Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 17, 2016
Publicidade />

Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 18 a 22 de janeiro de 2016

Imagem
Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)
Confira abaixo as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 18 a 22 de janeiro de 2016, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade, em frente ao Supermercado +Barato.

Segunda-feira (18): Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais
Terça-feira (19): Nutricionista, Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais
Quarta-feira (20): Nutricionista, Clínico Geral, Raio X, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (21): Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (22): Raio X, Exames Laboratoriais.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde

Tacaratu: Policiais da 4ª CIPM prendem homem por ameaça contra mulher e posse de arma sem autorização

Imagem
Arma apreendida com acusado de violência contra mulher (Divulgação/4ª CIPM-PMPE)
No início da tarde deste domingo (17), policiais do GATI da 4ª CIPM foram solicitados por um popular que relatou um caso de violência contra mulher residente em Caraibeiras, distrito do município de Tacaratu. A equipe do GATI foi ao local e encontrou na casa do acusado um revólver calibre 38, sem autorização de posse/porte.

De acordo com as informações do Comandante da 4ª CIPM, Major Lenildo, a acusação de ameaça foi confirmada e a ocorrência encaminhada à Delegacia da Polícia Civil, em Floresta.
De manhã, o Diretor de Esportes da Prefeitura de Tacaratu, Silvério Sertão, agradeceu à 4ª CIPM pela presença de PMs na final de campeonato do município. "Comandante Lenildo, muito obrigado por ter enviado os policiais pra as finais do campeonato de Tacaratu, foi de extrema importância, pois tudo terminou em paz. Parabéns pela grande iniciativa."

Em resposta, Major Lenildo colocou-se à disposição para a…

Petrolândia: Calendário de atendimento dos Postos de Saúde de 18 a 22 de janeiro

Imagem
PSF Antonio Firmino, na Quadra 10, atende na quarta-feira (Foto: Lúcia Xavier)
A Secretaria de Saúde de Petrolândia informa que, temporariamente, os PSFs (Postos de Saúde da Família) estão funcionamento em sistema de rodízio de equipes, conforme cronograma abaixo.

Nos dias de atendimento, com horário de expediente das 07h30 às 13h00, os PSFs realizam apenas acompanhamento pré-natal, vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia, atualização de cartão de hipertenso e diabético e entrega de medicação.

Cronograma de funcionamento dos Postos de Saúde da Família
18/01/2016 (segunda-feira)
PSF Mandantes - Agrovila 04 Bloco 04 - Enfermeira Maria Luiza
PSF Renascer - Quadra 16 - Enfermeira Patrícia
19/01/2016 (terça-feira)
PSF Barreiras (Unidade Móvel) - Agrovila 02 Bloco 01 - Enfermeira Maria Luiza)
PSF Santa Inês - Quadra 05 - Enfermeira Patrícia
20/01/2016 (quarta-feira)
PSF Antonio Firmino - Quadra 10 - Enfermeira Patrícia
21/01/2016 (quinta-feira)
PSF Icó-Mandantes - Agrovila 06 Bloco 03 - En…

Países de língua portuguesa poderão ter vocabulário científico comum

Imagem
Após a padronização, o vocabulário definido será oferecido gratuitamente pela internet. Os países de língua portuguesa poderão ter um vocabulário comum para as áreas da ciência e tecnologia. O projeto é do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e busca estimular o intercâmbio dos trabalhos desenvolvidos entre os países e facilitar a tradução e a interpretação de outros idiomas para o português.

Com sede em Cabo Verde, o IILP é uma instituição da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP). A entidade tem personalidade jurídica e autonomia científica, administrativa e patrimonial. Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Segundo a diretora executiva do IILP, Marisa Mendonça, o instituto buscará, ainda em janeiro, financiamento com os países da CPLP para tirar o projeto do papel. Para a primeira fase de execução, são necessários 130 mil euros.

Morre voluntário que entrou em coma após tomar medicamento em teste na França

Imagem
Os seis homens internados faziam parte do grupo que recebeu a dose mais elevada do medicamento em fase de teste.
Um dos voluntários que participou de um teste clínico na França da farmacêutica portuguesa Bial morreu hoje. “O paciente em estado morte cerebral morreu ao meio-dia”, disse o hospital em comunicado.

O estado de saúde dos outros cinco voluntários internados logo após o teste clínico permanece estável. Na sexta-feira (15), o diretor de neurologia do hospital de Rennes tinha dito que três dos homens estavam com problemas neurológicos que podiam ser irreversíveis.

Na semana passada, seis voluntários entre 28 e 49 anos foram hospitalizados na cidade francesa de Rennes, depois de terem participado de um teste de medicamentos analgésicos conduzido por um laboratório privado para a farmacêutica portuguesa Bial.

Velha Petrolândia em fotos: Visita do governador Roberto Magalhães

Imagem
Dr. Roberto Magalhães, governador de Pernambuco de 1983 a 1986, visitou a cidade de Petrolândia, acompanhado pela esposa, Dra. Jane Magalhães, além de comitiva. No mesmo período, era prefeito Dr. Francisco Simões de Lima. tendo como vice-prefeito Itamar Leite.

Escrito na faixa: "os estudantes saúdam nosso governador e comitiva"

Primeira Dama de Petrolândia, Dona Socorro Simões, ao lado da Primeira Dama do Estado, Dra. Jane Coelho Magalhães.
Redação do Blog de Assis Ramalho Fotos: Acervo da Família Simões

Partido Verde: Centro do Recife requer atenção e manutenção dos equipamentos

Imagem
Esgoto em frente ao Mercado da Boa Vista, onde Carlos Augusto conversou com os comerciantes locais (Fotos: Arnaud Mattoso)
Praças abandonadas, esgoto a céu aberto, tráfico e consumo de drogas nas vias públicas. Este foi um ligeiro retrato das impressões recolhidas pela militância do Partido Verde durante a décima segunda etapa do Recife Bom para Viver, que aconteceu na manhã deste sábado (16) e percorreu a microrregião 1.2, que engloba os bairros da Boa Vista, Soledade, Paissandu, Ilha do Leite, Santo Antônio, São José e Cabanga.

O grupo partiu da Praça Miguel de Cervantes, na Ilha do Leite, que apesenta um bom estado de conservação graças ao suporte do Instituto de Medicina Itegral professor Fernando Figueira (IMIP). No local, Geraldo do Nascimento varria a calçada da praça. Ao ser inquirido sobre a prática, ele informou ser pago para o trabalho por um morador do local, mas preferiu omitir quanto ganha ou quem o paga.

De lá, o grupo partiu para a Boa Vista, passando pelo pulsante Merca…

Fernando Bezerra Coelho recebe comenda máxima da maçonaria em Pernambuco

Imagem
Em seu discurso, Fernando Bezerra destacou o perfil agregador de Janduhy, que há cerca de 40 anos reside em Petrolina com a família.

O senador Fernando Bezerra Coelho recebeu, no sábado à noite, a comenda Frei Caneca, honraria máxima oferecida pela Grande Loja Maçônica de Pernambuco. A comenda foi entregue durante a cerimônia de posse do novo Grão Mestre Sereníssimo, o advogado Janduhy Cassiano Diniz, realizada num hotel em Boa Viagem e com a presença de representantes da maçonaria todo o país.

"É uma grande honra receber este título de uma instituição tão importante quanto a maçonaria, que ao longo dos séculos vem participando de grandes movimentos históricos no Brasil e no mundo", afirmou o senador.

Novo acordo ortográfico é obrigatório no Brasil desde o dia 1º de janeiro

Imagem
As regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa são obrigatórias no Brasil desde o dia 1º deste mês. Em uso desde 2009, mudanças como o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais agora são oficiais com a entrada em vigor do acordo, adiada por três anos pelo governo brasileiro.


Assinado em 1990 com outros Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras ortográficas, o acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado sem obrigatoriedade em 2009. A previsão inicial era que as regras fossem cobradas oficialmente a partir de 1° de janeiro de 2013, mas, após polêmicas e críticas da sociedade, o governo adiou a entrada em vigor para 1° de janeiro de 2016.

O Brasil é o terceiro dos oito países que assinaram o tratado a tornar obrigatórias as mudanças, que já estão em vigor em Portugal e Cabo Verde. Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste ainda não aplicam oficialmente as nova…

Pesquisadora do IOC/Fiocruz diz que há muito a esclarecer sobre o vírus Zika

Imagem
A microcefalia é apenas um dos problemas causados pelo vírus, por isso alguns pesquisadores estão propondo que não haja referência única à microcefalia, mas seja nomeada de síndrome congênita de zika.


A chefe do Laboratório de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Ana Maria Bispo, disse que desde a identificação de ligação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia, o Brasil saiu de uma fase de desinformação total sobre a ocorrência para cerca de 30%, mas admitiu que há um longo caminho pela frente para que pesquisadores e especialistas consigam conhecimento suficiente sobre os efeitos do vírus e os reflexos causados nos infectados. “Que fatores poderiam estar favorecendo para a invasão deste vírus? Atravessar a placenta e infectar o feto. Qual é a célula-alvo desse vírus no feto. Então, esse tipo de perguntas é que a gente precisa [esclarecer]”, completou.

Além da microcefalia, já foram comprovados problemas de alteração de visão nos bebês nascidos de mães infectadas…

Com crise, mais brasileiros passaram a trabalhar por conta própria

Imagem
A proporção de pessoas que trabalham por conta própria entre o total de ocupados aumentou de 17,9%, em janeiro de 2013, para 19,8% em novembro de 2015, segundo cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento cobre as seis principais regiões metropolitanas brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador). Na avaliação do economista e pesquisador do Ipea Miguel Foguel, o aumento do trabalho por conta própria está relacionado à crise econômica e à consequente redução dos empregos formais.

Segundo Foguel, os trabalhadores por conta própria podem ser divididos em dois grupos: os que contribuem para a Previdência Social e os que não contribuem. Em 2013, os autônomos do primeiro grupo eram 5,2% do total de ocupados nessas seis regiões. Esse percentual subiu para 7,4%, em novembro de 2015. Já os trabalhadores por conta própr…

Petrolândia/Itaparica: Do fundo do baú: fotos dos anos 80 enviadas por leitor

Imagem
Leitor do blog de Assis Ramalho, Edson Madera nos enviou duas fotos relíquias dos anos 80. Acima, foto da equipe campeã do torneio integração do CRI (Clube Recreativo de Itaparica), nos anos 80.
Em pé: Natan, Da Cruz, Geraldo do Posto Rical, Erinaldo, Manoel Cerqueira, Agostinho e Pereira. Agachados: Hélio, Paulo Daltro, Edson Madera, Valdecy Brasil, Biquinho e Zelito.



Time da AABB de Petrolândia nos anos 80.
Em pé: Mário Palmital, Vicente (técnico), Juracy, Alencar e Júnior Karé. Agachados: Edson Madera, Edísio, Peba e Punaré, ainda faltaram na foto, Assis Ramalho, Catita, Canabrava e o grande atleta revelação, Jorjão.

Se você tem uma foto antiga e quer divulgar no nosso blog, favor enviar pelos nossos endereços: E-mail: contato@assisramalho.com.br
WhatsApp (87) 99628-5351 - (87) 999551186

Falso agenciador é preso pela polícia civil de Paulo Afonso (BA)

Imagem
A prisão foi realizada na manhã de sexta-feira (15), por volta das 11h, pela polícia civil de Paulo Afonso. Segundo informações, a polícia civil recebeu uma denúncia anônima de que um rapaz de pré-nome Arnaldo, que estava em um hotel da cidade, estaria agenciando pessoas para trabalhar em obras pelo Brasil, o mesmo cobrava a quantia de R$ 250,00 por pessoa.

O serviço de investigação da polícia civil começou a monitorar Arnaldo e descobriu que tudo não passava de um golpe, pois não existia emprego nenhum, então os policiais montaram campana em frente ao hotel e em seguida realizaram a prisão.

De acordo com a polícia, Arnaldo já tinha aplicado esse golpe em anos anteriores. Na delegacia, o suspeito foi reconhecido por várias vítimas e encontra-se à disposição da justiça.

Do Blog de Ozildo Alves

Currículo comum para educação básica receberá contribuições até 15 de março

Imagem
O Ministério da Educação (MEC) receberá, até 15 de março, as colaborações, pela internet, de quem quiser contribuir com sugestões para o projeto inicial da Base Nacional Comum Curricular. A base vai definir o que as crianças e os jovens devem aprender em cada etapa do ensino básico, que vai da educação infantil ao ensino médio.

No segundo semestre do ano passado, o MEC disponibilizou uma primeira versão do documento. Desde então, educadores e escolas podem enviar sugestões para aprimorar os currículos. O MEC diz que recebeu até o momento mais de 9,4 milhões de contribuições. As sugestões podem ser enviadas pelo portal da base (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conheca).

Desde que o documento preliminar foi divulgado, recebeu uma série de críticas, por excesso ou falta de conteúdo. Uma das áreas mais criticadas foi a de história. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o conteúdo será revisto.

Petrolândia e região: notícias em destaque de 10 a 16 de janeiro de 2016 no Blog de Assis Ramalho

Imagem

Certidões de débito do TCE/BA permitem ao Estado cobrar mais de R$ 11 milhões

Imagem
Durante o ano de 2015, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) emitiu 142 Certidões de Débito, que, após serem cobradas judicialmente pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), representarão um montante de R$ 11.893.963,48 a serem recolhidos aos cofres da administração estadual. Os títulos foram encaminhados à PGE, para execução judicial e possíveis ações penais. Deste total, R$ 270.168,58 são referente a multas e R$ 11.623.794,90 são de imputação de ressarcimentos, em razão de irregularidades encontradas durante o julgamento das contas pelos conselheiros do TCE/BA nas sessões plenárias.

Os referidos valores foram atualizados e acrescidos dos juros de mora devidos até a data da emissão das respectivas certidões. Contudo, cabe à PGE acionar os gestores que causaram prejuízo ao erário e recuperar a soma para os cofres públicos. Em 2014, o TCE encaminhou 292 multas, perfazendo um total de R$ 13.037.735,46. Já em 2013, foram emitidas apenas 65 certidões, o que permitiu ao estado r…

Governo distribuirá teste único para detectar dengue, zika e chikungunya

Imagem
Foto: Cristina Índio/Agência Brasil
O Ministério da Saúde começará a distribuir no fim de fevereiro as primeiras 50 mil unidades do Kit NAT Discriminatório para dengue, zika e chikungunya, que permitirão o diagnóstico simultâneo das três doenças com maior agilidade. Outra qualidade é a redução do custo de aplicação do teste.

“O teste que vamos distribuir vai dizer de maneira objetiva dentro de duas horas qual é a enfermidade que a pessoa está acometida. É importantíssima a informação para as gestantes”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Castro, durante a apresentação do kit ontem (16), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Prototipagem do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz-Paraná), Marco Aurélio Krieger informou que o teste no formato que foi produzido é único no mundo. “Não existe nenhum teste disponível, que faça esta avaliação discriminatória neste formato”, contou.

Confira as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 17 de janeiro de 2016

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 17 de janeiro de 2016. Confira.
Diário de Pernambuco: Governo encomendará 500 mil kits de testes para o vírus zika Folha de Pernambuco: Sport vence o Mirassol e avança na Copa São Paulo
Gazeta de Alagoas: Mais de 55 mil maceioenses estão inadimplentes
Diário do Nordeste-CE: Vovô é eliminado das oitavas de final da Copinha
A Tarde; Padre excomungado celebra casamento gay em Trancoso Correio da Bahia; Policial militar é baleado durante troca de tiros em Salvador
Tribuna da Bahia; Folião pode pagar quase 80% de impostos para pular carnaval
O Globo; EUA confirmam 1º caso no país de bebê com microcefalia ligada ao zika
O Dia-RJ: Chuva forte derruba quatro casas no Morro do Estado, em Niterói
Extra-RJ: PMs prendem membro de quadrilha que tornava sírios brasileiros
Folha de São Paulo; Irã cumpre acordo nuclear; EUA e União Europeia revogam sanções
O Estado de São Paulo; Rede reafirma apoio à cassação de Dilma vi…

Duas apostas da Mega-Sena levam R$ 12,6 milhões cada

Imagem
Duas apostas, uma de Manaus (AM) e outra de Prata (MG), levaram o prêmio do sorteio do concurso 1.781 da Mega-Sena, realizado neste sábado (16), na cidade de Serra (ES). Cada um vai receber R$ 12.626.122,54.

Veja as dezenas sorteadas: 01 - 08 - 22 - 49 - 52 - 53.

A quina teve 54 apostas ganhadoras, que irão levar R$ 44.720,27 cada uma. Outros 3.941 acertaram a quadra e vão ganhar R$ 875,37 cada.

A estimativa de prêmio para o próximo concurso é de R$ 5,2 milhões.

Mais Loterias
Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas no sábado (16), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia


Publicidade