segunda-feira, março 14, 2022

Família pede justiça após morte de homem em acidente de trânsito em Manari-PE


"No dia 19/01, por volta das 18h10, ocorreu um acidente na rodovia PE 300, em Manari (Sertão de Pernambuco). A vítima, meu irmão, estava voltando para sua casa quando um veículo em alta velocidade colidiu na sua moto, no trevo de acesso à cidade. O motorista tentou fugir e não prestou socorro, mas, cerca de 10 metros à frente, o carro de câmbio automático parou. O motorista fugiu e ficou só a dona do veículo que era passageira. Os policiais chegaram durante o ocorrido e conversaram com a dona do veículo e não fizeram nada. Quando minha família foi no dia seguinte à delegacia, para prestar o boletim de ocorrência, o escrivão mandou minha família retornar 7 dias após o ocorrido. Meu irmão não resistiu aos ferimentos e faleceu na madrugada do dia 20/01, na troca de aparelhos, em Recife. Resumindo: a gente não conseguiu prestar o boletim de ocorrência na cidade (Manari). Entrei com um advogado para tentar resolver e também criei uma campanha nas redes sociais pedido justiça."

O depoimento acima foi enviado à nossa redação por Valéria Cristo, irmã de Wanduilson José Teixeira de Cristo, conhecido Neném Cristo, morto aos 30 anos morreu em um acidente em Manari, no Sertão de Pernambunco. O caso foi noticiado, entre outros, no g1 Caruaru.

Segundo o g1, "de acordo com a Polícia Civil, Wanduilson José Teixeira de Cristo estava de moto quando foi atingido por um carro. Ele chegou a ser socorrido para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil está investigando a causa do acidente", conclui a notícia.

Abaixo, a postagem compartilhada por familiares em redes sociais.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de G1 Caruaru e Valéria Cristo

Funcultura 2022: Inscrição/renovação do Cadastro de Produtor Cultural (CPC) encerra-se no dia 18 março


Ter registro ativo no Cadastro de Produtor Cultural (CPC) é uma das etapas que a(o)s fazedora(e)s de cultura precisam cumprir para participar da concorrência de editais públicos do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura) – Microprojeto Cultural, Música, Audiovisual e Geral, lançados recentemente. Para não ficar de fora da submissão dos projetos do Fucultura em 2022, os proponentes deverão ficar atentos ao prazo de inscrição e renovação do CPC, que encerra-se no próximo dia 18 de março (sexta-feira).

A documentação necessária para o CPC deve ser enviada, exclusivamente, em formato PDF, para o endereço cpc.funcultura@gmail.com. Saiba como fazer: www.cultura.pe.gov.br/pagina/funcultura/passo-a-passo-inscricao 

Para a renovação do registro, saiba como fazer: www.cultura.pe.gov.br/pagina/funcultura/passo-a-passo-renovacao.

Para dúvidas ou mais informações, a pessoa interessada pode acessar o Manual do Produtor Cultural ou entrar em contato por e-mail para o endereço acima disponibilizado.

PROSAS - O(a) produtor(a) que desejar inscrever um projeto nesses editais precisa fazer, de forma gratuita, um perfil de “empreendedor” na plataforma Prosas. O tutorial de como fazê-lo pode ser visto em https://blog.prosas.com.br/como-criar-um-perfil-empreendedor-2/

Vale ressaltar que, para participar da seleção para os quatro editais do Funcultura 2022, a exigência é estar ativa(o) no CPC.

Serviço
Inscrição/renovação do Cadastro de Produtor Cultural (CPC)
Até o dia 18 de março de 2022 (sexta-feira), por e-mail: cpc.funcultura@gmail.com

Portal Cultura PE

Prefeitura de Petrolândia alerta artistas e produtores culturais para inscrições de projetos nos Editais Funcultura 2022


Atenção artistas e produtores culturais de Petrolândia. 

Editais 2022 Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura).
Poderão se inscrever os seguintes projetos: audiovisual, música, artes integradas, artes plásticas, artes gráficas e congêneres, artesanato, circo, cultura popular e tradicional, dança, design e moda, fotografia, gastronomia, literatura, ópera, patrimônio, teatro e formação, capacitação e pesquisa cultural.

As inscrições deverão ser realizadas até 18 de março de 2022 pelo site prosas.com.br. Em caso de dúvidas procure a secretaria de Cultura de Petrolândia, na praça dos três poderes, no prédio do centro cultural.

Prefeitura de Petrolândia

Uso da máscara de proteção contra Covid deixa de ser obrigatório em Maceió



O decreto que torna facultativo o uso de máscara de proteção contra Covid a partir desta segunda-feira (14) foi publicado pela prefeitura de Maceió em edição suplementar do Diário Oficial do Município. De acordo com o documento, caberá a cada estabelecimento privado e secretarias municipais a regulamentação do uso ou não do equipamento (leia abaixo na íntegra).

Em Arapiraca, também já não é mais obrigatório utilizar o equipamento, tanto em locais abertos quanto em locais fechados. Em âmbito estadual, o governador Renan Filho (MDB) informou que vai oficializar na terça (15) a flexibilização do uso de máscara, mas apenas em locais abertos.

Especialistas alertam que o uso de máscaras ainda é importante para conter variante ômicron, protegendo, inclusive, quem ainda não pode se vacinar. Para a Sociedade Alagoana de Infectologia, não é o momento de tornar facultativo o uso da máscara.

Leia na íntegra o decreto da prefeitura de Maceió:

Pesquisa eleitoral mostra recuo de Lula no Nordeste; confira os números de cada região



A pesquisa eleitoral Ipespe confirmou a tendência de recuperação lenta de Jair Bolsonaro (PL) na intenção de voto do eleitorado. No Nordeste, Lula (PT) perdeu cinco pontos percentuais, mas ainda desfruta de ampla vantagem em relação ao rival.

De acordo com o levantamento de março, Lula tem 50% da intenção de voto no Nordeste. Na pesquisa eleitoral feita na segunda quinzena de fevereiro, o petista tinha 55%. Jair Bolsonaro possui 20% na região, o que traduz-se numa vantagem de vinte pontos percentuais entre os pré-candidatos.

O melhor desempenho de Jair Bolsonaro, por sua vez, é no Sudeste. Nessa região, o atual presidente empata com o petista: ambos possuem 36% da intenção de voto do eleitorado sudestino. No apurado conjunto do Norte e Centro-Oeste, o petista tem 45% e o atual liberal tem 27%. Dessa forma, a pesquisa segmentada por região apresenta o seguinte cenário:

Nordeste:
Lula (PT): 50%

Jair Bolsonaro (PL): 20%
Ciro Gomes (PDT): 13%
Sergio Moro (Podemos): 4%
João Doria (PSDB): 3%

Marília Arraes abre vantagem para o Senado, diz Pesquisa Empetec/Diario

A deputada federal Marília Arraes (PT) lidera a corrida pelo Senado em Pernambuco, de acordo com Pesquisa Empetec/Diario. Foram ouvidos 2.019 eleitores entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março. A margem de erro é de 2,23%, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi feito pela Empresa de Pesquisas Técnicas, Científicas e de Mercado LTDA (Empetec), tendo como contratante o Diario de Pernambuco, e registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o número PE03717/2022.

No levantamento estimulado, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Marília tem 25,8% das intenções de voto. É a única que consegue um percentual acima dos eleitores que dizem não votar em nenhum dos nomes apresentados (20,6%) e também dos eleitores que não sabem ou não responderam (21,8%).

Projeto de lei do deputado Fabrizio Ferraz prevê comprovação anual de vida de forma remota

A medida irá contemplar os beneficiários da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco - Funape

O deputado estadual Fabrizio Ferraz apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco um projeto de lei que determina que a comprovação anual de vida dos beneficiários da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Pernambuco- Funape seja feita de forma remota. O texto da matéria indica que o “Poder Executivo poderá, por meio da Funape, realizar acordos de cooperação com órgãos federais e municipais, públicos ou privados, para busca e aquisição de dados” a fim de facilitar o procedimento.

“ O objetivo da nossa proposta é desburocratizar o processo, que por muitas vezes expõe os servidores aposentados e pensionistas, muitos com idade avançada, a transtornos desnecessários devido ao deslocamento. Hoje dispomos de ferramentas que nos permitem modernizar o serviço e oferecer mais comodidade aos usuários da Funape, iniciativa que vai facilitar a vida dessas pessoas”, defendeu Fabrizio Ferraz.

A matéria segue em tramitação na Alepe e deverá passar pelas comissões temáticas ainda esta semana. “Temos certeza de que iremos contar com o apoio dos demais parlamentares para aprovar o nosso projeto. Melhorar a vida dos pernambucanos é o propósito que norteia a todos os membros do Poder Legislativo do nosso Estado”, afirmou Ferraz.

Blog de Assis Ramalho
Com assessoria


Petrolândia: Dr. Paulo Sobreira (Pediatra) atende na Climagem às terças e quintas-feiras a partir das14h; agende já a sua consulta

 

A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem, informa que Dr. Paulo Sobreira (Pediatra) atende às terças e quintas-feiras a partir das14 horas.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Concurso para promotor e promotora de Justiça do MPPE contabiliza quase 6 mil inscritos

O concurso público para promotor e promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) contabilizou 5.632 inscrições, sendo 191 para candidatos com deficiência e 965 candidatos autodeclarados pretos ou pardos.

Vale lembrar que a adoção da política afirmativa de cotas no concurso público para promotores de Justiça deste ano, no MPPE, representa uma política pública institucional destinada a reparar as distorções e desigualdades sociais presentes na formação social do Brasil, conforme as diretrizes gerais estabelecidas pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei Federal nº 12.288/2010) e a Resolução nº 170/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Para todos os candidatos do certame, devido à Covid-19, foi publicado edital de normas sanitárias referentes à aplicação da prova objetiva. Será necessária a apresentação do comprovante vacinal com esquema completo. Isso representa a comprovação da imunização com duas doses (ou uma dose para vacinas de dose única) para pessoas com até 54 (cinquenta e quatro) anos de idade, e com dose de reforço para aquelas com idade igual ou superior a 55 (cinquenta e cinco) anos de idade.

Prefeitura de Petrolândia divulga número disque serviços de manutenção de saneamento; confira

A equipe da secretaria de Serviços Urbanos tem uma rotina intensa na manutenção e limpeza das caixas de saneamento, garantindo melhores condições aos moradores.

Para solicitar o serviço, ligue o número (87) 9 9965–0888.

Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Guerra na Ucrânia: Morre mulher grávida socorrida após bombardeio em maternidade de Mariupol

Funcionários e voluntários de emergência ucranianos carregam uma mulher grávida ferida da maternidade em Mariupol, na Ucrânia Foto: EVGENIY MALOLETKA / Agência O Globo

Uma mulher e seu bebê morreram após um bombardeio atingir um hospital infantil e maternidade de Mariupol, na Ucrânia, onde ela realizaria o parto. O ataque ocorreu na última quarta-feira. A gestante chegou a ser socorrida em outro hospital, mas não resistiu.

Após ataque:Imagem de satélite mostra danos à Ilha da Cobra, onde soldados ucranianos xingaram russos e foram bombardeados

No dia do ataque, a vítima foi fotografada sendo carregada por voluntários em uma maca, com as mãos abaixo da barriga. Ela tinha um sangramento nos membros inferiores e ferimentos no rosto.

Fernando Timóteo é o mais novo aliado do Prefeito Marcelo de Alberto


Em 1993 serviu ao Exército Brasileiro por 1 anos, Polícial Militar desde 1995, filho de Fernando Vicente e Edna Maria, tem 3 irmaos, 8 sobrinhos e 1 neto. Casado com Rosimeire Araujo desde 1993. Sendo policial sempre atuou em grupos de operações especiais combatendo o narcotráfico e crimes de grande potencial sempre no interior de Pernambuco, onde em diligência veio a se envolver em acidente de trânsito com a viatura e perdeu parte de seus dedos de sua mão direita vindo a se reformar, hoje oculpa o cargo de 3° Sargento da PMPE-RR. Apartir daí começou a prestar serviço particular de segurança pessoal de autoridades públicas como prefeitos e deputados, onde foi convidado por seu primo e então prefeito da cidade de Inaja Airon Timoteo. Em seu período de trabalho como segurança do mesmo conquistou amigos e a confiança de muitos. Ajudou muitas pessoas carentes com doações de roupas e alimentos e foi com os mais carentes que precisavam e passavam dificuldades em sua saúde que ele se encontrou como político. Em seu histórico soma-se mais de 3.000 cirurgias e inúmeros exames a pessoas que em 2017 reconheram seu trabalho e o escolheu como representante na Câmara de vereadores de Inaja. Foi Vice-Presidente da Câmara no primeiro biênio e Como vereador teve a oportunidade de fazer uma trajetória diferenciada comprindo Expediente diariamente em seu gabinete onde atendia dezenas de pessoas. Foi autor de vários projetos aprovados por todos os colegas. Como vereador teve a oportunidade de Doar seu salários várias vezes visando levar melhorias as comunidades como fez em iluminar várias localidades. Também se destacou quando fez Doações de uma Tonelada de bacalhau e 1 litro de vinho pra cada morador de determinadas comunidades carentes Nunca faltou a nenhuma reunião e sempre participativo nos debates e embates nas pautas da mesa. Em 2017 recebeu o TITULO DE CIDADÃO INAJAENSE comenda de grande orgulho que ele ostenta quando fala. Carismático com aos olhos de muitos é padrinho de 90 afilhados em sua maioria dos compadre sendo da zona rual Aliaz ambinte que mais frequenta pois é na zona rural que mais ajuda o seu povo diante das dificuldades e escaces de opção para aquele povo. Sendo impulsionado por algumas lideranças em 2020 corajosamente enfrentou uma campanha para prefeito de Inaja muito dificil sendo uma 3° via. Onde houve uma polarização dos eleitores beneficiando os 2 maiores grupos políticos, sendo assim desistiu da caminhada mas sua campanha foi até o final como prometido. Atualmente o político continua atendendo seu povo em sua residência, na rua ou em visitas com os serviços voluntário em especial da Saúde. Politicamente aceitou o convite do atual Prefeito Marcelo e seu Filho Jonathan para apoiar seus candidatos no próximo pleito e em sua reeleição a prefeito. O Ex-vereador deverá colocar seu nome a disposição da sociedade novamente para vereador e assim continuar com seus projetos de colaboração ao crescimento de sua cidade.

Por Assessoria

Petrolândia: O gás acabou? Disque Marquinhos Gás - ''Você merece um pratinha", Na compra de 1 botijão o cliente concorre a 2 gás no último dia de cada mês

  


O gás acabou? Disque Marquinhos Gás - ''Você merece um pratinha".

Na compra do seu botijão você estará concorrendo a dois gás no último dia de cada mês. Faltou gás em sua cozinha? Ligue 99635-5755 ou 99631-1628. Marquinhos Gás atende seu pedido com a maior cortesia. 

O escritório é situado na Avenida Clara Otília de Souza Ferraz, 458, na Quadra 14, próximo à Clínica São Gabriel.

Chesf irá aumentar vazão do Rio São Francisco para resgate da Canoa de Tolda

Canoa de tolda Luzitânia virou após cheia do São Francisco em Alagoas

​O diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, reforçou a informação divulgada pela Empresa na última segunda-feira (07) de que a vazão de saída do reservatório de Sobradinho - que está sendo praticada a 3.500 metros cúbicos por segundo (m³/s) hoje - chegará a 3 mil m³/s no sábado, dia 12, depois de mais de 50 dias de vertimento no patamar de 4 mil m³/s.

A afirmação ocorreu durante entrevista online para a TV São Francisco, na tarde desta quinta-feira (10), quando o diretor afirmou, ainda, que a expectativa é que Sobradinho atinja 100% de seu volume útil até o final de abril, quando se encerra o período úmido na bacia do Velho Chico.

João Henrique explicou que a redução gradativa da vazão ao longo dos reservatórios da Chesf no rio se dá por conta do arrefecimento do nível pluviométrico observado nas últimas semanas. "Embora ainda estejamos vivenciando o período chuvoso, que segue até início de maio, com a diminuição das chuvas, a perspectiva é de redução gradativa das vazões."

O diretor esclareceu que a redução não interfere na geração de energia. "Estamos reduzindo a vazão para assegurar a manutenção do reservatório num patamar de segurança hídrica para o período seco, que seguirá de maio a novembro. Com os reservatórios cheios, teremos a tranquilidade da geração e do abastecimento humano para usos múltiplos", argumentou.

Atualmente, Sobradinho encontra-se com 83,8% de sua capacidade e as vazões anunciadas permanecerão até nova avaliação, a depender da incidência de chuvas na bacia.

A Chesf ressalta que a situação hidrológica da Bacia do São Francisco (e demais bacias onde possui Usinas e reservatórios) é permanentemente monitorada, podendo haver alterações das vazões ora praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) ou a alteração dos volumes pluviométricos nas regiões.

A Companhia chama atenção, ainda, para a importância da não ocupação das áreas no leito do Velho Chico, haja vista eventual aumento no nível do Rio, durante o período úmido.

Gazeta Web

Prefeitura de Lavras da Mangabeira, no CE, decreta luto pela morte de estudante de medicina estrangulada pelo namorado em João Pessoa

Mariana Thomaz de Oliveira, de 25 anos, foi estrangulada pelo próprio namorado e não resistiu. — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

A Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira, no interior do Ceará, decretou luto de três dias pela morte da estudante de medicina Mariana de Oliveira, 25 anos. A jovem foi encontrada morta com sinais de estrangulamento em um apartamento na orla do Cabo Branco, em João Pessoa, no sábado (12). O suspeito do crime namorava a vítima há um mês e já tinha histórico de violência contra a mulher.

Em postagem nas redes sociais, a prefeitura também se solidarizou com familiares de Mariana.

"Neste momento de profunda dor e pesar, a administração municipal, através do prefeito, juntamente com secretários e demais funcionários, manifesta aos familiares e amigos, expressando as mais sinceras condolências pela partida precoce", afirma a postagem da prefeitura.

Médico de 37 anos morre após capotamento em rodovia na Bahia

Médico morre após capotamento em trecho de rodovia entre Ilhéus e Una, no sul da Bahia — Foto: Redes sociais

Um capotamento de um veículo deixou um morto, no trecho entre Ilhéus e Una, da BA-001, no sul da Bahia, no sábado (12). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a vítima foi o médico Filipe Lustrosa Lacrose, de 37 anos.

Médico morre após capotamento em trecho de rodovia entre Ilhéus e Una — Foto: PRE

Segundo a PRE, o acidente aconteceu no KM 338 da rodovia, por volta das 19h45. Filipe dirigia um carro de passeio, modelo Sandero, quando capotou o veículo e parou às margens da rodovia. Ainda não há informações de como teria ocorrido o capotamento.

O médico chegou a ser socorrido por um ambulância da cidade de Una, mas morreu no hospital. O médico é velado no SAF de Ilhéus e será enterrado na segunda-feira (14), às 9h, no Cemitério Reviver.

Filipe era morador de Ilhéus. Ele era médico endocrinologista e filho do também médico cardiologista de Ilhéus, Antônio Lacrose.

Por G1BA

Confira manchetes dos principais jornais do país desta segunda-feira 14 de março de 2022

 

Petrolândia: MedClinic informa agenda de atendimento da semana; confira e marque a sua consulta


A MedClinic - Clínica Especializada informa atendimento para essa semana, de 14 a 18/03/2022; CONFIRA ABAIXO!

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Acidente mata mãe, filha e deixa 2 irmãos em estado grave em Taquaritinga, SP

Bernadete Cavalini, de 53 anos, e sua filha, Bárbara Cavalini Brito, de Taquaritinga (SP) — Foto: Reprodução/ Redes sociais


Mãe, filha e dois cachorros morreram e outras duas pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente na tarde deste domingo (13) na Rodovia Laurentino Mascari (SP-333) em Taquaritinga (SP).

Segundo as informações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e apuração da produção da EPTV, afiliada da TV Globo, as vítimas estavam em um Fiat Siena de Perdões (MG) e um Ford Fiesta de Taquaritinga que colidiram por razões ainda a serem investigadas por volta das 14h30 em um trecho de pista simples.

As duas mortes confirmadas até o final da tarde deste domingo são de Bernadete Cavalini, de 53 anos, e de sua filha, Bárbara Cavalini Brito, de 32, que estavam no Ford Fiesta, segundo apuração da reportagem com a Polícia Militar Rodoviária.

Dois cães da família também estavam no carro e não resistiram, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.

As outras vítimas, com ferimentos graves, são os irmãos Ana Lúcia Dias Badaro, de 62 anos, e Emanuel Dias Badaro, de 67, que estavam no Fiat Siena. Eles foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento de Taquaritinga.

Segundo a Artesp, por causa do acidente, parte da rodovia precisou interditada e o tráfego foi desviado para o acostamento, mas não tinha sido registrado congestionamento no local.


Por g1 Ribeirão Preto e Franca