terça-feira, 29 de agosto de 2017

Visibilidade lésbica ainda é desafio para garantia de acesso a direitos


Apenas no primeiro semestre de 2017, foram registradas 82 agressões contra lésbicas no Brasil na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos. As agressões motivadas pela orientação de gênero atingem inclusive crianças e adolescentes. Em 2016 e 2017, a Ouvidoria registrou, por meio de seus canais de atendimento, como o Disque 100, 21 casos de meninas que sofreram violência sexual e que associaram a violação ao fato de serem lésbicas. Os dados foram obtidos com exclusividade pela Agência Brasil.

Os números devem ser ainda maiores, pois a violência contra mulheres lésbicas ocorre, muitas vezes, dentro dos próprios lares, por ação de parentes, o que pode levar ao silencio da vítima e, consequentemente, à subnotificação. É o que explica a ouvidora Nacional de Direitos Humanos, Irina Karla Bacci, acrescentando que muitas mulheres que sofrem esse tipo de violência ainda não assumiram sua sexualidade e, por isso, evitam fazer denúncias.

“O componente da violência é ainda maior porque, associado à invisibilidade, traz um sofrimento psíquico muito grande. Muitas vezes, essas meninas e mulheres não podem contar com o respaldo familiar”, avalia.


Petrolândia: Vereador Jorge Viana e assessor Édio Braga fazem homenagem ao Dia do Vaqueiro


Neste dia 29 de agosto, o vereador Jorge Viana e o assessor Édio Braga, vêm parabenizar todos os vaqueiros!

Sou vaqueiro nordestino, puxar boi é meu destino, 
sou o rei da vaquejada puxo boi desde menino, 
o que é de garrote gordo derrubei pelo caminho...
Valeu o boi, valeu vaqueiro 
no calor da vaquejada, vive o povo brasileiro!!!

Informações/foto: Édio Braga/Jorge Viana


Petrolândia: Prefeitura inicia piçarramento do acesso e ruas do Bairro Nova Esperança

Fotos: Assis Ramalho
 
 

A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, deu início nesta terça-feira (29) aos serviços de piçarramento dos principais acessos ao Bairro Nova Esperança. A comunidade é situada em local de solo leve, arenoso.

De acordo com o secretário municipal de obras, Arthur Aurélio, o objetivo é realizar os serviços nas ruas e avenidas mais carentes do piçarramento.

''O objetivo da prefeitura é o de levar os serviços a toda as ruas e avenidas do bairro Nova Esperança, principalmente em locais onde os carros-pipa estão com dificuldade de chegar, em virtude da grande quantidade de areia existente. Primeiro, vamos fazer o piçarramento, depois o nivelamento e, por último, [passar] o rolo-compactador ''disse o secretário.

O piçarramento é reivindicação antiga dos moradores do Bairro Nova Esperança.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Desigualdade de gênero no trabalho doméstico aumenta com casamento


Enquanto os homens solteiros dedicam quase 13 horas semanais aos cuidados domésticos e passam a dedicar 12 quando casam, as mulheres deixam de trabalhar 19 horas em casa para trabalhar mais de 29 após o casamento.

É o que mostra pesquisa coordenada pelo Núcleo de Estudos sobre Desigualdades e Relações de Gênero (Nuderg) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Os dados foram apresentados hoje (29), no Rio de Janeiro, durante o Seminário Internacional Gênero, Trabalho e Família no Brasil: Mudanças e Permanências nas Últimas Décadas.

Segundo a coordenadora do Núcleo, Clara Araújo, o resultado medido em 2016 apresenta avanço em relação a 2003, quando a pesquisa foi feita pela primeira vez. Naquele ano, as mulheres casadas dedicavam 36 horas semanais aos trabalhos domésticos, enquanto os homens dedicavam pouco mais de 11 horas.


CPRH repatria para São Paulo 18 aves vítimas do tráfico

São aves típicas do Sudeste que foram resgatadas em ações de fiscalização ocorridas em Pernambuco. Elas seguem por avião, na madrugada desta quarta-feira (Foto: CPRH/Divulgação)

Dezoito aves com ocorrência no Sudeste do país seguirão do Recife para São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (30), em voo da Latam, após terem passado por um período de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Todas foram resgatadas em ações de fiscalização contra o tráfico realizadas no Estado, por órgãos como a Cipoma, Ibama e a própria CPRH.

Formam o grupo oito coleirinhos (também conhecidos como papa-capim), três pintassilgos-goianinho, dois pixoxós, duas arapongas, um caboclinho-de-barriga-vermelha, um japu-preto e uma iraúna-grande. O embarque será às 02h59 e as aves seguirão em caixote apropriado com 20 cm de comprimento, 30 cm de altura e 80 cm de largura, dividido em 18 compartimentos.


Petrolândia/Icó-Mandantes: No Dia Nacional do Vaqueiro, Nara Santos presta homenagem aos vaqueiros agrovilenses


Parabéns a todos os Vaqueiros agrovilenses, a todos do nosso Sertão e do nosso Brasil!

Nara Santos
Componente da  Equipe Farra de Vaqueiro do Icó-Mandantes, zona rural de Petrolândia 


IDEPE: Pernambuco supera mais uma vez a média nacional; confira a lista dos municípios premiados


A priorização dos investimentos em Educação tem gerado cada vez mais conquistas na área para o Estado. E mais uma demonstração desse empenho foi conferida, nesta segunda-feira (28.08), durante a premiação dos gestores, professores e estudantes da Rede Estadual que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2016. Superando a média de 3,9 do ano de 2015, o IDEPE 2016 apresentou a nota de 4,1 – ultrapassando mais uma vez a nacional, que é 3,5. Comandada pelo governador Paulo Câmara, a solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, agraciou seis municípios, doze escolas e seis gerências regionais que obtiveram os melhores resultados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em Pernambuco.

"Estamos satisfeitos com os resultados alcançados, mas cientes de que precisamos continuar a melhora, a avançar. O que foi apresentado aqui, mostra uma evolução muito importante de todas as regiões. E todas essas conquistas são frutos de uma construção que tem dado resultados, que tem mostrado ano a ano a melhoria do ensino público em Pernambuco. Mas também é um resultado que aumenta a nossa responsabilidade em continuar a fazer com que a escola pública seja atrativa, tenha a menor diferença com as escolas privadas e dê condições dos nossos alunos aprenderem e, através da sua dedicação, realizar sonhos”, destacou o governador. Paulo ainda defendeu que a educação integra a agenda do futuro. “Nós não poderemos resolver a agenda do presente sem pensar e desenvolver a educação. É com a educação que vamos transformar o futuro das próximas gerações”, reforçou.


Tribunal de Contas revê medida e autoriza festa no município de Itacuruba

Foto: Prefeitura de Itacuruba/Divulgação

O Tribunal de Contas, por meio de uma Medida Cautelar expedida monocraticamente pelo conselheiro Ranilson Ramos, autorizou a prefeitura de Itacuruba a dar continuidade ao processo de contratação de empresa responsável pela estrutura e organização da festa do Sagrado Coração de Jesus, prevista para acontecer neste mês de agosto na cidade.

A decisão atendeu a um pedido de reconsideração apresentado pelo prefeito Bernardo de Moura Ferraz, após Cautelar anterior do conselheiro Ranilson Ramos, expedida no último dia 14 de agosto, determinando a suspensão do Pregão Presencial 031/2017 para contratação da empresa que faria a montagem de palco e de som para a festa.

RISCO AOS COFRES - A suspensão do certame se deu em virtude dos riscos que a realização da festa traria ao equilíbrio das contas públicas da prefeitura. Auditoria de acompanhamento, feita pela equipe técnica da Inspetoria de Petrolina, constatou vários problemas financeiros no município como, recolhimentos e repasses previdenciários em atraso, atraso e inadimplência das folhas de pagamento dos servidores e contratação de novas despesas não essenciais que estariam impactando o equilíbrio do orçamento.


Mutirão oferece emissão de documentos aos moradores de Quixaba, no Sertão de PE​

Atendimentos serão oferecidos nesta quarta-feira (30) na Escola de Referência Solidonio Pereira de Carvalho​. Detran Móvel vai atender motoristas. Foto: Alex Silvestre

​Nesta quarta-feira (30), o mutirão de cidadania vai beneficiar os moradores de Quixaba, no Sertão de Pernambuco. Um conjunto de serviços gratuitos serão oferecidos aos moradores. Emissão de documentos, oficinas educativas, atendimentos na área da saúde, serão disponibilizadas as pessoas. A ação, que é uma iniciativa do deputado estadual Beto Accioly, realizada conjuntamente com o Instituto Cidadania para Todos, vai acontecer das 8h às 16h, na Escola de Referência em Ensino Médio Solidonio Pereira de Carvalho, localizada no centro do município. Às 7h da manhã serão entregues fichas para os atendimentos.
A Secretaria de Defesa Social, através do projeto Resgatando Cidadania, vai participar da ação emitindo carteira de identidade. Novas vias de certidão de nascimento, casamento e óbito serão emitidas pelo programa Balcão de Direitos.
O público poderá realizar cadastro para o agendamento militar, emitir 2ª via do CPF, 2ª via cartão do SUS, foto 3X4 e serviço de xerox.



Lula volta ao Sertão de Pernambuco nesta quinta-feira (31)


Após os atos pelo Recife e Região Metropolitana, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a Pernambuco, na próxima quinta-feira (31). A Caravana Lula pelo Brasil aportará no Sertão do Estado, no município de Ouricuri. Vindo do Ceará, a caminho do Piauí, o cacique petista participa do ato “Pelo Semiárido, pelos direitos e por Lula”, a partir das 15h, na Praça Voluntários da Pátria.

O ato é coordenado pela direção estadual do PT e pelo prefeito de Granito, João Bosco. Para tanto, o presidente estadual da legenda, Bruno Ribeiro, está em contato com o partido na região para mobilizar a participação dos petistas na atividade, que contará com a participação de grupos de artistas e autoridades locais.

“Todo Sertão nordestino tem uma grande admiração por Lula, pelo que ele fez durante os anos de governo em prol das pessoas mais carentes”, disse o prefeito João Bosco. “Estamos passando por cinco anos de estiagem, de seca, mas o homem do campo está conseguindo sobreviver sem passar por necessidades graças aos programas sociais que vão ajudando o produtor a adquirir a sua condição de viver”, concluiu.


BA: Segundo mais votado em seu município, vereador é preso com veículo roubado

Foto: Divulgação/PRF-BA

Um vereador de Buerarema, no sul baiano, foi preso na madrugada desta terça-feira (29) por estar com um veículo roubado. Conforme a Polícia Civil, Roque Borges (PSDB) – que foi o segundo mais votado em 2016 – segue detido em Itabuna, na mesma região.

O edil foi preso após uma abordagem na BR-101, por volta das 0h30, na altura do km 508. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), Borges trafegava com um Celta com placas “clonadas” de outro veículo, que havia sido roubado na cidade de Serra, no Espírito Santo, em novembro de 2010.


Município de Glória se torna maior produtor de tilápias do Brasil


Uma cidade no nordeste da Bahia, de apenas 16 mil habitantes, acaba de se tornar a capital brasileira da tilápia. Trata-se do município de Glória, a cerca de 440 quilômetros de Salvador. A cidade produz cerca 17 mil toneladas por ano, a maior produção do País. A informação foi publicada no projeto “Indicadores socioeconômicos do desempenho da produção de tilápia no Brasil”, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o apoio da Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), e das prefeituras locais.

Até o ano passado, a cidade de Jaguaribara, no Ceará, possuía a liderança no setor, com quase 14 mil toneladas produzidas por ano. “Glória teve um crescimento de 20% na produção de tilápia nos últimos quatro anos. Em 2013, o município, que era o maior celeiro de tilapicultura da Bahia, produzia 14 mil toneladas. Esse salto é fruto das políticas públicas de incentivo à aquicultura na região e à constante busca dos produtores por melhores e mais eficientes práticas de manejo”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.


Conheça o maranhense Fufuquinha, deputado que vai comandar a Câmara em Brasília

Fufuquinha, como é conhecido em seu estado, ganhou fama no ano passado ao se comportar como o fiel escudeiro do ex-deputado preso pela Lava-Jato Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Com o presidente Michel Temer em viagem para a China, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumindo interinamente o seu lugar no Palácio do Planalto e o primeiro vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG), integrando a comitiva de Temer, sobrou para o deputado André Fufuca (PP-MA), segundo vice-presidente, comandar a Casa pelos próximos oito dias. 

Fufuquinha, como é conhecido em seu estado, ganhou fama no ano passado ao se comportar como o fiel escudeiro do hoje ex-deputado e preso pela Lava-Jato Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O deputado ganhou destaque também ao se indispor com o também deputado Júlio Delgado (PSB-MG) durante o depoimento de Cunha no Conselho de Ética, em maio do ano passado.

Na ocasião, Fufuca havia sido recém-nomeado para o colegiado, movimento que foi considerado suspeito por aqueles congressistas que enxergavam em Fufuca um soldado a serviço do peemedebista.


Recife/Petrolândia: Aniversariante do dia, Elias Bezerra (Bu) recebe felicitações da família e de amigos


Nesta terça-feira, 30 de agosto de 2017,  Elias Bezerra (Bu) comemora seu aniversário com felicitações e manifestações de carinho da família, de parentes e amigos.

Petrolandense, Elias Bezerra mora atualmente em Recife.

Feliz aniversário ao amigo Bu! São também os votos do Blog de Assis Ramalho!


Conselho Estadual de Educação de PE autoriza mais um curso para o CESVASF de Belém do São Francisco

Fonte: www.facebook.com/cesvasf

Apos a abertura do curso de Administração e Farmácia no inicio do ano pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco- CEE-PE, a ABCDE -CESVASF acaba de receber a autorização para o curso de Bacharelado em Educação Física. As inscrições para o vestibular já estão abertas e as aulas já começa em outubro. Segundo a Presidente da ABCDE- CESVASF, Ana Gleide Leal,  em entrevista em a umas das rádios de Belém, no inicio do mês, a IES já deu entrada para os cursos de Serviço Social, Nutrição, Engenharia e Agronomia, com previsão para a abertura no inicio do ano que vem.

Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Dr. Alexandre Candeia, Endocrinologista, atende na MedClinic nesta quarta-feira (30) a partir das 7h00

Dr. Alexandre Candeia (Endocrinologista e Ultrassonografias em Geral), atenderá nesta quarta-feira (30), a partir das 7h00 da manhã na Medclinic (clínica especializada).

Agende sua consulta pelos telefones: (87) 3851 1879 (87) 996273816. (87) 996302907. (87) 996383333

A MedClinic fica situada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima nº 292, na Orla de Petrolândia.


Blog de Assis Ramalho
Inormação: MedClinic


Jatobá: Indígenas Pankararu permanecem em prédio da Chesf e ameaçam colocar fogo em linhas de transmissão se não houver diálogo com a empresa




Índios Pankararu ocupam desde ontem (28) a Casa da Diretoria da Chesf, no Bairro de Itaparica, em Jatobá, no Sertão de Pernambuco. Segundo lideranças indígenas, a ocupação é motivada pela falta falta de diálogo da CHESF com os índios, pois, sem autorização, a empresa teria colocado máquinas em seu território para abrir estradas de acesso às linhas de transmissão.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) se posicionou contrária a dialogar com a comunidade indígena Pankararu.

Os indígenas permanecem com a ocupação das instalações da Casa da Diretoria e continuam com a ameaça de colocar fogo nas torres de transmissão, caso a direção da Chesf recuse o diálogo.

Com informações do Portal Jatobá


Motociclista é flagrado dirigindo alcoolizado e sem habilitação em Petrolina

Homem apresentou CNH de outra pessoa para tentar enganar a fiscalização (Foto: Divulgação/PRF-PE)

Um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser parado em uma fiscalização na tarde da última segunda (28), na BR 428, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. O homem havia ingerido bebida alcoólica e estava utilizando uma habilitação de terceiro.

Agentes da PRF realizavam uma fiscalização no quilômetro 187 da rodovia, quando observaram o motociclista realizando uma ultrapassagem indevida pelo acostamento. Ao ser abordado, o motorista apresentou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Kaio Maniçoba participa de entrega de conjunto habitacional em Caruaru

Foto: Thamires Ferreira/SecHab

O secretário de Habitação de Pernambuco, Kaio Maniçoba, representou o governador Paulo Câmara na entrega de 2.404 unidades habitacionais, na segunda-feira (28), em Caruaru, no Agreste do Estado. Os residenciais Luiz Bezerra Torres I e II foram concebidos pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Na cerimônia, que contou com a presença de ministros, parlamentares, prefeitos e vereadores da região, Maniçoba destacou a importância das parcerias entre Estado e União no âmbito da habitação.

"O Governo Federal vem fazendo as parcerias necessárias com o Governo do Estado, através da nossa Secretaria, para que a gente possa entregar muitas unidades habitacionais em Pernambuco. Aqui em Caruaru, em breve, o Estado vai entregar, outras unidades habitacionais em parceria com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal", salientou Maniçoba. O secretário afirmou ainda que o Governo de Pernambuco está com mais de 14 mil moradias em construção. "Deste total, mais de 2 mil serão entregues até o fim deste ano", reiterou Kaio.


Aposentado é morto a tiros e golpes de foice na frente da esposa em PE; cunhado da vítima também morreu


Foice utilizada no crime foi apreendida pela Polícia Civil (Foto: Mavian Barbosa/G1)

Um aposentado de 36 anos foi morto a tiros e golpes de foice na manhã desta terça-feira (29) no sítio Boa Vista, zona rural de São Caetano, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, o homem foi vítima de latrocínio, já que os criminosos roubaram o carro dele.

Ainda segundo a polícia, a vítima morava em Caruaru e havia ido para o sítio com a família para comemorar o aniversário da esposa. A mulher presenciou o latrocínio.


Brasil recebe encontro internacional de poetas da língua portuguesa


O Brasil será o palco de abertura da quarta edição do Encontro Internacional de Poetas da Língua Portuguesa. O projeto recebe autoridades e poetas de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. Contará ainda com o lançamento da antologia comemorativa “Todos os Tons da Poesia”, que apresenta 299 poemas de 133 poetas dos países lusófonos. O evento acontece dia 2 de setembro, no Auditório do Museu da República, no Catete.

Depois do Rio, o encontro irá desembarcar em Lisboa (Portugal), no dia 16, e se encerra em Maputo (Moçambique), no dia 23. A antologia, um dos pontos altos do encontro, reúne poetas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor Leste. A quarta-capa faz homenagem ao poeta moçambicano Rui de Noronha. E as orelhas da antologia homenageiam dois escritores clássicos: o português Du Bocage e o brasileiro Cruz e Sousa.

Para Mariza Sorriso, mentora e coordenadora do projeto, o livro apresenta as formas variadas de poetizar através da língua portuguesa, além de traduzir a sensibilidade humana de diferentes povos.


Fortaleza ensina receita que fica pronta em até 30 minutos

Prático, o prato é ideal para quem quer fazer um almoço ou jantar rápido e saboroso

Não são todos os dias que temos motivação para cozinhar, ainda mais com diversos afazeres do dia a dia. Por isso, é importante termos aquela “carta na manga” e saber preparar uma refeição rápida para todos da família. A Marca Fortaleza, da M. Dias Branco, ensina uma receita simples que fica pronta em até 30 minutos: Talharim tricolor de abobrinha, cenoura e tomate.

A dica é ideal para aquela semana agitada, quando falta tempo de preparar algo mais elaborado, mas, claro, sem abrir mão de uma refeição equilibrada e cheia de sabor!

Os ingredientes da receita são fáceis de encontrar em um supermercado próximo, além de serem rápidos de fazer. Basta cozinhar o macarrão, depois juntar os ingredientes do molho em uma panela, refogar e misturar tudo até incorporar à massa.


Desperdício, falhas de planejamento e ausência de integração ameaçam os recursos hídricos do país

Foto: Roberto Franco

Em audiência pública da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), pesquisadores e representantes de organizações não-governamentais apontaram falhas na elaboração, execução e acompanhamento das metas do Plano Nacional de Recursos Hídricos, um dos instrumentos que orienta a gestão e uso das águas no Brasil.

A reportagem é de Antonio Vital, publicada por Agência Câmara de Notícias, 28-08-2017.

A avaliação levou em conta a atual crise no abastecimento e a perspectiva de aumentar a necessidade de água para consumo humano, agricultura e geração de energia nos próximos anos.

O Plano Nacional de Recursos Hídricos faz parte da Política Nacional de Recursos Hídricos, criada há 20 anos pela chamada Lei das Águas (Lei 9.433/1997). Existem ainda planos regionais, por bacias, a cargo da Agência Nacional de Águas (ANA), e planos estaduais.


Jardim das Borboletas comemora sua oficialização como ONG

Emitido o CNPJ do projeto que se iniciou no ano passado pela iniciativa de Aline Coutinho e que busca suprir ao máximo a necessidade diária de cuidados especiais das crianças e jovens sem recursos com epidermólise bolhosa na região do sudoeste da Bahia. Foto: Divulgação.

As crianças e jovens com epidermólise bolhosa na região do sudoeste da Bahia, onde há alta prevalência desta doença genética rara, têm um bom motivo para comemorar. O Jardim das Borboletas acaba de conseguir sua oficialização como ONG (Organização Não-Governamental) sem fins lucrativos, com a emissão do seu CNPJ 28.413.554/0001-02.

"É uma grande conquista", celebra Aline Coutinho, idealizadora e presidente do projeto. Com o CNPJ, finalmente abrimos as contas bancárias em nome do Jardim das Borboletas para que possamos receber doações para nossas crianças e jovens", ela afirma.

O Estado da Bahia concentra 60% dos casos de epidermólise bolhosa no Brasil. Com recursos 100% oriundos de doações, a ONG Jardim das Borboletas atende hoje 10 crianças e jovens com necessidades diárias de curativos, suplementos e mais uma série de itens de farmácia, de saúde e higiene. E pretende aumentar sua atuação o quanto for possível. Além de Aline, que se dedica 100% à atuação na ONG, a entidade conta com um corpo de valiosos voluntários, entre advogados, contabilistas e outros profissionais. As contas do Jardim das Borboletas são todas auditadas externamente, tudo para dar transparência e prestar contas a quem doa. A ONG ainda não consegue bancar tudo o que é necessário para dar mais conforto e qualidade de vida às crianças e jovens atendidos. O WhatsApp do grupo para acesso a todas as informações é (77) 98815-2565.


Por uma reforma sindical, por Marcio Massao Shimomoto


Por Marcio Massao Shimomoto, presidente do SESCON-SP

O governo brasileiro promoveu uma reforma trabalhista para tentar corrigir deformações históricas, sacudir a poeira da CLT, remover remendos jurídicos e assim iniciar uma nova era nas relações capital/trabalho no País. O setor produtivo ainda comemora a aprovação da Lei 13.467/2017, por entender que ao longo dos anos a CLT engessou o desenvolvimento dessas relações, com uma série de amarras para empresas e trabalhadores.

O problema é que a reforma ainda não tem contornos definidos, é obra inacabada, tanto que o governo estuda os termos de uma Medida Provisória para corrigir suas imperfeições. E é bom que o faça mesmo, pois algumas matérias complexas não foram analisadas com a devida profundidade e podem afetar o mercado de trabalho.

Na área sindical, por exemplo: em vez de propor uma reforma digna desse nome, a reforma trabalhista simplesmente tornou facultativa a contribuição sindical, o que equivale a eliminá-la, com o discurso de restringir a proliferação de sindicatos no Brasil – em torno de 17 mil atualmente, número realmente absurdo. Desses, cerca de sete mil não recebem a contribuição.


Curso de boas práticas em corte e lapidação de vidros é ministrado pelo Senai em Afogados da Ingazeira


A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, em parceria com o SENAI e a Secretaria Estadual de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação Profissional, deu início nessa segunda (29) ao curso de boas práticas em corte e lapidação de vidros. O curso está acontecendo no Centro de Produção de Móveis Professor Severino Carneiro.

Dividido em dois turnos (tarde e noite) o curso irá qualificar cinquenta pessoas para o mercado de trabalho na área de vidraçaria. Ministrado pelo o engenheiro civil e monitor do SENAI, Paulo César Santos, o curso tem a parte teórica e as aulas práticas, onde os alunos poderão exercitar o que aprenderam em sala de aula. Para tanto, eles utilizarão o maquinário cedido pelo empresário Alexandre Brito, da Magno Móveis, parceiro também na iniciativa.


Matrícula Gratuita: Estão abertas em Jatobá as matrículas para os Cursos Profissionalizantes da Escola Carneiro do Vale


A Escola de Formação Técnica em Saúde Carneiro do Vale está oferecendo vagas em Jatobá/Itaparica para os cursos profissionalizantes e inovadores com carga horária de acordo com normas do MEC, aulas teóricas e praticas que irão lhe preparar para o mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas e as aulas estão previstas para iniciar em Outubro.

CURSOS DISPONÍVEIS

-Assistente Administrativo;
-Balconista de Farmácia;
-Estética Facial;
-Cabeleireiro profissional;
-Cuidador de Idosos;
-Assistente de Contabilidade;
-Berçarista;
-Secretário (a) de Escola;
-Auxiliar de Laboratório;
-Agente Comunitário de Saúde- (ACS).


Ao lado do prefeito Anderson Ferreira, Armando visita futuro Centro Administrativo

Fotos: Leo Caldas/Divulgação

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) visitou, na tarde desta segunda-feira (28), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR). No encontro, o petebista ofereceu sua disposição em colaborar com a gestão municipal, destravando projetos e ações públicas de interesse do município junto aos ministérios, em Brasília. Na ocasião, Anderson apresentou um balanço do governo e o futuro Centro Administrativo, que entrará em pleno funcionamento nos próximos 90 dias.

O complexo oferecerá à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes mais eficiência e produtividade, além de gerar economia aos cofres municipais. Segundo o prefeito Anderson Ferreira, o município vai estima economizar cerca de R$ 2 milhões nos próximos quatro anos, com a entrega de 24 imóveis que, hoje, são alugados para acomodar os órgãos municipais. O futuro centro possui 11 mil metros quadrados e vai receber mil funcionários de todas as secretarias.



Grande caminhada que reivindica revitalização do Velho Chico e interligação do rio Tocantins ao São Francisco acontece neste sábado (02/09)


A Grande Loja Maçônica do Estado de Pernambuco, as Lojas Maçônicas de Petrolina e Juazeiro, Rotary Clube Petrolina Norte e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina promovem, no próximo sábado (02/09), em Petrolina (PE), uma Grande Caminhada pela revitalização do Velho Chico. A ideia do movimento é pressionar o Governo Federal a iniciar, com urgência, os estudos ambientais para promover a interligação entre as bacias dos rios Tocantins e São Francisco.

A concentração terá início às 8h na Praça do Galo, centro da cidade, com todos os participantes vestidos de branco. A partir deste ponto, o grupo percorrerá as principais ruas do entorno até a Orla, onde darão um abraço simbólico no Velho Chico. Segundo o Grão Mestre de Pernambuco, Janduhy Fernandes, a iniciativa – assim como a própria Maçonaria – está acima de posicionamentos político-partidários.

“Hoje vemos as condições do Rio, que está enfrentando uma iminente catástrofe. Historiadores já apontaram que o São Francisco nunca chegou a uma vazão tão baixa. E temos essa solução próxima: o caudaloso Rio Tocantins, que tem cheia de 8 meses ao ano e está próximo à bacia Amazônica. Seria um tipo de “transfusão” para que escapasse um rio que se encontra moribundo. Então tivemos a ideia de congregar instituições e pessoas que buscam o bem-estar da comunidade e criar um movimento ordeiro, para lembrar às autoridades da responsabilidade que temos com o Vale do São Francisco”, destacou Fernandes.


Vazão do São Francisco será reduzida gradualmente de 600 para 580 metros cúbicos por segundo

Diminuição do volume de água terá início nesta quinta (31) Foto: CBHSF

A vazão do rio São Francisco na região do Baixo deverá ser reduzida paulatinamente, por solicitação apresentada pela Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso). A medida foi comunicada na manhã desta segunda-feira (28 de agosto), durante reunião semanal promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF) e transmitida por videoconferência para os estados da bacia.

Com isso, a defluência será reduzida dos atuais 600 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 580 m³/s, a partir do dia 31 de agosto de 2017. Somente depois que a Deso se adaptar à captação é que a vazão poderá sofrer nova redução. A criticidade hídrica que atinge a bacia do Velho Chico tem provocado as reduções constantes da defluência do rio. Desde 2013, a vazão saiu de 1.300m³/s para o nível atual, de 600m³/s.


Petrolândia: Empresário Armando Rodrigues agradece à prefeita Janielma Rodrigues a limpeza da praça do Atacado Sanfrancisco



O empresário Armando Rodrigues aplaude a prefeita Jane por ter a atitude de fazer acontecer a manutenção da na praça do Atacado Sanfrancisco, situada na Avenida Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 12 de Petrolândia. Este local não era cuidado há mais de seis anos.

Veja o vídeo gravado hoje (28/08) por Armando Rodrigues:

Armando afirma que precisamos de atitudes e compromisso diante de nossa cidade. "Uma cidade próspera e quem faz parte dela sabe que do que estou falando, respeito e amor a Petrolândia", disse o empresário.


Informações e vídeo: Assessoria do Grupo Sanfrancisco


Frente pela revitalização do São Francisco realiza visita técnica em Petrolina

Foto: Assessoria/Divulgação

Criada para realizar um levantamento dos problemas existentes e discutir políticas públicas de proteção aos mananciais do estado, a Frente Parlamentar em Defesa da Revitalização do Rio São Francisco e Demais Rios de Pernambuco realizou nesta segunda-feira (28), em Petrolina, uma visita técnica para conferir os resultados das ações desenvolvidas pelo poder público voltadas à preservação de um dos mais importantes rios brasileiros. O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), membro do colegiado desde 2015, integrou a comitiva e defendeu uma atuação conjunta entre sociedade e gestores para que os recursos do Velho Chico sejam utilizados de forma responsável.

A comitiva navegou por um trecho do rio entre os municípios de Petrolina e Juazeiro (BA) para finalizar um relatório que será apresentado ao Governo de Pernambuco e à sociedade. “Levaremos sugestões de políticas públicas que podem ser implementadas visando o bom uso dos recursos do Velho Chico, fundamental para que possamos continuar a receber dele a energia que move nosso país e o sustento de muitas famílias sem prejudicar o futuro das próximas gerações”, declarou Lucas Ramos.


Vitória bate o Coritiba por 1 a 0 e deixa o Z-4; confira jogos e classificação do Brasileirão


O Vitória confirmou a reação no Brasileirão ao superar o Coritiba nesta segunda-feira (28). Pela 22ª rodada, o Rubro-negro emendou a segunda vitória consecutiva ao bater o Coxa por 1 a 0, no Couto Pereira, em Curitiba. Com quatro triunfos nos últimos cinco jogos, o Leão chegou a 25 pontos e, na 16ª posição, deixou a zona de rebaixamento. Em 15º lugar, o Coritiba segue com 26 pontos.

O Vitória chegou ao gol da vitória aos 22 minutos do segundo tempo. Oportunista, o zagueiro Kanu pegou o rebote do goleiro Wilson e decretou a vitória rubro-negra: 1 a 0.

A rodada se encerra no sábado (2) com Grêmio x Sport, às 16h, em Porto Alegre.


Confira jogos e classificação

Por Globoesporte.com


Roberta Arraes defende classe dos ACS e ACE em audiência pública na Alepe

Foto: Rinaldo Marques/Alepe

A deputada Roberta Arraes (PSB), presidiu na manhã dessa segunda-feira (28), pela Comissão de Saúde e Assistência Social, a audiência pública para debater a Revisão da Política Nacional de Atenção Básica. O debate foi proposto pelo deputado líder do governo, Isaltino Nascimento.

Entre as propostas da revisão, estão mudanças no Programa das Estratégias de Saúde na Família, onde reduz sua equipe, diminuindo a atuação dos agentes de saúde e unificando sua função com o agente de endemias, além de retroceder a uma atuação mais ambulatorial em pacote de serviços básicos, distanciando o contato dos profissionais direto com a população em seu ambiente social.


Tacaratu: Prefeito José Gerson faz entrega do fardamento escolar


Na tarde desta segunda feira (28 de agosto), o prefeito de Tacaratu, José Gerson, fez a entrega do fardamento escolar para os estudantes da Rede Municipal.

Este ano cada estudante, da creche ao 3º ano do Ensino Fundamental, recebe um short e duas blusas, e do 4º ano ao EJA (Educação de Jovens e Adultos) recebem duas blusas.

Foi um momento de muita felicidade para as crianças e de enorme satisfação para os gestores e professores como também para o prefeito José Gerson, que vem se empenhando em realizar as metas do Plano Municipal de Educação, fazendo o possível para oferecer uma educação de qualidade aos munícipes.

Ver todas as fotos>Prefeito Gerson faz entrega do fardamento escolar

Informações e fotos foram enviadas por meio do site Tacaratu Online