Web Radio Petrolândia

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Sob vaias, Vasco empata com o ABC pela Copa do Brasil no São Januário pela Copa do Brasil

Kléber, do Vasco, se prepara para dominar a bola, no empate em 1 a 1 com o ABC, em São Januário 

Vasco e ABC abriram as oitavas de final a Copa do Brasil, na noite desta terça-feira, com pequena vantagem para os visitantes. Mesmo sem quebrar o tabu de nunca ter derrotado o Cruz-Maltino, após 14 duelos, o Alvinegro arrancou um empate por 1 a 1 dentro de São Januário. João Paulo e Kleber Gladiador fizeram os gols.

Agora, o time potiguar joga por um 0 a 0 na partida de volta, na próxima terça, para avançar às quartas de final. Já a equipe carioca precisará empatar por dois ou mais gols ou repetir o que conseguiu pela Série B e vencer o adversário em Natal, por qualquer placar, para se classificar. Novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis. Quem passar vai enfrentar o vencedor do confronto entre Cruzeiro e Santa Rita-AL, que fazem o primeiro jogo nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Mineirão.

VASCO 1 X 1 ABC
Local: São Januário
Árbitro: Wagner Reway

GOLS: João Paulo (1'/1ºT) e Kléber (21'/1ºT)

VASCO: Martin Silva, Carlos César (Aranda, 20'/2ºT), Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Guiñazú, Fabrício; Montoya (Edmilson, 30'/2ºT), Douglas e Maxi Rodríguez (Thalles, 8'/2ºT); Kléber - Adilson Batista.

ABC: Gilvan, Suéliton, Marlon e Samuel; Patrick, Fábio Bahia, Daniel Amora, Xuxa e Somália (Liel, 23'/2ºT); Dênis Marques (Rodrigo Silva, 30'/2ºT) e João Paulo (Lúcio Flávio, 18'/2ºT) - Zé Teodoro.

O Globo

Videoaulas aproximam TCE-BA de estudantes da rede pública


Mais uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado, o Instituto Anísio Teixeira e o Tribunal de Contas do Estado da Bahia tem colaborado para expandir a divulgação das atribuições e competências do TCE em várias regiões. Uma dessas iniciativas ocorreu, dia 25.08, por intermédio do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec).

Diretamente da sala de videoaulas do IAT, na Paralela, o presidente do TCE, Inaldo da Paixão Santos Araújo, e o ouvidor da Casa, Paulo Figueiredo, foram entrevistados pela professora Oyama Lopes e prestaram informações sobre o funcionamento do TCE e sobre controles externo e social. A ação integra o programa de conteúdos interdisciplinares em Sociologia. O Emitec faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia e atende todas as localidades dos municípios da circunscrição das 30 Diretorias Regionais de Educação. Neste aspecto, o binômio educação e tecnologia possibilita que as aulas cheguem às comunidades mais longínquas do Estado.

Aproveitando a oportunidade, o presidente Inaldo Araújo ressaltou que a Educação, como um dos pilares fundamentais da democracia, é o caminho para o desenvolvimento do senso crítico e da construção de valores. E acrescentou que o Tribunal de Contas cumpre a sua função pedagógica ao seguir um dos objetivos do Plano Estratégico 2014-2017, que é o de promover a aproximação entre o TCE e os cidadãos. "Nós cumprimos a nossa função técnica e pedagógica de informar a sociedade, mas são vocês, estudantes e cidadãos, que devem se organizar para cumprir os seus deveres, cobrar os seus direitos e ajudar o Tribunal a fiscalizar os recursos públicos. Ressalto aqui que o TCE existe para fiscalizar o que é do povo, fiscalizar o que é seu", assinalou Inaldo Araújo.

Em nota, Armando Monteiro comenta pesquisa Ibope

Senador Armando Monteiro entrevistado por Assis Ramalho (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo)

O resultado da pesquisa não surpreende. Vivenciamos nas duas últimas semanas um clima de comoção jamais registrado na história política de Pernambuco, amplificado pela intensa cobertura da mídia.

Tornou-se inevitável a associação das homenagens póstumas ao candidato adversário e seu grupo político. De agora em diante, resta saber o que passará a se constituir, verdadeiramente, em capital político próprio do candidato.

De nossa parte, registramos como muito positiva a cristalização das nossas intenções de voto em elevado patamar, garantindo a manutenção da nossa liderança, mesmo nesse cenário atípico. Registre-se ainda que continuamos a ser o candidato que apresenta o menor índice de rejeição.

Assessoria de Imprensa do PTB
Foto: Lúcia Xavier

A educação é essencial para a qualidade do atendimento às pessoas com deficiência

A ação promovida pela SEAD será replicada no próximo mês de setembro nos municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina.

Servidores públicos de órgãos municipais e estaduais participaram nessa segunda-feira (25), no auditório do Banco Central, no Recife, de encontro de capacitação visando melhorar o atendimento prestado às pessoas com deficiência.

O evento foi organizado pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), com apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e foi fruto de uma ação judicial motivada pelo atendimento inadequado feito por um servidor estadual, ao consultor em acessibilidade e deficiente visual, Manuel Augusto Aguiar.

Mais de 120 servidores públicos de instituições como prefeituras municipais, Corpo de Bombeiros, DETRAN, Compesa e o Tribunal de Contas, participaram dos debates sobre os problemas enfrentados por pessoas com deficiência física, e sobre os direitos que a lei lhes asseguram, mas que, muitas vezes, são ignorados pela maioria das pessoas.

O TCE foi representado por servidores dos Departamentos de Expediente e Protocolo (DEP); Informação e Documentação (DID) e de Administração e Infraestrutura (DAÍ); das Divisões de Segurança (DISG) e Administração de Imóveis (DIMO), além da Ouvidoria e da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães (ECPBG).

Na ocasião, o servidor Flávio Vila Nova, da DAI, lembrou o pioneirismo do TCE que há três anos, lançou uma cartilha de acessibilidade urbana, disponibilizada em seu site, e onde podem ser conferidas as ações do Tribunal na área de engenharia para a inclusão e a acessibilidade.

João Paulo tem 35% e Fernando Bezerra 22%, diz pesquisa Ibope



Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta que o candidato João Paulo (PT) tem 35% das intenções de voto para o Senado. Na sequência, o socialista Fernando Bezerra Coelho (PSB) aparece com 22%. Simone Fontana (PSTU) tem 2%; Albanise Pires (PSOL) e Oxis (PCB) aparecem com 1% cada.
Os indecisos somam 24% e os que declaram que vão votar branco ou nulo são 15%.

Veja os números do Ibope:
João Paulo (PT) - 35% das intenções de voto
Fernando Bezerra Coelho (PSB) - 22%
Simone Fontana (PSTU) - 2%
Albanise Pires (PSOL) - 1%
Oxis (PCB) - 1%
Brancos e nulos - 15%
Não sabe ou não respondeu - 24%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 69 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

G1 PE

Direção da CUT apresenta propostas e garante apoio a Armando

Fotos: Leo Caldas/Divulgação

O candidato a governador Armando Monteiro (PTB) participou, nesta terça-feira (26), do lançamento das plataformas das classes trabalhadoras ligadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT), durante o Seminário de Desenvolvimento do Nordeste. Os documentos destrincham as demandas da categoria em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil. Acatando um dos pleitos do segmento, Armando antecipou seu compromisso de criar a Secretaria de Agricultura Familiar no Estado, setor da economia pernambucana que representa, hoje, cerca de 2,5 milhões de trabalhadores no campo.

Além da secretaria, Armando Monteiro propôs construir um diálogo permanente do governo com os sindicatos e trabalhadores, para que juntos possam consolidar o melhor para Pernambuco. O petebista também prometeu olhar com responsabilidade a questão dos servidores públicos estaduais para corrigir as distorções existentes. Nesse ponto, o candidato a governador garantiu melhorar a remuneração salarial dos professores da rede estadual, que recebem um dos piores salários no Brasil.

“Eu quero que isso se traduza na melhoria da saúde, da educação e da segurança pública de qualidade, sobretudo na excelência dos serviços públicos para a população”, assinalou Armando Monteiro.

A plataforma da CUT-PE é dividida em seis grandes temas: Trabalho, Emprego e Renda; Saúde do trabalhador; Educação; Serviço Público; Mulheres; e Juventude. Em cada setorial, a central sindical relaciona uma série de políticas públicas em favor de toda a classe trabalhadora. O documento prevê ações em prol da economia criativa, o combate à violência contra a mulher, o fomento de agências de desenvolvimento territorial e integrada, entre outras iniciativas.

Armando Monteiro tem 38% e Paulo Câmara, 29%, diz pesquisa Ibope


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Armando Monteiro (PTB) com 38% das intenções de voto para o governo de Pernambuco, seguido de Paulo Câmara (PSB), com 29%. Os candidatos Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB), Pantaleão (PCO) e Zé Gomes (PSOL) aparecem com 1% cada.

No levantamento anterior realizado pelo instituto, em julho, Armando Monteiroaparecia com 43% e Paulo Câmara, com 11%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a segunda do Ibope após o registro das candidaturas.

Confira abaixo os números do Ibope para a pesquisa estimulada, em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado:

Armando Monteiro (PTB): 38%
Paulo Câmara (PSB): 29%
Jair Pedro (PSTU): 1%
Miguel Anacleto (PCB): 1%
Pantaleão (PCO): 1%
Zé Gomes (PSOL): 1%
Brancos e nulos: 13%

Petrolândia: Associados da AVEPE elegem dois novos sócios

Denisson Rodrigues (40 votos) e Antenor Patriota (35), foram eleito sócios da AVEPE
Junior, presidente da AVEPE, deu as boas vindas aos novos sócios
Os novos sócios foram recepcionados por Zé Sandes e Picolé

No último domingo (24) a diretoria da AVEPE (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou eleição direta para eleger os dois mais novos sócios da entidade. A eleição aconteceu logo após o tradicional baba, que é realizado aos domingos pela manhã.

 Denisson Rodrigues D'Almeida Lins, com 40 votos, e Antenor Patriota de Souza Filho, com 35 aceitações, foram eleitos os mais novos sócios da Instituição.

É importante relatar que o estatuto da AVEPE só permite 65 sócios. Quando por motivo de afastamento de um ou mais integrantes, como foi o caso de agora, a diretoria faz eleição direta para eleger novos pretendentes à(s) vaga(s).

A AVEPE foi fundada no ano de 1989. Hoje dispõe de sede própria, sendo uma das associações referência entre as cidades da região do médio São Francisco. Todos os domingos acontece a tradicional pelada. Logo depois, os sócios participam de animada confraternização, em que são servidos comes e bebes.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Sertão recebe a Semana de Direitos Humanos até sábado (30)

Assis Ramalho entrevista Paulo Moraes, Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco (Foto: Arquivo do Blog)

Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari e Sertânia têm ações. Há programadas atividades como emissão de documentos, oficinas e mostra.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco (SEDSDH-PE) contemplou dez regiões de desenvolvimento do estado com a Semana de Direitos Humanos e, até setembro, pretende levar o evento às duas que faltam. Na recente etapa, a região que está recebendo ações até este sábado (30) é Sertão do Moxotó, especialmente Arcoverde, Betânia,Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari e Sertânia.

Em dias específicos, os municípios abrigam “mutirão de [emissão de] documentos, seminário, oficinas e feira de cidadania. A caravana de atividades busca interiorizar as ações nesta área, e sensibilizar a população para o combate às violações”, segundo a assessoria de imprensa da SEDSDH-PE. As ações têm temas como violência de gênero, Ditadura Militar, crimes violentos letais intencionais (CVLI) e vítimas de violações.

Edital do MinC oferece bolsas de 14 mil reais a jovens comunicadores


O Edital Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude, lançado no começo do mês em parceria do Ministério da Cultura (MinC), com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Universitária José Bonifácio, irá concender bolsas de R$ 14 mil para jovens com idades de 15 a 29 anos que desenvolvam projetos de comunicação ligados à cultura.

Com inscrições abertas até 5 de novembro, o edital contempla ações nos eixos: “educar para comunicar”, “produção de conteúdos culturais”, “distribuição de conteúdos culutrais”, “meios e infraestrutura para a comunicação”, “comunicação e protagonismo social” e “comunicação e renda.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do MinC, por correios ou pelo e-mail comunicadiversidade@gmail.com.

PSB diz que uso de avião seria declarado à Justiça Eleitoral no fim da campanha


Após os questionamentos sobre a propriedade da aeronave Cessna Citation prefixo PR-AFA, cuja queda matou o ex-governador e candidato à Presidência da República Eduardo Campos e mais seis pessoas, o PSB informou hoje (26), em nota, que o jato “teve seu uso – de conhecimento público – autorizado pelos empresários João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e Apolo Santana Vieira”.

Na nota assinada pelo presidente do partido, Roberto Amaral, o PSB esclarece que a aeronave deveria ser usada durante toda a campanha e que o pagamento seria feito ao término do período, quando então se verificaria o número de horas voadas para que fosse feito o acerto final e declarado à Justiça Eleitoral o desembolso.

“Nos termos facultados pela legislação eleitoral, e considerando o pressuposto óbvio de que seu uso teria continuidade até o final da campanha, pretendia-se proceder à contabilização ao término da campanha eleitoral, quando, conhecida a soma das horas voadas, seria emitido o recibo eleitoral, total e final”, esclarece a nota do PSB. A aeronave, que saiu do Rio de Janeiro com destino a Guarujá (SP), caiu em um bairro da cidade vizinha de Santos na manhã do dia 13 de agosto.

Dilma tem 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%, aponta pesquisa Ibope

Em simulação de segundo turno, Marina tem 45% e Dilma, 36%. Instituto ouviu 2.506 eleitores entre os últimos sábado e segunda-feira

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.

O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%.

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB. No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 7, o candidato do partido ainda era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Naquela pesquisa, Dilma tinha 38%; Aécio Neves (PSDB), 23%; e Eduardo Campos (PSB), 9%.

De acordo com a pesquisa desta terça-feira, 7% dos entrevistados disseram não saber em quem votar e 8% responderam que votarão em branco ou nulo. Na pesquisa anterior, os que responderam não saber eram 13% e brancos e nulos, 11%.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre os últimos sábado (23) e segunda-feira (25). O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.

Batida entre 6 veículos deixa dois mortos e seis feridos no interior da Bahia

PRF informa que mais pesoas podem estar mortas por conta do incêndio, após a batida, mas a confirmação só poderá ser feita com o laudo do DPT. (Foto: Adelson Meira/Portal Poções) 

A batida entre seis veículos deixou duas pessoas mortas e seis feridos na tarde desta terça-feira (26), no km 767 da BR-116, próximo à cidade de Poções, no sudoeste da Bahia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu duas carretas, um caminhão e três carros. Ainda segundo a polícia, o motorista de uma das carretas contou que perdeu o controle do veículo, após o volante travar. Com isso, ele invadiu a pista contrária e colidiu com os demais veículos que seguiam pela rodovia.

O motorista também ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, assim como os outros cinco feridos. As vítimas fatais não chegaram a receber atendimento, pois morreram no local.

Com a batida, alguns veículos incendiaram e o Corpo de Bombeiros precisou ser chamado para conter as chamas. Por conta do incêndio, a PRF informa que podem ter mais pessoas mortas, mas a confirmação só poderá ser feita apenas após o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que já está no local.

G1 Bahia

Petrolândia: Casa das Juventudes comemora Dia Internacional da Juventude com evento no próximo domingo (31)


Armando: “A educação é o grande desafio de Pernambuco”

Graça Araújo entrevistou Armando Monteiro no TV Jornal Meio Dia nesta terça, 26 (Foto: Leo Caldas/Divulgação)

Em entrevista ao programa TV Jornal Meio Dia, nesta terça-feira (26), Armando Monteiro (PTB), candidato a governador, defendeu maior investimento na educação para que Pernambuco dê uma guinada nos índices educacionais nas redes estadual e municipal. Para tanto, o petebista afirmou que vai desenvolver um modelo cooperativo do Estado com as prefeituras, oferecendo suporte pedagógico e financeiro, e adotar uma matriz curricular única do Sertão ao Litoral, melhorando a formação dos alunos já na base.

Outra área na educação que Armando pretende atuar fortemente é estabelecer a conexão entre os ensinos médio e o profissionalizante. Dessa forma, para o petebista, ao concluir a formação básica, os alunos já serão encaminhados para a qualificação profissional, se preparando para o mercado de trabalho. O candidato também quer implantar uma política para minimizar a evasão escolar. Essas medidas visam rever os atuais índices que Pernambuco amarga no Ideb.

“Pernambuco tem que reverter este quadro. Se o Estado não fizer uma virada na educação, não poderemos chamar de desenvolvimento o que houve nos últimos anos. A educação é o grande desafio de Pernambuco”, resumiu Armando Monteiro, ao sublinhar que, atualmente, no Ideb, o Estado está na 18ª nos anos iniciais do ensino fundamental e na 22ª posição nos anos finais. Já no ensino médio, o Estado ocupa a 16ª.

“É preciso reduzir o nível de evasão escolar do ensino fundamental para o ensino médio e conectar o ensino médio com o profissional, para os jovens terem uma profissão e devolver para a sociedade o que recebeu ao longo da formação”, pregou o candidato a governador.

Petrolândia: Jorge Eletricista é campeão do Torneio de Sinuca realizado pela AABB

Jorge Eletricista, o grande campeão do torneio, recebe o troféu do presidente da AABB, Fabiano:  Fotos: Assis Ramalho
Jorge Eletricista e Antônio Quentinha realizaram a grande final
 Jorge Eletricista, Antônio Quentinha, Cibiu e Fabiano Cavalcante 
Vice-campeão,  Antônio Quentinha recebe o troféu do presidente da AABB
 Cibiu foi o 3º melhor colocado da competição
 De Fabiano para Fabiano: Fabiano, presidente da AABB, entrega o trofeu a 
Fabiano Cavalcante, 4º melhor da competição

Neste final de semana, no domingo (24), a AABB de Petrolândia realizou, em sua sede, emocionante Torneio de Sinuca. O evento faz parte das competições Citadinas, que se estenderá até a próxima sexta-feira (29).

O grande Torneio de Sinuca, que reuniu 16 dos melhores jogadores da cidade de Petrolândia, teve início as 9h da manhã, sendo finalizado as 18:20. Jorge Eletricista foi o grande campeão da competição, vencendo Antônio Quentinha na grande final.

Jogos da 1ª fase:
Antônio Quentinha 2 x 0 Valtécio
Leopoldo - Popô - 2 x 0 Marcio Cibiu
Fabiano Cavalcante 2 x 0 Fabiano Araújo
Luiz Espíndola 2 x 1 Laurindo
Cibiu 2 x 1 Ítalo Leite
Alex 2 x 1 Louro
Jorge Eletricista 2 x 0 Severino
Bruno 2 x 0 Francisco
Classificaram-se para a 2ª fase: Antônio Quentinha, Leopoldo, Fabiano Cavalcante, Luiz Espíndola, Cibiu, Alex, Jorge Eletricista e Bruno.

Jogos da 2ª fase:
Antônio Quentinha 2 x 0 Bruno
Cibiu 2 x 0 Luiz Espíndola
Fabiano Cavalcante w x o Alex
Jorge Eletricista 2 x 0 Leopoldo
Classificaram-se para as semi-final: Antônio Quentinha, Cibiu, Jorge Eletricista e Fabiano Cavalcante.

Jogos das semi-final:
Antônio Quentinha 2 x 1 Cibiu
Jorge Eletricista 2 x 1 Fabiano Cavalcante

Jogo da grande final:
Jorge Eletricista 2 x 0 Antônio Quentinha

Classificação final:
1° lugar: Jorge Eletricista
2º lugar: Antônio Quentinha
3º lugar: Cibiu
4º lugar: Fabiano Cavalcante

No final da competição o presidente da AABB, Fabiano, premiou os quatro primeiros colocados com troféus e dinheiro.

As competições Citadinas realizadas pela AABB de Petrolândia tem sequencia na próxima sexta-feira (29) com dois jogos de futebol de campo society;

19:30h: AABB de Petrolândia x AABB de Floresta (Categoria máster)
20:30h: AABB de Petrolândia x AABB de Floresta ( Categoria Aberto).


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Revista IHU Online #451: Mineração em debate - Neodesenvolvimentismo e neoextrativismo

Revista IHU Online #451: clique na imagem para ler

Mineração em debate: Neodesenvolvimentismo e neoextrativismo. A mineração brasileira em debate. O Novo Código de Mineração brasileiro (PL 5.807/2013) está tramitando no Congresso para votação, mas o tema só deve voltar à pauta após as eleições.

A revista IHU On-Line desta semana discute os impactos socioambientais dos projetos neodesenvolvimentista e neoextrativista do Estado, que mantém uma dinâmica econômica de viés primário-exportador em detrimento de uma perspectiva baseada em outras racionalidades.

Contribuem para o debate pesquisadores e ativistas ambientais que trabalham diretamente com as populações afetadas por esta atividade econômica extremamente predatória e saqueadora Dário Bossi, Marcelo Sampaio, Bruno Milanez, Guilherme Zagallo, Carlos Bittencourt e Rogério Almeida.

Presidente palestino confirma cessar-fogo permanente com Israel


O presidente palestino, Mahmoud Abbas, confirmou hoje (26) que chegou a um acordo com Israel para um cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza. A trégua ainda não foi confirmada oficialmente por Israel.

Pelo acordo, segundo Abbas, os ataques estão encerrados desde as 19h do horário local (13h no horário de Brasília).

Desde 8 de julho, a mais recente investida israelense na Faixa de Gaza provocou a morte de 2.130 palestinos – a maioria civis – e 68 israelenses.

Agência Brasil com informações da Agência Lusa

Campanha de Fernando leva projeto É Nós à Zona Sul do Recife


Com o objetivo de ampliar a participação social no processo político e construir uma agenda de propostas conectada aos interesses da juventude, o candidato ao Senado Fernando Bezerra Coelho (PSB) terá um bate-papo, nesta terça-feira (26), com um grupo de jovens da Zona Sul do Recife. A iniciativa integra o projeto “É Nós”, que já promoveu outras cinco rodas de debate no Estado, recolhendo sugestões e esclarecendo dúvidas dos eleitores. O encontro ocorrerá a partir das 18h30, na boate Pink Elephant, na Avenida Domingos 2343, em Boa Viagem.

O “É Nós” é um projeto pioneiro em Pernambuco desenvolvido pela campanha de Fernando, com estratégia, linguagem e material próprios, focados na juventude. A ação pretende realizar pelo menos 40 debates do candidato a senador com pessoas dos 16 aos 30 anos em todas as microrregiões de Pernambuco. A iniciativa já foi promovida no bairro de Nova Descoberta (Recife) e nos municípios de Abreu e Lima, Petrolina, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes.

Além de apresentar suas propostas e ouvir sugestões na campanha eleitoral, Fernando manterá um canal permanente de diálogo com os participantes do Projeto É Nós! durante o mandato de senador. Para isso, será criado um fórum permanente de acompanhamento e participação da juventude, via redes sociais de Fernando.

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho

Frases do dia 26/08/2014: Coletânea IHU Online


Risco desastroso

“Ainda antes da queda, aquele avião já era portador de um risco desastroso para as pretensões políticas de Eduardo Campos. Com provável corresponsabilidade dele ou não, tanto faz” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-08-2014.

Tem o que dizer

“Beto Albuquerque tinha na Câmara, e mantém como candidato, responsabilidades de liderança no PSB que tem o que dizer, à Justiça Eleitoral e à Polícia Federal, no mínimo sobre os gastos com o avião” – Jânio de Freitas, jornalista –Folha de S. Paulo, 26-08-2014.

Tudo igual

"A notícia de presos decapitados no presídio de Pedrinhas, Maranhão, horrorizou-nos no Brasil civilizado, pela ferocidade ainda viva no atraso do Norte. Os dois mais recentes decapitados o foram no presídio de Cascavel, no rico e civilizado Paraná. O Norte tem razão de estar horrorizado com o Sudeste-Sul. A tão proclamada unidade do Brasil existe mesmo" –Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 26-08-2014.

Fonte: IHU Online

Petrolândia: Badalado, o quiosque do DJ Claudinho Chot na Orla, inicia atividades neste sábado, dia 30


No próximo sábado, 30 de agosto, será inaugurado um novo empreendimento na Orla Fluvial de Petrolândia, com a abertura do quiosque Badalado, organização do DJ Claudinho Chot, localizado no ponto em que funcionaram o Espetinho dos Manos e Travessia Bar, em frente ao Ginásio de Esportes.

Claudinho Chot vai abrir as portas do estabelecimento oferecendo animação garantida para o público que vem prestigiar o Festival da Juventude de Petrolândia, com gincana de carros e motos no dia 30 e competição de som automotivo no dia seguinte.


Curta a fanpage do Badalado no Facebook: https://www.facebook.com/badaladodj

Informações: Claudinho Chot

Governo de Pernambuco anuncia concurso para 1,9 mil médicos

Secretária de Saúde de Pernambuco, Ana Maria Albuquerque (Foto: Niva Filho)

O governador João Lyra Neto autorizou a publicação do edital de concurso público para contratação de profissionais de saúde de diversas áreas. Ao todo, o certame vai oferecer 1.905 vagas para hospitais da rede estadual de saúde, sendo 11 da Região Metropolitana do Recife (RMR) e 10 do Interior do Estado. O edital será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (26/08). A seleção será organizada pela IAUPE/CONUPE (www.upenet.com.br).

O último concurso voltado para profissionais de saúde para a rede estadual foi realizado em 2004. "O novo certame será fundamental para preenchimento de lacunas de profissionais que se aposentaram ou pediram exoneração, ampliando e garantindo o acesso regionalizado da população aos serviços de saúde, principalmente em áreas consideradas estratégicas, como assistência obstétrica e terapia intensiva, já que o concurso inova na definição de vagas para profissionais especialistas nestas áreas", explica a secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque.

Do total de vagas, 821 são para o cargo de Analista em Saúde, divididos nas seguintes funções: Assistente Social (43 vagas); Biomédico (13 vagas); Cirurgião Dentista (24 vagas); Cirurgião Dentista com especialidade em cirurgia buco-maxilo-facial (04 vagas); Enfermeiro Assistencial (253 vagas); Enfermeiro Obstetra (77 vagas); Enfermeiro Uteísta (56 vagas); Farmacêutico Diarista (41 vagas); Farmacêutico (59 vagas); Fisioterapeuta Motor (18 vagas); Fisioterapeuta Respiratório (38 vagas); Fonoaudiólogo (42 vagas); Nutricionista (66 vagas); Psicólogo (53 vagas); e Terapeuta Ocupacional (34 vagas).

Petrolândia: Cleide Jane, aniversariante do dia, recebe felicitações de Édio Braga e família

"Cleide Jane,

Deus dentro de você, Deus com seu infinito poder está em toda parte, ao seu redor e dentro de você. Por ser hoje um dia tão especial, eu quero de todo o coração te dizer o quanto os sonhos são importantes, jamais perca a sua fé em todas as coisas maravilhosas que podem te acontecer. Tenha tempo para sonhar e para olhar a vida como uma grande aventura a ser vivida. Não tenha certeza das coisas que te rodeiam, pois a alegria está em continuar lutando e conquistando. Parabéns, minha prima querida! Você merece todas as mais lindas vitórias desse mundo!

São os votos de os votos de felicidades de Édio Braga e Família."

Reeducando de Pernambuco lança “As Cartas de um Detento”


Marcos Sant’anna, reeducando acompanhado pelo Patronato Penitenciário de Pernambuco, narra sua história no presídio de Juazeiro/BA, onde passou 936 dias, dedicando-se à arte e oficio de escrever cartas para outros detentos.

O livro “ As Cartas de um Detento” , do reeducando Marcos Sant’anna, vai ser lançado, nesta sexta-feira, 29, às 20h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, Bahia.

Baseado em fatos reais, o livro traz histórias de um homem que, dentro do presídio, escreveu mais de 1.000 cartas para outros detentos que não sabiam ler nem escrever, tentando aliviar a dor e a saudade, e trazendo um pouco de felicidade e esperança a pessoas de quem todo o resto foi retirado.

Marcos Sant’anna é acompanhado pelo Patronato Penitenciário de Pernambuco, órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH, e Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH. Nasceu em Petrolina e sua vida foi dedicada ao mundo das comunicações e promoções artístico-culturais, o que o levou, em meados do ano de 1995, à cidade de Jaguarari/BA, onde viveu vários anos.

Em maio de 2010, o autor foi condenado a uma pena de prisão, que o levou encarcerado primeiramente no distrito de Pilar e depois no presídio da cidade de Juazeiro/BA. Foram exatos 936 dias até que recuperasse sua liberdade, em dezembro de 2012.

1° Seminário das Comunidades Quilombolas do São Francisco começa nesta quarta (27) em Bom Jesus da Lapa-BA

Governo de Pernambuco fortalece cooperação com Banco do Nordeste


Representantes do Governo do Estado e do Banco do Nordeste (BNB) estiveram reunidos, nesta segunda-feira (25), a fim de conhecerem melhor projetos e propostas para fortalecer a cooperação entre as instituições. Foi a primeira reunião de trabalho após o entendimento entre o governador João Lyra Neto com o presidente do Banco do Nordeste, Nelson Souza, que trataram, no último dia 6, no Recife, sobre o encaminhamento de novas parcerias. A reunião foi realizada na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag).

Participaram do encontro os secretários estaduais Frederico Amancio (Planejamento e Gestão), Márcio Stefanni (Desenvolvimento Econômico), João Bosco (Infraestrutura), Osíris Caldas (Micro e Pequena Empresa) e Adailton Feitosa (Administração, em exercício), além do diretor-presidente da AdDiper, Jenner Guimarães. Pelo Banco, a comitiva foi composta por diretores, superintendentes e analistas.

Entre os assuntos discutidos, estiveram a formação de parcerias entre BNB e Governo de Pernambuco nas áreas de desenvolvimento e comercial; facilitação do acesso ao crédito de micro e pequenas empresas; ações de fomento e políticas voltadas para energia solar no Estado; apoio a projetos nas áreas de saúde e pesquisa, cultura e eventos e incremento em projetos de agricultura familiar; repasse e disponibilização de financiamentos e captação de recursos; e agilização de processos internos e comuns às duas instituições (Governo e BNB).

A ética no tempo do espetáculo


"Para doar, fazer o bem, precisamos mesmo do incentivo de uma ducha viral? Sem o prazer de ver famosos pagando mico não doaríamos?", escreve Renato Janine Ribeiro, professor de Ética e Filosofia na USP e autor de A Universidade e a Vida Atual (Companhia das Letras) em artigo publicado pelo O Estado de S. Paulo, 24-08-2014.

Eis o artigo.

É justo, é correto, é bom fazer o bem por razões que não são as do bem? É certo agir corretamente, mas por razões tortas? Essa pergunta não é nova, mas é a que me ocorre quando vejo o desafio do balde de gelo. Resumindo, quando você é desafiado ou dá US$ 100 para uma determinada causa nobre ou vira um balde de água com gelo na cabeça, e aí entrega apenas US$ 10. E depois desafia mais três pessoas. É claro que o charme está em sair nas redes sociais gritando, enquanto cai a água geladíssima na sua cabeça. Não é à toa que famosos têm feito isso. E não é fortuito quePaulo Maluf, que para muitos não representa exatamente o bem, tenha feito uma versão própria do desafio, nadando numa piscina fria em vez de derramar o gelo na cabeça.

Sem dúvida, há algo estranho nessa moda. Por que o divertido estará em pagar menos? Na verdade, o melhor, para os beneficiários, seria receberem os US$ 100, não os US$ 10 que lhes cabem quando alguma celebridade ou sub sai na foto. Mas é o susto mostrado na foto ou no clipe que multiplica o desafio. Em outras palavras, chegam menos US$ 90, mas o valor de uma propaganda com um famoso é inestimável. Perde-se na boca do caixa, de imediato, mas em algumas horas a imagem vira viral e assim se arrecada muito mais. O negócio é o espetáculo. A propaganda é a alma da doação.

Vasco e ABC abrem as oitavas de final da Copa do Brasil nesta terça-feira (26); confira os demais jogos


As oitavas de final da Copa do Brasil começam nesta terça-feira com o duelo isolado entre Vasco e ABC, em São Januário, mas outros confrontos chamam a atenção. Dos clássicos Grêmio x Santos e Palmeiras x Atlético-MG ao simbólico jogo entre Cruzeiro e Santa Rita, que reúne o líder do Brasileirão e uma equipe que sequer está na Série D, cada partida tem sua particularidade.

Enquanto os favoritos São Paulo, Internacional e Fluminense se despediram mais cedo, os seis representantes brasileiros na Libertadores - Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio - estreiam. Nesta fase, os cartões amarelos são zerados, mas quem foi amarelado ou expulso na última rodada cumprirá suspensão. A classificação com vitória por dois ou mais gols de diferença como visitante no jogo de ida deixa de existir. O saldo qualificativo, com peso maior para os tentos marcados fora de casa, segue como critério de desempate.

Jogo desta terça-feira (26)
Vasco x ABC 19:30 - São Januário

Jogos de quarta-feira (27)
Coritiba x Flamengo 22h - Couto Pereira
América RN X Atlético - PR  19:30h - Arena das Dunas
Palmeiras x Atlétco-MG 22h - Pacaembu
Bragantino x Corinthians 22h - Arena Pantanal
Botafogo x Ceará 22h - Maracanã
Cruzeiro x Santa Rita 19:30 - Mineirão

Jogo de quinta-feira (28)
Grêmio x Santos 20h - Arena do Grêmio

Clique abaixo e confira a tabela completa da Copa do Brasil, e os bastidores de cada jogo

Presidente do TJPE participa de solenidade no Comando Militar do Nordeste em comemoração ao Dia do Soldado

Desembargador Frederico Neves fez parte da cerimônia em homenagem ao patrono do Exército, Duque de Caxias, com o Comandante Militar do Nordeste, general Manoel Pafiadache (Foto: Assis Lima/Ascom TJPE)

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves, prestigiou nesta segunda-feira (25) a Solenidade Militar comemorativa ao Dia do Soldado, celebrada pelo Comando Militar do Nordeste. Durante a cerimônia, o chefe do Judiciário estadual participou das honras militares ao Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, quando realizou a aposição da corbelha de flores ao lado do Comandante Militar do Nordeste, general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache.

Representante maior entre as autoridades civis presentes ao evento, o presidente do TJPE ressaltou que a participação na solenidade contribui para reafirmar laços entre as instituições. "Buscamos estreitar nossas relações institucionais cada vez mais, porque o Tribunal e o Comando Militar do Nordeste são instituições que prestam serviço ao público. Logo, nosso objetivo é oferecer um serviço cada vez melhor à população pernambucana", frisou Frederico Neves.

Empossado no cargo no último dia 13 de agosto, o Comandante Militar do Nordeste destacou a importância da parceria institucional com o TJPE. "O relacionamento entre o Exército e o Tribunal deve ser preservado por nós, líderes das instituições, por isso recebi com muita honra o desembargador Frederico Neves", afirmou o general Manoel Pafiadache. Acrescentou que a missão de todo soldado, assim como de qualquer membro do Exército, é defender e ajudar a população, no que reside um paralelo com a missão do Poder Judiciário.

Durante a cerimônia, personalidades receberam a Medalha do Pacificador, comenda outorgada pelo Exército Brasileiro àquelas personalidades que prestam relevantes serviços em prol da preservação e da divulgação da imagem da instituição militar.

Redação Ascom TJPE
Foto: Assis Lima/Ascom TJPE

Em MG, São Francisco está por um fio


A ameaça é grave: o volume útil do reservatório da usina de Três Marias, em Minas Gerais, pode chegar a zero até novembro. Hoje, tem menos de 8% de sua capacidade. Se isso acontecer, um trecho de cerca de 40 quilômetros do São Francisco, logo depois da usina, ficará sem água, transformando parte do rio, célebre por sua perenidade, num leito de areia e pedras.

A reportagem é de Daniel Rittner, publicada pelo jornal Valor, 25-08-3014.

Além de uma tragédia ambiental, com a morte dos peixes ao longo de todo esse trajeto e dos animais que dependem do rio, há também o fantasma do desabastecimento. Indústrias que dependem da captação de água e movimentam a economia local correm o risco de fechar temporariamente. Produtores no polo de agricultura irrigada ainda não sabem o que fazer. Representantes da sociedade civil reclamam que, apesar da crise, nenhum plano de contingência foi elaborado para lidar com o cenário de fim do volume útil da represa.

A tensa espera pelo fim da seca no Velho Chico

Vai ser um fim de seca angustiante no entorno da usina hidrelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, onde a baixa vazão do rio São Francisco tem deixado cada vez mais tensas as semanas que precedem o reinício da temporada de chuvas. O volume útil do reservatório, que hoje está com menos de 8% de sua capacidade máxima, pode chegar a zero até novembro. Se isso acontecer, a região que inspirava o escritor Guimarães Rosa verá um cena impensável: um trecho de aproximadamente 40 quilômetros do Velho Chico, logo depois da usina, ficará sem nenhum fio d'água sequer, transformando parte do rio - célebre por sua perenidade - em um mero leito de areia e pedras.

Seria não apenas uma tragédia ambiental, com a morte de peixes ao longo de todo esse trajeto, além de animais morrendo de sede às margens: há o fantasma do desabastecimento de água. Indústrias que dependem de captação no rio e movimentam a economia local correm o risco de fechamento temporário. Produtores no polo de agricultura irrigada ainda não sabem o que fazer.