quarta-feira, 18 de março de 2015

Supremo terá 20% das vagas de concursos destinadas a negros

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Os concursos para cargos efetivos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) terão 20% das vagas reservadas para candidatos negros e pardos. Segundo o texto da resolução assinada hoje (18) pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski , as cotas serão aplicadas sempre que o número de vagas for superior a três. Os editais deverão especificar o total de vagas correspondentes à reserva para cada cargo oferecido.

Poderão concorrer às vagas reservadas os candidatos que se autodeclararem negros ou pardos, no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Durante a solenidade em que assinou a resolução que cria a norma, Lewandowski disse que em breve o CNJ vai deliberar sobre o assunto, para estender a política de reserva de vagas em concursos públicos a todo o Judiciário.

Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima


Análise do grau de poluição de 111 rios brasileiros, divulgada hoje (18) pela organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, revela que 23,3% das águas é ruim ou péssima. De acordo com a legislação brasileira, as águas nessa situação não podem sequer receber tratamento para consumo humano ou ser usadas para irrigação de lavouras.

Os pesquisadores coletaram água em 301 pontos de rios e mananciais do Rio de Janeiro, de São Paulo, Brasília, Santa Catarina, Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e Distrito Federal, entre março de 2014 e fevereiro de 2015.

De acordo com a pesquisa, em 21,6% dos pontos de coleta, a água foi considerada ruim, e em 1,7%, péssima. Em 186 pontos (61,8%), os pesquisadores encontraram água considerada regular e 45 pontos (15%) mostraram boa qualidade. Nenhum dos rios analisados tem água totalmente limpa, segundo o levantamento. A classificação tem como base parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Na Câmara, Jorge Côrte Real é eleito vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento

Deputado federal Jorge Côrte Real (Foto: Divulgação)

Por 12 votos a favor, o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) foi eleito um dos vice-presidentes da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara Federal, durante sessão nesta quarta-feira (18). O parlamentar pernambucano vai ocupar a 2ª vice-presidência do colegiado, que é comandado pelo deputado federal Júlio César, do PSD do Piauí.

Em seu discurso de posse, o deputado Jorge Côrte Real defendeu que a comissão tem a obrigação de criar no Brasil um ambiente propício para a retomada dos investimentos, que vão nortear a iniciativa privada e o governo para uma agenda de políticas públicas direcionadas para o desenvolvimento econômico do País.

“Estamos vivenciado um período histórico e essa comissão tem um papel fundamental. Temos a obrigação de criar um ambiente propício para o crescimento econômico, crescimento esse que dará através da justiça social, com a criação de emprego, melhoria da renda e das condições sociais do povo brasileiro”, discursou Jorge Côrte Real, após ser oficializado como 2º vice-presidente.

Assessoria de Imprensa - Deputado Jorge Côrte Real

Petrolândia: Andréa Queiroz, Consultora Master em Petrolândia, cadastra nova consultoras na Hinode

Andréa Queiroz é consultora dos produtos Hinode em Petrolândia
Erisvaldo Santos, Consultor Master, com área de atendimento em municípios de PE e Princesa Isabel (PB). Confira abaixo todas as cidades em que ele cadastra consultores. 
Traduções Gold da Hinode com 23% de concentração. Seu perfume com fixação de 12 a 15 horas. 

No mês da mulher, empresária Andréa Queiroz, Consultora Master da Hinode, empresa de cosméticos e perfumaria, está cadastrando pessoas empreendedoras como novas consultoras para a linha de cosméticos que chegou em Petrolândia e tem causado sensação entre as mulheres de bom gosto. 

Andréa é vinculada ao Consultor Hinode Master Erivaldo Santos, residente em Triunfo (PE), que seleciona novos consultores nos municípios de Serra Talhada, Carnaiba, Afogados da Ingazeira, Flores, Triunfo, Custódia, Quixaba, São José do Egito, Tuparetama e Tabira, além de Petrolândia, em Pernambuco, e Princesa Isabel, na Paraíba. Interessados em se tornar consultores devem ligar para (87) 9621-1830.

Um dos itens mais procurados é a linha Traduções Gold, com perfumes masculinos e femininos fabricados com 23% de essência, excelente fixação, e preço mais acessível que os perfumes de referência. O óleo para pernas Hino's é outro grande sucesso da marca Hinode, há décadas, como indispensável cuidado para pernas e pés.

Outros itens no catálogo, como linhas completas de maquiagem e cuidados com o corpo e cabelos, podem ser consultados no catálogo Hinode 2015 (arquivo PDF).

Criada em 1988, a Hinode atua em três segmentos: perfumes, cosméticos e bem-estar. Com mais de 300 itens de fabricação própria, a Hinode une toda sua experiência com matérias-primas de qualidade para oferecer os melhores produtos aos seus clientes.Seja revendedora Hinode e mude de vida. Pedidos de produtos e cadastramento de novas consultoras em Petrolândia, ligue (87) 9959-2836.

Pedidos pela internet, na loja virtual de Andréa Queiroz>https://www.hinodeonline.net/00400675

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações/fotos: Andréa Queiroz e Hinode

Cid Gomes deixa o Ministério da Educação

O ministro da Educação, Cid Gomes, pediu demissão hoje (18) após polêmicas com o Congresso. Na foto, ele deixa a Câmara dos Deputados depois de prestar depoimento no plenário. (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Após polêmica com o Congresso Nacional, o ministro da Educação, Cid Gomes, pediu demissão hoje (18). A demissão foi aceita pela presidenta Dilma Rousseff. Ainda não há mais detalhes sobre a substituição de Gomes na pasta.

"O ministro da Educação, Cid Gomes, entregou nesta quarta-feira, 18 de março, seu pedido de demissão à presidenta Dilma Rousseff. Ela agradeceu a dedicação dele à frente da pasta", diz a nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência.

Cid Gomes foi hoje à Câmara dos Deputados para explicar declarações que deu em evento na Universidade Federal do Pará, de que há no Congresso Nacional “400 ou 300 achacadores” que se aproveitam da fraqueza do governo para levar vantagens. Cid Gomes disse que essa não é sua “opinião pública” e que a fala foi feita a estudantes dentro da sala do reitor após ser questionado pelos estudantes sobre a falta de dinheiro para a educação.

Professores rejeitam proposta de reajuste salarial do Governo

Bancada de Oposição apoia reivindicação da categoria e cobra aumento salarial para todos os professores (Foto: Sintepe)

Os professores e professoras da rede estadual de ensino lotaram as galerias do Plenário de Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta quarta-feira (18/03) para discutir uma solução para o Projeto de Lei 79/2015, de autoria do Governo do Estado, que atualiza o Piso Salarial dos Professores para cerca de 4.050 professores e exclui mais de 45 mil professores de qualquer reajuste no ano de 2015. Os secretários de Educação e de Administração foram convidados, mas não compareceram. A Secretaria de Administração enviou um representante.

Presidente da Comissão de Educação e Cultura, a deputada Teresa Leitão criticou o projeto do Governo do Estado que, em sua visão, “desvincula o piso salarial da carreira do professor”. Para Teresa, quando a proposta implanta o aumento salarial apenas para os professores que ganham abaixo do piso, o governo esquece que os aumentos salariais devem percorrer toda a carreira dos professores.

A deputada acredita que o Governo está infringindo a Lei do Piso e o Plano Nacional de Educação, que considera o piso como “salário inicial da carreira” a ser pago a um professor com formação de nível médio. “De uma forma bastante açodada, o governo está nivelando o salário do professor de licenciatura plena (nível superior) ao professor de nível médio”, explica a parlamentar.

Petrolândia: Secretario Ítalo Leite divulga nota de esclarecimento sobre cancelamento da Copa dos Campeões


Venho por meio desta, solicitar que publique resposta a MATÉRIA “Presidente da LIDEPE confirma que Copa dos Campeões em Petrolândia foi cancelada”, publicada no dia 14/03/2105, informo que esta Prefeitura em nenhum momento recebeu sequer um Ofício solicitando o mesmo, tomamos ciência da notícia do evento através de pessoas que nos informaram, solicitei a presença do organizador do evento através do Diretor de Esporte da Secretaria, José Epifânio Barros, e pasmem o organizador não veio, enviou apenas para Secretaria o Cronograma e a Tabela dos Jogos já pronto e acabado definindo dia e horas das partidas, esquecendo que há necessidade de fazer um Requerimento para o Município, uma vez que, seria utilizado um bem público. Na sesta feira dia 13/03 entramos em contato com o mesmo e simplesmente me respondeu que havia cancelado o evento.

Informo que o Estádio Municipal é um espaço público e é necessário uma tramitação de documentos e pagamento de taxa para o uso, como o Parque de Vaquejadas, Centro Cultural e quaisquer espaços públicos, como todos aqueles que querem realizar eventos estão orientados.

Informo ainda que anualmente a Prefeitura realiza vários eventos esportivos, nas mais variadas modalidades, tudo seguindo o que determina as leis vigentes no país, tais como: Jogos Escolares, Copinha, Jogos Indígenas, Interquadras, Olimpíadas Rurais, Open de Tênis, Hadfest, entre outros.

Não há interesse do município em cercear quaisquer eventos esportivos, porém querer atribuir a este ente a responsabilidade da não realização é querer tampar o sol com a peneira. Estamos dispostos e disponíveis a quaisquer entidades que queiram realizar qualquer evento esportivo como assim o foi com o REMO, STAND UP PADLE, entre outros, desde que sigam os tramites legais e não coincidam com datas de eventos esportivos do Município.

Atenciosamente.

ÍTALO CÉSAR PATRIOTA LEITE
SECRETARIO DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

Deputado pernambucano Rodrigo Novaes engaja-se na divulgação do movimento "União pelo Nordeste"

Deputados estaduais Rodrigo Novaes e Miguel Coelho

O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD-PE) está engajado em andar por todo o Nordeste para fazer o movimento "União pelo Nordeste" tomar forma e levar até o governo federal a necessidade de um novo olhar sobre a região. Ainda neste semestre Novaes e o deputado Miguel Coelho (PSB) planejam realizar fórum com a participação de prefeitos, governadores e parlamentares para engajar todos nessa luta. Na próxima semana irão à Bahia.

Assessoria de imprensa Deputado Rodrigo Novaes

José Humberto defende a expansão de energias renováveis no Estado

Deputado José Humberto (Foto: Wellington Ribeiro)

Em reunião da Comissão de Meio Ambiente da ALEPE realizada na manhã desta quarta- feira (18), o vice-presidente do colegiado, o deputado José Humberto (PTB), defendeu mudança na legislação estadual com o objetivo de criar um ambiente favorável que incentive a expansão e instalação usinas de energia eólica no Estado.

Segundo o parlamentar, esta alteração entraria em conformidade com a legislação federal, pois a atual situação acaba impedindo que empresas de energia eólica se expandam ou até mesmo se instalem no estado, principalmente na região do Araripe, que hoje produz mais de 95% de todo o gesso produzido pelo país.

Defensor da utilização de energias renováveis, José Humberto acredita que a ampliação de parques eólicos no estado contribuirá para a preservação do meio ambiente, além de gerar emprego e renda para a população.

Assessoria de comunicação do deputado estadual José Humberto Cavalcanti

Nota de pesar do Secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa, sobre o falecimento do jornalista Paulo Sérgio Scarpa

Scarpa (Reprodução Twitter)

É com muito pesar que, na noite desta terça-feira (17), recebemos a notícia do falecimento do jornalista Paulo Sérgio Scarpa. Um homem íntegro, honesto, inteligente e que desempenhava seu papel levando informações à sociedade com muita dedicação e seriedade.

Sou um admirador do seu trabalho. O jornalismo brasileiro e pernambucano perde um dos seus grandes profissionais.

Alberto Feitosa
Secretário de Saneamento da Prefeitura do Recife

Dr. Tércio Ferraz, cirurgião dentista, atende de quinta a sábado no seu consultório em Petrolândia

Rua Maria Francisca da Costa, na Quadra 04, 1º andar, em frente ao Bar e Sinuca de Zelito (Fotos: Assis Ramalho)

Dr. Tércio Ferraz, cirurgião dentista
Ellyza Souza (Bel), atendente do consultório de Dr. Tércio em Petrolândia

Dr. Tércio Ferraz Pereira, cirurgião dentista, atende semanalmente de quinta a sábado no seu consultório rua Maria Francisca da Costa, nº 13 - 1º andar, na Quadra 04. A rua fica por trás da Policlínica de Petrolândia e o prédio é em frente ao Bar e Sinuca de Zelito.

Os telefones para marcação de consultas com Dr. Tércio Ferraz são: (87) 9974-4656 e 9995-4254. O atendimento as quinta a sexta-feira é realizado durante todo o dia a partir das 08 horas da manhã, e aos sábados até as 13 horas.

As segunda, terça e quarta-feira o consultório se encontra aberto para marcação de consultas até o meio dia. Lá você vai encontrar a atendente Ellyza Souza, mais conhecida como Bel para bem lhe atender.

Dr. Tércio Ferraz atende também na cidade de Floresta, na rua major João Novaes, 291, no centro.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Motoristas de carro-pipa bloqueia a PE-390 que liga Serra Talhada a Floresta, no Sertão de PE

 
Rodovia PE-390 está fechada desde as 5h30 desta quarta (18). Fotos: Venício Santos/Blog do Elvis
Somente ambulâncias e viaturas estão podendo passar pelo bloqueio

Um protesto de motoristas de carro-pipa bloqueia a PE-390, rodovia que liga Serra Talhada a Floresta, no Sertão de Pernambuco. A manifestação pacífica começou às 5h30 desta quarta-feira (18) e não tem previsão de encerramento. O motivo é o atraso de três meses no pagamento do salário desses profissionais.

Motoristas de várias cidades como Flores, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, São José do Belmonte e Mirandira, todas no Sertão do Estado, estão envolvidos na mobilização. A PE-390 foi bloqueada com pneus e a polícia militar está acompanhando o fechamento da via. Somente ambulâncias e viaturas estão podendo passar.

O pipeiro de Serra Talhada Everton Joaquim, de 23 anos, argumenta que o fechamento da rodovia foi necessário pois os motoristas não tiveram resposta dos órgãos responsáveis. “Nós só estamos lutando pelos nossos direitos. Trabalhamos muito neste sertão sofrido e precisamos receber o pagamento em dia”, afirma Everton, que já trabalha há quatro anos na profissão.

Na terça-feira (17) uma estrada de terra que dá acesso à Barragem de Serrinha, em Serra Talhada, também ficou bloqueada durante horas. O 14° Batalhão de Infantaria Motorizado, órgão do Exército responsável pelo pagamento dos motoristas, não enviou uma resposta sobre a mobilização até a publicação desta matéria.

PROTESTO – Os motoristas de carro-pipa de outras cidades vinculados ao 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Petrolina também estão se mobilizando para fazer um novo protesto no Trevo do Ibó, ponto de encontro das BRs 116, 428 e 316, no Sertão. Floresta, Belém do são Francisco, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Parnamirim, entre outras cidades estão se articulando para fechar as vias a qualquer momento. Nessas cidades, tanto os pipeiros que recebem pelo Estado, como os do Exército, estão com o pagamento atrasado.

NE 10

Trinta e cinco municípios pernambucanos têm vagas disponíveis para a 3ª chamada do Mais Médicos; confira lista


Pernambuco tem vagas disponíveis em 35 municípios para terceira chamada do edital 2015 do Programa Mais Médicos. Os profissionais com CRM Brasil inscritos devem acessar a página http://maismedicos.saude.gov.br até às 20h desta quarta-feira (18).

Confira as vagas disposníveis em casa município pernambucano:
Abreu e Lima - 3
Afrânio - 2
Agrestina - 1
Araçoiaba - 1
Barreiros - 2
Belo Jardim - 1
Bezerros - 4
Bodocó - 1
Bom Conselho - 2
Brejo da Madre de Deus - 1
Cabo de Santo Agostinho - 1
Camaragibe - 3
Caruaru - 3

Petrolândia: Anivesariante do dia, vereadora Dona Santa recebe homenagem do seu neto


Magnum Nanuca, acadêmico de medicina da UNIT (Aracaju), através do blog de Assis Ramalho, presta homenagem a sua avó Dona Santa, vereadora do município de Petrolândia que está aniversariando nesta quarta-feira (18):

Minha querida avó, você nasceu para viver o sonho de Deus com sua vida. Deus lhe deu capacidade para amar, cuidar, educar e ser o coração da nossa família.

Eu peço ao Senhor que neste dia especial, você receba Dele, o melhor em sua vida, o dom perfeito e toda boa dádiva. Nunca se esqueça que Deus fez de você uma grande mulher, e lhe deu capacidade e fé de cuidar de toda nossa família, sendo um exemplo de mãe, esposa, avó e mulher.

Obrigada minha avó, por tudo o que fez por nós, e saiba que ser seu neto é uma grande alegria para mim. Uma grande bênção do Senhor.

Magnum Nanuca e familiares.

Suíça bloqueia mais de R$ 1,3 bilhão desviados da Petrobras


O procurador-geral da Suíça Michel Louber anunciou nesta quarta-feira o bloqueio de US$ 400 milhões — o equivalente a R$ 1,3 bilhão no câmbio de hoje — de pessoas e empresas investigadas por fraudes em contratos de empreiteiras com a Petrobras. Deste total, US$ 120 milhões (cerca de R$ 391 milhões) já foram liberados para a repatriação e 90 milhões já estão em contas da Justiça brasileira. O dinheiro foi bloqueado a partir de nove investigações abertas na Suíça sobre corrupção e lavagem de dinheiro desviado da Petrobras.

Durante a entrevista, Lauber não poupou elogios à cooperação entre o Ministério Público brasileiro e os colegas suíços.

— Não toleramos o uso do sistema bancário suíço para corrupção e lavagem de dinheiro — disse Lauber em entrevista ao lado do procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Desde o início das investigações em abril do ano passado, o Ministério Público da Suíça localizou 300 contas de brasileiros em 30 bancos por onde teria sido movimentado o dinheiro desviado da Petrobras. “Os beneficiários e econômico das contas. Geralmente abertos em nome de empresas, são dirigentes da Petrobras, representantes das empreiteiras, intermediários financeiros e, direta ou indiretamente, empresas brasileiras ou estrangeiras pagadoras de propinas” diz nota do Ministério Público suíço.

A solidão de Dilma


Em uma charge publicada nesta segunda-feira na Folha de S. Paulo, o cartunista Jean Galvão apresenta a presidenta Dilma Rousseff em um canto escuro do palácio, esmagadoramente sozinha, olhando para uma ampla janela onde se veem as multidões que no domingo protestaram nas ruas contra ela. A presidenta, vestida de vermelho, com expressão de enfado, se limita, impotente, a contar, apontando com o dedo: “Um, dois, três, quatro...” A ilustração reflete razoavelmente bem a atual situação política da presidenta: isolada, só, protegida em sua residência de Brasília e a cada dia com menos apoios com os quais contar.

A reportagem é de Antonio Jiménez Barca, publicada por El País, 16-03-2015.

As centenas de milhares de pessoas que saíram no domingo para protestar em São Paulo e outras cidades brasileiras (alguns estimam um milhão, outros elevam a cifra para dois milhões) entoaram, sobretudo, um slogan claro e categórico: “Fora Dilma”. Indo além dos números, a resposta da população, em sua imensa maioria pertencente à classe média e urbana, foi maciça, contundente e inesperada. Daí que a presidenta brasileira atravesse hoje seu pior momento, com uma popularidade que já ia a pique (segundo uma recente pesquisa feita antes do protesto, só 23% consideravam que a gestão de Dilma é boa). Tudo isso, em um tempo recorde de dois meses e meio depois de ter tomado posse de seu segundo mandato.

Os analistas e especialistas observam agora a cada vez mais escassa margem de manobra da presidenta e sua cada vez mais exígua lista de aliados, com exceção do círculo mais próximo de colaboradores e ministros fiéis.

Frases do dia 18/03/2015: Coletânea IHU Online


Exaltação da Ditadura

“Pobre oposição! Sem lideranças, protesto contra a corrupção descamba para o ódio, o preconceito e a exaltação da Ditadura” – Laura Capriglione, jornalista – no seu blog publicado em notícias Yahoo – 17-03-2015.

Sexista

“O que leva pessoas educadas, profissionalmente bem colocadas, gentis no trato pessoal, a comparecer a um ato público contra a corrupção, como o realizado no último dia 15 de março, na avenida Paulista, em São Paulo, e para lá levar cartazes, faixas e rimas podres com ofensas de cunho sexista e de ódio contra a presidente Dilma Rousseff – pelo fato de ela ser mulher?” – Laura Capriglione, jornalista – no seu blog publicado em notícias Yahoo – 17-03-2015.

Petrolândia: Projeto 'Aqui Nasceu João Pernambuco' tem início esta noite no Trupé Cultural com cordel e lançamento de livro

Poeta Valdir Lemos
Músico e compositor João Pernambuco
Trupé Cultural João Pernambuco convida toda a comunidade petrolandense para o lançamento do cordel sobre o poeta do violão, Vida e Arte de João Pernambuco, de Valdir Lemos. que acontecerá no dia 18 de março de 2015, próxima quarta-feira, a partir das 19h00, com o objetivo de divulgar a vida e obra de João Pernambuco e de fortalecer o intercâmbio cultural com os artistas do Vale do São Francisco.

A programação conta com Feira Literária, Bingo Cultural, música, repente e muita poesia, com a presença de João de Sousa Lima, entre outras atrações.

Memória do Cangaço - Na ocasião, o jornalista e escritor baiano Renato Bandeira fará o lançamento do Dicionário Biográfico Cangaceiros & Jagunços. No dia seguinte (19), o escritor apresenta seu livro em Princesa Isabel, na Paraíba.

Jornalista e escritor Renato Bandeira
Projeto Aqui nasceu João Pernambuco - O evento programado para a noite da próxima quarta-feira representará o ponto de partida do Projeto Aqui nasceu João Pernambuco, que busca resgatar a biografia do músico nascido em Jatobá, antigo nome de Petrolândia, tido com um dos maiores compositores de ensaios para violão. João Pernambuco compôs "Luar do Sertão", obra que recebeu letra de Catulo da Paixão Cearense.

Sob a coordenação de Necy Mãedamata (Contato 74-9129-7961), o Trupé Cultural João Pernambuco (museu, restaurante e espaço para eventos), localiza-se na Orla Fluvial, na Av. Milvernes Cruz Lima, 102-A, em Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Necy Mãedamata/Trupé Cultural João Pernambuco

Dilma sanciona lei que transforma venda e distribuição de bebidas alcoólicas a menores crime


A partir desta quarta-feira (18), vira crime, com penalidade de detenção de dois a quatro anos e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil, a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. O projeto de lei nº 13.106/15, criado pelo senador Humberto Costa (PT), foi sancionado sem vetos pela presidente Dilma Rousseff. O texto foi publicado nesta quarta, no Diário Oficial da União.

A medida altera o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e criminaliza as condutas de "vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica". A Lei também prevê a interdição do estabelecimento comercial infrator até o pagamento da multa. A fiscalização será de responsabilidade do Ministério Público e dos Conselhos Tutelares, em parceria do Judiciário.

Para o autor da Lei, a novidade aumenta a rede de proteção à infância e à adolescência. "Nossas crianças e nossos adolescentes estavam expostos ao risco do álcool, hoje uma verdadeira tragédia social. Não havia na legislação algo que previsse uma punição severa para isso", explicou Humberto Costa.

Do JC Online

Datafolha: 62% reprovam o governo Dilma


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira mostra que 62% dos brasileiros consideram a gestão da presidente Dilma Rousseff como ruim ou péssima. A impopularidade de Dilma subiu 18 pontos comparada ao levantamento anterior do instituto em fevereiro.

É a mais alta taxa de reprovação de um mandatário desde setembro de 1992, véspera do impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, que era de 68%.

Apenas 13% classificam o governo de Dilma como ótimo ou bom, uma queda de de dez pontos em relação à pesquisa anterior.

A pesquisa foi feita com 2.842 eleitores logo após as manifestações contra Dilma no domingo. O levantamento, que tem dois pontos percentuais de margem de erro, mostra a deterioração da popularidade de Dilma em todos os segmentos sociais e em todos as regiões do país.As taxas mais altas de rejeição da presidente estão nas regiões Centro-oeste (75%) e Sudeste (66%), nos municípios com mais de 200 mil habitantes (66%), entre os eleitores com escolaridade média (66%) e no grupo dos que têm renda mensal familiar de 2 a 5 salários mínimos (66%). A maior taxa de aprovação está na região Norte, com 21%. No Nordeste, 16% dos seus habitantes aprovam o governo de Dilma.

A presidente obteve nota 3,7, a pior desde a chegada de Dilma à Presidência, em 2011. Em fevereiro a nota média era 4,8. No primeiro mandato, a pior média foi 5,6, em junho e julho de 2014.

PARA 60%, ECONOMIA VAI PIORAR

Dilma sanciona lei de Humberto em defesa de menores

Senador Humberto Costa (Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado)

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, sem vetos, a Lei nº 13.106/15, nascida de um projeto do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). A partir desta quarta-feira (18), com a publicação no texto no Diário Oficial da União, virou crime ofertar, a qualquer título, bebida alcoólica a menores de 18 anos.

A medida proposta por Humberto altera o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para criminalizar as condutas de "vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica". Antes da nova lei, o ECA previa que seriam crimes os mesmos atos desde que ligados apenas a produtos cujos componentes, oferecidos sem justa causa, pudessem causar dependência física ou psíquica.

"Nossas crianças e nossos adolescentes estavam expostos ao risco do álcool, hoje uma verdadeira tragédia social. Não havia na legislação algo que previsse uma punição severa para isso. Agora, nós temos um mecanismo efetivo, que apresentei e a presidenta Dilma sancionou", explicou o líder do PT. "Isso aumenta a rede de proteção à infância e à juventude brasileiras."

Petrolândia: Entrega de certificados do Prêmio Excelência da TLN Pesquisas acontece nesta quinta na Câmara Municipal


A TLN Pesquisas e Eventos, iniciativa de Tid Lucena, tem a honra de convidar os agraciados com o 1º lugar em pesquisa de opinião pública, realizada em Petrolândia entre os meses de fevereiro e março, e a sociedade em geral, para prestigiar a entrega dos certificados do Prêmio Excelência 2015.

Em sua 5ª edição no município de Petrolândia, o Prêmio Excelência tem como objetivo incentivar a qualidade e promover o reconhecimento das empresas e profissionais que se destacam em suas áreas de atuação.

A solenidade de premiação será realizada na Câmara Municipal de Petrolândia, a partir das 20h30 desta quinta-feira, 19 de março.

Criado em 31 de outubro de 2011, o Blog de Assis Ramalho destaca-se na liderança em pesquisa de opinião no município pela 4ª vez consecutiva. Assim sendo, agradecemos aos nossos amigos leitores e parceiros pela confiança com que nos apoiam e nos incentivam a manter esta posição de referência em Petrolândia e região.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da TLN Pesquisas e Eventos

Fernando Bezerra Coelho propõe ao Governo programa para evitar desemprego

Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) defendeu junto ao Governo Federal que seja desenvolvido um Programa de Sustentação do Emprego, como um dos caminhos para a recuperação da economia brasileira. Para o Senador, o setor produtivo deve ser poupado dos ajustes fiscais anunciados pelo Governo.

"Me parece justo e adequado firmarmos este ajuste fiscal apenas na área das despesas para não sobrecarregarmos a produção, tendo em vista que o ambiente de negócios já está tão deteriorado", observou o senador, ao demonstrar forte preocupação com um possível aumento do desemprego no decorrer do que ele classificou como "um ano de travessia e ajustes".

Fernando reforçou a necessidade de o Governo também garantir e ampliar investimentos no setor de infraestrutura, dando prioridade à conclusão de obras abrangidas pelas fases 1 e 2 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com destaque para o chamado PAC de Recursos Hídricos. "É preciso dar prioridade à conclusão da Transposição (do Rio São Francisco); do Cinturão das Águas, no Ceará; à Adutora do Agreste, em Pernambuco, e à Vertente Litorânea, na Paraíba", destacou. As propostas do Senador foram encaminhadas ao ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, durante a reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, ontem (17) em Brasília.

Assessoria de Imprensa do senador Fernando Bezerra Coelho

Secretaria de Saúde de Petrolândia informa que vacina contra HPV para meninas de 9 a 13 está disponível nos PSFs


Nota de Utilidade Pública

A Secretaria de Saúde de Petrolândia, juntamente com o programa nacional de imunização, comunica à população que já está disponível nos postos de saúde do município a vacina contra HPV (prevenção do câncer de colo do útero) para meninas de 9 a 13 anos de idade. 

As meninas poderão comparecer aos postos de saúde mais próximos de suas residências. 

Equipes da Secretaria de Saúde vão realizar a vacinação também nas escolas.

Previna-se, cuide bem da sua saúde.

Coordenação do PNI de Petrolândia/Secretaria Municipal de Saúde

Todos por Pernambuco chega ao município de Floresta nesta quinta-feira

Na sequência, ação acontece em Afogados da Ingazeira e Arcoverde

A terceira edição do Seminário Todos por Pernambuco chega ao município de Floresta, no Sertão de Itaparica, nesta quinta-feira (19). A ação, que já percorreu os municípios de Araripina, Petrolina e Salgueiro, também no Sertão, é comandada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, e tem a participação direta do governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

O objetivo é escutar a população. “Queremos saber, por meio dos anseios, necessidades e sonhos dos cidadãos, qual será a prioridade da gestão do novo governo. Por onde devemos começar e o que, de fato, devemos priorizar nos próximos quatro anos”, disse Danilo Cabral, ao destacar que, assim como foi durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos, a atual segue um modelo democrático de governar. “Foi escutando o povo que avançamos e alcançamos um Pernambuco melhor e igual para todos. Hoje temos programas que beneficiam o povo do Sertão ao Cais”, finalizou Cabral.

José Humberto Cavalcanti alerta para consequências socioeconômicas da embriaguez no trânsito

Deputado estadual José Humberto Cavalcanti

O deputado José Humberto Cavalcanti, do PTB, alertou para os custos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito, em especial, os causados pelo consumo de álcool. Com base no Datasus 2012, o parlamentar afirmou que, anualmente, o custo dos acidentes de trânsito para o sistema de saúde, em Pernambuco, chega a 650 milhões de reais, o suficiente para a construção de mais de cem UPAs.

José Humberto destacou também que, segundo o Ministério da Saúde, o trânsito causa, por ano, quase duas mil mortes no Estado, e mais de 20% desse número envolve casos de embriaguez ao volante. O parlamentar lembrou que a Operação Lei Seca, iniciada no Estado em 2011, é um esforço que apresenta resultados, mas citou outras medidas necessárias à diminuição dos acidentes.

O parlamentar defendeu punições mais céleres e efetivas aos infratores, oferta de transporte público de qualidade e campanhas de conscientização como instrumentos para redução dos custos humanos, sociais e econômicos das mortes e lesões causadas pelo trânsito.

Fonte: Alepe

Olinda sedia encontro estadual dos blogueiros de 27 a 29 de março



Abertura acontece na sexta-feira (27), à noite, com palestra do jornalista Altamiro Borges (foto)

A cidade de Olinda (RMR), patrimônio Universal da Humanidade, recebe o jornalista Altamiro Borges para abrir o 3º BloggerPE, na Faculdade Barros Melo - AESO, na noite da sexta-feira (27/03). A inscrição é online e gratuita (www.ablogpe.com), mas a hospedagem será preferencialmente aos associados à entidade das regiões do sertão e agreste. Altamiro é jornalista, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e autor do livro "A ditadura da mídia".

Já no sábado 28 de março, participarão Rodrigo Vianna da TV Record, José Bertoni e Tarso Violin, ambos do Paranáblogs. Com o tema “A Comunicação no Centro do Debate - Democratização da Mídia”, os palestrantes irão debater a regulação econômica da mídia, Reforma Política e Marco Civil da Internet.

Promovido pela Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE) e o Centro de Estudos Barão de Itararé, o 3º Blogger é destinado aos produtores de conteúdo para mídias digitais, publicitários, jornalistas, radialistas, estudantes de comunicação social, informática e direito. “Democratizar a mídia é ter mais vozes falando e a sua regulação econômica se faz imprescindível para o País”, adiantou Altamiro.

A Faculdade AESO fica na Av. Transamazônica, 405, Jardim Brasil II, Olinda, PE. Mapa e dicas de como chegar estão disponíveis no www.ablogpe.com

Fonte: AblogPE

Câmara aprova criação de comissão da seca proposta pelo deputado federal Zeca Cavalcanti‏

Deputado Zeca Cavacalti

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira (17), o requerimento que cria a Comissão Externa para acompanhar as ações do governo federal, estadual e municipal no combate à seca no semiárido nordestino, apresentado pelo deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB-PE). Pela proposta, a Comissão será composta por nove membros do Legislativo Federal.

Para o parlamentar pernambucano, a criação da comissão vai permitir uma ampla análise e a busca de soluções duradouras para podermos enfrentar uma das mais longas estiagens dos últimos 50 anos no semiárido nordestino. “É preciso permanecer vigilantes nas ações de combate à seca. A estiagem é devastadora na vida de diversas famílias”, concluiu o deputado federal Zeca Cavalcanti.

Assessoria de Imprensa do deputado federal Zeca Cavalcanti

Produtor reclama de problemas com assistência da Codevasf aos projetos do Perímetro Irrigado de Itaparica


"Gostaria de fazer uso do seu blog líder de audiência na nossa região para desabafar e cobrar uma resposta da Codevasf sobre o descaso no Sistema Itaparica. Sou filho de reassentado, produtor, pai de família e venho sofrendo como todos os produtores com a falta de assistência técnica e apoio a nossa produção (há mais ou menos 3 anos sem esse serviço). 

Estamos com problemas no bombeamento, muito desperdício de água, não temos orientação e muito menos programação que era feita pelos técnicos das empresas prestadoras de serviço da Codevasf. 

Estou apelando em nome de todos os produtores reassentados do Sistema Itaparica: Santa Maria, Orocó e Petrolândia. Quero também fazer um apelo para os representantes políticos da nossa região: Lucas Ramos, Miguel Coelho, Fernando Filho, Gonzaga Patriota, Kaio Novaes Maniçoba, Rodrigo Novaes, Odacir Amorim e demais deputados e senadores da nossa região para que nos ajude nessa causa e pressionar os representantes para que esse problema seja realmente resolvido e que não fique apenas como promessa! Ninguém se pronuncia sobre esse assunto na Codevasf. 

Não aguentamos mais tanto descaso."

Joaquim Silva

"Governança Municipal: Novos Tempos Novos Rumos" é tema de 2º Congresso Pernambucano de Municípios

Governança Municipal será o tema do 2º Congresso Pernambucano de Municípios que começa dia 23

Na próxima segunda-feira (23) os gestores municipais tem encontro marcado no 2º Congresso Pernambucano de Municípios que acontece até a quarta (25) no Centro de Convenções de Pernambuco. A abertura será às 10h, no Teatro Guararapes e contará com as presenças do governador Paulo Câmara, do ministro Pepe Vargas e do presidente da Amupe, José Patriota, além de outras autoridades. Na abertura, o secretário de Planejamento Danilo Cabral falará sobre “As estratégias do governo estadual de apoio aos municípios”.

Para esta edição, a Amupe elencou os principais temas de interesse para a boa governança, tais como: educação, finanças, regimes próprios de previdência, meio ambiente, consórcios, SUAS e pacto federativo, mobilidade urbana, trânsito e muitos outros. Palestrantes renomados foram convidados, entre eles, o ministro da Educação Cid Gomes, a economista Tânia Bacelar, ministro do TCU João Augusto Ribeiro Nardes, secretários de Estado e diversos especialistas. Além das palestras, o dia 24 será dedicado a diversas oficinas temáticas da gestão municipal.

As apresentações culturais trarão o colorido especial para o evento, representando a cultura interiorana. Participam do Congresso o poeta Antônio Marinho, a orquestra infantil de Carnaíba, o coral dos servidores de Jaboatão, o Maracatu de Araçoiaba, os Caiporas de Pesqueira, a Orquestra Escolar de Bom Jardim e o frevo de Vitória de Santo Antão. A beleza do bloco lírico de Camaragibe e o Reisado de Garanhuns também abrilhantam a festa, finalizando com a banda de pífanos de Caruaru.

Doméstica terá seguro-desemprego de cinco parcelas


Em votação na Câmara, os deputados federais garantiram que as domésticas com carteira assinada têm o direito de ganhar até cinco parcelas de seguro-desemprego, assim como os demais trabalhadores.

Os parlamentares excluíram da regulamentação da "PEC das Domésticas" a regra que limitava a concessão do seguro-desemprego a só três parcelas sobre o salário mínimo (R$ 788, neste ano).

Também foi definida a regra de pagamento para os domésticos que trabalham no regime de 12 horas seguidas por 36 horas de descanso.

Eles têm o direito a um salário que inclua o descanso semanal remunerado e o descanso em feriados.

Por Vanessa Sarzedas/Agor SP

Confira resultado das loterias da Caixa de terça-feira (17); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na terça (17), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus,
Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira,
situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.