quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Atlético-PR vence o Junior Barranquilla nos pênaltis e fatura a Sul-Americana


Atlético-PR campeão da Copa Sul-Americana de 2018! A conquista do Furacão foi confirmada após a vitória nos pênaltis sobre o Junior Barranquilla, da Colômbia, nesta quarta-feira (12), na Arena da Baixada, em Curitiba. É o primeiro grande título internacional da equipe paranaense, que já havia sido vice-campeã da Libertadores em 2005. Esta é também a última conquista do clube com o atual nome e escudo. A partir de agora, o time se chama Club Athletico Paranaense, mudando também seus símbolos e uniformes.

Na grande decisão, o Furacão conseguiu um empate diante do Junior Barranquilla por 1 a 1 na Colômbia. No segundo jogo, na Arena da Baixada, o placar se repetiu até na ordem dos gols. O Atlético-PR abriu o placar, mas acabou cedendo o empate. Com isso, a disputa foi para a prorrogação.

Assim como no jogo de ida, o time colombiano teve a chance da virada com um pênalti. Perdeu outra vez. Sem ninguém fazer gols no tempo extra, a disputa foi para os pênaltis. Neles, prevaleceu o time brasileiro. O Atlético-PR é o grande campeão da Copa Sul-Americana de 2018!

Por: Portal O Torcedor

Petrolândia: Cirurgiã dentista Dra Ariane Cantarelli atende na Clínica Mais Saúde nesta quinta (13)


A Clínica Mais Saúde, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, em frente à Escola Delmiro Gouveia, informa que a cirurgiã dentista Dra Ariane atende nesta quinta-feira (13)

Agende sua consulta pelo cel: 87 99659-3298.

Conveniada dos planos System Saúde [com exceção de Dr Atayde], Bradesco Dental, Sulamerica, Fachesf e particulares, a Clínica Mais Saúde realiza coleta para exames laboratoriais, de segunda a sexta-feira.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Clínica Mais Saúde

Prefeitura de Petrolândia avisa que estão abertas as inscrições para a oficina de Culinária Natalina


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Sala do Empreendedor comunica que estão abertas as inscrições para a oficina de CULINARIA NATALINA, que acontecerá nos dias 13 e 14/12/18 na carreta do Senac.

Inscrições: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (com Silvinha).

Valor: R$ 50,00.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Serra Talhada: Polícia prende mulher suspeita de envolvimento em assalto a bancos


Uma operação conjunta que reuniu equipes do 14º BPM e Malhas da Lei, com apoio da Guarnição Tática do Bom Jesus, prendeu na tarde dessa terça-feira (12), uma jovem de 20 anos, cumprindo ao Mandado de Prisão da Vara Criminal de Feira de Santana (BA).

Segundo informações do 14º BPM, a jovem foi localizada nas proximidades da Cadeia Pública de Serra Talhada, às margens da BR-232.

Ela é acusada de envolvimentos em vários assaltos a agências bancárias e é acusada pelo sequestro, tortura e morte de serra-talhadense, no município de Feira de Santana, pelo qual foi presa por esse mandado de pisão. Ela foi conduzida a delegacia de polícia local para as providências.

Por: Farol de Notícias

Petrolândia: Moradora reclama de entulho na Rua Artur Vieira Lima


Em mensagem ao Blog de Assis Ramalho, moradora da rua Artur Vieira Lima, no centro de Petrolândia, reclama de entulho jogado perto da oficina mecânica de Nêgo.

''Já apareceu rato, cobra....O pessoal da prefeitura pede paciência, mas pra tudo tem limite'' , diz a leitora do blog.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Feitosa propõe comissão na Alepe para mediar negociação dos profissionais de saúde com o Estado

Resultado de imagem para blog de assis ramalho + alberto feitosa

O deputado estadual Alberto Feitosa fez um pronunciamento na Assembleia Legislativa sobre o caos instalado no trânsito do Recife em consequência das manifestações que estão sendo realizadas pelos profissionais da saúde na Avenida Agamenon Magalhães. Feitosa afirmou não ser contra os atos e solicitou, em requerimento ao presidente da Casa, Eriberto Medeiros, a criação de uma Comissão de Negociação para encontrar uma saída a essa situação.

O grupo de deputados atuaria como mediador e facilitador das reivindicações dos profissionais de saúde junto ao órgão competente do Governo do Estado. "Estamos vivendo um verdadeiro caos no Recife, onde as pessoas estão passando mais de três horas paradas no trânsito sem conseguir chegar aos seus trabalhos, escolas e hospitais. Precisamos, com brevidade, criar uma comissão para intermediar as negociações com o Governo do Estado", afirmou.

Assessoria de Imprensa deputado estadual Alberto Feitosa
Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Legado de Miguel Arraes é evidenciado durante solenidade de inscrição do seu nome no livro Heróis da Pátria

Lei que instituiu a homenagem ao socialista é de autoria do deputado federal Tadeu Alencar

Com mais de 50 anos de trajetória política e reconhecido nacionalmente como um dos maiores líderes da esquerda brasileira, o ex-governador Miguel Arraes teve o nome inscrito no livro Heróis da Pátria, na manhã desta quarta-feira (12), no Panteão da Pátria, em Brasília. A solenidade contou com a presença do governador Paulo Câmara, do prefeito Geraldo Julio, do deputado federal eleito João Campos, bisneto de Arraes, além de inúmeros representantes do PSB de Pernambuco. A lei que instituiu a homenagem ao socialista é de autoria do deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), subscrita por toda a bancada socialista na Câmara Federal, e foi sancionada em setembro pelo então presidente em exercício Dias Toffoli.

Arraes foi deputado estadual e federal, prefeito do Recife e governador de Pernambuco por três mandatos, sempre atuando pelo fortalecimento da democracia e igualdade social. Presidiu o PSB nacional entre 1993 e 2005. O livro Heróis da Pátria é feito de aço e reúne nome de homens e mulheres que se destacaram na defesa da liberdade do país, a exemplo do inconfidente Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes, que foi o primeiro a ter o nome inserido no livro), Zumbi dos Palmares, Santos Dumont, Getúlio Vargas, Leonel Brizola, Zuzu Angel, Machado de Assis e Anita Garibaldi.

"Não tem mais terra para quilombola", "já acabou esse tempo", diz Bolsonaro

Bolsonaro fez um forte discurso a favor do agronegócio para pedir apoio político dos integrantes do DEM

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quarta-feira (12), que "não demarcaremos um centímetro quadrado a mais de terra indígena" e "não tem mais terra para quilombola" no Brasil. "Já acabou esse tempo", declarou durante reunião com parlamentares do DEM no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição. Bolsonaro também disse que percebeu que acertou na escolha do futuro ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, quando viu as críticas de entidades ambientais contra a decisão.

No encontro desta quarta, Bolsonaro defendeu também a extinção de decreto que permite descontos de até 60% nas multas ambientais e que transforma os 40% restantes em investimentos para recuperação de florestas. "Nós respeitamos o meio ambiente, mas, pessoal, não dá mais para conviver com a indústria da multa", criticou. "Tem decreto que destina 40% das multas para ONGs para preservar meio ambiente. O que vamos fazer com aquele decreto? Cair fora", disse Bolsonaro dirigindo-se a futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que estava ao seu lado. "Não vamos deixar esse pessoal se retroalimentar constantemente trabalhando contra nós", continuou Bolsonaro, que foi aplaudido.

Bolsonaro afirmou que Tereza Cristina seria também a ministra do Meio Ambiente, quando cogitava fundir as pastas, mas recuou após perceber que teria "problemas fora do Brasil". "Demos um passo atrás. A gente namora, fica noivo e casa. Não namora e casa. Recuamos e veio o garoto Ricardo Salles. Quando vi entidades ambientais criticando ele, eu falei: 'poxa, Onyx (Lorenzoni), acho que acertamos'", contou, provocando risadas entre os presentes.

Projeto Escola Sem Partido também é arquivado em Pernambuco

A proposta, para os professores, fere a Constituição Federal, que dá o direito a 'liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber'

O Projeto de Lei Escola Sem Partido, apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Cleiton Collins (PP), foi arquivado nesta quarta-feira (12) e só pode voltar a tramitar a partir de 2019, caso outro deputado ou ele mesmo, que se reelegeu, queira desengavetá-lo para uma nova discussão. A polêmica proposta por Collins, que pertence à bancada evangélica, proíbe o professor da Rede Estadual de Ensino de “cooptar alunos para qualquer tipo de religião, ideologia ou partido político” e de “ser parcial quanto às questões políticas, socioculturais e econômicas”.

A matéria foi discutida na Comissão de Educação na manhã de hoje, no auditório Sérgio Guerra. O tema foi apresentado no Congresso Nacional, mas também foi arquivado na última terça-feira, o que não impediu que fosse debatido em Pernambuco.

Segundo a deputada estadual Teresa Leitão (PP), na audiência, provocada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), foi aprovado, como encaminhamento, “o envio de uma carta ao governador Paulo Câmara (PSB), solicitando que o governo de Pernambuco tome posição explícita de defesa da liberdade de cátedra, seguindo-se recomendação do MPPE, a exemplo da Paraíba e do Maranhão”.

Denúncia anônima leva à apreensão de 46 aves silvestres em Toritama

Ação foi realizada pela CPRH e Cipoma e os pássaros serão encaminhados aao Cetas Tangara

Quarenta e seis aves de espécies presentes no Nordeste foram apreendidas nesta terça-feira (12) numa residência de Toritama, no Agreste do Estado, em uma fiscalização motivada por uma denúncia anônima à Ouvidoria Ambiental, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Ao proprietário, que responderá por crime ambiental, foi aplicado um auto de infração com multa de R$ 23 mil.

Na residência, no Centro de Toritama, agentes do setor de Fauna da CPRH e policiais militares da Cipoma – 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente – encontraram, em dezenas de gaiolas, 15 tico-ticos, 10 azulões, seis galos-de-campina, cinco sabiás-laranjeira, quatro canários-da-terra, dois trinca-ferros, um sabiá-branco, um sanhaçu, um mané-magro e uma craúna. Todos passarão por reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência ambiental, antes de serem devolvidos à natureza.

Petrolina: Justiça determina prisão de funcionário de escola onde a garota Beatriz foi assassinada há três anos

Familiares e amigos de Beatriz Mota fizeram protesto na frente do Tribunal de Jsutiça de Pernambuco (TJPE), no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
 

A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou, nesta quarta (12), a prisão de um funcionário da escola onde ocorreu o assassinato da estudante Beatriz Mota, em 2015, em Petrolina, no Sertão. (Veja vídeo acima)

O tribunal entendeu ser necessária a captura de Alisson Henrique de Carvalho Cunha, que apagou imagens das câmeras de segurança do colégio e atrapalhou as investigações, segundo o Ministério Público (MPPE).

Lúcia Mota, a mãe da menina assassinada, passou mal durante a sessão e foi socorrida em uma cadeira de rodas por um bombeiro.

A garota Beatriz, que tinha 7 anos, foi morta com 42 facadas durante uma festa do Colégio Maria Auxiliadora, em Petrolina, no dia 10 de dezembro de 2015. O crime ocorreu durante uma festa de formatura. Três anos depois do homicídio, ninguém foi punido e o caso continua sem esclarecimento.

De acordo com o TJPE, dois desembargadores votaram pela prisão de Alisson e um foi contra. Foram favoráveis à captura a relatora do caso, Daisy Andrade, e o presidente da Terceira Câmara Criminal, Flávio Jean, enquanto Eudes França entendeu que não seria preciso mandar prender o funcionário da escola.

Petrolândia e região: Lavagem a seco em domicílio - sofás, colchões, tapetes, bancos e tetos de carro - é com a EcoCar


 Divulgação/ EcoCar

Ministério alerta sobre erros em contratos de teletrabalho

Modalidade prevista na modernização trabalhista vem sendo usada na contratação de profissionais que se enquadram nas categorias de trabalho externo e terceirizado

Uma das novidades da modernização da legislação trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, é a normatização do teletrabalho, que permite ao funcionário ter vínculo empregatício sem precisar exercer as funções nas dependências da empresa. Por ser uma alteração nas relações de trabalho, ainda há empregadores com dúvidas e o Ministério do Trabalho (MTb) está verificando situações em que vigilantes, serventes de obras e até mesmo motoristas de caminhão são contratados, equivocadamente, nessa modalidade. “Os estabelecimentos tendem a confundir teletrabalho com trabalho externo ou terceirização”, afirma o especialista em Políticas Públicas do MTb Marcelo de Sousa.

Ele salienta que, para evitar a contratação equivocada, é preciso entender as diferenças entre teletrabalho e trabalhos de outras naturezas. Pelo teletrabalho, o empregado pode exercer jornadas fora das instalações físicas da empresa, desde que cumpra as mesmas funções previstas para o local de trabalho. É o chamado “home office”, facilitado pela tecnologia da informação e que agora é regulamentado.

Homem leva mais de 200 picadas de abelhas em SC


Um homem levou mais de 200 picadas de abelhas durante o ataque de um enxame em Palhoça, na Grande Florianópolis. O caso foi registrado na noite desta terça-feira (11), por volta das 19h, na Enseada do Brito. Ao todo, seis pessoas foram atacadas, entre elas três crianças.

Profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) passavam pelo local para atender outra ocorrência quando viram o homem caído no chão, recebendo as picadas. A equipe usou um extintor para afastar as abelhas. Ele foi enrolado em um cobertor e levado para a viatura para receber atendimento.

Segundo o Samu, testemunhas contaram que o ataque começou porque o homem havia mexido em um sofá onde estavam as abelhas. O móvel estava no quintal de uma casa, que fica próximo a uma creche.

Medicação

Presidente venezuelano vincula Brasil a supostos planos dos EUA para derrubá-lo


Integrantes da Força Aérea Russa são vistos em frente a um avião bombardeiro russo Tupolev Tu-160 no aeroporto internacional Maiquetía, perto de Caracas, na Venezuela, na segunda-feira (10) — Foto: Federico Parra/AFP

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou nesta quarta-feira (12) um suposto plano dos Estados Unidos para derrubá-lo e, inclusive, assassiná-lo, e que os governos de Brasil e Colômbia também participariam deste complô.

"Chegou a nós uma boa informação (...) John Bolton (assessor de segurança nacional americano), desesperado, designando missões para provocações militares na fronteira", disse Maduro, segundo quem instruções neste sentido foram transmitidas ao presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro.

No domingo, o presidente venezuelano já tinha denunciado a ativação por Washington de um plano para dar-lhe um golpe de Estado com o apoio da Colômbia, mas na ocasião ele não mencionou o Brasil.

Bolton e Bolsonaro se reuniram em 29 de novembro na residência do presidente eleito do Brasil, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, no primeiro encontro de alto nível entre o governo de Donald Trump e o futuro presidente brasileiro, da extrema direita.

“Vitória deve servir de reflexão ao novo governo”, afirma Danilo Cabral sobre arquivamento da Escola sem Partido


Presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, deputado Danilo Cabral (PSB-PE), comemorou o arquivamento do projeto da chamada Escola sem Partido na comissão especial que analisava a proposta. “É uma vitória dos que acreditam na organização da luta do povo. Foi a mobilização da sociedade, especialmente daqueles que fazem a educação pública do país, que levou essa Casa a tomar essa acertada decisão, de arquivar um projeto que era uma verdadeira ‘lei da mordaça’ na educação brasileira”, celebrou o parlamentar.

Após seis semanas seguidas de tentativas de colocar a Escola sem Partido em votação, a matéria foi arquivada por causa do encerramento das atividades da comissão especial nesta legislatura. Em todas as reuniões convocadas pelo colegiado, a oposição atuou fortemente, obstruindo os trabalhos. “Esperamos que essa derrota possa fazer como que o novo governo possa refletir e retire esse projeto de sua pauta”, afirmou Danilo Cabral.

Petrolândia: Evânio Barbosa anima a Quarta do Clone no Maria Fumaça, às 20h00


Hoje tem promoção no Maria Fumaça, na Orla Fluvial de Petrolândia, na Quarta do Clone, com caldinho em dose dupla. A animação musical será feita pelo cantor, compositor e poeta Evânio Barbosa

Com organização de Pedrinho e família, o Bar e Restaurante Maria Fumaç, cada vez melhor, oferece excelentes atrações musicais e opções variadas e deliciosas da gastronomia regional. Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Maria Fumaça no Instagram @mariafumaca.oficial.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Celpe substitui mais de 12 mil lâmpadas em instituições do interior do Estado

A iniciativa, promovida pela Celpe, faz parte do projeto Energia com Cidadania que já eficientizou o sistema de iluminação de mais de 283 prédios públicos e instituições sem fins lucrativos de Pernambuco

Mais de 12 mil lâmpadas LED foram substituídas em 45 escolas públicas do Interior do Estado, além de hospitais e ONGs, durante as ações de eficientização do Projeto Energia com Cidadania da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da concessionária, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto de eficientização, com a substituição de lâmpadas ineficientes por novas, em LED, foi realizado em instituições das cidades de Caruaru, Macaparana, São Caetano e Belo Jardim, proporcionando uma economia média de 40% no consumo de energia do sistema de iluminação das unidades educacionais.

Pertencentes às redes estadual, municipal e federal, as escolas beneficiadas pelo projeto foram selecionadas para receber um total de 12.000 lâmpadas LED. Mais eficientes, essas lâmpadas chegam a durar até cinco vezes mais, economizando até 40% de energia, quando comparada às fluorescentes. Outras 669 lâmpadas foram instaladas em ONGs, centros comunitários e hospitais desses municípios. Ao todo, foram 12.669 lâmpadas entregues pela concessionária. Apenas em 2018, mais de R$ 4,8 milhões foram investidos nas ações do Projeto Energia com Cidadania da Celpe, que leva educação sobre uso seguro de energia elétrica para estudantes e toda a comunidade, além da substituição de lâmpadas ineficientes, como as, halógenas, fluorescentes e incandescentes por novas, em LED e mais eficientes.

Projeto Energia com Cidadania

Floresta recebe atendimento gratuito da unidade móvel OdontoSesc


Entre os serviços oferecidos, cirurgias dentais, teste rápido de HIV, teste de hepatite e vacinação

Após três meses de atuação em Floresta, no Sertão de Pernambuco, o OdontoSesc promoveu uma ação de saúde na manhã desta quarta-feira (12). Até  o meio dia, a unidade móvel realizou 50 atendimentos odontológicos, incluindo cirurgias e restaurações, e 100 aplicações de flúor. Além desses serviços, a prefeitura da cidade ofereceu testes rápidos de glicose, de HIV, vacinação e aferição de pressão arterial. Gratuitas, todas as atividades aconteceram em frente à Secretaria de Saúde.

A ação marca o encerramento do OdontoSesc no município. Desde setembro, quando a unidade chegou ao lugar, foram mais de 14 mil procedimentos realizados a partir do encaminhamento da secretaria de Saúde. Foram crianças, adultos e idosos que tiveram a oportunidade de realizar tratamentos ou manutenção. Entre os procedimentos, restauração, remoção de tártaros, polimento, pequenas cirurgias orais e aplicação de flúor. Durante os três meses de operação, o OdontoSesc também promoveu ações de conscientização sobre a importância da saúde bucal, como atividades educativas nas escolas e creches, capacitações com professores e agentes de saúde, além de palestra sobre doenças como a da gengiva e o câncer bucal.

Morre quinta pessoa baleada por atirador durante ataque na Catedral de Campinas

Homem atirou contra fiéis dentro de igreja na região central, na tarde de terça-feira (11). Três pessoas ficaram feridas, mas foram socorridas e já receberam alta de hospitais.

A Prefeitura de Campinas (SP) confirmou na tarde desta quarta-feira (12) a morte de Heleno Severo Alves, de 84 anos, um dos baleados durante o ataque na Catedral Metropolitana, na terça-feira. Ele estava internado no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, onde passou por cirurgia após ser ferido por dois disparos nas regiões do tórax e abdômen. Outros quatro fiéis morreram na igreja.

Os outros mortos pelo atirador Euler Fernando Grandolpho são Sidnei Vitor Monteiro, de 39 anos, José Eudes Gonzaga Ferreira, de 68, Cristofer Gonçalves dos Santos, de 38, e Elpídio Alves Coutinho, de 67. A Catedral foi reaberta nesta quarta com uma missa em homenagem às vítimas.

Outras três pessoas feridas durante o ataque foram socorridas para unidades de saúde em Campinas e já tiveram alta. Entre elas estão Maria de Fátima Frazão Ferreira, de 68 anos, levada ao Hospital da Unicamp após ser baleada em uma das pernas; e um homem de 64 anos, que foi atingido por dois tiros de raspão e recebeu atendimento no Hospital Beneficência Portuguesa.

CPRH realiza Fórum sobre atividade de lavagem industrial de jeans



A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou, no município de Toritama, Agreste do Estado, nesta terça-feira (11), o I Fórum Ambiental com enfoque nas lavanderias industriais do Agreste de Pernambuco. "Toritama tem potencialidades de desenvolvimento. E fez a feliz opção de melhorar. O esforço conjunto do poder público e do empresariado local do setor de lavanderia industrial é o que faz a diferença", disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Carlos Cavalcanti. Carlos André também enfatizou o importante passo dado pela Prefeitura local, no tratamento ao destino dos resíduos sólidos do município, que são levados a um aterro sanitário.

No Fórum, a CPRH lançou a cartilha “Lavando Limpo”, com informações sobre licenciamento ambiental do segmento, que foi apresentada pelo diretor de Controle de Fontes Poluidoras da CPRH, Hellder Hallender. "A CPRH não só fiscaliza os empreendimentos, mas tem também a responsabilidade de orientar sobre a importância do licenciamento ambiental, deixando claro os passos do licenciamento. E esta cartilha é o instrumento orientativo aos empresários do setor", explicou o diretor presidente da Agência, Eduardo Elvino. Durante o evento, foi apresentada, pela Prefeitura, a Lei Municipal 1643/2018, referente às lavanderias e apresentado o cronograma de ações a serem implementadas pelo Município de Toritama, a partir da Lei. "Um documento feito a várias mãos, com o propósito de melhorarmos as condições ambientais do nosso município", comemorou o prefeito de Toritama, Edilson Tavares.

Escola Superior de Advocacia da OAB Pernambuco ganha nova sede

Instituição vai funcionar no prédio da OAB e traz estrutura moderna e mais completa. Na foto, o presidente da OAB-PE, Ronnie Preus Duarte, e o presidente da ESA-PE, Carlos Neves.

A nova sede da OAB Pernambuco será agora também a nova sede da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE). Para atender melhor às necessidades dos advogados, a instituição passa a ocupar o 3º andar do prédio da OAB Pernambuco, localizado na Rua do Imperador Pedro II, 346, no bairro de Santo Antônio, centro do Recife. A inauguração vai acontecer no próximo dia 17 de dezembro, às 18h, e o atendimento no local será realizado a partir de janeiro. A antiga sede, no nº 307 também da rua Imperador Pedro II, que era alugada, será desativada.

Além de uma estrutura prática, com a nova sede a ESA-PE ganha também um novo estúdio de gravação de aulas, e uma nova sala de aula. Mais cinco poderão ser construídas no espaço. A nova estrutura será utilizada para atividades do setor de pós-graduação, o que vai potencializar a qualidade dos cursos presenciais, telepresenciais e online.

Furto de água é encontrado em adutora que abastece cidade de Gravatá



A partir de uma denúncia, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) identificou uma ligação clandestina na Adutora de Vertentes, rede que transporta água para o abastecimento da cidade de Gravatá, na região Agreste. A água era furtada por meio de uma ligação irregular feita na adutora - com uma vazão de cinco litros de água por segundo - e distribuída por uma tubulação com cerca de 150 metros de extensão para irrigar uma plantação de capim no Sítio Campininha, localizado na zona rural de Gravatá. A Compesa realizou a fiscalização, na sexta-feira (7) passada, com o apoio da Polícia Civil, no entanto, não havia ninguém na propriedade para ser realizado o flagrante.

Estima-se que o furto de água ocorreu num período de um ano, possibilitando o desvio de quase 79 mil metros cúbicos de água, o que representa um prejuízo de R$ 325 mil reais. Para se ter uma ideia, esse volume de água furtado seria suficiente para a companhia abastecer 657 famílias, por mês, ao longo de 12 de meses.

É possível reduzir minha prestação? Como funciona uma Ação Revisional?


Conheça os benefícios da revisão de financiamento de veículos para redução das dívidas.
Quando você compra um veículo financiado, todo cuidado é pouco para não pagar um valor maior do que deveria ou sofrer com taxas abusivas. Por meio da Ação Revisional, é possível solicitar a revisão de parcelas e ter seus direitos garantidos.

Ação revisional, ou ação para revisão de contrato de financiamento de veículo, é um tipo de processo onde o consumidor pede ao Poder Judiciário a intervenção no contrato, com a finalidade de rever determinadas cláusulas contratuais.

Em regra geral, o objetivo é reduzir o valor das parcelas estabelecidas no contrato, ou ainda a redução do saldo devedor. Além dos processos voltados a financiamentos de veículos, ainda existem ações destinadas a imóveis, crédito pessoal, cartão de crédito e cheque especial.

Trabalhadores rurais da Mata Sul recebem mais 63 títulos de acesso à terra do Governo de Pernambuco



As famílias de agricultores do assentamento estadual Florescente, localizado na área rural do município de Água Preta, comemoraram a entrega de 63 títulos de Concessão de Direito Real de Uso da terra (CDRU), durante solenidade realizada na quarta-feira passada (05/12). A ocasião foi promovida pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), em parceria com a associação dos trabalhadores rurais do assentamento.

“A entrega de títulos de acesso à terra representa mais conquista à agricultura familiar de Pernambuco, porque garante a vida na parcela de terra concedida aos trabalhadores do campo. É através desse documento em mãos, que cada assentado e assentada poderá buscar desde créditos para melhorar a produção, quanto acessar benefícios sociais para ter qualidade de vida”, enfatizou o presidente do Iterpe.

Ecolume aposta em tecnologia para irrigação com água de esgoto de escola

Até sexta-feira (14), uma comitiva formada por pesquisadores do IPA e do Insa, ligados à rede Ecolume, estará em escola no sertão pernambucano, preparando o local para a instalação dos equipamentos

Daqui a algumas semanas, inicia-se o período chuvoso no Semiárido. Mas já há registros de chuvas em regiões sertanejas. Apesar disso, enquanto se investe em culturas agrícolas que precisam de mais água do que o clima local pode oferecer, a água continuará sendo considerada um recurso escasso na maior parte do ano e desperdiçada. A fim de superar parte dos desafios hídricos, alimentares e energéticos da região, uma rede nacional de pesquisadores (Ecolume), financiada pelo CNPq e liderada por Francis Lacerda, meteorologista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), aposta no uso de tecnologia social, no conhecimento tradicional e em recursos naturais disponíveis no local.

Para reduzir alguns problemas hídricos e fortalecer a produção familiar de alimentos, a pesquisadora defende o replantio de espécies do Bioma Caatinga, já adaptadas ao clima seco. A rede investirá inclusive em uma tecnologia adaptada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa) para a transformação da água de esgoto para a irrigação de espécies nativas.

Liderada por Francis, os estudiosos buscarão viabilizar o inovador projeto de reuso da água da unidade que atua com agroecologia. “Nossa primeira missão é levantar dados para possibilitar a instalação da tecnologia adaptada pelo Insa, em parceria com a UFCG, para tratamento do esgoto da escola a fim que a água possa ser reutilizada com qualidade para produção familiar de alimento através de plantas da região”, explica.

14ª feira de negócios Super Mix será em setembro de 2019


Com o sucesso do evento neste ano, vários expositores fizeram questão de garantir seu espaço na próxima edição da na maior feira setorial do Norte/Nordeste


Logo que a Super Mix se encerra, as expectativas se voltam para a próxima edição. E para atender ao apelo das empresas expositoras, a organização se antecipa e coloca à disposição o mapa com os espaços disponíveis para que as empresas interessadas possam garantir já a sua vaga.

O tema e a data da 14ª edição da feira de negócios já foram definidos: será dos dias 24 a 26 de setembro de 2019, no Centro de Convenções de Pernambuco, tendo como mote “Agentes de distribuição e o novo varejo”. Em 2018, a feira contou com mais de 120 expositores e recebeu mais de 22 mil pessoas durante os três dias de evento.

Petrolândia: Oficina de Culinária Natalina na Carreta do Senac recebe inscrições; Início amanhã (13)



A Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Sala do Empreendedor, comunica que estão abertas as inscrições para a oficina de CULINARIA NATALINA, que acontecerá nos dias 13 e 14/12/18 na carreta do Senac.

Inscrições: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (com Silvinha).

Valor: R$ 50,00.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Sedetur
Foto: Lúcia Xavier

Projeto de arborização em Petrolina planta mais de 5 mil mudas de espécies da Caatinga em 2018


Petrolina, situada no Vale do São Francisco, virou referência em arborização com espécies nativas da Caatinga. Segundo informações da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), em 2018, até o mês de novembro, mais de 5 mil mudas foram plantadas na cidade, através da adoção de plantas pela população, graças ao Projeto 'Nossa Árvore' e à inauguração do Viveiro Municipal, coordenados pela prefeitura.

O Viveiro Municipal de Petrolina, inaugurado em março deste ano, é um importante equipamento ambiental para a cidade. Com capacidade de produzir até 50 mil mudas de plantas nativas da Caatinga, tornou-se o maior do interior de Pernambuco. São 2.500 m² que podem produzir, de uma única vez, até 27 mil mudas. O equipamento foi inserido nas ações do projeto 'Nossa Árvore', que desde 2017 arboriza a cidade. Segundo a coordenação, foram doadas mais de 3 mil mudas e plantadas 2.350 em avenidas, ciclovias e no Parque Municipal Josefa Coelho.

Petrolândia: Empresário Aurélio Cavalcante, diretor da Central de Adubos, é aniversariante do dia; Parabéns!



Nesta quarta-feira, 12 de dezembro de 2018, comemora mais uma primavera o diretor da Central de Adubos, Aurélio Cavalcante.

O empresário recebe as felicitações da família, funcionários e amigos..

Feliz aniversário ao amigo Aurélio! São também os votos do Blog de Assis Ramalho!

Parabéns!

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia/Icó-Mandantes: Audiência pública sobre situação dos perímetros irrigados será nesta quarta (12)

Foto/arquivo: Audiência pública no projeto Icó-Mandantes discutiu situação dos perímetros irrigados em abril de 2013 (Foto: Assis Ramalho/arquivo/BlogAR)

Os Distritos de Irrigação/Associações dos Perímetros Irrigados de Petrolândia, a Prefeitura de Petrolândia, o Polo Sindical, os Sindicatos Rurais e as Comissões de Agricultores convida todos os irrigantes para participarem de Audiência Pública - convocada pela Assembléia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), com as presenças do Ministério Público, Chesf, Codevasf e outros órgãos para tratarda situação dos Perímetros Irrigados do Sertão de Itaparica.

Data: 12/12/2018
Local: Escola Estadual do Icó Mandantes
Horário: 13 horas

Clique e reveja>Audiência Pública no Projeto Icó-Mandantes (04/04/13)

Redação do Blog de Assis Ramalho

Belém do São Francico: ETE Maria Emilia Cantarelli conquista o prêmio de 2º lugar no Sertão Pernambucano e 2º lugar geral do TVC de 2018



A Escola Técnica Estadual Maria Emilia Cantarelli localizada na cidade de Belém do São Francisco conquistou as premiações de 2º lugar no sertão do estado e 2º lugar na colocação geral, do Torneio Virtual de Ciências -TVC / 2018.

O evento aconteceu no auditório do “Espaço Ciências” na cidade de Olinda-PE, onde reuniu centenas de estudantes das redes estadual, municipal e privada de Pernambuco. A competição envolveu cerca de 160 equipes de todas as regiões de Pernambuco, desse total, aproximadamente 50% é da rede estadual de ensino.

A ETE Maria Emilia Cantarelli foi representada pelos estudantes que participaram da competição, e que, ao longo de sete meses realizaram vários desafios relacionados às áreas das ciências. Além da premiação os estudantes ganharam uma bolsa de iniciação científica para continuarem desenvolvendo seus projetos.





Por: Ascom/ETE-Maria Emilia Cantarelli – Belém do São Francisco-PE

Paulo Afonso (BA): Guerreiros Antigos da 1ª Companhia de Infantaria realizam II Encontro de Reservistas



Na tarde do último sábado (08), os ex-combatentes do Exército Brasileiro que serviram na 1ª Companhia de Infantaria de Paulo Afonso, Bahia, no ano de 1987, realizaram o II Encontro de Reservistas.

Organizado pelos guerreiros: Claudino, Magé e Aroldo, com apoio de vários amigos, o evento intitulado “50 (Cinquentões) - O Nascimento das Lendas”, contou com a presença de guerreiros antigos de cidades de São Paulo/SP, Juazeiro-BA, Arcoverde e Recife-PE.

O evento que chega a sua segunda edição, visa o congraçamento dos ex-combatentes, além de cultuar os valores, as místicas, o espírito de corpo e o companheirismo das “Lendas”.

Petrolândia: Juliano Vans leva você à Praia do Francês, em Maceió, no dia 13 de janeiro


Janeiro é mês de férias, de curtir e dar uma saída da rotina! Juliano Vans leva você de Petrolândia à Praia do Francês, uma das praias mais belas de Alagoas, no dia 13 de janeiro. Reserve já sua vaga para curtir uma praia linda e, no final da tarde, passear no Parque Shopping para fazer aquelas comprinhas.

O pacote inclui viagem, café da manhã a bordo do ônibus e almoço self-service. Valor: R$ 200 à vista ou parcelado (com acréscimo) no cartão de crédito.

Mais informações: 87 99624-4561 ou 99949-2021 (WhatsApp)

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Juliano Vans

Celular pega fogo no bolso da calça e deixa homem com queimaduras na perna e mãos


O roteirista Carlos Henrique Lopes Crespo, de 49 anos, sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus na perna esquerda e nos dedos das mãos após seu telefone celular ter explodido e pegado fogo no início da tarde do sábado. Crespo estava com o aparelho, um Samsung modelo Galaxy A5 comprado em 2016, no bolso de sua calça jeans. O acidente ocorreu quando o roteirista estava no banco carona de seu carro, passando pelo Elevado do Joá, na Zona Oeste do Rio. A sua mulher dirigia o veículo.

— Escutei um barulho que chamou minha atenção e, quando olhei para a minha perna, vi que estava saindo uma fumaça preta. O celular estava no bolso, eu não estava usando nem carregando o aparelho. De repente, senti minha perna queimar e, no desespero, peguei o celular e acabei queimando as mãos. Joguei o telefone pela janela e, quando tirei a calça, ela estava com brasas, ou seja, estava claramente pegando fogo — relembra Crespo.

O roteirista foi levado por sua mulher para um hospital, onde recebeu atendimento. Ele teve alta médica na madrugada de domingo, mas precisou voltar à emergência no mesmo dia, com febre alta. No dia seguinte, foi ao hospital novamente para retirar as bolhas formadas pelas queimaduras. Agora, o roteirista faz curativos em casa duas vezes por dia.

— Eu e minha mulher estávamos no meio de um elevado, no carro. Poderíamos ter batido e até ferido outras pessoas. Minha mulher ficou sem saber o que fazer. A sensação era como se tivesse uma frigideira na perna. Foi desesperador — relembra.

O aparelho que estava sendo usado pelo roteirista tinha sido emprestado a ele por sua mãe, já que o seu vinha apresentando defeito. Ele estava com o celular há poucos dias e não havia notado nenhum problema em seu funcionamento.

As feridas podem atrapalhar a vida profissional de Crespo. Freelancer, ele está com uma proposta para iniciar um trabalho este mês, mas não sabe se conseguirá fazer o serviço, uma vez que, além das queimaduras, tem sofrido com enjoos e mal-estar.

— Me senti personagem de fake news. A gente ouve essas histórias e acha que é historinha de WhatsApp. Não sei como vou lidar com celular a partir de agora. Estou assustado — afirma.

Após o acidente, o roteirista fez uma postagem em seu Facebook relatando o que havia acontecido com ele. “Não é uma figura de linguagem. Ontem, meu celular explodiu. Ainda sem acreditar no que aconteceu”, escreveu ele no início do texto. O relato acabou chegando à fabricante Samsung, que entrou em contato com o roteirista. Nessa terça-feira, representantes da empresa estiveram na casa de Carlos Henrique.

Procurada pelo EXTRA, a empresa de tecnologia informou que realizará uma análise completa para determinar a causa exata do ocorrido. “Gostaríamos de assegurar aos nossos consumidores que seguimos os mais rigorosos padrões de segurança e controle de qualidade para garantir a melhor experiência com nossos produtos e serviços”, informou a Samsung em nota.

Por: Carolina Heringer - Joirnal Extra (RJ)

Paciente tem surto durante consulta, pega arma de médico e atira contra ele em Olinda

A polícia foi acionada para a unidade de saúde e conseguiu imobilizar o paciente
Foto: Reprodução/ Google Street View

Um homem de 21 anos teve um surto durante uma consulta psiquiátrica e atirou contra o médico que o atendia, na manhã desta terça (11), em Olinda, de acordo com a Polícia Civil.
O caso ocorreu no bairro de Guadalupe e o paciente tem deficiência intelectual, ainda segundo a corporação. Nenhum dos disparos atingiu o psiquiatra, que tem 72 anos.

Por volta das 8h30, o homem entrou em luta corporal com o médico, que é policial aposentado e tem porte legal de arma, de acordo com a Polícia Civil. O paciente tomou a pistola do profissional e efetuou disparos no local, mas os tiros não atingiram ninguém.

O jovem foi imobilizado e a polícia foi acionada para a ocorrência. Policiais do 1º Batalhão da PM detiveram o homem, que foi encaminhado à Central e Plantões da Capital (Ceplanc), no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife.

STF rejeita denúncia contra senador Fernando Bezerra Coelho na Lava Jato


A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou, por 3 votos a 2, uma denúncia contra o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo suposto recebimento de R$ 41,5 milhões de empreiteiras contratadas pela Petrobras para a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco.

A denúncia foi oferecida pela PGR (Procuradoria-Geral da República) em outubro de 2016. À época, o relator da Lava Jato na corte era o ministro Teori Zavascki, que morreu em um acidente aéreo em 2017 e foi sucedido, na relatoria, pelo ministro Edson Fachin.

Parte da propina, segundo a PGR, abasteceu a campanha à reeleição do então governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), morto em desastre aéreo em 2014. Ainda segundo a PGR, a aeronave em que o político estava quando morreu tinha sido adquirida por meio do esquema criminoso.

Depósitos a motorista de Flávio Bolsonaro batem com salários na Assembleia Legislativa do Rio


A análise do relatório do Coaf revela que a maior parte dos depósitos em espécie na conta do ex-motorista de Flávio Bolsonaro coincidem com as datas de pagamento na Assembleia Legislativa do Rio. Nove ex-assessores do filho do presidente eleito repassaram dinheiro para o motorista.

Uma das filhas do assessor Fabrício José Carlos de Queiroz continua contratada do gabinete do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro, do PSL. O JN tentou falar com Evelyn Mello de Queiroz nos últimos dois dias, mas ela não estava.

Além de Evelyn, uma irmã, Nathalia, e mãe delas, Márcia, também trabalharam no gabinete de Flávio Bolsonaro, mas até agora ninguém da família apareceu para explicar a quantidade de depósitos e saques nas contas de Fabrício de Queiroz.

O Coaf apontou que Fabrício teve uma movimentação suspeita de R$ 1,2 milhão durante um ano.

O Jornal Nacional fez o cruzamento das datas dos depósitos feitos em dinheiro nas contas do ex-assessor com os dias de pagamento dos salários da Alerj entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017 e encontrou uma coincidência: em praticamente todos os meses, a maior parte do dinheiro entra na conta de Fabrício no mesmo dia ou poucos dias depois de os servidores receberem o salário.

Votação de Título de Cidadão do Recife a Bolsonaro é retirada de pauta


A votação do título de Cidadão do Recife para o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), foi retirada de pauta nesta terça-feira (11). A decisão da Mesa Diretora da Câmara Municipal do Recife veio devido à falta de quórum qualificado na Casa pela segunda vez. Só havia 21 dos 39 vereadores presentes, o mínino é 24. Coincidentemente, ontem Bolsonaro finalizou a escolha do primeiro escalão sem qualquer ministro nordestino. 

O projeto, contudo, pode voltar ao plenário a qualquer momento, sem necessidade do aval das comissões temáticas, uma vez que se trata de uma proposta da Executiva.

Um dos maiores defensores da honraria a Bolsonaro, o vereador Marco Aurélio (PRTB), não pôde comparecer ao plenário, em virtude de um pico de pressão alta de 18 por 12. Ele foi o autor do projeto que propõe o título de Cidadão para o vice-presidente eleito, Hamilton Mourão, que virá ao Recife no dia 21 de dezembro.

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira, 12 de dezembro de 2018









Nesta quarta-feira, 12 de dezembro de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país


A Tarde
Servidores públicos fazem protesto na Alba contra reforma administrativa
Correio da Bahia
Duzentos delegados entregam cargos contra PEC do teto de Rui
Tribuna da Bahia
Benito Gama é alvo de operação da Polícia Federal
O Globo
Atirador se sentou junto com fiéis antes de matar ao menos quatro pessoas na Catedral de Campinas
O Dia
Juiz dá 60 dias para que o RJ revise passagens de ônibus intermunicipais
Extra
Projeto de lei do Escola sem Partido é arquivado em comissão da Câmara
Folha de São Paulo
Houve omissão do Executivo e do Congresso no combate à corrupção, diz Sergio Moro
O Estado de São Paulo
Por unanimidade, TSE rejeita ação do PT contra Bolsonaro
Correio Braziliense
'Farta prova documental' liga sítio a Lula, diz força-tarefa da Lava-Jato
Valor Econômico
Avianca pede recuperação judicial, com dívidas de quase R$ 500 milhões
Estado de Minas
Equipe de transição de Zema diz que rombo nas contas do estado pode chegar a R$ 30 bilhões
Jornal do Commercio
Zika pode provocar infertilidade em homens, indica um novo estudo
Diário do Nordeste
Comissão da Câmara aprova restrição de foro a chefes dos três Poderes
Zero Hora
Aécio Neves já prejudicou muito o PSDB, afirma Tasso Jereissati

Por Rede Brasil de Notícias

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras