sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 18 a 22 de setembro de 2017

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Segunda-feira (18): Nutricionista, Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma
Terça-feira (19): Ginecologista, Nutricionista, Raio X, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais
Quarta-feira(20): Neurologista, Nutricionista, Raio X, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (21): Nutricionista, Preventivo, Raio X, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (22): Dentista, Nutricionista, Raio X, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia


Petrolândia oferece lazer, esporte e aventura no Lago de Itaparica: Conheça o Bar e Balneário Roça de Samyr




Com bar e restaurante, acesso ao Lago de Itaparica e amplo espaço para guardar com segurança os veículos e reboques dos proprietários de motos aquáticas e lanchas, o Bar e Balneário Roça de Samyr, em Petrolândia, é o ponto ideal para quem deseja desfrutar de lazer no Lago de Itaparica sem preocupações sobre como vai colocar o equipamento na água, onde estacionar ou onde se alimentar. 

Os mergulhadores também encontram no Bar e Balneário Roça de Samyr um ponto de apoio para conhecer as ruínas submersas no Lago de Itaparica, como a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o prédio da Charqueada. Veja o vídeo abaixo.


Uma visita de reconhecimento dos Adventure Divers, do Recife, aconteceu na semana passada e foi amor à primeira vista. A equipe já prepara uma excursão de mergulhadores a Petrolândia, de 12 a 14 de outubro. Veja o cartaz.

O Bar e Balneário do empresário e mergulhador Samyr Oliveira está localizado na estrada para o Mirante da Serrota, a menos de 10 minutos do centro de Petrolândia. O local já é ponto de referência para os esportistas náuticos, além de possuir campo de paintball que funciona aos sábados e domingos.

Então, prepare o seu equipamento e aproveite horas de lazer, aventura, esporte e diversão no Lago de Itaparica, em Petrolândia. Contato com o Bar e Balneário Roça de Samyr: 87 99967-2849.

O Bar e Balneário Roça de Samyr está no Google Maps. Escolha a melhor rota e divirta-se no Lago de Itaparica.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Samyr Oliveira


Homenagem ao dia do cliente da loja Paulinelly Construções. Confira!


Obrigado por fazer parte do nosso orgulho em ter você cliente amigo sempre por perto. É a sua existência que nos faz aperfeiçoar a qualidade de nossos serviços, sejam através do atendimento, prazo, entrega e também do relacionamento. Afinal de contas você merece sempre o nosso melhor. Pois, nossa missão é fazer parte da família.

Feliz dia do cliente, essa é uma homenagem da loja Paulinelly Construções.

Paulinelly Construções


Petrolândia: Prefeita e membros do Conselho Municipal de Turismo visitam a Praia do Sobrado

Fotos: Mabel Aquino/COMTUR Petrolândia


Na última terça-feira (12), membros do Comitê Municipal de Turismo (COMTUR) de Petrolândia, presidido pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Viana, acompanhados pela prefeita Janielma Souza, visitaram a praia do Letreiro do Sobrado, situada no Sítio Sobrado, na zona rural de Petrolândia.

A visita foi decorrente da última reunião do COMTUR, do qual a prefeita participou. A área visitada, a cerca de 40 km da sede do município, tem forte apelo turístico e patrimônio histórico e sítio arqueológico - desprotegido - com inscrições rupestres remanescentes da inundação de vasto território de Petrolândia pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaparica (Luiz Gonzaga), no rio São Francisco, entre Pernambuco e Bahia.

A visita foi acompanhada pela sra. Elita Ramalho e seu marido Antonio Leal, moradores do Assentamento Miguel Arraes, localizado no Sítio Sobrado, em terras adquiridas pelo INCRA.

As fotos foram divulgadas no grupo do COMTUR.

Redação do Blog de Assis Ramalho


DPU, MPF e MPPE assinam recomendação para defesa de comunidade quilombola Ilha de Mercês, em Ipojuca


Foto: DPU/Divulgação

A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) assinaram recomendação ao Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, conhecido como Porto de Suape, e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) referente a medidas protetivas a serem adotadas em relação à comunidade quilombola Ilha de Mercês, em Ipojuca, município da Região Metropolitana do Recife.

O documento, referendado pelo defensor regional de Direitos Humanos em Pernambuco, Geraldo Vilar Correia Lima Filho, recomenda que o Porto de Suape suspenda incursões de sua equipe na comunidade quilombola, salvo por motivo de segurança, com prévia comunicação e justificativa aos moradores. Também que se abstenha de realizar acordos ou tratativas para negociação da posse de terrenos situados na área de abrangência da comunidade.

Foi recomendado que se suspenda proibições e restrições às reformas e construções das casas dos moradores da comunidade, bem como não haja o impedimento de ir e vir dentro da área, seja pela cobrança de taxas ou valores ou colocação de entraves ou barreiras.


Petrolândia: Caps Nova Mente promove eventos na Semana de Combate à Depressão e ao Suicídio


Setembro Amarelo é uma campanha mundial que ocorre em todo o mês de setembro, para prevenção de suicídio. No Brasil foi iniciada em 2014, onde o objetivo principal é promover debates sobre suicídio, e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Embora pouco se fale a respeito, o suicídio é mais comum do que se imagina em todo o mundo. No Brasil, já se tornou um problema de saúde pública com o registro de aproximadamente 9 mil suicídios por ano ou uma morte a cada hora. No Dia Mundial de Combate ao Suicídio, 10 de setembro, vale frisar que os números têm aumentando principalmente entre a população jovem. O suicídio é a terceira causa morte entre homens com idade de 15 a 29 anos e os distúrbios mentais estão associados a praticamente 100% de todos os suicídios registrados no país, contudo, embora o transtorno psiquiátrico seja condição necessária não é suficiente para o comportamento suicida. É necessário desenvolver estratégias de promoção de qualidade de vida, de educação e de proteção e de recuperação da saúde.

Pensando assim, o Caps Nova Mente, em nome da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na segunda-feira, dia 11/09, a abertura da III Semana de Combate a Depressão e ao Suicídio, na qual foram realizadas palestras tratando dos temas, apresentação do grupo de teatro Fases, da Casa das Juventudes, e o depoimento emocionante de um jovem, filho de uma pessoa que cometeu o suicídio. 

No dia 12/09 foram realizadas também palestras direcionadas aos profissionais da saúde, assistência social e educação, pois percebe-se que é fundamental uma linha de cuidados integrais (promoção, prevenção, tratamento e recuperação) em todos os níveis de atenção para garantir o acesso às diferentes modalidades terapêuticas.

Dra. Andreza Carvalho/CAPS Nova Mente


Petrolândia: Studio MB completa 1 ano e equipe recebe felicitações pelo trabalho


 

Hoje é dia de parabeniza o Studio MB, situado na Quadra 02, ao lado do mercadinho de Zé de Lola, na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar. Inaugurado há 1 ano pelos profissionais de dança Alle Medeiros e Walter, que ensinam coreografias animadas às suas turmas, ao som de zumba e outros ritmos intensos.

Cleidinha Santos, coordenadora da Casa das Juventudes de Petrolândia, declara sua satisfação de ser aluna do MB.

"Sou aluna do Studio Aeróbico e me sinto feliz pela qualidade de vida que os profissionais Alle Medeiros e Walter nos proporcionam", afirma ela.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Cleidinha Santos


Assembleia Legislativa de Pernambuco debate situação dos bancos públicos nesta segunda (18)

Foto: Henrique Genecy/Alepe

A Assembleia Legislativa irá realizar audiência pública, na próxima segunda-feira (18), a partir das 9h, no auditório Sérgio Guerra, sobre a situação dos bancos públicos do País. O debate, proposto por Teresa Leitão (PT), acontecerá no âmbito da Comissão de Administração Pública. Na ocasião, a deputada irá assinar requerimento para a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos em Pernambuco.

O grupo pretende ressaltar a importância de instituições como o Banco do Brasil, no apoio à agricultura; da Caixa Econômica, no financiamento da casa própria; e do Banco do Nordeste, no empréstimo ao pequeno empresário. A audiência deve contar com a presença de representantes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, da Confederação Nacional dos Bancários e de trabalhadores do setor.

Alepe


Codevasf participa de encontro técnico sobre Plano de Emergência de Barragens

Foto: Divulgação/Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participa nesta sexta (15), em Recife (PE), do V Encontro Técnico PAE – Plano de Emergência de Barragens: Inter-relações entre a Defesa Civil, Empreendedor e Órgão de Fiscalização. O evento é promovido pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB).

Na programação, o coordenador de Projetos Especiais da Codevasf, engenheiro ambiental Emílio Santos, fará uma apresentação sobre o PAE nas barragens geridas pela Companhia. "Os Planos de Ação de Emergência das barragens da Codevasf estão em elaboração no Plano Nacional de Reabilitação de Barragens da União (Planerb), parte do Programa Interáguas do Banco Mundial com o Ministério da Integração Nacional. Na palestra, serão apresentados os resultados parciais obtidos e as próximas atividades programadas", esclarece Santos.


Câmara de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais da Secretaria Estadual de Habitação 30 dias de funcionamento

Foto: Thamires Ferreira/SecHab

Em apenas 30 dias de funcionamento na sede da Secretaria de Habitação, no Recife, a Câmara de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (CAPHAB) já identificou a projeção de novos empreendimentos de moradia popular em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana; Caruaru e Toritama, no Agreste; e em São José do Egito, no Sertão. Com a proposta de reduzir o tempo de análise de documentos e plantas, de oito meses para 30 dias úteis, no âmbito estadual, a Câmara centraliza os procedimentos administrativos do segmento. O atendimento ao público na Câmara acontece segunda, quarta e sexta, das 8h às 12h. Para o secretário Kaio Maniçoba, a medida incentiva a implantação de empreendimentos populares.

“A Câmara terá um papel fundamental no fomento à moradia popular no Estado, pois estamos falando de uma ferramenta que reduz a burocracia sem alterar a legislação”, explicou Kaio. O secretário destacou que o processo conta com a ajuda de servidores nos seis órgãos. “Esse é mais um serviço que conta com a força do servidor pernambucano”, completou.


Ética na juventude é pauta do Ponto a Ponto deste sábado (16)

Foto: Divulgação

O presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), Edson Luiz Vismona (foto), é o convidado do Ponto a Ponto deste sábado (16), à 0h, na BandNewsTV, com tema "A juventude cobra ética". O semanal é ancorado pela jornalista Mônica Bergamo e o sociólogo Antonio Lavareda.

Em pesquisa realizada pelo ETCO-Datafolha, entre os dias 7 a 13 de março de 2017, dos 1.048 entrevistados, 73% disseram que a sociedade brasileira é pouco ética; enquanto, 17% afirmaram "nada"; 5% "não souberam" e 4% responderam "muito".


Conclusão da obra da Adutora do Moxotó está prevista para dezembro


A obra da Adutora do Moxotó, que vai conectar o Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco à Adutora do Agreste e irá beneficiar dez municípios da região, continua avançando. Para que o empreendimento fique pronto até dezembro deste ano, a equipe técnica da companhia está acompanhando passo a passo o andamento das intervenções. Durante todo o dia de ontem (14), o diretor Técnico da Compesa, Rômulo Aurélio, visitou várias frentes de trabalho, entre elas, os canteiros das obras de construção das estações elevatórias de Arcoverde, Cruzeiro do Nordeste e Distrito de Rio da Barra, em Sertânia. "Fiquei muito satisfeito com o que vi aqui. A obra está transcorrendo bem e a nossa expectativa é cumprir o cronograma estabelecido, já que sabemos da ansiedade da população por água nas cidades beneficiadas. Só não entregaremos a obra em dezembro se o governo federal atrasar ainda mais os repasses dos recursos conveniados", observou o diretor.

A expectativa é concluir dentro do prazo previsto a etapa útil da Adutora do Agreste para colocar a água da Transposição do Rio São Francisco, interligando-a à Adutora do Moxotó. "Essa intervenção, recomendada pelo governador Paulo Câmara, irá permitir a antecipação do uso das águas da Transposição do Rio São Francisco, mesmo antes da execução da obra do Ramal do Agreste, a ser construído pelo governo federal", informou Rômulo Aurélio. Segundo ele, a construção desse ramal será muito importante para a plena operação da Adutora do Agreste, um empreendimento que irá utilizar as águas do Velho Chico e atender 68 municípios e mais de 80 localidades, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas. Na primeira fase do projeto, que está em execução, já foram assentadas 390 quilômetros de tubulações e serão contemplados 23 municípios.


Petrolândia/Tacaratu: Dr. Jean Marcos, Nutricionista Clínico e Esportivo, informa agenda de atendimentos para este mês em Tacaratu e Petrolândia

Dr. Jean Marcos, Nutricionista Clínico e Esportivo, informa que no próximo dia 28 (quinta-feira) estará atendendo em Tacaratu, na GJ Fitness, e no dia seguinte (29) atende em Petrolândia, na Policlínica.

Marque sua consulta pelo número (87) 99656-3476.

Dr. Jean Marcos é Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, Mestrando em Nutrição Humana pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Diretor da Consultoria em Nutrição Clínica, Esportiva e Fitoterapia para Nutricionistas, Ministra cursos e palestras na cidade de Maceió e está sempre se atualizando para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes. Atualmente ele reside em Maceió e atende uma vez no mês na cidade de Petrolândia na Policlínica e em Tacaratu.

Blog de Assis Ramalho
Informações/Assessoria de Dr. Jean Marcos


Gestores de escolas municipais de Petrolina são orientados como agir para garantia dos direitos das crianças e adolescentes


O encontro contou com a participação da Vara de Infância e Juventude e representantes do CRAS, CREAS e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). De acordo com a secretária de Educação de Petrolina, Maéve Melo, o encontro teve como objetivo ampliar o conhecimento de cada gestor sobre onde procurar ajuda caso perceba episódios de violação dos direitos em sua escola.

O titular da Vara de Infância e Juventude, juiz Marcos Bacelar, fez uma explanação geral sobre os temas. Logo após a fala do magistrado, as instituições presentes foram pontuando o papel de cada uma e os gestores foram tirando suas dúvidas. “Um momento muito importante e esclarecedor para todos. Precisamos primar pela garantia dos direitos e da integridade de nossas crianças, pois isso afeta, diretamente, na qualidade em sala de aula”, frisou Maéve Melo.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Petrolina


Petrolândia: Aniversariante do dia, Paula Francinete Ramalho recebe felicitações de amigos e familiares


Nesta sexta-feira, 15 de setembro de 2017, familiares e amigos de Paula Francinete Ramalho Leal - minha mana - recebe felicitações de familiares e amigos.

Parabéns!!!

Blog de Assis Ramalho
Foto: Reprodução Facebook Paula Francinete



Petrolândia: Casa de Carne J&R Carne & Cia anuncia preços especiais para este final de semana; confira





A Casa de Carne J&R Carne & Cia, agora com mais espaçoanuncia preços especiais para este final de semana. Também avisa que estará comercializando frango assado no sábado. No domingo, além de frango assado, o cliente tem como opção a carne assada na brasa.

Confira preços
Coxão mole R$ 18.99 kg
Coxão duro R$ 18.50 kg
Patinho R$ 18.99 kg
Alcatra R$ 18.99 kg
Picanha R$ 19.99 kg
Filé mignon R$ 19.99 kg
Lombo R$ 16.90 kg
Fraldinha R$ 13.50 kg
Carne sol R$ 14.99 kg
Costela R$ 11.99 kg
Chambaril R$ 9.99 kg
Bisteca suína R$ 11.90 kg
Lombinho R$ 12.99 kg              
Toscana Perdigão R$ 12.70 kg
Peito de frango temperado R$ 8.90 kg
Tilápia R$ 10.30 kg (obs: já tratada).

Para maior comodidade dos clientes, a J&R Carnes & Cia realiza sua entrega em domicílio. Contato pelo celular (87) 99993-8885.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Frigorífico J&R.


Governador de AL anuncia criação de grupo para defesa do Rio São Francisco

Renan Filho e Jackson Barreto desembarcaram em Penedo nesta sexta
Vazão do rio é preocupação de governadores do Nordeste brasileiro

Depois de percorrer, pelo Rio São Francisco, diversas cidades ribeirinhas, o governador Renan Filho (PMDB) chegou nesta sexta-feira (15) a Penedo, onde anunciou a criação de um grupo de trabalho em defesa do Velho Chico. Ele foi acompanhado do governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB).

Segundo Renan, a ideia é encontrar saídas para os problemas do rio, que vem diminuindo de vazão ao longo dos últimos anos. O chefe do Poder Executivo estadual afirmou que o foco inicial será voltado para os municípios do Baixo e, posteriormente, do Alto São Francisco.

"Vou assinar um decreto para criação de um grupo de trabalho que reunirá todos os projetos já executados para a revitalização, identificar as melhores saídas para que num curto espaço de tempo apresentemos uma visão científica e técnica do que pode ser feito para salvar o São Francisco. Há muitas propostas, precisamos consolidá-las".


ProRural realiza oficinas sobre associativismo com 12 etnias indígenas pernambucanas

Capacitação prepara as comunidades indígenas para que saibam gerir e organizar suas associações. Ao todo serão realizadas cinco oficinas nos municípios de Águas Belas, Cabrobó, Inajá, Tacaratu, Pesqueira, Carnaubeira de Penha, Floresta e Buíque

O ProRural realiza, até esta sexta-feira (15), oficinas sobre associativismo com cada uma das 12 etnias indígenas acompanhados pelo Programa em Pernambuco. O objetivo é preparar os grupos para que estejam organizados e prontos para receberem os recursos da entidade e de outros parceiros, mas também para aprenderem como deve ser realizada a gestão das suas associações.

Durante o dia de trabalho, os representantes dos povos assistem palestra sobre as atribuições da Diretoria e do Conselho Fiscal das associações, apresentam os objetivos estatutários de cada associação presente e depois confrontam o que está escrito em seus estatutos, com as práticas das diretorias e demais sócios. O resultado do trabalho é mais autonomia e sustentabilidade dos grupos e das ações executadas pelos indígenas.

Para o presidente da Associação Indígena Taidjoah (Guerreiros prontos para à luta), Cícero Leite Machado, com o aprendizado levado pelo ProRural às aldeias, os grupos ficam mais preparados para tomarem decisões acertadas e cumprirem os objetivos para os quais foram criados. “Estamos formalizados há três anos e aprendemos hoje quais são as atribuições de cada membro da diretoria. É muito difícil para nós constituir e manter uma associação atuante sem conhecimento”.


IF Sertão-PE informa sobre documentos necessários para inscrição em Processo Seletivo


O Processo Seletivo (PS) 2018 para os cursos técnicos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) está se aproximando. A previsão é que o edital seja lançado no início de outubro, com vagas para os sete campi da instituição (Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada). Para esclarecer os candidatos sobre o processo de inscrição, a Comissão Organizadora do certame divulga algumas orientações sobre documentos indispensáveis para participar do PS.

Para se inscrever no Processo Seletivo 2018 do IF Sertão-PE, os estudantes interessados devem necessariamente possuir um documento oficial com foto (como RG, ou Carteira de Habilitação, ou Carteira de Trabalho ou Passaporte) e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) próprios. Não é possível efetuar a inscrição se o candidato não possuir estes documentos. Também não é possível utilizar documentos de terceiros, como pais ou responsáveis, nem a certidão de nascimento, uma vez que esta não possui foto para identificação.


Petrolândia: No Dia do Cliente a Pisebem felicita seus clientes e anuncia promoção Semana do porcelanato Pisebem; confira


Nesta sexta-feira (15), se comemora o dia do cliente em grande maioria dos estados e principais cidades brasileiras.  Em Petrolândia,  a Loja Pisebem felicita seus clientes proporcionando promoções. A oportunidade de deixar sua casa linda, chegou. Na semana do porcelanato Pisebem, você vai comprar porcelanato retificado de R$ 43,00, por 29,90 em até 5 vezes - sem juros.

Mas atenção! corra por que é só enquanto dura o estoque. Pise bem Revestimentos, sempre presente na realização dos seus sonhos.

A Pisebem tem promoção o mês inteiro para você realizar o projeto de construir ou reformar a sua casa ou ponto comercial usando revestimentos cerâmicos de boa qualidade, com preços que cabem no seu orçamento.

Vai construir ou reformar? Consulte na Pisebem Revestimentos os produtos mais indicados para cada ambiente, de acordo com a finalidade da construção (residência, comercial, industrial, área pública) e aproveite as condições facilitadas de pagamento.

Pisebem Revestimentos
A loja da sua casa
Em Petrolândia(PE): Av. Manoel Borba, 150-A - Centro (ao lado do Bradesco)
Telefone: (87) 3851-1191


Iniciadas obras do Terminal provisório de passageiros do Aeroporto de Serra Talhada

Foto: Setra-PE/Divulgação

Após a conclusão da etapa de concretagem do terreno, foi iniciada, na manhã desta sexta-feira (15), a montagem do terminal provisório de passageiros do Aeroporto de Serra Talhada.

De acordo com o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, os trabalhos seguem o cronograma que foi estabelecido. “Vamos continuar trabalhando em ritmo acelerado para entregar à população sertaneja o equipamento pronto para receber seu primeiro voo comercial o mais rápido possível”, destacou Oliveira, que se reuniu esta semana, em Brasília, com o ministro dos Transportes, Mauricio Quintella, e com o secretário da Aviação Civil, Dário Rais Lopes, para tratar do assunto.

A obra total do Aeroporto de Serra Talhada custará R$ 35 milhões. Os recursos são frutos da parceria entre os Governos Federal (Ministério dos Transportes) Governo do Estado (Secretaria de Transportes).

Assessoria da SETRA-PE



Paulo Afonso: Comerciária Vessa Souza Alves morre aos 38 anos, vítima de câncer


A comerciária Vessa Souza Alves, de 38 anos, morreu nesta madrugada, em Salvador, após lutar contra um câncer no pâncreas, descoberto há pouco tempo. A notícia foi confirmada pelo pai, o locutor e chesfiano Paulo Litor, na manhã desta sexta-feira (11). Ela atualmente trabalhava na loja Estrela Calçados.

Vanessa deixa uma filhinha de 7 anos. Há uns cinco meses, Vanessa começou a sentir fortes dores, mas nada foi descoberto em Paulo Afonso. O diagnóstico só veio quando exames foram realizados em Salvador.

Vanessa estava internada há alguns dias em um hospital da capital baiana. Ao portal PA4.COM.BR, Paulo Litor, muito abalado pela morte precoce de sua terceira filha, agradeceu o apoio de todos os parentes, amigos e colegas de trabalho que estão se solidarizando com a família e compartilhando do mesmo sentimento de dor e tristeza.


Prestes a fechar as portas, hospital psiquiátrico de Serra Talhada vai liberar 120 pacientes para suas casas no final deste mês

Alguns pacientes já saíram da unidade e no dia 1º de outubro, pelo menos 120 internos terão que voltar às suas casas

Todos os funcionários entraram em aviso prévio. O último a sair será no dia10 de outubro


Funcionando desde 1979, o Hospital Psiquiátrico São Vicente, localizado no bairro Borborema, em Serra Talhada, fechará suas portas no final deste mês. As consequências já são visíveis. Alguns pacientes já saíram da unidade e no dia 1º de outubro, pelo menos 120 internos terão que voltar às suas casas. Por outro lado, 70 funcionário serão demitidos e há pouca luz no fim do túnel.

A reportagem do FAROL visitou o Hospital São Vicente na tarde dessa quinta-feira (4) e sentiu o clima de desânimo e tristeza nos servidores. A gestora da unidade, Drª Socorro Lucena, conversou com a reportagem e detalhou todo o drama do hospital que culminou com o seu fechamento.

Há oito anos que o governo federal ‘congelou’ os repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) e um repasse de cerca de R$ 60 mil/mês, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), não é feito há um ano pela prefeitura.

Em alguns momentos, até lágrimas caíram dos olhos da Drª Socorro, que após dez anos na direção, sabe que o Hospital Psiquiátrico, que atende pacientes de 59 municípios, fará muita falta aos pacientes e familiares.


Lista da Seleção surpreendente: Tite convoca Arthur, Tardelli, Danilo e Fred para a Seleção


Na antepenúltima convocação antes de anunciar os 23 da Copa do Mundo, Tite surpreendeu. Nas partidas contra Bolívia e Chile, nos dias 5 e 10 de outubro, pelas eliminatórias, a seleção brasileira terá quatro jogadores chamados pela primeira vez pelo atual técnico: o lateral-direito Danilo (Manchester City), os volantes Arthur (Grêmio) – estreante na Seleção – e Fred (Shakhtar Donetsk), e o atacante Diego Tardelli (Shandong Luneng). O meia Diego, do Flamengo, também está de volta.

Sem maiores explicações, Tite convocou 24 atletas dessa vez, um a mais do que o habitual. Em relação à última convocação, entraram Danilo, Jemerson, Arthur, Fred, Diego e Diego Tardelli, e saíram Fagner, Rodrigo Caio, Giuliano, Luan e Taison. Entre os ausentes, Fagner e Giuliano haviam estado presentes em todas as listas anteriores possíveis do treinador.


Nilton Mota debate fortalecimento da produção de frutas em São Vicente Férrer

Foto: Edilson Júnior

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Nilton Mota, foi, ontem, ao município de São Vicente Férrer, no Agreste, debater com o prefeito Flávio Régis questões produtivas do município, com o objetivo de impulsionar a produção de frutas na região. Também participaram do encontro o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (Ipa), Gabriel Maciel, o presidente da Câmara Municipal, Senar, além de vereadores, secretários da prefeitura e técnicos.

O primeiro ponto debatido foi a instalação de uma unidade demonstrativa de Bouveria, que envolve a produção de banana. O segundo ponto foi a readequação da Agroindústria local para fabricação de polpa e sucos. São Vicente Férrer dispõe de quatro mil hectares de plantação de banana, 500 hectares de uva e outros 150 de goiaba; sendo uma área com a produção já caracterizada.

O terceiro assunto discutido teve como tema uma tecnologia para a pulverização agrícola via drone contra o Mal da Sigatoka, um fungo que provoca a morte precoce das folhas de bananeira e o enfraquecimento da planta, o que pode acarretar em diminuição da produção.


Humberto critica plano de privatização da Infraero

Foto: Roberto Stuckert Filho

Depois de anunciar a privatização da Eletrobras, o governo de Michel Temer (PMDB) mira agora na Infraero. Nessa quarta-feira (14), o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella (PR), confirmou que o governo tem a intenção de abrir o capital da estatal aeroportuária. A medida, no entanto, já enfrenta reação. Segundo o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), não existem motivos reais para a venda da empresa que, este ano, deve lucrar R$ 400 milhões.

“Estão dilapidando o patrimônio nacional. A Infraero é uma empresa importante, ativa e que está dando lucro. Não existe nenhum motivo para acabar com uma estatal que é eficiente, uma referência nacional. Uma ação como esta vai gerar ainda uma série de demissões”, afirmou. A empresa tem hoje mais de 10 mil funcionários.


Você conhece algumas características da massa de sêmola? A marca Estrela explica

Aprenda também como fazer receita econômica com custo de R$ 6 por porção e que fica pronta em cerca de 35 minutos

A sêmola, também conhecida como semolina, é o resultado da moagem incompleta de cereais e possui aspecto mais granulado e geralmente mais grosso do que a farinha tradicional. As massas feitas a partir deste componente, como é o caso de alguns produtos do portfolio da Estrela, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, normalmente têm cor mais clara.

Mas o que a difere do macarrão tradicional? A diferença é que a massa de sêmola não contém adição de ovos em sua produção, sendo, assim, uma excelente opção de alimento para quem tem alergia ou mesmo quem tem uma filosofia vegana. Agora se você não possui nenhuma restrição no dia a dia claro que também pode consumir esse tipo de massa, basta escolher combinações saborosas.