15 agosto 2025

PSB deve receber pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques



O jovem médico e pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques deve se filiar ao PSB para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, em 2026. Filho do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), Bruno já conta com o apoio de sete prefeitos, além de vice-prefeitos, vereadores e lideranças de oposição em diferentes regiões do estado. Com estimativa de votação acima dos 50 mil votos, o pré-candidato desponta como um dos nomes fortes para integrar a nova composição da Alepe em 2027, dentro do grupo político do prefeito do Recife, João Campos (PSB).


Por Assessoria

Carnaubeira da Penha: Como uma cidade do Sertão de Pernambuco alcançou o 1º lugar no estado em nível de alfabetização


Escolas municipais de Carnaubeira da Penha desenvolvem projetos de incentivo à alfabetização — Foto: Prefeitura de Carnaubeira da Penha

Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco, atingiu 100% de alfabetização entre crianças em idade escolar. Os dados são do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação em 2024.

O município superou a meta nacional de 80% estabelecida para o ano e lidera o ranking estadual. Carnaubeira da Penha possui 12.239 habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outros municípios com resultados acima da meta incluem:


* Machados, na Zona da Mata Norte — 96,75%
* Cumaru, no Agreste — 95,06%
* Panelas, no Agreste — 94,53%
* Solidão, no Sertão — 93,99%

O secretário de Educação de Carnaubeira da Penha, Breno Lopes, afirmou que o resultado é fruto de ações que consolidam práticas voltadas à alfabetização no início da vida escolar.

Entre elas, estão a leitura diária de 30 minutos em sala, o projeto “Desafios Literários”, que distribui livros físicos a todos os alunos, e o incentivo à participação das famílias por meio de iniciativas como a “Sacola Viajante da Leitura” e o “Super Leitor”.

No projeto "Desafios Literários", por exemplo, a literatura é estimulada. O objetivo é que os estudantes leiam pelo menos um livro por mês. Segundo a gestão municipal, todas as turmas recebem livros diferentes, de acordo com a idade dos alunos.