sábado, 16 de agosto de 2014

Homenagem do Portal Cultura PE a Alexandre Severo e Marcelo Lyra

Cambinda brasileira - Foto: Alexandre Severo
 Bacamarte - Foto: Marcelo Lyra

O portal Cultura.PE e todos que fazem a gestão cultural de Pernambuco prestam homenagem aos fotógrafos Alexandre Severo e Marcelo Lyra publicando algumas imagens que revelam bem o olhar amoroso e dedicado que os dois artistas sempre dispensaram à cultura pernambucana.

Dois jovens e valorosos profissionais, Marcelo e Alexandre faleceram no dia 13, no mesmo acidente que vitimou o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Que a relevância e a beleza de suas produções fiquem registradas na memória de todos os pernambucanos! Que inspirem, animem, ajudem na formação de novos artistas!


Portal Cultura PE

4ª Edição do Prêmio Margarida Alves recebe inscrições até 30 de agosto


As inscrições para a 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero – Mulheres e Agroecologia – continuam abertas e vão até o próximo dia 30 de agosto. O prêmio procura visibilizar o desenvolvimento de pesquisas e estudos, além de promover o pensamento crítico e prático sobre a igualdade entre mulheres e homens no meio rural. Este ano, a premiação traz a agroecologia como tema principal.

O Prêmio tem âmbito nacional e selecionará os melhores trabalhos sobre o tema “Mulheres e Agroecologia”, em três categorias: Ensaio Inédito, Relatos de experiências e Memórias. Os trabalhos devem abordar o assunto com o foco em algum desses tópicos: protagonismo das mulheres na produção e comercialização agroecológica, saberes tradicionais e sistematização de experiências, políticas públicas, organização social, articulação em redes e convivência com os biomas.

A iniciativa é uma homenagem a Margarida Maria Alves (1943-1983), uma dirigente sindical que, após 12 anos no Sindicato Rural de Alagoa Grande (PB), rompeu com padrões tradicionais de gênero; fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, lutou contra o analfabetismo, as injustiças, a exploração, defendeu a Reforma Agrária e acabou sendo brutalmente assassinada.

Presidente do PSB diz que decisão sobre chapa só sai na quarta-feira

"A Renata pode ser candidata à vice, à Presidência, ela é um quadro excepcional. Vocês não fiquem vendo a Renata como a esposa de Eduardo. Ela é um quadro político da maior importância e uma fortaleza extraordinária", disse Roberto Amaral.

A decisão do PSB sobre o candidato do partido à Presidência da República no lugar de Eduardo Campos, vítima de um acidente aéreo na última quarta-feira (13), será tomada apenas na próxima quarta-feira (20), em reunião da Executiva Nacional, em Brasília. O presidente nacional da sigla, Roberto Amaral, negou qualquer possibilidade de a decisão ocorrer antes desse prazo. Sobre o vice na chapa, Amaral não descartou o nome de Renata Campos, viúva do ex-governador de Pernambuco.

“É a Executiva Nacional que vai decidir o nosso candidato à Presidência e à vice. Nos reuniremos na quarta-feira, às 15h, na sede do partido, em Brasília. Antes disso, qualquer coisa é especulação. Não tomaremos nenhuma decisão antes de enterrar o Eduardo”, disse Amaral ao deixar a casa da família de Campos, no Recife.

Ele demonstrou irritação com a insistência sobre uma definição do partido. “Se vocês não sabem, o Eduardo morreu, sofreu um acidente. Nós éramos amigos dele, ele era presidente do partido, nosso líder. Estamos feridos, doídos. Qual conversa podemos ter nesse momento?”, indagou.

O presidente do PSB disse que o papel dele até a próxima quarta-feira é “construir a unidade do partido”. Até o momento, destacou, não há outra opção para a cabeça de chapa, além da ex-ministra Marina Silva. Perguntado sobre as especulações acerca da indicação de Renata Campos para compor a chapa, Amaral não descartou a possibilidade e ressaltou que o vice será do PSB, que “tenha experiência administrativa”.

Petrolândia: Agência de Empregos CLD muda-se para Bairro Nova Esperança a partir de segunda-feira (18)

Foto: Assis Ramalho

Carlenildo Gabriel, diretor da Agência de Empregos e Empreendimentos Turísticos CLD, comunica ao público em geral que, a partir da próxima segunda-feira (18), a empresa passa a funcionar em novo endereço, no Bairro Nova Esperança.

A referência é entrada à direita, em frente à garagem da Transevero, que é localizada na BR-316, sentido Petrolândia-Floresta. 

CLD Agência de Empregos e Empreendimentos Turísticos ME
Petrolândia (PE)
Telefone/Celular: (087) 9999-8654, 9633-9518 e 3851-1809
E-mail: agenciadeemprego_cld@hotmail.com
carlenildogabriel1@hotmail.com

Blog de Assis Ramalho com informações de Carlenildo Gabriel

Velório do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos deve atrair mais de cem mil pessoas


Mais de cem mil pessoas são esperadas para prestar sua última homenagem ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em Santo (SP), na última quarta-feira (13). O velório ocorrerá durante toda noite de hoje e o dia de amanhã, na frente do Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife. Às 10h deste domingo, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, juntamente com outros 12 bispos de várias dioceses do Nordeste, celebrará uma missa de corpo presente.

A missa contará com a participação do governador João Lyra Neto e da primeira dama, além de aproximadamente 60 mil pessoas. A celebração será transmitida por três telões montados de frente para a Praça da República, onde devem se concentrar os admiradores do ex-governador e assessores. Um cordão de isolamento foi montado em frente ao Palácio do Campo das Princesas, onde populares e admiradores poderão se aproximar dos caixões, logo assim que a área for liberada para visitação. Estarão de prontidão nas proximidades da Praça da República, unidades de atendimento emergencial de saúde do Corpo de Bombeiros e do SAMU.

Já confirmaram presença no velório, a presidente da República, Dilma Roussef, que virá acompanhada por uma comitiva de ministros e assessores diretos, o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, dez governadores, além de autoridades locais, diretores e presidentes de empresas recém-instaladas no Estado, a exemplo de Cledorvino Belini, da FIAT do Brasil.

Às 16h o caixão conduzindo o corpo do ex-governador seguirá em carro do Corpo de Bombeiros. A previsão é que o sepultamento ocorra por volta das 17h, no Cemitério de Santo Amaro, também na área central da capital pernambucana. Eduardo Campos será enterrado no mesmo túmulo do seu avô e ex-governador de Pernambuco por três mandatos, Miguel Arraes.

Fonte: Casa Civil
Foto: Eduardo Braga/SEI

Turismo rural terá investimentos de R$ 6 milhões do SEBRAE

O estudo mapeou 122 propriedades rurais em todas as regiões brasileiras que oferecem atividades para visitantes que possibilitem vivências do mundo rural para o cidadão urbano, desde andar de trator até degustar produtos feitos na fazenda.

Natal – O Sebrae investirá R$ 6 milhões em projetos voltados para o segmento do turismo rural, volume que beneficiará cerca de mil empreendimentos em todo o Brasil com mais capacitação. Para a instituição, o segmento é considerado prioritário dentro da carteira do turismo porque a atividade amplia o faturamento e renda dos produtores rurais. A análise é da coordenadora do segmento do Turismo Rural do Sebrae Nacional, Andrea Faria, que veio ao Rio Grande do Norte discutir a realização da edição 2015 da Feira de Turismo Rural (Ruraltur). Originário da Paraíba, o evento a partir do próximo ano passa a ser itinerante, começando pelo estado potiguar.

“O turismo rural é uma alternativa para aumentar a renda dos produtores e também o tempo de permanência dos turistas em determinados destinos”, confirma Andrea Faria. Apesar do potencial, a atividade ainda esbarra em entraves legislativos que inviabilizam a regularização dos empreendimentos desse setor, existente há mais de 20 anos no País. “Enquanto não resolvermos as questões legais, não conseguiremos ter um ambiente favorável para o produtor rural ter um CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica”.

Já estão em andamento projetos de lei que tratam da possibilidade de o produtor rural ter um empregado com carteira assinada e também de permitir o funcionamento de um empreendimento regularizado dentro da propriedade rural. Atualmente, ambas as situações são inviáveis e, de certa forma, acabam contribuindo para a informalidade. Informações de pesquisa realizada pelo Sebrae apontam que a renda do turismo rural, em 67,2% dos empreendimentos pesquisados, é complementar à renda da propriedade nas atividades do agronegócio. Em apenas 32,8% dos empreendimentos, o turismo rural é a principal fonte de recurso da propriedade.

Guilherme Afif Domingos: Descobrir o Simples é complexo


Ministro da Micro e Pequena Empresa escreve, em artigo no jornal Folha de S. Paulo, que começa a mudar o quadro de dificuldades que os empreendedores enfrentam no Brasil

No Brasil abrir uma empresa é uma epopeia. Essa operação envolve várias etapas e comparecimento em diversos órgãos e entidades, de cunho federal, estadual e municipal. Uma via-crúcis repleta de balcões. Fechar uma empresa, então, é quase impossível. Para ler o artigo, clique aqui.

Fonte: Portal do Desenvolvimento

Papa Francisco critica hipocrisia dos religiosos que "vivem como ricos"

Papa Francisco está na Coreia do Sul

"A hipocrisia dos homens e mulheres consagrados que professam o voto de pobreza e, contudo, vivem como ricos, danificam a alma dos fiéis e prejudicam a Igreja", disse hoje (16) o papa Francisco a 4 mil membros das comunidades religiosas sul-coreanas, no centro católico para pessoas com mobilidade reduzida de Kkottongnae, que fica a 100 quilômetros ao sul de Seul.

O papa advertiu para “o perigo que constitui o consumismo em relação à pobreza da vida religiosa”, em um país que alcançou um rápido progresso material nas últimas décadas. Falou também sobre a castidade, expressando “a entrega exclusiva ao amor de Deus”, em uma alusão a setores que defendem o desaparecimento do celibato na Igreja Católica.

"Todos sabemos quanto exigente é [a castidade] e o compromisso pessoal que comporta. As tentações neste domínio requerem humildade e confiança em Deus, vigilância e perseverança”, lembrou Jorge Mario Bergoglio aos religiosos sul-coreanos.

Depois, o papa Francisco se encontrou com 150 representantes laicos da Igreja Católica sul-coreana, tendo-os desafiado a “ir mais além”, a ajudar os pobres e a se esforçarem para que todas as pessoas possam ter a “dignidade de ganhar o pão e manter as suas famílias”.

Em seu seu discurso, ele falou “do matrimônio” nos tempos atuais, qualificando o presente como “uma época de grande crise para a vida familiar”.

Velório de Eduardo Campos será aberto ao público a partir das 6h deste domingo


O velório do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, do assessor Carlos Percol, do fotógrafo Alexandre Severo e do cinegrafista Marcelo Lyra, mortos na última quarta-feira em Santos, será aberto ao público a partir das 6h deste domingo (17), em frente ao Palácio do Campo das Princesas. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de imprensa, Ivan Maurício.

De acordo com o secretário, durante a madrugada, o velório estará aberto apenas para a família, amigos e correligionários. Os caixões ficarão dentro do hall do palácio. Pela manhã, serão deslocados para a estrutura que está sendo montada do lado de fora do palácio.

Para organizar a visita, está sendo organizado um corredor com gradil pela ciclofaixa, bem próximo ao local. "Será uma fila indiana, saindo da Ponte Princesa Isabel, contornando a praça e saindo em direção à Rua do Imperador", explicou o secretário. Também estão sendo instalados telões.

No início da tarde deste sábado (16) começaram a chegar ao Palácio do Campo das Princesas coroas de flores, de anônimos e famosos, como o cantor Fagner. Ivan Maurício também confirmou que a missa campal será às 10h. Depois o velório seguirá. O cortejo com o corpo do ex-governador deve sair em direção ao Cemitério de Santo Amaro por volta das 16h.

Diário de Pernambuco

Corpos de vítimas de acidente aéreo foram liberados pelo IML. No Recife, o clima é de luto coletivo à espera do velório.

Coroas de flores em frente ao Palácio das Princesas, em Recife (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Os corpos das vítimas do acidente aéreo que matou o presidenciável Eduardo Campos, na última quarta-feira (13), foram liberados no final da tarde deste sábado (16). Sete carros formaram o comboio que saiu do Instituto Médico-Legal (IML) em direção à Base Aérea de Guarulhos, de onde os restos mortais devem seguir para Recife, Governador Valadares (MG) e Maringá (PR).

Autoridades e parentes que acompanharam o trâmite da liberação dos corpos também saíram acompanhando os veículos. Após a saída, correligionários e apoiadores de Eduardo Campos gritaram palavras de ordem e cantaram o Hino do Brasil.

Ainda hoje, terá início o velório do ex-governador de Pernambuco, do assessor de imprensa Carlos Augusto Percol, do fotógrafo Alexandre Severo e do cinegrafista Marcelo Lyra, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, no Recife. O enterro de Eduardo Campos está marcado para as 17h de amanhã (17). O corpo do piloto Geraldo Magela Barbosa da Cunha segue para Minas Gerais e o do piloto Marcos Martins, para o Paraná.

Desde as primeiras horas do dia, dezenas de pessoas aos poucos se misturam a funcionários contratados pelo governo de Pernambuco para finalizar a estrutura onde será realizado o velório do ex-governador do estado Eduardo Campos. Em meio ao som das ferramentas, expressões abatidas, consternação, incredulidade e lágrimas.

Jatobá: Prefeitura pavimenta ruas no centro e no Bairro Boa Esperança

Igreja católica em Jatobá
Rua Goiana - Bairro Boa Esperança

A Prefeitura Municipal de Jatobá divulga a realização de pavimentação do trecho em frente à igreja católica e imediações da Academia das Cidades, localizada no centro da cidade, e da rua Goiana, no Bairro Boa Esperança (Rocinha).

Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá



A simplicidade do carro utilizado pelo Papa fascina os sul-coreanos


A escolha do veículo do papa Francisco, durante sua visita de cinco dias à Coreia do Sul, surpreendeu a muitos neste país onde as personalidades importantes raras vezes saem à rua em qualquer veículo que não seja luxuoso.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 14-08-2014. A tradução é do Cepat.

Após sua chegada, na quinta-feira, o Papa saiu do aeroporto em um compacto preto Kia, que muitos sul-coreanos poderiam considerar um meio de transporte muito humilde para uma grande figura mundial.

Com a transmissão televisiva ao vivo, o Papa subiu ao assento traseiro do Kia Soul, em forma de caixa, baixou o vidro e cumprimentou. Rodeado de alguns poucos sedans pretos maiores, o carro compacto do Papa se dirigiu a Seul.

A sobriedade e atitude humilde de Franciscoreceberam uma ampla cobertura na Coreia do Sul, um país altamente competitivo, que celebra ostentosas mostras de status e riqueza. Este traço nacional pode ser notado no auge de setores como a tutoria privada e a cirurgia plástica.

Garanhuns: Vereador defende 13º salário para servidores municipais contratados


Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Garanhuns, o requerimento do vereador Claudio Taveira (PROS) que solicita ao Governo Municipal o pagamento do 13º salário aos funcionários contratados pelo município.

O parlamentar esclarece que as verbas salariais referentes ao décimo terceiro salário e às férias, acrescidas do respectivo adicional, são direitos sociais assegurados pela Constituição Federal a todo trabalhador, seja ele urbano ou rural, temporário ou efetivo. Assim, os servidores contratados pela Administração Pública com base no inciso IX do art. 37 da Constituição Federal (contrato temporário) possuem o direito ao recebimento das referidas verbas salariais, conforme art. 7o, VIII e XVII, e art. 39, § 3o da Lei Maior.

¨É importante ressaltar que conforme mencionado acima o décimo terceiro salário é devido a todos os trabalhadores, sem exclusão de qualquer categoria. Assim, os empregados contratados pela Administração Pública fazem jus ao percebimento da gratificação natalina, que deverá ser paga integralmente se trabalharem o ano todo ou proporcionalmente aos meses contratuais laborados no ano", ressalta o vereador Claudio Taveira.

Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns

Petrolândia: Procura-se Ceci, cadelinha desaparecida da Quadra 06 no início deste mês

 Ceci está cega e tem um nódulo (caroço) bem aparente na barriga

Marcela Silva, filha de Maria da Compesa, procura por sua cadelinha, Ceci, desaparecida desde o início deste mês da rua Manoel Simplício Lisboa, 58, na Quadra 06 de Petrolândia. 

Ceci está cega e tem problema de audição. Ela tem um nódulo bem aparente na barriga.

Por favor, quem encontrou o animal ou souber do seu paradeiro entre em contato pelos números (87) 9910-1544, 9934-4960 ou 9916-3109.

Quem nunca adotou carinhosamente um animal desconhece a tristeza de separar-se dele e não saber se ele está bem tratado, com fome, medo ou frio, além da angústia de imaginar se está vivo ou morto. Se você encontrar um animal fofinho na rua e desejar ficar com ele, lembre-se que pode haver alguém chorando porque ele desapareceu. Nem todo animal solto na rua é sem dono. Às vezes, eles estão perdidos.

Blog de Assis Ramalho com informações e fotos: Marcela Silva

Floresta recebe o Curso Profissionalizante de Depilação com Marcler Silva nos dias 30 e 31 de agosto

Informações: Maria Emília

Jaboatão: MPPE recomenda a observância do princípio do amplo acesso aos cargos públicos

O edital da Prefeitura de Jaboatão prevê a isenção da taxa de inscrição apenas aos que comprovarem a condição de doador de sangue no último ano e tendo realizado pelo menos três coletas antes da data da publicação do edital.

Com o objetivo de garantir a isenção da taxa de inscrição no edital n°001/2014 de Processo de Seleção Simplificada do município do Jaboatão dos Guararapes aos candidatos castrados no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação conjunta ao referido município, por meio do prefeito, procurador-geral do município e secretário da Fazenda e Previdência para tomada das medidas cabíveis.

O edital n°001/2014 prevê a isenção da taxa de inscrição apenas aos que comprovarem a condição de doador de sangue no último ano e tendo realizado pelo menos três coletas antes da data da publicação do edital (Lei Municipal n° 810/2012), sem se referir aos que estiverem regulamente inscrito no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal e/ou aos membros de família de baixa renda, conforme o Decreto Federal n°6135/2007.

A ausência de isenção aos que não possuem recursos financeiros suficientes para efetuar o pagamento da inscrição viola o princípio de amplo acesso aos cargos públicos, previsto no artigo 37 da Constituição Federal.

IML conclui identificação de corpos de vítimas de acidente aéreo


A identificação dos corpos do presidenciável Eduardo Campos (PSB) e de mais seis pessoas, vítimas de um acidente aéreo ocorrido na última quarta-feira (13), em Santos, foi concluída, segundo o deputado federal Julio Delgado (PSB-MG). O parlamentar acabou de deixar o Instituto Médico Legal (IML) da capital paulista.

A liberação dos corpos depende agora de um atestado de óbito que será emitido em Santos. O documento será levado à capital paulista de helicóptero.

Com a chegada da documentação, o IML poderá liberar os corpos para o velório e enterro. A expectativa é que os trâmites burocráticos se encerrem no final da tarde de hoje.

Agência Brasil

Presidente da Nestlé prevê a privatização contra o direito à água


“Cada vez está mais claro que a água doce é um recurso finito, vulnerável à contaminação - que é excessiva por parte das empresas transnacionais. Esta situação contribuiu para conceber a água como um bem mercantil e não como um direito fundamental, em prejuízo à satisfação das necessidades humanas básicas, das concepções ancestrais das comunidades étnicas, gerando assim maior desigualdade social e afetando, por sua vez, a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas” é o que destaca a analista venezuelana Sylvia Ubal, em artigo publicado por Barometro Internacional, 12-08-2014. A tradução é do Cepat.

Eis o artigo.

Sem água a humanidade não poderia nem respirar nem digerir seus alimentos

A água é imprescindível para a vida dos seres humanos e dos ecossistemas. É um dos principais elementos para a saúde tanto do planeta como dos animais que o povoam, além de ser fundamental para o ser humano: nenhum ser vivo pode sobreviver sem este líquido vital. A água constitui de 50 a 99% da massa dos organismos vivos, sendo que, os processos biológicos que conhecemos como “vida” não poderiam existir sem a água, sem ela o ser humano não poderia digerir seus alimentos, não poderiam respirar sem umidade em seus pulmões e o sangue não poderia circular por suas veias. Sem água, não há vida, é um requisito prévio para a saúde humana e seu bem-estar, assim como para a conservação do meio ambiente.

Contudo são muitas as pessoas que não têm acesso a uma fonte de água potável. A cada ano, milhões de pessoas, a maioria delas crianças, morrem por causa de enfermidades relacionadas ao saneamento, higiene e ao fornecimento inadequado de água. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, (OMS), mais de 1,1 bilhão de pessoas não tem acesso à água potável segura. Por isso, e devido à importância que a água potável tem para os seres humanos, é vital o reconhecimento e garantia do direito de dispor de tal recurso.

Consulta pública sobre rótulos de alimentos alergênicos termina na segunda

A consulta pública sobre a norma de rotulagem de alimentos que têm substâncias alergênicas termina na próxima segunda-feira (18). Proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a consulta teve início no dia 16 de junho e trata das informações que devem estar disponíveis nos rótulos sobre alimentos, ingredientes, aditivos alimentares, coadjuvantes de tecnologia e matérias-primas embalados na ausência dos consumidores. Sugestões podem ser enviadas por meio de formulário específico no portal da Anvisa.

A proposta de norma lista os principais alimentos alergênicos, como cereais com glúten, crustáceos, ovo, peixe, amendoim, leite, soja e castanhas, e estabelece regras para as embalagens de alimentos que contenham essas substâncias, tais como posição do alerta no rótulo, tamanho da letra e inclusive cor do fundo. O objetivo da Anvisa é que a existência dessas substâncias nos alimentos seja informada de forma clara, evitando, assim, possíveis acidentes.

Após a decisão final da agência, as indústrias terão até 12 meses para se adaptar às regras. De acordo com a proposta, elas trarão nos rótulos declarações como “Alérgicos: Contém (nomes das fontes)” ou “Alérgicos: Contém derivados de (nomes das fontes)”, conforme o caso. A presença ou ausência de glúten também deverá ser indicada.

TCE julga ilegais contratações temporárias da Prefeitura de Sirinhaém em 2011

Píer Mariassu em Sirinhaém

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas julgou ilegais, na última terça-feira (12), 401 contratações temporárias realizadas pela Prefeitura de Sirinhaém no exercício de 2011. O relator do Processo (TC N° 1109213-0) foi o auditor substituto Ricardo Rios. O Ministério Público de Contas foi representado, na Sessão de julgamento, pelo procurador Gustavo Massa.

De acordo com o voto do relator, aprovado pela unanimidade dos membros da Segunda Câmara do TCE, uma das falhas nas contratações realizadas pela municipalidade foi a afronta ao artigo 22 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), já que houve extrapolação do limite de comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL), receita proveniente dos impostos arrecadados pela Prefeitura, com despesas de pessoal. Pelos números apontados pela equipe técnica do TCE, o município comprometeu nos três quadrimestres de 2011, respectivamente, 57,07%, 55,74% e 58,08%. A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que o percentual máximo de comprometimento com despesas de pessoal seja 54% da RCL.

Também foi apontado que não houve comprovação de prévio processo seletivo para as admissões de agentes comunitários de saúde e de agentes de endemias, caracterizando infração ao artigo 9º da Lei Federal 11.350/2006, lei que rege as atividades dos agentes de saúde. Observou-se ainda a existência de dois contratos em nome de um só servidor, caracterizando acumulação vedada pela Constituição Federal em seu artigo 37.

Outro ponto destacado pela relatoria do processo foi que, ao realizar as contratações temporárias, o Município de Sirinhaém não aproveitou os candidatos remanescentes aprovados em concursos públicos efetuados pela Prefeitura em 2007 e 2010. Por essas razões, as contratações temporárias realizadas pelo prefeito, à época, Fernando Urquiza foram consideradas irregulares e o TCE negou consequentemente o registro das mesmas.

TCE-PE/Gerência de Jornalismo (GEJO)

Começa na próxima terça-feira o horário eleitoral no rádio e na TV


A partir da próxima semana, o eleitor poderá conhecer as propostas dos mais de 26 mil candidatos às eleições de outubro. Começa na próxima terça-feira (19) a propaganda partidária no rádio e na televisão. O horário eleitoral segue até o dia 2 de outubro, três dias antes da votação do primeiro turno.

Apesar de a propaganda nas ruas, com panfletos e cavaletes, por exemplo, e na internet estar liberada desde o dia 6 de julho, o horário eleitoral é a principal oportunidade de os candidatos aos cargos de deputado, senador, governador e presidente da República ganharem visibilidade para tentar conquistar o voto do eleitor.

Segundo o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) João Paulo Peixoto, a propaganda eleitoral de rádio e TV é importante para que os candidatos fiquem conhecidos.

De acordo com ele, a influência costuma ser maior em um eventual segundo turno, quando os candidatos a governador ou presidente vão para o confronto final. “É difícil mensurar o efeito [dos programas partidários na campanha eleitoral]. É uma oportunidade para que os candidatos tenham visibilidade maior. Isso tem impacto”, destacou.

Classificados Petrolândia: VENDE-SE uma casa com ponto comercial na Praça da Quadra 12


VENDE-SE uma casa na Praça da Quadra 12, em Petrolândia. O imóvel é composto por 4 quartos, sendo 2 suítes, garagem para 2 carros, ponto comercial, 2 salas, cozinha, área de serviço e um pequeno quintal. O imóvel fica do lado da casa de Flávio Bila.

Preço a combinar com o proprietário.

Interessados, por favor, entrar em contato pelo celular (87) 8105-3694 (Vivo), ou procurar Anderson ou Gildalva na rua Estreito, Nível 3 de Itaparica, em Jatobá-PE.

O Blog de Assis Ramalho anuncia gratuitamente classificados on line. Envie seu anúncio para contato@assisramalho.com.br

Carro-forte é assaltado na Zona Rural de Petrolina

Seguranças ficaram feridos durante a ação.Assaltantes conseguiram fugir com a quantia que ainda não foi revelada.

Um assalto a carro-forte foi registrado no Sertão pernambucano. O crime aconteceu na noite de sexta-feira (15), na BR-407, nas proximidades do Povoado de Pau Ferro, Zona Rural dePetrolina.

Segundo informações da Polícia Militar, na ação dois seguranças foram feridos pelos bandidos. A PM informou que vários homens interceptaram o veículo e atiraram na direção do carro.

Os seguranças, que não ficaram feridos com gravidade, foram socorridos e levados pelo motorista do carro-forte ao Hospital Universitário do Vale do São Francisco (HU). Segundo a assessoria do HU, os dois seguranças já passaram por cirurgia e estão em recuperação. Já os assaltantes conseguiram levaram toda quantia transportada, que não foi relevada pela polícia.

Apesar de toda área do município está cercada, nenhum suspeito foi preso. A PM destacou ainda que o assalto aconteceu em um local próximo onde houve uma ação semelhante, ocorrida em janeiro deste ano. Na ocasião, os assaltantes levaram cerca de R$ 1 milhão de um carro-forte.

G1 Petrolina
Foto: Ilustrativa

Homem encontra familiares que procurava em Petrolândia e que não via há 35 anos

Jair Ponciano, feliz por ter localizado a mãe e 3 irmãos  (Foto: Assis Ramalho)

Nesta quarta-feira (13), a reportagem do Blog de Assis Ramalho foi procurada por Jair Ponciano da Silva, de 52 anos, que disse está em Petrolândia a procura de sua mãe e de três irmãos que não via há 35 anos. Jair Ponciano disse que saiu da velha Petrolândia em 1979, ocasião em que o seu pai, José Ponciano da Silva, se separou da sua mãe, Helena Belarmina da Silva.

Hoje, Jair Ponciano reside na cidade de Valença, no sul da Bahia, onde também reside o seu pai José Ponciano.

Na manhã deste sábado (16), três dias após a matéria ter sido divulgada no Blog de Assis Ramalho, tivemos o prazer de receber ligação de Jair Ponciano, afirmando que já tinha localizado todos os seus familiares.

Segundo ele, após a matéria ter sido divulgada no Blog, ele passou a contar com o apoio de outras pessoas de Petrolândia, e a partir daí, os rumos levaram a localização dos seus familiares. "Agradeço ao Blog de Assis Ramalho e às pessoas que se dispuseram a me ajudar. Que Deus abençoe a todos", disse.

Notícia relacionada (clique para ler)
Homem procura em Petrolândia pela sua família que não vê há 35 anos

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho


PSB elege Marina Silva no lugar de Eduardo Campos; Fernando Bezerra Coelho é cotado para vice


Marina Silva foi escolhida pelo PSB como candidata à presidência da Republica no lugar de Eduardo Campos, que morreu em um acidente de avião nesta quarta-feira (13). A informação foi divulgada na Folha de São Paulo neste sábado (16). De acordo com o jornal, a candidata aceitou a inversão da chava e deverá anunciar a mudança oficial a partir da próxima quarta-feira (20), em respeito ao enterro de Eduardo programado para este domingo (17).

A negociação que levou Mariana Silva a aceitar o lugar de Eduardo Campos aconteceu após receber apoio público da família do ex-governador e candidato à presid~encia Eduardo Campos. De acordo com aliados, a viúva, Renata Campos, incentivou Mariana a concorrer nas eleições. O irmão de Eduardo, o advogado e escritor Antônio Campos, escrevu uma carta prestando apoio a candidatura de Marina.

Como vice para a chapa presidencial, existem outros nomes como alternativa além de Albuquerque.  Júlio Delgado (PSB-MG), o ex-deputado Maurício Rands ( PSB-PE) e Fernando Bezerra (PSB-PE), ex- ministro da integração Nacional do governo Dilma Rousself.

Jornal do Commercio

Corinthians e Bahia, Goiás e Inter abrem neste sábado a 15ª rodada do Brasileirão; confira os demais jogos deste final de semana da série A e B

Guerrero e Maxi, força estrangeira nos ataques de Timão e Bahia

Corinthians e Bahia vivem situações distintas no Campeonato Brasileiro, mas as equipes, definitivamente, já se conhecem. Adversários pela Copa do Brasil, Timão e Tricolor se enfrentam pela terceira vez em menos de um mês neste sábado, às 21h (horário de Brasília), na Arena de Itaquera, pela 15ª rodada.

No outro jogo deste sábado, o Goiás joga diante do Inter no Serra Dourada as 18:30

Confira os jogos deste domingo (17) pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, localizado na orla fluvial da cidade.

Petrolândia: Studio Fabiola Ferraz oferece pilates, TRX, RPG, treinamento funcional e fiosioterapia. Entenda os benefícios do pilates para sua saúde.

Pilates é um método que utiliza técnicas de alongamento para tonificar os músculos e realinhar a postura. Além disso, os praticantes buscam união entre corpo e mente. Respiração, postura e concentração são alguns dos principais alvos do pilates. A modalidade integra o corpo todo, porém, o principal foco do trabalho é o fortalecimento da região do abdômen, que é chamado de "casa de força".

Uma das principais características do pilates é que nele não existem aquelas séries repetitivas comuns em algumas modalidades. As aulas duram aproximadamente uma hora e os exercícios podem ser feitos no solo, com bolas, ou em equipamentos especiais. Outro aspecto positivo é a rapidez com que os resultados começam a aparecer. Oito sessões já são suficientes para que as dores diminuam e os músculos se fortaleçam. No entanto, o pilates pode ser praticado por crianças, jovens, atletas, bailarinos, idosos, ou até mesmo, por gestantes. Não existem contra-indicações e os objetivos dos praticantes são os mais diversos.

Conheça 10 motivos para começar a praticar o pilates agora mesmo.
1. Aumenta a resistência física e mental
2. Alongamento e maior controle corporal
3. Correção postural e intenso trabalho de respiração
4. Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular
5. Alívio das tensões, estresse e dores crônicas
6. Melhora da coordenação motora e traz maior mobilidade das articulações
7. Estimula o sistema circulatório e oxigenação do sangue
8. Facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas
9. Fortalecimento dos órgãos internos
10. Aumento da concentração

Os benefícios do Pilates na terceira idade vão desde o alívio das dores provenientes da idade até melhora da auto-estima. São muitos os benefícios proporcionados pelo Pilates aos idosos: alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, entre outros. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz.

O aumento do equilíbrio corporal também é um grande avanço, já que o idoso tem seu equilíbrio comprometido devido à idade. Tudo isso sem nenhum risco de lesão corporal, já que Pilates é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança, não cansa e não causa dores musculares posteriores, como é o caso da ginástica convencional.

Exercite as crianças com Pilates
Má postura, hiperatividade e falta de concentração podem ser combatidas com a atividade. As crianças de hoje vivem em um ambiente acelerado e competitivo. O resultado disso é o estresse, a falta de concentração e a má postura.

Especialistas dos EUA vão investigar acidente aéreo em que morreu Eduardo Campos


Uma equipe dos Estados Unidos está a caminho do Brasil para participar da investigação da queda do jato executivo que matou o candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, e mais seis pessoas. O grupo é formado por especialistas do National Transportation Safety Board (NTSB), a principal autoridade norte-americana de investigação de acidentes, e da Cessna Aircraft Company, o fabricante do avião. Assista à reportagem do Jornal da Globo.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão investigador da Força Aérea Brasileira (FAB), comunicou nesta sexta-feira (15) que o gravador de voz do avião acidentado não registrou o áudio da cabine do voo que transportava Eduardo Campos.

As causas técnicas da falha do gravador ainda não foram esclarecidas pela FAB.

O conteúdo que ficou gravado se refere a uma conversa durante abastecimento no solo, com os motores desligados, em local e data não identificados.

O gravador tem capacidade para registrar duas horas seguidas de sons, e começa a trabalhar toda vez que o avião é energizado, isto é, assim que os sistemas elétricos são ligados.

Às vezes, na manutenção, os técnicos costumam desligar o gravador, justamente para impedir que ao ligarem as baterias, conversas anteriores sejam apagadas.

Confira resultado das loterias da Caixa desta sexta (15); Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Styllus


15/08
Quina (Concurso 3562):
16 23 29 44 50

Dupla Sena (Concurso 1307):
Primeiro Sorteio
04 22 35 36 40 48

Segundo Sorteio
09 22 28 34 44 45

Lotofácil (Concurso 1095):
02 03 05 06 07
09 15 16 17 18
21 22 23 24 25

>Veja os últimos resultados