Postagens

Mostrando postagens de Abril 9, 2014
Publicidade />

Em defesa do IPCC

Imagem
"Lamentavelmente uma minoria (minoria mesmo) de técnicos, cientistas, políticos, com interesses escusos, tenta enxovalhar o trabalho do IPCC. Assim, causando danos não apenas ao IPCC, mas aos moradores do planeta Terra."
Heitor Scalambrini Costa Professor da Universidade Federal de Pernambuco
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, da sigla em inglês) foi criado em 1988 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Metereológica Mundial (OMM), e se tornou uma das referências mais citadas nas discussões sobre mudança climática. Em 2007, o IPCC dividiu o premio Nobel da Paz com o ex-vice-presidente americano, Al Gore, pelo trabalho de ambos na conscientização da comunidade e das lideranças mundiais para o problema e as consequências da mudança climática.

O IPCC é um órgão composto por delegações de 130 governos para prover avaliações regulares sobre a mudança climática global. Sua criação se deu devido à percepção de que a ação humana poderia e…

Imposto de renda: autônomos e trabalhadores informais também devem declarar

Imagem
Não é somente quem possui um emprego formal que precisa declarar seus bens e rendimentos à Receita Federal. Os trabalhadores autônomos, inclusive os que trabalham na informalidade, sem carteira assinada, também devem realizar a declaração anual de imposto de renda caso tenham tido rendimentos tributáveis cuja a soma foi superior a R$ 25.661,00 ou tenham recebido rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil, em 2013. Até mesmo esses contribuintes passam por tipo de fiscalização de seus bens e rendas e também podem cair na malha fina da Receita.

De acordo com a Receita Federal, a omissão de rendimentos é o principal motivo que leva os contribuintes a caírem na malha fina. No ano passado, 711.309 mil declarações de imposto de renda ficaram retidas.

Vendedores ambulantes, artesãos, artistas, pintores, professores particulares, cantores e músicos são alguns exemplos de profissionais autônomos que podem enfrentar multas aplicadas pela Receita…

Capes exclui alunos sem fluência em inglês do Ciência sem Fronteiras

Imagem
Estudantes do Ciência sem Fronteiras (CsF) terão que retornar ao Brasil, porque não conseguiram a nota miníma exigida no teste de proficiência (fluência) em inglês nas universidades em que estudariam. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao todo 110 alunos foram excluídos do programa. Todos ex-alunos de graduação, que tinham escolhido Portugal para o intercâmbio, e depois da suspensão de bolsas no país, puderam selecionar outro destino.

Também segundo a autarquia, esses estudantes não poderão mais participar do programa na modalidade de graduação-sanduíche, da qual foram excluídos. As bolsas estavam distribuídas entre o Canadá (80) e a Austrália (30).

Na época da suspensão das bolsas portuguesas, 9.691 candidatos estavam aptos a escolher outros destinos: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália e Irlanda. A intenção era estimular o aprendizado de outras línguas e evitar a facilidade do idioma português.

Como os es…

Petrolândia: Nota de esclarecimento sobre Aula Inaugural cancelada da FUNESO-Unesf-FaexPE

Imagem
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Hoje estava prevista a realização da Aula Inaugural das novas turmas da Funeso-Unesf-FaexPE no Pólo de Petrolândia, mas por motivo maior o diretor não pode vir, então peço desculpas a todos os alunos e desde já agradeço a compreensão. 
Para maiores esclarecimentos entrar em contato com Magda Barros, secretária da FAEXPE em Petrolândia.
Redação do Blog de Assis Ramalho Informações: Magda Barros

Líderes da Câmara prometem votar piso de agentes comunitários de saúde em 13 de maio

Imagem
Os líderes partidários e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, fecharam para o dia 13 de maio a votação do piso de agentes comunitários de saúde (PL 7495/06). O acordo prevê que o governo, mesmo contrário à proposta do piso, não vai obstruir a votação do projeto. Com isso, a oposição concordou em permitir a votação das medidas provisórias 628/13 e 630/13 e do projeto com urgência constitucional (PL 6809/13) que tranca a pauta.

O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), disse que a oposição vai votar contra a Medida Provisória 630/13, cujo relatório ampliou para todas as obras públicas o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) originalmente previsto para os presídios. “Vamos, no voto, lutar pelo texto original desta MP, com o RDC apenas para obras de prisões”, disse.

A obstrução tem inviabilizado até agora o início do esforço concentrado convocado para limpar a pauta e votar projetos de iniciativa de deputados.

Fonte: Agência Câmara Notícias Divulgação: Mobilização Naci…

Caminhar pode ajudar no combate a infecções em doentes renais

Imagem
Um número moderado de exercícios físicos pode ajudar doentes renais a evitar infeções e problemas cardiovasculares, concluiu estudo publicado por uma equipe de pesquisadores da Unidade de Investigação Biomédica sobre Dieta, Atividade Física e Estilo de Vida de Leicester-Loughboroug.

Após seis meses de caminhadas de meia hora, cinco dias por semana, as 20 pessoas observadas tinham os sistemas imunológicos mais fortes, em comparação com o mesmo número de pessoas sem essa atividade física, menciona artigo publicado no Jornal da Sociedade Americana de Nefrologia (ramo da medicina que estuda os rins e o tratamento de doenças renais).

O pesquisador português João Viana, que participou do trabalho, disse à Agência Lusa que o estudo foi feito com pacientes que têm doença crônica renal em estado avançado, que necessitam de diálise ou transplante de rim e quando o risco de infeções com consequências cardiovasculares é maior.

Presidência sanciona lei relatada por Humberto que prevê incineração de drogas em 30 dias

Imagem
A Presidência da República sancionou o projeto de lei que determina a incineração imediata de plantações ilícitas e de drogas apreendidas e estabelece prazo de 30 dias para que as apreendidas em flagrante sejam destruídas. A Lei 12.961, relatada pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa, foi aprovada por unanimidade no plenário da Casa no último dia 12. O texto publicado ontem (7) no Diário Oficial da União não sofreu qualquer veto do Poder Executivo.

Para o senador, a medida vai evitar, por exemplo, que drogas acondicionadas em delegacias de polícia de forma totalmente inadequadas estimulem ataques de facções criminosas ou sirvam para a atuação de policiais corruptos, que, muitas vezes, negociam as vendas dessas drogas com traficantes.

“É temerário manter depósito de drogas ilícitas nas delegacias, pois isso atrai a ação de criminosos. A solução proposta no projeto garante a imediata destruição da droga apreendida, preservando-se amostras, em quantidade reduzida, para servir à instru…

Brasil é o terceiro país do mundo com mais conflitos ecológicos

Imagem
A exploração mineral, o desmatamento e a disputa por terras e água estão entre os maiores motivos de conflitos ambientais do mundo, segundo um levantamento internacional divulgado recentemente pela ONG Ejolt (Environmental Justice Organizations, Liabilities and Trade) e coordenado pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Os pesquisadores identificaram 945 casos em 78 países. Empatado com a Nigéria, o Brasil foi o terceiro colocado no ranking, com 58 casos, atrás apenas da Índia (112) e da Colômbia (77).

A reportagem é de Renato Grandelle, publicada pelo jornal O Globo, 08-04-2014.

Os conflitos do país, segundo o Atlas Global de Justiça Ambiental, estão ligados à abundância de projetos de infraestrutura relacionados ao meio ambiente. São obras, como a construção de hidrelétricas, que dividem ativistas e empreiteiras; e o setor agrícola, cujas plantações invadem unidades de conservação.

— O crescimento da população mundial provocará uma busca cada vez mais intensa por commodities, e…

Côrte Real participa, nesta quarta-feira (09), de comissão geral que debate a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

Imagem
Senador Armando Monteiro, José Tarcísio, presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (COMICRO) e Jorge Côrte Real
Em defesa da micro e pequena empresa no Brasil, o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) participa, nesta quarta-feira (09), na Câmara dos Deputados, em Brasília, da comissão geral que debate o Projeto de Lei Complementar (PLP) 221/12, para atualização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06). A comissão geral acontece às 9h30, no Plenário Ulysses Guimarães.

Côrte Real trabalha no Congresso pelos micro e pequenos empresários brasileiros. “As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 85% dos empregos gerados no País em 2013, elas movimentam 20% do PIB do país e superam o crescimento da economia brasileira. Não é justo trata-las com as mesmas normas aplicadas aos demais empresários”, lembra Côrte Real.

Também participam do evento o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingo…

Câmara Municipal de Garanhuns restitui Direitos Políticos de Suplentes cassados durante o Governo Militar

Imagem
Na próxima sexta-feira, 11/04, a Câmara de Vereadores de Garanhuns, realizará sua 10ª Reunião Ordinária do primeiro Período Legislativo, e em momento histórico, devolverá os direitos políticos de sete suplentes de vereadores, cassados pela legislatura da época, em abril de 1964, nos primeiros dias do Governo Militar, instaurado pelo Golpe. Os cassados foram acusados de serem comunistas e contrários aos princípios cristãos e democráticos.

A reunião acontece às 10h, no Plenário da Casa Raimundo de Moraes, e contará com convidados especiais, como a representação da Comissão Estadual da Verdade Dom Hélder Câmara, através de seu presidente, Fernando Coelho. Aguarda-se também as presenças ilustres de representantes da OAB/PE, Procuradoria do Município, Ministério Público, Defensoria Pública, Diocese de Garanhuns, Justiça Eleitoral, Poder Executivo Municipal, familiares e representantes dos suplentes cassados. Além da figura ilustre de Dr. Ivan Rodrigues. Outras instituições estão sendo conv…

Frases do dia 09/04/2014: Coletânea IHU On-Line

Imagem
Pato

“Espero que ele (André Vargas) consiga convencer e provar que não tem nada além de uma viagem de avião, porque no final quem paga o pato é o PT” – Lula, ex-presidente da República - Valor, 09-04-2014.

Pelos cantos

“Está todo mundo falando pelos cantos. Cada dia um fato novo. A situação é muito ruim. A militância está irritada” -petista da Executiva nacional sobre o constrangimento provocado pela relação do deputado André Vargas com o doleiro Alberto Youssef – O Globo, 08-04-2014.

Brasil vive tragédia na segurança pública, diz especialista

Imagem
O Brasil vive uma tragédia na área da segurança pública, afirmou ontem (8) o especialista Ricardo Balestreri, durante seminário na Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa (Laad Security 2014), que reúne até quinta-feira (10) no Riocentro, zona oeste da capital fluminense, empresas fabricantes e fornecedores nacionais e internacionais de tecnologia, equipamentos e serviços. Segundo ele, a falta de recursos, de políticas públicas para o setor e de investimento nas carreiras policiais contribuem para que anualmente o país perca em torno de 53 mil vidas desnecessariamente.
“Estamos matando por ano, no país, quase uma cidade de médio porte. São quase 100 mil pessoas entre homicídios e mortes no trânsito. São 53 mil homicídios por ano”, comentou ele. "É uma desgraça constante e crônica na área da segurança. Não é qualquer tipo de morte, estamos eliminando anualmente toda uma geração de jovens: em geral, negros, pobres, na faixa dos 14 aos 24 anos”, ressaltou.

Comprar mais…

Lula diz não entender candidatura de Eduardo Campos: "Tenho uma amizade belíssima com ele, e adoraria a continuidade da aliança PSB/PT"

Imagem
Ex-presidente reuniu blogueiros nesta terça-feira e comentou sobre o rompimento de Eduardo Campos com o PT
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (8) que ainda não entende a saída do pré-candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) da base aliada do governo. A declaração foi dada em conversa com blogueiros realizada na manhã desta terça-feira (8) na sede do Instituto Lula, em São Paulo.

Lula afirmou também, que ao contrário de Marina Silva, que divergia das ideias da presidente Dilma Rousseff, Eduardo não indicava um rompimento. "Marina eu até entendo porque convivi com ela e Dilma e sei o quanto as duas pensam diferentes. Agora, Eduardo Campos eu não entendo, eu não compreendo”.

Ainda sobre Eduardo, o ex-presidente afirmou que a candidatura do socialista está se movimentando em direção à direita. "Eu tenho uma amizade belíssima com Eduardo Campos. Tive uma grande amizade com o avô dele Miguel Arraes. Adoraria a continuidade da aliança…

Charges do dia: É preciso rir pra não chorar

Imagem
Humor Político Humor Esportivo

Adriano volta a marcar um gol após dois anos, mas Atlético-PR é eliminado na Libertadores

Imagem
Adriano marcou seu primeiro gol pelo Atlético-PR, encerrando um jejum de mais de dois anos, mas o time brasileiro foi eliminado na Libertadores

No dia em que o atacante Adriano voltou a marcar um gol, após mais de dois anos, a torcida do Atlético-PR não teve motivos para comemorar. O time rubro-negro perdeu por 2 a 1 para o The Strongest, em La Paz, e foi eliminado na fase de grupos da Libertadores da América. Com isso, o futebol brasileiro não poderá repetir o desempenho da última edição, quando teve seus seis representantes classificados para as oitavas de final.

Por enquanto, entre os brasileiros apenas Grêmio, no grupo 6, e Atlético-MG, no 4, já garantiram suas vagas antecipadamente. Mas os outros três times do país dependem apenas dos seus resultados para avançar. Nesta quarta-feira, o Flamengo recebe o León no Maracanã e garantirá sua vaga no grupo 7 se vencer a partida. Pelo grupo 2, o Botafogo enfrenta o San Lorenzo fora de casa, e também precisa da vitória para garantir sua …

Confira resultado das loterias da Caixa Econômica Federal desta terça-feira (08); em Petrolândia as apostas são realizadas na Loteria Styllus

Imagem
Confira resultados desta terça-feira, 08/04. Em Petrolândia, as apostas são realizadas na Loteria Styllus, no centro da cidade.

Quina (Concurso 3460):
08 39 45 56 57

Timemania (Concurso 560):
15 23 39 45 56 75 76
Dupla Sena (Concurso 1270):
Primeiro Sorteio
04 05 11 13 16 20

Segundo Sorteio
14 17 20 26 30 32

>Veja os últimos resultado

Fortes chuvas no Sertão de Pernambuco são causadas por fenômeno natural

Imagem
Depois das chuvas que causaram transtornos nesta terça-feira (8) no Sertão de Pernambuco, a previsão é de que o fenômeno continue pelo menos até sexta-feira (11).

A estimativa foi informada pelo meteorologista da Universidade do Vale do São Francisco, Mário Miranda. Em Petrolina, no Sertão do São Francisco, foram registrados 114 milímetros de chuva desde a madrugada até às 7h desta terça (8).

Em Tabira, no Sertão do Pajeú, mais de 100 milímetros de chuva foram registrados em poucos minutos. O rio Tabira transbordou e casas foram alagadas. No distrito de Ibitiranga, na cidade de Carnaíba, também no Sertão do Pajeú, a chuva provocou falta de energia e aulas foram suspensas.

A coordenadora do laboratório de mudanças climáticas do Instituto Agronômico de Pernambuco, Francis Lacerda, explicou que o fenômeno no Sertão é a zona de convergência intertropical. Esse mesmo fenômeno é intensificado pelo efeito estufa.

Outras localidades prejudicadas nos últimos dias são as cidades de Tabira, Carnaíb…

Acidente grave envolve 11 veículos em Boa Viagem, Zona Sul do Recife

Imagem
Pelo menos onze veículos se envolveram no acidente. Foto: Larissa Rodrigues/DP/D.A Press Carros ficaram empilhados após colisão. Foto: Diogo Melo/Cortesia Foto: Folha de Pernambuco
Onze veículos, sendo dois ônibus, oito carros e uma moto, colidiram no fim da tarde desta terça-feira (8) na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem. Cinco pessoas ficaram feridas, ninguém em estado grave. De acordo com o Instituo de Criminalística (IC) ainda não é possível afirmar o que provocou o acidente.

Um dos feridos, Manoel Gilberto Silva de Holanda Cavalcanti, 79 anos, foi socorrido e encaminhado ao Hospital da Restauração, no Derby, onde foi submetido a uma série de exames. Segundo parentes, o idoso sofreu uma fratura do fêmur e será transferido para um hospital particular.

Já Mirna Brendler Machado, de 48 anos, ficou presa nas ferragens e, depois de ser retirada com a ajuda dos Bombeiros, foi levada para a UPA da Imbiribeira. Ela sofreu apenas algumas escoriações e não corre riscos.

Segu…

Publicidade