quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Morre ex-vereadora de Paulo Afonso Dra. Francisca Barros; município decreta luto oficial por três dias



A ex-vereadora de Paulo Afonso, Francisca Barros de Souza Siebert, morreu nesta quarta-feira, 27. A médica obstetra vinha passando por problemas de saúde desde o início do ano passado e estava em tratamento em Recife (PE).

Além de médica, Dra. Francisca foi vereadora de Paulo Afonso, ela exerceu o parlamento, entre 1983 a 1989 e de 2001 a 2004. Francisca Barros concorreu à primeira eleição no ano de 1983, sendo que foi eleita, atuando no poder legislativo de 1983 a 1989 e foi eleita novamente em 2000. Nesse período também chegou a ser presidente da Câmara Municipal e vice-prefeita na gestão José Ivaldo de Brito Ferreira. Em 2004 concorreu novamente a uma cadeira ficando como suplente. Na ocasião ela obteve 1.036 votos.

Belém do São Francisco: MPPE recomenda que Prefeitura resolva situação de acúmulo ilegal de cargos por parte da secretária de Educação


Após tomar conhecimento que a servidora Jocilene Fonseca Menezes acumulava o cargo de professora e de secretária municipal, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que a administração municipal adotasse as medidas necessárias para que a servidora ocupe somente um cargo público.

Segundo a Constituição de 1988 é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando for dois cargos de professor; um cargo de professor e outro técnico ou científico; dois cargos privativos de médico; e dois empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

“Cargo político não é cargo técnico, ainda que seu eventual titular possua habilitação técnica específica na área a que o cargo se refere”, observou o promotor de Justiça Sérgio Almeida Feliciano, na publicação.

Petrolândia: Confira funcionamento do Mercado Público durante o Carnaval e feriado de 6 de março


Assessoria da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia: PROCURA-SE bolsa com documentos pessoais de Edili Lima da Silva


No final da tarde desta quarta-feira, 27/02, Edili Lima da Silva perdeu uma bolsa de mão, com todos os seus documentos, no percurso entre o Terminal da Rodoviária, na Quadra 03,  e o Ginásio Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, na Quadra 01, em Petrolândia. 

Quem encontrou ou encontrar, por favor, entrar em contato pelo número 99911-2402.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Edili Lima e Carlina Penedo

Petrolândia: Água de Coco Camily está presente nos eventos mais agitados da cidade


Comercializada em garrafas de 400 mil, com seleção, coleta, embalagem e conservação que atendem aos padrões de higiene e qualidade na manipulação de alimentos, a Água de Coco Camily, produzida em Petrolândia, está à venda em lanchonetes, restaurantes, mercados e quiosques da cidade. 

Além da distribuição nos pontos de comercialização ao consumidor, a Água de Coco Camily também está presente nos eventos mais agitados da cidade, para matar a sede ou dar sabor especial ao drinque. Entre em contato pelo 87 99936-5414 e garanta a Água de Coco Camily no seu estabelecimento ou na sua festa.

A dica da Água de Coco Camily para este Carnaval de altas temperaturas em Petrolândia é o folião não descuidar da hidratação. A água de coco possui em média 40 calorias a cada 200 ml. É composta basicamente por água (93%) e açúcares (5%), além de conter sais minerais e vitaminas. Os principais minerais encontrados são sódio, potássio, cálcio, magnésio, manganês, zinco e ferro¹. 

Para recuperar a energia e seguir o bloco com toda disposição, tome Água de Coco Camily!

A Água de Coco Camily, que tem a organização de Laurindo Antas, é nova parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos da Água de Coco Camily

Provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro

Foto: Marcello Casal Arquivo/Agência Brasil
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, segundo cronograma divulgado na tarde de hoje (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Pelo calendário, as inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio.

Entre 1º e 10 de abril os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às provas em 2018. O edital do Enem, conforme o instituto, será publicado no próximo mês.

Petrolândia: Nova Coordenadora Municipal da Mulher, Anna Tereza Simões organiza participação do CMDM no Carnaval das Escolas, nesta sexta (1º)

Ex-Primeira Dama Anna Tereza e o marido, Lourival Simões (Foto: Assis Ramalho)

Nesta sexta-feira (1º), alunos de escolas estaduais e, pela primeira vez, dos anos finais do Ensino Fundamental  da Rede Municipal de Ensino de Petrolândia vão esbanjar alegria pelas ruas da cidade,  no arrastão do "Carnaval das Escolas: o grito de alegria ecoa pelo ar", realizado com apoio da Prefeitura Municipal e participação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-CMDM. Eleita, em 2018, presidente do CMDM, com a Profª Jussara Araújo como vice, a ex-Primeira Dama Anna Tereza Carvalho Simões, assumiu este mês também a Coordenadoria da Mulher-CM, cargo ligado ao Gabinete da Prefeita. 

Na sexta-feira passada (22), ainda em providências para transferir a CMM para uma sala na sede da Prefeitura, Anna Tereza recebeu a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, da qual já foi titular. Com os olhos brilhantes de entusiasmo com mais um desafio, Anna fazia o planejamento do "Bloco das Mulheres", para participação do CMDM no desfile, com o tema #essapegadaeunaocurto de conscientização contra o assédio sexual.

O arrastão do "Carnaval das Escolas: o grito de alegria ecoa pelo ar" terá concentração na Praça da Matriz, às 8h da manhã, e desfile pelas principais vias da cidade. Será concedido prêmio para o Melhor Estandarte do evento. 

Anna Tereza antecipou que a folia será acompanhada por homenagem a mulheres - algumas in memoriam - que se destacaram na organização do Carnaval de Petrolândia, na velha e na nova cidade. 
Da página do Facebook Arrumando Letras - “Aqui o preconceito não tem licença poética”.


Redação do Blog de Assis Ramalho

CPRH e Cipoma apreendem 83 aves silvestres durante ação no Agreste de PE

Pássaros foram apreendidos no município de Machados e já foram encaminhados para reabilitação no Cetas Tangara (Foto: Divulgação/CPRH)

Oitenta e três aves silvestres – quase todas típicas do bioma caatinga – foram apreendidas por equipes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) em residências e um sítio do município de Machados, no Agreste no Estado. Três autos de infração foram emitidos pela Agência ambiental. Juntos, eles totalizam multa de R$ 5,6 mil por criação ilegal de animais silvestres.

A ação ocorreu na tarde da terça-feira (26). Acompanhados de policiais militares da Cipoma, agentes do setor Florestal da CPRH retornavam de atividades no Agreste Setentrional quando avistaram muitas gaiolas em residências do município. Partiram então para nova fiscalização, o que resultou nas apreensões de aves de diversas espécies, entre elas cancão, patativa, galo de campina, craúna, concriz, sibito, trinca-ferro, sabiá, tiziu e dois papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva).

Petrolândia: Arrastão do Carnaval das Escolas acontece nesta sexta (1º) ''O Grito de Alegria Ecoa pelo Ar''


Informação: Deison Bezerra

MPF arquiva sem conclusão inquérito sobre acidente de Eduardo Campos


Além do ex-governador, mais seis pessoas morreram na tragédia: o piloto, o copiloto e quatro integrantes da equipe de campanha.  Foto: Arquivo/Programa Acordando com as Notícias com Assis Ramalho

O Ministério Público Federal (MPF) arquivou o inquérito que apurava as causas do acidente aéreo que matou o ex-governador de Pernambuco e então candidato à Presidência Eduardo Campos. O jatinho caiu numa área residencial de Santos (SP), em agosto de 2014. Mais seis pessoas morreram na tragédia: o piloto, o copiloto e quatro integrantes da equipe de campanha.

Segundo o MPF, não foi possível definir as razões do acidente devido à falta ou ao não funcionamento de alguns equipamentos na cabine de comando do avião. O gravador de vozes, que poderia ter registrado os diálogos do piloto e copiloto, não estava funcionando. De acordo com os procuradores, o equipamento é obrigatório para aeronaves do tipo, mas o dispositivo tinha feito o último registro em janeiro de 2013, mais de um ano antes da queda. Campos voava em um Cessna 560XL, jato executivo bimotor com capacidade para oito passageiros.

Lata de Pitú com realidade aumentada traz mulheres do bloco Galo da Madrugada


O Galo da Madrugada, maior bloco de carnaval do mundo, este ano, prestará uma homenagem às mulheres que contribuíram para a popularização da cultura pernambucana e que são nomes importantes na história do bloco. E, para celebrar este momento, a cachaçaria Pitú, em parceria com o movimento Vá de Lata, lança a coleção de latas Pitú Frevo Mulher Galo da Madrugada. A linha especial de embalagens tem o mesmo tema da 42º edição do bloco, inspirado na canção Frevo Mulher, de Zé Ramalho.

Em edição limitada, as latinhas trazem rótulos com quatro personalidades da região que representam esta força feminina exaltada pelo Galo: as cantoras Bia Villa-Chan, Michelle Melo, Gerlane Lops e Nena Queiroga.

O nebuloso mercado de exportação de jumentos para a China


"O brasileiro que entrar nesse mercado encontrará um verdadeiro negócio na China": é só capturar os animais e deixá-los morrer de fome e sede, afirma a agrônoma, veterinária e sócia de ONG de defesa animal. Recentemente, cerca de 200 jumentos foram encontrados mortos em uma fazenda na cidade de Canudos, a 372 km de Salvador (Foto: Divulgação)

Entrevista especial IHU Online com Kátia Regina Freire Lopes 

A exportação brasileira de jumentos para a China é um processo obscuro, pois não existem informações claras sobre quem são os criadores desses animais, como se dá o abate e em que condições a exportação é feita. As informações existentes, segundo Kátia Lopes, agrônoma, veterinária e sócia-fundadora da ONG Defesa da Natureza e dos Animais, de Mossoró-RN, têm origem em “relatos” das comunidades rurais, que denunciam a morte de jumentos por fome em cidades do interior do Nordeste, antes de eles serem exportados para a China. “Não temos informações exatas sobre o modelo de negócio, se são arrendamentos ou outros tipos de contrato, mas todos os empreendimentos que surgiram na região sempre tiveram o viés de atender o mercado chinês”, diz.

Segundo ela, “apesar das notícias de que está se incentivando o criatório, isso não tem se concretizado. Não há políticas públicas neste sentido, tampouco iniciativas privadas, especialmente num cenário de poucas chuvas nos últimos anos. Não acreditamos que esteja havendo criatórios, mas apenas capturas de jumentos”. Na prática, ressalta, “capturar” os jumentos que são abandonados na estrada e “deixá-los morrer” tem sido “mais simples que manter um criatório”.

Prefeitura de Petrolândia realiza amanhã (28) audiência pública para prestar contas do 3º Quadrimestre de 2018


A Prefeitura Municipal de Petrolândia informa à população que amanhã (quinta-feira, 28/02/2019), será realizada a Audiência Pública para Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2018. 

A audiência acontecerá no  auditório da Câmara Municipal de Vereadores, situada na Praça dos Três Poderes, a partir das 8h00 da manhã. 

Participe! Dinheiro Público é da sua conta!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Governo fecha cerco contra as empresas que são grandes devedoras do INSS

Projeto de lei que será enviado ao Congresso após o carnaval vai definir o devedor 'contumaz' e facilitar bloqueio e venda de bens penhorados

Para enfrentar a resistência pública à reforma da Previdência, o governo vai enquadrar as empresas que são grandes devedoras do INSS. Projeto de lei que será enviado ao Congresso após o carnaval vai definir o devedor "contumaz" e facilitar bloqueio e venda de bens penhorados.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma enviada na semana passada ao Congresso também prevê um dispositivo que vai impedir Refis (programas de parcelamento com perdão de multas e juros) de débitos da Previdência por mais de cinco anos.

Ao todo, as dívidas previdenciárias somam R$ 491 bilhões, mas o governo estima que desse valor R$ 160 bilhões são recuperáveis. Das oito empresas que mais devem ao INSS, quatro já faliram (ver ao lado).

Petrolândia: Campus do Cesvasf é visitado pelo Conselho Estadual de Educação para retorno do Ensino Superior presencial no município



Na última sexta-feira (22/02), a prefeita de Petrolândia, Jane Souza (PSB), e a Secretária Municipal de Educação, Alexandrina Neta, acompanharam a Presidente da Autarquia Belemita de Cultura, Desportos e Educação (ABCDE), Profª Gleide Leal, a Vice-Diretora do Cesvasf, Profª Geyza Kelly, e o Prof. Osmar Cordeiro, na visita técnica de representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE) ao Campus local do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (Cesvasf).

A vistoria foi realizada por Silvana Vidal e Socorro Rodrigues, respectivamente Secretária e Conselheira do CEE, para verificar as instalações do Campus, em etapa do processo de autorização para retorno e início de novos cursos do Cesvasf em Petrolândia.

Belém do São Francisco inaugura catamarã neste sábado de Carnaval, dia 02 de março



Conhecida como a Terra dos Primeiros Bonecos Gigantes do Brasil, Terra das Ilhas, a cidade de Belém do São Francisco, no Sertão de Itaparica, Interior de Pernambuco, aguarda com ansiedade pela inauguração do “Catamarã Som das Águas”, no dia 02 de março, segundo dia de festa momesca na cidade.

A iniciativa de investir no primeiro catamarã de Belém do São Francisco, é do advogado e empresário, Dr. Tadeu Sá, que vem apostando no amplo e inexplorado potencial turístico da região.

O Catamarã Som das Águas, conta com uma estrutura completa com bar, lanchonete com variado cardápio de petiscos, cadeiras, mesas nas partes: inferior e superior da embarcação. Lembrando que o numero de vagas são limitados para pessoas com coletes salva vidas, que vão usufruir de banheiros exclusivos, piscina, banho de bica, passeios de pedalinho, alem de lhes proporcionar uma vista espetacular do Velho Chico e do carnaval de Belém do São Francisco, Polo Orla da cidade, com conforto, comodidade e segurança.

Petrolândia: Roça de Samyr faz domingo de Carnaval com música animada, piscina liberada e a melhor culinária regional



Quer encontrar gente bonita, descolada e alto astral no seu Domingo de Carnaval, comer as delícias da culinária regional, mergulhar numa "piscina de verdade" e ainda curtir um cenário deslumbrante, com a vista privilegiada do Lago de Itaparica? Então, seu lugar é o Bar e Balneário Roça de Samyr, o mais popular de Petrolândia. No dia 3 de março, a partir do meio dia, o Bar e Balneário Roça de Samyr realizará o Domingo de Carnaval mais animado da cidade, com apresentações das bandas The Bambaz e Na Peghada. O Paredão Isca animará os intervalos, para você curtir sem parar. A piscina estará liberada. A entrada é R$ 5,00.

O Bar e Balneário Roça de Samyr, localizado na estrada do Mirante da Serrota, em Petrolândia, com bar e restaurante, acesso ao Lago de Itaparica e amplo espaço para guardar com segurança os veículos e reboques dos proprietários de motos aquáticas e lanchas. O Bar e Balneário Roça de Samyr, em Petrolândia, é o ponto ideal para quem deseja desfrutar de lazer no Lago de Itaparica sem preocupações com acesso ao rio, estacionamento e alimentação.

Prefeito de Palmares-PE é afastado e vereadores abrem comissão de impeachment


O prefeito de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, Altair Júnior (MDB) foi afastado do cargo por unanimidade em sessão na noite dessa terça-feira (26) na Câmara Municipal. O afastamento tem um prazo de 90 dias. Na sessão também houve a abertura de uma comissão para tratar do processo de impeachment do gestor municipal.

O vice-prefeito Agenaldo Lessa (PPS) assumirá interinamente a prefeitura. A cerimônia de posse acontece às 10h desta quarta-feira (27) na Câmara Municipal.

O motivo do pedido de afastamento foi a apresentação do relatório final da CPI dos Consignados pelo relator, o vereador Luciano Júnior. A comissão investigou o não repasse dos empréstimos consignados às instituições financeiras pelo município.

Quarta de Cinzas coincide com feriado estadual em Pernambuco; veja direitos dos trabalhadores

"Quem trabalhar na Quarta-Feira de Cinzas terá o direito ao pagamento em dobro, com acréscimo de 100%, ou uma folga compensatória dentro da mesma semana. Os demais dias de carnaval é de trabalho normal", explica o advogado trabalhista Leonardo Coêlho.

Apesar da grande tradição entorno da festa de momo, os dias de carnaval não são necessariamente feriado. Em Pernambuco, a festa é considerada ponto facultativo. Neste ano, o feriado da Data Magna, que celebra a Revolução Pernambucana, no dia 6 de março, coincide com a Quarta-Feira de Cinzas e, com isso, os trabalhadores têm direito à folga ou 100% de hora extra.

Petrolândia: Pisebem Revestimentos anuncia Carnaval de Ofertas Pisebem

A loja Pisebem Revistementos, localazada em Petrolândia na Avenida Manoel anuncia o Carnaval de Ofertas Pisibem. São descontos de até 20% no pagamento a vista, e até 10% em todos os cartões.

Aproveite o Carnaval de Ofertas Pisebem; porcelanato polido e retificado a partir de R$ 22,29 à vista. Argamassa ACU por R$ 6,99 à vista. Mas atenção! corra por que é só enquanto dura o estoque. Pise bem Revestimentos, sempre presente na realização dos seus sonhos.

A Pisebem tem promoção o mês inteiro para você realizar o projeto de construir ou reformar a sua casa ou ponto comercial usando revestimentos cerâmicos de boa qualidade, com preços que cabem no seu orçamento.

Pesquisadora do Dieese explica por que só os bancos ganham com a PEC da Previdência


No Chile, as seis instituições que fizeram o modelo de capitalização lucraram bilhões, enquanto a aposentadoria dos trabalhadores ficou muito abaixo do esperado (Foto: Organização NO+AFP)

A coordenadora de pesquisas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Patrícia Pelatieri, analisou todos os pontos da Proposta de Emenda Constitucional nº 6/2019, do governo Jair Bolsonaro(PSL), que altera o sistema previdenciário brasileiro. A elaboração da proposta foi supervisionada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, defensor da política neoliberal e favorável à atuação dos bancos e empresas privadas com a menor regulamentação estatal possível.

Pelatieri considera que a proposta de Guedes e Bolsonaro representa uma mudança muito mais radical que a reforma discutida no governo Michel Temer (MDB) – que já era vista com bons olhos pelo mercado financeiro. "É uma reforma estrutural, porque introduz a possibilidade da criação de um sistema de capitalização individual. Ela introduz isso nos dispositivos constitucionais e joga para uma regulamentação via projeto de lei. Isso é bastante grave, uma vez que a Constituição de 1988 tem um capítulo inteiro, que é o capítulo terceiro, que trata da construção da política de proteção social. Ou seja, é o capítulo da Seguridade Social: um tripé com Previdência, Saúde e Assistência Social", ressalta Patrícia.

Petrolândia: Dermatologista Dr. Paulo Elísio atende na MedClinic nesta quinta-feira (28)



A MedClinic Clínica Especializada informa que o Dermatologista Dr. Paulo Elísio Lustosa vai atender nesta quinta-feira (28).

Agende sua consulta pelos telefones: (87) 3851-1879 e (87) 99630-2907
A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Jatobá/Petrolândia: Aniversariante do dia, Rivaldo José do Nascimento recebe felicitações da família e de amigos


Nesta quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019, familiares e amigos de Rivaldo José do Nascimento felicitam pela passagem do seu aniversário.

Conhecido por sua voze marcante - Rivaldo marcou época na locução da velha Petrolândia, tornando-se um dos maiores comunicadores da história da cidade.

As felicitações também são do Blog de Assis Ramalho
Parabéns!

Blog de Assis Ramalho
Foto: Divulgação

Jatobá: No combate às arboviroses, Secretaria de Saúde reforça ações contra o Aedes aegypti



As ações de combate e controle ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chicungunya e febre amarela, seguem continuamente e ganham reforço em todo o município.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde realizou evento contra as ARBOVIROSES, com orientações a toda população através de Panfletos, bem como, a distribuição de Repelentes.

O evento contou com a participação de coordenadores das equipes dos programas ATENÇÃO BÁSICA, PNI, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, EPIDEMIOLOGIA, POLICIA MILITARe demais Secretarias.

Operação da PRF apreende quase 200 kg de maconha na BR 428 em Petrolina, PE


Além da droga, a polícia apreendeu uma pistola, um revólver e munição. — Foto: Kris de Lima/TV Grande Rio

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 176 kg de maconha na BR 428 em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, nesta terça-feira (26). A droga estava sendo transportada em um veículo com origem de Senhor do Bonfim, na Bahia.

Além da droga, a polícia apreendeu uma pistola, um revólver e munição. A abordagem faz parte da 2ª etapa da Operação Rodovida, que teve início em dezembro de 2018.

'Apego a poder, dinheiro é um vício', diz Sérgio Cabral em depoimento na Justiça Federal do RJ


O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral prestou depoimento, na tarde desta terça-feira (26), na 7ª Vara Criminal Federal, no Centro.

Na audiência pedida pela defesa do ex-governador, ele deu mais detalhes sobre os esquema de corrupção, voltou a admitir ter recebido propina e chegou a dizer que dinheiro e poder são um "vício".

Cabral foi preso na Operação Lava Jato em novembro de 2016 e suas condenações somam 198 anos e 6 meses de prisão.

O que disse Cabral:

Confira jogos desta quarta-feira na TV; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade.

Em Petrolândia o torcedor assiste as emoções do futebol no Geração 2, na Orla da cidade;
Confira jogos que serão transmitidos na TV nesta quarta-feira, 27/02/2019.