quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Miguel faz caminhadas no comércio e no Residencial Nova Petrolina

Foto: Jonas Santos 

Miguel Coelho tem agenda de campanha cheia nesta quinta-feira (01). O candidato do PSB terá reuniões com produtores rurais e líderes evangélicos. Miguel ainda fará caminhadas nos comércios do Centro e do bairro Santa Luzia e fecha a agenda numa grande mobilização no Residencial Nova Petrolina.

CONFIRA A AGENDA DA COLIGAÇÃO PETROLINA COM A FORÇA DO POVO:
5h30 - Reunião com produtores rurais no Projeto Nilo Coelho
7h30 - Reunião com moradores do bairro Maria Auxiliadora
11h30 - Caminhada no comércio do bairro Santa Luzia
15h - Reunião com lideranças evangélicas;
16h - Caminhada no comércio do Centro de Petrolina;
17h - Visita empresários do Distrito Industrial;
18h30 - Caminhada Azul no Residencial Nova Petrolina.

Assessoria de Imprensa de Miguel Coelho


Comissão da Alepe aprova mudança na cessão de gestores governamentais

Foto: Jarbas Araújo

Após dias de diálogos, gestores governamentais e deputados chegaram a um acordo acerca do Projeto de Lei Complementar nº 945/2016, de autoria do Poder Executivo. A proposta foi aprovada – nos termos do Substitutivo nº 1/2016 – pela Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa, nesta quarta (31). Inicialmente criticado pelos servidores, o PLC será votado no Plenário em Reunião Extraordinária amanhã (1º), com subemenda aditiva que contempla pleitos da categoria.

Enviado em regime de urgência, o projeto altera as Leis Complementares nº 117, nº 118 e nº 119 de 2008, que regulamentam três carreiras do serviço público estadual: gestão administrativa; planejamento, orçamento e gestão; e controle interno. As leis limitam a cessão desses servidores, respectivamente, a 38 cargos, a 10% e a 5% do quantitativo. Com o PLC 945, os parágrafos que tratam dessas limitações seriam revogados.


Prefeitura de Sertânia firma TAC perante MPPE para colocar a folha de pagamento dos servidores públicos em dia


O prefeito de Sertânia, Gustavo Maciel Lins de Albuquerque, firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para colocar em dia a folha de pagamento dos servidores públicos, aposentados e pensionistas do município da forma como ocorria até fevereiro de 2016. O TAC teve como intervenientes a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Sertânia (SINTEMUSE), Josielba Lira Matos, e a representante dos Aposentados e Pensionistas de Sertânia, Quitéria Neta da Silva.

De acordo com o promotor de Justiça Júlio César Cavalcanti Elihimas, o município receberá um valor total de R$ 1.957.581,29 do Consórcio Bacia do São Francisco, referente ao parcelamento de Imposto Sobre Serviços (ISS) devido à prefeitura de Sertânia. Essa quantia de imposto atrasado será paga em 10 parcelas, conforme um termo de parcelamento de dívida validado pelo MPPE. Os repasses tiveram início em agosto de 2016 e serão feitos mensalmente até o mês de maio de 2017.


Justiça Federal suspende licença da Usina de Belo Monte


A Justiça Federal no Pará, subseção de Altamira, decidiu liminarmente pela suspensão da licença de operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. De acordo com o Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA), a licença foi suspensa em virtude do não cumprimento das obras de saneamento básico em Altamira, uma condição de viabilidade para a operação da usina.

Segundo o MPF/PA, os sistemas de fornecimento de água potável e esgotamento sanitário deveriam ser entregues no dia 25 de julho de 2014, mas o Ibama concedeu a licença de operação para a usina mesmo sem a obra pronta. Existia, no entanto, a condição de entregar essas obras até setembro, o que, segundo o Ministério Público, não ocorreu, motivando a suspensão da licença.


Petrolândia: Adriana, candidata a prefeita (PT) será entrevistada ao vivo no 'Acordando com as Notícias' desta quinta na Web Rádio Petrolândia


Na manhã desta quinta-feira (1º), a candidata a prefeita por Petrolândia, Professora Adriana Araújo (PT), será entrevistada, ao vivo, no programa "Acordando com as Notícias" pela Web Rádio Petrolândia, na qual deverá detalhar estratégia de sua campanha, como também dos planos de governo da Frente Popular de Petrolândia

O Programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. é apresentado por Assis Ramalho de segunda a sexta-feira, das 05h30 às 08h30. Aos sábado, das 05h30 às 09h00.

A entrevista com a candidata deverá ter início a partir das 07 horas.

O programa ''Acordando com as Notícias'' apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no sitewww.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
>app Android
>app iOS (iPhone)
Ouça nossa rádio em seu smartphone ou tablet pelo app RadiosNet
Redação do Blog de Assis Ramalho


Coligação Frente Popular de Petrolândia inaugura comitê de campanha






A Frente Popular de Petrolândia inaugurou, na noite desta terça-feira (30), em reunião com candidatos e assessores, o seu comitê central de campanha. Localizado na Avenida Sabino Costa, no centro da cidade, o comitê vai concentrar as ações de campanha para majoritária e também dos candidatos a vereador da coligação PT/PSOL.

Pela primeira vez na história política da cidade, uma chapa majoritária é formada só por mulheres. Adriana Araújo, candidata a prefeita, e Vilma Costureira, candidata a vice.

Os pronunciamentos foram unânimes em afirmar que a Frente Popular fará uma campanha séria, como a comunidade petrolandense merece, ''sem muitos recursos, mas com muita vontade, alegria e participação popular e em busca do bem comum''.

Também houve espaço para críticas à conjutura política do município, e ao grupo político que administra o município há aproximadamente vinte anos. Foi o que afirmou, por exemplo, Daniel Filho, candidato a vereador;

"Petrolândia não aguenta mais ser governada por meia dúzia de famílias que fazem da nossa cidade um quintal de lazer, e dane-se para a gente. Mudança só a Frente Popular de Petrolândia, porque a gente fez e faz história. Por muito tempo eu acreditei que esse governo pecava e abandonava a nossa cidade por incompetência, mas eu confesso que eu errei. Não é incompetência, é um plano de governo cruel, porque uma cidade que não se desenvolve é mais fácil dominar, é mais fácil de impor o medo e mais fácil de comprar e calar a voz povo'', disse.

A candidata a vice-prefeita Vilma Costureira fez um relato do seu histórico em Petrolândia, externou sua insatisfação com a atual administração e disse estar confiante na garra da militância.

''Nós vamos às casas das nossas amigas, do povo dessa cidade, nas agrovilas, na área rural e nós vamos ser vitoriosas. Aliás, nós já somos vitoriosas pela nossa coragem, pela nossa garra de enfrentar das oito da manhã às oito da noite, pedindo votos. E os que estão nos seus quartos e em suas salas climatizadas, não sabem nada de nossa luta''. 

Ver fotos>Frente Frente Popular de Petrolândia inaugura comitê de campanha

O evento foi encerrado com o discurso da candidata a prefeita Adriana Araújo que fez um relato contendo diversos assuntos pertinentes ao município.

Agradecemos ao blogueiro George Novaes (Blog Gota d´Água) pela transcrição da íntegra do discurso, abaixo reproduzido.


Taquaritinga do Norte recebe formação com foco no Funcultura

Curso de Elaboração de Projetos Culturais irá ao interior de PE

Com enfoque na área de literatura, o curso de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais chegará ao município de Taquaritinga do Norte, no Agreste. Com intuito de fortalecer a produção cultural no Recife e no interior do Estado, a nova versão do curso tem foco no Funcultura e visa um público interessado em aprender o passo a passo, que vai desde a concepção e escrita, passa pelo planejamento das ações, pela execução e finaliza com a prestação de contas.

O curso acontece entre os dias 12 e 16 de setembro, das 9h às 18h,
​​no centro da cidade de Taquaritinga do Norte, no Grande Hotel Jorge Eduardo. A formação será ministrada pelo designer Ticiano Arraes que possui experiência em mais de 40 projetos culturais. No currículo, o produtor possui projetos aprovados no Funcultura, no Centro Cultural Correios e na Lei Rouanet. Realizou ainda a produção executiva de diversos projetos além de ter facilitado cursos na área de gestão financeira de projetos culturais e de elaboração e gestão.


DETRAN-PE anuncia novas regras para emplacamento das cinquentinhas

Detran vai fazer cadastro na BIN para ciclomotores fabricados até 31/07/2015, que podem circular até 01/11/2016 visando a regularização junto ao órgão. Após esse prazo, veículos sem entrada no procedimento ficam sujeitos a multas e apreensão. O prazo para cadastro na BIN vai até 17/10/2017 e após essa data, os veículos não cadastrados serão apreendidos e revertidos para sucata (Foto: Paulo Maciel/Ascom Detran-PE)

A Secretaria Estadual das cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE estabeleceu a partir da portaria 7002/2016, novos procedimentos para registro e emplacamento de ciclomotores (abaixo de 50cc) fabricados antes de 31 de julho de 2015 e que não tenham disponível o código marca/modelo no sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

Tal medida foi determinada pelo fato desses veículos estarem pendentes de registros devido à falta de pré-cadastro na Base de Índice Nacional (BIN), que deveriam ser realizados pelos seus respectivos fabricantes. A partir dessa resolução, o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, entendendo que os proprietários desses veículos não podem ser responsabilizados pela falta de informação por parte dos fabricantes, resolveu facilitar o processo.


Petrolândia e Jatobá: Ministério Público Eleitoral expede recomendação para coibir propaganda eleitoral em repartições públicas

Resultado de imagem para LOGO MPPE + ASSIS RAMALHO

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
PROMOTORIA ELEITORAL DE PETROLÂNDIA (70ª ZONA ELEITORAL)

RECOMENDAÇÃO Nº 004/2016

Recomenda aos dirigentes de órgãos públicos a fiscalização sobre a proibição de atos de campanha eleitoral nas repartições.
O PROMOTOR ELEITORAL DA 70ª ZONA, com atribuição sobre os municípios de Petrolândia e Jatobá, no exercício das atribuições previstas no artigo 78 da Lei Complementar 75/93:

CONSIDERANDO que o art.37 da Lei nº 9.504/97 dispõe ser vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza em bens públicos, sujeitando o responsável a multa no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a R$ 8.000,00 (oito mil reais);

CONSIDERANDO que todos os servidores públicos (candidatos ou não) devem respeitar as regras sobre a propaganda, previstas na legislação eleitoral, sendo vedada a realização de atos de campanha nas repartições públicas;

CONSIDERANDO que o art. 73 da Lei nº 9.504/97 proíbe condutas "tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais", dentre as quais, a utilização, cessão ou uso em benefício de candidato, partido político ou coligação, de bens móveis ou imóveis pertencentes à Administração Pública;

CONSIDERANDO que a prática da mencionada conduta pode ensejar à autoridade pública, ao servidor e ao candidato, a pena de multa no valor de R$ 5.320,50 (cinco mil, trezentos e vinte reais e cinquenta centavos) a R$ 106.410,00 (cento e seis mil, quatrocentos e dez reais), sem prejuízo das sanções de caráter disciplinar (art. 62, § 4º da Resolução TSE nº 23.457/2015);

CONSIDERANDO que, a depender da gravidade da conduta ilícita, o candidato beneficiado com o ato de propaganda eleitoral, agente público ou não, poderá ter cassado o seu registro ou diploma (art. 62, § 5º da Resolução TSE nº 23.457/2015);


IF Sertão-PE lança edital de concurso público para servidores Técnico-administrativos em Educação

Candidato poderá efetuar a escolha pela localidade onde houver vagas, nos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista ou Serra Talhada,

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) divulgou, nesta quarta-feira (31), o edital nº 36/2016, referente à abertura de inscrições para concurso público destinado ao preenchimento de 29 vagas de servidores Técnico-Administrativos em Educação. Há oportunidades para profissionais de níveis médio e superior, e a remuneração inicial é de, respectivamente, R$ 2.294,81 e R$ 3.868,21.

As vagas de nível superior são para Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Arquivista, Bibliotecário, Enfermeiro, Médico, Técnico em Assuntos Educacionais, Tecnólogo/Comunicação Institucional, Tecnólogo/Design Gráfico, Tecnólogo/Gestão de Recursos Humanos, Tecnólogo/Gestão Pública, Tecnólogo/Viticultura e Enologia e Relações Públicas. Já para nível médio, há oportunidades para Técnico em Arquivo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem, Técnico Laboratório de Informática e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais.


Fetape divulga nota após saída de Dilma Rousseff

Resultado de imagem para assis ramalho + logo fetape

NOTA DA FETAPE PELA DEMOCRACIA, APESAR DO GOLPE

O Parlamento Brasileiro mostrou hoje o seu lado mais cruel, o seu descaso com a democracia. Mas, o Golpe Parlamentar, hoje totalmente consolidado, não passará despercebido pela história, e agora com um registro definitivo: 31 de agosto de 2016. Sai uma presidenta eleita por mais de 54 milhões de votos, assume um político sem a legitimidade que o verdadeiro líder deve ter: a de ser escolhido pelo povo. Dilma Rousseff não é a única a ser colocada “para fora”. Ela é apenas um símbolo das muitas e muitos excluídos, colocados à margem da sociedade por essa elite conservadora, machista e patriarcal.


Governo de Pernambuco oferece 82 vagas para capacitação de servidores municipais

Parceria entre o Estado e a Amupe acontece desde maio de 2016 e tem como objetivo fomentar um ambiente permanente de integração institucional

O Governo de Pernambuco oferece, neste mês de setembro, 82 vagas em cursos de capacitação para servidores dos municípios do Estado. A iniciativa, parceria do Estado com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), é coordenada pela Secretaria de Planejamento e Gestão, através do Escritório de Projetos, e a Secretaria de Administração, por meio do Centro de Formação dos Servidores do Estado de Pernambuco (Cefospe).

Entre os cursos oferecidos estão Relações Interpessoais no Trabalho, Oratória, Retórica e Estratégias de Comunicação, Básico de Licitações e Administração Financeira com Foco no Modelo Gerencial. Ao todo, serão 17 cursos diferentes, com variadas cargas horárias (ver as informações completas no quadro abaixo). As aulas acontecem na sede do Cefospe (Rua Tabira, s/n - Boa Vista Recife, PE).


Tacaratu: Candidatura de José Gerson realiza grande arrastão pelas ruas de Caraibeiras

 



Nesta terça-feira (30), a coligação "É a vontade do povo'', composta pelo prefeito José Gerson (PSB), candidato à reeleição, e Washington Ângelo de Araújo (PSB), candidato a vice-prefeito, juntamente com seus candidatos e candidatas a vereadores estiveram visitando o Bairro Paulo Afonso, no distrito de Caraibeiras.
 
Recepcionados de forma positiva por aquela comunidade, os  candidatos firmaram várias adesões as suas candidaturas, ouviram as demandas do povo,
e em seguida promoveram um grande arrastão pelas ruas de Caraibeiras.

Com todos devidamente vestidos de amarelo e com bandeiras nas mãos, o arrastão teve sua culminância festiva no centro da Capital da Rede, Caraibeiras.

''Estamos fortes, unidos e cada vez mais confiantes, vamos seguir em frente e alcançar nossa vitória no dia 02 de outubro'' disse José Gerson.

Ver fotos > Candidatura de José Gerson realiza grande arrastão pelas ruas de Caraibeiras

Por; Coligação É a Vontade do Povo


Filho de Tacaratu, padre José Araújo falece em Aracaju


Faleceu hoje (31), na cidade de Aracaju/SE, o Pe. José Araújo, filho de Tacaratu.
Às 15h no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Tacaratu, será rezada a Missa de corpo presente e em seguida o corpo seguirá para a cidade de Ribeirópolis/SE, onde será sepultado.

Informações/foto: Facebook Santuárioe Paróquia de Nossa Senhora da Saúde


Petrolândia: Chuveiro quebrado provoca desperdício de água em escola estadual, denunciam alunos


Alunos da Escola Estadual Delmiro Gouveia, situada no centro de Petrolândia, reclamam do desperdício de água na unidade, provocado por um chuveiro quebrado no banheiro masculino.

Segundo informações e fotos enviadas à redação do Blog de Assis Ramalho, a saída de água de um chuveiro quebrado foi fechada com um tampão improvisado com um pedaço de cano de ferro, provavelmente de cabo de vassoura.

A situação, segundo as mesmas informações, acontece há vários dias, com alto desperdício da água que inunda o corredor e se acumula em gabinetes sanitários, dificultando o uso do banheiro masculino.

A escola é a mesma em que o Governo Estadual está concluindo a construção de uma grande quadra poliesportiva.

Detalhe: a peça completa para o conserto (cano + chuveiro) é menos de 15 reais no comércio local.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos recebidos por WhatsApp


Mea culpa: Senadores decidem que Dilma pode exercer função pública

Por 42 votos contra 36, Senado decide que Dilma é culpada, porém não muito (Foto: Wilton Júnior)

Depois de aprovar a perda do mandato de Dilma Rousseff, o Senado também manteve, por 42 votos a 36, os direitos políticos de Dilma. Com isso, ela pode ocupar cargo público. Foram registradas três abstenções. A votação deste quesito foi feita separadamente a pedido de senadores do PT, que apresentaram o requerimento logo no início do dia e que foi acatado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, mesmo sob protestos de aliados do presidente interino Michel Temer.

Encaminhamentos

A senadora peemedebista Kátia Abreu (TO) foi a primeira a argumentar contra a perda dos direitos políticos de Dilma Rousseff. Para fundamentar a argumentação, ela leu trecho escrito pelo presidente interino Michel Temer dizendo que as penas "são autônomas e independentes" e não "acessórias".

"É uma pessoa que com certeza pode ser convidada para dar aulas em universidades", disse. "A presidente Dilma precisa continuar trabalhando para poder suprir suas necessidades. Não vote pelas palavras de uma pessoa, mas pela sua consciência e por aquilo que acreditam na personalidade da presidente Dilma", disse.


Petrolândia: Debate Jovem 22 convida juventude para arrastão até a Quadra 01


"Nós somos praticamente a ginástica rítmica do 22" (Juciane)

CONVITE

A coordenação do comitê Debate Jovem 22, de apoio aos candidatos Ricardo e Jane, convida a juventude para participar de arrastão na noite desta quarta-feira (31).

A concentração será às 18h00 no largo em frente ao Comercial JS. 

"Vistam-se de azul ou branco e vamos fazer o AGITOOOOOO!", conclama a militância.

Fernanda Maniçoba/Debate Jovem


Petrolândia: CFEPP tem matrículas abertas para Curso de Operador de Caixa

 

O CFEPP Cursos, em Petrolândia, abriu matrículas para o Curso de Operador de Caixa, com início imediato, com duração de três meses. Mais informações: 87 99954-1287.

O operador de caixa é um profissional de extrema importância para qualquer negócio. Por lidar diariamente com valores, o colaborador necessita ter agilidade, raciocínio lógico e atenção com a atividade desempenhada. O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e exigente, o que torna essencial a busca por conhecimento e qualificações.


Por 61 votos a favor e 20 contra, Senado aprova impeachment de Dilma



Com um placar final de 61 votos, o plenário do Senado decidiu pelo impeachment e Dilma Rousseff, reeleita em 2014 com 54 milhões de votos é, a partir de agora, destituída do cargo de presidente da República. A votação foi nominal e através do painel eletrônico. Após nove meses de debates tensos e da decisão final dada hoje pelos senadores, Michel Temer é efetivado como novo presidente da República pelo Congresso Nacional.

É a segunda vez, desde a redemocratização, que o Senado julga um presidente da República eleito pelo voto direto. Em 1992, Fernando Collor renunciou antes do início do julgamento, mas foi cassado. Passados 24 anos, o ex-presidente foi de réu a julgador. Hoje, o senador alagoano foi o primeiro a falar na sessão final de julgamento de Dilma Rousseff. O ex-presidente da República relembrou o processo de impeachment contra ele em 1992 e destacou a carta de renúncia apresentada por ele, que deveria ter cancelado a sessão à época. “Existem dois pesos e duas medidas. Naquele momento eu tentava não ter os meus direitos políticos suspensos e a minha inabilitação, mediante um instrumento legal, a carta-renúncia. Agora, se quer dar uma interpretação fatiada a Constituição”, disse.

Nove meses de debate


Prefeito de Belém de Maria (PE), suspeito de desviar R$ 3 milhões, é preso


O prefeito de Belém de Maria, Valdeci José da Silva, que estava foragido desde janeiro deste ano, entregou-se ontem à polícia e já está preso no Cotel (Centro de Triagem e Observação Criminológica Professor Everaldo Luna), em Abreu e Lima. Ele é investigado na segunda fase da Operação Pulverização, que já havia prendido, em 28 de janeiro de 2016, cinco vereadores e e um funcionário da prefeitura do município, por possível envolvimento em um esquema de corrupção na cidade. 

Valdeci é suspeito de liderar um grupo investigado por desviar R$ 3 milhões dos cofres da prefeitura, criar empresas fantasmas, lavar dinheiro e fraudar licitações. O valor dos danos aos cofres públicos, no entanto, segundo as investigações, deve chegar aos R$ 9 milhões.

Diário de Pernambuco
Foto: Ilustrativa




Luciano Huck visita ONG de Inajá, no Sertão de PE


O apresentador global Luciano Huck, esteve na tarde desta terça-feira (30) em Inajá, no sertão de Pernambuco. Luciano esteve na sede da ONG Amigos do Bem, que tem desenvolvido belo trabalho Educacional e Social através da Srª Alcione Albanesi, que leva às famílias do Sertão nordestino roupas, alimentos, atendimento médico e odontológico, entre outras coisas, onde tornou-se um trabalho de transformação, com inúmeros projetos educacionais e autossustentáveis que hoje movimentam a vida de mais de 60 mil pessoas nos estados de Alagoas, Pernambuco e Ceará.

Huck veio grava uma matéria para ser exibida em seu programa. Em seu instagram, o artista postou uma fotos com sua entrevistada.

Fonte: Blog do Robson Cordeiro


SESI/PE encerra nesta quarta-feira (31) as inscrições para supletivo


Com a crise, o crescimento do desemprego aumentou a concorrência, especialmente para quem não possui o Ensino Médio completo. Por isso, quem deseja retomar os estudos deve se apressar, pois o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI/PE) encerra, nesta quarta-feira (31), as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo. São 600 vagas em Petrolina, no Sertão; Recife, na Região Metropolitana; e em Caruaru, no Agreste.

O programa permite ao aluno fora da faixa etária praticada nas escolas regulares concluir a Educação Básica (Ensino Fundamental e/ou Médio) na metade do tempo, sem perder a qualidade no aprendizado. Em apenas 2 anos é possível terminar o Ensino Fundamental I e em mais 24 meses completa-se Fundamental II. Já o Ensino Médio pode ser concluído em 18 meses. As aulas ocorrem à noite para que o aluno possa conciliar com o trabalho, mas no Centro de Ensino Supletivo do SESI, que fica no Centro da capital pernambucana, também há turmas pela manhã.