemos, Patriota e PSC, todas legendas de pouco tempo de televisão e pouca representatividade eleitoral. Não há, por enquanto, nenhum indicativo de que a Frente Popular perderá apoios para a oposição, o que denota a força do grupo liderado pelo PSB que comanda a capital pernambucana com o bem-avaliado João Campos e detém mais de 100 prefeituras entre os partidos de toda a coligação governista.

Se do ponto de vista político há uma dificuldade muito grande em busca da unidade oposicionista, a conjuntura eleitoral também atua contra a oposição, haja vista que a Frente Popular terá o ex-presidente Lula em seu palanque, enquanto a oposição tem medo de apresentar Bolsonaro e tem dificuldades de encontrar alternativas competitivas para garantir palanque no estado.

A disputa proporcional é outro fator de fragilidade da oposição, na disputa de 2018 apenas André Ferreira figurou entre os mais votados daquele pleito, os outros ou estavam na Frente Popular ou migraram para o grupo liderado pelo PSB, isso sem contar com outros elementos que jogam contra a oposição como a falta de material humano para difundir o projeto do grupo, sobretudo na condição de fragmentação que está posta com pelo menos três candidaturas.

Faltando cinco meses para a desincompatibilização dos prefeitos que serão candidatos em 2022, a oposição tem pouco horizonte de melhora até lá, e precisará se reinventar como nunca para evitar a quinta derrota seguida para o PSB em disputas pelo governo de Pernambuco.

*Coluna da Folha desta terça-feira

Petrolândia: Farmácia Dehon anuncia promoção da semana; fraldas Cremer (leve 4 pague 3), confira preço




PROMOÇÃO DA SEMANA

A Farmácia DEHON, localizada na Avenida dos Tês Poderes, centro de Petrolândia, informa aos clientes promoção de fraldas Cremer, leve 4 pague 3; confira preço acima.

A oferta é válida até a próxima segunda-feira, 13 de dezembro/2021.

APROVEITE!

Farmácia DEHON, empresa que tem o objetivo de levar a toda população do Sertão de Itaparica medicamentos, produtos de belezas, perfumarias, entre outros produtos a preços mais acessíveis.

Pariconha: Alagoana eleita Miss Brasil’21 inclui etnia indígena na carteira de identidade

Após desembarcar em Alagoas com a faixa do título nacional de Miss Brasil 2021, a indígena Elâine Souza, participou da abertura da 43ª edição da Caravana do Meu RG na Mão em Pariconha. Além do nome do registro civil foi acrescentado a etnia indígena dela na segunda via da carteira de identidade.


Alagoana de Pariconha, a modelo e estudante de psicologia de 20 anos, é da etnia Katokinn e também afrodescendente. Agora, quando ela for representar o Brasil no concurso Miss Internacional, está informação oficial já constará na versão física e digital do RG dela, expedida pelo Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas.

O superintendente do Instituto de Identificação, Anízio Amorim, explicou que a inclusão dessa informação foi um pedido realizado pelos grupos étnico-sociais dos povos tradicionais e originários de Alagoas. A partir de agora, poderá ser inserindo na Carteira de identidade as expressões quilombola ou Indígena a pedido do requerente no ato da solicitação do RG.

PF investiga superfaturamento de R$ 130 milhões em impressão de provas do Enem



A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (7), operação que apura suposto superfaturamento de R$ 130 milhões em contratos firmados com gráficas que imprimiam provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo investigação, fraudes ocorreram entre 2010 e 2019.

De acordo com a PF, servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) favoreceram empresas em contratos milionários. Operação também aponta que funcionários são suspeitos de "enriquecimento ilícito" (veja mais abaixo). O g1 entrou em contato com o órgão, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

A operação investiga crimes contra a lei de licitações, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ao todo, são cumpridos 41 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Rio de Janeiro e em São Paulo.

A investigação identificou que, entre janeiro e fevereiro de 2019, servidores do Inep driblaram a licitação para garantir o contrato com a gráfica Valid. As duas primeiras colocadas foram desclassificadas para beneficiar a empresa.

Petrolândia: Todos os domingos e feriados tem Ônibus/Van com conforto e segurança com destino a Praia do Sobrado, um verdadeiro paraíso para quem procura laser e diversão


A praia do Sobrado em Petrolândia PE, e um verdadeiro paraíso para quem procura laser e diversão.
Todo os domingo e feriados, temos um ônibus e uma van que faz a linha para o sobrado mediante agendamento.

Faça o seu agendamento para curtir momentos felizes através do telefone 87 9 9931 3097 falar com Marcyano Freire.

Temos varios pacotes especiais para oferecer ao nosso cliente.
Aceitamos cartão de crédito e débito, pix , transferência e dinheiro.

Venha viver momentos especias com a sua família e amigos na praia do sobrado.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Marcyano Freire - marketing lojas Paulinelly.

Petrolândia: Primeiro Torneio Natal entre amigos será realizado no dia 19 de dezembro; inscrições estão abertas


Será realizado no dia 19 de dezembro o primeiro torneio de futebol mini-campo/Natal, entre amigos. 

O evento acontecerá no campo da orla fluvial de Petrolândia, com as seguintes premiações:

Premeiro lugar: um carneiro
Segundo lugar: Quatro caixa de cerveja

Inscrições por equipe: 50 reais
Sorteio das equipes às 7 horas da manhã do dia 19 de dezembro

Interessados, procurar Rodrigo locutor 87 -99820-4705 ou Manoel Francisco 8799676-1056

Blog de Assis Ramalho
Informação: Organizadores do evento

Prédios desabam em Belo Horizonte; bebê de 1 ano e 8 meses e homem morrem

Bombeiros trabalham para encontrar outras possíveis vítimas do desabamento — Foto: Júlio César Santos/TV Globo

Bombeiros foram acionados às 0h28 da manhã de hoje — Foto: Júlio César Santos/TV Globo

Militares trabalham no local durante esta madrugada — Foto: Júlio César Santos/TV Globo

Dois prédios desabaram na madrugada desta terça-feira (7) na rua Gonçalo de Souza Barros, no bairro Jaqueline, na Região Norte de Belo Horizonte.

Uma bebê de 1 ano e oito meses morreu no local, e a mãe da criança foi socorrida com vida e levada para o Hospital Risoleta Neves, Região Oeste da capital.

Um homem de 35 anos, identificado como padrasto da criança, também morreu. Os bombeiros fizeram buscas e encontraram o corpo da vítima por volta de 4h30 da manhã.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um dos prédios tinha quatro andares, e o outro três. Mãe e filha estavam no quarto no momento que o imóvel desabou. Elas moravam no prédio de três pavimentos.

No prédio de quatro andares não havia nenhum morador, já no de três pavimentos moravam duas famílias.

A queda dos edifícios também atingiu outras duas residências, que estavam vazias no momento.

Outras vítimas resgatadas

Petrolândia: Confira especialistas que atendem na MAIS SAÚDE nesta terça (07/12/2021) e agende sua consulta

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa a relação de especialistas que atendem nesta terça-feira (07/12/2021): VEJA NO QUADRO ACIMA

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES


A Clínica Mais Saúde já disponibiliza todas as terças-feiras exames de Raio X Digital com laudo

Confira manchetes dos principais jornais do país desta terça-feira, 07 de dezembro/2021













Manchetes dos Jornais

Petrolândia: Grupo Atenize é patrocinadora oficial doTardezinha White 2021 na Chácara Rical

 


O Grupo Atenize, do empresário Pedro, é patrocinadora oficial doTardezinha White 2021 na Chácara Rical

Contagem regressiva: Faltam apenas 05 dias para a melhor festa do ano; Tardezinha White 2021 na Chácara RicalI

A Chácara Rical, propriedade dos empresários Geraldo e Cida, e o filho André, promove - no 11 de dezembro/2021, a 3ª edição do Tardezinha WHITE/2021.

As trações musicais ficarão por conta de Maria Clara, Avine Vinny e Helinho Ventura.

Seguindo todos os protocolos sanitários, o evento será realizaco com público limitado.

A Chácara Rical fica localizada às margens do rio São Francisco, há poucos quilômetros da área central de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Grupo Rical



TCU identifica 350 mil pessoas que receberam auxílio irregularmente


O Tribunal de Contas da União (TCU) informou que uma auditoria identificou indícios de recebimento indevido do Auxílio Emergencial por 350 mil pessoas. O valor pago é estimado em R$ 100 milhões. Os dados foram divulgados hoje (6), por meio do acórdão da auditoria.
 
Ao analisar a folha de pagamento de abril a julho deste ano, a equipe de fiscalização encontrou casos de beneficiários que receberam o auxílio e possuíam emprego formal em órgão público; que recebiam algum benefício da Previdência Social; outro tipo de auxílio do governo, além de situações envolvendo empresários e pessoas com CPF irregular.

A partir de agora, os órgãos responsáveis pelo repasse serão comunicados para revisar os cadastros de benefícios. O pagamento do auxílio foi encerrado no mês passado, quando os inscritos no CadÚnico foram transferidos para o Auxílio Brasil, novo programa social do governo federal.

Na semana passada, o Ministério da Cidadania começou a enviar mensagens de celular orientando a devolução voluntária de recursos recebidos indevidamente do auxílio emergencial. Foi o terceiro lote a ser enviado este ano e 625 mil pessoas receberão

Por Agência Brasil

Vereador sugere que cães e gatos de rua sejam entregues para alimentar leões em zoológico


Antônio Bezerra Franco (PSB), o Cangaia, chamou a atenção de quem participou da sessão ordinária sobre proteção animal, da Câmara dos Vereadores de Tucumã, no Pará. É que o vereador apresentou ideias extremas para conter a população de cães e gatos do município.

Vereador sugere que cães e gatos de rua sejam entregues para alimentar leões em zoo (Foto: Reprodução/ Instagram)

Ele engata: "É levar para os zoológicos, colocar para fazer exames e lá, eles comem. Os leões e as onças. Acho que a cidade que tem mais gato no mundo é aqui. Gato é muito pequeno. Acho que não dá nem uma dentada pra um leão", observou ele.

O vídeo foi compartilhado no perfil do deputado estadual delegado Bruno Lima (PSL), que atua em prol da causa animal. "Inaceitável a fala desse indivíduo! Junto com o nosso parceiro e deputado local, @igornormando, tomaremos as medidas cabíveis contra a declaração do vereador", afirmou ele.

Nos comentários, seus seguidores criticaram a fala de Antônio Bezerra Franco. "O preço de saber ler às vezes é alto… meu deus que absurdo!", escreveu uma delas. "Monstro! Nojento! Se jogar ele lá pros leões nem vão querer comer de tão nojento, podre q ele é!", disse outro. "Socorro!! Que indivíduo é esse?! Inaceitável!!", publicou uma terceira.

G1


Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta terça (07/12/2021) na CLIMAGEM a partir das 08:00 da manhã; agende já a sua consulta

 


A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá nesta terça-feira (07/12/2021), a partir das 08h:00 horas da manhã.

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164

Rebaixamento: Grêmio, Bahia, Juventude e Cuiabá lutam por duas vagas na Série A de 2022; saiba o que cada um precisa

Grêmio, com 97,5%; e Bahia, com 51,8%; chegam à última rodada do Brasileiro com os maiores riscos de queda

O Brasileiro chega a sua última rodada com a corrida para fugir do rebaixamento afunilada. Após os resultados deta segunda, a briga ficou concentrada em quatro equipes: Grêmio, Bahia, Juventude e Cuiabá. Destes, apenas dois escaparão.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Grêmio, 18º colocado com 40 pontos, tem o maior risco: 97,5%. Embora esteja neste momento fora do Z-4 (é o 16º, com 43), o Bahia vem logo em seguida, com 51,8%.

O Juventude, que abre a zona do rebaixamento com os mesmos 43 (mas com uma vitória a menos que os baianos), tem 48,1% de probabilidade de cair. O Cuiabá, mesmo tendo chegado aos 46 pontos após vitória sobre o Fortaleza, ainda não está totalmente livre da ameaça da Série B: registra 2,7%.

Os riscos levam em consideração não apenas a pontuação como também o nível de dificuldade que cada um terá na última rodada. O Grêmio receberá o campeão Atlético-MG. Já o Bahia visitará o Fortaleza, que ainda luta pelo G4. O Juventude receberá o Corinthians, concorrente direto do time cearense e que ainda precisa confirmar seu quarto lugar. Por fim, o Cuiabá receberá o Santos, que ainda têm chances mínimas de uma vaga na Libertadores.

Confira, abaixo, o que cada equipe precisa para se garantir na Série A de 2022: