01 dezembro 2025

Encontro Nordestino de Xaxado encerra edição histórica com chancela internacional e recorde de público


O XVII Encontro Nordestino de Xaxado terminou neste domingo consolidado como um dos maiores festivais de cultura popular do Brasil. Pela primeira vez, o evento recebeu a chancela de festival internacional, reforçando o protagonismo de Serra Talhada no cenário artístico do Nordeste e ampliando o alcance cultural da Capital do Xaxado.

Entre 26 e 30 de novembro, mais de 40 espetáculos passaram pela programação oficial, reunindo grupos do México, Colômbia, Equador e Argentina, além de diversas representações do Nordeste e apresentações de São Paulo e do Rio Grande do Sul. A cena local também marcou presença com 10 espetáculos produzidos em Serra Talhada.

Presidente Lula faz pronunciamento e reforça aprovação da isenção no Imposto de Renda



Presidente Lula fez pronunciamento em rede nacional neste domingo (30) (Divulgação)

Neste domingo, 30, em pronunciamento em rede nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou que a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil mensais, aprovada na semana passada, ameniza a injustiça tributária no país. "O Brasil inteiro vai ser beneficiado", defendeu.

"O Brasil mudou nessa última semana. Pela primeira vez, mais de 100 anos depois do início do Imposto de Renda, os privilégios de uma pequena elite financeira deram lugar a uma conquista para a maioria do povo brasileiro", disse o presidente.

Lula reforçou que o Projeto de Lei (PL) 1.087/2025 foi aprovado por unanimidade pelo Congresso e passa a valer am janeiro de 2026. "Dezembro será o último mês que você terá descoto de IR", disse. "É quase um 14º salário", comparou o presidente, ao se referir ao valor que "sobra" com a isenção.

Assista ao pronunciamento do presidente da República na íntegra:

Lula reforçou que 0,1% dos contribuintes, um total de 140 mil "super-ricos" do país, vão ter aumento da alíquota para compensar a isenção, para 10%. É a "correção da injustiça tributária" e "o fim do privilégias elites brasileiras", nas palavras do presidente. "O que hoje é é desconto no contracheque., vira dinheiro extra".

Ainda segundo o presidente, a isenção vai injetar R$ 28 bilhões por ano na economia nacional, "estimulando o comércio, a indústria e o empreendedorismo".

Diario de Pernambuco