domingo, março 03, 2024

Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA-PE) prorroga edital de chamada pública para o PEAAF até dia 8

A adesão de cooperativas e associações de agricultores familiares poderá ser feita até o dia 08 de março (Foto: Cortesia/SDA-PE)

Cooperativas e associações de agricultores familiares ainda podem se habilitar à chamada pública do Governo do Estado de Pernambuco, para fornecer produtos da agricultura familiar para o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PEAAF. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA) informa que o prazo para a adesão segue até o dia 08 de março.

O PEAAF fará a compra direta com investimentos da ordem de R$ 17,4 milhões, recursos do Tesouro Estadual. Para isso, as entidades interessadas devem ter Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), ser pessoa Jurídica e/ou ter Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Os produtos serão destinados à doação simultânea a famílias em vulnerabilidade alimentar.

Hospital de Câncer de Pernambuco aborda câncer colorretal na campanha Março Azul Marinho


O câncer colorretal, também chamado de câncer de intestino ou câncer de colón e reto é um dos mais frequentes entre os tumores malignos, e, neste mês de março, tem espaço na campanha Março Azul Marinho, que visa conscientizar a sociedade sobre a doença, uma vez que seu desenvolvimento está diretamente ligado ao estilo de vida. Como instituição referência em oncologia, O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) lança a campanha com informações importantes disponibilizadas nos canais de comunicação da instituição e nas redes sociais @sigahcp.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer colorretal está na terceira posição como o mais incidente no País, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A estimativa do INCA aponta 45.630 novos diagnósticos a cada ano do triênio 2023 a 2025, sendo 7.030 casos na região Nordeste. No HCP, hospital que trata pessoas com todos os tipos de câncer, cerca de 193 pessoas foram recebidas com o diagnóstico de câncer colorretal.

Projeto em AL aproveita espaços no quintal de casas para cultivar hortaliças e resgata memórias afetivas

Reprodução/TV Gazeta

Sabe aquele espaço no quintal de casa que é pouco utilizado? Pois é, a Emater, em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), encontrou um uso sustentável para eles com a criação de hortas em residências de Santa Luzia do Norte, região metropolitana de Maceió.

O projeto 'Quintal de Vó' selecionou dez famílias da localidade e está ensinando técnicas de manejo e cultivo de hortaliças.

"A iniciativa por si só aponta para uma necessidade de produção de alimentos fazendo uso dos espaços que existem na região metropolitana, sobretudo nos quintais, e traz essa temática afetiva que é a figura da avó. Quem não teve uma avó, que não tem uma memória afetiva e carinhosa?", disse Moisés Leandro, presidente da Emater em Alagoas.

As hortas têm baixo custo. São feitas de forma simples, com limite de tijolo ou outro material que esteja ao alcance do morador. Elas possibilitam às famílias o cultivo do seu próprio alimento, de forma saudável e sustentável.

Petrolândia: Sob polêmica, corpo é sepultado no Cemitério São Francisco na manhã deste domingo (03)

Fotos e vídeos: Assis Ramalho

Por volta das 9 horas da manhã deste domingo (03/03) a nossa reportagem foi acionada para fazer registro de um caso de um homem que estava sendo velado na rua São Pedro, na Quadra 13 de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Ao chegar no local, encontramos grande polêmica. Alguns parentes, amigos e vizinhos afirmavam que o corpo que estava sendo velado não era o de Damião Oliveira, morto na sexta-feira (01) vítima de afogamento no lago do rio São Francisco, em Petrolândia. Por outro lado, outros afirmavam que o corpo realmente era de Damião. 

Acionados, por volta das 10 horas da manhã, a Polícia Militar de Pernambuco e um representante do Plano Assistencial visitaram o local para averiguar o fato. Foi solicitado que todos se afastassem da sala onde o corpo estava sendo velado, ficando no local somente parentes da vítima para fazer verificação no corpo da vítima. Por meio de uma tatuagem na barriga, os familiares presentes ao velório reconheceram que o corpo era mesmo de Damião.

Em seguida, por volta das 10h20, o corpo foi sepultado no Cemitério São Francisco, nesta cidade.

Apesar do reconhecimento por parte de familiares, algumas pessoas ainda tinham desconfiança de que o corpo não era de Damião.

O corpo de Damião foi enviado ao IML na sexta-feira, dia do afogamento.

Confira os depoimentos colhidos e reportados pelo blogueiro e radialista Assis Ramalho.


Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho - Blog e Web Radio Petrolândia

Religioso de 24 anos morre após ser baleado na cabeça em Paulo Afonso/BA; Polícia Civil informa que ele não era alvo dos disparos e investiga o crime.

Valcy Leandro dos Anjos, de 24 anos, era coroinha em Paulo Afonso, no norte da Bahia, e morreu após ser atingido por tiro — Foto: Redes Sociais

O coordenador de coroinhas e acólitos de uma igreja católica da cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia, foi morto com um tiro na cabeça na noite de sexta-feira (1º), no município.

De acordo com a Polícia Civil da cidade, Valcy Leandro Valença dos Anjos, de 24 anos, foi atingido por homens que chegaram ao bairro dos Rodoviários, efetuando disparos.

O religioso foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu ao ferimento.

Além de Valcy, um homem foi ferido pelos tiros, mas sobreviveu. Ele foi socorrido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e já foi liberado. Ainda segundo a polícia, o homem ferido que sobreviveu era o alvo da ação dos criminosos.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime. Também não foi detalhado se Valcy conversava com o alvo dos tiros ou apenas passava caminhando pela rua. A Polícia Civil da cidade disse que investiga o caso.

A Paróquia Sagrada Família, a qual Valcy fazia parte, emitiu uma nota de pesar e informou que o jovem era responsável pela formação e acolhida dos novos coroinhas.


Valcy Leandro, coroinha que foi morto em Paulo Afonso, na Bahia — Foto: Redes Sociais

Após constatação da morte de Valcy, o corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade e liberado na manhã deste sábado (2). O velório é realizado nesta tarde, na casa da família e no fomingo (3), está previsto um cortejo para a Igreja Sagrada Família, a partir das 6h, que terá como ponto de saída a casa da família da vítima.

Uma missa está marcada para 7h na Igreja Matriz Sagrada Família e o sepultamento para às 9h, nocemitério Pe. Lourenço Tori, no bairro Centenário.
Nota emitida pela Paróquia Sagrada Família, em Paulo Afonso, após a morte do coroinha Valcy Leandro — Foto: Redes Sociais

Por g1 BA e TV São Francisco

Petrolândia: Confira cardápio do Bar e Restaurante César da Feijoada para este sábado (03/03/2024) e faça o seu pedido

 


Hoje os pedidos podem ser feitos através do site. Façam seus pedidos.



O Bar e Restaurante César da Feijoada, localizado na rua Francisco Soares dos Santos, na Quadra 03, próximo à Orla Fluvial de Petrolândia, informa o cardápio para este sábado, 03 de março de 2024. Confira abaixo o cardápio completo

Hoje os pedidos podem ser feitos através do site. Façam seus pedidos.

↪️ LINK PARA PEDIDOS:https://delivery.pedeligero.com/CESARFEIJOADA