terça-feira, 7 de abril de 2020

Petrolândia: Pré-candidato a prefeito, advogado Fabiano Oliveira lança o projeto “Pensamentos que Enobrecem”


O advogado Fabiano Oliveira, pré-candidato a Prefeito de Petrolândia pelo PROS – Partido Republicano da Ordem Social, lançou nesta terça-feira (07/04) o projeto “Pensamentos que Enobrecem”. Segundo o advogado, o projeto consiste em reflexões e tem como objetivo a conscientização social voltada para conceitos que ajudam a viver com equilíbrio e sabedoria. As publicações do projeto serão apresentadas semanalmente neste blog.

No vídeo acima, o advogado explica a motivação para almejar o cargo de prefeito de Petrolândia.


Depois de 32 dias, Ronaldinho deixou a prisão em Assunção

Ronaldinho autografa camisa do Grêmio ao deixar delegacia — Foto: Reprodução/ABC TV

Depois de 32 dias, Ronaldinho deixou a prisão em Assunção e passará a noite em um hotel. Após ter sua prisão domiciliar concedida, no fim da tarde desta terça-feira, o ex-jogador e o irmão, Assis, saíram da cadeia e foram até uma delegacia próxima. Ao deixar o local, o brasileiro foi abordado por um fã e autografou uma camisa do Grêmio (veja no vídeo abaixo). O torcedor estava com a camisa do Milan.

Ronaldinho foi para o hotel onde cumprirá a prisão domiciliar em um veículo da Polícia Nacional do Paraguai. Assis estava com uma máscara descartável protetora devido à pandemia do novo coronavírus. O ex-jogador do Barcelona não estava protegido e apenas agradeceu o apoio que tem recebido.

"Obrigado pelo carinho e pelas orações. Muito obrigado", disse Ronaldinho.

Ronaldinho e Assis cumprirão a prisão domiciliar no Hotel Palmaroga, no centro histórico de Assunção. O hotel, cotado como quatro estrelas pelas publicações especializadas, possui 107 quartos, com diária média no valor de 64 dólares. O local fica a 3,3 km da cadeia onde os irmãos ficaram detidos, na Agrupação Especializada da Polícia Nacional do Paraguai.

A direção do hotel já aceitou recebê-los, seguindo as condições impostas pelo juiz. Os dois irmãos brasileiros vão custear toda a estadia no hotel. Eles ficarão no local enquanto esperam o desenrolar do processo ao qual respondem por terem entrado no país com documentos adulterados, no início de março.

A defesa ofereceu uma caução de 1,6 milhão de dólares (R$ 8,3 milhões), que já foram depositados no Banco Nacional de Fomento. O valor foi pago em juízo, como garantia de que os dois brasileiros não deixarão o hotel. Em caso de fuga, o dinheiro será resgatado pela Justiça paraguaia

A defesa dos irmãos declarou que tentarão agora a liberação definitiva de Ronaldinho e Assis. A decisão de reversão da prisão dos dois foi do juiz Gustavo Amarilla. Os dois brasileiros já tinham tido três recursos negados no processo.

A perícia nos telefones celulares de Ronaldinho e Assis, que começou no dia 18 de março, finalmente foi concluída. O Ministério Público do Paraguai informou ao GloboEsporte.com que "continua trabalhando na produção de provas" sobre o caso, que já teve 15 pessoas presas.

Por GloboEsporte.com — Assução, Paraguai


Prefeitura de Paulo Afonso comunica a suspensão dos festejos de São João 2020 por causa da Covid-19

 

O Ministério Público do Tribunal de Contas da Bahia enviou recomendação aos municípios para a suspensão dos festejos juninos devido a pandemia da Covid-19. O documento frisa ainda a interrupção dos processos licitatórios de dispensa ou inexigibilidade visando a realização da festividade.

O secretário de Cultura e Esporte, Jânio Soares, ressalta que a decisão de adiar a festa já tinha sido observada pela gestão municipal, mas estava no aguardo dos pareceres técnicos para que houvesse a divulgação. “Desde que fomos colocados em estado de emergência em saúde que iniciamos a suspensão e adiamento dos eventos da Prefeitura, a exemplo do Moto Paulo Afonso, que aconteceria no fim de abril. Recebemos agora a recomendação do Ministério Público de Contas e consolidamos o que já estava em acordo, que seria o adiamento do São João e São Pedro no nosso município”, explica.

O secretário reforça que o documento enviado também proíbe outros tipos de festas, a exemplo de aniversário, festa de padroeira, entre outras. O texto, assinado pelo procurador geral de contas Guilherme Costa Macedo, enfatiza que o não cumprimento da recomendação acarretará a adoção de medias cabíveis pelo órgão.

Por PA4.COM.BR



Petrolândia: Café com Arte distribui sabão solidário a beneficiárias do programa Leite para Todos



No cenário da pandemia do novo coronavírus, o consumo de produtos de higiene e limpeza nas residências aumentou, o que fez encarecer esses produtos e dificultar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade aos meios básicos de prevenção do contágio. Para colaborar com uma ação solidária neste momento crítico, na semana passada, a Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte, realizou a distribuição do sabão solidário. As beneficiárias do Programa Leite para Todos receberam o produto gratuitamente, na sede do PETI, onde o leite é entregue semanalmente. 

O produto sabão solidário é fabricado pela Associação Café com Arte com óleo de cozinha usado e outros produtos doados à entidade. O processo de fabricação é feito na sede da associação. 

"Desde já agradecemos às pessoas que estão apoiando, hoje: Paula Rejane, Rita do Queijo, Tayrone, Fabiano Marquês, Tatiane Mendes, Neném do quiosque, Vaní Maris, Petrolândia da Sorte, Familia Belém. Nosso agradecimento especial para quem está fabricando: Seu João e Lino", agradece Fátima Belém, presidente da Café com Arte. "Sem vocês, a Café com Arte não teria começado este lindo trabalho. Obrigada. Por favor, continuem colaborando com doação de água sanitária, sabão em pó e detergente. Qualquer marca serve para fabricar o sabão solidário", conclui. 



Associação Café com Arte

Petrolina registra o terceiro caso positivo de Covid-19


A Orla está interditada há mais de 15 dias para passeio e prática de esportes, mas diariamente a prefeitura recebe denúncias sobre circulação de pessoas no local (Foto: Prefeitura de Petrolina)

A Prefeitura de Petrolina confirmou, nesta terça-feira (7), mais um caso positivo do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Agora, o município soma três casos, com uma paciente já recuperada. O segundo paciente testado positivo para Covid-19, de 53anos, continua internado em um hospital da rede privada.

A terceira paciente, de 29 anos, estava sendo monitorada e em isolamento domiciliar por apresentar sintomas respiratórios. Ela tem histórico de contato com um parente que mora em São Paulo e apresentava febre e tosse.

O quadro de saúde da mulher piorou e ela foi internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no último dia 30 de março. Três dias depois, no dia 2 de abril, a paciente foi transferida para o Hospital Universitário (HU). Neste mesmo dia saiu o resultado positivo para Influenza A, enquanto o resultado positivo para Covid-19 saiu nesta terça.

Petrolândia: Enfermeira Joane Barboza e professor Janailson Avianez são pré-candidatos à Câmara no grupo de Fabiano e Rogério Novaes



O grupo político que apoia a reedição da chapa Fabiano e Rogério Novaes, pré-candidatos a prefeito e vice de Petrolândia, lançou nesta terça-feira (07/04) uma série de vídeos com apresentação de pré-candidatos a vereadores. Confira na compilação dos vídeos, acima. Joilton Pereira (PTB) e professor Evaldo Nascimento (PSD), respectivamente atuais presidente e 1° secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, são pré-candidatos a reeleição.

A fala de todos estão disponibilizados no vídeo acima.

Entre os estreantes da política, o grupo traz nomes conhecidos no município. A Enfermeira Joane Barboza (PTB) vai concorrer a uma das 11 vagas no Legislativo que, hoje, não conta com nenhuma vereadora. Ela vai lutar pelo voto feminino. Já o professor Janailson Avianez (PSD) buscará como principal apoio o eleitorado estudantil, formado por jovens na faixa etária do voto facultativo ou da primeira votação.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia/Quadra 04: Aniversariante do dia, Gilvânia Barbosa recebe felicitações da família e de amigos


Nesta terça-feira, 07 de abril de 2020, familiares e amigos de Gilvânia Barbosa, residente na Quadra 04 de Petrolândia, felicitam a jovem pela passagem do seu aniversário.

Parabéns!
Muitas felicidades e realizações!

Blog de Assis Ramalho
Foto: Divulgação

Pesquisa identifica medicamentos que podem combater o coronavírus


O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) está testando medicamentos que podem auxiliar no combate ao coronavírus. A organização vinculada ao ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) está procurando substâncias que possam ser usadas contra o vírus SARS-Cov-2. A pesquisa acontece em substâncias já regulamentadas para uso no Brasil.

Segundo a pesquisadora Daniela Trivella, entre os 2 mil medicamentos analisados na primeira etapa de testes, dois mostraram resultados promissores. O CNPEM não divulga quais são para evitar automedicação. Porém, de acordo com Daniela, ambas as substâncias têm várias características que podem permitir o uso contra a doença. “São economicamente acessíveis, bem tolerados em geral, comumente utilizados por pessoas dos mais diversos perfis e, um deles, inclusive, está disponível em formulação pediátrica”, enumerou.

Estão sendo avaliados medicamentos dos mais diversos tipos: analgésicos, anti-hipertensivos, antibióticos, diuréticos entre outros. A pesquisadora explica que os experimentos feitos em laboratório buscam identificar substâncias que inibam a replicação do vírus dentro do corpo. “Passo fundamental para impedir ou reduzir a infecção viral”, enfatiza.

A partir dos resultados obtidos até agora, as duas substâncias que obtiveram bom desempenho continuarão ser testadas em células para novas avaliações. “Acreditamos que em cerca de duas semanas teremos os resultados que devem anteceder os testes clínicos”, acrescenta Daniela. Será feito, então, um relatório que reunirá as informações colhidas em laboratório com aquilo que já se sabe sobre os efeitos desses medicamentos em seres humanos.

Esse documento vai embasar testes clínicos, em pessoas infectadas com o vírus, que podem ser feitos dentro da Rede Vírus, iniciativa do MCTIC que reúne centros de pesquisa que estão procurando formas de combater o coronavírus.

Por Agência Brasil

Caixa já recebeu mais de 15,1 milhões de cadastros de interessados no auxílio de R$ 600


A Caixa Econômica Federal já recebeu 15,1 milhões de cadastros de trabalhadores informais interessados no auxílio emergencial de R$ 600. O valor será pago por três meses como forma de mitigar os efeitos da crise do coronavírus.

Os cadastros precisam ser feitos por trabalhadores sem registro, microempreendedores individuais e autônomos que não estao no chamado Cadastro Único (CadÚnico), base de dados que reúne 75 milhões de beneficiarios de programas sociais do governo.

O governo espera que esse grupo chegue a 25 milhões de brasileiros "invisíveis", como vem sendo chamados, por não estarem no CadÚnico. A expectativa do presidente da Caixa é que até 80% desse público esteja cadastrado até o fim desta semana.

Petrolândia: Com atendimento online, Loja Pisebem lança promoção cerâmicas e porcelanatos com até 40% de desconto à vista e 10% nos cartões em até 10x - Aproveite!


Precisando de pisos e revestimentos? Na Pisebem Petrolândia você encontra os melhores produtos com os menores preços.

São cerâmicas e porcelanatos com até 40% de desconto à vista e 10% nos cartões de crédito,além de dividirmos em até 10x.

Não saia por aí procurando, venha para a Pisebem Petrolandia e escolha o seu.

Conte com o nosso atendimento online para fazer o seu orçamento.

Loja (87) 99642-4177

Edson (87) 99804-4629

Ronald (87) 99609-0070

E aguarde! Vem aí... A nova Loja Pisebem

Covid-19: Brasil tem 14 mil casos e chega a 686 mortes com recorde em 24h, veja boletim desta terça (07/04)


As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 19h10 desta terça-feira (7), 14.034 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 686 mortes pela Covid-19.

O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta terça-feira (7), aponta 13.727 casos confirmados e 667 mortes.

O Rio de Janeiro chegou a 1.688 casos confirmados da doença e 89 mortes. São Paulo registra 5.682 casos e 371 mortes.

A Bahia confirmou sua 14ª morte e chegou a 462 casos confirmados. Amazonas está com 23 mortos pela doença e no Maranhão o número de mortos passou de 4 para 8. O Paraná contabiliza 15 fatalidades e o Distrito Federal, 12.

No Ceará são 40 mortos pela Covid-19 e Minas Gerais tem registro de 11 mortes. Pernambuco chegou aos 352 casos e 34 mortos pela doença, e o Amazonas alcançou 636 casos, sendo que já são três indígenas infectados pelo novo vírus.

Por G1

Petrolândia: Documentos encontrados de Gabriel Lucas dos Santos Monteiro


Foram entregues no Blog de Assis Ramalho uma carteira contendo documentos pessoais do jovem Gabriel Lucas dos Santos Monteiro.

O proprietário pode receber seus documentos no horário comercial. O Blog de Assis Ramalho está localizado na Av. Auspício Valgueiro Barros, 482 - Quadra 09 de Petrolândia, em frente ao Atacado Sanfrancisco.

Importante: Documentos e objetos entregues no Blog de Assis Ramalho e não reclamados pelos proprietários no prazo de 03 (três) dias úteis são entregues à Delegacia de Polícia Civil de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Pernambuco confirma mais 129 casos - recorde de resultados em 24 horas - e quatro mortes pela Covid-19


Pernambuco confirmou mais 129 casos da Covid-19, recorde de resultados liberados em um único dia, totalizando 352 pessoas com confirmação da doença. O estado também registrou mais quatro mortes, subindo para 34 o total de óbitos. O boletim desta terça-feira (7), com os dados detalhados, sairá ainda nesta tarde, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

"O aumento nas confirmações demonstra a ampliação da testagem do novo coronavírus em Pernambuco. Além do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), que teve 69 testes positivos, os laboratórios privados voltaram a ter capacidade de testagem, conseguindo liberar 60 resultados positivos que estão inclusos neste boletim", informou a SES-PE.

As unidades privadas comunicam o estado sobre a confirmação dos exames realizados em até 24 horas. No entanto, muitos dos laboratórios privados não processam exames nos fins de semana, ou seja, muitos desses casos foram acumulados ao longo do fim de semana.

Neste boletim, ainda foram confirmados quatro óbitos, sendo um ocorrido no último dia 3 e três no dia 4 de abril. Com isso, sobe para 34 o número de mortes pelo novo coronavírus em Pernambuco. Os últimos óbitos confirmados, de pacientes com idades entre 51 e 85 anos, são:

1 - Sexo masculino, 85, do Recife. Faleceu no dia 3. Era tabagista, cardiopata e teve AVC anteriormente

2 - Sexo feminino, 68, de Catende. Óbito no dia 4. Era cardiopara e tinha hipertensão e diabetes

3 - Homem, de 73 anos, de Macaparana. Óbito no dia 4. Era tabagista, hipertenso e diabético

4 - Homem, 51 anos, do Recife. Óbito no dia 4. Tinha doença hepática e era transplantado renal

Até a última atualização desta reportagem, a SES não havia divulgado os locais de residência dos novos pacientes com coronavírus. O número de curas clínicas também não havia sido divulgado pelo estado.

Por Diário de Pernambuco

Secretaria de Saúde confirma terceiro caso do novo coronavírus em Petrolina; paciente já estava internada com H1N1


A prefeitura de Petrolina, no Sertão Pernambucano confirmou nesta terça-feira (7), o terceiro caso do novo coronavírus no município. A paciente de 29 anos estava em isolamento domiciliar por apresentar sintomas respiratórios e histórico de contato com familiar que mora em São Paulo e apresentava febre e tosse.

De acordo com a prefeitura, o quadro de saúde da paciente piorou e ela foi internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no último dia 30 de março. Na última quinta-feira (2), a paciente foi transferida para o Hospital Universitário (HU), com resultado positivo para Influenza A. Já o resultado positivo para Covid-19 saiu nesta terça.

A Secretaria de Saúde de Petrolina informou que a família da paciente está em isolamento domiciliar, sendo monitorada pela rede municipal de saúde.

Petrolina contabiliza três casos confirmados de Covid-19, sendo que uma paciente apresentou cura clínica e outros dois seguem internados. Seis casos continuam em investigação e 12 foram descartados.

Por G1 Petrolina

Petrolândia: É fake news! Em nota divulgada, Guarda Municipal e Diretoria do Hospital desmentem suposta agressão ocorrida no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima


ESCLARECIMENTO
Uma equipe formada pelo comando da Guarda Municipal, Diretoria do Hospital e representante do Conselho Municipal de Saúde se reuniram para averiguar todas as imagens referentes ao dia que teria ocorrido uma suposta agressão no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, e nada foi constatado.

Lamentamos que informações falsas (Fake News) continuem circulando com intuito de confundir as pessoas.

Assessoria de Comunicação
Texto: Prefeitura de Petrolândia/Jornalista Rafaela

Petrolândia: Endocrinologista Dr. Alexandre Torres Candeia atende na MedClinic nesta quarta-feira (08/04); agende sua consulta


A MedClinic Clínica Especializada informa que Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista e Ultrassonografia), vai atender nesta quarta-feira, 08 de abril de 2020.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879


Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz vão atender nesta quinta-feira, 09 de abril de 2020.
A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.
Orla da cidade.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: MedClinic

Petrolândia: Decreto estadual proíbe caminhada e corrida na Orla e Academia das Cidades, até o dia 13 de abril


Com novo decreto estadual, caminhada e corrida na Orla e Academia das Cidades em Petrolândia passa a ser proibida. Nesta terça-feira (07) a Polícia Militar já começou a fiscalizar as práticas nessas localidades.

Veja abaixo notíciarelacionada

Petrolândia: Climagem comemora três anos de atendimento à saúde de seus clientes

três anos Petrolândia ganhava um novo empreendimento na área de Saúde, com o início dos trabalhos da CLIMAGEM (Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem), sob responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza.

A CLIMAGEM tem como objetivo prestar atendimento especializado e diferenciado oferecendo aos petrolandenses e moradores da região os serviços de Ginecologia e Obstetrícia, Mastologia, prevenção do câncer do colo de útero (preventivo e colposcopia), Ultrassonografia Geral, inclusive com Doppler venoso e arterial, carótidas, musculoesquelético, gestacional 4D, com Doppler e morfológica, entre outros exames de imagem.

A CLIMAGEM, que oferece excelentes profissionais em várias especialidades médicas, está situada na Avenida Marquês de Olinda, Nº 32, no centro de Petrolândia - em frente a MouraLab - próximo à Pousada e Empório Atenize. As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

INSS antecipa pagamento de um salário mínimo de auxílio-doença


O Diário Oficial da União traz portaria que disciplina a antecipação de um salário mínimo mensal ao requerente de auxílio-doença ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo a portaria, a antecipação será devida a partir da data de início do benefício e terá duração máxima de três meses.

Enquanto perdurar o regime de plantão reduzido de atendimento nas agências da Previdência Social, os requerimentos de auxílio-doença poderão ser comprovados com atestado médico.

Para requerer o auxílio-doença, o cidadão deve anexar o atestado ao requerimento por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Será necessário apresentar declaração de responsabilidade pelo documento. O atestado deverá estar legível e sem rasuras; conter a assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do conselho de classe; conter as informações sobre a doença ou Classificação Internacional de Doenças (CID); e conter o prazo estimado de repouso necessário.

“A emissão ou a apresentação de atestado falso ou que contenha informação falsa configura crime de falsidade documental e sujeitará os responsáveis às sanções penais e ao ressarcimento dos valores indevidamente recebidos”, diz a portaria.
Prorrogação

O beneficiário poderá requerer a prorrogação da antecipação do auxílio-doença, com base no prazo de afastamento da atividade informado no atestado médico anterior ou mediante apresentação de novo atestado médico.

O beneficiário será submetido à realização de perícia, após o término do regime de plantão reduzido de atendimento nas agências da Previdência Social: quando o período de afastamento da atividade, incluídos os pedidos de prorrogação, ultrapassar o prazo máximo de três meses; para fins de conversão da antecipação em concessão definitiva do auxílio-doença; quando não for possível conceder a antecipação do auxílio-doença com base no atestado médico por falta de cumprimento dos requisitos exigidos.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Grupo de Teatro 70X7 divulga nota de esclarecimento sobre o adiamento da encenação da Paixão de Cristo 2020


O Grupo de Teatro 70X7 comunica mais uma vez, em respeito aos que estão ainda em dúvida e ainda nos questionam sobre a encenação da Paixão de Cristo 2020.

Como todos sabem o ministério da Saúde recomenda o cancelamento ou adiamento de eventos com grande participação de pessoas em razão da epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

Seguindo esta recomendação acompanhado da decisão Diocesana de Floresta, ADIAMOS A ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO que seria realizada na sexta feira da paixão dia 10/03 na praça da Matriz, não temos data ainda, pois estamos aguardando o fim/controle desta pandemia.

Assim que tivermos nova data, informaremos a todos, O COVID-19 não é brincadeira, e todo cuidado é pouco, não deixem de se prevenir, cuidem uns dos outros, sigam as recomendações em favor de todos, e principalmente OREM, POIS SÓ JESUS PARA TER MISERICÓRDIA DE TODOS NÓS.

Agradecemos a compreensão.
COMISSÃO ORGANIZADORA

Paulo Afonso - Covid-19: Pessoas de outras cidades poderão ser impedidas de entrar no município


Ainda destacando o que foi dito pelo secretário de Saúde do município de Paulo Afonso, na manhã desta terça-feira (07) em entrevista a RBN FM, falando das ações de combate ao coronavírus e outras medidas emergenciais que já começaram a ser adotadas neste período de isolamento.

Guiarone Garibalde adiantou que, pessoas de outras cidades poderão ser impedidas de entrar no município, tendo em vista que Paulo Afonso é uma cidade pólo, neste sentido, as agências bancárias e o comercio tem uma procura maior.

“ Vamos ter que fechar a entrada de pessoas de outros municípios, para que não se aglomerem nas filas de bancos e no comércio, pra isolar nossa população. O objetivo é evitar uma disseminação do vírus de forma acelerada. É importante lembrar que nós estamos também lutando com outros três tipos de vírus: dengue, zica e xicugunha”, alertou Guiarone.

O secretário reforçou a orientação do isolamento social. “Temos que agir de forma mais cuidadosa, temos que ficar sempre atentos a todas as medidas de prevenção essenciais e combater a propagação do coronavírus. Nossa equipe está trabalhando e vamos continuar agindo em defesa da nossa população, estamos fazendo nossa parte e precisamos de sua colaboração para que possamos combater juntos”, alertou mais uma vez o secretário.

Por Blog do Manoel Alves - Notícias 24 Horas

Governo começa a pagar a 1ª parcela emergencial de R$ 600 na quinta-feira; Primeiros a receber serão os inscritos no CadÚnico

O 2º pagamento do benefício de R$ 600 ocorrerá entre 27 e 30 de abril, conforme a data de aniversário dos beneficiários. E a última parcela será paga de 26 a 29 de maio.

O governo começa a pagar na quinta-feira (9) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal. Para os clientes dos demais bancos, o pagamento será feito a partir do dia 14 deste mês.

O segundo pagamento do benefício de R$ 600 ocorrerá entre 27 e 30 de abril, conforme a data de aniversário dos beneficiários. E a última parcela será paga de 26 a 29 de maio. A ideia é que todo o pagamento do benefício – as três parcelas de R$ 600 - seja feito em cerca de 45 dias, totalizando a liberação R$ 98 bilhões para 54 milhões de pessoas.

Hoje (7) foram lançados o site da Caixa e aplicativos para iOS e Android para os trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores individuais (MEI) e contribuintes da Previdência que ainda não têm informações no CadÚnico. O cadastramento também é necessário para as pessoas que não estavam no CadÚnico até o dia 20 de março. Quem não sabe se está no cadastro pode conferir a situação ao digitar o número do CPF no aplicativo.
Aplicativo gratuito

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente. De acordo com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, houve um acordo com empresas de telefonia para que mesmo as pessoas sem crédito no celular pré-pago possam baixar a ferramenta sem custo. A Caixa disponibilizou ainda a central 111 para tirar dúvidas sobre como fazer o cadastramento.

“O aplicativo é só para quem é MEI, que é contribuinte individual do INSS ou informal. Quem está no Bolsa Família ou outros programas do governo federal não precisa fazer o cadastro”, ressaltou Onyx, em entrevista coletiva, nesta manhã, no Palácio do Planalto.

No caso dos beneficiários do Bolsa Família, o pagamento seguirá o calendário normal do programa. De acordo com o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, o CadÚnico tem 75 milhões de pessoas inscritas. Desses, 43,6 milhões são beneficiários do Bolsa Família.

Ao excluir os beneficiários do Bolsa Família, ficam 31,4 milhões de pessoas. “Desse universo de 31,4 milhões de pessoas, foram identificadas mais de 10 milhões que estão elegíveis para receber o auxílio emergencial. Hoje estamos na fase final de análise desse dados para garantir que todos os quesitos foram atendidos e nenhum pagamento será efeito para quem não estiver estritamente coberto pela lei”, disse Canuto.
Conta digital

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que criará 30 milhões de contas digitais para beneficiários sem conta em banco. Os beneficiários poderão movimentar a conta e fazer transferências gratuitamente, mas inicialmente não será possível sacar o dinheiro. Ainda será divulgado um cronograma para a realização de saques. Segundo Guimarães, haveria um “colapso” se fosse liberado o saque para todos ao mesmo tempo.

Guimarães informou ainda que fará transferência gratuita para contas em bancos privados e públicos estaduais nos casos de beneficiários que já têm conta.

Os recursos que forem transferidos para conta de beneficiários não poderão ser usados para pagar dívidas, como o cheque especial. Segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, foi feito um acordo com os bancos para evitar que o auxílio seja usado para pagar automaticamente dívidas dos clientes.


“Mesmo se estiverem com débitos anteriores, esse dinheiro fica protegido. É um auxílio emergencial para sustentação das pessoas”, disse o ministro.
Segurança

Onyx destacou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Polícia Federal investigam casos de fraudes e que a segurança do sistema da Caixa “está reforçadíssima”. “Fraudadores, atenção, vocês vão parar é na cadeia”, disse.

“O presidente [Jair] Bolsonaro quer transparência, segurança e agilidade. É o que estamos nos empenhando para fazer. Na medida em que as coisas vão avançando no Brasil, nós vamos retomar o trabalho em poucos dias”, disse o ministro.

Por Agência Brasil

Ele destacou ainda que a lei aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente determina a cobertura emergencial por três meses. Considerando o histórico das epidemias recentes, que dura de 12 a 14 semanas até a superação da doença, segundo o ministro, esse apoio de 90 dias deve ser suficiente. “Vamos acompanhando e vendo a necessidade de uma eventual suplementação”, disse.

Hoje, às 15h, a Caixa dará uma entrevista coletiva para explicar mais detalhes do pagamento do auxílio emergencial. Um decreto regulamentando essas operações também severá ser publicado hoje em edição extra do Diário Oficial da União.

Prefeitura de Petrolândia decreta estado de calamidade pública devido ao novo coronavírus


A Prefeitura de Petrolândia, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto na Constituição Federal, Constituição Estadual, Lei Orgânica Municipal e Lei Federal n° 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, além das demais considerações dispostas no decreto a seguir, decreta Estado de Calamidade Pública em razão e para fins de urgência de saúde pública de relevância internacional decorrente do coronavírus e dá outras providências. 

Confira o decreto clicando aqui.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Trabalhadores podem baixar aplicativo para auxílio de R$ 600 nesta terça-feira; saiba como fazer


Desde as 9h desta terça-feira (7), de 15 milhões a 20 milhões de trabalhadores informais não inscritos em programas sociais já podem baixar o aplicativo da Caixa Econômica Federal que permitirá o cadastramento para receberem a renda básica emergencial.

O auxílio - de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil para mães solteiras - será pago por pelo menos três meses para compensar a perda de renda decorrente da pandemia do novo coronavírus.



A Caixa também lançou uma página na internet e o aplicativo em coletiva de imprensa com ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, com o presidente do banco, Pedro Guimarães, e com o presidente do Dataprev, Gustavo Canuto, na manhã desta terça-feira (7), no Palácio do Planalto.

O app deve ser usado pelos trabalhadores que forem MEIs, trabalhadores informais sem registro e contribuintes individuais do INSS. Aqueles que já recebem o Bolsa Família ou que estão inscritos no CadÚnico não precisam se inscrever pelo aplicativo ou site. O pagamento será feito automaticamente.
Baixe o aplicativo

iOS: https://apple.co/2xb9D9B

Android: https://bit.ly/2x2r9Nw

Veja como se cadastrar no app

Ao acessar, clique em "Realize sua solicitação";

Confira na tela seguinte se possui os requisitos necessários;

Se possuir, clique em "Declaro que li e tenho ciência que me enquadro em todas as condições acima" e em "Autorizo o acesso e uso dos meus dados para validar as informações acima";

Na sequência, clique em "Tenho os requisitos, quero continuar" para prosseguir com o cadastro;

Na próxima tela, informe seus dados completos e clique em "Não sou um robô" e em "Continuar";

Na tela seguinte, informe a renda, o ramo de atividade, estado e cidade;

Na próxima, preencha os dados das pessoas que moram com você;

Depois você diz se quer receber em conta já existente ou criar uma poupança digital;

Após informar a opção, você deve fornecer seu documento (RG ou CNH);

Depois de fazer o cadastro, é possível acompanhar se vai receber o auxílio emergencial, consultando no próprio site ou aplicativo.

Em caso de dúvidas, a Caixa disponibiliza a central telefônica 111. Não será possível se cadastrar no programa pelo telefone, somente tirar dúvidas.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, para os que se cadastrarem nesta terça, o pagamento deve estar disponível na quinta-feira (9), se tiverem conta-poupança na Caixa ou conta-corrente no Banco do Brasil.

Já os beneficiários do Bolsa Família receberão o auxílio de acordo com o calendário do programa.

A primeira parcela deve ser paga até a próxima terça-feira (14). A segunda e a terceira parcela serão pagas de acordo com o mês de aniversário do cidadão. A segunda parcela do auxílio deverá ser paga entre 27 e 30 de abril. A terceira parcela deverá ser paga entre 26 e 29 de maio.

Primeira parcela: até 14 de abril

Segunda parcela: entre 27 e 30 de abril

Terceira Parcela: entre 26 e 29 de maio

O calendário anunciado nesta terça-feira vale para o depósito das parcelas do auxílio emergencial na conta digital de quem tem direito ao auxílio. Quem quiser sacar o dinheiro deve aguardar um novo calendário, que o governo pretende divulgar no começo da semana que vem.

Criação de contas bancárias

Pedro Guimarães explicou também que há no Brasil cerca de 30 milhões de pessoas sem acesso a contas bancárias. "Queremos colocá-los nas contas digitais com criação de graça, DOCs, pagamentos, tudo de graça. Isso é inclusão", disse o presidente da Caixa, ressaltando que, no início, as pessoas não poderão sacar todo o dinheiro. "Não queremos corridas para as lotéricas", sentenciou.
Quanto é pago e por quanto tempo

Cada pessoa que tiver direito deve receber R$ 600 por mês, durante três meses. A lei prevê a possibilidade de o governo prorrogar o benefício enquanto durar o estado de calamidade pública por causa da covid-19. Cada família pode acumular, no máximo, dois benefícios, ou seja, R$ 1.200. A mulher que sustentar o lar sozinha terá direito a R$ 1.200.

Outro aplicativo

Além da ferramenta para o cadastro de trabalhadores autônomos, a Caixa lançará um aplicativo exclusivo para o pagamento da renda básica emergencial.

Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, esse segundo aplicativo funcionará de modo semelhante ao do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), permitindo escolher uma conta bancária para o recebimento ou optar pelo saque em casas lotéricas.

O app deve ser usado pelos trabalhadores que forem MEIs, trabalhadores informais sem registro e contribuintes individuais do INSS. Aqueles que já recebem o Bolsa Família ou que estão inscritos no CadÚnico não precisam se inscrever pelo aplicativo ou site. O pagamento será feito automaticamente.

Agência Brasil e Jornal do Commercio

Vírus deve circular até meados de setembro na população brasileira, aponta relatório


Brasil terá pico em abril e maio, aponta relatório
Em um relatório técnico publicado nesta terça-feira na “Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical”, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e outros cientistas do país defenderam o isolamento social como forma de combater o aumento de casos de Covid-19. Além disso, disseram que essas medidas podem reduzir o impacto econômico sobre o país se adotadas "no início".

Segundo o trabalho, mesmo com as medidas de isolamento social, estudos apontam que o novo coronavírus poderá ter potencial de circulação na população brasileira até setembro deste ano. “Vários modelos matemáticos mostraram que o vírus estará potencialmente circulando até meados de setembro, com um pico importante de casos em abril e maio”, escrevem os autores.

O trabalho é assinado ainda pelo secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, e cientistas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Fiocruz, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado e do Ministério da Saúde.

Como existe previsão de que Brasil enfrentará casos da pandemia durante meses, Mandetta e os pesquisadores reiteraram a preocupação com a estrutura do sistema de saúde. “Assim, existem preocupações quanto à disponibilidade de unidades de terapia intensiva (UTI) e ventiladores mecânicos necessários para pacientes hospitalizados com Covid-19, bem como a disponibilidade de testes diagnósticos específicos.”

No trabalho, os autores escreveram que as próprias medidas de isolamento social permitem o combate à doença, mas, se implementadas no início, podem reduzir o impacto econômico. "O isolamento social é uma medida que deve ser sugerida no início para achatar a curva epidemiológica com o mínimo possível impacto econômico", escrevem os autores.

Ao descrever a experiência brasileira, Mandetta e os cientistas registram que as autoridades brasileiras estão recomendando o isolamento social, mas não implementaram "um bloqueio através do uso de forças de segurança para impedir o movimento de pessoas em massa". Eles defendem que o impacto econômico pode ser "mitigado" durante o controle da pandemia com um distanciamento social "eficaz", que limita o acesso do público a serviços essenciais.

O presidente Jair Bolsonaro e suas críticas ao isolamento social não são mencionados no trabalho. Mandetta e Bolsonaro entraram em forte crise depois que o presidente passou a falar publicamente em sentido contrário às recomendações do Ministério da Saúde.
Críticas à OMS

Os autores do trabalho disseram que "o número de casos no Brasil está crescendo rapidamente" e lembraram as medidas que tomaram no início dos casos na China e criticam a demora da Organização Mundial da Saúde em qualificar o grau de ameaça da doença para o mundo.

"É importante notar, no entanto, que em 27 de janeiro a OMS admitiu um erro significativo associado ao risco global do COVID-19 avaliação, que até três dias antes era considerada moderada", escrevem os cientistas. Depois assinalam que "a doença foi considerada de risco muito alto na China, enquanto em altos níveis regionais e globais".

Para eles, essa demora "pode ter dificultado a mensuração da implementação de intervenções internacionais específicas em tempo hábil e pode ter resultado em um aumento no número de casos na China e na disseminação da doença para outros países, incluindo o Brasil".
Cientista deixou ministério

Um dos autores do artigo é Julio Croda, que até duas semanas atrás ocupava o cargo de diretor do departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde. Ele deixou a função para entrar de férias com previsão de retorno para o início deste mês. O GLOBO apurou, porém, que isso não ocorreu por divergências entre ele e o seu chefe direto, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, em temas relacionados ao combate do novo coronavírus.

Croda integrava o principal núcleo do ministério sobre a Covid-19 e já apareceu em entrevistas coletivas ao lado de Mandetta. Agora, ele irá auxiliar na coordenação de um grupo de especialistas relacionados à pasta.

Por O Globo

Petrolândia: Segunda fase da vacina contra gripe começa dia 16 de abril

A primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi um sucesso!

A segunda etapa começará no dia 16 de abril e atenderá o público alvo disposto na imagem.

Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Petrolândia

Vice-prefeito de Jatobá lança pré-candidatura a vereador



Fico feliz ao ver que, além de mim, outros nomes íntegros e qualificados estão dispostos a entrar na disputa eleitoral em Jatobá. Por acreditar que uma aliança entre esses nomes entorno da pré-candidatura a prefeito do amigo Dionaldo Barbosa pode fazer muito mais pelo município, anuncio a todos minha pré-candidatura a vereador pelo PDT de Pernambuco, nas Eleições 2020.

Decisão essa tomada após muitos diálogos e reflexão. Tenho a certeza de que meus conhecimentos técnicos e experiência de quase 20 anos no serviço público me capacitam a fazer um trabalho diferenciado na Câmara de Vereadores. O foco sempre foi o melhor para os jatobaenses, e não vaidades e projetos pessoais. Assim, estou convicto de que escolhi o caminho mais acertado para este momento. Conto com o apoio dos amigos seguidores e daqueles que acreditam que podemos desenvolver um trabalho qualificado como Vereador do nosso município.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#AvançaJatobá #EderRodrigo #Eder2020 #Eleições2020 #Jatobá #Política


Por Éder Rodrigo
Vice-prefeito

Petrolândia/Tacaratu/Jatobá: Em alusão à Semana Santa, Clínica e Laboratório Jaques avisa aos pacientes que fecha de quinta a domingo; atividades retornam a partir de segunda-feira (12/04)


Blog de Assis Ramalho
Informação: Clínica e Laboratório Jaques

Petrolândia: A tentativa de fazer da pandemia uma partida de xadrez e o que está em jogo nas regras editadas na exceção: são o bem-star social, politico e Econômico


Por: Kleber Diniz
Mestre em Direito - Professor de Direito Constitucional

A possibilidade de um estado de exceção intrínseco  constitui uma categoria analítica decisiva para revelar a articulação “invisível” entre fenômenos à primeira vista desconexos, mas que, em conjunto, compõem a chave de compreensão da sociedade contemporânea capitalista brasileira.

O estado de exceção permanente pode estar presente, sem está perceptível, basta pensar na aplicação da norma constitucional encriptada e nela esconder a falsa sensação de normalidade constitucional, pode esconder uma crise da capacidade regulatória do direito, a crise do constitucionalismo, o insustentável nível de desigualdade social, a despolitização das sociedades, a intolerância em todas as suas formas, bem como mascarar a crise de legitimidade dos governantes, entre outros elementos.

O Professor Marcelo Tavares diz que uma das facetas do estado de exceção é o de conseguir continuar a ser Estado de Direito durante a emergência. Isso implica pensarmos, que mesmo durante o estado emergencial pode estar pairando uma normalidade constitucional e este estado ser usado como parâmetro de bem-estar social, político e econômico.

Partindo dessa premissa, que pode haver estado de exceção implícito dentro de uma normalidade constitucional, muitos governantes farão uso desse poder disfarçado de democracia. Logo, essa excepcionalidade  contemporânea é, ao contrário, uma tentativa de incluir na ordem jurídica a própria exceção, criando uma zona de indiferenciação em que fato e direito se coincidem.

Então, como pode ser incluída atualmente na ordem jurídica, política e social um estado emergencial dentro de um parâmetro de estabilidade constitucional e isto não ser perceptível. Basta, no corpo dessa carta normativa existe uma norma encriptada que esconda seu real significado.

Pode ser citado, como exemplo, o que ocorre na Constituição da República Federativa do Brasil com o uso das Medidas Provisórias de Urgência prevista no art. 62 que em caso de Relevância e Urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.

Resta provado que a edição de tanta medida de caráter de urgência editada pelos últimos governantes do Estado Brasileiro camufla a atuação de uma excepcionalidade moderna para garantir uma forma de governo ou pode-se dizer governar.

Tratando ainda, dessa teoria moderna que é a modalidade de estado de exceção permanente, os Colombianos Gabriel Hincapíe e Ricardo Sanin Restrepo apresentam uma nova possibilidade de exercício do poder e uma nova soberania do Estado. Este novo poder é  chamado  de Soberania Porosa ou Soberania do Capital que consiste na transformação progressiva de normas e métodos a favor da expansão do império capitalista.

Portanto, a política capitalista da soberania do capital é tratada como prioridade e carece de uma proteção institucional para gozar de legitimidade. Para ser colocado em pratica este sistema poroso o capitalismo tem que funcionar a todo  vapor. Assim,faz necessário, que o Estado tenha o controle
absoluto da sociedade para que não haja questionamentos e sim uma dependência da sociedade ao novo sistema.

Percebe-se que, a soberania capitalista precisa de dois artifícios, o primeiro regular as relações sócias e o segundo a proteção do poder do Estado. Vale destacar, que estas atuações porosas pelo mundo a fora restringiram direito fundamentais  dentro de uma normalidade constitucional em busca de uma estabilidade econômica.

E no paradoxo entre a proteção econômica e o sistema democrático,  o discurso dos Direitos Humanos e da garantia do direito a vida possuem efeito"fantasial" e agem de maneira persistente e penetrante para a criação de agências e subjetividades sociais, tentando evitar  as relações de poder e dominação. Com efeito, a soberania capitalista precisa de um situação de normalidade, política, econômica e  constitucional e nesse cenário ela ganha contornos de estado de exceção permanente. Pois, sua funcionalidade será dentro de uma falsa percepção de democracia. Portanto, esta técnica de governar na sua essência são regras do jogo do estado de exceção.

O Brasil atravessa uma grave crise institucional e algumas pessoas argumentam que por conta dessa crise institucional a única atitude a ser tomada seria o retrocesso e instalar um regime excepcional.
Com efeito, concordamos com escritor Italiano Giorgio Agamben argumenta o qual argumenta que o  estado de exceção moderno é, ao contrário, uma tentativa de incluir na ordem jurídica a própria exceção, criando uma zona de indiferenciação em que o fato e direito coincidem.

Então se entende que, um eventual estado de exceção moderno aplicado no Brasil, seria voltado contra os soberanos do poder e contra o povo.

Autor Kleber Diniz
Mestre em Direito
Professor de Direito Constitucional.

Caixa lança site para pessoas se cadastrarem para receber o Auxílio Emergencial


A Caixa lançou um > site para que as pessoas possam se inscrever para receber o > Auxílio Emergencial de R$ 600. Um aplicativo similar será publicado ainda hoje para usuários de smartphones Android e iOS (iPhone) bem como o número 111 para as pessoas tirarem dúvida. Primeiro pagamento será dia 14 de abril para correntistas da Caixa e BB. E até o dia 30 de abril vão receber a segunda parcela do auxílio. Quem não tem conta em banco ganhará uma poupança da Caixa sem custo algum e poderá receber pagamentos e fazer depósitos sem custos, garantiu o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

No site é possível se inscrever desde que você seja um trabalhador informal, microempreendedor individual (MEI), autônomo ou desempregado. Segundo a página, o auxílio tem como objetivo proteção destas pessoas no período emergencial de enfrentamento à crise causada pela pandemia do coronavírus (Covid-19).

Para receber o pagamento de R$ 600 é preciso atender as seguintes condições:

- Ser titular de pessoa jurídica (micro empreendedor individual ou MEI)
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal até o último dia 20 de março
- Cumprir o requisito de renda média (renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e de até 3 salários mínimos por família) até 20 de março de 2020
- ser contribuinte ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social
- Ter mais de 18 anos de idade
- Ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50)
- Ter renda mensal de até 3 salários mínimos (R$ 3.135) por família
- Não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018
- A mulher que for mãe de família e estiver dentro dos demais critérios poderá receber R$ 1.200 (duas cotas) por mês

Na renda familiar não conta os valores recebidos do Bolsa Família, mas conta todos os demais rendimentos.

Segundo o ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni, 15 milhões de brasileiros devem se cadastrar no Auxílio Emergencial ainda hoje.

Segundo o presidente da Caixa, o Governo Federal estima pagar R$ 98 bilhões de auxílio nos próximos 45 dias.

Por Diário do Nordeste

Petrolândia: Covid-19 e o momento de reflexão - Por Euclides Manoel Lisboa


Covid-19 e o momento de reflexão do empresário petrolandense Euclides Manoel Lisboa
É uma pena que a maioria das pessoas ainda não entenderam a mensagem.
As igrejas, as justiça, os políticos e os seres humanos como todos, com algumas exceções.
Estão trocando os mandamentos de Deus por preceito de baderna.
Estão profanando o nome de Deus em círculo
De  chacota de forma leviana e o mundo inteiro assistindo de camarote.
E não há quem defenda o nosso Criador.
Ainda há tempo de redimir, curvar diante de Deus rezar pedir perdão pelos nossos pecados e corrigir o que está errado.
Sem esta humildade,
Hoje vivemos a Pandemia do Covid-19, amanhã virá:
Covid-20, Covid-21 e aí sucessivamente.

Que Deus mande seus Anjos em socorro por todos Nós.

Amém.

Veja vídeo abaixo, e reflita


Por Euclides Manoel Lisboa - Euclides Modas

Petrolândia: Aberta parcialmente, Loja Delgado Construções informa atendimento via ligações [WhatsApp]



Delgado Construções

Petrolândia [COVID-19]: Em cumprimento ao Decreto Estadual Polícia Militar passa a fiscalizar Orla Fluvial e Academia das Cidades a partir desta terça-feira (07/04) visando coibir qualquer prática nesses lugares


A partir desta terça-feira, 07 de abril de 2020, a Polícia Militar passa a fiscalizar a Orla Fluvial de Petrolândia e a Academias da Cidade, visando coibir qualquer prática nesses lugares, conforme determina o Decreto Estadual.

Veja abaixo

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
DECRETO Nº 48.903, DE 6 DE ABRIL DE 2020. 

Altera o Decreto de nº 48.832, de 19 de março de 2020, que define no âmbito socioeconômico medidas restritivas temporárias adicionais para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. 

O GOVERNADOR DO ESTADO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos incisos II e IV do art. 37 da Constituição Estadual, 

CONSIDERANDO a necessidade de intensificar algumas das medidas restritivas temporárias adicionais adotadas até então para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, especialmente quanto à concentração e à aglomeração de pessoas, 

DECRETA: 

Art. 1º O art. 5º do Decreto nº 48.832, de 19 de março de 2020, passa a vigorar com a seguinte redação: 

“Art. 5º .............................................................................................................

 § 1º Fica vedado o acesso às praias e ao calçadão das avenidas situadas nas faixas de beira-mar e de beira-rio, e aos parques localizados no Estado de Pernambuco, para prática de qualquer atividade, até o dia 13 de abril de 2020. (NR)

 § 2º Inclui-se na restrição de que trata o § 1º a atividade de caminhada e de corrida nas ciclofaixas adjacentes ao calçadão.

§ 3º Não se encontra incluída na restrição de que trata o § 1º a atividade de pesca artesanal e profissional. (AC)” 

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data sua publicação.

Palácio do Campo das Princesas, Recife, 6 de abril do ano de 2020, 204º da Revolução Republicana Constitucionalista e 198º da Independência do Brasil. 

PAULO HENRIQUE SARAIVA CÂMARA Governador do Estado

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM