quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Petrolândia: Petroclínica realiza Outubro Rosa com mamografia digital no próximo dia 17


Na Petroclínica o Outubro é Rosa!!!
Venha se prevenir contra o Câncer de mama e colo uterino com qualidade, segurança e economia!!! Mamografia Digital e Preventivo com câmera dia 17 de Outubro!!! Se ame, se cuide previna-se contra o Câncer!! Venha fazer sua Mamografia Digital e seu preventivo na Petroclínica dia 17 de Outubro!! Agende já! Fones: 3851-2333 / 998050774

A Petroclínica está localilzada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 - Petrolândia (PE)

Divulgação/Petroclínca

Caixa pede que Justiça decrete falência da Odebrecht, diz agência


A Caixa Econômica Federal teria pedido, nesta quinta-feira, a liquidação do conglomerado de construção Odebrecht, de acordo com um documento judicial ao qual a agência Reuters teve acesso.

De acordo coma agências, a Caixa também quer que o juiz permita aos credores nomear novos administradores para o conglomerado e suas subsidiárias em uma assembleia.

A Odebrecht, que pediu recuperação judicial em junho, apresentou um plano de reestruturação que foi contestado por muitos credores.

O Globo


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Agências bancárias de Patos, PB, são autuadas por descumprir Lei das Filas


Duas agências bancárias de Patos foram autuadas durante uma fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon), na quarta-feira (2). As instituições teriam desrespeitado a Lei das Filas.

Segundo a lei, o atendimento dentro das agências deve acontecer em até 20 minutos, em dias normais. Já em dias de aumento do fluxo de circulação de clientes nas agências, como o dia de pagamento de funcionários públicos, aposentados e pensionistas os usuários devem ser atendidos em até 30 minutos.

“Ontem nós intensificamos as fiscalizações junto as agências bancárias de nossa cidade considerando que início de mês é um período crítico, e que resulta em muitas reclamações junto à nossa secretaria. Então, já prevendo essas violações, e no sentido de coibir essas práticas, e respaldados na Lei das Filas, nós fizemos essas fiscalizações que resultaram na autuação de duas agências bancárias,” explicou o secretário do Procon Patos, Mainar Júnior.

Ainda de acordo com o secretário, após a autuação foi dado às agências o prazo de 10 dias para defesa. A fiscalização continuará sendo feita durante todo início de mês.

Para tirar qualquer dúvida, fazer uma reclamação ou pedir orientação, o consumidor pode ir ao PROCON Municipal de Patos, que fica localizado à Avenida Rui Barbosa, n° 21, Centro, ou ligar para o telefone 3423-3629.

Por G1 PB

Mais veneno na mesa - Governo autoriza mais 57 agrotóxicos; total de registros em 2019 chega a 382


O Ministério da Agricultura divulgou nesta quinta-feira (3) o registro de mais 57 agrotóxicos, chegando ao total de 382 registros em 2019, mantendo o nível de registros como o mais alto da série histórica, iniciada em 2005.

Dos produtos anunciados nesta quinta, 10 são biológicos, que são utilizados na agricultura orgânica, 6 são novos e 41 são genéricos.

Segundo o governo, o objetivo da aprovação de produtos genéricos é aumentar a concorrência no mercado e diminuir o preço dos defensivos, o que faz cair o custo de produção.

Segundo o governo, dos 382 agrotóxicos registrados neste ano, 214 são produtos técnicos, ou seja, destinados exclusivamente para o uso industrial.

Como os agrotóxicos impactam os principais produtos na mesa dos brasileiros

Outros 168 são produtos formulados, que são aqueles que já estão prontos para serem adquiridos pelos produtores rurais mediante a recomendação de um engenheiro agrônomo.

Destes, 24 são produtos biológicos e/ou orgânicos. O governo afirma que 48% dos produtos formulados autorizados não são efetivamente comercializados, por uma decisão das empresas detentoras dos registros.

Do total de produtos registrados em 2019, 359 são produtos genéricos e 23 são à base de ingredientes ativos novos de origem químico ou biológica.

Ritmo de liberação

Com a publicação desta quinta-feira, os registros de agrotóxicos em 2019 ainda permanece na frente de anos anteriores. No mesmo período de 2018, até então o maior nível de liberação, foram 314 registros.

G1


Prefeitura de Paris concede a Lula título de Cidadão Honorário


A prefeitura de Paris, através de indicação do Conseil da capital francesa – espécie de Câmara dos Vereadores – concedeu nesta quinta-feira (3) ao ex-presidente Lula o título de Cidadão Honorário de Paris. Este é mais um reconhecimento internacional da trajetória política de Lula, em especial sua pelos direitos humanos, a justiça social e a proteção do meio ambiente.

O Conseil também levou em consideração que o ex-presidente foi preso no momento em que era o favorito para vencer as eleições no Brasil. O documento diz ainda que o juiz que o julgou, Sérgio Moro, virou ministro da Justiça do seu candidato concorrente, Jair Bolsonaro.

O órgão também afirma que através da figura do ex-presidente, “todos os defensores da democracia no Brasil são atacados” e pela luta constante da cidade de Paris pelos direitos humanos, expressa seu desejo em conceder a homenagem.

Revista Forum


Santa Brígida/Paulo Afonso (BA): Pneu no lugar de cadeirantes em ônibus revolta passageiro


Em sua rede social, Alcivandes Santos Santana, professor, morador do município de Santa Brígida na Bahia, postou um desabafo como usuário e contra a empresa que faz o transporte entre Paulo Afonso a cidade onde reside.

“Cadê acessibilidade? Onde está a lei? Onde anda a Agerba e os órgãos reguladores? Onde estão os campeões de multa a guarda municipal de trânsito de Paulo Afonso BA?

Sei que todos veem e finge que não, onde ficará o cadeirante? E deficiente visual com cão guia?

Todos sabem o nome da empresa de coletivo que faz Paulo Afonso e cidades vizinha.

Onde está a constituição com o direito de ir e vir?

Ele termina pedindo que as pessoas denunciem quando verem situações como a que ele presenciou. “Não se omita compartilhem”, disse ele.

Em contato com o Blog, Alcivandes ainda disse que a Agerba - Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia, “pressiona” proprietários de Vans a não trabalhar. Com isto, ainda segundo ele, “desemprega pais de famílias”. E não toma providências contra a empresa do Grupo Atlântico.

O professor de sociologia, indignado, disse que ensina aos seus alunos o que é cidadania e não poderia fechar os olhos para as coisas erradas que vê. Assim como não entende que os guardas de trânsitos em Paulo Afonso, tão zelosos por multarem. Ele nos últimos três finais de semanas foi multado na cidade, não consegue compreender os mesmos não multam a empresa.

“De quem é essa empresa? Porque ela não é fiscalizada?”, pergunta Alcivandes.

Por Blog do Dimas Roque

Tacaratu promove orientações sobre pagamento do 13º do Bolsa Família



Nesta quinta-feira,  03/10, Tacaratu recebeu técnicos do Governo do Estado de Pernambuco, para reunião informativa sobre os critérios de pagamentos do Décimo Terceiro do Bolsa Família. Da reunião, além do Prefeito José Gerson da Silva, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretário Municipal de Finanças e Coordenador Municipal do Cadastro Único/Programa Bolsa Famílias, participaram, efetivamente, mais 600 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, que muito atentas e agradecidas aplaudiram muito intensamente quando os técnicos colocaram que por decisão do Governador Paulo Câmara, o Décimo Terceiro do Bolsa Família, foi transformado em Lei Estadual, por conseguinte, permanente.

Os técnicos expuseram sobre todos os critérios que regularão o Programa Estadual de Transferência de Renda, seja sobre o funcionamento, o período de apuração, bem como o período, valor e local de pagamento, com base em data de aniversário. O pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família de Pernambuco, será realizado nos mesmos locais de pagamento do Bolsa Família, através do Cartão em utilização pelo beneficiário.

Petrolândia: Jhenifer Mello agita a noite no Maria Fumaça a partir das 19h, no esquenta para o show de Luan Santana


Divulgação/ Bar e Restaurante Maria Fumaça

Os resíduos plásticos invadem o corpo humano



Uma análise de amostras de urina confirmou plenamente que os resíduos plásticos estão entrando de maneira significativa no corpo humano. Isso foi demonstrado nas análises praticadas em 20 personalidades (representantes da sociedade nos campos da ciência, esportes, cultura, comunicação e saúde) que participam da campanha “Salut de Plàstic” (Saúde de Plástico). O estudo foi elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Epidemiologia Clínica e Molecular do Câncer do Instituto Hospital del Mar de Investigações Médicas (IMIM), encomendado pela Fundação Rezero, promotora da campanha citada.

A reportagem é de Antonio Cerrillo, publicada por La Vanguardia, 02-10-2019. A tradução é do Cepat.

Esta pesquisa detectou a presença de um total de 20 substâncias relacionadas ao plástico procedentes da exposição contínua do organismo a todas elas. Para sua elaboração, foram coletadas amostras de urina de 27 compostos: 15 metabólitos de ftalatos (plastificantes adicionados para aumentar a flexibilidade do produto) e 12 fenóis (usados para dar forma e resistência ao plástico). E o resultado é uma presença generalizada desses derivados plásticos no organismo humano.

Especificamente, em todos os participantes do estudo (nos 20) foram detectados os 15 ftalatos. Além disso, cinco dos 12 fenóis analisados foram detectados em todos os participantes deste estudo.

A invasão

Os dados destacam que os resíduos plásticos protagonizam uma verdadeira invasão do corpo humano. O número total de compostos detectados por pessoa variou de um mínimo de 20 a um máximo de 23 (dos 27 analisados). A média de compostos encontrados por indivíduo foi 21,3.

Os contaminantes têm como principal via de entrada no corpo humano o próprio sistema alimentar. “A principal fonte de exposição são as embalagens dos alimentos e os próprios alimentos”, diz Miquel Porta, médico, professor de Saúde Pública, coordenador do estudo e pesquisador do IMIM. A origem específica é a migração dessas substâncias do plástico para o alimento, do alimento para o corpo humano, e deste para a urina.

Um fato frequente

“Os resultados ilustram o fato de que a presença de resíduos plásticos no corpo humano é frequente”, diz Miquel Porta. Essa situação já era conhecida “em grande parte graças a diversos estudos científicos, embora em um número ainda pequeno na Espanha e em outras regiões da Europa e do mundo”, diz Porta, um apoiador de que as administrações efetuem esses estudos com amostras representativas.

Embora essas substâncias possam ser excretadas diariamente, a exposição contínua a esses compostos tóxicos (muitos desses desreguladores endócrinos) tem sido associada a doenças como hipotireoidismo, diabetes e infertilidade, entre outras.

Estudos anteriores mostraram que, nos últimos anos, algumas substâncias organocloradas (como DDT, dioxinas e o PCB) diminuíram sua presença no corpo humano. No entanto, substâncias químicas como resíduos de plástico (ftalatos, bisfenol ...) e polibromados e parabenos aumentaram de forma muito significativa.

Dados relevantes

Os ftalatos encontrados em concentrações mais altas no estudo são o monoetil ftalato (MEP), com uma média de 52,08 nanogramas por mililitro, seguido pelo MiBP (17,12 ng/mL) e o MECPP (15,99 ng/mL)

Os ftalatos são substâncias químicas artificiais usadas como plastificantes e fixadores. Além disso, são amplamente utilizados para aumentar a flexibilidade e elasticidade dos plásticos, bem como para fixar fragrâncias em colônias, purificadores de ar e outros produtos. Sua presença na vida cotidiana está muito estendida (em embalagens plásticas de alimentos, jogos infantis, papéis de parede, cabos, colas ...).

Numerosos estudos analisaram como os ftalatos podem afetar a saúde e alterar o sistema endócrino, agindo como desreguladores hormonais e endócrinos. Alguns dos possíveis efeitos associados à exposição a essas substâncias são a deterioração da qualidade do sêmen (e a alteração dos hormônios sexuais), puberdade precoce e endometriose, entre outros.

Fenóis

Por outro lado, o fenol com maiores concentrações foi o metilparabeno (MEPA), com uma média de 16,59 ng/mL), seguido do oxibenzona (OXBE, com uma média de 4,24 ng/mL), o etilparabeno (ETPA em uma média de 2,49 ng/mL) e bisfenol A (BPA, com média de 2,39 ng/mL)

Os fenóis são usados em múltiplos recipientes para alimentos (garrafas plásticas, recipientes para alimentos pré-cozidos ...) e na elaboração de resinas epóxi, que cobrem algumas latas de conserva (atum, aspargos, fabada...). Também são detectados em tickets, garrafas de água, cosméticos e produtos capilares. Dentro deste grupo estão presentes compostos químicos como os parabenos, bisfenóis, oxibenzeno e o triclosan.

(Os fenóis analisados nas 20 amostras de urina não sofreram nenhuma transformação no corpo e são excretados com a mesma composição química e mantêm sua fórmula original). Existem estudos epidemiológicos que demonstram que os fenóis aumentam o risco de diabetes e doenças cardiovasculares, redução da fertilidade e câncer de próstata, entre outros efeitos.

Valor pedagógico

Em suas conclusões, o trabalho científico destaca que este estudo tem um valor fundamentalmente “pedagógico”. Como se baseia em uma amostra de 20 voluntários, “seus resultados não podem ser extrapolados para toda a população em geral”.

“Com base nos conhecimentos científicos existentes, é necessário que as comunidades autônomas realizem estudos em amostras representativas de suas populações para conhecer a magnitude, as características e a evolução da contaminação interna por ftalatos, fenóis e outras substâncias químicas ambientais”, destacam as conclusões finais.

Fundação Rezero

O estudo foi tornado público pela Fundação Rezero, dentro de sua campanha “Salut de Plàstic” (Saúde de Plástico), uma iniciativa destinada a conscientizar os cidadãos sobre os problemas específicos causados pelos plásticos na saúde humana e pedir aos governos que atuem com regulações.

Na campanha, a citada fundação contou com a colaboração de 20 pessoas relevantes da sociedade. Todos elas pedem aos governos e empresas que abordem com caráter de urgência a crise dos resíduos plásticos, após ter comprovado em suas carnes a presença desses compostos devido à abusiva plastificação de alimentos em toda a cadeia de distribuição e consumo.

Personalidades relevantes

Rezero coletou a urina dessas 20 pessoas, muitas delas famosas e populares, e todas conhecidas em sua atividade profissional. Entre elas, estão a atriz e apresentadora Silvia Abril, o pintor Miquel Barceló, o meteorologista e apresentador Francisco Mauri, a doutora Elena Carreras e o músico e apresentador Halldór Már, entre outros. Também se submeteram a prova o biólogo Manu San Félix, a líder ambientalista Margalida Ramis e a futebolista Mariona Caldenteny.

Depois que as amostras foram coletadas, foram enviadas ao Instituto Norueguês de Saúde Pública, um laboratório de referência sobre o assunto, enquanto os resultados foram supervisionados pelo doutor Miquel Porta, que comunicou os resultados às pessoas recrutadas voluntariamente.

Eles reagiram com rostos de surpresa indubitável. “Disse sim à ideia de fazer as análises pensando que não daria positivo. Mas quando recebi o resultado, fiquei muito surpreso, porque sempre se tenta usar menos resíduos possível. Vendo que todos os resultados são positivos, me faz pensar que estamos enfrentando um problema transversal, que não depende de idade, nem profissão, nem do sexo. É um impacto coletivo”, diz uma dessas pessoas.

Embalagem excessiva, "plastificação de alimentos"

Especialistas relacionam a presença de resíduos plásticos com a proliferação de recipientes descartáveis, embalagens de alimentos para levar para casa e embalar em excesso.

Esses produtos, além de causar um aumento significativo de resíduos, com o consequente impacto nos ecossistemas naturais (especialmente sobre os mares e oceanos), também têm impacto na saúde das pessoas, algo que interessa cada vez mais a especialistas e pesquisadores.

Contaminação contínua

“Os cidadãos estão expostos diariamente a uma dieta plastificada e não têm consciência disso. O plástico atualmente usado na distribuição, venda e transporte de alimentos e bebidas contém substâncias que estão migrando para o nosso corpo e afetam diretamente nossa saúde”, diz Rosa García, diretora da Rezero.

“A presença dessas substâncias plásticas no corpo favorece a inflamação. Isso significa que doenças inflamatórias podem ter sido causadas por essas substâncias contidas no plástico. Sabemos que o câncer se desenvolve mais facilmente se houver um processo inflamatório nos tecidos do corpo. Além disso, diferentes problemas ginecológicos e de fertilidade podem se originar com essas substâncias”, diz Miquel Porta.

“Todos os dias somos expostos a resíduos plásticos, tóxicos para a nossa saúde, os comemos, bebemos, inalamos, os tocamos, os absorvemos, nos contaminam, e se tudo correr bem, nós os excretamos”, diz Miquel Porta, para quem a exposição à poluição é contínua e diária.

E qual é a explicação racional para o fato de se encontrem tantos resíduos na urina, embora em quantidades e concentrações variadas?, pergunta-se Porta.

E a resposta é que estamos diante de uma exposição contínua a essa contaminação, afirma esse especialista. Alguém poderia pensar que este é um “pedágio” aceitável, um custo inevitável derivado do progresso, mas Porta discorda dessa afirmação, convencido de que é “factível reduzir” o alto custo de enfermidades.

“Pagamos uma fatura com ao menos cinco capítulos onerosos: 1) a de transtornos, enfermidades, incapacidades e mortes, 2) a ambiental, talvez a mais visível, 3) uma fatura econômica no diagnóstico e tratamento de enfermidades, danos ambientais e físicos, 4) uma fatura de sofrimento e 5) uma fatura moral”, conclui Porta.

Capítulo de soluções

Para reverter essa situação, os especialistas destacam a necessidade de aprofundar o conhecimento desses problemas e julgam imprescindível uma mudança nos hábitos de consumo em favor de um estilo de vida saudável.

Nesse sentido, exigem das administrações responsáveis uma mudança nas políticas legislativas e nas transformações produtivas dos agentes econômicos no mundo dos alimentos, embalagens e distribuição.

Com sua campanha, a Fundação para a Prevenção de Resíduos - Rezero pede a todos esses setores que reduzam a carga tóxica de bens de consumo para melhorar a saúde das pessoas. Em última instância, queremos abrir o caminho para o objetivo de uma sociedade com resíduo zero.

O objetivo é reduzir a toxicidade nos produtos, penalizando seu consumo e, diretamente, proibindo sua utilização em determinados casos. Também acham necessário dar prioridade a produtos reutilizáveis, duradouros e com menos impacto.

De uso único

A grande demanda de fundo é que se “adapte de uma vez” a recém-aprovada direção comunitária sobre redução de resíduos plásticos. Assim, se proibiria e regulamentaria o comércio de produtos descartáveis (como sacolas, bandejas, vasos, vasilhas e canudos de plástico ...), e seria possível introduzir medidas de fiscalização ambiental para conter a proliferação de produtos de uso único e de curta duração (garrafas de plástico e cápsulas de café, por exemplo).

“Não é necessário fazer pesquisas extensas e caras para ver o efeito nocivo que o plástico pode ter sobre a pessoa. Devemos aplicar o princípio da precaução. No futuro, os médicos certamente precisarão recomendar que você não fume, não beba e, além disso, que sigamos uma dieta livre de plásticos, de plástico zero”, diz a doutora Elena Carreras.

Nova legislação

Rosa García, diretora da Rezero, conclui: “Necessitamos dar passos decididos para a regulamentação de produtos plásticos de uso único. Precisamos de um novo marco normativo para a prevenção de resíduos que proteja a saúde das pessoas e nosso direito a consumir sem gerar resíduos”. Nesse sentido, se pede novamente que o Parlamento aprove na Catalunha uma lei de prevenção de resíduos.

Carreta adulterada que transportava mais de 57 toneladas de milho é apreendida em Sertânia


Veículo apresentou 22 toneladas de excesso de peso; semirreboque enviado para fazer o transbordo da mercadoria também era adulterado (Foto: Divulgação/PRF)


Um caminhão do tipo carreta foi apreendido com sinais de adulteração, na quarta-feira (02), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. O veículo transportava mais de 57 toneladas de milho e apresentou excesso de peso.

A abordagem aconteceu no km 278 da BR 232, em frente ao posto da PRF de Cruzeiro do Nordeste. Durante a fiscalização foi constatado que o veículo apresentava 22 toneladas de mercadoria em excesso e que já havia estourado um pneu pela sobrecarga.

Fernando Monteiro prestigia chegada de laboratório da Aché em Pernambuco



O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) esteve nesta quarta-feira (02), ao lado do governador Paulo Câmara, na inauguração da primeira etapa da nova fábrica da Aché Laboratórios Farmacêuticos, construída no Complexo Industrial e Portuário de Suape. O deputado pernambucano teve importante participação nas articulações entre o grupo, que ancora no Estado com um aporte de R$ 660 milhões, e o Governo de Pernambuco.

“Este marco para a economia pernambucana, que vai gerar tantos postos de trabalho, chega em um momento importante, de consolidação do nosso Estado, mostrando o quanto somos fortes e capazes de superar momentos difíceis no cenário econômico nacional. Trata-se de uma conquista há muito planejada. Foram muitas conversas e alinhamentos que hoje se consolidam”, comemorou Fernando Monteiro.

Experiências de inovação e de tecnologia são apresentadas em São Paulo



Ônibus elétrico, geração de energia por meio de esgoto, condomínios solares são algumas das experiências de inovação e de tecnologia emergente que estão sendo apresentadas na sétima edição do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, que termina hoje (3) em São Paulo. O evento tem apoio do Ministério Alemão de Meio Ambiente, Preservação da Natureza e Segurança Nuclear.

Um dos projetos apresentados em painel do encontro é o que prevê a utilização de ônibus elétrico por diversas prefeituras brasileiras.

Segundo Leandro Abreu, diretor global de Operações da Enel X, uma das prefeituras que estuda adotar os ônibus elétricos no transporte público é a de São Paulo. A ideia é adotar um sistema semelhante ao de Santiago, no Chile, que tem a maior frota de ônibus da América Latina. “É um ônibus como se fosse um carro elétrico. Em vez do tanque de combustível, ele tem megas baterias. Na garagem tem um carregador, como se fosse uma tomada, ligando nele para fazer a carga”, explicou.

Ataque com faca contra sede da polícia em Paris deixa quatro mortos

Policiais isolam área ao redor da sede da polícia em Paris após ataque com faca - 03/10/2019 (Philippe Wojazer/Reuters)

Um ataque com faca na sede da polícia de Paris, na França, deixou quatro oficiais mortos nesta quinta-feira, 3, segundo a imprensa local. O agressor foi morto a tiros e a situação já está controlada.

De acordo com as primeiras informações divulgadas pelo jornal Le Monde, o homem que atacou o prédio era um funcionário administrativo da polícia. Ele trabalhava na Diretoria de Inteligência.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, confirmou o ataque e afirmou que há mortos, mas não divulgou o número exato de vítimas. Segundo a imprensa local, ao menos quatro oficiais morreram.

A sede da polícia fica no centro da capital francesa, na Île de la Cité, que foi bloqueada pelas forças de segurança. A estação de metrô Cité foi fechada.

Paris pleure les siens cet après-midi après cette effroyable attaque survenue à la @prefpolice. Le bilan est lourd, plusieurs policiers ont perdu la vie. En mon nom et celui des Parisiens, mes premières pensées vont aux familles des victimes et à leurs proches.

O ataque aconteceu por volta das 13h do horário local (8h em Brasília), no pátio do edifício da sede da polícia.

O presidente da França, Emmanuel Macron, o ministro do Interior, Christophe Castaner, e o primeiro-ministro, Edouard Philippe, estão no local do incidente.

Durante a manhã, uma mensagem de alerta foi transmitida nos altos-falantes do Palácio da Pustiça de Paris, localizado em frente à sede da polícia. “Um ataque ocorreu na sede da polícia, a situação está sob controle, o setor permanece sob vigilância”, alertou a mensagem.

Esse ataque mortal ocorre no dia seguinte ao protesto de milhares de policiais em Paris, uma mobilização sem precedentes em quase 20 anos, em meio à inquietação da instituição com o aumento de suicídios e reforma previdenciária.

Segundo organizações sindicais, 26.000 pessoas participaram dessa mobilização. Existem quase 150.000 policiais na França.

(Com AFP)

Sala dos advogados do Fórum da Comarca de Tacaratu será inaugurada nessa sexta-feira, 04 de outubro.

Divulgação OAB - Pernambuco

Abertas inscrições para curso de conversação em Língua Inglesa, no Campus Floresta do IF Sertão-PE


O Campus Floresta do IF Sertão-PE publicou o edital nº 18/2019 de lançamento do curso livre de extensão de conversação em língua inglesa Speak Up Club. No total são 10 vagas gratuitas disponíveis para comunidade interna e externa, com aulas todas as quartas-feiras, das 13h às 15h; e carga horária total de 20h.

Para participar os alunos deverão ter um conhecimento mínimo em inglês que permita as interações fazendo uso do idioma. Portanto, é importante, pelo menos, um nível intermediário de conhecimento. Este pré-requisito será verificado pelo professor no primeiro dia de aula, aplicando-se um teste vocacional. Não há restrições de escolaridade ou idade.

As inscrições serão exclusivamente on-line, por meio de preenchimento de formulário disponível em: https://forms.gle/j4vWFqAdQKFAZPAq9, no período de 02 a 07 de outubro. Em caso do número de inscritos ser maior que o número de vagas, estas serão preenchidas mediante sorteio.

Clique aqui e leia o edital nº 18/2019.

IF Sertão-PE Campus Floresta

Prefeitura de Delmiro Gouveia divulga programação da Festa de Outubro com Luan Estilizado e Peruanno



A Prefeitura de Delmiro Gouveia divulgou, através das redes sociais, anunciou a programação oficial da Festa de Outubro, que será realizada no dia 26, no centro da cidade.

O evento vai ter as apresentações dos consagrados cantores de forró, Luan Estilizado e Peruanno, ex-vocalista da banda Cavaleiros do Forró. No anúncio, a gestão também divulgou a banda Doce Magia e as participações especiais de Amanda e Bruna e Igor Souzza, todos artistas da terra.

Por Portal Sertão 142

Operação da Polícia Civil e do MP prende mulher de acusado de matar Marielle Franco

Elaine chega à DH da Barra Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio cumprem, na manhã desta quinta-feira, cinco mandados de prisão contra alvos ligados ao sargento reformado da PM Ronnie Lessa . Alvo de um dos mandados, ele está preso na Penitenciária Federal de Porto Velho, apontado como o assassino da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes. Outros alvos da operação "Submersus" são a própria mulher de Lessa, Elaine de Figueiredo Lessa (já presa), e o irmão dela, Bruno Figueiredo (que negocia sua rendição), além de dois supostos cúmplices do policial.

Por determinação do juízo da 19ª Vara Criminal da Capital, também foram expedidos 20 mandados de busca e apreensão , um deles contra um suspeito de integrar o Escritório do Crime , grupo de matadores de aluguel que teria como principais clientes contraventores cariocas. Até7h20, três pessoas já haviam sido presas: José Márcio Mantovano, o Márcio Gordo, Josinaldo Lucas Freitas, o Djaca e Elaine.

Elaine foi presa de óculos e casaco jeans por volta de 7h20. Ela foi conduzida até o carro da polícia sem algemas. Vizinhos de condomínio acompanhavam das sacadas a movimentação no local.

A coordenadora do Gaeco, Simone Sibílio, comandou a busca e apreensão no alvo principal: a mulher de Lessa. Ela mora numa casa no condomínio Vivendas da Barra, no número 3.200 na Avenida Sernambetiba, na Barra da Tijuca, ao lado de onde ela vivia antes com o marido.

O condomínio para onde Elaine se mudou, há cerca de três meses, é ao lado de onde fica a casa do presidente Jair Bolsonaro. No novo endereço, só há casas. A dela é de número 57. O síndico do condomínio não quis se identificar, mas disse que já sabia que ela era "a mulher do homem que matou Marielle". A residência de Elaine ocupa apenas um andar, mas é de alto padrão.

As buscas na casa da mulher de Lessa começaram às 5h40m e ainda não terminaram. Os policiais estão revistando o local em busca de documentos e armas, pois Elaine tem CR de colecionadora de armas e, segundo investigadores, também atira.

A Delegacia de Homicídios da Capital (DH) e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) acreditam que Elaine foi quem comandou a ação para dar sumiço às armas do marido para apagar qualquer tipo de prova que pudesse incriminá-lo . Acredita-se que uma submetralhadora HK-MP5 , que teria sido usada na execução da parlamentar , tenha sido jogada no mar da Barra da Tijuca , próximo às Ilhas Tijucas . A mulher de Lessa teria escolhido pessoas da confiança de Lessa e dela própria para a empreitada criminosa. Um dos que ajudaram a eliminar provas, de acordo com as investigações, foi o irmão dela, Bruno Figueiredo. Além dele, também participaram Josinaldo Lucas Freitas , o Djaca, e Márcio Gordo.

A primeira providência de Elaine teria sido mandar o irmão e Mantovano buscar uma caixa no apartamento que Lessa usava no condomínio da sogra, no Pechincha , em Jacarepaguá. Nela, estariam escondidas armas. O material teria sido levado por um pescador para ser lançado no mar. Antes de os dois chegarem ao imóvel, um outro grupo já tinha tentado recuperar o armamento, mas não teve sucesso porque foi impedido pelo síndico do prédio, que exigiu a apresentação de mandados de busca e apreensão. A tentativa, segundo os investigadores, foi feita por um policial e três integrantes do Escritório do Crime, com camisetas da Polícia Civil, que estiveram no mesmo endereço na madrugada do dia 13 de março deste ano. Eles usavam um Fiat Palio com placa clonada. A investigação do caso Marielle Franco

Um dos homens que estavam no Palio, de acordo com a polícia, era Leonardo Gouvea da Silva, o Mad, do grupo de matadores de aluguel comandado pelo ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Adriano Magalhães da Nóbrega. O ex-militar tem mandado de prisão pela Operação Intocáveis, do Gaeco, acusado de ser chefe da milícia de Rio das Pedras e está foragido da Justiça. Na lógica do inquérito, o objetivo do bando, ao ir ao apartamento de Jacarepaguá, era se aproveitar do fato de Lessa ter sido detido para aplicar-lhe um golpe.

No mesmo dia 13, à tarde, Mantovano, com a ajuda de Bruno, teria sido filmado por câmeras de segurança do condomínio levando a caixa. No dia seguinte, Mantovano e Josinaldo se encontraram no condomínio da Barra da Tijuca, onde Lessa morava. Eles teriam contratado um táxi que os seguiu até o estacionamento de um supermercado da Barra. Lá, várias malas e caixas de papelão, retiradas do apartamento de Jacarepaguá, foram transferidas para o táxi. Uma denúncia chegou à polícia informando que um táxi deixou Josinaldo, com o material, no Quebra-Mar. Com a desculpa de que praticava pesca submarina, ele alugou um barco para se livrar do armamento em alto-mar. O pescador teria percebido que havia armas nas caixas porque uma delas, molhada, ficou sem o fundo. Montavano e Josinaldo foram reconhecidos por testemunhas em depoimento na Delegacia de Homicídios da Capital. A Marinha chegou a fazer buscas no mar das Ilhas Tijucas, a pedido do Gaeco e da DH, mas nada foi encontrado.

O Globo

Ex-prefeito de Inajá, Leonardo Martins consegue ambulância para Manari


Por Assessoria de Leonardo Martins

O ex-prefeito Leonardo Martins é um político não fica parado!
E assim sendo, se desloca a Brasília, Recife e onde for necessário para buscar conquistas para nossa região!

Através do Deputado Augusto Coutinho, já conseguiu aqueles dez poços Artesianos para Inajá que foram perfurados nas comunidades rurais! Leonardo Martins trouxe agora uma ambulância para o Manari, conforme se comprova nas imagens, onde a Secretaria Municipal de saúde Jucianny Carvalho assina a referida aquisição! 

Leonardo tem intercâmbio também com o Deputado Eduardo da Fonte e com ele já conseguiu dois tratores com implemento para Manari e um trator para Inajá!
Leonardo avisa que Inajá logo terá boas notícias! E outras comunidades serão atendidas com projetos que estão em andamento!

Leonardo declarou: "Amigo Gomes, não é fácil conseguir as coisas quando estamos sem mandato, mas graças a Deus e o carinho que eu tenho por Manari e em especial por Inajá, sempre faço além das minhas forças para ajuďa nosso Povo".

Por Assessoria

MPPE propõe ação civil pública pela imediata interdição de Parque de Vaquejada em Amaraji


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) propôs ação civil pública pedindo a interdição imediata do Parque de Vaquejada Bom Jesus, localizado na zona rural de Amaraji. O estabelecimento funciona de forma clandestina. Não possui os alvarás necessários, CNPJ, ou qualquer outra licença que se tenha conhecimento, apresentando perigo de insegurança para os frequentadores.

A urgência deve-se a ampla divulgação em redes sociais que está marcado para o local a 4ª Vaquejada no Parque Bom Jesus, para os dias 4 a 6 de outubro. “O evento que anuncia premiações de certo valor (motocicletas) e conta com grande quantidade de pessoas inscritas (ainda com senhas à venda), gerando o interesse de muita gente”, revelou o promotor de Justiça Ivan Renaux.

Teori Zavascki e Eduardo Campos foram assassinados e avião sabotados?


Em meio à bombástica repercussão da revelação de Rodrigo Janot, de que mataria Gilmar Mendes e depois cometeria suicídio, Francisco Zavascki, filho do ex-ministro Teori Zavascki, postou nas redes sociais: “E ainda querem me convencer que o avião caiu por acidente”.

Logo foi entendido que o seu pai, morto na queda que o levava a Parati, em janeiro de 2017, pode ser sido vítima de sabotagem armada por alguém inserido neste lamaçal que contamina a Corte de Justiça Suprema do País.

À propósito, em outras circunstâncias e universos diferentes, é possível levantar suspeitas também sobre a trágica morte do ex-governador Eduardo Campos (PSB), um dia após a célebre frase “Não vamos desistir do Brasil”, em entrevista ao vivo no JN?

O advogado Antônio Campos, irmão de Eduardo, acha que sim e vai procurar o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, para pedir a reabertura das investigações em cima do inquérito, segundo ele, eivado de falhas.

Coluna de Magno Martins

Petrolândia: Sanfrancisco Supermercado está com ótima promoção em bebidas; confira




O Sanfrancisco Supermercado, situado na avenida Auspicio valgueiro Barros  N° 441,  está com uma ótima promoção em bebidas. Confira no cartaz acima algumas marcas que estão com preços imbatíveis.



Se beber, não dirija

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação:Assessoria de Comunicação do Sanfrancisco supermercado

Ipem-PE apreende 246 produtos durante Operação Especial do Dia das Crianças



Agentes do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) estão intensificando, entre os dias 1º e 11 de outubro, a fiscalização de artigos infantis em razão do dia das crianças, comemorado no dia 12. Durante a operação, fiscais do Instituto percorrem o comércio e verificam se brinquedos, bicicletas, dispositivos de retenção para crianças e berços infantis estão em conformidade com as regras de segurança estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Até o momento, sete lojas foram visitadas, sendo 6.440 produtos fiscalizados e 246 apreendidos. A principal irregularidade encontrada foi a falta do selo de conformidade do Inmetro. Os estabelecimentos em que foram encontradas irregularidades terão até dez dias para apresentar as notas fiscais da compra do produto e defesa à autarquia.

Petrolândia: Terraplenagem do acesso ao Assentamento Chico Mendes é pedida pelo vereador Toinho de Eugênio


Na sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Petrolândia no dia 25/09, o vereador Antonio Pereira de Barros (Toinho de Eugênio) apresentou indicação dirigida à prefeita Janielma Souza, com solicitação de terraplenagem a ser realizada no acesso ao Assentamento Chico Mendes, na zona rural do município. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Câmara Municipal de Petrolândia

Alepe e Governo do Estado discutem solução conjunta para o transporte alternativo


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, recebeu na sala da presidência o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Sileno Guedes, e a presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI), Marília Bezerra, com o objetivo de discutir uma solução conjunta da Alepe e o Governo do Estado para os trabalhadores que operam o transporte alternativo em Pernambuco.

Na reunião, estiveram presentes cerca de 30 deputados de regiões afetadas pelas mudanças na legislação produzidas pelo Governo Federal. Foi debatida, no encontro, a minuta de um decreto que vai regulamentar a operação dos chamados “loteiros” durante um prazo de 180 dias (com direito a renovar por mais 180 dias). Regiões como o Agreste Central e Setentrional, o Sertão do Araripe e o Sertão do São Francisco tiveram seus pleitos transmitidos, na discussão, pelos parlamentares.

Segundo o secretário Sileno Guedes, existiu um grupo de trabalho que atuou durante 60 dias ouvindo os operadores do transporte alternativo em Pernambuco, buscando formatar uma norma que atendesse à necessidade do segmento, sem trazer prejuízos ao transporte regular. “Trouxemos a minuta e nos dispomos ao presidente que se for o caso, cada deputado que queira contribuir ou discutir algum ponto do decreto, o Governo do Estado se dispõe a receber as contribuições”, afirmou Sileno.

O presidente Eriberto Medeiros elogiou o gesto do Governo de envolver os deputados na construção de uma solução para o transporte alternativo. “(Essa mudança na legislação) atinge uma grande parcela da população pernambucana, aqueles municípios onde o transporte regular não chega de maneira efetiva. Então os deputados se colocam, aqui, para contribuir e aperfeiçoar o decreto, para garantir que atenda aos interesses da população e não deixe faltar comida na mesa daqueles que fazem com dignidade o transporte alternativo em Pernambuco”, afirmou o presidente.

Assessoria