quarta-feira, 18 de outubro de 2017

PM do Ceará seria o líder da quadrilha de assalto a carro-forte em Salgueiro; três suspeitos morreram


Um policial militar do Ceará, preso nesta quarta-feira (18), é um dos suspeitos de participar de uma quadrilha especializada em assalto a carros-forte. A polícia civil de Pernambuco informou que ele é um do líderes da  organização criminosa que foi desarticulada no município do Sítio Quixaba, a 15 km do município de Salgueiro, na manhã desta quarta.

Seis criminosos conduzindo dois veículos se preparavam para assaltar um carro forte, quando foram abordados pela Polícia Militar de Pernambuco. Após a chegada da PM, iniciou uma troca de tiros. Na ação, executada pela Polícia Federal e pelo Batalhão Especializado de Policiamento no Interior(Bepi), três suspeitos morreram, um fugiu e dois foram presos, dentre eles, o PM do Ceará.

A ocorrência está sendo investigada pela Delegacia de Floresta, também no Sertão. Um suspeito permanece foragido, mas ronda estão sendo realizada na caatinga para localiza-lo.

JC Online



Polícia apreende 10 armas e mais de 140 munições em operação no Sertão de AL

Armas apreendidas pela polícia duranteoperação no Sertão de Alagoas (Foto: PM-AL/Ascom)

Polícia Militar apreendeu 10 armas e mais de 140 munições durante operação conjunta realizada na manhã desta quarta-feira (18) em Mata Grande, Sertão de Alagoas. Três homens foram presos.

Com os suspeitos, foram apreendidos um rifle calibre 44, seis espingardas com calibre 22 e 36, dois revólveres calibre 38 e uma espingarda soca tempero, além de 144 munições.

A operação realizada pelas equipes da Companhia de Operações Especiais (Copes) e do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), em cumprimento a mandados de Prisão, Busca e Apreensão expedidos pela Vara de Único Ofício da Comarca de Mata Grande.

Os presos e o material apreendido foram levados para a Delegacia Regional de Delmiro Gouveia, onde estão à disposição da Justiça.

G1 AL


Petrolândia: Hospital Municipal promove ação em alusão à campanha Outubro Rosa com grande participação


 
 

Com o objetivo de disseminar as formas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a direção do Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima realizou, na noite desta terça-feira (17), evento em alusão ao outubro rosa com os seguintes atendimentos para mulheres - que compareceram em grande número.

Usg Mama; Consulta com Ginecologista; Consulta com clínico geral; Exame físico das mamas; Atendimento odontológico, Consulta com nutricionista, Realização de testes de HIV, Sífilis, Vacinação; entre outros exames.

Também durante o evento a diretora do Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima, Lívia Leite, ministrou palestra sobre o tema “A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de potencializar tratamentos menos invasivos e a cura do câncer”, destaca a diretora (veja vídeo abaixo).

O outubro Rosa tem como objetivo destacar a importância da conscientização do câncer de mama com a finalidade de sensibilizar quanto a prevenção. A cada ano, milhões de mulheres desenvolvem câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Em 2017, ocorrerão aproximadamente 58 mil novos casos da doença. “A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de potencializar tratamentos menos invasivos e a cura do câncer”, destaca a diretora do Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima, Lívia Leite (veja vídeo abaixo).

Ver todas as fotos >>
Ações do Hospital Dr Francisco Simões no Outubro Rosa 17/10/2017



Vídeo: Assis Ramalho/Blog AR


Assaltantes de carro-forte são mortos durante troca de tiros com a polícia em Salgueiro, no Sertão de PE

Durante a ação, os policiais apreenderam armas de grosso calibre (Foto: PMPE/ Divulgação )

Dois homens morreram e dois foram presos durante troca de tiros com policiais da Força-tarefa Bancos, nesta quarta-feira (18), na região do Sítio Quixaba, a 15 km do município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.

Entre os presos, de acordo com a a Secretaria de Desenvolvimento Social de Pernambuco (SDS), está o chefe da quadrilha. Outros dois suspeitos fugiram e estão sendo procurados. Durante a ação, foram apreendidas armas de grosso calibre.

De acordo com informações da Polícia Militar, seis suspeitos de assalto a carro-forte estavam em dois veículos quando o confronto aconteceu. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social de Pernambuco, detalhes sobre a ação policial serão apresentados na tarde desta quarta-feira, na Delegacia Seccional de Floresta, Sertão de Pernambuco.



Petrolândia Classificados: Aluga-se um ponto comercial com todos os equipamentos na Quadra 14


Aluga-se um ponto comercial (fotos), localizado na Avenida Barreiras, 891 - Quadra 14 esquina com Av. N. Srª Aparecida, por trás da Cadeia), com todos os equipamentos inclusos (freezer, geladeira, balcão frio,mesas cadeiras, fogão industrial, prateleiras no depósito, chapa de hambúrguer, armário de parede e mais alguns utensílios domésticos. 

Interessados, ligar para (87) 9.9809-6659

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da proprietária do estabelecimento

O Blog de Assis Ramalho publica nota de utilidade pública gratuitamente.
Celular (87) 9955-1186
E-mail: contato@assisramalho.com.br
WhatsApp (87) 9628-5351 - (87) 99551186


 
  
 

Blog de Assis Ramalho


Justiça suspende divulgação e estreia de filme sobre a Chapecoense

Tragédia que deixou 71 mortos vai completar um ano em 29 de novembro. Clube diz que trailer foi exibido em salas de cinema sem consentimento. (Foto: Luis Benavides/AP)

O juiz Marcos Bigolin, da 3ª Vara Cível de Chapecó, no Oeste catarinense, concedeu na terça-feira (17) uma liminar a favor da Chapecoense para suspender a divulgação e estreia do documentário "O Milagre de Chapecó". A decisão pede a suspensão da divulgação do trailer, inclusive na internet, em 48 horas e suspende a estreia do filme por tempo indeterminado. A decisão cabe recurso.

A Chapecoense alegou quebra de contrato para entrar com o pedido na Justiça. Na decisão emitida, o juiz afirma que o clube contratou a empresa para realizar um documentário da evolução do clube, passando também pelo acidente aéreo de 29 de novembro do ano passado, que deixou 71 mortos.

Segundo a Chape, o trailer do documentário foi exibido em salas de cinema e divulgado sem o consentimento do clube. O assunto também incomodou familiares das vítimas do acidente, que pensam em ações na Justiça.

Segundo a decisão, caso a determinação não seja cumprida em 48 horas após a intimação, a produtora pode ter que pagar multa que pode variar de R$ 50 mil a R$ 500 mil. Não há data prevista para que a produtora Trailer Ltda, que está localizada em Montevidéu, no Uruguai, seja intimada por carta rogatória.


Caruaru recebe espetáculos gratuitos do FETEAG a partir desta quinta-feira (19)


Nesta quinta-feira começa o 27º FETEAG (Festival de Teatro do Agreste) em Caruaru. Confira a programação desta primeira semana até o domingo. Entrada sempre franca. (Foto: Aldren Lincoln/Divulgação Âmesa)

Caruaru volta a apreciar teatro da melhor qualidade, e de caráter internacional, tendo como norte o tema da “Africanidade”. O 27º FETEAG (Festival de Teatro do Agreste), realizado pelo grupo Teatro Experimental de Arte (TEA), começa nesta quinta-feira (19/10/2017) e segue até o dia 29 deste mês oferecendo espetáculos de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Alagoas e São Paulo, mas também provocações cênicas que chegam da Alemanha, Suíça, Itália e, especialmente, da África. A programação, totalmente gratuita e também contando com debates e seminário, ocupará não só o Teatro Rui Limeira Rosal, no SESC Caruaru, mas também espaços completamente alternativos, como casas e apartamentos residenciais, salões e associações de moradores de bairros periféricos e de distritos da Zona Rural de Caruaru, além de chegar ao Marco Zero. Se em 2016 o Festival propôs para as escolhas da grade o tema “Corpos Fluídos”, abordando os limites entre teatro, dança e performance, desta vez, toda a relação cultural herdada por nós da África permeia esta 27ª edição.

Preconceitos, identidade, branquitude/negritude, ancestralidade e história são alguns dos assuntos em pauta nas peças e discussões programadas, como explica o produtor executivo do FETEAG, Fábio Pascoal, também à frente da curadoria do evento (aqui, junto a Marianne Consentino). “O tema deste ano, Africanidade, trata da herança cultural negra presente na nossa sociedade, como uma das bases da formação do Brasil como Nação. O evento busca abordar temas complexos como preconceito e identidade, através dos espetáculos selecionados e dos debates promovidos. Tudo vem na perspectiva de problematizar tais questões, pois primeiramente somos um festival de teatro. Queremos é romper ‘caixinhas’ e discutir, fugindo do patrulhamento ideológico”, diz. A cada edição do Festival, um recorte temático curatorial específico é traçado, sempre apostando em questões contemporâneas. O racismo, claro, tem sido assunto mais do que significativo para estes tempos tão obscuros.


Força-tarefa Bancos prende suspeitos e evita assalto a carro-forte no Sertão de Pernambuco nesta quarta (18)

Integrantes da Força-tarefa Bancos prenderam, na manhã desta quarta-feira (18/10), no Sertão pernambucano, suspeitos de assaltos a carro-forte e apreenderam armas de grosso calibre. Os detalhes dessa ação policial serão apresentados às 15h, na Delegacia Seccional de Floresta.

Segundo informações preliminares, houve confronto, no Sítio Quixaba 1, a 15 km de Salgueiro, entre as polícias e seis bandidos, utilizando dois veículos. Dois suspeitos morreram em troca de tiros e dois foram presos, entre eles o chefe da quadrilha. Outros dois estão sendo rastreados pela Caatinga, pois a operação está em curso. Quatro fuzis foram capturados pela polícia.

Até essas prisões, já eram mais de 220 praticantes dessa modalidade capturados pelas forças de segurança de Pernambuco. Com isso, 30 quadrilhas, com atuações em diversos estados da federação, foram desbaratadas. Em setembro deste ano, houve duas investidas consumadas a instituições financeiras, sendo um carro-forte e uma agência bancária, contra 9 no mês anterior (3 carros fortes, 3 agências e 3 caixas eletrônicos). A queda total de 78% tem relação com a atuação da Força-tarefa, reformulada recentemente pelo secretário Antônio de Pádua, em portaria publicada no dia 31 de Agosto, no Boletim Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco. Com isso, passaram a fazer parte do grupo de trabalho, além das operativas do Estado, as polícias Federal, Rodoviária Federal e Exército.

Serviço:
Coletiva sobre prisão de suspeitos de assaltar carro-forte
Dia/hora: 18/10, às 15h
Local: Delegacia Seccional de Floresta, na Avenida Audomar Ferraz, 193 no Centro do município.

Assessoria SDS-PE


Petrolândia: Curso Comida de Botequim tem inscrições abertas na Sala do Empreendedor

Fajitas de carne (Foto: Guia da Cozinha)

Na programação do Festival do Petisco, a Sala do Empreendedor de Petrolândia oferece o Curso Comida de Botequim, que vai ensinar o seguinte cardápio:
- Variedades de bastões de queijo
- Iscas de fígado
- Pastéis
- Bolinhos de arroz vermelho recheados
- Bifes a rolê suínos
- Arrumadinho de bode
- Carne de bode na chapa
- Carne sertaneja
- Tortelletes
- Caldinho de abóbora com charque
- Caldinho de camarão
- Caldinho de feijoada
- Pães com azeitonas e ervas
- Coxinha de macaxeira
- Fajitas à nordestina (iscas de carne)
- Bolinho de macaxeira recheado
- Goujons de peixe com molho (iscas de peixe)
- Bolinho de feijoada recheado com couve à mineira e torresmo
- Croquete de peixe
- Bolinho de batata
- Asas e coxas de frango empanadas
- Diversos molhos com cerveja, frutas, cachaça, champanhe e vinhos

Inscrições na Sala do Empreendedor, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 1º andar do Cartório de Notas, no centro da cidade.

Blog de Assis Ramalho
Informações: Sala do Empreendedor de Petrolândia


Petrolândia: MedClinic Clínica Especializada informa calendário de atendimento para esta semana


MedClinic Clínica Especializada, localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia, informa o calendário de atendimento de seus profissionais médicos para esta semana.

Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 99638-3333 - (87) 99627-3816 - (87) 99630-2907.

Quinta-feira dia 19/10/17
Dra. Luzinaria Cruz
(Fisioterapeuta)
Dr. Wellington Andrade
(Psicólogo)
Dr. Cleobenysson Cruz
(Cardiologistas e clínica médica)
ECOCARDIOGRAMA
TESTE ERGOMÉTRICO
MAPA
HOLTER
ELETROCARDIOGRAMA
PARECER CARDIOLÓGICO + RISCOS CIRÚRGICOS

Sexta-feira dia 20/10/17
Dr. Alexandre Candeia
(Endocrinologista e ultrassonografia)
Dr. Cleobenysson Cruz
(Cardiologistas e clínica médica)
ECOCARDIOGRAMA
TESTE ERGOMÉTRICO
MAPA
HOLTER
ELETROCARDIOGRAMA
PARECER CARDIOLÓGICO + RISCOS CIRÚRGICOS

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic


Petrolândia: Após furar bloqueio da ROCAM em Floresta, homem morre em confronto com o GATI na BR-316 em Petrolândia


Na noite dessa terça-feira (17), por volta das 22h00, Policiais Militares da equipe ROCAM da 1ª CIPM realizavam rondas na cidade de Floresta, no Sertão pernambucano, quando avistaram um condutor de veículo em atitude suspeita e deram ordem de parada. O motorista não obedeceu e fugiu do local, em direção à BR 316, sentido Petrolândia.

A 4ª CIPM, sediada em Petrolândia, foi acionada pelos PMs e foi montado um bloqueio, com a equipe do GATI, nas imediações do Distrito Icó Mandantes, na zona rural de Petrolândia, na tentativa de abordar o referido veículo.

Segundo informações repassadas ao Blog O Povo com a Notícia, ao avistar um veículo em aproximação do bloqueio, foi dada ordem de parada. Novamente, o condutor não obedeceu ao comando e efetuou disparos de arma de fogo contra a guarnição, que revidou o ataque.

O homem foi ferido na troca de tiros e o suspeito foi identificado como Jordone Melo Silva, de 32 anos, natural de Casa Nova-BA.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de O Povo com a Notícia



Olimpíada Pernambucana de Física acontece nesta sexta (20)


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realiza na próxima sexta-feira (20) em todo o estado, a edição anual da Olimpíada Pernambucana de Física (OPEF). O objetivo da competição é, além de promover a valorização do ensino da Física, revelar talentos para o futuro das inovações científicas na área, entre estudantes de ensino médio. 

Participam da OPEF 2017, 120 escolas entre públicas e privadas, em um total aproximado de 7 mil estudantes de ensino médio. As escolas estão localizadas nas cidades de Recife, Olinda, Caruaru, Petrolina, Fernando de Noronha, Exu, Macaparana, Garanhuns, Carpina, Limoeiro, Jupi, Vitória de Santo Antão, Bonito, Nazaré da Mata, belo Jardim, Barreiro, Paudalho, Timbaúba, Petrolina, Ouricuri, Goiana, Belém de Maria, Jucati, Lagoa dos Gatos, Araripina e mais 20 cidades. Cerca de 80 Escolas de Referência de Ensino Médio (EREMs), mantidas pela Secretaria Estadual de Educação, participam.

Somente dois estados do Brasil realizam olimpíadas estaduais de Física: São Paulo (OPF) e Pernambuco (OPEF), que agora promove sua segunda edição.


Sertão do São Francisco: MPPE vai acompanhar e fiscalizar a aplicação mínima de recursos na saúde


Para acompanhar e fiscalizar, de forma continuada, a aplicação mínima de recursos governamentais em ações e serviços públicos de saúde (ASPS), os promotores de Justiça da 2ª Circunscrição Ministerial, região do Sertão do São Francisco, instauraram procedimentos administrativos nos municípios de Petrolina, Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Afrânio e Lagoa Grande.

As respectivas secretarias municipais de Saúde têm o prazo de 20 dias para informar ao Ministério Público de Pernambuco nesses municípios sobre o cumprimento da Lei Complementar n°141/2012 para fins de apuração da aplicação dos recursos mínimos em serviços de saúde. A LC n° 141/2012 detalha quais são as despesas que podem ser consideradas ações e serviços públicos de saúde e quais não são.

O gasto mínimo nos serviços públicos de saúde refere-se ao indispensável de recursos públicos que devem ser aplicados anualmente no financiamento das ASPS, visando à oferta de um rol de ações e serviços de saúde capazes de garantir a promoção, proteção e recuperação da saúde. A LC n° 141/2012 estabeleceu para os municípios o valor mínimo anual de 15%, sendo o cálculo base desses percentuais o total da receita.


Distribuidoras farão campanha para incentivar que consumidor economize energia


Diante do cenário de insuficiência de chuvas e baixa nos reservatórios das usinas hidrelétricas, as distribuidoras de energia elétrica de todo o país farão uma campanha publicitária para incentivar o consumo consciente de energia. A previsão é que as peças em rádio, televisão e internet sejam divulgadas ao longo de novembro.

A campanha atende a uma recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e tem por objetivo, além de conscientizar sobre a necessidade de evitar desperdício, passar informações sobre as bandeiras tarifárias, sistema que permite a cobrança mensal de um adicional pelo uso de energia de termelétricas.


Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a campanha será coordenada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), que ficará responsável por produzir as peças que serão divulgadas em todo o país.


Petrolândia: Aniversariante do dia, Rogério Viana recebe felicitações da família e de amigos


Nesta quarta-feira, 18 de outubro de 2017, familiares e amigos de Rogério Viana - Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Petrolândia - felicitam pela passagem do seu aniversário.

Parabéns!

Blog de Assis Ramalho


“Dia D” de mobilizações em PE denuncia cortes no orçamento federal para agricultura familiar em 2018



A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Pernambuco- (Fetape), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (Fetaepe) e seus Sindicatos filiados realizam, nesta manhã (18), o fechamento de várias BRs em todo o estado. Essas mobilizações, que contarão com a presença de militantes do MST em vários locais, integram o “Dia D” de Atos Nacionais Unificados contra os Cortes no Orçamento Federal previsto para 2018, que comprometem diretamente as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar.

Foram fechadas, desde cedo, as BRs 101, próximo ao viaduto de Goiana, na Mata Norte, e na altura do Colégio Agrícola, em Escada, na Mata Sul; 232, próximo ao restaurante Rancho Alegre, em Caruaru, no Agreste, e próximo ao Corpo de Bombeiros, na saída de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú; 316, próximo à Serrinha, entre Ouricuri e Trindade, no Sertão do Araripe; e no Trevo do Ibó, em Cabrobó, no Submédio São Francisco (ao fechar nesse local, também ocorrem interdições nas BRs 116 e 428).


Ministros Fernando Coelho Filho e Raul Jungmann são exonerados

Decretos, assinados por Temer, não informam o motivo das exonerações; Governo tem adotado a estratégia de licenciar ministros para ganhar mais apoio em votações importantes no Congresso

O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 18, traz a exoneração de dois ministros do presidente Michel Temer: Fernando Coelho Filho, de Minas e Energia; e Raul Jungmann, da Defesa. Os decretos, assinados por Temer, não informam o motivo das exonerações. Mas o governo tem adotado a estratégia de licenciar ministros para ganhar mais apoio em votações importantes no Congresso. Os dois têm mandato de deputado federal.

No caso de Jungmann, ele tem sido exonerado com frequência - retornando ao cargo logo depois - para cumprir exigências regimentais relacionadas ao seu mandato parlamentar, cuja vaga é de suplente.

AE


Trabalhadores rurais de Petrolândia e demais municípios do sertão de PE bloqueiam as BRs 116, 316 e 428


Trabalhadores ligados aos sindicatos rurais dos municípios de Petrolândia, Ibimirim; Floresta; Belém do São Francisco; Itacuruba; Carnaubeira da Penha; Inajá, Manar; Jatobá; Tacaratu; Orocó; Cabrobó e de Santa Maria da Boa Vista, se encontram nesse momento nas imediações do trevo do Ibó com barricadas bloqueando as BRs 116, 316 e 428. Esses trabalhadores protestam contra as reformas do governo federal, ainda por conta da exclusão dos perímetros irrigados que integram o sistema Itaparica no Orçamento Geral da União para o exercício financeiro de 2018.

Quem está de viagem por estas rodovias vai enfrentar algumas horas de paralisação no trevo do Ibó, neste momento já é grande a fila de veículos e caminhões em especial na BR 316proximo ao trevo no sentido Salgueiro. A todo o momento chega ônibus e vans com trabalhadores desses municípios para reforçar o protesto.

Blog de Assis Ramalho
Via Blog do Didi Galvão


Veja como votou cada senador na sessão que derrubou afastamento de Aécio


O Senado derrubou nesta terça-feira (17), por 44 votos a 26, a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que havia determinado o afastamento de Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato. Com isso, Aécio poderá retomar as atividades parlamentares. Para retomar o mandato, o tucano precisava de, pelo menos, 41 votos.

Os líderes de PMDB, PSDB, PP, PR, PRB, PROS e PTC orientaram os senadores das respectivas bancadas a votar "não", ou seja, contra o afastamento e a favor de Aécio.
PT, PSB, Pode, PDT, PSC e Rede orientaram voto a favor da decisão da Turma do Supremo.
DEM e PSD liberaram os senadores a votar como quisessem.

COMO VOTOU CADA SENADOR

PRÓ-AÉCIO                                     CONTRA AÉCIO
Airton Sandoval (PMDB-SP)            Acir Gurgacz (PDT-RO)
Antonio Anastasia (PSDB-MG)        Alvaro Dias (Pode-PR)
Ataídes Oliveira (PSDB-TO)            Ana Amélia (PP-RS)
Benedito de Lira (PP-AL)                 Ângela Portela (PDT-RR)
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)       Antônio Carlos Valadares (PSB-SE)
Cidinho Santos (PR-MT)                  Fátima Bezerra (PT-RN)
Ciro Nogueira (PP-PI)                      Humberto Costa (PT-PE)
Dalírio Beber (PSDB-SC)                João Capiberibe (PSB-AP)
Dário Berger (PMDB-SC)                José Medeiros (Pode-MT)
Davi Alcolumbre (DEM-AP)           José Pimentel (PT-CE)
Edison Lobão (PMDB-MA)             Kátia Abreu (PMDB-TO)
Eduardo Amorim (PSDB-SE)          Lasier Martins (PSD-RS)
Eduardo Braga (PMDB-AM)           Lídice da Mata (PSB-BA)
Eduardo Lopes (PRB-RJ)                 Lindbergh Farias (PT-RJ)
Elmano Férrer (PMDB-PI)               Lúcia Vânia (PSB-GO)
Fernando B. Coelho (PMDB-PE)  Magno Malta (PR-ES)


Comissão da Mulher da Alepe realiza debate sobre feminicídio em Barreiros no dia 26


Foto: Rinaldo Marques/Alepe

O município de Barreiros, na Mata Sul, vai receber, no próximo dia 26, uma edição da Comissão Itinerante da Mulher. Os encontros para discutir temas de interesse do público feminino contemplam os municípios ganhadores do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres, promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A audiência pública será na Câmara de Vereadores, às 14h, e debaterá o feminicídio.

A presidente da Comissão de Defesa da Mulher, deputada Simone Santana (PSB), avalia que a ação itinerante tem superado os objetivos de ouvir as reivindicações e colher sugestões. “Além da informação do tema local, levamos um pouco da estrutura da Alepe, o que é o Poder Legislativo estadual. Achamos interessante abordar isso, porque parece uma realidade muito distante do Interior”, observa.

Além de anunciar o debate em Barreiros, o colegiado aprovou proposição de Simone Santana que institui o Dia Estadual de Valorização da Mulher Advogada, a ser comemorado em 20 de maio (Projeto de Lei n° 1394/2017). Ainda recebeu parecer favorável o Projeto de Lei n° 1195/2017, de autoria do deputado Bispo Ossesio Silva (PRB), que estabelece o Dia Estadual da Mulher Evidência em 31 de outubro.


Novos municípios do Baixo São Francisco são contemplados com planos de saneamento básico

Foto: Delane Barros/Ascom CBHSF

Os prefeitos dos municípios alagoanos de Feliz Deserto, Penedo, Piaçabuçu, Santana do Ipanema e Major Isidoro estiveram pessoalmente para assinar os termos de referência para a elaboração dos planos municipais de saneamento, documento financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Por motivos pessoais, o prefeito de Pacatuba (SE) enviou o secretário de Meio Ambiente para representá-lo na solenidade, realizada na tarde desta segunda-feira (16 de outubro) no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Durante a solenidade, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, fez uma explanação sobre os investimentos do colegiado na rubrica de saneamento básico. “Entre os anos de 2014 e 2016, contratamos 25 planos municipais de saneamento, ao custo de mais de R$ 5 milhões. Atualmente, outros 42 planos estão em fase de elaboração e aí estão investidos outro montante superior a mais R$ 5 milhões e no nosso Plano de Aplicação Plurianual, o nosso planejamento orçamentário, estão previstos quase R$ 25 milhões somente para a rubrica saneamento básico, para o período 2018 a 2020”, resumiu Miranda.


Secretário de Habitação de Pernambuco visita DPPE



O Defensor Público-Geral do Estado, Manoel Jerônimo de Melo Neto, recebeu na última segunda-feira (16) a visita do Secretário de Habitação de Pernambuco, Kaio Maniçoba. O encontro ocorreu na Sede da Defensoria Pública, localizada na Rua Marquês do Amorim, 127, Boa Vista, Recife-PE. Também participou da visita o Promotor de Justiça João Elias. Durante o encontro, o DPG enumerou os projetos, perspectivas e avanços da Instituição, momento em que o Secretário aproveitou para enfatizar a importância da DPPE. 

"Sem dúvida, a Defensoria Pública é uma das mais importantes instituições para o acesso à justiça, principalmente, para cidadãos carentes de recurso. Manoel Jerônimo vem desenvolvendo um papel brilhante de aproximação da sociedade por meio de diálogo com diversos setores não só do Governo, como também do Município, o que reforça ainda mais a atuação da Defensoria. A minha visita aqui é para que possamos estreitar os laços e fortalecer ainda mais a essencialidade deste Órgão", afirmou o secretário. 

Ascom-DPPE
Foto: @jhpaparazzo/Ascom-DPPE


1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial é promovida em Araripina


A Prefeitura de Araripina por meio da Secretaria Executiva da Mulher promove nesta quinta-feira (19) a 1ª edição da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento terá como tema “Pernambuco na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos” e será realizado das 8h às 12h na sala de videoconferência da Autarquia Educacional do Araripe – Aeda.

Na ocasião, haverá palestra magna de Marta Almeida, assessora técnica da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais do Estado.


Irmão anuncia a aposentadoria de Ronaldinho Gaúcho: ''Ele parou. Acabou"

O destaque fica por conta do duelo entre Corinthians e Grêmio, líder e vice-líder; ; em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

A 29ª rodada do Brasileirão 2017 terá início nesta quarta-feira (18) com sete jogos que podem apimentar a tabela de classificação, tanto na parte de cima como na de baixo.

O destaque fica por conta do duelo entre Corinthians e Grêmio, líder e vice-líder, que se encaram às 21h45 na Arena Corinthians, em Itaquera. O Timão, que ainda não conseguiu convencer seu torcedor no segundo turno, vem de uma derrota para o Bahia e espera fazer a lição de casa para não depender mais de tropeços dos concorrentes ao título.

Outro time paulista que fará um duelo decisivo nesta quarta é o São Paulo, que precisa vencer para se distanciar da zona de rebaixamento. No momento, apenas dois pontos separa o Tricolor da primeira equipe do Z4. O adversário será o Fluminense, que possui apenas um ponto a mais e também começa a se preocupar com o descenso.