sexta-feira, 20 de junho de 2014

Petrolândia: Unidade móvel da Compesa vai atender usuários na Praça da Quadra 13 na próxima quarta, dia 25


Na próxima quarta-feira (25), a Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa instala sua unidade móvel na Praça da Quadra 12, em Petrolândia, no Sertão do estado, a partir das 8 horas da manhã.

Na unidade móvel os usuários da Compesa terão à disposição equipe para tirar dúvidas, negociar débitos, solicitar atualização cadastral, pedir 2ª via de contas, solicitar inscrição na Tarifa Social, entre outros serviços. 

Os moradores também podem solicitar novas ligações de água, consertos de vazamento e informações sobre os direitos e deveres em relação aos serviços de saneamento. 

Assista ao vídeo: Lixo dificulta tratamento de esgoto em estações da Compesa


Informações: Escritório Compesa em Petrolândia e TV Compesa

Tacaratu: Secretaria de Saúde promove mutirão de especialidades e outros serviços neste sábado (21)


A Secretaria de Saúde de Tacaratu, em parceria com médicos especialistas da capital pernambucana, vão promover um mutirão de especialidades médicas neste sábado, 21 de junho, a partir das 7 horas da manhã, na Unidade Básica Wantuir Nogueira, nesse município.

Serão contempladas as seguintes especialidades: urologia, infectologia, vascular, otorrinolaringologia, gastroenterologia, dermatologia e ginecologia. Serão também realizados exames de citologia e colposcopia.

Durante o mutirão também serão feitas palestras sobre prevenção ao câncer de colo do útero e câncer de próstata.

No prédio do Romeirão, haverá intervenção preventiva da equipe de saúde, com oferta de vacinação, incluindo vacina da gripe, aferição da pressão arterial, glicemia e testagem rápida de HIV. Neste local também será promovida palestra sobre doenças infectocontagiosas, proferida por médica especialista.

Informações da Secretaria de Saúde de Tacaratu

O que é educação de qualidade?


Qualidade, associada à educação, é entendida e trabalhada de muitas maneiras. A maior parte da população opina (muitas vezes induzida pelo governo, empresa privada ou por opiniões alheias) desconhecendo a abundante pesquisa e os acalorados debates sérios que acontecem há várias décadas na América Latina e no mundo.

As famílias e os políticos tendem a se ater ao que está logo à vista: a infraestrutura. Assumem – equivocadamente – que se o prédio é moderno, a educação no seu interior é boa. E, ao contrário: se o lugar é precário ou a educação se faz ao ar livre, presumem – erroneamente – que a educação é má.

Ultimamente, as tecnologias são cobiçadas: ter computadores e internet na escola é sinônimo de modernidade (ainda que usem pouco ou mal) e de emprego no futuro. Não obstante, se pode fazer uma educação péssima em meio aos aparatos eletrônicos e uma educação excelente sem cabos, mais próxima das pessoas e da natureza. A Finlândia é um exemplo de um modelo escolar com um perfil tecnológico baixo.

A avaliação está na moda. Muitos creem que quanto mais avaliação – de alunos, docentes, estabelecimentos etc. – melhor. Isso não é necessariamente assim. Existem muitas avaliações mal pensadas e mal feitas, cujos resultados não revelam nada de significativo e nem levam a reparos. A culpa sempre é colocada nos avaliados, nunca nos avaliadores. A avaliação distrai do importante: a aprendizagem. Ao tirar o prazer da leitura e do estudo, põe uma tensão enorme nos alunos, professores e escolas, fomenta a competição e o engano. Estudar para uma prova não é aprender.

Confira trechos do discurso de Fernando Bezerra Coelho na convenção da Frente Popular


A equipe de comunicação do candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), produziu um vídeo com trechos do discurso de Fernando no dia da convenção do PSB.

O ato político reuniu mais de 25 mil pessoas no Clube Português do Recife, na tarde de domingo passado (15). 

Equipe de Comunicação de Fernando Bezerra Coelho

CMN amplia por um ano prazo para estados pegarem financiamentos


O Conselho Monetário Nacional (CMN) estendeu, por um ano, o prazo para as unidades da Federação que aderiram ao Programa de Ajuste Fiscal dos Estados (PAF) contratarem empréstimos e financiamentos. A data limite para os estados contraírem os empréstimos passou de 31 de dezembro de 2013 para 31 de dezembro de 2014.

De acordo com o Tesouro Nacional, o prazo foi adiado por causa da expectativa de que alguns estados só conseguirão pegar os financiamentos em 2014, o que inviabilizaria a contratação das linhas de crédito.

Por meio do PAF, o Tesouro autoriza o Distrito Federal e 24 estados a ampliar o limite de crédito no sistema financeiro em troca do cumprimento de metas fiscais. Apenas Amapá e Tocantins não fazem parte do PAF.

Agência Brasil

Armando lança o WhatsApp 14 para coletar propostas da população


O pré-candidato a governador, senador Armando Monteiro (PTB), inova ao lançar mais um canal de comunicação para receber sugestões dos pernambucanos para a construção do futuro programa de governo. Com a presença cada vez mais forte das redes sociais em nosso cotidiano, o petebista criou o Whatsapp 14, onde a população poderá enviar sugestões com as demandas de sua região através do aplicativoWhatsapp. A iniciativa funciona até o dia 20 de julho.

As mensagens podem ser enviadas para o número (81) 9264.1405 por qualquer celular que tenha o aplicativo. Em formato de texto, imagem, áudio ou vídeo, todas as propostas serão repassadas à equipe de governo, que está formatando o futuro programa que Armando Monteiro apresentará à Pernambuco. Todas as informações serão analisadas e o canal de comunicação funcionará 24h por dia até o prazo final.

Em menos de 12 horas de funcionamento, 164 propostas já foram enviadas ao WhatsApp 14 para a equipe de campanha de Armando Monteiro. As sugestões mais frequentes são para ações nas áreas de Educação, Mobilidade Urbana e Segurança Pública.

O aplicativo WhatsApp está disponível nas principais plataformas mobile para celular, a exemplo do iOS, Android e Windows Phone. A ferramenta, hoje, tem mais de 500 milhões de usuários em todo o planeta.

“Próximo jogo é nossa final de Copa do Mundo”, diz goleiro Julio Cesar


O Brasil virou sobre a Croácia (3 x 1), tropeçou numa muralha chamada Ochoa diante do México (0 x 0) e tem uma partida decisiva na próxima segunda-feira (23.06) contra a já eliminada seleção de Camarões. O time se reapresentou nesta quinta-feira (19) em Teresópolis (RJ) e começou a se concentrar para o que o goleiro Julio Cesar classificou como uma decisão.

“É uma seleção fisicamente forte. Independentemente de estar eliminada vai querer mostrar serviço. Todo mundo quando joga com o Brasil se dedica mais. O próximo jogo é nossa final de Copa do Mundo. Temos que entrar com a mesma seriedade dos últimos jogos para ficar em primeiro do grupo”, afirmou Julio Cesar em entrevista coletiva após o treinamento na Granja Comary. “Passar em primeiro é o nosso objetivo. Procuramos fazer sempre o melhor. Não pensando em fugir de A ou B. Passar em primeiro do grupo traz confiança. Isso é o mais importante.”

O goleiro explica que, se não trouxeram os melhores resultados possíveis, os dois jogos que a Seleção Brasileira já fez na Copa do Mundo ocasionaram uma evolução. “A gente está se comportando bem. Saímos atrás da Croácia e viramos o jogo. Agora contra o México não perdemos a cabeça contra uma equipe muito bem preparada e o goleiro fez a partida da vida dele. São situações adversas que não havíamos enfrentado nos amistosos e na Copa das Confederações. Foram dois jogos que serviram para dar mais maturidade para este grupo.”

Petrolândia: CAPS Nova Mente realiza animada festa junina





Na manhã desta quarta- feira (18), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nova Mente, de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, comemorou os festejos juninos, realizando um típico arraial nordestino com a presença das pessoas assistidas pela instituição, seus familiares e funcionários. 

Comidas típicas, quadrilha, música e muita dança, marcou o evento com muita diversão e alegria. Segundo a coordenadora do Centro, Nadja Araújo, além de incentivar a criatividade dos pacientes, que ornamentaram toda a festa, com os trabalhos produzidos nas oficinas oferecidas pelo CAPS, a celebração dos festejos juninos tem um papel muito importante no tratamento, no que se refere a estabelecer, fortalecer e estreitar os laços familiares, através da cultura e do resgate de valores. 

O Caps I oferece a possibilidade concreta de romper com um ciclo de internações psiquiátricas e realizar o tratamento em seu meio sócio-familiar. Para a equipe de trabalho, é um desafio diário que se coloca, exigindo compromisso, preparo e dedicação permanentes.

O CAPS I Nova Mente está localizado na Rua Maria das Dores Sobreira, 61, na Quadra 12 de Petrolândia.

Ver mais fotos>São João do CAPS Nova Mente

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Niedja Cristina Leal

Ecotelhado, ecoparede e sistema ecoesgoto: conheça escolas que adotam tecnologias verdes

Ecotelhado (telhado verde) e ecoparede
Confira três instituições que usam com consciência recursos, como água e energia, e possibilitam o contato com a natureza

A escola deve ser um lugar privilegiado para que a necessidade de cuidar do meio ambiente seja percebida e resulte em ações positivas. Não basta somente trazer discussões, projetos e eventos. Uma estrutura que usa com consciência recursos como água e energia e que possibilita o contato com a natureza favorece o aprendizado de conceitos socioambientais e a construção de valores fundamentais.

Segundo o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, da Ecotelhado – empresa especializada em infraestrutura verde, é fundamental que as instituições de ensino adotem medidas condizentes com seu discurso, aplicando à sua pratica cotidiana o que é ensinado em sala de aula. “Como formar jovens que prezem a sustentabilidade em sua vida se o colégio, onde passam boa parte do dia, não adota práticas que sirvam como exemplo?. A escola não pode ser mera reprodutora de discursos, tem de incorporar o conceito ao seu funcionamento. Elas podem e devem ser modelos de centros sustentáveis.”, ressalta.

Uma aula sobre alimentos pode ser vivenciada em uma horta. E se houver falta de espaço, já existe um sistema que possibilita o cultivo na vertical. É possível montar, ainda, paredes verdes e até um sistema de tratamento de resíduos orgânicos integrado ao telhado verde, que reutiliza a água tratada internamente na descarga de sanitários e na própria jardinagem. “A economia de água pode chegar a 70%. Além de economizar, a escola ficaria mais independente do serviço de água, pois teria sua própria reserva”, diz.

A boa notícia é que já existem bons exemplos em algumas cidades brasileiras. É o caso da Escola Estadual Erich Walter Heine, no Rio de Janeiro, que foi a primeira escola da América Latina a receber a certificação LEED Schools, da Green Building Council, organização que reconhece escolas totalmente sustentáveis. A captação de água da chuva é feita pelo telhado verde da Ecotelhado, que conta com uma vegetação especial para diminuir a absorção de calor e reabsorver a água pluvial.

Petrolândia: Coleta de lixo é tema predominante em reunião do Conselho Municipal de Turismo


Na segunda-feira (16), no Centro Cultural de Petrolândia, o Conselho Municipal de Turismo de Petrolândia (COMTUR) realizou reunião para tratar sobre o Planejamento Estratégico do Turismo no município. Também foi divulgada a criação de panfletos para divulgar os empreendimentos do municípios, como restaurantes, hotéis e pousadas, sites e blogs, passeios, balneários e artesanato. Entretanto, o tema discutido mais longamente foi a questão do lixo.

A melhoria na coleta de lixo é assunto considerado da máxima importância pelos participantes. Várias sugestões foram apresentadas e, inclusive, o Secretário de Serviços Urbanos, Rosivaldo Castor, acompanhado do sr. Antônio, compareceu à reunião e foram apresentadas ações que serão implantadas nos próximos dias. Entre essas ações estão a alocação de pessoal em tempo integral para manutenção da limpeza da Orla Fluvial.

Campanhas, mutirões e reuniões com os comerciantes da Orla também foram discutidos, para reduzir o acúmulo de lixo em pontos turísticos, mas a questão do lixo doméstico colocado em ruas e praças, também foi assunto debatido.

Novas reuniões do COMTUR serão realizadas no próximo mês para reunir material e informações para elaboração de catálogo/folhetos de empreendimentos e para debater novamente o Plano Estratégico. Os comerciantes, artesãos e prestadores de serviços interessados em divulgar seus empreendimentos devem procurar Hislaine Menezes, na Sedetur, para obter mais informações.

O catálogo/folhetos devem ser disponibilizados no Centro de Informações e Artesanato de Petrolândia, em hotéis, restaurantes e outros pontos de divulgação.

Ver mais fotos>Reunião do COMTUR Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier e Hislaine Menezes

Escola nos EUA inclui aula de caráter no currículo

Para dar confiança a alunos, projeto piloto prevê conversas sobre funcionamento do cérebro, meditação e oficinas para pais

A rede de escolas charter KIPP (Knowlegde is Power Program), fundada em 1994 nos Estados Unidos, tem como meta levar seus alunos – 86% são de famílias pobres – até a universidade. Para garantir que todos tenham confiança de que são capazes de aprender, não aposta apenas no rigor acadêmico, mas promove diferentes atividades para despertar entusiasmo, perseverança, autocontrole, gratidão, otimismo, inteligência social e curiosidade em seus alunos. Dentro desse contexto, uma de suas 141 escolas, a KIPP Infinity Middle School, no Harlem, em Nova York, decidiu radicalizar o ensino de competências socioemocionais e criou, há dois anos, uma aula diferente: de caráter.

“Nós sentimos que, se não ensinarmos caráter explicitamente, não podemos esperar que eles [os alunos] adquiram isso”, afirmou ao Porvir a diretora da escola e professora dessas classes, Leyla Bravo-Willey.

O projeto desenvolvido pela professora em parceria com um centro de estudos de socioemocionais da Universidade da Pensilvânia ainda está em fase piloto e estabelece um currículo abrangente. Para desenvolver o caráter dos alunos, a escola aposta no ensino de habilidades não cognitivas – como comunicação, resiliência e determinação – em todas aulas, oficinas para pais e momentos de trocas entre os estudantes chamados de Kipp Circles.

Armando recebe sugestões de lideranças da Zona da Mata

Léo Caldas/divulgação

O pré-candidato do PTB ao governo do Estado, senador Armando Monteiro (PTB), se reuniu no final da tarde desta quinta-feira (19) com lideranças políticas da Zona da Mata Norte. O primeiro encontro aconteceu em Paudalho, na residência de Terezinha Bandeira, que concorreu à prefeitura em 2012. Também participaram da conversa o prefeito de Nazaré da Mata, Nado Coutinho (PTB), o ex-vereador Fernando Fernandes e demais correligionários. Durante a reunião, Armando recebeu uma pauta de demandas da população paudalhense.

As principais reivindicações dizem respeito à implantação de um distrito industrial no município, além da desapropriação do terreno onde fica o centro de romarias de São Severino dos Ramos e da implantação de saneamento básico no Centro de Paudalho. "São demandas justas. A região de Paudalho e Carpina não foi contemplada com empreendimentos industriais. É necessário que isto aconteça, mas é preciso uma nova configuração política, que leve em consideração os anseios da população", disse o senador.

Terezinha Bandeira lembrou que Paudalho tem um enorme potencial de desenvolvimento que não está sendo aproveitado. Ela disse que o turismo religioso em São Severino dos Ramos pode trazer grandes benefícios, mas lembrou que o município também tem grandes déficits nas áreas de educação e moradia. “Sem falar que não há um hospital em Paudalho", destacou.

Brasília tem quiosque da campanha Brasil Orgânico e Sustentável


Foi inaugurado hoje (20) em Brasília, o quiosque da campanha Brasil Orgânico e Sustentável, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS). Os espaços estão instalados em pontos estratégicos das cidades-sede da Copa do Mundo.

A campanha promove 60 empreendimentos da agricultura familiar e envolve cerca de 25 mil famílias selecionadas por meio de edital do MDS. A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello esteve presente no evento e disse ser uma ”oportunidade de conhecer produtos que nem todos conhecem".

“A nossa ideia foi montar esses quiosques em locais estratégicos onde passam turistas estrangeiros e brasileiros pra divulgar e assim fortalecer a produção, a comercialização e o consumo [de produtos orgânicos]. Tem gente que pela primeira vez vai ter acesso a produtos que são brasileiros”, completou a ministra.

Petrolândia: Confira programação da Festa de 105 anos de emancipação e São Pedro


Informações: Ítalo Leite/Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer

Petrolândia: Confira a programação do São João Rural que começa nesta sexta (20)


Informações: Ítalo Leite/Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer

Costa Rica vence Itália, elimina Inglaterra e é classificada por antecedência para a segunda fase


A Costa Rica surpreendeu a Itália, venceu por 1 a 0 em Recife e se classificou de forma antecipada à segunda fase após chegar aos seis pontos no "grupo da morte", diante de três campeões mundiais.

O resultado, por consequência, elimina a Inglaterra, que enfrentará a própria Costa Rica na próxima terça-feira, em Belo Horizonte, apenas cumprindo tabela.

Já a Itália enfrenta o Uruguai em Natal numa disputa direta por um lugar na segunda fase, sendo que o empate favorece aos italianos.

Em campo, a Costa Rica começou melhor, viu a Itália crescer na partida, mas marcou num cabeceio de Bryan Ruiz aos 44 minutos do primeiro tempo. Seria o gol da vitória.

Na etapa final, a Itália ficou mais com a bola, os costarriquenhos se defenderam e o jogo terminou mesmo 1 a 0, para festa do azarão do Grupo D.

BBC

Agreste Setentrional e Mata Norte na rota da Frente Popular neste final de semana

Foto: Aluísio Moreira
Paulo Câmara e seus companheiros de chapa terão reuniões com prefeitos e lideranças

A Frente Popular desembarca, neste sábado (21), no Agreste Setentrional. Paulo Câmara (PSB), pré-candidato ao Governo, terá uma série de agendas com prefeitos e lideranças políticas locais para apresentar suas propostas e ouvir as demandas de cada cidade, junto com os companheiros de chapa Raul Henry (PMDB), que disputa a vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), postulante ao Senado. Ainda na sexta-feira (20), o socialista participa de um café da manhã em Glória do Goitá, na Mata Norte, com o ex-prefeito Djalma Paes (PSB) e, à noite, da tradicional festa de São João do governador João Lyra Neto (PSB),em Caruaru, o Forró da Macambira.

A agenda no Agreste Setentrional começa em Limoeiro, às 8h30 do sábado (21), com uma visita à feira do município, seguida de entrevistas a três rádios locais. De lá, os pré-candidatos seguem para Orobó, onde almoçam com o prefeito Cléber Chaparral (PSD), às 13h, e têm um encontro com o ex-prefeito Manoel João (PSDB) e aliados, às 15h. A parada seguinte do giro é em Machados, onde Paulo Câmara encontra com lideranças, às 17h40. Fechando o sábado, a Frente Popular chega a Santa Maria do Cambucá, onde se encontra, às 20h30, com o grupo do ex-prefeito Mário Lima (PSDB), e conversa com o atual gestor, Robevan de Lima (PSB).

Governador de Pernambuco afirma que PM agiu em cumprimento à Justiça

Cais José Estelita em Recife-PE - Foto: Marcelo Gomes (foieuqtirei.com)

Dois dias após a Polícia Militar (PM) de Pernambuco retirar, à força e em cumprimento a uma ordem judicial, os manifestantes que há quase um mês ocupavam um terreno do Cais José Estelita, no Recife (PE), o governador João Lyra Neto afirmou que o governo estadual apenas autorizou que a polícia cumprisse a decisão judicial. Segundo o governador, os ocupantes do terreno vinham agindo de forma intransigente, impedindo o cumprimento pacífico da ordem de reintegração de posse do terreno.

“Não cabe ao governo do estado julgar o mérito da decisão judicial e sim, conforme determina a Constituição Brasileira, apoiar o Poder Judiciário no cumprimento da mesma”, afirma o governador em uma nota divulgada na noite de quinta-feira (19).

“Cumpri, integral e rigorosamente, todas as atribuições constitucionais que jurei ao tomar posse como governador”, acrescenta Lyra Neto, lembrando que a Constituição prevê a possibilidade de intervenção federal caso uma unidade da federação descumpra uma ordem da Justiça.

Embora estivesse cumprindo uma liminar de reintegração de posse concedida 20 dias antes, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, a PM foi criticada por possíveis excessos. Ao menos três pessoas – entre elas, um policial – ficaram feridas durante a remoção e tiveram que receber atendimento médico. Seis manifestantes foram detidos por incitação à violência ou desacato à autoridade.

Humberto avalia como positiva pesquisa Ibope


O líder do PT no Senado, Humberto Costa, avaliou como positivo o resultado da pesquisa CNI/Ibope, divulgada hoje, que aponta a presidente Dilma Roussef (PT) como a grande favorita para a disputa eleitoral deste ano. No levantamento, a presidente está com 39% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, senador Aécio Neves (PSDB), aparece com 21%. Já o ex-governador Eduardo Campos tem 10%, seguido pelo Pastor Everaldo com 3%.

“A pesquisa demonstra claramente que a presidente Dilma está numa posição de equilíbrio, de estabilidade. Todos as pesquisas divulgadas até agora mostram que ela lidera com folga, inclusive com possibilidade de vitória no primeiro turno”, avaliou o senador.

Para Humberto, a presidente Dilma deve crescer ainda mais quando começar a campanha eleitoral. “Creio que daqui para frente à tendência é que ela amplie, tem muitas ações do governo que precisam ser conhecidas pela população. A Copa, que tinha sido pintada como um fator negativo, tem se mostrado bem organizada, bem estruturada. Isso é muito bom pro Brasil. Além disso, com a campanha de TV vamos poder esclarecer a população e mostrar todas as ações do Governo Dilma”, disse o senador.

Assessoria de Imprensa do senador Humberto Costa

Petrolândia: Bekas recebe novidades em moda feminina, masculina e infantil. Confira!

Nova coleção da Marisol na Bekas

A Loja Bekas de Petrolândia, organização de Neia e Sandro, informa aos seus clientes que chegaram as novas coleções das marcas Marisol, Dijolly e Idio's. 

Confira novos modelos de moda feminina, masculina e infantil disponíveis na Bekas, a loja de moda jovem de Petrolândia. Na Bekas você também encontra carteiras, cintos, bolsas, bijuterias e outros acessórios para complementar o seu visual.

Nova coleção Idio's
Coleção Dijolly na Loja Bekas de Petrolândia

BEKAS
Moda jovem e casual masculina, feminina e infantil
Av. Prefeito José Gomes de Avelar, 117 - Centro
Petrolândia (PE).
Telefone (87) 3851-1646
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Loja-bekas/1461773707386067
e-mail: lojabekas@bol.com.br.

Informações: Loja Bekas

Copa 2014: Assis Ramalho está na Arena Pernambuco para presenciar Itália e Costa Rica

 Balotelli é destaque da Itália
Do outro lado, Oscar Duarte é destaque da Costa Rica 

A partida entre Itália e Costa Rica, do "grupo da morte" da Copa do Mundo Fifa 2014, foi iniciada há poucos minutos. O blogueiro Assis Ramalho está na Arena Pernambuco, "na maior festa do Universo". O jogo é considerado um confronto de Davi e Golias.

De acordo com a Rádio Jornal AM, O trânsito em Recife é complicado e ainda há muita gente tentando chegar à Arena.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Paulo defende ampliação do trabalho das entidades filantrópicas no Estado

Foto: Aluísio Moreira​
Em reunião promovida pela FEHOSPE e SINDHOSPE, socialista apresentou suas propostas para a Saúde                   

A Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas de Pernambuco (FEHOSPE), em parceria com o Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (SINDHOSPE), promoveu um almoço nesta quinta-feira (19) para ouvir as propostas para a Saúde do pré-candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB). As entidades também apresentaram suas demandas para o setor em um documento que será analisado pela equipe do Programa de Governo. A principal reivindicação é de mais ajuda financeira às unidades, que sofrem com o congelamento da tabela do SUS há dez anos e sobrevivem graças às parcerias realizadas com o Estado, oferecendo serviços em troca de recursoscomplementares.

Paulo Câmara ressaltou a participação cada vez menor do Governo Federal na Saúde. Ele lembrou que, em 1988, a União entrava com 85% dos recursos públicos destinados ao setor. Hoje, investe apenas 44,6%. Foram aprovadas regras de percentuais mínimos de aplicação para estados (12%) e municípios (15%), mas não há obrigação para o Executivo Federal. Coube ao Estado, avaliou, assumir o trabalho de melhorar o setor. "Nas andanças que estamos fazendo para ouvir a população é fácil identificar que a Saúde é uma das áreas onde o Estado mais avançou nos últimos anos. Fizemos ações estruturais com os três hospitais metropolitanos, trouxemos as UPAs e ampliamos a capacidade de atendimento da rede dobrando o número de leitos. Também ampliamos a parceria com os municípios, com ocofinanciamento", pontuou.

Apesar dos avanços, ponderou o pré-candidato, ainda há muito o que avançar. Ele falou sobre as suas diretrizes para a Saúde, especialmente no reforço às unidades de alta e média complexidades, na integração em rede das informações sobre pacientes e prontuários e a melhoria do serviço prestado à população. "Vamos empoderar as entidadesfilantrópicas para que possam manter e ampliar o seu trabalho. Vamos levar as propostas do setor e estudar a melhor maneira de incluí-las em nosso Programa de Governo. Desde já, assumimos um compromisso, que é o décimo terceiro repasse anual para as pequenas e médias entidades. Saibam que continuarão tendo no governador um parceiro", afirmou o socialista, acompanhado no evento de seus companheiros de chapa, Raul Henry (PMDB), que disputa a vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), candidato ao Senado.

Petrolândia: Ilha de Rarrá tem forró pé-de-serra neste domingo (22) com banda Xote do Leblon

Ilha de Rarrá: acesso por Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho)
Restaurante Rei do Baião, na Ilha de Rarrá, está à sua espera (Reprodução Facebook Ilha de Rarrá)


Neste domingo, 22 de junho, a partir do meio dia, tem forró pé-de-serra no Restaurante Rei do Baião, localizado na Ilha de Rarrá, no Lago de Itaparica. A atração é a banda Xote do Leblon.

Além dos pratos com o melhor da culinária regional, servidos no Restaurante Rei do Baião, a Ilha de Rarrá oferece passeios a cavalo, banhos nas águas cristalinas do São Francisco e diversão nas dunas.

O acesso à Ilha de Rarrá é feito por barcos (saída na Orla Fluvial de Petrolândia), minicatamarã (saída do ponto de apoio da Ilha, situado na BR-110, próximo à Netuno) e no Catamarã Costa do Velho Chico (confirmar horários do passeio e pontos de embarque com antecedência).

Ilha de Rarrá, um lugar para desfrutar em todas as estações do ano, está situada entre Petrolândia (PE) e Glória (BA). O Restaurante Rei do Baião funciona aos sábados, domingos e feriados. Podem ser agendados outros dias da semana.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Facebook Ilha de Rarrá

Buscas por avião da Malaysia Airlines voltam a área que havia sido descartada


As buscas pelo avião da Malaysia Airlines, desaparecido no dia 8 de março, voltarão a uma área do Oceano Índico que tinha sido descartada, localizada a 1.800 quilômetros (km) a oeste de Perth, na Costa Oeste da Austrália, informou hoje (20) a imprensa local.

O Centro de Coordenação australiano, que reúne as equipes internacionais de buscas, anunciará na próxima semana que os trabalhos serão desenvolvidos a 800 km a Sudoeste, devido à área designada depois de uma nova análise das informações sobre o avião, explica o diário West Australian.

O chefe da Autoridade Australiana de Transporte, Martin Dolan, disse nessa quinta-feira (19) que a área em que poderá haver maior probabilidade de encontrar o avião está um pouco mais ao Sul do local das últimas buscas.

O MH370 desapareceu dos radares em 8 de março, poucos minutos depois de decolar de Kuala Lumpur rumo a Pequim, com 239 pessoas a bordo.

Agência Brasil com informações da Agência Lusa

Lideranças evangélicas declaram apoio a Armando e João Paulo

Foto: Léo Caldas/Divulgação

Cerca de 800 lideranças ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e ao Partido Republicano Brasileiro (PRB) declararam nesta quinta-feira (19) seu apoio à pré-candidatura do senador Armando Monteiro (PTB), durante almoço no restaurante Sal e Brasa, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife. O evento também marcou a adesão da comunidade evangélica à postulação do deputado federal João Paulo (PT) ao Senado.

Diante da plateia formada por pastores, bispos e fiéis, Armando agradeceu a acolhida calorosa e se disse feliz em poder contar com o apoio da Universal em Pernambuco. "Sempre tive muito respeito pela comunidade evangélica, por sua vocação comunitária. E este compromisso com a comunidade é algo que temos que ter, porque é um compromisso com a melhoria de vida das pessoas", frisou.

Armando também salientou que a boa política guarda semelhanças com o trabalho social desenvolvido pelos evangélicos. "A atitude política é uma atitude missionária. Só faz sentido fazer a política com P maiúsculo se houver engajamento com as causas coletivas", explicou.

Com uma salva de palmas, Armando se despediu elogiando a disposição de todos. "Vamos precisar desta energia porque a campanha será árdua. É fundamental que busquemos o novo, mas não o novo pelo novo. É preciso preservar as conquistas, mas indo em busca dos desafios: Pernambuco ainda tem uma sociedade muito desigual."

Petrolândia: Escola Brasil realiza festa junina na Casa de Shows Velho Chico



Na noite de quarta-feira (18), a Casa de Shows Velho Chico foi palco do Arraiá da Brasil, a festa junina da Escolinha Brasil, de Petrolândia.

Direção, professores e alunos da instituição de ensino, acompanhados dos familiares, curtiram o forró pé-de-serra do grupo Forró Menor e Detinho do Acordeon, do empresário Carlos Martins.

Para ver fotos>Arraiá da Escola Brasil no Velho Chico

Notícia relacionada:
>Forró Menor e Detinho do Acordeon animam noite no 'Flor do Chico'

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Anvisa determina interdição de lote de produto alimentar para crianças


Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (20) no Diário Oficial da União determina a interdição cautelar do produto Alimento em Pó para Dietas com Restrição de Fenilalanina, indicado para crianças de 1 a 8 anos, marca Profenil 2, lote 07N042 22 (validade: 07/2015), fabricado por Dynamic Lab Indústria Farmacêutica Ltda.

De acordo com o texto, a Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos do Paraná comunicou casos de reações adversas em crianças com fenilcetonúria possivelmente associadas ao consumo do produto Profenil 2, lote 07N042 22.

A Anvisa também considerou ata de análise fiscal do produto emitida pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos que não identificou a presença do aminoácido isoleucina na composição do produto, apesar de constar da lista de ingredientes.

Conheça na íntegra a Lei n° 12.994/2014 que institui o piso dos Agentes de Saúde e proíbe contratações temporárias



Mensagem de veto
Altera a Lei no 11.350, de 5 de outubro de 2006, para instituir piso salarial profissional nacional e diretrizes para o plano de carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o  A Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, passa a vigorar acrescida dos seguintes artigos:
“Art. 9o-A.  O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias para a jornada de 40 (quarenta) horas semanais.
§ 1o  O piso salarial profissional nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias é fixado no valor de R$ 1.014,00 (mil e quatorze reais) mensais.
§ 2o  A jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas exigida para garantia do piso salarial previsto nesta Lei deverá ser integralmente dedicada a ações e serviços de promoção da saúde, vigilância epidemiológica e combate a endemias em prol das famílias e comunidades assistidas, dentro dos respectivos territórios de atuação, segundo as atribuições previstas nesta Lei.”
“Art. 9º-B.  (VETADO).”

Fernando Bezerra Coelho destaca obras de infraestrutura em Arcoverde

Fotos: Rafa Medeiros

Uma das mais importantes obras de infraestrutura do Sertão é o projeto de duplicação da Adutora do Jatobá, localizada em Arcoverde. Orçada em mais de R$ 40 milhões e inciada em 2013, a obra deverá ficar pronta ainda este ano, beneficiando quase 80 mil pessoas. A duplicação da adutora teve a participação fundamental do candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB). Durante o período em que foi ministro da Integração Nacional, Fernando liberou os recursos para que o projeto pudesse ser iniciado.

“É uma obra importante, que vai livrar milhares de pernambucanos e pernambucanas do racionamento. Estamos levando água para a casa das pessoas, um bem extremamente precioso para todos os nordestinos, mas especialmente para os sertanejos”, disse Fernando, durante a Agenda 40, realizada na noite desta quarta-feira (18), em Arcoverde. Os candidatos a governador e vice, Paulo Câmara (PSB) e Raul Henry (PMDB), também participaram do evento, ao lado da prefeita Madalena Brito (PTB).

Loterias da Caixa: A Quina acumulou e próximo prêmio pode chegar a R$ 100 milhões no Prêmio Especial de São João

Em Petrolândia, você faz suas apostas na Lotérica Styllu's

Não houve acertadores dos cinco números da Quina no sorteio realizado nesta quinta-feira (19). Os números sorteados foram 05, 44, 53, 67, 77

A estimativa de prêmio para o próximo concurso, o Sorteio Especial de São João, no dia 24/06/14, é de R$ 100.000.000,00.

A faixa principal da Timemania também acumulou. Foram sorteados os números 03, 32, 35, 43, 50, 69 e 75. O time do coração foi o Ceará (CE).

Estimativa de prêmio (07 acertos) para o próximo concurso, a ser realizado em 21/06/2014 é de R$ 1.100.000,00. 

Faça suas apostas na Lotérica Styllu's, org. de Miltão e Quitéria, e arrisque-se a ficar milionário durante a Copa do Mundo no Brasil.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Caixa