terça-feira, fevereiro 26, 2019

Petrolândia: Proliferação das baronesas no Lago de Itaparica é criticada por proprietário de balneário


Em imagens feitas do Mirante da Serrota, em Petrolândia, nesta segunda-feira (25), o mergulhador profissional e empresário Samyr Oliveira (Bar e Balneário Roça de Samyr) voltou a criticar, em rede social, a intensa proliferação dos aguapés no Lago de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, no rio São Francisco.

Mais conhecidas como baronesas, as plantas que cobrem grandes áreas nas margens do Lago têm se deslocado na superfície das águas, arrastadas pelas fortes chuvas caídas na região e a recuperação de volume de água do reservatório, propiciada pelo aumento da vazão em Sobradinho.


Proprietário de um dos balneários mais frequentados na borda do Lago, Samyr afirma que, periodicamente, é obrigado a fazer a limpeza das margens, invadidas pela plantas. Porém, a quantidade delas é cada vez maior e o trabalho tem se tornado penoso. Na opinião do empresário, a infestação das plantas dá a aparência de que a água é suja e espanta os banhistas e turistas.

"A Prefeitura de Petrolândia tem que fazer alguma coisa. Em Paulo Afonso (município próximo, na Bahia), a Prainha foi invadida por baronesas e, rapidamente, a Prefeitura de lá procurou uma solução pro problema. Por que aqui não podem fazer também?", questiona Samyr.

Há pouco tempo, a Prefeitura anunciou que o trabalho de retirada das baronesas, iniciado há vários meses, continua em andamento, ao longo da Orla Fluvial, na área urbana. Não foram divulgados trabalhos para retirada das plantas em outras áreas do Lago que tem grande extensão de margem no município.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário