Web Radio Petrolândia

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Quatro bombeiros morrem ao tentar apagar incêndio no Centro do Rio de Janeiro

Bombeiros lamentam em frente à Whiskeria 4 por 4 Foto: Reprodução
Quatro Heróis: Incêndio em boate no Centro do Rio tira a vida de 4 soldados dos Bombeiros

Um incêndio atingiu a Whiskeria Quatro por Quatro, no Centro do Rio, por volta das 11h desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 11h25 e enviou oito caminhões para a Rua Buenos Aires. O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, confirmou que quatro bombeiros morreram enquanto tentavam apagar o fogo, e um outro socorrista está ferido. Inicialmente.

Com a emergência, construções do entorno precisaram ser evacuadas. Atendente do Crea-RJ, Júlio Medeiros teve de sair do prédio às pressas junto de seus colegas.

No local, que se identifica como um "spa para homens", todos os funcionários e pessoas próximas ao imóvel foram evacuados em segurança. De acordo com o horário divulgado pela Quatro por Quatro, em seu site, a Whiskeria não estava aberta para o público no momento do incêndio. No fim da tarde, Robadey falou com a imprensa, e afirmou que inalação de fumaça foi a causa da morte dos militares. Mais uma vez, disse estar surpreso com a tragédia:

— Não houve desabamento ou explosão. Andei todo o espaço e não houve. O Corpo de Bombeiros do Rio dispõe dos melhores equipamentos do mundo. Foi inalação de fumaça, e não sabemos o porquê. Eles estavam com as máscaras. Todos os equipamentos estão em dia — afirmou.

O prédio tem quatro andares, com início na Rua Buenos Aires e se prolonga ao longo do quarteirão até a Rua da Alfândega. Primeiras informações apontam que uma das possibilidades estudadas é de o fogo ter iniciado na cozinha, no terceiro andar. No primeiro andar, visto em imagens exclusivas do EXTRA, há muita água e o cheiro de queimado continua forte. Os corredores no local são apertados, dando a sensação de um labirinto. As escadas também tem largura reduzida, prejudicando a saída em um momento de emergência. As paredes contam com uma estrutura semelhante ao de um isolamento acústico. Neste primeiro andar há um bar, com bebidas alcóolicas e armários para que os visitantes guardem os pertences.

- Tivemos que largar tudo. Alguns colegas escutaram duas explosões vindas do prédio ao lado. Parecia ser um transformador - disse o funcionário.

A tradicional Whiskeria Quatro por Quatro foi inaugurada em 1995. A casa de entretenimento adulto foi imortalizada no funk “Adultério”, de Mr. Catra, uma paródia da música “Tédio”, da banda Biquini Cavadão.

Por meio da assessoria de imprensa, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) confirmou, até o momento, três militares mortos "durante a atuação no combate a um incêndio na Rua Buenos Aires, 44, no Centro". A nota da corporação prossegue: "Outro bombeiro foi encaminhado para uma unidade hospitalar. A corporação vai abrir uma sindicância para apurar as causas do ocorrido. Equipes de assistentes sociais já estão em contato com os familiares das vítimas. O CBMERJ está consternado com a notícia e se solidariza com parentes, amigos e colegas de farda."

Por Jornal Extra-RJ

Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena fala sobre o Outubro Rosa e da importância da prevenção ao câncer de mama em entrevista na Web Rádio Petrolândia


Este mês é conhecido como "Outubro Rosa", movimento que estimula a conscientização, luta e prevenção do câncer de mama. Para falar sobre o assunto, o Mastologista Dr. Paulo Lucena foi entrevistado, ao vivo, na manhã desta sexta-feira (18/10/2019) pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, o médico tirou dúvidas em relação aos cuidados da mulher com o seu corpo e falou sobre a importância do autoexame contra o câncer de mama (assista a entrevista completa em vídeo disponibilizado abaixo desta matéria).

Dr. Paulo Lucena comentou que o câncer de mama é uma doença multifatorial. Alguns dos sintomas são a existência de nódulos, lesões cutâneas e o endurecimento mamário. Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.

De acordo com o médico, a realização da mamografia anual para mulheres de 40 anos é muito importante para o diagnóstico. Mas as mais jovens também devem procurar o médico.

Segundo a especialista, O tratamento do câncer de mama é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença.

Dr Paulo Lucena diz que além de todos os benefícios da amamentação ao bebê, amamentar também traz benefícios à mulher. Amamentar é sinônimo de reduzir os riscos do câncer de mama.

Ainda de acordo com o médico, mulheres com casos de câncer na família, que tiveram puberdade precoce, menopausa tardia e sem filhos correm mais riscos de desenvolver a doença.

"Quanto maior o tempo que a mulher amamenta, maior é a proteção contra o câncer de mama.Ter mais filhos e amamentá-los por mais tempo pode realmente evitar o câncer", acrescenta.

Além de Petrolândia, onde atende na CLIMAGEM, Dr. Paulo Lucena atende também em Delmiro Gouveia (AL) e Paulo Afonso (BA).

Dr. Paulo também é professor de Cirurgia Geral da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf - campus Paulo Afonso/BA.

Assista no vídeo abaixo à íntegra da entrevista


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Lula reafirma que não aceitará semiaberto e quer liberdade plena, revela advogado


Em entrevista coletiva concedida na tarde desta sexta-feira (18), a defesa de Lula voltou a afirmar que o ex-presidente não aceitará progressão de pena para o regime semiaberto. Os advogados tinham até esta data para comunicar oficialmente a juíza Carolina Lebbos sobre sua posição.

“O ex-presidente reafirmou que não aceita o pedido do MPF de progressão de pena, porque ele vai buscar a sua liberdade plena, a sua inocência, e o reconhecimento de que não praticou qualquer crime. Esse é o posicionamento que vamos levar hoje à Justiça por meio de uma manifestação”, declarou Zanin.

O defensor afirmou que a posição de Lula se embasa no fato de não reconhecer que ele teve um julgamento justo. “Em razão do conluio que houve entre juiz e acusação e, por consequência, pelo fato de que ele não teve direito a um julgamento justo. Com base nessa posição hoje reafirmada, nós encaminharemos à Justiça uma petição para que seja indeferido o pedido do Ministério Público”, disse.

Absolvição

Zanin ainda comentou o pedido do Ministério Público Federal de Brasília pela absolvição de Lula, Dilma, Guido Mantega, João Vaccari e Antônio Palocci no chamado “Quadrilhão do PT”. “É o exemplo claro do “lawfare” que nós temos desde 2016. […] Nós sempre dissemos: os processos estão sendo utilizados para fins de perseguição política”.

Revista Forum

Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 21 a 25 de outubro de 2019


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde

Itacuruba pode ganhar hospital modelo com usina nuclear


A agenda de hoje em Angra dos Reis começou com uma visita ao hospital mantido pela Eletronuclear na área da Praia Brava, a 5 km das usinas nucleares. Em 44 anos de funcionamento das geradoras de energia nuclear nunca ocorreu um só acidente envolvendo trabalhadores com radiações ionizantes.

Se Itacuruba ganhar uma usina, como está na disputa com mais três municípios do Nordeste, pode receber de presente um hospital como consequência da chegada do equipamento com o mesmo padrão do de Angra.


O hospital, segundo Waldyr Laguna, diretor superintendente da Fundação Feam, que administra a unidade hospitalar, atende a 85% dos pacientes do SUS em torno das usinas nucleares. Possui 40 leitos, serviços de alta complexidade e oito UTIS, uma delas de isolamento.

"Prestamos serviços não apenas aos servidores das usinas, mas a toda população ao redor, de Angra a Paraty, algo em torno de 300 mil pessoas", disse Waldyr.

O hospital tem ainda o Centro de Medicina de Radiações Ionizantes. Por mês, são atendidas 1,5 mil pacientes em seus ambulatórios, com uma média de 130 cirurgias por mês. Mas pelo serviço, felizmente, nunca nunca passou um só atendimento de radioacidentado", disse o diretor.

Assessoria de Comunicação
Deputado Alberto Feitosa

Deputados de PE visitam Eletronuclear em Angra dos Reis, após projeto de construção de usina em Itacuruba

Prefeito de Angra avalia positivamente usina nuclear para parlamentares, que estudam instalar unidade em Itacuruba (PE)

Uma comitiva de deputados estaduais de Pernambuco e seus assessores esteve nesta quinta-feira (17) na Eletronuclear, em Angra dos Reis, para conhecer as usinas nucleares locais. A razão da visita é um projeto de construção de uma usina nuclear em Itacuruba, no sertão pernambucano. Os parlamentares, alguns deles da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Pernambuco, vieram conhecer o funcionamento do complexo nuclear brasileiro e saber sobre os impactos socioambientais no município de Angra e na região. Eles foram recebidos pelo diretor-presidente da Eletronuclear e pelo prefeito de Angra dos Reis.

O diretor-presidente da Eletronuclear falou sobre a estrutura da empresa, que hoje conta com 1.700 funcionários, sendo 1.291 em Angra, e fatura anualmente, em receita bruta, R$ 3,4 bilhões. Com as usinas Angra 1 e Angra 2, a Eletronuclear produz 40% da energia do estado do Rio de Janeiro e 3% da energia do Brasil. Além de outros dados sobre desempenho operacional, o representante da empresa falou sobre a cultura de segurança que a instituição possui e as formas de fiscalização da atividade nuclear. A produção da empresa é fiscalizada por quatro órgãos (Comissão Nacional de Energia Nuclear, Ibama, Agência Internacional de Energia Atômica e The World Association of Nuclear Operators) e também por institutos de resseguros.

O diretor-presidente abordou também as etapas para a implantação de novas usinas nucleares no Brasil e os impactos socioeconômicos que uma unidade em Itacuruba pode gerar para a comunidade local. “O modelo de negócio será diferente do das usinas de Angra [1 e 2] e parecido com a de Angra 3, com participação do capital privado”, explicou, lembrando, com otimismo, que o projeto para a construção de Angra 3 foi retomado por meio de um decreto presidencial neste ano.

O prefeito de Angra destacou que a matriz energética nuclear é muito importante para o país e que o município de Angra dos Reis possui uma relação muito boa com a Eletronuclear, que ele afirmou ser uma empresa com compromisso socioambiental.

– Nós temos uma boa parceria com a Eletronuclear. Tanto que acabamos de firmar um convênio de R$ 6 milhões para a construção de duas unidades de saúde: uma no Frade e a outra no Parque Mambucaba – exemplificou o prefeito. A verba virá da empresa.

O prefeito lembrou aos parlamentares pernambucanos que quando era deputado federal propôs um projeto para que os municípios que sediarem usinas nucleares tenham direto, além do ISS e parte do ICMS, a royalties da energia produzida, de forma semelhante a como acontece com a produção de petróleo.

– O projeto está tramitando e passando por alterações. Vocês podem fazer proposições e juntar o meu projeto ao de vocês – sugeriu, reforçando que a região de Angra cresceu muito com a usina.

Também estiveram presentes o vereador de Angra, Thimoteo Cavalcanti, e o cacique Domingos, representando a comunidade indígena da região, que reforçou o papel do setor na economia e para os trabalhadores locais.

– A usina é importante para a economia, não só em Angra, mas em todo o Brasil. Ela traz empregos, e temos muitos trabalhadores desempregados por aqui. Não dá mais para viver de caça e pesca, porque não há mais o suficiente – disse o líder indígena. – Quando as usinas param, os trabalhadores ficam torcendo para que elas voltem – completou o vereador.

A comitiva de Pernambuco prosseguiu em sua visita, passando por vários setores do complexo nuclear, como as salas de controle e turbinas de Angra 2, Centro de Gerenciamento de Rejeitos, Centro de Treinamento, Laboratório de Monitoração Ambiental, dentre outros. Nesta sexta-feira (18), os parlamentares visitam o Hospital de Praia Brava, o Hospital Geral Municipal da Japuíba, a Clínica da Dor e a UPA. Eles também passarão pelo Centro de Angra, para um almoço no cais de Santa Luzia.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ

Prefeito de Tacaratu divulga nota sobre uso de Recursos dos Precatórios do Fundef para pagamento de professores



SOBRE DECISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO REFERENTE AOS RECURSOS DOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF

O Prefeito do Município de Tacaratu, José Gerson da Silva, nesta sexta-feira, dia 18/10, informa, com base no Alerta do Tribunal de Contas da União, publicado no dia 24 de julho de 2019, que destinar aos professores os recursos oriundos dos precatórios, não cabe a ele como gestor municipal descumprir a decisão do TCU, do dia 24 de julho de 2019, publicada com a seguinte redação: “Os Recursos dos Precatórios do Fundef não podem ser usados para pagar professores. Que os valores devem ser aplicados em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino público de nível básico. Acrescenta ainda que os recursos dos precatórios devem ser integralmente recolhidos à conta bancária do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB, que sucedeu o Fundef, para aplicação em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica pública; e que as verbas oriundas dos precatórios têm caráter eventual e não podem ser empregadas para o pagamento de salários, abonos ou passivos trabalhistas e previdenciários. Caso isso ocorra, os gestores poderão ser responsabilizados por dano ao erário e descumprimento de norma legal”. Por oportuno e com este entendimento, o Prefeito José Gerson da Silva, espera que os professores entendam que ele, na qualidade de Gestor do Município, não pode ir de encontro a uma decisão de instância fiscalizadora, como é o caso do Tribunal de Contas da União, uma vez que o Alerta é decisão de Julgamento Plenário, direcionado ao país inteiro.

Ver na íntegra a decisão do Tribunal de Contas da União: https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/recursos-dos-precatorios-do-fundef-nao-podem-ser-usados-para-pagar-professores.htm

Assessoria da Prefeitura de Tacaratu

Paulo Câmara reage a insultos de Bolsonaro sobre 13º do Bolsa Família


Na manhã desta sexta-feira (18), o governador Paulo Câmara (PSB) rebateu um vídeo publicado no Facebook do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que acusava o pernambucano de "espertalhão” sobre o pagamento do 13º do Bolsa Família.

O vídeo mostra um homem na frente de um outdoor, em Toritama, Agreste do estado, com a propaganda do 13° salário do Bolsa Família, que também será pago pelo governo de Pernambuco. Na gravação, o homem acusa Paulo Câmara de "oportunista" e de "espalhar fake news". "Cadê o símbolo do governo federal? Tu quer se aproveitar, mas não somos bestas, não. Quem deu foi o governo federal, não o estadual”, afirma, se referindo ao governador.

Paulo Câmara, que considerou a postagem desrespeitosa por parte de Bolsonaro, afirmou que “o presidente tenta, lamentavelmente, descredenciar, valendo-se de acusações falsas” o programa 13° do Bolsa Família, cuja iniciativa foi estadual.

“Eu acho válido que ele, um crítico ferrenho do Bolsa Família, tenha resolvido, depois de nós, também pagar mais uma parcela aos beneficiários. Mas ele precisa fazer um esforço para respeitar as pessoas e a verdade dos fatos”, escreveu o governador através de suas redes sociais. “Em resumo: existem os programas estadual e federal, sendo o nosso anterior ao do presidente. Um detalhe que parece incomodá-lo, quando o mais importante deve ser assegurar o benefício a milhares de pessoas, que já aguardam ansiosas pelo pagamento”, acrescenta.

O governador também menciona, em referência ao presidente, que a campanha eleitoral já terminou e não faz sentido “dedicar energia apenas para fabricar intrigas”. Ele lembra que o Nordeste está enfrentando “uma grave crise ambiental”, e que “seria muito mais útil ao país um posicionamento do presidente sobre este tema”.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), manifestou, em nota, seu apoio ao governador Paulo Câmara. Geraldo reiterou que seu companheiro de partido apresentou proposta "ainda no primeiro turno da sua campanha de reeleição e tirou o compromisso do papel ainda antes de começar o segundo mandato".

Com os programas estaduais e federais, os beneficiários do Bolsa Família que vivem em Pernambuco devem receber os dois valores para complementação de renda. No estado, 1,278 milhão de pessoas serão atingidas.

Por Diário de Pernambuco

Petrolândia: Tríduo em louvor a São João Paulo II começa hoje na capela da Quadra 09


A Paróquia São Francisco de Assis e a Comunidade São João Paulo II, em Petrolândia, convidam a comunidade católica para participar do Tríduo em louvor a São João Paulo II, que será iniciado a partir desta sexta, 18/10, na capela da Quadra 09 (próximo à praça).

A abertura do Tríduo acontecerá às 19h, com procissão que sairá da Praça da Quadra 04 até a capela de São João Paulo II, onde será realizada a Celebração Eucarística e Aliança da Mãe Rainha.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Médicos recebem felicitações do vereador Delano pela passagem do Dia do Médico

Assessoria do vereador Delano de Dona Santa

Receita Federal envia cartas a cerca de 330 mil contribuintes

Órgão envia avisos sobre pendências na declaração do IRPF 2019

A Receita Federal informou hoje (18) que cerca de 330 mil contribuintes receberão cartas com avisos sobre indícios de inconsistências nas declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física relativas ao exercício 2019. As cartas começaram a ser enviadas no início da segunda quinzena de outubro.

De acordo com a Receita, a ação tem como objetivo estimular os contribuintes a verificarem o processamento de suas Declarações de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) e a providenciarem correção, caso constatem erro nas informações declaradas ao Fisco.

As cartas somente são enviadas a contribuintes que podem se autorregularizar, isto é, contribuintes não intimados nem notificados pela Receita Federal.

Petrolândia: Mensagem ao Dia do Médico do vereador Louro do Vidro e esposa Creuza


Parabenizamos aqueles que cuidam de nossa saúde e que exercem uma das principais profissões para o bem-estar da sociedade. É com este propósito que o vereador Louro do Vidro e esposa Creuza 
homenageiam médicos de Petrolândia, em especial o filho Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz, pela comemoração do Dia do Médico no Brasil.

Chega a ser difícil conseguir as palavras certas para traduzir o agradecimento que você merece. Possui a paciência necessária, nunca desacreditando no potencial de cada um. Parabéns pelo seu dia, as suas vitórias e conquistas são contadas pelos sorrisos nos rostos daqueles que recuperam o prazer da vida.

Que o Senhor o (a) ilumine e continue sempre com esse exemplo de luta e coragem, dignos de serem seguidos. Com certeza é uma simples homenagem que faço a alguém tão especial e merecedor(a) de todo nosso respeito. Que Deus celestial continue abençoando seus caminhos, obrigado(a) por tudo!

Quando nascemos, recebemos diferentes missões. A sua missão é de salvar vidas! Pelo talento de suas mãos, transforma todo homem em bonança. Sua alma não se contém diante do desespero de uma criança ou de um idoso. Por isso, você vai operando milagres, trazendo esperança a corações desesperançados. Obrigado e parabéns!


Louro do Vidro e Creuza

Petrolândia: Alunos do 9º ano do Ensino Médio participam do SAEB de 23 a 30 de outubro


Divulgação

Petrolândia/Tacaratu/Jatobá: Clínica e Laboratório Jaques faz homenagem no dia do médico a Dra Cristiane Jaques

Divulgação/Clínica e Laboratório Jaques

Uma das 'joias' de Pernambuco, Praia dos Carneiros é tomada por óleo


Equipes trabalham na limpeza da Praia dos Carneiros, no Litoral Sul de Pernambuco, nesta sexta-feira (18) — Foto: Wellington Pereira/TV Globo



Manchas de óleo foram registradas na Praia dos Carneiros, em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, uma das mais procuradas pelos turistas. As manchas voltaram a surgir no estado na quinta (17), em São José da Coroa Grande. Peritos da Polícia Federal foram à cidade recolher amostras do material que chegou à praia.

Por volta das 11h30, a Prefeitura de Tamandaré confirmou que os arrecifes foram atingidos pelo óleo. O Segundo o biólogo marinho Clemente Coelho Junior, que também é professor da Universidade de Pernambuco (UPE), a limpeza do arrecife é "praticamente impossível" porque ele é poroso e absorve a substância.

"É praticamente impossível [fazer a limpeza do arrecife], uma vez impregnado, o óleo gruda e não tem como tirar. Você limpa a areia, mas mangue e arrecife, praticamente, não tem como retirar. Você cria várias áreas mortas", afirmou o biólogo.

O dano na barreira próxima a Carneiros foi em uma área reduzida, mas não se sabe a dimensão do desastre ambiental na região, disse o pesquisador. "Atingiu uma pequena parte dos arrecifes, mas não se tem uma vistoria em outros bancos de arrecifes, apenas nesse que está colando à Praia de Carneiros", detalhou.

A recuperação da área atingida pelo óleo vai levar décadas, afirmou ainda. "Eu diria que é maior tragédia ambiental do litoral brasileiro.Temos que prestar atenção ao que vem acontecendo. A gente está correndo o tempo todo atrás desse óleo", disse, cobrando a identificação do ponto de origem do problema.

O capitão da Marinha Gilson Cunha, que faz parte da equipe que veio do Rio Grande do Norte auxiliar os trabalhos em Pernambuco, apontou que o clima ajudou no avanço do óleo pelo litoral pernambucano. "A força do vento aumentou e isso facilitou a chegada de novas camadas de óleo, atingindo Carneiros", disse.

Voluntários se mobilizaram para auxiliar na ação de limpeza da Praia dos Carneiros. A prefeitura da cidade vinha monitorando a área desde setembro e, com a chegada do óleo, deslocou as equipes para atuar na limpeza. O trabalho de retirada do óleo é feito manualmente.

O secretário de Meio Ambiente de Tamandaré, Manoel Pedrosa, afirmou que vai fazer uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para verificar o impacto ambiental da nova mancha de óleo no município. Uma das principais preocupações é a área de arrecifes.

"Aqui em Tamandaré, a gente tem o maior experimento de recuperação 'recifal' e esse experimento fica em risco. Estamos há 20 anos trabalhando para conservação dos recifes de corais para produção de peixes e lagosta", disse.

Pedrosa afirmou que, até a quinta (18), não havia registro de óleo em arrecifes e que uma outra área de coral no Centro da cidade não foi atingida.

O secretário de Meio Ambiente do estado, José Bertotti, apontou que o óleo chegou em menor quantidade que o registrado em São José da Coroa Grande.

“Fragmentos de mancha chegaram agora [sexta, 18] pela manhã na Praia dos Carneiros. Não são manchas extensas como registramos em São José da Coroa Grande. Elas chegaram fragmentadas e pela maré. Ali existe uma grande Área de Proteção Ambiental, e estamos fazendo esse trabalho de contenção”, afirmou Bertotti.

Mais óleo em Tamandaré

Além da Praia dos Carneiros, foram registradas manchas na Praia da Boca da Barra, no mesmo município. Segundo a prefeitura, a substância começou a chegar ao local após as 10h desta sexta, mas "em pequeníssima quantidade".

A maioria dos voluntários foram deslocados para auxiliar na limpeza de Carneiros, mas equipes também seguiram para a segunda praia atingida em Tamandaré.

A Colônia de Pesca Z5, que tem a cidade como base, mobilizou barcos para iniciar, no sábado (19), o monitoramentos intensivo a, pelo menos, 2 a 5 milhas da costa. "Foi montado ainda um posto de monitoramento aéreo em Carneiros" e mais um posto no farol do Forte de Tamandaré", afirmou a prefeitura em nota.

Prevenção

Com a reincidência do problema em Pernambuco, a prioridade é evitar que o óleo chegue em áreas estuarinas. Helicópteros e embarcações fazem o monitoramento do litoral pernambucano.

“Fizemos o fechamento da entrada do Rio Persununga, que fica próximo à divisa entre Pernambuco e Alagoas, e do Rio Una, depois que fizemos a limpeza de uma mancha que apareceu na foz”, afirmou o secretário de Meio Ambiente.

O foco nesse trabalho é para evitar a perda de espécies como o mero, um peixe comum na costa pernambucana. “Para que ele fique grande e bonito, ele nasce no estuário”, explicou Bertotti.

A força-tarefa está com dois postos avançados para atuar e monitorar as manchas no estado. O primeiro foi instalado em São José da Coroa Grande, primeira cidade pernambucana a ser atingida novamente pelo óleo e a mais próxima da divisa com Alagoas. O segundo, foi montado em Maracaípe, praia paradisíaca do município de Ipojuca, no Grande Recife.

A prefeitura de Ipojuca instaurou, na cidade, um gabinete de crise para acompanhar a situação do óleo. Além de Maracaípe, o município é rota turística também pelas praias de Porto de Galinhas e Muro Alto. Em nota, a Marinha do Brasil informou que a população pode relatar o surgimento de manchas em praias através do telefone 185.

Óleo recolhido

Na quinta (17), o governo divulgou que ao menos 1,2 mil litros de óleo foram recolhidos em alto-mar pela força-tarefa montada para diminuir o impacto das manchas de petróleo que atingem a costa do Nordeste desde abril. O estado também disse que uma mancha de um metro de diâmetro foi identificada na foz do Rio Una, que nasce em Capoeiras, no Agreste.

A mancha recolhida estava no mar de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco. A cidade fica na divisa com Alagoas e, antes do aparecimento da substância na quinta, foi a última localidade pernambucana a registrar o problema, em 25 de setembro. Durante a tarde, parte da mancha foi recolhida na praia.

A partir desta sexta-feira (18), segundo o governo, fica instituída uma Sala de Situação no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife, para monitorar as manchas de óleo. O trabalho é feito utilizando helicópteros e embarcações.

A Sala de Situação reúne representantes das Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, da Defesa Civil e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que atuam no caso.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, parte da mancha que flutuava no mar de São José da Coroa Grande foi interceptada. Mesmo assim, a substância chegou à praia e foi removida por voluntários e órgãos governamentais, com a ajuda de uma retroescavadeira.

Ainda segundo Bertotti, o esforço deve ser realizado para evitar que a mancha atinja os bancos de corais, para não danificar ainda mais o ecossistema existente nessas estruturas e para evitar que o petróleo se disperse ainda mais. O secretário cobrou que o governo federal identifique qual é a fonte causadora de problema.

Manchas em Pernambuco e Alagoas

Manchas de petróleo voltaram a ser vistas em Pernambuco. Durante voo realizado na tarde da quinta-feira (17), o Globocop sobrevoou a costa pernambucana e avistou a substância no mar, na altura de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul.

Horas depois, as manchas chegaram a algumas áreas na areia da praia, em São José da Coroa Grande. Um dos pontos em que o óleo foi achado fica nas proximidades do Restaurante Castelinho.

São José fica a três quilômetros de distância da divisa com Alagoas, onde também apareceram as manchas. A cidade tem como principal a atividade econômica o turismo. Cerca de três mil pescadores atuam na região.

Mais cedo, um sobrevoo feito pelo governo constatou o reaparecimento de manchas de óleo em Japaratinga e registro em Maragogi, ambas praias de Alagoas, num trecho próximo à divisa com Pernambuco. Por causa disso, ações de monitoramento foram montadas por uma força-tarefa para remover o material em alto-mar.

A mancha tem cerca de 15 metros de extensão por três metros de largura. Ela foi vista na baía de São José, perto dos arrecifes, segundo informações extraoficiais de integrantes da força-tarefa.

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) informou que seguiu para o local para averiguar a situação. As manchas de petróleo não atingiam Pernambuco desde o dia 25 de setembro. O último registro também ocorreu em São José da Coroa Grande.

O sobrevoo feito pelo governo na divisa entre Pernambuco e Alagoas constatou três manchas de óleo em alto-mar, a um quilômetro da praia de Peroba, no litoral alagoano, antes da chegada da substância a Pernambuco.

Entre agosto e setembro, as manchas de óleo foram vistas em 19 praias de dez municípios pernambucanos.

Aproximadamente 400 metros de boias de contenção e outros 400 metros de mantas foram enviadas ao posto avançado de São José da Coroa Grande, que conta com a presença de voluntários da sociedade civil e representantes dos governos federal, estadual e municipal. Entre os voluntários, estão cerca de três mil pescadores da Colônia Z9.

A decisão de enviar equipes de Pernambuco até o litoral alagoano ocorreu durante uma reunião na manhã da quinta (17), na sede da Capitania dos Portos, no Centro do Recife. Além de representantes da Marinha, participaram membros das secretarias de Turismo e Meio Ambiente de Pernambuco, Ibama e Defesa Civil do estado.

Manchas em Pernambuco

Segundo Bertotti, o estado registrou o aparecimento das manchas de óleo no fim de agosto e no início de setembro. No dia 25 do mesmo mês, todos os locais que tiveram registro do produto já estavam totalmente limpos.

A reunião desta quinta-feira, que decidiu pela atuação em alto-mar para conter as manchas, contou com representantes das instituições que compõem a força-tarefa montada em Pernambuco, como a Secretaria e a Agência Estadual de Meio Ambiente, se reúnem na sede da Marinha, no Recife, para discutir ações de prevenção e contenção das manchas.

Essa foi a segunda reunião geral sobre o tema em Pernambuco, já que outro encontro, com representantes dos estados do Nordeste, ocorreu no dia 1º de outubro.

Ação federal

Na quarta (16), o G1 mostrou que o monitoramento de imagens de satélite da costa brasileira para investigar a origem das manchas de óleo no Nordeste não encontrou indícios da substância na superfície marinha.

No mesmo dia, a Petrobras anunciou que 200 toneladas de resíduos de óleo foram recolhidas em praias do Nordeste. A empresa disse que, desde 12 de setembro, mobilizou 1,7 mil agentes ambientais para a limpeza das praias e 50 funcionários para planejar a resposta ao desastre ambiental.

Segundo o balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), 76 municípios foram afetados em todos os 9 estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Por G1 PE e TV Globo

Petrolândia: Cantor Rahmon Lima abre a agenda musical do FDS do Maria Fumaça neste sexta; veja programação completa


O Bar e Restaurante Maria Fumaça, fazendo cada vez melhor na avenida da Orla Fluvial de Petrolândia, divulgou a agenda de apresentações musicais deste final de semana, que começa hoje

Confira

Sexta-feira (18/10): A partir das 21h00 - Rahmon Lima
Sábado (19/10): Jhenifer Mello 21h00
Domingo (20/10): Edy Ferreira (13h00) e Pagode Pra Recordar (17h00)

Maria Fumaça, o point da culinária regional e programação musical na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Petrolândia: Pesquisa de opinião pública para eleição de prefeito está em andamento na cidade


Começou na última quarta-feira (15), em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, uma pesquisa de opinião pública sobre as eleições para prefeito nas eleições do próximo ano, realizada pela Alfa Pesquisas. No questionário, além de perguntas sobre os pré-candidatos, com intenções de voto, também há avaliações do governo e de serviços públicos do município, posicionamento do entrevistado sobre a operação Lava-Jato, reformas da Previdência e Tributária, e os governos estadual e federal.

Nessa pesquisa, a intenção de voto estimulada apresenta os nomes da atual prefeita Jane, provável candidata a reeleição, do ex-prefeito Lourival Simões, do médico Dr. João Lopes, dos ex-vereadores Fabiano Marques e Rogério Novaes, e do presidente da Câmara de Vereadores, Joilton Pereira. Em um dos cenários apresentados, o entrevistado é desafiado a escolher entre Jane, Fabiano e Dr. João.

Não foi possível ainda confirmar quem encomendou a pesquisa de opinião nem se haverá divulgação dos resultados ao público, ou servirá apenas para análise interna de algum dos grupos interessados em  selecionar seu(s) pré-candidato(s).

Redação do Blog de Assis Ramalho

Governo libera orçamento de universidades federais


O Ministério da Educação anunciou hoje (18) o descontingenciamento do orçamento das universidades federais, que foi possível a partir de um remanejamento do orçamento do MEC. "Cem por cento de todo o orçamento para o custeio das universidades federais e institutos estão sendo descontingenciados neste momento", disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em entrevista à imprensa.

Segundo ele, o contingenciamento não chegou a prejudicar nenhuma das ações da pasta. "Foi feita uma boa gestão. Administramos a crise na boca do caixa. Vamos terminar o ano com tudo rodando bem", acrescentou.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta sexta-feira, 18 de outubro; veja lista


Mudam de idade hoje (Sexta-feira 18 de outubro de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Ana Paula Menezes, Flavia Feitoza, Suza Kelly, Junior Lima , Patrícia Campos , Vanessa Araújo, Angela Maria , Patrícia Campos e Juliano Araujo

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Justiça mantém prisão do prefeito afastado de Camaragibe (PE) Demóstenes Meira

Sessão que negou relaxamento da prisão preventiva de Demóstenes Meira ocorreu na quinta-feira (17), na sede do TJPE, no Recife — Foto: Silla Cadengue/Divulgação
Prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira foi preso no dia 20 de junho de 2019 — Foto: Reprodução/WhatsApp

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) negou o pedido de relaxamento da prisão preventiva do prefeito afastado de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB). A decisão do relator, o desembargador Mauro Alencar, foi seguida pelos votos dos nove magistrados que estavam na sessão, ocorrida na quinta-feira (17), no Recife.

Meira é investigado pelos crimes de lavagem de dinheiro, desvio de bens e rendas públicas, fraudes a licitações, peculato e organização criminosa. O G1 entrou em contato com a defesa do gestor municipal, mas não recebeu resposta até a última atualização desta matéria.

O chefe do Executivo de Camaragibe também se envolveu em uma polêmica em que convocou servidores para o show da noiva durante uma prévia de carnaval (leia mais abaixo). A prisão dele ocorreu no dia 20 de junho de 2019. A vice-prefeita, Nadegi Queiroz (DC), tomou posse em seguida e assumiu a gestão do município por 180 dias.

Durante a sessão do TJPE, também foi negado o pedido de relaxamento da prisão de Carlos Augusto Bezerra de Lima e Severino Ramos da Silva, donos de construtoras envolvidas em fraudes na prefeitura de Camaragibe. Luciana Maria da Silva, esposa de Severino, também permanece presa.

Segundo o TJPE, o desembargador Mauro Alencar manteve as prisões "pelo correto procedimento e para legalidade do inquérito". A Procuradoria Geral de Justiça ofereceu denúncia contra os investigados e, atualmente, o processo está na fase de aguardo da apresentação de defesas preliminares. No Superior Tribunal de Justiça (STJ), também tramitam pedidos de habeas corpus.
Operação Harpalo

A prisão de Meira ocorreu durante uma operação da Polícia Civil de Pernambuco iniciada em dezembro de 2018 e deflagrada em março de 2019, que investiga a prática dos crimes de fraude em licitação, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. Foram apreendidos carros de luxo e diversos documentos.

Conforme informado pela delegada Jéssica Ramos em junho deste ano, o rombo pode chegar a R$ 117 mil em um contrato de R$ 1,2 milhão para a manutenção de escolas municipais, em que houve dispensa de licitação.

Na primeira fase da operação, a delegada Jéssica Ramos afirmou que, a mando de Meira, um vereador e uma servidora pública sofreram ameaças por "saberem demais". A prisão do gestor foi solicitada nesse período, mas, segundo a Polícia Civil, foi negada pela Justiça.

Comissionados em show da noiva

Prefeito Demóstenes Meira exigiu a presença de servidores comissionados em show da noiva dele, Taty Dantas — Foto: Reprodução/TV Globo

Em fevereiro deste ano, Meira exigiu a presença de servidores comissionados no show da noiva dele, a cantora Taty Dantas, que também ocupava o cargo de secretária de Assistência Social de Camaragibe na época. Na mensagem, o prefeito afirma que “quer ver todos os comissionados para dar força ao evento”. Meira também disse que iria "filmar e contar" a quantidade de funcionários presentes no evento.

A repercussão do ato levou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a investigar o caso. A ação civil foi ingressada pela 2ª Promotoria de Justiça Cível de Camaragibe, que apura possíveis atos de improbidade administrativa.

Por G1 PE

Petrolândia: Campanha de Vacinação contra sarampo terá Dia D neste sábado (19)


A Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo para crianças de 6 meses a 4 anos está em andamento pela Prefeitura de Petrolândia desde o dia 7 de outubro. Para facilitar o acesso da população, neste sábado (19) será realizado o Dia D, com a abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além do Hospital Dr Francisco Simões de Lima.

Locais

Zona Urbana - PSF Renascer, Dr Hermínio,Santa Inês e Francisco Fernandes (bairro Nova Esperança).

Zona Rural - PSF Icó-Mandantes, Agrovila 04 Mandantes, Projeto Apolônio Sales, Projeto Barreiras

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Silvânia - coordenadora do PNI [Programa Nacional de Imunizações]

Petrolândia: MedClinic - Clínica Especializada felicita os médicos pelo seu dia


Parabéns a todos os médicos e em especial aos que fazem parte da nossa equipe, obrigada por toda dedicação!!! Feliz dia do médico!

MedClinic

Veja abaixo médicos que atendem na MedClinic Petrolândia




A MedClinic está localizada em Petrrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia. Orla da cidade.

Blog de Assis Ramalho