sábado, 26 de setembro de 2020

Eleições 2020: Petrolândia tem 5 chapas registradas com candidaturas a prefeito; 160 vão disputar as 11 cadeiras da Câmara Municipal

O prazo para encerramento do registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminou neste sábado (26/09). Os dados referentes a Petrolândia indicam, até o momento, cinco chapas majoritárias (candidatos a prefeito e vice) e 160 candidaturas a vereadores. 

As candidaturas na majoritária são:

DR. JOÃO e Lulão (13) - "Petrolândia vai sorrir de novo" (PODE / PSL / AVANTE / PT)
FABIANO MARQUES e Rogério Novaes (14) - "Petrolândia pode mais" (PTB / PSD / REPUBLICANOS / MDB)
FABIANO OLIVEIRA e Cleusa Chagas (90) - PROS/Sem coligação
JANE e Anselmo da Farmácia (40) - "Por amor a Petrolândia" (PSB / SOLIDARIEDADE / DC / PRTB)
JOÃO BATISTA JOTA e Assis Cavalcanti (23) - CIDADANIA/Sem coligação

O destaque da eleição majoritária é a coligação entre PT e PSL, legendas colocadas em extremos opostos no cenário político nacional, após o embate das eleições presidenciais de 2018. 

Proporcional

A eleição proporcional tem, até agora, 160 candidatos a uma das 11 cadeiras na Câmara Municipal de Petrolândia. 

Há alguns destaques nas candidaturas à Câmara Municipal. Um deles é o nome de urna escolhido pela  professora Adriana Gomes de Araújo (PSOL), candidata a prefeita pelo PT em 2016. O nome de urna da candidata é LUTAS, indicativo de que poderá ser um mandato coletivo.

Após idas e vindas, entre o grupo de Fabiano (PTB) e o de Dr. João (PT), o popular Cézar de Creuza fez o registro de sua candidatura pelo PODE (antigo PTN), que apoia Dr. João. Senhor de Lau, ex-candidato a prefeito em 2012, tem registro de candidatura a vereador no PSL do atual vereador Jorge Lino Viana, que concorre a reelição. O partido também está na coligação com o PT. 

O jovem André Luiz vai concorrer a vereador no partido de Fabiano Oliveira (PROS), com o nome de urna André Lino. 

Troca de partidos dos vereadores com mandato

Alguns dos vereadores eleitos ou reeleitos em 2016 trocaram de partidos. Dr. Eudes, reeleito para segundo mandato pelo PV, no palanque de Ricardo e Jane, passou para a bancada oposicionista e vai concorrer a reeleição pelo PTB, no palanque de Fabiano Marques e Rogério Novaes. Dedé de França, eleito pelo PSB, partido da prefeita Jane. Este ano, Dedé filiou-se ao MDB, partido que também apoia o candidato Fabiano Marques. 

Nilson Pescador foi eleito em 2016 pelo PSDC, no palanque de Dr. João, onde também foi eleito Louro do Vidro, então filiado ao PCdoB. Em 2020, Nilson vai concorrer a reeleição pelo PODE, novamente com Dr. João. Louro do Vidro passou a integrar o PSD, na coligação com o PTB.  

Permanecem nos partidos em que foram eleitos os vereadores Delano Santos (PSB), Sílvio Rogério (Solidariedade), Zé Pezão (PTB), Joilton Pereira (PTB), Jorge Viana (PSL) e  Evaldo Nascimento (PSD). 

Pelo menos uma vaga na câmara está aberta à concorrência. O vereador Toinho de Eugênio trocou o Solidariedade pelo PT, mas não poderá concorrer a novo mandato, após ser descartada sua pré-candidatura a vice-prefeito. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

PGR pede que STF abra inquérito contra ministro da Educação por homofobia


A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito para investigar se o ministro da Educação, Milton Ribeiro, cometeu possível crime de homofobia.

O pedido é assinado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, e se baseia em uma entrevista do ministro Milton Ribeiro ao jornal “O Estado de S. Paulo”, publicada na quinta-feira (24).

O ministro foi questionado sobre educação sexual na sala de aula. Disse que era um tema importante para evitar gravidez precoce, mas que não era necessário discutir questões de gênero nem a homossexualidade, que ele atribuiu a "famílias desajustadas".

Ele declarou: "Acho que o adolescente, que muitas vezes, opta por andar no caminho do homossexualismo (sic), tem um contexto familiar muito próximo, basta fazer uma pesquisa. São famílias desajustadas, algumas. Falta atenção do pai, falta atenção da mãe. Vejo menino de 12, 13 anos optando por ser gay, nunca esteve com uma mulher de fato, com um homem de fato, e caminhar por aí. São questões de valores e princípios."

No documento, o vice-procurador-geral afirma que o ministro proferiu manifestações depreciativas a pessoas com orientação sexual homoafetiva. E acrescenta que sua excelência, na oportunidade, fez afirmações ofensivas à dignidade do apontado grupo social.

Segundo a PGR, a afirmação pode caracterizar uma infração penal ao induzir ou incitar a discriminação ou preconceito. A procuradoria sugeriu ao Supremo que se o inquérito for aberto, o depoimento do ministro da Educação à Policia Federal seja a primeira medida a ser tomada. O relator do caso é o ministro Dias Toffoli, que não tem prazo para decidir se acolhe ou não o pedido.

Em nota, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que jamais pretendeu discriminar ou incentivar qualquer forma de discriminação em razão de orientação sexual. Afirmou ainda que trechos da fala, retirados de contexto e com omissões parciais, foram reproduzidos em redes sociais, o que agravou a interpretação equivocada. Por fim, Milton Ribeiro pediu desculpas e declarou respeito a todo cidadão brasileiro, independentemente de orientação sexual, posição política ou religiosa.

G1

Palestras virtuais com juventude rural do Polo Sertão do Submédio São Francisco acontecem na próxima terça (29)


Divulgação/ Sindicato Dos Trabalhadores As de Petrolândia

Chesf realiza simulado com empregados e trabalhadores de empresas prestadoras de serviço da usina de Xingó


A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realizou hoje (25) simulado de abandono de área com todos os empregados e trabalhadores de empresas prestadoras de serviço da usina hidrelétrica de Xingó, em Sergipe. Cerca de 40 pessoas foram deslocadas por ônibus e carros até o ponto de encontro externo, localizado no Centro de Recepção de Visitantes da UHE Xingó, seguindo todos os protocolos de saúde diante da situação atual da pandemia.

“A Chesf já faz, rotineiramente, simulados de abandono de área, que é uma forma de todos estarem treinados com foco na Segurança do Trabalho. A Empresa vem implantando os Planos de Ação de Emergência em todas as usinas e, nesta etapa, estão sendo realizados os treinamentos de simulados internos de segurança de barragens. Ao realizarmos esses simulados, enfatizamos a prevenção”, disse Patrícia Neves, assessora da Diretoria de Operação, que coordena as ações de implantação dos Planos de Ação de Emergência (PAE) de todas as usinas da Companhia.

As barragens da Chesf são extremamente seguras, contam com um rigoroso processo de monitoramento contínuo e rígidos protocolos de regulação e fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Os simulados de abandono de área são importantes para que as equipes estejam treinadas e preparadas para agir adequadamente em todos os cenários previstos no plano de emergência.

A usina de Xingó é a maior em potência instalada da Chesf, com cerca de 3.000 MW. Todas as hidrelétricas da Companhia realizarão simulados como este. O próximo treinamento será na Usina Luiz Gonzaga (PE), em outubro.

Por - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)

Fernando Monteiro celebra revitalização da Adutora do Garças, em Santa Maria da Boa Vista

O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) esteve em Santa Maria da Boa Vista, na noite desta sexta-feira (25), para a entrega da Adutora do Garças, que foi revitalizada. Na ocasião, o parlamentar, que viabilizou recursos na ordem de R$ 1 milhão através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a conclusão da obra, reafirmou seu compromisso com a cidade sertaneja.

Considerada essencial para o incremento da agricultura familiar na região, a adutora, que se encontrava desativada, vai irrigar inicialmente 1,2 mil hectares e gerar cerca de 4 mil empregos. Durante o encontro, promovido por associações da região da Adutora do Garças, Fernando Monteiro levou aos sertanejos uma mensagem do ex-governador Roberto Magalhães, que construiu a adutora durante a sua gestão, na década de 1980. No texto, o ex-governador falou de seu carinho pelo município e manifestou o seu desejo de fartura para a safra de 2021.

Na ocasião, Fernando Monteiro falou de seu empenho em continuar trabalhando para o incentivo à economia e pela qualidade de vida do povo de Santa Maria da Boa Vista. “Dar assistência aos que mais precisam é minha obrigação. Na vida pública temos que conhecer os problemas de perto e é assim que trabalho. Poder participar desta conquista é motivo de celebração”, afirmou o deputado pernambucano.

Por Assessoria de Comunicação

Boletim deste sábado (26/09): Pernambuco registra 672 novos casos e 27 óbitos oficiais por Covid-19


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou, neste sábado (26), o novo balanço de casos da Covid-19 no estado. Foram confirmados mais 672 casos da doença, sendo 24 (o equivalente a 3,6%) deles graves, com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e outros 684 (96,4%) leves, ou seja, pacientes que não precisaram de internamento hospitalar. Com os novos números, Pernambuco totaliza 144.940 casos confirmados, sendo 26.198 graves e 118.742 leves.

A secretaria confirmou, ainda, 27 óbitos decorrentes da Covid-19, ocorridos desde o dia 14 de abril. Desse total, apenas 10 (o equivalente a 37%) foram registrados neste mês de setembro, enquanto as outras 17 fatalidades aconteceram entre os dias 14 de abril e 23 de agosto. Com os novos registros, as mortes pelo novo coronavírus no estado sobem para 8.156. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por Diário de Perrnambuco

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão de segunda a sexta da próxima semana na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta


 A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para a próxima semana, de 28 de setembro a 02 de outubro/2020; confira acima!


A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).





Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Adquira já o seu!





Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Clinica Mais Saúde


Petrolândia: Fabiano Marques anuncia apoio da empresária Rosa de seu Amadeu e do esposo Bacelar


O grupo do Desenvolvimento de Petrolândia, aumenta a cada dia.

É com muita satisfação e alegria que recebemos o apoio do amigo Bacelar e sua esposa Rosa.

Vamos caminhar juntos, levando esperança em cada coração petrolandense.


Fabiano Marques

Petrolândia/Agrovila 01 Proj. Barreiras: No aniversário de 103 anos, dona Regina ganha parabéns do poeta e blogueiro Tony Xavier

Aniversariante deste sábado (26/09/2020), dona Regina, moradora da Agrovila 01 do Projeto Barreiras, e mãe do sargento aposentado da Polícia Militar, Jota Santos, tem a honra de comemorar 103 anos de vida. Na oportunidade, ela recebe as felicitações da família e do poeta e Blogueiro Tony Xavier.

Parabéns dona Regina ou simplesmente dona Nô, como a maioria de todas a pessoas a conhecem, Que Deus continue nos presenteando com a sua presença aqui junto a nós por muito mais tempo. Parabéns e feliz aniversário!

Tony Xavier
O Poeta do Povo

Aniversariante Dona Regina ao lado do bisneto Lala e do blogueiro (Poeta Tony Xavier)

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Salete Xavier

Palmeiras x Flamengo: Justiça aceita pedido de Sindiclubes, suspende jogo e estipula multa de R$ 2 milhões

Veja abaixo trecho final da decisão que suspendeu a partida entre Palmeiras e Flamengo — Foto: Reprodução


O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro determinou a suspensão da partida entre Palmeiras e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, marcada para as 16h (de Brasília) deste domingo, em São Paulo. O órgão acatou o pedido do Sindeclubes, o sindicato dos funcionários de clubes no estado, que entrou com uma ação civil pública, assinada pelo advogado Henrique Fragoso, na sexta-feira.

O pedido de adiamento da partida até que os empregados do clube carioca cumprissem quarentena foi justificado com a possibilidade de contágio. A decisão é assinada pelo juiz do trabalho Filipe Olmo. A multa para descumprimento da decisão foi estabelecida em R$ 2 milhões.

No documento, o sindicato alega que 21 profissionais estão escalados pelo clube para o jogo e vê "risco elevado de contágio", uma vez que muitos deles estiveram no Equador, quando houve um surto de contaminação de coronavírus na delegação rubro-negra.

O Sindeclubes é presidido por José Pinheiro dos Santos, que é funcionário da segurança do Flamengo. Segundo ele, o pedido para que fosse feita a ação partiu de empregados rubro-negros, preocupados com a realização da partida.

O Flamengo, por sua vez, entrou com um pedido de revisão da decisão do STJD, que na sexta-feira indeferiu a solicitação rubro-negra de adiar o jogo. Ainda não houve nova resposta do tribunal.

Confira a decisão do juiz do trabalho Filipe Olmo:

"Apesar dos protocolos estabelecidos pela CBF e pelo 2º réu, é público e notório, pelos documentos e notícias juntadas aos autos, que há um surto focalizado entre os empregados e jogadores do Clube de Regatas do Flamengo. Em razão dos eventuais resultados falso-negativos e da possibilidade de haver infectados dentro do período de incubação, não há garantia de que os empregados saudáveis não terão contato com outros empregados que possam estar infectados.

Deve-se ressaltar, ainda, que os exames são realizados com antecedência de 2 a 3 dias, e que outros empregados podem ter sido infectados após a realização do exame, em razão do surto focalizado já mencionado. Neste contexto, não há como garantir que empregados que tenham testado negativo estejam, de fato, saudáveis e não estejam transmitindo o vírus, seja pela possibilidade de resultado falso-negativo, seja pela possibilidade de ter contraído o vírus após a realização do exame.

Ressalte-se que o sindicato autor representa o staff do clube, composto, muitas vezes, por pessoas idosas e/ou pertencentes ao grupo de risco, o que potencializa o risco da realização da partida em questão.

Manter a partida implicaria risco demasiado para a saúde de jogadores das duas equipes, comissão técnica e demais empregados. Além disso, há risco de contaminação dos familiares, quando do retorno para casa."

Confira a relação completa de contaminados:

Jogadores

Noga
Pepê
Rodrigo Muniz
Gabriel Batista
Isla
Matheuzinho
Rodrigo Caio
Léo Pereira
Thuler
Gustavo Henrique
Renê
Filipe Luís
Willian Arão
Gomes
Diego
Everton Ribeiro
Vitinho
Bruno Henrique
Michael

Delegação

Rodolfo Landim (presidente)
Marcos Braz (vice de futebol)
BAP (vice de relações externas)
Domènec Torrent (treinador)
Marcio Tanure (médico)
Juan (diretor)
Marcio Santos (supervisor)
Eduardo Calçada (fisioterapeuta)
Douglas Oliveira (nutricionista)
Cadu Furtado (analista de desempenho)
Vinícius Castro (assessor de imprensa)
Marcelo Flaeschen (assessor de imprensa)
Alex Silva (enfermeiro)
Rodrigo Ernesto (Offside logística)
Edvard Souza (Offside logística)
Dekko Roisman (conselho do futebol)
Diogo Lemos (conselho do futebol)

Por André Hernan e Fred Huber — Rio de Janeiro


Lions Clube de Tacaratu parabeniza a companheira Elivânia Lima, aniversariante de sexta-feira (25/09)

 

O Lions Clube de Tacaratu parabeniza a companheira "Elivânia Lima " pela passagem do seu aniversário comemorado nesta sexta-feira, 25 de setembro de 2020.

Pessoa de coração enorme que não mede esforços para ajudar o próximo. Deus continue abençoando infinitamente! 

Lions Clube de Tacaratu

Eleições 2020: Prazo para registro de candidaturas termina neste sábado; campanha nas ruas começa no domingo


O prazo para partidos apresentarem o pedido de registro das candidaturas nas eleições de 2020 termina às 19h deste sábado (26). No dia seguinte, domingo (27), começa o período da campanha eleitoral nas ruas. Até as 20h24 de sexta-feira (25), havia 443 mil candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador já registrados, segundo a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As datas foram definidas pelo TSE. Veja exemplos do que passa a ser permitido aos candidatos a partir de domingo:

*Realizar comícios;
*Carreatas;
*Distribuir material gráfico;
*Fazer propaganda na internet.

O horário eleitoral na televisão e no rádio começa no dia 9 de outubro e vai até 12 de novembro.

Calendário eleitoral

- 26 de setembro: prazo para registro das candidaturas;

- A partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;

- Após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral, também na internet;

- 9 de outubro: início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV

- 27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;

- 15 de novembro: primeiro turno da eleição;

- 29 de novembro: segundo turno da eleição;

- Até 15 de dezembro: data-limite para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;

- Até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

Por G1

Petrolândia: Professoras da Escola Municipal Sete de Setembro têm projeto de Ciências publicado no I Congresso Online Internacional de Educação

 

Professoras Amanda Araújo e Percília Ferreira


As professoras Amanda Araújo e Percília Ferreira, ambas Mestras em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, obtiveram reconhecimento do trabalho realizado no I Congresso Online Internacional de Educação (I CONIED), ocorrido entre os dias 06 e 10 de julho deste ano, o qual trouxe como tema central “Da Educação Básica ao Ensino Superior: desafios e oportunidades no exercício da docência na contemporaneidade.”

Atuando na disciplina de Ciências, na Escola Municipal Sete de Setembro, as professoras Amanda Araújo e Percília Ferreira propuseram às turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental uma sequência didática voltada à construção de terrários que, segundo trecho do resumo publicado e a própria experiência das docentes, “pode ser um excelente método alternativo nas aulas de Ciências abrangendo vários conteúdos, dentre eles, os ciclos Biogeoquímicos (água, oxigênio, gás carbônico, nitrogênio etc), Biomas do Brasil, Teia alimentar, Efeito Estufa, e muitos outros, pois se trata de um microssistema que pode ser utilizado como um laboratório para observações e atividades práticas.”

A sequência didática foi iniciada no final do ano letivo de 2019 e no início de 2020 foi dada a continuidade e a conclusão dos produtos finais: os terrários construídos pelos alunos, sob a orientação das professoras. Após a conclusão, veio a Pandemia do novo Coronavírus, mas as professoras não se deram por satisfeitas, vislumbravam algo além que pudesse confirmar todo o processo de dedicação e construção realizado dentro do ambiente escolar. Foi então que dedicaram-se a escrever e inscrever o resumo da sequência didática no I CONIED, o qual trouxe como título “Terrário: um laboratório para observações e atividades práticas”.

Em reconhecimento pela excelência e execução do trabalho, o resumo foi aprovado e divulgado no I Congresso Online Internacional de Educação, certificando as professoras Amanda Araújo e Percília Ferreira, merecidamente.

A Secretaria Municipal de Educação, a equipe gestora e todos os colegas professores e demais funcionários parabenizam as professoras Amanda Araújo e Percília Ferreira pelo execução da sequência didática e pela visão de divulgar um trabalho tão especialmente vivenciado pelos alunos. Parabéns, professoras!

Veja o trabalho das professoras aqui https://drive.google.com/file/d/1IO09kH6Idy8Dkpc0aQbBxcCNGq5QDw48/view?usp=sharing

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia/Bairro Nova Esperança - Eleições 2020: Pré-candidato a vereador, João Paulo participa do Quadro do Blog de Assis Ramalho ''Por que quero ser vereador da minha cidade'' - Conheça suas propostas

 


Faltando menos de dois meses para o processo eleitoral de escolha para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, o Blog de Assis Ramalho segue concedendo divulgação gratuita dos pré-candidatos de Petrolândia e demais municípios, interessados em participar do quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade''. Neste domingo (06/09/2020), o participante é o pré-candidato a vereador de Petrolândia, o jovem João Paulo.

Ele é do PSB e apoia o grupo político da gestora Jane Souza.

Confira abaixo

Caro Assis Ramalho, e povo de Petrolândia

Porque eu quero ser vereador de petrolândia,

Eu em frente a situação atual, quero mudar a realidade que hoje se encontra, a realidade é que hoje pouco se desenvolveu em termos de infra-estrutura e habitação, assim também vejo que hoje se encontra defasado o setor econômico do município por não haver investimento em infra-estrutura, como por exemplo no cinturão verde e no Ceasa que teve início em sua obra mais nunca foi concluída, hoje os comerciantes os micro-empresários, os agricultores perdem por não terem uma demanda de consumo porque não há interesse no consumo por não haver parâmetros de infra-estrutura da procura e oferta, outra questão que quero agir e no setor da Saúde pública que não oferece hoje exames e atendimento público onde os cidadãos tem que se locomover para outras cidades para realizar exames periódicas padrão, outra qual quero ser vereador da câmara e saber que petrolândia é uma potencia no turismo e não são realmente explorado com sustentabilidade, não gerando renda e emprego ao município, portanto quero também ressaltar a falta de segurança pública não armando e dando suporte necessário a GCM do município, deixando assim de agir conforme a lei para atuarem em defesa aos mais necessitados, que hoje estão a beira da marginalização.

João Paulo - Bairro Nova Esperança/ Petrolândia

AVISO DO BLOG DE ASSIS RAMALHO
Interessados em participar do quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade'' entre em contato com a Redação do Blog de Assis Ramalho.

A participação é grátis!

Celular (87) 99955-1186 (WhatsApp)
E-mail: contato@assisramalho.com.br

Redação do Blog de Assis Ramalho

Com Petrolândia na relação, sobe para 114 número de cidades de Pernambuco em situação de emergência devido à estiagem


Em Pernambuco, 114 dos 184 municípios estão em situação de emergência devido à estiagem prolongada (confira a lista das cidades no final desta reportagem). O decreto estadual, válido por 180 dias, determina que as localidades afetadas pela falta de chuva recebam recursos e auxílios para lidar com o problema.

Em 11 de setembro, foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto de situação de emergência para 55 municípios pernambucanos. Posteriormente, no dia 19 do mesmo mês, essa lista aumentou, com a inclusão de outras 59 cidades.

Segundo o secretário-executivo da Defesa Civil de Pernambuco, coronel Lamartine Barbosa, os valores destinados para cada cidade variam de acordo com o planejamento e a necessidade do local. "É necessário que os municípios produzam um plano de trabalho específico visando à aquisição de bens e serviços em favor dessas populações atingidas", explicou.

A Agência Pernambucana de Água e Climas (Apac) informou que, de janeiro a agosto de 2020, as chuvas acumuladas na Região Metropolitana do Recife, na Zona da Mata e no Sertão do Pajeú variaram entre 500 e 1.200 milímetros, total considerado normal ou abaixo do normal. No Sertão do São Francisco, o volume acumulado de chuva ficou abaixo dos 600 milímetros.

"Nós temos a capacidade de acumulação de água no Sertão hoje em 52%. No Agreste, a situação é um pouco pior, porque estamos em 45%. O detalhe acerca dessa capacidade e do que hoje existe de água é que, infelizmente, ela não é geograficamente bem distribuída", afirmou o secretário.

Ainda de acordo com Lamartine, a água deve ser levada aos municípios através da Operação Carro Pipa, feita pelo governo federal.

"Para que esses municípios tenham suas zonas rurais abastecidas pela água, trazidas pelos carros pipas, operação gerida pelo Exército brasileiro, é preciso que eles estejam nesse decreto de situação de emergência, com o reconhecimento federal", declarou.

Ele afirmou que o cenário é menos grave do que o apontado em outros anos pelo Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, principal recurso utilizado pela Defesa Civil de Pernambuco para monitorar a situação dos municípios. "Temos visto que este ano o indicador de seca é um pouco menor do que o que foi verificado em anos anteriores", disse.

Cidades em situação de emergência

Águas Belas
Afogados da Ingazeira
Afrânio
Alagoinha
Altinho
Angelim
Araripina
Arcoverde
Belém do São Francisco
Belo Jardim
Betânia
Bezerros
Bodocó
Bom Conselho
Brejão
Brejinho
Brejo da Madre de Deus
Buíque
Cabrobó
Cachoerinha
Caetés
Calçado
Calumbi
Canhotinho
Capoeiras
Carnaubeira da Penha
Caruaru
Casinhas
Cedro
Cumaru
Custódia
Dormentes
Exu
Feira Nova
Flores
Floresta
Frei Miguelinho
Granito
Gravatá
Iati
Ibimirim
Ibirajuba
Iguaraci
Inajá
Ingazeira
Ipubi
Itacuruba
Itaíba
Itapetim
Jataúba
Jatobá
João Alfredo
Jucati
Jupi
Jurema
Lagoa do Ouro
Lagoa Grande
Lajedo
Limoeiro
Manari
Mirandiba
Moreilândia
Orobó
Orocó
Ouricuri
Panelas
Paranatama
Parnamirim
Passira
Pedra
Pesqueira
Petrolândia
Petrolina
Poção
Quixaba
Riacho das Almas
Sairé
Salgadinho
Salgueiro
Saloá
Sanharó
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Cruz do Capibaribe
Santa Filomena
Santa Maria da Boa Vista
Santa Maria do Cambucá
Santa Terezinha
São Bento do Una
São Caetano
São João
São José do Belmonte
São José do Egito
São Vicente Ferrer
Serra Talhada
Serrita
Sertânia
Solidão
Surubim
Tabira
Tacaimbó
Tacaratu
Taquaritinga do Norte
Terezinha
Terra Nova
Toritama
Trindade
Triunfo
Tupanatinga
Tuparetama
Venturosa
Verdejante
Vertente do Lério
Vertentes

Por G1 PE