domingo, 8 de outubro de 2017

Petrolândia: Vendas na carreta do Programa de Artesanato de Pernambuco na Festa do Padroeiro reforçam renda de artesãos petrolandenses






O comércio de produtos do artesanato local em Petrolândia exige muita persistência dos artesãos do município. As maiores receitas no setor são oriundas de participações em feiras e outros eventos, em geral fora da própria cidade. Este ano, no entanto, artesãos petrolandenses que expuseram seus produtos na Unidade Móvel do Programa de Artesanato de Pernambuco (PAPE), durante os festejos do Padroeiro São Francisco de Assis, foram recompensados com a alta visibilidade, reconhecimento da população e vendas para reforçar o orçamento. Foram mais de R$ 3 mil em vendas.

A carreta esteve estacionada na Praça da Matriz, no centro da cidade, de 25 de setembro a 04 de outubro. A unidade começou com produtos de 39 artesãos e concluiu sua estada em Petrolândia com mais de 40 artesãos, alguns deles resgatados para divulgação ao público que visitou a unidade móvel. O livro de visitas foi assinado por mais de 1600 pessoas e, nos horários de pico, nem todos os visitantes tiveram oportunidade de deixar o autógrafo.

"A carreta do Artesanato de Pernambuco deu grande visibilidade aos artesãos de Petrolândia e fez a diferença para o município. Todos que comercializaram nesse espaço se despediram dela já com vontade de que ela venha novamente em 2018. Faremos o que estiver ao nosso alcance para ajudar nossos companheiros artesãos", afirmou a artesã Fátima Belém, presidente da Café com Arte, entidade que se responsabilizou pela carreta e seus equipamentos durante sua passagem por Petrolândia.


Heroína: Professora que morreu ao salvar crianças em Janaúba recebe Ordem Nacional do Mérito


O presidente Michel Temer concedeu a Ordem Nacional do Mérito à professora Heley Abreu Batista, de 43 anos, que ajudou no resgate das crianças que sobreviveram ao ataque a uma creche de Janaúba (MG) nesta semana. A honraria será concedida em homenagem ao ato de heroísmo da professora, que não sobreviveu às queimaduras e morreu ao tentar salvar os alunos.

Em nota, a Presidência da República informou que a honraria é concedida a pessoas que deram exemplos de dedicação ao país. "Este é o caso da professora Heley Batista, que sacrificou sua própria vida para salvar a vida de seus alunos, em um gesto de coragem e de heroísmo que emocionou a todos", diz a nota.

Na manhã da última quinta-feira (5), um vigia que trabalhava na creche Gente Inocente e estava de licença médica entrou no local e ateou fogo em crianças, professoras e nele mesmo.


Ministério da Integração divulga nota sobre invasão e depredação no Reservatório de Tucutu, em Cabrobó-PE

Fotos: Divulgação/Ministério da Integração Nacional


Nota de Esclarecimento

O Ministério da Integração Nacional vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1) Na última sexta-feira (6/10), um grupo de pessoas invadiu e depredou instalações do canteiro das obras de construção do Trecho N1 do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O incidente aconteceu no município de Salgueiro (PE)*. Foram identificados danos nas mangueiras das comportas do Reservatório de Tucutu. Mais cedo, ainda na sexta-feira, a estrutura de controle do reservatório já havia sido danificada por pichação. A suspeita é de que as depredações tenham sido feitas por comerciantes e credores da Mendes Jr, empresa que havia sido contratada para a obra, mas que não a concluiu;

2) Esse ato criminoso põe em risco o abastecimento de pelo menos três mil pessoas em cerca de 17 comunidades que poderão vir a ser favorecidas pela chegada da água no Reservatório de Terra Nova, seguinte ao de Tucutu;

3) A administração da construtora Emsa - líder do consórcio que venceu a disputa para completar as obras do trecho N1 - registrou um Boletim de Ocorrência denunciando e informando os acontecimentos às autoridades policiais e a existência de ameaças contra a integridade física de seus empregados;


Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta segunda-feira (09) na CLIMAGEM


O mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá nesta segunda-feira (09) na Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem (Climagem).

A Climagem está situada na Avenida Marquês de Olinda, Nº 32, no centro de Petrolândia - em frente a MouraLab - próximo à Pousada e Empório Atenize. As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

A mastologia é a especialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar as doenças benignas e malignas da mama. O mastologista é o médico habilitado e com treinamento adequado para decidir qual a melhor conduta a seguir, desde os casos mais simples até os mais complexos, onde haverá a necessidade de planejar e realizar o tratamento cirúrgico, como no caso do câncer de mama. O diagnóstico precoce e o acompanhamento com profissional especializado são essenciais para o sucesso do tratamento das patologias mamárias.

Em Pernambuco, além de Petrolândia, Dr. Paulo Lucena atende também em Jatobá, Floresta e Tacaratu. Atende ainda em Paulo Afonso, na Bahia.

Em Petrolândia a Climagem conta com atendimento especializado em Ginecologia e Obstetrícia e Mastologia, além de exames em ultrassonografia geral, preventivo e colposcopia.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem


Chesf coloca à venda 20 imóveis localizados em áreas nobres de Itaparica-PE e Paulo Afonso-BA

Acampamento de Itaparica em Jatobá-PE

A Chesf realizará licitação, na modalidade concorrência, para venda de 20 imóveis, localizados em áreas nobres nos municípios de Paulo Afonso e no antigo Acampamento de Itaparica, bairro do município de Jatobá, no Sertão de Pernambuco. A licitação vai acontecer no Memorial Chesf, em Paulo Afonso, no próximo dia 17, com abertura dos envelopes às 9h30.

Os interessados deverão procurar a Divisão de Gestão Regional de Logística e Infraestrutura de Paulo Afonso, até o dia 16 de outubro de 2017, na Avenida Guararapes, 183, para esclarecimentos referentes à venda.

Fotos dos imóveis AQUI.
Edital disponível AQUI.

Mais informações: (75) 3282-2228 e/ou (75) 3282 2727.

Com informações do site de Ozildo Alves


Petrolândia: Cardiologista Dr. Cleobenisson Cruz atende nesta segunda-feira (9) na MedClinic


A MedClinic Clínica Especializada informa que o Cardiologista e Clinico Geral Dr. Cleobenisson Cruz atende - excepcionalmente - nesta segunda-feira (9).

O médico realizará: consultas cardiológicas, parecer cardiológico (risco cirúrgico), MAPA, Holter, eletrocardiograma, ecocardiograma,teste ergométrico etc.

Agende sua consulta pelos telefones: (87) 3851 1879 (87) 996273816. (87) 996302907. (87) 996383333

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic


Mulher é morta pelo ex-marido dentro de viatura em MG

Laís Andrade Fonseca, de 30 anos, estava seguindo para a delegacia para dar queixa do ex, por ele ter instalado uma câmera no banheiro para vigiar ela e o filho de 8 anos (Reprodução)

A caminho da delegacia para prestar queixa contra o ex-marido, uma mulher de 30 anos foi morta pelo homem dentro de uma viatura da Polícia Militar (PM) em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais, na tarde de sexta (06). Laís Andrade Fonseca havia acionado a corporação para denunciar que o ex-companheiro teria instalado uma câmera na casa dela, para vigiar ela e o filho, de 8 anos.

O equipamento estava no banheiro da casa de Laís, no município de Pavão, na mesma região, e era conectado a um computador em cima da laje, registrando tudo o que a mulher e o filho faziam, em tempo real. Laís descobriu a câmera enquanto tomava banho e acionou a PM, com medo de que o homem divulgasse as imagens.

Os aparelhos foram apreendidos pelos militares, que localizaram e prenderam o ex-marido da mulher, o balconista Valdeir Ribeiro de Jesus, de 34 anos. Ele confirmou ter instalado a câmera por ciúmes de Laís, para checar se ela estava com um novo namorado.


8 de outubro, Dia dos Nordestinos, celebra nascimento de Patativa do Assaré

O Brasil nasceu no Nordeste assim como Patativa do Assaré

Hoje (8/10) é comemorado o Dia dos Nordestinos. A data comemorativa foi criada no ano de 2009 em São Paulo, para homenagear o centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense.

No Estado paulista, lugar onde a população nordestina fora da região Nordeste é expressiva, a data virou a Lei 14.952/2009 criada pelo vereador Francisco Chagas (PT). O intuito é celebrar as raízes e as tradições culturais dos nordestinos, além de relembrar a vida e obra do autor cearense.

Patativa do Assaré (1909-2002) está entre as principais figuras nordestinas do século XX. Vivia em Assaré (CE), com sua família de origem pobre que vivia da agricultura de subsistência. Com a morte do pai quando tinha 8 anos, começou a ajudar na plantação.


Mais de 250 toneladas de excesso de peso são verificadas em operação da PRF no Agreste de Pernambuco

Um caminhão roubado foi recuperado e 75 comprimidos de "rebite" apreendidos (Foto: PRF/Divulgação)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 259 toneladas de excesso de peso no transporte de cargas, durante uma operação realizada entre os dias 05 e 07 de outubro, em Caruaru e São Caetano, no Agreste de Pernambuco. Intitulada de OTEPED (Operação Temática de Peso e Dimensões), a ação teve como objetivo reforçar as ações de fiscalização a caminhões, além de coibir fraudes verificadas em documentos fiscais.

Participaram da operação policiais rodoviários federais de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, agentes das polícias Militar e Civil, além de representantes do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT).

Ao todo, foram fiscalizados 153 veículos, sendo recolhidos 51 caminhões e emitidas 268 autuações por diversas irregularidades. Entre elas, destacam-se dois caminhoneiros flagrados sob efeito de álcool e um veículo retido pelo transporte de 29 toneladas de carga em excesso.


Reforma política: saiba o que muda nas eleições de 2018


Após meses de discussão, deputados e senadores aprovaram no fim do prazo a reforma política. As novas regras foram sancionadas pelo presidente Michel Temer e algumas já passarão a valer para as eleições de 2018.

Entre as novidades estão a criação de um fundo com recursos públicos para financiar campanhas para compensar o fim das doações de empresas (proibida pelo Supremo Tribunal Federal), a adoção de uma cláusula de desempenho para os partidos, o fim de coligações partidárias a partir de 2020 e a determinação de um teto de gastos para candidaturas.

Ao sancionar a reforma, o presidente vetou proposta que determinava que os sites suspendessem, em no máximo 24 horas, sem decisão judicial, a publicação de conteúdo denunciado como “discurso de ódio, disseminação de informações falsas ou ofensa em desfavor de partido ou candidato”. A proposta foi alvo de críticas de parlamentares e de várias entidades do setor de comunicação.

Confira o que muda a partir das eleições de 2018:


Frente lança vídeo contra privatização da Chesf


A Frente Parlamentar em Defesa da Chesf lançou, na última sexta-feira (6), vídeo contra a privatização da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. A animação de dois minutos elenca as razões para o posicionamento contrário à proposta do governo federal de vender os ativos do sistema Eletrobras, como o impacto para o consumidor, com a estimativa de aumento de até 17% na conta de energia, de acordo com relatório da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O vídeo foi lançado no mesmo dia da mobilização que será realizada nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) em defesa do Rio São Francisco. O ato “Todos pelo velho Chico”, organizado pela Sinergia e pela Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste, tem concentração prevista para as 15h e reunirá movimentos populares, entidades de classe, ONGs nas duas cidades.



Deputado Federal Danilo Cabral (PSB-PE)
Assessoria de Comunicação


Agências reguladoras criadas para beneficiar as empresas - Artigo de Heitor Scalambrini Costa


Heitor Scalambrini Costa
Professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco

As agências reguladoras foram criadas para fiscalizar a prestação de serviços públicos praticados pela iniciativa privada. Além de controlar a qualidade na prestação do serviço, estabelecendo regras para o setor.

Ao longo do tempo foram completamente descaracterizadas de seus objetivos iniciais. Houve na verdade uma “captura” destas agências por parte das empresas.

Dedicados quase 40 anos de minha vida profissional a temática Energia acompanhei de perto o “nascimento” destas agências, em particular da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Autarquia criada em 1996, teria como função a regulação e fiscalização da geração, a transmissão, a distribuição e a comercialização da energia elétrica. Vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), também tem como atribuição atender as reclamações de agentes e consumidores, e mediar os conflitos de interesses entre os agentes do setor elétrico e entre estes e os consumidores. Todavia é influenciada por fortes “lóbis” das empresas, futuros empregadores dos diretores destas agências.


Primeiro Política Jovem do ano é marcado por conteúdo e muita emoção


Conexão de sentimentos, ideias e propósitos. Assim foi o #PolíticaJovem promovido pela JSB Recife no último sábado (7), que teve como principal objetivo debater temas relacionados ao protagonismo juvenil e a liderança nas organizações e nas pessoas, apontando caminhos para a construção de uma juventude cada vez mais sensível do seu papel.

Para Diego Perez, jornalista e Secretário Executivo de Esportes de Pernambuco, convidado especial do encontro, momentos como estes possibilitam o compartilhamento de experiência e conhecimentos. "Foi mais que um bate papo. Tivemos uma conexão indispensável. Olho a olho, coração a coração. Crescemos juntos, sempre com visão e preparação", avaliou.


Ministro do STJ Rogério Schietti defende medidas cautelares como alternativas às prisões

Juiz argumenta que, salvo em casos de crimes violentos e de reincidência, o encarceramento antes da condenação deve ser considerado como a última, e não como a primeira opção

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Rogério Schietti Cruz, defendeu na última sexta-feira (6), que medidas cautelares sejam utilizadas com mais frequência por juízes como alternativa às prisões. Schietti afirmou que o encarceramento tem de ser utilizado como última opção e em casos mais graves, ou em situações em que o réu se comporta de tal maneira que justifique sua prisão.

"O juiz não pode sair decretando [prisão] a torto e direito sem justificar a inexistência de outra providência, também adequada, mas com a carga coativa menor. Se ele percebe que alguma dessas providências, ou a soma de várias delas, terá o mesmo resultado de uma prisão, porque impô-la? A prisão não pode ser um estigma, a primeira providência a ser tomada, e sim a última. Se eu tenho uma medida que atenda, que resolva a situação, e seja menos interventiva, que seja aplicada", disse o ministro, que também é presidente da 3ª Seção do STJ, especializada em Direito Penal.


Jatobá/Itaparica: Pelada da Associação Pó de Serra deste domingo (8)


Neste domingo, 08 de outubro de 2017, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá. realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 7 às 8hs da manhã):

Placar: camisa verde 3 x 0 camisa amarela
Gols do camisa verde: Moisés (3)

Segundo tempo (8h00 às 9h00)
Placar: camisa verde 2 x 0 camisa amarela

Gol do Camisa verde: Elói (contra) e Nego Van

Logo após a pelada, aconteceu a tradicional confraternização na sede da entidade entre sócios e convidados.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza


Petrolândia: Neste domingo tem feijoada self-service no Donna Júlia

Divulgação/Bar e Restaurante Donna Júlia


Enfermeira é morta após sair de plantão em tentativa de roubo

A enfermeira Ângela Cunha, morta numa tentativa de assalto - Reprodução

Uma enfermeira do Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte do Rio, foi morta com um tiro na cabeça, na noite deste sábado, numa tentativa de assalto, na Rodovia Presidente Dutra. De acordo com relatos de amigos, Ângela Cunha, que morava em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, havia acabado de sair de um plantão de 12 horas na unidade hospitalar, quando foi abordada por criminosos. Ela estava na garupa da moto do marido, que nada sofreu. Os bandidos conseguiram fugir.

O crime aconteceu por volta das 19h30m, na pista sentido São Paulo. Os bandidos teriam fugido para a Favela Furquim Mendes, no Jardim América, Zona Norte do Rio. A Delegacia de Homicídios (DH) da capital investiga o caso.

Nas redes sociais, muitos amigos colocaram em seus perfis uma imagem com o símbolo de luto. Uma colega de profissão de Ângela publicou uma foto da enfermeira e fez uma homenagem:


Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 08/10/2017

Grupo Escolar Maria Cavalcante Nunes, antiga Aliança
Grupo Escolar Delmiro Gouveia (Grupo Velho)

 Rua Clodoaldo Bezerra, rua das casas comerciais e local da feira livre

Neste domingo, 08 de outubro de 2017, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do baú e mostra três fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersas nas águas do Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Petrolândia ontem, hoje e sempre


Ex-policial militar mata cantor a tiros após discussão em Sousa, PB, diz polícia

Vítima foi assassinada no distrito de São Gonçalo, na região de Sousa, no Sertão da Paraíba

Um ex-policial militar é suspeito de matar a tiros um cantor no distrito de São Gonçalo, região de Sousa - Sertão da Paraíba -, por volta das 16h deste sábado (7). De acordo com a Polícia Militar, ainda não se sabe o que motivou a ação criminosa mas os dois estavam bebendo em um local da Rua 16 quando discutiram e o militar atirou.

A PM ainda informou que o suspeito de matar o cantor serviu a polícia do estado por mais de 30 anos e se aposentou há cerca de dois anos. Quanto à vítima dos disparos, a polícia disse que ele já foi condenado a 30 anos de prisão por ter matado os dois irmãos em São José da Lagoa Tapada, também no Sertão da Paraíba, na década de 1990.


Mega-Sena sai para aposta única e paga R$ 22 milhões

Mega-sena (Foto: Heloise Hamada/G1)

Uma única aposta, feita em Guarulhos (SP), levou o prêmio de R$ 22.575.348,57 no sorteio 1.975 da Mega-Sena realizado neste sábado (7), no município de Itapiranga (SC).

Veja as dezenas sorteadas: 08 - 11 - 24 - 26 - 47 - 57.

Ao todo, 76 apostas acertaram a quina; cada uma irá ganhar R$ 33.102,68.

Outras 5.845 apostas faturaram a quadra --e levarão R$ 614,88 cada uma.

Mais loterias

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira
, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Confira manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 08 de outubro de 2017




A Tarde
Morre dona Arlette Magalhães, viúva do ex-senador ACM

Correio da Bahia
Estudantes da Região Metropolitana de Salvador agora terão meia passagem na integração
Tribuna da Bahia
Rui Costa cobra apoio federal em obras
O Globo
Cármen Lúcia: 'Se brasileiro soubesse tudo que sei, seria muito difícil dormir'
O Dia
Sete em cada 10 moradores deixariam o Rio por causa da violência, diz Datafolha
Extra
No Rio, Pezão é aprovado só por 3%; Crivella, por 16%
Folha de São Paulo
Nuzman manda carta ao COB, se licencia e abre caminho para renúncia
O Estado de São Paulo

Indústria volta a puxar geração de empregos após dois anos de retração
Correio Braziliense
Ministro Luiz Fux arquiva denúncia contra Moreira Franco
Valor Econômico
Joesley afirmou ter pago R$ 6 milhões a ministro de Temer, diz revista
Estado de Minas
Morre oitava criança vítima do massacre de Janaúba. Já são dez vítimas
Zero Hora
Justiça solta vereador suspeito de ordenar homicídios em Novo Hamburgo

Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.