quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Embarcação com pesca irregular é apreendida em Porto de Galinhas, numa ação que envolveu CPRH, Ibama e PF

Equipe teve ainda a participação de agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Ipojuca (Fotos: CPRH/Divulgação)

Uma ação conjunta da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Ibama, Polícia Federal e Secretaria de Meio Ambiente de Ipojuca resultou na apreensão, na tarde desta quinta-feira (1º), de uma embarcação, uma rede de espera de 1.200 metros e 150 quilos de pescados, frutos de pesca irregular realizada em Porto de Galinhas, no litoral Sul do Estado. A fiscalização envolveu 17 profissionais – em terra e mar – e uma embarcação da PF. O proprietário do barco usado na atividade ilegal foi multado em R$ 3.300 – valor definido pela legislação ambiental.

A fiscalização foi definida a partir de uma denúncia feita no início de novembro à CPRH: a de que está havendo alta mortandade de tartarugas marinhas em algumas áreas da costa, em Porto de Galinhas. Muitas dessas mortes, de acordo com as informações, ocorrem porque as tartarugas ficam presas em redes de pesca. Há três semanas, em reunião preparatória na sede do Ibama, foi definida a operação desta quinta , que teve 4 agentes da unidade de fauna da CPRH, 4 do Ibama, 7 da Prefeitura de Ipojuca e dois policiais federais.


Nilton Mota participa de reunião para discutir avanços na agricultura familiar

Foto: Secretaria de Desenvolvimento Rural/BA

Nesta quinta-feira (1º), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, participou da 7ª reunião do Fórum Regional dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais, realizado em Salvador, na Bahia. Na ocasião, foi discutida a comercialização dos produtos da agricultura familiar, com foco para as estratégias de acesso a mercados. O evento segue até amanhã (02).

Dentre os temas tratados na reunião, houve uma abordagem sobre a conjuntura das políticas de desenvolvimento rural, além de uma apresentação sobre operacionalização das ações e programas aquisição pública de produtos do campo.


Petrolândia e Jatobá: Diplomação de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos acontece no dia 15 de dezembro


Passadas as eleições, resta agora a diplomação e a posse dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos para que a Justiça Eleitoral encerre suas atividades referentes ao pleito de 2016.

De acordo com informações de Orlando Parahym, chefe do Cartório Eleitoral de Petrolândia/Jatobá, a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos de Petrolândia e Jatobá se realizará no próximo dia 15, às 10h00, na Câmara de Vereadores de Petrolândia.

Ainda de acordo com o chefe do Cartório, diferentemente das eleições de 2012, nessa solenidade não receberão diploma os suplentes de vereador, que deverão comparecer posteriormente no cartório eleitoral para esse fim.

Redação do Blog de Assis Ramlho
Informação: Orlando Parahym, chefe do Cartório Eleitoral de Petrolândia/Jatobá.



Codevasf marca presença em plenária do CBHSF onde poder público e sociedade dialogam sobre São Francisco


Povos indígenas e pescadores têm participação ativa no evento, que vai até sexta (02) em Alagoas e tem como lema “Velho Chico Tem Pressa!” (Foto: Codevasf/Divulgação)

Ritual indígena de boas vindas e um minuto de silêncio em memória das vítimas do acidente aéreo da equipe Chapecoense de futebol, ocorrido na Colômbia na última segunda-feira, marcaram o início nesta quinta-feira (1º) da XXXI Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) no município de Penedo (AL), situado às margens do rio. A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, participa do encontro, que se estende até sexta (02).

Na abertura do evento, Kênia Marcelino saudou os membros do Comitê e frisou a necessidade do apoio de todos às ações de revitalização do São Francisco. “Mais que nunca, [ressalto] o interesse, a preocupação e o comprometimento da empresa com a pauta da revitalização. Nós estamos prestes a iniciar, no próximo ano, a pré-operação do Projeto São Francisco [Pisf]. Então precisamos dar continuidade, com o apoio de todos, à implantação e à conclusão das ações do Programa de Revitalização”, enfatizou.


Petrolândia: Hospital Municipal realiza campanha Novembro Azul


No dia 24 de novembro o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima realizou o Novembro Azul para todos os homens do município. O evento contou com atendimento médico especializado, realização de exames laboratoriais, testes rápidos de HIV, atendimento odontológico, atualização de cartões de vacina, palestras sobre câncer de pele e câncer bucal, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e distribuição de medicamentos.

Os atendimentos tiveram um saldo satisfatório, onde foram realizadas 26 consultas urológicas com o Dr. Danilo, 14 consultas com o clínico geral Dr. Paulo Alves, 10 vacinas, 11 consultas odontológicas com Dra. Gláucia, 06 testes rápidos de HIV, 50 glicemia capilar e 35 PSA. 

Os atendimentos foram realizados no período da noite para que os homens que trabalham durante o período da manhã também pudessem participar e durante a manhã o Urologista, Dr. Danilo realizou 08 cirurgias urológicas para completar as atividades em alusão à saúde do homem.

Ver fotos > Hospital Municipal realiza o Novembro Azul

Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima


CPRH liquida pagamento do décimo-terceiro nesta sexta-feira

Servidores receberão de forma antecipada a segunda parcela, dois dias após terem recebido a primeira, anuncia presidente do órgão, Simone Souza.

Os 310 servidores da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) receberão, nesta sexta-feira (2), o pagamento da segunda parcela do décimo-terceiro salário. A presidente do órgão, Simone Souza, anunciou a liquidação antecipada do benefício – o prazo é no próximo dia 20 –, ao mesmo tempo em que fecha detalhes de uma programação comemorativa que marcará, no próximo dia 16, os 40 anos da Agência. A primeira parcela foi paga na quarta (30), seguindo o cronograma.

Dentro da programação dos 40 anos, a CPRH fará um balanço do período em que, a partir de um acordo de cooperação técnica assinado com o Ibama, em abril de 2014, assumiu a salvaguarda de animais silvestres em período de recuperação. Com o repasse desta tutela para o Estado, a Agência criou o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco – Cetas Tangara, numa área de 2,6 hectares entre os municípios de Recife e Camaragibe.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH


Caixões são cobertos por manto da Chape e faixa na Colômbia


Antes de os corpos seguirem para o Brasil, o Governo colombiano fará uma caravana fúnebre a caminho do aeroporto. A intenção é homenagear as vítimas antes do transporte de volta rumo ao Brasil. A informação está em comunicado divulgado nesta quinta-feira.

A decisão, porém, ainda depende de trâmites burocráticos. Se for confirmada, serão 64 carros com distintivos da Chapecoense rumo à base da Força Aérea da Colômbia.Três aviões da FAB aguardam ordens em Manaus para se deslocarem a Medellín. Eles farão o transporte de volta ao Brasil.

O procedimento de translado dos corpos da Colômbia para o Brasil pode ocorrer depois do inicialmente previsto. Segundo o representante das cinco funerárias que preparam os corpos, o mais provável é que o transporte.


Inep diz que não vai cancelar Enem 2016 e que investigações não estão concluídas


Após declaração o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) de que houve vazamento nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que o exame "foi realizado com segurança para mais de 5,8 milhões de estudantes nos dias 5 e 6 de novembro de 2016". O Enem não será cancelado e a punição se restringirá aos envolvidos nos casos de tentativa de fraude, de acordo com o órgão.

Em nota, o Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação do Enem, diz que a investigação da Polícia Federal ainda está em curso e em caráter sigiloso. "Ao contrário do que informou o procurador Oscar Costa Filho, do Ministério Público do Ceará, o inquérito não foi concluído", diz.


Tacaratu: Justiça Eleitoral julga improcedente ação de investigação judicial contra prefeito reeleito

José Gerson (Foto: Assis Ramalho)

Nessa última quarta-feira, 30 de novembro de 2016, o Juízo da 89ª Zona Eleitoral, em Tacaratu-PE, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial nº 115-09.2016.6.17.0089, contra o Prefeito reeleito do Município, sr. José Gerson da Silva, impetrada pela coligação 'Unidos por um Munícipio Melhor'.

O prefeito reeleito, sr. José Gerson da Silva, que manteve-se todo tempo muito tranquilo, especialmente no que se concerne à fragilidade dos conteúdos da Ação de Investigação Judicial, sob o número anteriormente mencionado, não hesitou, portanto, logo que foi informado da decisão do Juiz Eleitoral de julgar improcedente, em agradecer a Deus e a Nossa Senhora da Saúde, pedindo forças para que possa prosseguir a frente da gestão do Órgão Público Municipal, com ações que promovam melhorias na qualidade de vida de todos os cidadãos e cidadãs tacaratuenses, tanto neste quadriênio que se encerra quanto no próximo que se iniciará em 1º de janeiro de 2017. Sempre com compromisso verdade em busca de sucesso e desenvolvimento para o município, construindo um novo tempo.

Assessoria da Prefeitura Municipal de Tacaratu


Oficina sobre empreendedorismo movimenta unidade regional da FIEPE em Petrolina


O cenário atual e as tendências de mercado foram alguns dos temas abordados nesta quarta-feira (30) no auditório da Unidade Regional da Federação das Indústrias de Pernambuco – FIEPE, em Petrolina – PE, durante a oficina Empreendedorismo: driblando a crise.

Ministrada pelo professor, economista e especialista em Gestão Empresarial de Negócios, Felipe Dantas Barreto, a capacitação atraiu um bom público de empresários e gestores principalmente do segmento industrial. O evento que começou às 8h e prosseguiu até às 17h, tratou ainda de assuntos a exemplo dos fundamentos da visão empreendedora, foco, meta e visão, perfil das empresas, público alvo e como prospectar de maneira inteligente em tempos de crise.


Diretoria Colegiada do CBHSF planeja ações do colegiado para 2017


A Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco reservou esta quarta-feira (30.11) para uma reunião ordinária, em Penedo (AL). A Direc discutiu questões administrativas e operacionais para a gestão do CBHSF. A reunião, realizada no auditório do Hotel São Francisco, contou com a presença do presidente e do vice-presidente do Comitê, Anivaldo Miranda e Maciel Oliveira, respectivamente, além do secretário Lessandro Gabriel e dos coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais (CCRs) das quatro regiões fisiográficas da bacia hidrográfica.

Os coordenadores das CCRs discutiram as rubricas orçamentárias previstas para o ano de 2017. Ainda no encontro, houve apresentação sobre a previsão dos repasses financeiros a serem realizados pela Agência Nacional de Águas (ANA). Com relação ao planejamento da Direc, ficou definido que serão realizadas duas reuniões anuais com o Conselho de Administração da agência delegatária do Comitê, a AGB Peixe Vivo; a necessidade de promover a capacitação de funcionários; formalização de contratação de assessoria jurídica, entre outras questões.


Morte de insetos põe agricultura em risco e pode custar bilhões ao Brasil


A população de abelhas e outros insetos polinizadores está diminuindo em todo o mundo, o que faz cientistas correrem para calcular o impacto na agricultura e de propor possíveis soluções.

Segundo as contas feitas por pesquisadores de Minas Gerais e do México, o Brasil poderá perder de 16,5 a 51 milhões de toneladas de produtos agrícolas se a situação continuar piorando. Isso equivale a um prejuízo de US$ 4,9 bilhões (R$ 16,6 bi) a US$ 14,6 bilhões (R$ 49 bi).

A reportagem é de Gabriel Alves, publicada por portal Uol, 01-12-2016.

O motivo disso é que as culturas que são polinizadas têm alto valor de mercado, representando 68% do total da agricultura brasileira. Segundo os cientistas, muito do impacto econômico causado pela falta de insetos seria sofrido pela agricultura familiar, responsável por 74,4% do setor. Para chegar aos números, os pesquisadores desenharam dois cenários –um pessimista e um otimista– e estimaram qual seria o prejuízo para cada um dos 53 principais cultivos no país, de acordo com a dependência da polinização para a produtividade de cada plantação.


PSDB articulou urgência de pacote anticorrupção e votou contra

Todo o partido votou contra a urgência do pacote anticorrupção, mas senadores foram os principais articuladores da proposta

Nenhum senador do PSDB votou a favor da manobra para acelerar a votação do pacote anticorrupção no Senado. O resultado da votação, entretanto, disfarça os acordos costurados ao longo da tarde dessa quarta-feira, 30.

Interlocutores que participaram das reuniões garantem: Aécio Neves (MG) foi o primeiro a articular a urgência da votação e o PSDB prometeu votos no requerimento, mas não cumpriu.

Presidente do PSDB, Aécio trabalhou ao longo da tarde para costurar o acordo, que foi fechado com lideranças do PMDB, PT, PSD, PP e PTC.

O tucano foi o principal articulador do pedido de urgência, afirmam fontes. Se fosse aprovado o requerimento, o senador Roberto Requião (PMDB-PR), que é relator do abuso de autoridade, assumiria também o pacote anticorrupção para apresentar parecer favorável a todas as modificações feitas na Câmara. De acordo com o Ministério Público, o projeto foi desvirtuado pelos deputados.


Tacaratu: Morador reclama de descaso da Compesa por falha na distribuição de água nas ruas da cidade


Assis, boa tarde.Venho aqui expressar minha indignaçao e revolta quanto ao descaso que está acontecendo em Tacaratu por parte da Compesa. Enquanto que algumas ruas tem agua tres ou quatro vezes por semana, algumas já estāo a mais de dez dias sem abastecimento. E as desculpas são desde bomba quebrada ou escassez.

Resido na rua Manoel Amadeu onde existe uma Escola Municipal e que deveriam levar em consideraçāo esse estabelecimento de ensino.

José Rinaldo.
Morador da Rua Manoel Amadeu


Jatobá: Loja Eletroléo é reformada e está pronta para inauguração


Loja Eletroléo em Jatobá, PE (Reprodução Facebook Leopoldo Leal)

O prédio da Eletroléo em Jatobá foi completamente reformado e agora é uma das mais belas e modernas construções no centro da cidade. Com endereço na rua Tacaratu, nº 13, as novas instalações da Eletroléo, empresa do grupo Louana, serão inauguradas em breve. A informação é de Leopoldo Leal, diretor da Eletroléo em Jatobá.

A Eletroléo, com sede em Petrolândia, tem filiais em Floresta e Jatobá, em Pernambuco, e Paulo Afonso, na Bahia.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Conheça Arthur Aurélio, escolhido para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos do governo Ricardo Rodolfo

Futuro Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Petrolândia, Arthur Aurélio (Fotos: Acervo pessoal)

A partir de 1º de janeiro de 2017, Arthur Aurélio Santana Barboza, 29 anos, casado, será secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Petrolândia. A confirmação foi feita pelo prefeito eleito de Petrolândia, Ricardo Rodolfo, em entrevista a Assis Ramalho, na manhã dessa quarta (30), no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia. Segundo o futuro gestor, na sua gestão as pastas de Infraestrutura e Serviços Urbanos voltarão a fazer parte de uma só estrutura, após alguns anos separadas.

Graduado em Engenharia Civil pela UFPE-Campus Caruaru, em 2011, o sucessor de Paulo Lucena faz MBA em Gerenciamento de Projeto na DeVry|Unifavip, em Caruaru, com previsão de conclusão ainda em 2016. Arthur Aurélio tem experiência em gestão de obras residenciais, de infraestrutura e galpões industriais, além de ser especialista em gestão de obras em parede de concreto moldadas in loco e infraestrutura urbana (rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem, terraplanagem, pavimentação).

Arthur Aurélio (centro) na entrega de casas do Minha Casa Minha Vida em Serra Talhada

O engenheiro tem experiências profissionais no Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Em Serra Talhada-PE, participou da urbanização do Loteamento Jardim Estrela, com projetos e execução. Ele também esteve na coordenação, planejamento e execução de todas as etapas no projeto de MCMV/Poço III e IV, conhecido como bairro Vila Bela, com 695 unidades habitacionais, e foi responsável por assistência técnica de 1.594 Unidades Residenciais nesse bairro.

No município de Jurema-PE, Arthur Aurélio foi responsável por coordenação, planejamento e execução todas as etapas no projeto de MCMV, com 100 unidades habitacionais. Participou também de obra do mesmo programa em Belém de Maria-PE, com 212 unidades habitacionais.

Falta exatamente um mês, portanto, para o jovem engenheiro civil assumir a pasta que, entre outros problemas, lida com as graves consequências do crescimento desordenado da área urbana e do entorno das agrovilas do município. O melhor exemplo da situação caótica da urbanização realizada sem licenciamentos, registros e à margem do Plano Diretor da cidade, é o Loteamento Nova Esperança. Ali, a tendência é as intervenções de melhorias feitas pelo município se tornarem rapidamente insuficientes para atender à demanda, sempre crescente, em face da expansão/especulação imobiliária desenfreada. Porém, com formação acadêmica na engenharia civil e vivência em projetos de habitações populares, certamente o futuro secretário estará preparado para administrar esse e outros grandes desafios. Ele próprio declara, em seu currículo, ter desenvoltura para trabalhar sob pressão e ser eficaz na resolução de problemas. 

Desejamos sucesso a Arthur Aurélio e agradecemos sua atenção e de sua família, residente em Petrolândia, com a nossa reportagem.

Redação do Blog de Assis Ramalho


CNBB emite nota contra o aborto diante da decisão do STF

Os bispos conclamam as comunidades a se manifestarem publicamente em defesa da vida

Nesta quinta-feira, 01 de dezembro, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta nota oficial na qual reafirma a posição da Igreja de “defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural”.

Os bispos reafirmam também “incondicional posição em defesa da vida humana, condenando toda e qualquer tentativa de liberação e descriminalização da prática do aborto. Conclamamos nossas comunidades a rezarem e a se manifestarem publicamente em defesa da vida humana, desde a sua concepção”.

Leia a Nota:

NOTA DA CNBB EM DEFESA DA VIDA

“Propus a vida e a morte; escolhe, pois, a vida ” (cf. Dt. 30,19)


A importância das visitas regulares ao dentista


A saúde dos seus dentes está essencialmente ligada a uma correta higiene oral, bem como a corretos hábitos alimentares. Manter um sorriso bonito e saudável requer vários cuidados e dedicação. Entre eles, limpeza, remoção de tártaros e passagem do fio dental. Além de reservar um tempo do seu dia para higienizar os dentes corretamente, é necessário também fazer visitas regulares ao dentista.

As consultas são fundamentais para a manutenção da saúde bucal está em dias, e devem ser feitas com frequência. Nessas visitas o profissional fará avaliações constantes do paciente. E ao realizar uma limpeza completa com aplicação de substâncias que ajudarão a remover manchas e a prevenir o surgimentos de cáries.

Agende sua visita e tenha sua saúde bucal em dias com o atendimento de Jefferson Almeida. Você e sua família merecem sorrir com mais saúde e alegria.

Sorriso Consultório Odontológico
Dr. Jefferson L. F. Almeida - CRO-PE 9148
Av. Pref. José Gomes de Avelar, 517 - Quadra 02
Marcação de horários: (87) 3851-1488

Assessoria Sorriso Consultório Odontológico


Petrolândia: Prefeito eleito, Ricardo Rodolfo participa de reunião com líderes de comunidades rurais no STR


Nesta quinta-feira (1º), o prefeito eleito de Petrolândia, Ricardo Rodolfo, participou de encontro com líderes de assentamentos e associações de produtores rurais do município. O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) local.

"Vamos DESENVOLVER... Cuidar das pessoas... Nossa missão como futuro GOVERNO MUNICIPAL: Servir bem a todas as famílias do nosso município!", declarou em rede social o futuro prefeito, após o evento.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Reprodução Facebook Ricardo Rodolfo


Petrolândia: Paulinelly Construções possui produtos da qualidade que você precisa


Localizada na avenida Marquês de Olinda em Petrolândia, a Paulinelly Construções é um ponto de vendas de material de construção em geral que oferece produtos de qualidade bem como também tecnologia de ponta.

Com atendimento personalizado ao cliente, preços acessíveis e muitos produtos disponíveis ainda contam com os serviços de entrega ao cliente facilitando ainda mais as vendas e favorecendo o relacionamento.

O cliente também pode acompanhar as novidades através da fanpage oficial da paulinelly construções e ver novidades que são anunciadas na página. Acompanhe-nos e curta as novidades que são fundamentais para sua casa ter modernidade e qualidade que oferecemos. Venha e comprove nossos anúncios, já faz parte da família ter você como cliente especial.

Assessoria Paulinelly Construções


Pente-fino flagra 8 mil servidores federais entre beneficiários do Bolsa Família


Um inédito cruzamento entre dados do governo e a folha de pagamento do Bolsa Família levou o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) a identificar 7.961 servidores federais entre os beneficiários do programa. Mais de 52% já tiveram os contratos cancelados ou os saques bloqueados, todos sob a suspeita de subdeclaração de renda.

A "malha fina" faz parte de um trabalho de apuração feito pela pasta ao longo dos últimos quatro meses, considerando seis bases de dados do governo federal: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), Sistema de Controle de Óbitos (Sisobi) e Relação Anual de Informações Sociais (Rais). No total, foram flagradas mais de 1,1 milhão de irregularidades.


Tacaratu cria e instala Núcleo de Assistência Social em Caraibeiras


O Prefeito de Tacaratu, José Gerson da Silva, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos como Órgão Gestor da Política Pública Municipal de Assistência Social, que consciente de suas obrigações, após análises aprofundadas das necessidades de universalizar suas demandas no território municipal, apresentou ao Conselho Municipal de Assistência Social de Tacaratu – CMAST, o Projeto de Expansão da Política Pública Municipal de Assistência Social, com a criação e instalação do Núcleo de Assistência Social – NAS.

O Núcleo de Assistência Social – NAS, é um espaço físico de apoio técnico e de execução de ações e atividades dos Programas, Serviços e Projetos e Benefícios, nos moldes de organização do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que após análise e aprovação do Projeto e com indicativo de localização socioterritorial do Pleno do Conselho Municipal de Assistência Social de Tacaratu, foi devolvido a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para as providências de execução, bem como outros encaminhamentos que se fizessem necessários. Que o fez, enviando para a análise final e aprovação do Executivo Municipal, que também o aprovou, considerando-o como um instrumento de facilitação de acessibilidade a comunidade, para as ações e atividades itinerantes no âmbito do território municipal, como informações e outras promovidas pela Vigilância Socioassistencial, Cadastro Único, CRAS, CREAS, Casa das Juventudes, Coordenadoria Municipal de Mulher, Projeto Crianças e Adolescentes Passageiros da Luz do Sol Nascente/Núcleo Esfera Musical – Curso Básico Violão, exclusivo para crianças e adolescentes da faixa etária entre 10 e 16 anos, oriundos de famílias do Programa Bolsa Família, trabalho infantil e/ou extrema vulnerabilidade. 

O Núcleo de Assistência Social – NAS, funcionará de segunda a sexta-feira, na Avenida José Estevão, nº 99, em Caraibeiras.

Ascom Prefeitura Municipal de Tacaratu


Relatório da PF conclui que houve vazamento do Enem 2016, diz MPF

“Uma quadrilha organizada nacionalmente teve acesso antecipado às provas. Isso compromete a lisura do exame e a própria credibilidade da logística de segurança que vem sendo aplicada”, afirma procurador.

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (1º) que recebeu relatório da Polícia Federal (PF) que aponta que houve vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016). Segundo o MPF, no relatório do inquérito policial que apura o caso, a Polícia Federal afirma que as provas do primeiro e do segundo dia do exame, além da prova de redação, vazaram antes do início da aplicação para, pelo menos, dois candidatos.

Segundo o MPF, no texto a PF expressa sua convicção de que houve cometimento de crime de estelionato qualificado no caso. Em seis de novembro, segundo dia de provas do Enem, candidatos foram presos no Ceará e no Amapá flagrados com o tema da redação da edição 2016. Em Fortaleza, a polícia encontrou no bolso de um homem de 34 anos o tema e o texto da redação pronto para ser transcrito. Ele ainda recebeu o gabarito pelo celular e usou também um ponto eletrônico na sala do exame.


Humberto diz que Temer discrimina o Nordeste e cobra solução para impasse sobre repatriação


O líder do PT no Senado, Humberto Costa, cobrou do governo de Michel Temer (PMDB), uma solução para o impasse com os governadores do Nordeste sobre a proposta de ajuste fiscal da União, que determina as condições para que estados possam acessar parte dos recursos das multas do programa de regularização de ativos não declarados à Receita, conhecido como Lei da Repatriação.

Na semana passada, governadores se reuniram e divulgaram uma carta criticando a proposta e levantando uma série de pontos que consideram fundamentais para alavancar novamente a economia da região, como a retomada da Transposição do Rio São Francisco e a liberação de empréstimos.


Ministério da Saúde apoia campanha da CNBB de prevenção à aids

CNBB e Pastoral da Aids se unem ao Ministério da Saúde para incentivar a testagem e tratamento ao HIV/aids. A campanha deverá atingir mais de 11 mil paróquias em todo o país

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Pastoral da Aids, lançou na última terça-feira (29), em parceria com o Ministério da Saúde, a campanha “Nós Podemos Construir um Futuro sem Aids” que incentiva o diagnóstico precoce e o tratamento do HIV/aids. A ação tem como objetivo disseminar informações sobre a doença, as formas de prevenção e tratamento na comunidade católica, aproveitando a ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.

A campanha contará com o apoio de 11 mil paróquias em todo o país. Protagonizada pela cantora Fafá de Belém, que participou de forma voluntária na produção, a campanha é composta por filme para televisão, mini doc e depoimentos que falam de prevenção, tratamento, estigma e preconceito, além das peças gráficas; cartaz e folder. Os materiais, produzidos pelo Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites virais do Ministério da Saúde, serão divulgados em vídeo, rádio, internet e nas celebrações católicas. “São 11 mil paróquias e milhares de voluntários motivando a testagem, dando acolhimento aos que tiverem teste positivo. É importante ressaltar que o tratamento é gratuito no SUS e que as pessoas devem iniciar esse tratamento o mais rápido possível para conviver melhor com o vírus”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao participar do lançamento da Campanha.


Tabira: MPPE recomenda revogação de lei que aumenta salário dos vereadores


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao presidente da Câmara de Tabira, Marcos Antônio da Silva, e aos demais vereadores que, no prazo de 5 dias, revoguem a Lei Municipal nº 829/16, que prevê o reajuste do salário dos membros da casa legislativa.

De acordo com a promotora de Justiça Manoela Eleutério, o MPPE recebeu notícia de fato dando conta de que a realização de sessões para a votação e aprovação da referida Lei não teve a divulgação adequada, ferindo o princípio da publicidade.

Além disso, Manoela Eleutério explica que, ao fixar os subsídios dos vereadores em termos percentuais aos valores recebidos pelos deputados do Estado de Pernambuco, a Lei nº 829/16 não atendeu o que está prescrito na Lei Orgânica Municipal de Tabira, a qual estabelece que a remuneração do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores será fixada determinando-se o valor em moeda corrente no País.


Petrolândia: Estudante Max Jockesi recebe Moção de Aplauso na Câmara Municipal


Max Jockesi foi vice-campeão de xadrez na etapa estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco em junho e no dia 7 deste mês recebeu medalha de ouro, em evento no RJ, por seu desempenho na OBMEP (Fotos: Assis Ramalho)

Max e Édio Braga, idealizador da homenagem ao estudante

Orgulho da família, Max posa com seus familiares

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite dessa quarta-feira (30), Max Jockesi, 13 anos, aluno da Escola Agrícola Municipal José Carvalho Alcântara, de Petrolândia, recebeu Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Petrolândia. A homenagem foi proposição do vereador reeleito Jorge Viana (PSL), com sugestão do assessor Édio Braga.

O estudante, filho da professora Josineide e de Marcos Soares, foi vice-campeão de xadrez na etapa estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPS), no dia 18 de junho passado. No dia 7 deste mês recebeu medalha de ouro, em evento no Rio de Janeiro, por seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O dedicado estudante é sobrinho da jornalista petrolandense Jailma Barbosa e, assim como ela, é destaque no que faz.

Parabéns ao jovem estudante pelo brilhante desempenho e aos seus pais pelo fundamental apoio. Parabéns ao vereador Jorge Viana pela merecida homenagem ao jovem orgulho de Petrolândia.

Moção de Aplausos nº 011/2016


Veículo capota na BR-316 próximo a Belém do São Francisco com 129 Kg de maconha


Na noite desta quarta-feira dia (30), por volta das 20:30, Policiais Militares das equipes NIS-2,Malhas da Lei, GATI e GT Torre, todas da 1ª CIPM e NIS-3 da 2ª CIPM, foram acionados para uma ocorrência de acidente de trânsito na BR-316 próximo a Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco.

Ao chegarem no local, os policiais constaram a veracidade do fato, onde um veículo modelo VW FOX - CL MB, de placa PCI-1931/Recife, de cor branca, ano 2014 MD 2015, estava capotado dentro da caatinga, e o condutor do veículo tinha se evadido do local.


Abel será treinador do Fluminense e Roger do Atlético-MG para temporada de 2017


Presidente eleito aos próximos três anos, Pedro Abad escolheu Abel Braga para ser treinador do Fluminense. O ex-zagueiro do clube irá comandá-lo pela terceira vez - tem 217 jogos, 114 vitórias, 44 empates e 59 derrotas, com três títulos conquistados. Antes do anúncio oficial, previsto para ocorrer até sexta-feira, a expectativa é que Abelão possa reviver no Tricolor momentos tão vitoriosos como os do passado recente.


O nome de Roger era o mais pedido pela torcida atleticana após a demissão de Marcelo Oliveira. Por meio de seu Twitter, o presidente Daniel Nepomuceno confirmou o treinador como novo comandante do Atlético-MG a partir de 2017. Com contrato de dois anos, Roger não treinará o time na segunda partida da final da Copa do Brasil e será apresentado apenas em janeiro da próxima temporada.

Por GloboEsporte.com
Rio de Janeiro



CDL Paulo Afonso promove Natal Premiado 2016: compre nas lojas participantes e concorra!


O Clube de Diretores Lojistas de Paulo Afonso-BA promove a campanha NATAL PREMIADO 2016! A cada R$ 50,00 em compras nas lojas participantes, você ganha um cupom.

Respondendo corretamente a pergunta: Qual Campanha Natalina sorteia prêmios incríveis pra você?
você concorre a 12 Vales-compra de R$ 500,00, 06 Vales-compra de R$ 2.000,00 e 2 Vales-compras de 5.000,00.

COMPRE NAS LOJAS PARTICIPANTES E CONCORRA!

PATROCÍNIO: Sicoob Coopere, Meu abraço, Yamaha Motos, Casa o Ferrageiro, Equipadora Auto Sport e Skala Modas. Realização do CDL PAULO AFONSO.

COMPRE NAS LOJAS PARTICIPANTES E CONCORRA! Confira a relação de lojas:
BAIANA MÓVEIS
BARBARA MÓVEIS
BLOSSON VILLE
BRASLIMP
BRUNA JEANS
BS RAÇÕES
CAMELO BIKE
CASA COSME E DAMIÃO
CASA O FEIRANTE
CASA O FERRAGEIRO
CENTRAL DE MADEIRAS
COMPARE E COMPRE
CONSTRUCASA
CONSTRULAR
ENERGIA VEÍCULOS
ESCAPE CENTER
ESTRELA CALÇADOS
ESSY NOVIDADE
EQUIPADORA AUTO ESPORTE
FARMÁCIA MODELO
FASHION COSMÉTICOS
FLEURY MODAS
FS COPIADORA
GLOBO ESPORTE
GOLD VIDROS
GOMES PNEUS
IDEAL TECIDOS
JANETE TECIDOS
JEREMIAS VEÍCULOS
LOJAS HB
LUCY GLAMOUR
MARLY
MERCADINHO SANTA LUZIA
MERCADINHO SILVEIRA
MEU ABRAÇO
MEU BEBÊ
MG MODAS
MILENIUM
MINAS CALÇADOS
MINAS TECIDOS
MJ MÓVEIS
MULTICOR
ÓTICA CHARME
ÓTICA CRISTAL
ÓTICA MODERNA
ÓTICA PÉROLA
PERFIL CALÇADOS
POSTO DA ILHA
POSTO RICCAL
POSTO SAN FRANCISCO
RANCHO DA CARIOCA
RECAP DOM BOSCO
RELOTEC
RETÍFICA ARCOVERDE
REAL CALÇADOS
RIO MALHAS
RL CALÇADOS
ROSEMÓVEIS
SCREP INFORMÁTICA
SENDAS GLAMOUR
STOCK CAR
STTILUS MÓVEIS
TRIPÉ MODAS
VIRGÍNIOS CONTRUÇÕES
VITADERM
SICOOB
SKALA MODAS
SUPRAVE
UNIODONTO
WILL DA FARINHA
WR PNEUS
YAMAHA MOTOS

Promoção válida até 30 de dezembro de 2016
Confira o regulamento da promoção no CDL e lojas participantes.

Câmara de Dirigentes Lojistas de Paulo Afonso
Rua Monsenhor Magalhães, 214 - Centro
Tel: 75 3281-4942/Fax: 75 3281-6997

Ascom CDL Paulo Afonso-BA


Petrolândia/Tacaratu: Quilombola Borda do Lago da Agrovila 04 da Reta participa do 5º Encontro sobre Saúde da População Negra em Gravatá


No mê em que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu o 5º Encontro Estadual de Saúde da População Negra e o 2º Encontro com Comunidades Quilombolas, Gestores, Profissionais de Saúde e Controle Social - movimento negro, comunidades de terreiros e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi realizado na terça e quarta-feira (29 e 30) no município de Gravatá, no Agreste pernambucano.

Pernambuco possui 137 comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, todas distribuídas em 51 municípios, entre elas, a Associação Quilombola Borda do Lago, da Agrovila 04 da Reta, no município de Tacaratu, limite com o município de Petrolândia.

A Associação Quilombolas Borda do Lago, também conhecida por Quilombolas ''Negros de Betinho", foi representada por seu líder e vice-presidente João Paulo.

Um dos principais objetivos dos encontros foi fortalecer a articulação do Estado junto às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), priorizando municípios que tenham comunidades quilombolas em seus territórios a fim de que sejam atualizadas as informações de saúde desses locais. 

Os encontros também permitiu informar e atualizar sobre a doença falciforme, considerada a doença genética mais frequente do mundo, as linhas de cuidado e o processo de regionalização da assistência. Desde 2011 o diagnóstico da doença falciforme faz parte dos exames do pré-natal na Rede Cegonha. Quando o diagnóstico é positivo para a doença falciforme, as gestantes devem ser encaminhadas ao pré-natal de alto risco.

Ver fotos > Quilombola Borda do Lago participa do 5º Encontro sobre Saúde da População Negra em Gravatá

Blog de Assis Ramalho
Fotos: João Paulo, líder e vice-presidente da Associação Quilombolas Borda do Lago