quarta-feira, setembro 20, 2023

Eletrobras Chesf apresenta Plano de Ação de Emergência para segurança de barragens em Glória-BA e Jatobá-PE

Reunião em Jatobá (Foto: Divulgação)

Fortalecendo a parceria com as Defesas Civis dos municípios onde a Eletrobras Chesf detém Usinas e Reservatórios, a Empresa está realizando uma série de atividades em atendimento à Lei de Segurança de Barragens. Nesta terça-feira (19), encontros com as prefeituras de Glória (BA) e Jatobá (PE) foram realizados para apresentação das próximas etapas de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE).

No encontro, o gerente Regional de Operação de Paulo Afonso, Elerson Carlos, e o gerente de Segurança de Barragem da Regional Paulo Afonso, Flávio Marcelo, apresentaram aos prefeitos David Cavalcante (Glória – BA), e Rogério Ferreira (Jatobá – PE), o cronograma para das ações seguintes nos municípios.

Tanto em Glória quanto em Jatobá, serão instaladas sirenes e placas de rota de fuga das zonas de autossalvamento (áreas próximas às barragens) para o caso de emergência de barragem. Também está previsto o cadastramento da população local.

Comissão do Senado aprova projeto que concede pensão a filhos de doentes isolados por hanseníase até 1986

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (20), projeto que autoriza o governo a conceder pensão vitalícia aos filhos de pessoas com hanseníase colocadas forçadamente em isolamento até 1986 (PL 3.023/2022). O valor deve ser mensal, intransferível e não inferior ao salário mínimo – R$ 1.320, nos valores atuais.

O projeto da Câmara dos Deputados busca indenizar os filhos separados dos pais que sofriam da doença, antes chamada de “lepra”. Os doentes eram obrigados a se afastar do convívio social e se isolarem em casas ou seringais, ou se internarem nos chamados “hospitais-colônias”. Para a relatora na comissão, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), o Estado deve compensar as sequelas que as famílias sofreram com essa política implantada em 1920 e que perdurou até 1986.

— A vivência compulsória nesses ambientes resultou em graves sequelas psiquiátricas, psicológicas e sociais aos filhos que foram privados da convivência familiar. Estudos realizados nessa população assinalam serem frequentes os relatos de medo, raiva, angústia, depressão, preconceito, rejeição e dificuldade de estabelecer algum tipo de relacionamento social. Resta claro que as pessoas remanescentes dessa trágica política governamental merecem todo o respeito e toda a atenção do Estado brasileiro — disse a relatora, favorável ao projeto, que agora segue para exame da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Petrolândia: Procura-se cachorrinha desaparecida de residência do Bairro Nova Esperança; proprietária está sofrendo com ausência do animal que está doente e tomando remédio

 



Uma cachorrinha que atende pelo nome de Pandora foto),  sumiu de uma residência  no Bairro Nova Esperança. 

Josy, proprietária do animalzinho, está sofrendo com a ausência de sua cachorrinha. Ela diz que ganhou de presente, e que Pandora está doente e tomando remédio.

'' Desde do dia que ganhei ela, ela era muito mais nova, então dou todo amor e cuidado a ela. Ela está doente, dai estava tomando antibiótico e tinha tomados injeção também. Eu estou muito triste com o sumiço dela'' diz Josy

Pede a quem a encontrou ou encontrar, por favor, entrar em contato pelo número 75 - 9.9121-0857

Blog de Assis Ramalho
Informação: Josy


Segurança de barragens: Chesf apresenta em Petrolina ações finais para implantação do PAE

Foto: Chesf

A Eletrobras Chesf esteve, na tarde desta terça-feira (19), em reunião com o prefeito Simão Durando, de Petrolina (PE), para apresentação das ações finais de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), em atendimento à lei de Segurança de Barragens.

Patrícia Neves, coordenadora da implantação do PAE da Eletrobras Chesf, demonstrou para a equipe do município a importância, também, do cadastramento da população próxima à barragem na plataforma Alert, a ser disponibilizada pela Empresa.

No encontro ela ressaltou que a parceria com as defesas civis, estadual e municipal, é fundamental para as próximas etapas que compreendem a instalação de placas de rotas de fuga nas zonas de autossalvamento, já no próximo mês de outubro; instalação de sirenes e cadastramento da população, a serem realizados no mês de dezembro. A zona definida vai da Usina de Sobradinho a comunidade de Tapera.

Os locais foram definidos junto à defesa civil local.

Festa do Padroeiro de Petrolândia 2023: Confira a programação da Paróquia de São Francisco de Assis


A Paróquia de Petrolândia divulgou a programação da Festa do Padroeiro e Petrolândia, São Francisco de Assis, realizada de 24 de setembro a 04 de outubro. 

Tema Geral: CON-VOCADOS a anunciar JESUS, na fraternidade e alegria, como o JOVEM DE ASSIS

Confira a programação religiosa completa abaixo:

23 de setembro (Sábado)
16h30 - Trilha Ecológica "Nos passos de Francisco"
Local: Saída: Igreja Matriz/Destino: Mirante da Serrota

24 de setembro (Domingo)
10h00 - BÊNÇÃO dos Vaqueiros
Local: Em frente à Igreja Matriz
11h30 - MISSA DOS VAQUEIROS
Local: Parque João Pernambuco
18h30 - PROCISSÃO
Local: Saída de frente da Rodoviária
19h00: HASTEAMENTO DA BANDEIRA
Local: Igreja Matriz
19h30: CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
Local: Igreja Matriz
Serviços Litúrgicos: Coral Vozes do São Francisco e Comunidade São Marcos
Quermesse: Grupo Servos de Jesus e Maria e Grupo São José

25 de setembro (Segunda-feira)
08h30: CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
Local: Igreja Matriz
Serviços Litúrgicos: Coral Vozes do São Francisco
19h30: NOVENA EM LOUVOR A SÃO FRANCISCO
Local: Igreja Matriz
NOITE DOS SETORES E COMUNIDADES DA CIDADE
"A exemplo de São Francisco somos chamados a transmitir a alegria do Evangelho"
Serviços Litúrgicos: Comunidades urbanas e setores.
Ofertório: MACARRÃO
Quermesse: Legião de Maria, Apostolado da Oração e Mãe Rainha

Onda de calor: Inmet emite alerta vermelho de grande perigo para nove estados

O alerta vermelho é valido até domingo (24). — Foto: Reprodução/INMET

O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentar, nesta quarta-feira (20), o nível do alerta e colocar mais estados sob um aviso de "grande perigo" por causa das temperaturas acima da média.

A onda de calor começou na segunda-feira (17) e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de ainda afetar regiões do interior na próxima semana. Em algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 43°C.

O mais recente alerta do Inmet é da categoria "vermelho", que significa "grande perigo". Ao todo, são nove estados sob o alerta:

Minas Gerais (MG)

Paraná (PR)

Rio de Janeiro (RJ)

São Paulo (SP)

Mato Grosso (MT)

Pará (PA)

Goiás (GO)

Mato Grosso do Sul (MS)

Tocantis (TO)

Audiência pública na Alepe discute projeto do TJPE para extinção de cartórios deficitários

Waldemar Borges ressaltou que os cartórios distritais auxiliam um segmento da sociedade. (Foto: Evane Manço)

A proposta apresentada pelo Poder Judiciário para extinguir cartórios deficitários localizados em distritos municipais foi discutida em audiência pública pela Alepe, nesta terça (19). O Projeto de Lei nº 923/2023, de autoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco, pretende reestruturar especialmente os cartórios de registro natural (responsáveis por certidões de óbito, nascimento e casamento) que não teriam demanda para sustentar seus custos.

Na reunião, representantes dos cartórios e parlamentares debateram a viabilidade econômica de serviços de baixa demanda, a melhor aplicação dos recursos públicos que os sustentam e a possibilidade de desassistência da população com a extinção de alguns desses serviços.

O texto proposto pelo Judiciário prevê a extinção imediata de 41 cartórios de registro natural distritais que estão vagos e o fim gradual daqueles que estão em municípios abaixo de 25 mil habitantes, a partir do momento que ficarem vagos os cargos dos responsáveis por esses cartórios.

Dois funcionários da Codevasf morrem e um fica ferido após acidente na Bahia; vítimas viajavam a serviço da companhia

Vítimas estavam em viajem de trabalho, em um veículo da Companhia. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Dois funcionários da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) morreram e um ficou em estado grave após o carro em que estavam bater em uma carreta, na BR-101, no município de Entre Rios, a cerca de 150 km de Salvador.

O acidente aconteceu na noite de terça-feira (19). As vítimas, identificadas como Tiago Pereira e Carmen Madalena dos Santos e Maria Eliane Monção Teixeira viajavam a trabalho em um carro da Companhia. Não havia mais pessoas no veículo.

Segundo a Codevasf, Tiago Pereira e Carmen Madalena dos Santos morreram no local do acidente. Já Maria Eliane Monção foi levada para o Hospital de Entre Rios, e depois transferida para o Hospital Dantas Bião, na cidade de Alagoinhas, que fica na mesma região de Entre Rios.

A Codevasf informou que o estado de saúde dela é grave, no entanto estável. Existe a suspeita de sangramento interno.

Setembro Verde: Hospital da Restauração tem aumento de captação de órgãos

Rins, coração e fígado são os órgãos mais captados para transplante, no hospital (Foto: Cortesia/HR)

O Hospital da Restauração (HR) Governador Paulo Guerra registrou aumento no número de captação de órgãos, para doação, entre 2020 e 2022. O aumento foi de cerca de 45%, o que coloca o HR como instituição que mais capta órgãos, em Pernambuco, para transplante. Dentro da programação do Setembro Verde, no HR, haverá palestra com profissionais sobre doação de órgãos e uma ação educativa para conscientizar as pessoas sobre a importância do ato.

Em 2020, ano da pandemia, o HR registrou 145 notificações de Morte Encefálica (ME), das quais 69 receberam autorização da família para doação de órgãos. Em 2021, foram feitas 94 doações, do total de 209 notificações. No ano seguinte, em 2022, foram abertos 218 protocolos de morte encefálica, sendo realizadas 100 doações. Até agosto de 2023, no Hospital da Restauração, foram abertos 148 protocolos de ME, dos quais 60 receberam autorização da família do paciente para doação.

O HR é o hospital que mais capta órgãos por causa do perfil de atendimentos realizados na instituição, como os traumas mais graves, cuja incidência de morte encefálica é maior. A equipe responsável pela captação de órgãos no Hospital da Restauração está disponível 24 horas, diariamente, e possui cerca de dez profissionais, que se revezam nos plantões.

MPPE recomenda a elaboração de políticas públicas permanentes de proteção e bem-estar aos animais em Orocó

Município não possui políticas públicas voltadas à proteção de animais vítimas de maus-tratos, acidentes ou abandono

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura, à Câmara de Vereadores e à Vigilância Sanitária de Orocó a implementação, no prazo máximo de seis meses, de medidas para promover o bem-estar animal, prevenir a incidência de doenças transmitidas por animais, conhecidas como zoonoses, e o combate aos maus-tratos no município.

O Promotor de Justiça Bruno Veiga explicou que o MPPE constatou, no âmbito do procedimento administrativo instaurado, que Orocó não possui políticas públicas voltadas à proteção de animais vítimas de maus-tratos, acidentes ou abandono; nem unidade de atendimento veterinário ou plano para controle de zoonoses. “A saúde pública na cidade encontra-se em situação de vulnerabilidade pela existência de animais soltos de pequeno e grande porte, em proliferação, ocasionando perigo aos transeuntes”, resumiu.

Realizado em Paulo Afonso, V Seminário dos Povos Indígenas da Bacia do São Francisco superou expectativas e reuniu mais de 300 lideranças


Pelo menos 29 dos 33 povos indígenas que vivem na bacia do São Francisco estiveram representados no V Seminário dos Povos Indígenas realizado nos dias 15 e 16, em Paulo Afonso (BA). Mais de 300 lideranças indígenas participaram dos dias de debates, palestras e discussões sobre a importância, valorização e, principalmente, proteção das comunidades originárias.

Promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o evento superou todas as expectativas, atingindo quase a totalidade dos povos indígenas da bacia e abrindo o espaço para construção de diálogos importantes para a sua preservação. O evento contou ainda com a aguardada presença da Ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sonia Guajajara, e da primeira presidenta indígena da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Joenia Wapichana, que apontaram as principais lutas enfrentadas atualmente pelos povos indígenas no Brasil.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, destacou as ações que o CBHSF vem realizando ao longo dos anos em comunidades indígenas, trabalho que se tornou pauta prioritária do Comitê. A criação da Câmara Técnica de Comunidades Tradicionais (CTCT), instância do CBHSF, congrega os povos tradicionais da bacia, incluindo os povos indígenas, dando contribuições fundamentais para o desenvolvimento dos instrumentos de gestão da bacia, a partir de suas vivências. Nos últimos anos, foram investidos mais de R$ 15 milhões em comunidades indígenas buscando melhorar, entre outros aspectos, principalmente a qualidade da água. Foram realizadas obras de implantação do sistema de abastecimento de água do povo Pankará e Kariri Xocó. Neste último, foi realizado o isolamento e proteção do território, ação que também beneficiou o povo Xocó. O território indígena Tingui Botó foi contemplado com projeto de recuperação hidroambiental.

Araripina: Raimundo Pimentel assina ordem de serviço para requalificação da pista de vaquejada do Parque Três Vaqueiros

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (20), o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, assinou a ordem de serviço para a requalificação da pista de vaquejada do Parque Três Vaqueiros. O local será transformado na moderna Arena Joaquim Afonso Modesto, prometendo elevar a tradição da vaquejada a um novo patamar.

O projeto de reforma contempla uma série de melhorias estruturais e funcionais. A pista receberá um novo muro de alvenaria e grades de ferro, delineando melhor o espaço para as competições. As cabines de locução e de juízes serão reformadas e modernizadas, prometendo trazer mais precisão e profissionalismo às narrativas e arbitragens dos eventos.

Outro destaque fica por conta da implantação de uma arquibancada coberta, que garantirá conforto aos espectadores. A infraestrutura também prevê a recuperação e substituição da cerca de madeira dos currais e corredores, melhorando assim a circulação do gado e dos vaqueiros. Além disso, o parque contará com um sistema de iluminação renovado, assegurando que o local tenha luz adequada para os eventos.

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta quinta e sexta-fera, 21 e 22/09/2023; Agende sua consulta



A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta quinta e sexta-feira 21 e 22 de setembro de 2023.

VEJA NOS QUADROS DISPONIBILIZADOS

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp)

Alepe aprova inclusão de Miguel Arraes no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco

Projeto proposto pelo deputado Sileno Guedes faz registro perpétuo de pessoas que lutaram por democracia e justiça social (Foto: Divulgação/PSB)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou por unanimidade, nessa terça-feira (19), a inscrição do nome do ex-governador Miguel Arraes (1916-2005) no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco – Fernando Santa Cruz. Proposta pelo Projeto de Resolução 930/2023, de autoria do deputado estadual Sileno Guedes (PSB), a medida promove o registro perpétuo de pessoas cuja bravura tenha contribuído com a formação da identidade pernambucana, a defesa dos direitos humanos e a luta por democracia e justiça social.

Na redação do projeto, Sileno afirmou que Miguel Arraes de Alencar “é uma figura que representa muito não só para o PSB – partido do qual foi presidente nacional –, mas para milhões de pernambucanos e brasileiros inspirados pelo seu exemplo”. Já no plenário da Alepe, durante a votação da matéria, o parlamentar voltou a reforçar Arraes como um homem de posições firmes e que sabia dialogar com os diferentes, motivo que faz desse grande líder da esquerda brasileira um nome aclamado por pessoas de diversos campos de militância.

Banco do Nordeste destina R$ 20 milhões para projetos sociais

Editais preveem liberar até R$ 300 mil por iniciativa para beneficiar crianças e adolescentes, idosos, pessoas com necessidades especiais ou com câncer, além de incentivo ao esporte (Foto: BNB)

O Banco do Nordeste (BNB) lançou, nesta terça-feira, 19, os editais sociais da instituição que vão disponibilizar mais de R$ 20 milhões para projetos que beneficiem crianças e adolescentes, idosos, pessoas com necessidades especiais ou com câncer e iniciativas de incentivo ao esporte. Os classificados podem receber recursos entre R$ 50 mil e R$ 300 mil cada. Os valores são oriundos da destinação de parte do Imposto de Renda (IR) devido pelo BNB, referente ao exercício contábil de 2023.

Participaram do lançamento o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, os diretores Franca Neto (Controle e Risco), Aldemir Freire (Planejamento), Thiago Nogueira (Ativos de Terceiros) e Haroldo Maia (Administração) e o superintendente do BNB na Paraíba, João Nílton Castro.

“Apoiar as instituições que realizam trabalhos sociais faz parte da missão do Banco do Nordeste. Olhar para a inclusão dos mais vulneráveis é também investir no desenvolvimento da nossa Região. Esses editais democratizam o acesso a recursos para quem se dedica a cuidar de gente”, afirmou Paulo Câmara.

Encontro de Condepe/Fidem e UFPE marca retomada de ações de fortalecimento da política cartográfica em Pernambuco

Foto: Divulgação

Em continuidade às ações para o fortalecimento da política estadual da cartografia, foi realizada uma reunião técnica entre a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem e representantes do Departamento Engenharia Cartográfica e Agrimensura da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

As duas instituições já vêm desenvolvendo ações voltadas neste sentido, através de parceria para fortalecimento da Comissão Estadual de Cartografia (Comcar-PE).

Na ocasião, além de um breve resumo das atividades já realizadas até o momento, foi estabelecido um cronograma de atividades para o período de 2023/2024, que envolve a participação de estudantes da Decart/UFPE em estágios na Condepe/Fidem. Eles estarão se ambientando sobre os trabalhos de levantamento topográfico e a linha de produção cartográfica da instituição.

Por “bênção financeira”, vítimas de pastores depositaram até R$ 2 milhões


As investigações conduzidas pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apontam que as vítimas da organização criminosa liderada pelo pastor Osório José Lopes Júnior (foto em destaque) depositaram valores que alcançaram a marca dos R$ 2 milhões em troca de “bênção financeira”.

Apenas no intervalo de cinco anos, a quadrilha movimentou ao menos R$ 156 milhões. Foram identificadas cerca de 40 empresas “fantasmas” e de fachada, e mais de 800 contas bancárias suspeitas. Com mais de 50 mil vítimas no Brasil e no exterior, a Justiça autorizou o bloqueio de R$ 30 milhões das contas bancárias e tirou do ar páginas e perfis hospedados na internet.

A investigação aponta que os suspeitos formavam uma rede criminosa muito bem organizada, com estrutura ordenada e divisão de tarefas especializada no cometimento de diversos crimes, como falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e estelionatos por meio de redes sociais. As vítimas eram induzidas a investir quantias em dinheiro com a promessa de recebimento futuro de montantes milionários.

“O valor varia de acordo com cada suspeito. Então, a vítima pode investir desde um simplório R$ 20 até a quantia de R$ 2 milhões. Tem vítimas que perdem seus imóveis, vítimas que vendem suas casas para investirem nesses falsários. O valor de retorno prometido variava de acordo com cada suspeito. Então, tem vítima para a qual era prometido o valor que chegava na casa dos oito dígitos”, detalhou o delegado Marco Aurélio Sepúlveda Santos, da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária.

Petrolândia: Compesa avisa falta de água nesta quinta (21/09/2023) para limpeza da Estação de Tratamento de Água (ETA )

 

A Compesa informa que nesta quinta-feira, 21 de setembro de 2023, o fornecimento de água será suspenso para limpeza da Estação de Tratamento de Água ( ETA ).

A previsão é que os trabalhos sejam finalizados na própria quinta(21) por volta das 15 horas de forma gradativa, como informa a divulgação abaixo

Apreensão de navio com 3,6 ton de cocaína em Pernambuco é a maior já feita em águas brasileiras; material equivale a cerca de R$ 108 milhões


Navio carregava quase 4 toneladas de cocaína - Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal e a Marinha do Brasil interceptaram um navio que navegava no mar territorial de Pernambuco com cerca de 3,6 toneladas de cocaína, na tarde de terça-feira (19). De acordo com a Polícia Federal, que concedeu mais informações sobre o caso nesta quarta-feira (20), "essa é a maior apreensão da droga já feita em águas brasileiras".

A embarcação, que tinha cinco tripulantes a bordo, foi escoltada para o Porto do Recife. Todos foram presos.

Petrolândia: Petroclínica realiza preventino com câmara nesta quinta (21/09) com a Enf Joane Barboza

 


Nesta quinta feira!! Agende já o seu! Não deixe de cuidar da sua saúde! PREVINA O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO!!

A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro da cidade, informa que a Enfermeira Joane Barboza atenderá para realização de exames preventivos com câmera
nesta quinta, 21 de setembro de 2023, Faça o seu agendamento.

Economia cresce 2,7% no trimestre encerrado em julho

Divulgação/Volkswagen.

O Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - cresceu 2,7% no trimestre encerrado em julho deste ano, ou seja, de maio a julho, na comparação com o mesmo período do ano passado. O dado é do Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado nesta quarta-feira (20).

Considerando-se apenas o mês de julho, a atividade econômica do país recuou 0,3% em relação a junho deste ano, mas avançou 1,8% na comparação com julho do ano passado.

Segundo a FGV, o crescimento de 2,7% na comparação do trimestre móvel encerrado em julho com o mesmo período de 2022 foi puxado pelo consumo das famílias, que avançou 2,6%, e pelas exportações, que cresceram 15,1% no período. A queda de 0,9% das importações também contribuiu para o desempenho positivo do PIB nacional.

Por outro lado, a formação bruta de capital fixo - isto é, os investimentos - recuou 3,2%, principalmente devido à queda de 9,4% no segmento de máquinas e equipamentos. De acordo com a FGV, o PIB acumulado do país nos sete primeiros meses deste ano é de R$ 6,11 trilhões.

Edição: Graça Adjuto - Agência Brasil

Corpo de jovem natural de Pão de Açúcar/AL que estava desaparecida em SP é encontrado às margens de rodovia; um homem confessou o crime



O corpo da jovem de 19 anos Ana Luiza Pantaleão, natural de Pão de Açúcar, interior de Alagoas, que estava desaparecida há cerca de 15 dias, foi encontrado às margens de uma rodovia em Pirapora do Bom Jesus (SP). Um homem confessou o crime e levou a polícia paulista até o local nesta terça-feira (19).


Ana Luiza Pantaleão era de Pão de Açúcar e foi assassinada em SP — Foto: Arquivo pessoal

Ana era mulher trans e morava em São Paulo há um ano e meio. No dia 4 de setembro a família foi informada sobre seu desaparecimento. Segundo parentes, ela teria levado um golpe de arma branca no

Lula e Biden se esquivam de divergências e lançam manifesto pró-trabalhador; veja o documento



Lula e o presidente americano, Joe Biden - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Os governos de Brasil e Estados Unidos vão lançar um comunicado conjunto nesta quarta-feira (20), após a reunião bilateral entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Joe Biden, em que defendem a necessidade de "colocar os trabalhadores no centro das decisões políticas". Os dois líderes estão em Nova York, na Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Com o documento, Lula e Biden decidem dar visibilidade a um tema em que há convergência entre os países e se esquivam de temas espinhosos, como a Guerra na Ucrânia.

Os dois governos avaliam que há um avanço global da precarização do trabalho. O documento, intitulado Coalizão Global pelo Trabalho, é resultado de uma iniciativa entre os países para esse cenário. Lula e Biden têm os sindicatos como base de apoio.

"Os trabalhadores e os seus sindicatos lutaram pela proteção no local de trabalho, pela justiça na economia e pela democracia nas nossas sociedades – eles estão no centro das economias dinâmicas e do mundo saudável e sustentável que procuramos construir para os nossos filhos. Face aos complexos desafios globais, desde as alterações climáticas ao aumento dos níveis de pobreza e à desigualdade econômica, devemos colocar os trabalhadores no centro das nossas soluções políticas", diz trecho do texto.

Há um entendimento conjunto de que a ascensão da extrema direita no Brasil e nos Estados Unidos tem relação com a perda de apoio dos partidos de linha mais progressista, como o PT e o Partido Democrata americano, junto aos trabalhadores empobrecidos.

A parceria faz parte de um movimento feito por Washington para reduzir a influência da China no Sul Global. Ontem, Lula e Biden fizeram discursos convergentes em diversos aspectos durante a Assembleia-Geral da ONU.

Veja abaixo a íntegra do documento, que também foi divulgado em inglês.

“Declaração Conjunta Brasil-EUA sobre a Parceria pelo Direito dos Trabalhadores

Nossos governos afirmam o compromisso mútuo com os direitos dos trabalhadores e a promoção do trabalho digno.

Os trabalhadores construíram os nossos países – desde as nossas infraestruturas mais básicas e serviços críticos, à educação dos nossos jovens, ao cuidado dos nossos idosos, até as nossas tecnologias mais avançadas. Os trabalhadores e os seus sindicatos lutaram pela proteção no local de trabalho, pela justiça na economia e pela democracia nas nossas sociedades – eles estão no centro das economias dinâmicas e do mundo saudável e sustentável que procuramos construir para os nossos filhos. Face aos complexos desafios globais, desde as alterações climáticas ao aumento dos níveis de pobreza e à desigualdade econômica, devemos colocar os trabalhadores no centro das nossas soluções políticas. Devemos apoiar os trabalhadores e capacitá-los para impulsionar a inovação que necessitamos urgentemente para garantir o nosso futuro.

Hoje, os Estados Unidos e o Brasil anunciam o lançamento da nossa iniciativa global conjunta para elevar o papel central e crítico que os trabalhadores desempenham num mundo sustentável, democrático, equitativo e pacífico. Já compartilhamos a compreensão e o compromisso de abordar questões críticas de desigualdade econômica, salvaguardar os direitos dos trabalhadores, abordar a discriminação em todas as suas formas e garantir uma transição justa para energias limpas. A promoção do trabalho digno é fundamental para a consecução da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Também estamos preocupados e atentos aos efeitos no trabalho da digitalização das economias e do uso profissional da inteligência artificial no mundo do trabalho.

Com esta nova iniciativa, pretendemos expandir a nossa ambição e reforçar nossa parceria para enfrentar cinco dos desafios mais urgentes enfrentados pelos trabalhadores em todo o mundo: (1) proteger os direitos dos trabalhadores, tal como descritos nas convenções fundamentais da OIT, capacitando os trabalhadores, acabando com exploração de trabalhadores, incluindo trabalho forçado e trabalho infantil; (2) promoção do trabalho seguro, saudável e decente, e responsabilização no investimento público e privado; (3) promover abordagens centradas nos trabalhadores para as transições digitais e de energia limpa; (4) aproveitar a tecnologia para o benefício de todos; e (5) combater a discriminação no local de trabalho, especialmente para mulheres, pessoas LGBTQI e grupos raciais e étnicos marginalizados. Pretendemos trabalhar em colaboração entre os nossos governos e com os nossos parceiros sindicais para fazer avançar estas questões urgentes durante o próximo ano, vislumbrando uma agenda comum para discutir com outros países no G20 e na COP 28, COP 30 e além.

Saudamos o apoio e a participação dos líderes sindicais dos nossos países e das organizações globais, bem como da liderança da Organização Internacional do Trabalho, e esperamos que outros parceiros e aliados se juntem a este esforço. Juntos, podemos criar uma economia sustentável baseada na prosperidade compartilhada e no respeito pela dignidade e pelos direitos dos trabalhadores.”

Por Guilherme Balza, por G1

Lavagem cerebral: Primeiro condenado no 8/1 surpreendeu colegas com radicalização e terraplanismo; mergulho profundo num mundo conspiratório o levou à atual desgraça, avaliam companheiros

Aécio era um funcionário exemplar e querido no ambiente profissional, relatam colegas que trabalharam diretamente com ele na Sabesp, a companhia de saneamento do estado de São Paulo. Um mergulho profundo num mundo conspiratório o levou à atual desgraça, avaliam esses mesmos companheiros.

Imagem: Reprodução das redes sociais


FABIO VICTOR
DIADEMA, SP (FOLHAPRESS)

Aécio Lúcio Costa Pereira era um funcionário exemplar e querido no ambiente profissional, relatam colegas que trabalharam diretamente com ele nos últimos anos na Sabesp, a companhia de saneamento do estado de São Paulo. Um mergulho profundo num mundo conspiratório o levou à atual desgraça, avaliam esses mesmos companheiros.

O primeiro condenado no julgamento pelos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, realizado no STF (Supremo Tribunal Federal) na semana passada, era técnico em sistemas de saneamento no setor de operação de esgotos do polo de manutenção da Sabesp em Diadema, na Grande São Paulo. Realizava principalmente serviços de suporte em TI, mas, segundo colegas, era uma espécie de faz-tudo do escritório –despachava mudanças, montava o equipamento de som para festas da firma etc.

Estava havia 29 anos na companhia, onde entrou por concurso. Segundo a Sabesp, não há registro de processos disciplinares contra ele. Foi demitido por justa causa em 11 de janeiro, três dias após os ataques.

Desde que chegou na unidade de Diadema, há cerca de oito anos, se mostrou um sujeito de direita, mas a conversão cega ao bolsonarismo nos últimos quatro anos, sobretudo na eleição de 2022 e no período pós-eleitoral, surpreendeu e assustou os companheiros de escritório.

“Era uma coisa na política, um terraplanista-raiz, mas no trabalho era um cara excelente, prestativo, honesto, resolvedor de problemas. De zero a dez, era dez”, disse Johny da Silva Soares Rodrigues, representante do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de SP) no polo da Sabesp em Diadema.

Segundo colegas, há cerca de três anos, as discussões políticas subiram de tom, e o chefe do setor pediu que o tema fosse evitado no escritório.

Petrolândia : Sob administração do casal de empresários Márcia e Cid, Lotérica Styllu's tem aumento no limite de saques e pagamentos; confira os demais serviços oferecidos

 





A Lotérica da Caixa (Lotérica Styllu's) localizada na Avenida Manoel Borba, esquina com Avenida dos Três Poderes, no centro de Petrolândia, sob administração do casal de empresários Márcia e Cid, também proprietários da Farmácia Central, situada na Rua Aureliano de Menezes, ao lado do Mercado Público, no centro da cidade.agora tem novo atendimento e com ampliação nos limites de saques, depósitos e pagamento de boletos. Antes o limite era de apenas R$ 1 mil. Agora, o limite é de R$ 5 mil. A medida vai beneficiar os clientes que eram obrigados a se dirigir a outras cidades, como Paulo Afonso (BA), para fazer transações de valores mais altos nas próprias agências da Caixa.

Operação Falso Profeta: Pastores golpistas que fizeram mais de 50 mil vítimas são alvo da PCDF; investigação aponta movimentação superior a R$ 156 milhões


A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20/9), a Operação Falso Profeta para cumprir dois mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão contra uma organização suspeita de aplicar golpes em mais de 50 mil vítimas no DF, e outras unidades federativas e até no exterior.

Um dos alvos é o líder do grupo, Osório José Lopes Júnior (foto em destaque), que não foi localizado e é considerado foragido. O outro procurado não teve o nome divulgado e também não foi preso.

A investigação aponta que os suspeitos formavam uma rede criminosa muito bem organizada, com estrutura ordenada e divisão de tarefas, especializada no cometimento de diversos crimes, como falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, e estelionatos por meio de redes sociais. As vítimas eram induzidas a investir quantias em dinheiro com a promessa de recebimento futuro de quantias milionárias.

A ação é coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Dot), vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (Decor).
Falsos certificados apreendidos com investigados da Falso Profeta Divulgação/PCDF


Policiais civis descobriram que mais de 50 mil pessoas foram vítimas de golpe PCDF/Divulgação

PF mira suspeitos de movimentar quase R$ 6 bilhões em contrabando de ouro e garimpo na Terra Yanomami; são cumpridos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão

Ouro apreendido com garimpeiros na Terra Yanomami — Foto: Ibama/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (20) a operação Eldorado, com o objetivo de prender suspeitos de liderarem um esquema de contrabando e venda de ouro extraído de garimpos ilegais na Terra Yanomami e da Venezuela. A suspeita é que a ação ilegal movimentou quase R$ 6 bilhões.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão nos estados de Roraima, Amazonas, Goiás e Distrito Federal, expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Boa Vista, capital de Roraima.

Uma das prisões ocorreu em Boa Vista: Airel Silva Magalhães, empresário que é suspeito de intermediar a saída do ouro ilegal das TIs Yanomami. Ele usava a empresa MF Soluções empresariais para fazer a retirada do minério, de acordo com a PF

O outro alvo foi preso em Anápolis, em Goiás. Segundo a PF, Brubeyk do Nascimento seria negociador do ouro extraído em garimpos ilegais nas TIs Yanomami e teria montado um esquema de remessas para o exterior.

O esquema investigado pela PF envolveria o contrabando de ouro venezuelano, o qual entraria clandestinamente Brasil como pagamento pela exportação de alimentos por mercados de Roraima e do Amazonas.

Onda de calorão deve durar até o fim de setembro e pode ter dias comparáveis aos recordes de 2020


Os meteorologistas indicam que, no Rio Grande do Sul, os temporais persistem até fim de semana, e o ápice da onda de calor no Centro-Sul do país está prevista para o mesmo período, entre sexta-feira (22) e domingo (24). Entretanto, conforme essas datas se aproximam, as previsões passam a deixar ainda mais claro o alerta de que a próxima semana também vai fazer o brasileiro a conviver com altas temperaturas.

"O período muito quente deve se estender pela primeira semana da primavera e algumas áreas pelo interior do Brasil podem até conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro", afirma a Climatempo.

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira 20 de setembro de 2023

 







Confira abaixo demais manchetes dos principais jornais do país nestaquarta-feira, 19 de setembro de 2023

TSE mantém multa por fake news de Flávio Bolsonaro e Bia Kicis contra Lula nas eleições

Parlamentares publicaram declarações distorcidas nas redes sociais (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (19/09) manter a decisão que multou em R$ 30 mil o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) pela postagem de desinformação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral de 2022.

Durante as eleições, a campanha de Lula entrou com uma ação no TSE e acusou os parlamentares de publicarem nas redes sociais declarações distorcidas proferidas pelo então candidato durante o debate provido pela TV Globo, em outubro do ano passado. Em uma das postagens, o senador questionou: "Lula quer que microempreendedores individuais (MEIs) paguem taxas para sindicatos?"

No ano passado, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, determinou a remoção das publicações e aplicou a multa.

Na sessão desta noite, por maioria de votos, os ministros rejeitaram recurso das defesas dos parlamentares e mantiveram a punição.

Além de Moraes, votaram pela manutenção da multa os ministros Benedito Gonçalves, Floriano de Azevedo Marques, Carmen Lúcia e André Ramos Tavares. Nunes Marques e Raul Araújo votaram a favor do recurso e entenderam que postagens ocorreram dentro da "liberdade de expressão".

No processo, a defesa de Bia Kicis alegou que a deputada fez sua "manifestação pública" sobre sua preferência política e não cometeu propaganda irregular. Os advogados de Flávio Bolsonaro alegaram que não houve descontextualização de falas, mas apenas "divulgação de fala efetivamente proferida".

Por: Agência Brasil

Chesf se reúne com Prefeituras de Jatobá (PE) e Glória (BA) para apresentação do Plano de Ação de Emergência

Reunião com prefeito de Jatobá, Rogério Ferreira e equipe. Foto: Chesf

Fortalecendo a parceria com as Defesas Civis dos municípios onde a Eletrobras Chesf detém Usinas e Reservatórios, a Empresa está realizando uma série de atividades em atendimento à Lei de Segurança de Barragens. Nesta terça-feira (19), encontros com as prefeituras de Glória (BA) e Jatobá (PE) foram realizados para apresentação das próximas etapas de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE).

No encontro, o gerente Regional de Operação de Paulo Afonso, Elerson Carlos, e o gerente de Segurança de Barragem da Regional Paulo Afonso, Flávio Marcelo, apresentaram aos prefeitos David Cavalcante (Glória – BA), e Rogério Ferreira (Jatobá – PE), o cronograma para das ações seguintes nos municípios.

Petrolândia: Confira calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde

   Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Confira o calendário semanal de marcações de consultas e exames na Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, em frente à loja D'Leles (antiga Minas Calçados), no centro de Petrolândia. A programação pode ser alterada sem aviso prévio.

Horário de atendimento: 07h30 às 13h30

Quarta-feira (20/09): Pediatra (Dr. Paulo) 
Quinta-feira (21/09): Audiometria / Ultrassonografia (tireóide)
Sexta-feira (22/09): Ultrassonografia (bolsa escrotal)

Atenção - DIARIAMENTE, marcação de:
EXAMES LABORATORIAIS
RAIO X
OBSTETRA

DAS 07h30 às 11h00: CADASTRO DE ENCAMINHAMENTO PARA ESPECIALIDADES MÉDICAS E PROCEDIMENTOS


Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Ninguém acerta as 6 dezenas, e prêmio da Mega-Sena vai a 35 milhões; veja os números e os demais sorteios desta terça (19/09/2023) - Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira


Nenhuma pessoa acertou as seis dezenas do concurso 2.634 da Mega-Sena, que foi realizado na noite desta terça-feira (19), em São Paulo. Os números sorteados são: 08 - 27 - 28 - 32 - 48 - 56.


Dessa forma, o prêmio para o próximo sorteio que será quinta-feira (21) acumulou para R$ 35 milhões.

, >> Clique e veja as demais loterias da Caixa sorteadas na noite desta terça 19/09/2023

Veja o rateio do concurso 2.634:

5 acertos - 34 apostas ganhadoras (R$ 57.373,12 cada)
4 acertos - 3.001 apostas ganhadoras (R$ 928,58 cada)

A Mega-Sena tem três sorteiros por semana: na terça, na quinta e no sábado 


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus
, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.