terça-feira, 3 de abril de 2018

Homem morre após sofrer choque elétrico enquanto mexia em bomba de água, no interior de PE


Um homem de 27 anos morreu vítima de choque elétrico na tarde desta terça-feira (3) em Sairé, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, José Ailton Ferreira Henrique foi ajeitar uma bomba de água em uma cacimba, que fica atrás da residência dele, quando recebeu a descarga elétrica.

Ainda segundo a polícia, o homem, que morreu no local, iria puxar a água para um lava-jato, onde ele era proprietário. O caso aconteceu no Sítio Antas, na zona rural do município.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Por G1 Caruaru


MDB Nacional obriga diretório em Pernambuco a disputar governo do Estado

Presidente do PMDB, senador Romero Jucá, e o senador Fernando Bezerra Coelho durante solenidade para sua filiação ao PMDB

A Executiva nacional do MDB baixou uma resolução obrigando que os estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Roraima, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco e Santa Catarina tenham candidatura própria ao governo do Estado. Na prática, a medida tira a autonomia do vice-governador Raul Henry, atualmente no comando do diretório estadual, e induz à possível candidatura ao governo de Fernando Bezerra Coelho (MDB).

A resolução foi publicada na reta final do embate jurídico entre Raul Henry e o presidente nacional do MDB, senador Romero Jucá, que pretende dar o controle do diretório para o senador Fernando Bezerra. O diretório foi dissolvido no final de março, mas uma ação interposta por Raul no Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o resultado do processo que lhe afastou do comando.


Petrolândia: Colisão de moto e bicicleta na BR-316, no Bairro Nova Esperança, deixa 3 feridos


Pronto-Socorro do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima; duas das 3 vítimas foram encaminhadas - às 20h45 -  para o Hospital Otávio de Freitas, no Recife. (Foto: Assis Ramalho)

No início da noite desta terça-feira (03), por volta das 6h30, aconteceu na BR-316, rodovia que corta a cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, acidente envolvendo uma moto e uma bicicleta, com vítimas em estado grave. 

Segundo foi apurado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, a moto com um casal - residentes de Petrolândia - trafegava na rodovia, no sentido Floresta/Petrolândia, ao passar no trecho que cruza o Bairro Nova Esperança, chocou-se com a bicicleta, conduzida por um agricultor de 63 anos - residente do BNE -  que retornava da roça e entrou na pista. A falta de iluminação no local pode ter contribuído para o acidente que provocou graves ferimentos no condutor da moto e no ciclista.

As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, onde receberam os primeiros socorro. 

O condutor da moto e o ciclista foram encaminhados para o Hospital Otávio de Freitas, no Recife, as 20h e 45. A mulher foi medicada na própria unidade de saúde. 

Redação do Blog de Assis Ramalho


Presos destroem cadeia pública em Serra Talhada, no Sertão de PE


Detentos da cadeia pública de Serra Talhada promoveram uma rebelião que deixou o lugar completamente destruído. A confusão teve início na tarde da última segunda-feira nas celas 3 e 6, quando os presos atearam fogo em colchões e utensílios. Eles também promoveram um quebra-quebra, arrancando grades de algumas celas e derrubaram parte da parede do pátio interno. Após a confusão, só controlada na madrugada desta terça-feira, todos os 77 detentos foram transferidos para unidades prisionais próximas da região. Por enquanto, a cadeia de Serra Talhada permanece desativada. 

O tumulto só foi resolvido depois que o juiz Marcus César Sarmento Gadelha, de Serra Talhada, conversou com os familiares, garantindo os direitos individuais dos prisioneiros. A negociação foi acompanhada do sub-comandante do 14º BPM, Major Costa Júnior. Dos 77 presos transferidos, 35 detentos deixaram o local ainda na madrugada com destino ao Presídio de Salgueiro, 38 para Arcoverde e quatro para Pesqueira. A Secretaria de Ressocialização determinou a abertura de sindicância para apurar a ocorência, que também foi registrada pela Polícia Militar na cidade.

Por Diário de Pernambuco


Governador do Ceará autoriza convocação de 249 oficiais da PM de concurso de 2013


Duzentos e quarenta e nove aprovados em concurso público da Polícia Militar do Ceará são convocados, de imediato, para iniciar o curso de formação e ingressar no quadro de oficiais combatentes da PM.

O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana, nesta terça-feira (3), durante transmissão ao vivo em rede social. Para o governador, a convocação dos concursados reforça o "compromisso do Governo com a segurança no Ceará".

O grupo é de remanescentes aprovados em concurso realizado no ano de 2013. Três anos depois, em 2016, a primeira turma de convocados, composta por 432 pessoas, iniciou o curso de formação (CFO) em 2016, pela Academia Estadual de Segurança Pública (AESP). Eles foram nomeados em junho daquele ano: 216 primeiros-tenentes - primeiro cargo no oficialato militar, 183 policiais militares e 33 bombeiros militares.

Curso de formação


MPPE ingressa com ação civil pública contra município de Pesqueira por descumprimento de acordo para adequação do matadouro local


Em razão do descumprimento dos compromissos firmados para a adequação do Matadouro Público às exigências sanitárias necessárias para realizar as atividades de abate de animais para o consumo humano de carne, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou na Justiça com uma Ação Civil Pública de Execução de Título Extrajudicial Por Quantia Certa contra o município de Pesqueira. As autoras da ação são as promotoras de Justiça Jeanne Bezerra Oliveira e Andréa Magalhães Porto Oliveira, que atuam na cidade nas Curadorias de Defesa da Cidadania/Saúde e Meio Ambiente/Consumidor.

O Compromisso de Ajustamento de Conduta entre a Prefeitura de Pesqueira e o MPPE foi publicado no Diário Oficial em 14 de fevereiro de 2017. Até 7 de março de 2018, data do ingresso da ação pelo MPPE, decorreram 237 dias, perfazendo a sanção pecuniária no total de R$ 474.000,00, já que a multa diária foi estabelecida em R$ 2 mil. O montante deverá ser revertido para o Fundo de que cuida o art. 13 da Lei nº 7347/85 (Lei da Ação Civil Pública), sem prejuízo da imediata interdição do estabelecimento.


TV Escola chega ao município de Tacaratu nesta quarta para gravações com a merendeira Gilda


Gilda trabalha na Escola Estadual Juazeiro, na agrovila 9 do Bloco 2 em Tacaratu

O reality show terá 13 episódios de 26 minutos cada e as escolhidas para participar foram as dez vencedoras das duas edições do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo FNDE.

Apresentadores da TV Escola, juntos com equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), chegam ao município de Tacaratu nesta quarta-feira (04), onde irão gravar matéria com a merendeira Gilda Rosângela Cordeiro.

As gravações vão fazer parte do programa Super Merendeiras, um reality show que vai ar na TV Escola a partir do segundo semestre deste ano e que contará com a participação de 10 merendeiras de todas as regiões do país.

Entre elas está a merendeira Gilda Rosângela Cordeiro, campeã da região Nordeste no concurso nacional Melhores Receitas da Alimentação Escolar de 2017.

Gilda trabalha na Escola Estadual Juazeiro, na agrovila 9 do Bloco 2 em Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, e é moradora da agrovila 10 do bloco 2 (da Reta). O prato de Gilda é feito com mandioca (macaxeira), couve e coxão de bode.



Gilda e as demais merendeiras vão concorrer entre si utilizando o que fazem de melhor: deliciosas receitas. A série terá 13 episódios de 26 minutos cada e as escolhidas para participar foram as vencedoras das duas edições do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. FNDE e TV Escola assinaram um termo de cooperação técnica para realizar o programa.

Duas delas vão para a grande final e uma será a grande vencedora. As receitas serão avaliadas por três jurados especialistas em alimentação e educação. Mas todas as participantes já são vencedoras, pois disputaram com cinco mil inscritas nas duas edições do Concurso Melhores Receitas.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Farmácia Central é o seu correspondente bancário


Com excelente localização, no centro de Petrolândia, o correspondente bancário da Farmácia Central, localizada na rua Aureliano de Menezes, é o seu correspondente bancário na cidade.

O antigo Banco Matriz agora é correspondente bancário do Banco do Brasil, o que permite saques, depósitos e pagamentos de aposentadorias INSS/BB, além dos serviços de receber boletos bancários, contas de Celpe, Compesa, telefone, vende recarga de crédito de celular.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Farmácia Central


Secretaria de Saúde de Pernambuco divulga nota sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e Síndrome Gripal

Até o momento, os casos de Srag estão 34% abaixo do registrado em 2017

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está, permanentemente, monitorando a circulação dos vírus respiratórios no Estado. Rotineiramente, o órgão também está em contato com os serviços de saúde e com os municípios para reforçar a importância da notificação dos casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), quando há a internação do paciente, e do uso da medicação (oseltamivir) para os casos com recomendação.

Neste ano, até o dia 17.03, a SES já identificou a circulação de três vírus da influenza em Pernambuco: A(H1N1), A(H3N2) e B. Esses vírus também já foram isolados em outros Estados brasileiros e países da América, segundo boletins recentes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), respectivamente.

DADOS EM PE – De acordo com o boletim da semana 11, que compreende o período até o dia 17.03, dos 174 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), um caso foi positivo para influenza A(H1N1). No mesmo período de 2017 foram 264 ocorrências, com 31 casos de influenza A(H3N2), 5 de influenza B e 2 de VSR. Comparando os dois anos, houve uma diminuição de 34% nos casos de Srag em 2018. O Brasil notifica obrigatoriamente os casos de Srag, que é quando há necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório.


Grupo das Oposições realiza último grande ato “Pernambuco Quer Mudar” em Ipojuca

O Grupo das Oposições em Pernambuco, liderado pelos senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (PMDB), os ministros Fernando Filho (Minas e Energia) e Mendonça Filho (Educação), o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) e os ex-governadores João Lyra Neto (PSDB) e Joaquim Francisco (PSDB) realizam, no próximo sábado (07/04), em Ipojuca, na Região Metropolitana, o quarto e último grande ato político. O evento ocorrerá no Centro de Convenções do Hotel Armação (PE-09, Porto de Galinhas), a partir das 9h30. Em pauta, os rumos do Estado e a necessidade de Pernambuco mudar.

Serviço:
“Pernambuco Quer Mudar”
Data: Sábado, 07/04
Local: Centro de Convenções do Hotel Armação (PE-09, Porto de Galinhas)
Horário: 9h30

Ascom Pernambuco Quer Mudar


Petrolândia: Vereador Toinho de Eugênio vai ao gabinete do presidente da EPTI para resolver problemas relacionados ao Terminal Rodoviário da cidade

Terminal Rodoviário de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/BlogAR)
Foto: Câmara Municipal de Petrolândia,

O Vereador Toinho de Eugênio, em seguimento aos seus trabalhos legislativos, esteve ontem, 02/04/18, às 14 horas no gabinete da presidente da EPTI (Empresa Pernambucana de Transportes Intermunicipais) para rever os problemas relacionados ao Terminal Rodoviário de Petrolândia que são a rescisão do contrato entre a SOCICAM, EPTI e o Governo do Estado, além de reformas de acessibilidade outrora solicitadas. Essa rescisão aconteceu desde o final de 2017, situação que conferiu ao Terminal Rodoviário desta cidade dificuldades de manutenção, sendo adotadas medidas provisórias em relação à limpeza do ambiente (assumindo essa responsabilidade temporária o permissionário da lanchonete, até solução definitiva).

Segundo a presidente da EPTI, as medidas necessárias para resolução do problema estão sendo adotadas, a começar pela articulação junto à Prefeitura de Petrolândia de uma nova administradora para o Terminal de Ônibus, mencionou em conversa com o Vereador Toinho, explicitando que já possuem uma proposta, que só está aguardando o parecer do procurador. E para tranquilizar a população o Vereador Toinho recebeu a confirmação que este problema está sendo resolvido e que não existe a proposta de mudança de localização deste Terminal.

Documento protocolado dia 02/04 às 14:00h, em reunião com a presidente da EPTI

Assessoria do Vereador Toinho.


Cantor pankararu Gean Ramos, de Jatobá-PE, é indicado a prêmio Internacional




Nos últimos anos o trabalho do cantor e compositor Gean Ramos Índio Pankararu vem atraindo atenção para musica produzida na mesorregião do São Francisco Pernambucano.

Em 2013 recebe o maior prêmio no Festival São Paulo Exposamba.

Em 2017 é mais uma vez vencedor Festival São Paulo Exposamba.

2018 começa de uma forma muito especial, o CD da sua autoria, intitulado INVERSÕES, foi indicado para o INDIGENOUS MUSIC AWARDS, o principal prêmio do mundo, reconhecendo as realizações de artistas indígenas e profissionais da indústria musical de todo mundo.

Esse prêmio não é somente uma conquista individual, mas também, um marco coletivo para o nossa região que será internacionalmente conhecida e elevada pela força da nossa música e da nossa cultura.

“Essa é uma conquista para o indígena brasileiro em especial para os povos do nordeste e para os três municípios pernambucanos Jatobá, Tacaratu e Petrolândia que juntos sediam as terras do povo Pankararu”.

A premiação ocorrerá no dia 18 de maio de 2018, será realizada na cidade de Winnipeg, Manitoba, no Canadá.

Por: Assessoria de Gean Ramos


Prefeito de Cabedelo, PB, preso em operação da PF era chefe de organização criminosa, diz Gaeco

Prefeito de Cabedelo (PB), Leto Viana, foi encaminhado à sede da Polícia Federal, na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)

O prefeito afastado e preso de Cabedelo, Leto Viana (PRP), foi identificado como líder da organização criminosa desarticulada na manhã desta terça-feira (3) durante a operação Xeque-Mate da Polícia Federal e do Ministério Pública da Paraíba. O coordenador do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba, Octávio Paulo Neto, afirmou que Leto coagia os vereadores para tomarem decisões que ele quisesse.

Leto Viana, cinco vereadores de Cabedelo, cidade da Grande João Pessoa, e outras cinco pessoas foram presas na manhã desta terça durante uma operação que cumpriu 11 mandados de prisão preventiva, 15 sequestros de imóveis e 36 de mandados busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Além dos mandados, a Justiça decretou o afastamento cautelar do cargo de 85 servidores públicos, incluindo o prefeito e o vice-prefeito de Cabedelo, e o presidente da Câmara Municipal. Todos os 11 alvos de mandados de prisão foram detidos.

Polícia Federal apreendeu R$ 93 mil na casa do presidente da Câmara de Cabedelo

De acordo com Octávio Paulo Neto, Leto Viana determinava as ordens a serem seguidas e os demais agentes políticos seguiam. “Existia um hierarquia, em que pese existir um aspecto celular um pouco anárquico porque cada vereador tinha seus interesses particulares e financeiros, o controle disso caia sobre a figura do chefe do poder executivo”, explicou.


Colisão entre caminhão e caminhonete deixa um morto em Delmiro Gouveia, AL

Atualizado as 23:00

Crédito (RADAR89.COM.BR)

Uma colisão frontal entre um caminhão e uma caminhonete S-10 deixou uma pessoa morta nesta terça-feira (3) na BR-423, no município de Delmiro Gouveia, Sertão alagoano. A ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros da cidade por volta de 14h.

A vítima, Luiz Carlos Felipe Feitosa, 68, ficou preso às ferragens e morreu no local. Ele estava na caminhonete, com placas de Aracaju, em Sergipe.

No veículo, ainda foi encontrado um cartão de acesso à Usina Apolônio Sales, que integra o Complexo de Paulo Afonso e é gerido pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Procurada pela reportagem, a empresa informou que ele não era funcionário, e que o cartão era de visitante.

O condutor do caminhão, que não teve o nome divulgado, teve escoriações leves e passa bem. A placa do veículo é de Minas Gerais.

Ainda de acordo com os Bombeiros, também foram acionados a Polícia Civil (PC), o Instituto Medicina Legal (IML) de Arapiraca e a Polícia Rodoviária Federal (PRF-AL).

A PRF informou ao G1 que a ocorrência foi registrada pela PRF de Paulo Afonso, na Bahia, por ser
a região mais próxima do local do acidente.

Por G1 AL


Governo disponibiliza R$ 5 bi para projetos no setor de turismo


O Ministério do Turismo lançou hoje (3) o Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo), que vai destinar R$ 5 bilhões para projetos no setor. Com o programa, estados e municípios terão acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados em instituições parceiras, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para acessar o recurso, os interessados têm de integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, um sistema que já conta com 3.285 cidades e 328 regiões turísticas.

De acordo com o Ministério do Turismo, as propostas para obtenção de financiamento deverão contemplar, principalmente, projetos na área de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. As diretrizes estratégicas do programa priorizam também ações de qualificação, promoção, apoio à comercialização, pesquisa e inovação, empreendedorismo e parcerias público-privadas.


PSB diz que Joaquim Barbosa vai se filiar ao partido nesta sexta-feira (06)


O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse à reportagem que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa vai se filiar ao partido nesta sexta-feira, 7. "É provável que se filie ao partido na sexta. Já a candidatura dele à Presidência é outro tema. É importante que ele se filie para depois maturarmos isso", afirmou o dirigente.

A tese de lançar o ex-presidente do STF na disputa pelo Palácio do Planalto é defendida com entusiasmo pela bancada do PSB na Câmara, mas sofre resistências de alas dos partidos.

Aliado do governador Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à Presidência, o vice governador de São Paulo, Márcio França, é um dos que se opõem a ideia.

Agência Estado/O Povo


Petrolândia: Aniversariante do dia, Jorge recebe o carinho da família e de amigos


Paulista de nascimento e petrolandense de coração, o querido Jorge Santos comemora neste 03 de abril seus 55 anos e recebe de todos os seus familiares e amigos as mais sinceras felicitações.

Jorge Nasceu em São Paulo-SP e viveu por lá toda a sua infância e adolescência com seus pais, Dona Zezé e o Sr. Jonas, e seus irmãos, Geni, Gislene e Jair. Até então, pai dos seus três primeiros filhos, o paulista conheceu ainda na sua terra natal, a Petrolandense que mais tarde o traria a princípio para conhecer sua terra, a Professora Alba Leal. Há 26 anos, o que era para ser uma visita acabou sendo o primeiro passo para uma vida inteira às margens do Rio São Francisco. Aqui, Jorge chegou e decidiu constituir família, casou-se, foi pai e avô e afirma que não poderia ter escolhido outro lugar para viver, senão na querida Petrolândia. Concursado na prefeitura municipal, Jorge serviu por muitos anos como condutor de ambulância no hospital municipal Dr. Francisco Simões de Lima, onde fez muitos amigos e hoje, com muito amor e dedicação coordena a equipe de condutores.

Nesta data tão especial, pelo trabalho prestado, por todo carinho e dedicação, agradecemos e desejamos que Deus em sua infinita bondade o cubra de bênçãos hoje e sempre. Feliz Aniversário!

Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Aarin Leal, filha do aniversariante


Lutador de MMA é assassinado na frente de esposa e filho no Pará


O lutador de MMA Adriano Sylberth Santana Pereira, o Adriano Mamute, de 29 anos, foi assassinado na frente da mulher e do filho de nove anos dentro de sua casa na madrugada desta terça-feira, 3, em Belém, no distrito de Outeiro.

Segundo o G1 de Belém, a Polícia Civil informou que Adriano estava em sua residência quando três homens, com rostos cobertos e armados, bateram na portas dos fundos da casa e a invadiram. Ele correu para o quarto, onde estavam sua esposa e filho, mas foi perseguido pelos suspeitos que, ao chegarem ao cômodo, partiu na direção de Adriano e atiraram contra ele.


"M de Michel, M de Meirelles, M de MDB": Ministro da Fazenda filia-se ao MDB e diz que candidatura à presidência ainda está sendo discutida

A cerimônia de filiação ocorreu na sede do partido, em Brasília e contou com a presença de Michel Temer e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco. É preciso evitar "políticas populistas, oportunistas, que levaram o país à pior recessão da história”, diz o ministro Henrique Meirelles (Foto: Alan Santos/PR)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que se filiou hoje (3) ao MDB, informou que deverá permanecer no cargo até sexta-feira (6) e que o nome de seu sucessor será definido nos próximos dois dias. Sobre a possibilidade de se candidatar à Presidência da República nas eleições deste ano, Meirelles disse que isso ainda está sendo discutido.

“Tenho o projeto de candidatura à Presidência e, entrando no partido, vamos discutir os próximos passos e qual a melhor composição partidária, de forma a evitar que o Brasil tenha políticas populistas, oportunistas, que levaram o país à pior recessão da história”, afirmou.

A cerimônia de filiação ocorreu na sede do partido, em Brasília e contou com a presença do presidente Michel Temer e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.


Petrolândia: Audiência pública sobre iluminação pública é cancelada na Câmara por motivo de viagem da prefeita e secretários


Foto: Assis Ramalho

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolândia, Delano Santos, divulgou nota de esclarecimento para informar o cancelamento da audiência pública para debater a iluminação pública no Município, que seria realizada na manhã de sexta-feira (06). O motivo do cancelamento é a participação da prefeita Janielma Souza e dos secretários em congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que acontecerá na mesma data, no Recife.

A audiência será posteriormente marcada para outra data. 

Confira abaixo os documentos. 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Câmara Municipal de Petrolândia


Museu do Cangaço celebra o mês da Dança com atividades gratuitas no projeto “No Quintal do Museu”

Foto: Sebastião Costa

O Dia Internacional da Dança é celebrado no dia 29 de abril - aniversário do mestre do balé francês Jean-Georges Noverre, um dos pioneiros da dança moderna -, mas terá um mês de comemoração no Museu do Cangaço, no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. A programação gratuita, que vai de 08 a 29 de abril, sempre a partir das 20h, conta com vários artistas e grupos musicais do Sertão pernambucano, que se reúnem no projeto “No Quintal do Museu”.

Entre as companhias que integram o evento, estão o Grupo de Danças Gilvan Santos, Grupo Luar do Sertão, Coco Lampião, Grupo de Xaxado Zabelê, Cia de Danças Filhos de Sol, Quadrilha Junina Sertaneja, As Belas da Vila, Balé Cultural de Afogados da Ingazeira, Coco das Abelhas, Grupo Herdeiros do Xaxado, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião e Coco Trupé. Também serão apresentados os espetáculos “Brincar”, da Cia de Danças do SESC de Araripina, “Mistura Pernambucana”, de Serra Talhada.


Projeto Família na Praça estreia neste domingo em Araripina


A praça pública é um local livre que proporciona às famílias momentos de lazer e alegria, principalmente aos domingos. Com este intuito, a Prefeitura de Araripina inicia, neste domingo, 08 de abril, o projeto Família na Praça, na avenida Antônio de Barros Muniz, entre às 8 da manhã ao meio-dia.

O espaço será interditado pela Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Transporte – AMMTT e ficará a disposição das famílias araripinenses para as crianças se divertirem andando de patins, bicicleta, skate e também para a prática de atividades físicas, como caminhadas e corridas ou até mesmo para um simples bate-papo entre os amigos e familiares.


Arcoverde: vereadores aprovam projeto de Zirleide que beneficia crianças autistas


Foi aprovado nesta segunda-feira (2) pela Câmara de Vereadores de Arcoverde, por unanimidade, o projeto de Lei de autoria da vereadora Zirleide Monteiro (PTB) que obriga os estabelecimentos públicos e privados localizados no município a inserir, nas placas de atendimento prioritário, o símbolo mundial do Autismo, bem como, nas placas indicativas de vagas preferenciais em estacionamentos e garagens, mensagens educativas.

O projeto é uma homenagem e um reconhecimento ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, ocorrido nesta segunda-feira (2). O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.


Conselho administrativo do Iterpe realiza reunião para discutir novas estratégias com foco no fortalecimento do órgão


Na manhã da última terça-feira (27), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, também presidente do Conselho de Administração do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), Wellington Batista, reuniu-se com o conselho administrativo do órgão e membros do ProRural, IPA, CPRH e OCBS, na sede do IPA, localizada no bairro do Bongi, para discutir novas estratégias de crescimento voltados ao Iterpe.

A reunião, realizada duas vezes ao ano, teve o objetivo de debater sobre a indicação de novos membros e respectivos suplentes para o Biênio 2018-2020, a formação do Grupo de Trabalho para encaminhamento sobre o quadro de colaboradores, a possível prorrogação da Seleção Simplificada por mais dois anos, a prestação de contas do exercício 2017 e outros assuntos de interesse do órgão.


Operação da PF investiga corrupção em cartório de imóveis na Bahia


A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (3) a Operação Factum, com o objetivo de investigar práticas criminosas envolvendo o Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas de Vitória da Conquista, na Bahia. De acordo com a PF, investigações prévias feitas em 2016 já comprovaram a prática de irregularidades como falsidade ideológica, uso de documentos falsos, tráfico de influência, além de cobranças de “taxa de agilização” pelo titular do cartório, para a realização de atos cartorários.

Por meio de nota a PF informou que 57 policiais federais cumprem quatro mandados de prisão, sendo uma preventiva e três temporárias; oito mandados de busca e apreensão; além de medidas cautelares diversas, nas cidades de Vitória da Conquista e Salvador.

Nas investigações feitas em 2016 a PF já havia constatado que o titular do cartório não vinha cumprindo decisões emitidas pelas Justiça Federal e do Trabalho, após denúncias anteriores. Diante disso, o Superior Tribunal de Justiça fixou a competência da Justiça Federal para o processamento do inquérito policial e das medidas cautelares correlatas.


General da reserva diz que se Lula se eleger só restará a intervenção militar


O general de Exército da reserva Luiz Gonzaga Schroeder Lessa afirmou que, se o Supremo Tribunal Federal (STF) deixar Luiz Inácio Lula da Silva solto, estará agindo como "indutor" da violência entre os brasileiros, "propagando a luta fratricida, em vez de amenizá-la".

Lessa foi além e disse que, se o tribunal permitir que Lula se candidate e se eleja presidente, não restará outra alternativa do que a intervenção militar. "Se acontecer tanta rasteira e mudança da lei, aí eu não tenho dúvida de que só resta o recurso à reação armada. Aí é dever da Força Armada restaurar a ordem. Mas não creio que chegaremos lá."

As declarações de Lessa se inserem na onda manifestações de oficiais generais da reserva contra a concessão de habeas corpus para impedir a prisão de Lula e a possibilidade de o petista se candidatar à Presidência. "Nosso objetivo principal nesse momento é impedir mudanças na lei e colocar atrás das grades um chefe de organização criminosa já julgado e condenado a mais de 12 anos de prisão que, com o respaldo desse supremo fortim (o STF), tem circulado livre e debochadamente por todo o território nacional, contando mentiras, pregando o ódio e a luta de classes", escreveu o general Paulo Chagas, que é pré-candidato ao governo do Distrito Federal.


Petrolândia: Educação e inclusão são temas de campanha de conscientização sobre autismo, realizada pelo Centro Beethoven


Educação, alegria e inclusão. Estes foram os principais temas abordados nas atividades realizada pelo Centro Beethoven de Educação Especial de Petrolândia, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta segunda-feira, 2 de abril.

O ato foi realizado com caminhada e parada no Mercado Público, no centro da cidade. Crianças com autismo, juntamente com professoras, distribuíram adesivos e panfletos para as pessoas que passavam pelo local.

O Dia especial é comemorado mundialmente, pois é o "Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo". Monumentos famosos de todo o mundo são iluminados pela cor azul e pessoas que abraçam esta causa também usam o azul.

Hoje, a cada 68 crianças, uma possui Autismo. E a estatística tem aumentado a cada dia...
Chamar a atenção é imprescindível, para gerar melhorias em políticas públicas voltadas para as pessoas com Autismo. Para fazer as intervenções necessárias com o objetivo de minimizar impactos negativos desse transtorno sobre a vida dessas pessoas, elas necessitam realizar diversos tipos de terapias importantes. A maioria dessas pessoas dependem do tratamento oferecido por entidades filantrópicas. Ainda assim existem centenas de pessoas em filas de espera... Necessitamos que o SUS disponibilize tratamento especializado e de qualidade voltados para as pessoas com Autismo.

Ver fotos>Campanha de conscientização sobre autismo em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Cristênea/Coordenadora do Centro Beethoven de Petrolândia-PE



Prefeito, vice-prefeito e vereadores de Cabedelo, PB, são presos em operação da Polícia Federal por corrupção

Cerca de 200 policiais estão cumprindo mandados de prisão em Cabedelo nesta terça-feira (3) (Foto: Walter Paparazzo/G1)

O prefeito de Cabedelo, Leto Viana (PRP), o vice-prefeito e mais cinco vereadores foram presos durante a operação Xeque-Mate, deflagrada na manhã desta terça-feira (3) pela Polícia Federal, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba. A operação tem como objetivo desarticular um esquema de corrupção na administração pública no município localizado na região da Grande João Pessoa.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventivas, 15 sequestros de imóveis e 36 de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Além dos mandados, a Justiça decretou o afastamento cautelar do cargo de 85 servidores públicos, incluindo o prefeito e o vice-prefeito de Cabedelo, e o presidente da Câmara Municipal. Segundo informações da Polícia Federal, a esposa do prefeito, que é vereadora na cidade, também é alvo de mandado de prisão.


Casal é flagrado com picape clonada na BR 232, em São Caetano

Veículo possuía registro de roubo no mês de fevereiro deste ano, em Bezerros (Foto: Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, nesta segunda-feira (02), um homem, de 37 anos, e uma mulher, de 21, que estavam em uma picape clonada, na BR 232, em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. O veículo havia saído de Arcoverde, no Sertão, em direção à Recife.

Durante a abordagem no quilômetro 145 da rodovia, o Grupo de Patrulhamento Tático da PRF realizou uma vistoria minuciosa nos caracteres identificadores do carro e constatou diversas irregularidades. Após a verificação, os policiais descobriram que o automóvel possuía um registro de roubo em fevereiro deste ano, no município de Bezerros, também no Agreste.


MPPE ajuíza ação para tentar reabrir agência do Banco do Brasil em Carnaíba


De acordo com Promotor de Justiça, a inércia do banco em reabrir a agência danificada pela ação de criminosos penaliza os moradores de Carnaíba e região, além de constituir prática abusiva

Em defesa dos direitos dos consumidores, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou com ação civil pública com pedido de liminar requerendo à Justiça que obrigue o Banco do Brasil a reabrir e manter em funcionamento a agência da cidade de Carnaíba, que foi explodida por bandidos em 2 de fevereiro deste ano. O MPPE também requereu que o banco se abstenha de reduzir o serviço transformando a agência em posto de atendimento.

Além do pedido de tutela antecipada, o promotor de Justiça Ariano Aguiar também requereu, em caráter definitivo, a condenação do Banco do Brasil ao pagamento de danos morais coletivos no valor de R$ 5 milhões. Cabe ao Juízo de Carnaíba, se aceitar o pleito do MPPE, definir o valor a ser pago e o fundo ao qual serão destinados os recursos.


Serra Talhada e Salgueiro na rota da Super Mix Itinerante

A caravana chega às cidades do Sertão pernambucano, respectivamente, nos dias 10 e 12 de abril, com palestras, minifeira e rodadas de negócios.

Após fomentar negócios em Petrolina, a versão itinerante da Super Mix chega a Serra Talhada e Salgueiro com todo o gás. O evento aporta na Capital do Xaxado no dia 10, das 16h às 22h, no Hotel São Cristóvão. Já na Encruzilhada do Nordeste, a visita será no dia 12, no mesmo horário, no Salgueiro Plaza Hotel. Promovidos pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) e a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), os eventos levam uma amostra da 13ª da feira de negócios para importantes cidades do interior do Estado.

A coordenadora da Super Mix, Paula Valéria, destaca que primeira parada da caravana Itinerante, em Petrolina, trouxe resultados importantes para os empresários participantes. “A Super Mix Itinerante gerou R$ 600 mil em negócios e contou com a participação de empresas conceituadas no mercado, como a Cadan, Compare, Vitamassa, Ondunorte, Remix, Capricche, São Braz, Grupo San Francisco, Metal Design e Rod Car. Esperamos que os números sejam cada vez mais expressivos a cada cidade que visitarmos”, destaca.


Venezuelanos começam a ser transferidos de Roraima para outros estados nesta semana


Quase 600 venezuelanos que estão em Roraima serão transferidos para outros estados a partir desta semana. Eles emigraram fugindo da situação política e econômica do país natal em um movimento que levou quase 40 mil a tentarem a vida no Brasil.

Um dos objetivos da medida é desafogar a situação nas cidades de Roraima, que atualmente concentram dezenas de milhares de venezuelanos. Com isso, espera-se garantir melhores condições aos imigrantes, boa parte com alta escolaridade e chances de colocação no mercado de trabalho.

Do total, 350 vão para a cidade de São Paulo, 100 para Cuiabá, 70 para Manaus e 30 para Campinas (SP). A escolha das cidades foi feita a partir do diálogo entre o governo federal e prefeituras, que se disponibilizaram a recebê-los. Segundo a Casa Civil da Presidência da República, a capital paulista aceitou a ida de um contingente maior pela experiência desenvolvida com o acolhimento de haitianos.


Abertas as inscrições e submissão de trabalhos para o II Simpósio do Bioma Caatinga


O período de submissão de trabalhos para o II Simpósio do Bioma Caatinga (Sibic) está aberto até o dia 30 de abril. Já as inscrições para participantes têm valor promocional até 15 de maio. O evento acontece de 30 de julho a 3 de agosto de 2018, no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro-BA.

Produtores, estudantes, técnicos, pesquisadores, gestores públicos, empresários, empreendedores e todos que tenham algum relacionamento com a Caatinga e seus recursos naturais são o público alvo do Simpósio, que busca consolidar um espaço de discussão sobre o bioma, bem como apresentar experiências exitosas de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Para o pesquisador da Embrapa Semiárido e um dos organizadores do Sibic, Diogo Denardi Porto, o evento é uma oportunidade para pessoas de várias áreas se encontrarem e discutirem de forma racional e sustentável os recursos em prol do desenvolvimento socioeconômico da região.


Criminosos explodem agência bancárias em Maribondo e Piranhas, AL

Banco do Brasil de Piranhas

Criminosos fortemente armados invadiram e explodiram os caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal da cidade de Maribondo, região Metropolitana de Maceió, e em Piranhas, Sertão de Alagoas. As ações ocorreram por volta de 2h30 e 3h, respectivamente.

De acordo com o tenente Fernando, do 10º Batalhão, após a explosão em Maribondo, os criminosos fugiram em dois veículos, uma Ranger de cor vermelha e um Cross Fox de cor branca.

"Os elementos levaram um segurança da prefeitura e outra pessoa que estava próxima ao local. Elas foram liberadas na estrada que dá acesso a cidade de Anadia. Os suspeitos fugiram e ainda não foram identificados", afirma.