domingo, 8 de setembro de 2019

Registros mostram que ligações de Lula interceptadas pela PF colocam em xeque a hipótese adotada por Moro quando ele divulgou parte dos áudios próximo ao processo de impeachment de Dilma


Registros inéditos obtidos pela Folha de São Paulo e analisados em conjunto com o site The Intercept Brasil mostram que ligações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), interceptadas pela Polícia Federal em 2016, colocam em xeque a hipótese adotada por Sérgio Moro quando ele divulgou parte dos áudios perto da abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff. 

Os jornalistas tiveram acesso a anotações dos agentes que monitoraram Lula. São resumos de 22 conversas, grampeadas depois da interrupção da escuta, em março de 2016. Os diálogos somam conversas do ex-presidente petista com políticos, sindicalistas e o ex-presidente Michel Temer (MDB). Eles mostram que Lula disse a diferentes pessoas que relutou em aceitar o convite de Dilma para ser ministro e que só teria aceitado depois de sofrer pressão de aliados.

A reportagem de Folha e Intercept mostra que o ex-presidente só mencionou as investigações em curso uma vez: para orientar um dos advogados sobre conversas com jornalistas. A ideia de Lula era dizer aos repórteres que o único efeito da nomeação era mudar o caso de jurisdição, pela garantia de foro especial para ministros no Supremo.

Em 16 de março de 2016, depois de mandar interromper a escuta telefônica autorizada no começo da operação que fechou o cerco contra o líder petista, o então juiz e hoje ministro Sérgio Moro tornou público um diálogo da presidente Dilma Rousseff com Lula sobre a posse dele como ministro da Casa Civil. A divulgação do áudio levou o Supremo Tribunal Federal a anular a posse de Lula.

As anotações de resumos das conversas, de acordo com matéria publicada neste domingo (8), mostram que Lula articulava uma reaproximação com Temer e o MDB. E que a tentativa era bem vista pelo então vice-presidente. A PF teria tido acesso a outras conversas, mas anexou aos autos da investigação apena so telefonema de DIlma Rousseff.

Defesa de Lula
A defesa do ex-presidente Lula disse que as conversas reveladas em reportagem da Folha, em parceria com o The Intercept Brasil, expõem "grosseiras ilegalidades praticadas pelo ex-juiz Sergio Moro e pelos procuradores da Lava Jato".

A nota da defesa, repercutida em perfil do ex-presidente no Twitter, afirma que "o ex-juiz Sergio Moro, os procuradores e o delegado da Lava Jato de Curitiba selecionaram conversas telefônicas mantidas por Lula, escondendo dos autos e do STF aquelas que mostravam a verdade dos fatos".

A reportagem mostra que conversas de Lula gravadas pela PF em 2016 e mantidas em sigilo desde então enfraquecem a tese de Moro para justificar a decisão mais controversa que tomou como juiz da Lava Jato.

Na ocasião, ele tornou público um diálogo em que a então presidente Dilma Rousseff teve com Lula, levando a anulação da posse dele na Casa Civil pelo STF. Para a Lava Jato, a ligação mostrava que a nomeação visava travar as investigações sobre ele.

Mas registros analisados pela Folha e pelo Intercept mostram que outras ligações interceptadas naquela dia, e mantidas em sigilo, punham em xeque a hipótese adotada.
A reportagem provocou uma série de reações. Fernando Haddad (PT), candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2018, disse em rede social que testemunhou a relutância de Lula em aceitar o cargo para integrar o governo de Dilma Rousseff (PT).

A ex-presidente, por sua vez, postou uma mensagem em rede social dizendo que o "Judiciário ainda pode cumprir seu papel constitucional, corrigindo ilegalidades e anulando decisões partidarizadas".

O STF (Supremo Tribunal Federal) pode analisar nos próximos meses se as mensagens trocadas por integrantes da força-tarefa da Lava Jato devem ser usadas ou não como provas legais para questionar a conduta do ex-juiz Sergio Moro e de procuradores da operação.

Outro lado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, disse que não soube dos telefonemas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a Polícia Federal grampeou e manteve sob sigilo em 2016, quando era o juiz à frente das ações da Lava Jato em Curitiba.

"O atual ministro teve conhecimento, à época, apenas dos diálogos selecionados pela autoridade policial e enviados à Justiça", afirmou o Ministério da Justiça, por meio de nota.

"Cabe à autoridade policial fazer a seleção dos diálogos relevantes do ponto de vista criminal e probatório", afirmou. "Diálogos que não envolvam ilícitos não são usualmente selecionados."

O ministro reafirmou que não reconhece a autenticidade das mensagens recebidas pelo Intercept, cujo vazamento é objeto de uma investigação conduzida pela Polícia Federal.
Em nota, a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba disse que cabe à polícia selecionar as interceptações relevantes para as investigações e que "não houve seleção de áudios pelas autoridades quando do levantamento do sigilo" do caso de Lula.

"Havendo áudio ou qualquer outra prova de conduta ilícita por parte de pessoas com prerrogativa de foro, a Procuradoria-Geral da República ou outra autoridade competente é comunicada, sem exceção", afirmou.


"Não havendo indícios de crimes, os áudios são posteriormente descartados, conforme previsto na legislação, com a participação da defesa dos investigados", acrescentou. "Neste contexto pode ter havido a captação fortuita de diálogos de eventuais outras pessoas não investigadas."

"As conversas que não revelaram, na análise da polícia, interesse para a investigação, permaneceram disponíveis para a defesa, que tem o direito de informá-las nos autos e utilizá-las", observou.

A Polícia Federal não quis fazer comentários sobre a seleção dos áudios que anexou aos autos da investigação em 2016. Em nota na época, a PF observou apenas que a interrupção de interceptações telefônicas depende do cumprimento da ordem judicial pelas operadoras de telefonia, e que todas as ligações gravadas foram encaminhadas à Justiça para que definisse seu destino, não só as que foram anexadas aos autos.

O procurador Eduardo Pelella, que era chefe de gabinete do procurador-geral Rodrigo Janot, disse que "tomou conhecimento dos fatos a partir do que foi informado pelos colegas de primeiro grau", e que Janot "aconselhou que fosse seguido o padrão de atuação da força-tarefa em casos semelhantes".

Informado das anotações da PF sobre suas conversas com Lula em 16 de março de 2016, o ex-presidente Michel Temer disse que reconhece os diálogos, e que nunca soube que tinha sido grampeado naquele dia.

Por: FolhaPress

Bolsonaro afirma, em rede social, que está bem e logo estará 'de volta ao campo'


O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais neste domingo para falar sobre a cirurgia a que foi submetido neste domingo, um ano após ter sido esfaqueado durante a campanha eleitoral.

— Mais uma cirurgia. Desta vez foram 5 horas, mas estamos bem. Obrigado a todos pelo apoio e orações! Obrigado Deus pela minha vida! Logo estarei de volta ao campo. Irruuu! — escreveu o presidente em uma rede social.

Bolsonaro já está no quarto do hospital e está de bom humor, segundo o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). O presidente foi submetido neste domingo a cirurgia de correção de hérnia incisional, no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo. Segundo o boletim médico, a operação foi bem sucedida , e Bolsonaro apresenta "quadro clínico estável".

Bolsonaro ficará em recuperação por cinco dias e deverá ter autorização para viajar em até dez dias, de acordo com o médico Antônio Macedo, cirurgião do presidente. Com isso, Bolsonaro deverá ser liberado para comparecer à Assembleia Geral das Nações Unidas, onde fará um discurso no dia 24.

Segundo o médico, a cirurgia demorou mais do que o comum porque a equipe não esperava que o intestino do presidente tivesse voltado a se aderir ao tecido abdominal, o que exigiu maior paciência para a correção da hérnia e a introdução de uma tela de polipropileno para auxílio no reforço muscular.

— O que não pode é correr na cirurgia. Tem que ter calma. Se precisar demorar quatro, demora. Se precisar demorar oito, demora. O importante é ficar bem feito. Normalmente uma hérnia não demora tudo isso mas não contávamos que o intestino tinha aderido tudo de novo. Tem que ser feito muito devagar, com muito cuidado — disse o médico.

A hérnia surgiu, de acordo com Macedo, em razão do número de operações às quais o presidente foi submetido desde o atentado sofrido em Juiz de Fora há um ano.

O Globo

Petrolândia: Aniversariante do dia, Hadryan recebe mensagem de parabéns do pai Jaílson (do Bope Security)


Neste domingo, 08 de setembro/2019, o jovem adolescente Hadryan comemora 13 anos de vida. Na oportunidade, o pai Jaílson (do Bope Security) felicita o filho com bonita mensagem.

A treze anos você veio pra nos fazer feliz e hoje você está aqui completando 13 anos -  feliz aniversário meu filho, nós te amamos muito parabéns filhão que você continue sendo este filho maravilhoso,  papai ama vocês todos!.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Por: Jailson do Bope

Petrolândia: Crianças e adolescentes abrilhantam o desfile de 7 de Setembro/2019 na Avenida dos Três Poderes

 

A semana da pátria em Petrolândia encerrou neste sábado, 7, com o tradicional Desfile Cívico em comemoração ao dia da Independência do Brasil. A Secretaria Municipal de Educação trouxe para a avenida um breve histórico dos nomes das instituições escolares com "subtemáticas" reveladas através de um filme educacional.

O Blog de Assis Ramalho vai postar matéria mostrando todo o histórico dos homenageados do desfile deste sábado. Aguarde!

Entre as belas apresentações, destacamos o brilhantismo e a deslumbrante participação de crianças e adolescentes no bonito evento. 

Veja abaixo as imagens

Encontro de Contabilidade oferece palestras gratuitas no Agrinordeste no dia 24 de setembro


O 2º Encontro dos Contabilistas ocorre dentro da programação do 27º Agrinordeste, na terça-feira (24) de setembro. O evento conta com palestras voltadas para profissionais da área de contabilidade, RH, DP e alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Economia e Direito.

O tema Imposto Território Rural (ITR) será ministrado por Stênio Max Lacerda, auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) e Gerente do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR), às 10h 30. Previdência Social e Senar será o assunto abordado por Ivonisa Holanda, coordenadora de Arrecadação do Senar/CE, às 14h. Contabilidade e agronegócio: Inovações e perspectivas é sobre o que fala Maria do Rosário, mestre em Controladoria pela UFRPE, às 15h30. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC) e da Receita Federal.

Direitos de quem trabalha aos domingos e feriados e como deve ser o trabalho, carga horária e compensação



O Senado derrubou autorização para que todas as categorias trabalhassem aos domingos. Aprovada em agosto no Senado, a Medida Provisória da Liberdade Econômica retirou trechos da Câmara que flexibilizavam o trabalho aos domingos.

Em outras palavras: as regras atuais sobre o tema não mudaram e o texto vai para sanção presidencial. No entanto, 78 categorias com permissão do governo têm profissionais que podem ser obrigados a trabalhar aos domingos. Para eles, há regras de compensação e de pagamento.

O descanso semanal remunerado deve ser preferencialmente aos domingos. Além disso, uma súmula do TST (Tribunal Superior do Trabalho), definiu que o trabalho aos domingos se não for compensado em algum outro dia da semana, deve ser pago em dobro.

Petrolândia: Desfile Cívico de 7 de setembro tem como tema - A educação em Petrolândia: Eu faço parte dessa história


Foi realizado na tarde deste sábado, 07 de setembro de 2019, o desfile cívico em Petrolândia. O ponto de partida foi na Avenida Auspício Valgueiro Barros, em frente ao Atacado Sanfrancisco, entre as Quadras 09 e 12, com dispersão em frente à Prefeitura, na Avenida dos Três Poderes, no centro da cidade. O desfile deste ano abordou o tema A EDUCAÇÃO EM PETROLÂNDIA: EU FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA.

Coerente ao tema do desfile, a Secretaria Municipal de Educação trouxe para a avenida um breve histórico dos nomes das instituições escolares com "subtemáticas"revelada reveladas através de um filme educacional.

O Blog de Assis Ramalho vai postar matéria mostrando todo o histórico dos homenageados do desfile deste sábado. Aguarde!

A prefeita Janielma assistiu ao desfile acompanhada das filhas e filho e do marido Dr. Marcos, no palanque reservado às autoridades. Em torno do palanque, no ponto de encerramento do desfile, era grande a concentração de pessoas que compareceram para prestigiar o belíssimo evento cívico.

Parabéns à Secretaria Municipal de Educação e a todas as escolas envolvidas, que foram criativos e conseguiram fazer muito com pouco. Felicitações também às entidades civis e militares que abrilhantaram o evento com sua participação.

Veja abaixo fotos do desfile Cívico/2019 em Petrolândia

Igualdade de direitos para mulheres norteia discussões durante 4ª Conferência em Petrolina



Um encontro que rendeu ricos debates sobre igualdade de direitos das mulheres. Foi assim a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que aconteceu na sexta-feira-feira (06), no SEST SENAT de Petrolina. Com o tema principal “Mulher e Democracia: Uma agenda de Luta por Direitos Iguais", o evento contou com a presença de mulheres de diversos segmentos, além de representantes do poder público e sociedade civil.

A abertura da Conferência ficou por conta de uma apresentação musical que rendeu muitos aplausos à cantora Carol Notaro, que presenteou o público com interpretações de ‘Força Estranha’ e ‘Pagu’. A mesa de abertura do evento foi composta pela secretária–executiva da Mulher, Bruna Ruana; pelas vereadoras Maria Elena e Cristina Costa; pela advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Petrolina, Letícia Azevedo; pela presidente do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres, Rosicleide Soares; pela representante da Secretaria Estadual da Mulher, Normeide Farias, além dos vereadores Zenildo do Alto do Cocar e Paulo Valgueiro.

Petrolândia: Domingão no Maria Fumaça será animado por Edy Ferreira e Kinho dos Teclados a partir das 13 horas


Os cantores Edy Ferreira (13h00) e Kinho dos Teclados (17h00) são as atração deste domingo (08/09/2019)  no Bar e Restaurante Maria Fumaça, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia.

Excelente cardápio e boa música na Orla de Petrolândia, você desfruta no cada vez melhor Maria Fumaça, organização de Pedrinho e família.

Contato: 87 3851-0376

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Padre Cosmo recebe das mãos de Clodoaldo Magalhães homenagem da Alepe



Autor do requerimento, deputado realizou a homenagem em Paróquia no Jordão Alto (Foto: Rodolfo Barbosa)

Após a celebração da Hora da Graça, na Paróquia Cristo Redentor, no bairro do Jordão Alto, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Clodoaldo Magalhães, realizou uma homenagem ao padre Cosmo Francisco com a entrega do voto de aplauso. A entrega do título foi simbolizada por uma placa grafada da Alepe, agradecendo os 20 anos de sacerdócio junto ao estado de Pernambuco.

"Padre Cosmo é uma pessoa muito querida por todos os pernambucanos, brasileiros e até mundo a fora. Como parlamentar decidi fazer um requerimento para esse título, em nome de todos os deputados. A placa, apenas traduz o que o povo sente pela pessoa iluminada que Padre Cosmo é e por esses 20 anos de trabalho em prol do povo. Ele, que concede tanto aplausos para Cristo em sua missa, agora recebe para si", conta Clodoaldo.

Policiais da 4ª CIPM/Petrolândia dão brilho especial ao desfile Cívico do 7 de Setembro









Petrolândia-PE(07SET2019) - A Polícia Militar de Pernambuco, através de policiais militares da 4ªCIPM deu um brilho especial as comemorações alusivas ao dia da Independência na cidade de Petrolândia-PE (sertão do Itaparica-723 Km do Recife-PE), o desfile que ocorreu na tarde de hoje na Praça dos Três poderes, com a presença de autoridades civis e militares, foi caracterizado pela demonstração de amor a Pátria, com desfiles de escolas, entidades civis e em especial a participação em desfile a pé e motorizado de policiais militares da companhia Independente da PMPE, atualmente comandada pelo Ten Cel Alexino Almeida.

A parada foi vista por muitas famílias residentes na cidade e região, as quais saíram de suas casas para comemorar a data máxima da nação, o 7 de setembro, desfilaram escolas, diversas entidades e militares do Corpo de Bombeiro Militar de Petrolândia, Exército Brasileiro e da 4ªCompanhia Independente da Policia Militar, este últimos com aproximadamente 80(oitenta) homens, comandados pelo 2ºTen Ricardo Bruno do Rego Barros, sendo compostos por policiais militares ordinários, do Trânsito, das Rondas Ostensivas com Apoio de Motos(ROCAM) e do Grupo de Ações Táticas Itinerantes(GATI), o qual surpreendeu o público com uma pequena demonstração de suas ações preventivas e repressivas de combate a violência na região do sertão do Itaparica, segundo o Maj Glaucio Rezende/Subcomandante da 4ªCIPM, tais ações para chegarem a esse estágio de evolução que foi apresentado pelo GATI é fruto de um treinamento exaustivo do efetivo durante o curso e mantido diariamente tanto dentro como em sala de aula, “as instruções são constantes e o efetivo além de nivelamento operacional, recebe instruções de técnicas de tiro, controle de distúrbios, abordagem, além de legislação e outras para atuarem de maneira diferenciada em defesa da sociedade”, frisou o Oficial.

Segundo o Comandante da 4ªCompanhia, Ten Cel Alexino Almeida, a 4ª CIPM não podia deixar de estar presente a essa comemoração única que ocorre em nosso país, “temos trabalhado diariamente para proporcionar tranquilidade pública ao cidadão desta região, bem como os turistas, notadamente o 7 de setembro é um data especial para todo homem e mulher que nasce nesta terra sagrada, para nós policiais militares é muito mais que especial é um dever desfilarmos para os cidadãos e demonstrar a cada um deles o amor que temos em cuidar de sua segurança, propiciar aos mesmos : paz, tranquilidade e harmonia onde muitos nascem, vivem e exercem suas atividades”, finalizou o comandante .

A 4ªCIPM é responsável pelo policiamento ostensivo nos municípios de Petrolândia, Jatobá, Tacaratú e Inajá, possui uma área territorial de aproximadamente 3.781,856 Km², faz parte da Área Integrada de Segurança (AIS – 22), sendo compostas atualmente pelas Companhias Independentes na Cidade de Belém do São Francisco - PE (1ª CIPM) e Petrolândia - PE (4ª CIPM) e por mais 8 (oito) Municípios articulados, para uma população de mais de 150.000 habitantes, ela foi destaque no Pacto Pela Vida (PPV) do Estado no 2ºsemestre deste ano onde alcançou o Premio de Defesa Social(PDS) tendo conseguido mais de 70% de redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais, os CVLIs .

Veja abaixo as imagens

Estudantes da rede municipal de Petrolina são premiados em Encontro Nordestino de Arborização Urbana


Na semana de comemoração do Dia Municipal do Livro, Leitura e Literatura, alunos da rede municipal de Petrolina conquistaram mais uma premiação na área de produção textual. A cerimônia aconteceu na quarta-feira (4), na Fundação Nilo Coelho, durante o VI Encontro Nordestino de Arborização Urbana, coordenado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) em parceria com instituições federais, estaduais e a Prefeitura de Petrolina.

Com o tema “Paisagismo e Ecologia – Tecnologias para Arborizar as Cidades do Semiárido”, os estudantes foram provocados a escrever redações que ressaltassem a preservação do meio ambiente com foco na arborização. Ao final do processo, cinco textos foram selecionados e premiados no VI ENAU. Destaque para a Escola Municipal Santa Terezinha que conquistou três premiações e para a Escola Municipal José Martins de Deus que levou o 1º e 5º lugar.

Advogada de 26 anos morre de infarto em Jeremoabo; OAB – Subseção de Paulo Afonso publica nota de pesar


Faleceu na madrugada deste sábado (7), a jovem Amanda Calazans de Oliveira. Amanda era advogada, tinha 26 anos e morava em Jeremoabo-BA, distante 84 Km de Paulo Afonso.

Segundo informações de familiares, Amanda não resistiu a um infarto e veio a óbito durante a madrugada. O sepultamento ocorreu às 16h, no cemitério Jardim do Alto Bonito, em Jeremoabo, neste sábado.

Nas redes sociais, a comoção tomou conta dos amigos, parentes e familiares. A OAB – Subseção de Paulo Afonso também se manifestou pelas redes sociais e publicou uma nota de pesar pelo falecimento da Dra. Amanda Calazans.

Veja abaixo

Petrolândia/Tacaratu: Escola estadual Juazeiro em parceria com a Escola municipal Quixabeira e comunidade quilombola participam de desfile Cívico na Ag. 4 da Reta

 

Foi realizado no dia 6 de setembro na comunidade quilombola na agrovila 4 da reta o desfile cívico. o desfile começou as 2:40 e o encerramento foi no espaço do bar do Bruno aonde houve as apresentações culturais da escola Juazeiro e da comunidade quilombola. E da banda marcial da escola Juazeiro e jatobá.

O desfile contou as autoridades cicero abraão presidente da associação quilombola, Natan do Sindicato dos Trabalhadores Rural de Petrolândia,  Maria Helena -  presidenta do Conselho de Assistência Social de Petrolândia, Fabiana Kelly - presidenta do Sindicato dos Servidores Municipal de Petrolândia, Deison - Secretário de Cultura de Petrolândia. Jucie - Diretor da Escola Municipal Quixabeira de Petrolândia, Célia - Sub-Diretora da Escola Juazeiro, Toinha -  Coordenadora da Escola Juazeiro e professores da escola Juazeiro. 

O evento teve como mestre de cerimônia. o professor Robson da escola Juazeiro.

Veja abaixo as imagens 

Cooperativa de catadores já atende mais de 70 clientes incluindo shoppings e universidades no Grande Recife



Embalada pela crescente conscientização da sociedade em relação a preservação do meio ambiente e pela necessidade das empresas se adequarem às legislações municipais, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coocencipe), criada em 2016 em Olinda, vem ampliando seus serviços de coleta de resíduos em Pernambuco.

A Organização Não Governamental é formada por 42 cooperados. Em sua maioria são catadores que anteriormente trabalhavam informalmente em lixões ou coletando resíduos nas ruas. Segundo Felipe Meireles, coordenador de gestão ambiental da cooperativa, a ONG já conta com mais de 70 clientes, incluindo três shoppings centers, as universidades UFPE e UFRPE, além da Hemobrás e Sport Club do Recife.

Serra Talhada: Dorgival Dantas, Avine Vynny e Kennedy Brazzil fecham a 3ª noite da Festa de Setembro; Público acompanhou e cantou os sucessos marcantes dos artistas


Dorgival Dantas, Avine Vynny e Kennedy Brazzil fecham a terceira e última noite da Festa de Setembro, a Festa de Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. A alegria e emoção foram contagiantes num público que acompanhou e cantou, em coro, sucessos marcantes dos artistas, com direito até de declarações públicas de fãs clubes.

Neste domingo (8) acontece a última noite do evento que teve início no dia 29 de agosto. Após a procissão religiosa, se apresentam na Praça Sérgio Magalhães, no Polo Cultura Viva, as bandas Ministério Luz Celeste e Ministério Consagrado à Maria.

Confira abaixo as imagens

Iterpe inicia as ações de Regularização Fundiária no município de Solidão



Com o objetivo de reafirmar o compromisso das ações de Regularização Fundiária e o Reordenamento Fundiário no Sertão do Pajeú, o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Altair Correia, visitou na última sexta-feira (06) a prefeitura de Solidão junto com o gerente de Ações Fundiárias, Ivison Silva. O Iterpe foi recebido pelo prefeito do município, Djalma Alves, e o secretário municipal de Agricultura, Murilo Amorim, para dialogar sobre as informações necessárias para iniciar a implementação dos trabalhos.

A visita serviu para alinhar a execução do geocadastramento das áreas e das famílias rurais, etapa inicial que será realizada pela empresa Geosolos, contratada para fazer as medições previstas nas ações de Regularização Fundiária na região. O trabalho é resultado do convênio firmado entre o Iterpe e a União, por meio do convênio nº 851671, voltado a promover a titulação definitiva das propriedades às famílias rurais e contribuir para o desenvolvimento agrário da região do Sertão do Pajeú e do Agreste Meridional.

Autonor: Feira de autopeças tem minicursos de capacitação para mecânicos e empresários de 11 a 14 de setembro, em Olinda



Empresários do setor de autopeças e mecânicos terão oportunidade de participar de minicursos gratuitos de capacitação durante a Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste – Autonor, que começa na próxima quarta-feira (11) e vai até sábado, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Estão sendo esperados mais de 40 mil visitantes vindos de todo o Nordeste, incluindo 60 caravanas já confirmadas do interior de Pernambuco e de outros estados..

Um dos realizadores dos minicursos será o Sebrae - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas que, nos quatro dias de feira, estará promovendo, no seu estande, nove seminários para profissionais do setor, donos de oficinas e lojistas.