terça-feira, 8 de maio de 2012

Filho de Petrolândia, Prefeito de Juazeiro (BA), Isaac de Carvalho concede entrevista ao Blog de Assis Ramalho


Assis Ramalho e Isaac de Carvalho, prefeito de Juazeiro (BA)

Ele é filho de Petrolândia, mas muito cedo foi morar em Juazeiro (BA), levado pelos pais. Lá se tornaram empresários. Por fatalidade, o seu pai, Celso Cavalcante, veio a falecer em um acidente de automóvel. O drama foi grande, mas Isaac de Carvalho superou tudo, dando continuidade aos negócios do pai, junto com a família.

Anos depois, por ter se tornado um pessoa de grande influência dentro da sociedade de Juazeiro, Isaac de Carvalho foi convidado e aceitou o desafio de concorrer à Prefeitura, nas eleições de 2008, tendo sido eleito. Hoje ele já se declara candidato a reeleição por aquele município.

Isaac foi um dos primeiros prefeitos do Brasil recebidos pela presidente Dilma, em Brasília. Também o município de Juazeiro foi um dos primeiros da Bahia a receber a visita da Presidente, para a inauguração de 2.500 casas e assinatura de convênio de mais de R$ 100 milhões para um projeto de 12  Bairros, com 1.200 casas que vai resolver problemas de invasão e moradia precária.

O Blog de Assis Ramalho fez, com exclusividade, entrevista com o prefeito Isaac de Carvalho. Ele veio a Petrolândia para assistir ao casamento do primo, Fabiano Cavalcante, com a médica Cristiane Jaques, realizado no último sábado (05).

Em nossa conversa, o prefeito afirma que, antes de sua administração, Juazeiro não tinha nem dinheiro nem projetos, e seu governo trouxe avanços para diversas áreas, como Saúde e Educação. O Prefeito Isaac diz que vai encerrar o seu primeiro mandato entregando 18 creches, lembrando que há mais de 20 anos Juazeiro não tinha uma creche construída. Acompanhe abaixo a entrevista na íntegra.

Assis Ramalho: Isaac, como você se sente voltando a Petrolândia, visitando parentes, amigos? está  matando a saudade?

Isaac de Carvalho: Com certeza. Estou aqui para rever meus parentes, meus amigos. Eu quero cumprimentar você, Assis, todos os petrolandenses, e parabenizar pelo sucesso do seu programa. Quero dizer que pra mim é um momento de muita alegria estar de volta aqui à cidade, apesar das dificuldades do tempo. Mas a gente não podia perder um momento como esse para rever os amigos, parentes e relembrar as histórias. Eu saí daqui muito cedo, mas não esqueço Petrolândia, Barreiras, Tacaratu, Mundo Novo, e é sempre bom a gente rever essas histórias.

Então eu quero mais uma vez parabenizar pelo seu programa, e dizer que a gente se afastou daqui, mas no coração mora ainda a paixão por essa região.

A gente está lá com essa missão em Juazeiro, trabalhando no sentido de poder contribuir com as políticas públicas e melhorar cada dia mais a evolução daquele município, e contribuindo com o nosso país. Foi um desafio que a gente aceitou e que estamos trabalhando no sentido de retribuir a confiança da população de Juazeiro. Mas tem sido muito trabalhoso, com muito trabalho, mas, graças a Deus, as coisas estão avançando, e muitas ações a gente conseguiu. Desde habitação à área de esportes, agricultura, educação, melhorias de abastecimento de água. Então, Juazeiro tem avançado. Juazeiro está começando a sair da estagnação e é muito prazeroso poder estar contribuindo com esse momento de crescimento da cidade.

Assis Ramalho: Isaac, você hoje, como prefeito de Juazeiro, contribuindo com a cidade de Juazeiro. acabou sendo uma homenagem sua à cidade que acolheu você, com sua família e muitos outros parentes que por lá estão?

Isaac de Carvalho: Com certeza. A gente nunca tinha se envolvido na política partidária lá em Juazeiro. Mas o gosto pela política vem das histórias aqui de Petrolândia. Desde o meu avô Petro, e depois sendo dado a sequência através de Lourinho (genro de Petro), Luciano (filho de Lourinho). Ainda tem Fabiano (atual vereador e Presidente da Câmara de Petrolândia), casado com uma prima minha. Tem o Prefeito de Petrolândia (Lourival Simões), que também é casado com uma prima minha. Enfim, termina que a política está no sangue. E a gente terminou sendo convidado lá (em Juazeiro), aceitamos o convite. Foi um desafio, mas rompemos uma história política em Juazeiro e estamos dando contribuição para o desenvolvimento daquela cidade.

Assis Ramalho: O prefeito Isaac é candidato a reeleição?


Isaac de Carvalho: Somos sim. Vamos participar do processo da reeleição e a gente tem trabalhado para isso. Como eu falei há pouco, Juazeiro está começando a sair da estagnação com várias evoluções na Saúde, Educação. E, agora, através de uma avaliação que foi feita com a Presidente Dilma em todo o Brasil, na região Nordeste, Juazeiro ficou como a quinta cidade de porte médio em relação ao desenvolvimento da área de Saúde. Então, isso pra gente é um motivo de muita satisfação. Mas temos desenvolvido também na Educação. Vamos estar entregando, nos próximos dias, 05 creches, e já estamos dando início a construção de mais 10 creches, e já vou estar com outro processo de licitação para a construção de mais três. Então, são 18 creches. Vale lembrar que Juazeiro tinha mais de 20 anos que não construía uma creche.

Vamos estar construindo, também, 20 novas Unidades de Saúde, com lugar de pronto-atendimento. Enfim, em todas as áreas a gente tem trabalhado e, graças a Deus, as coisas tem evoluído. Agora, há pouco tempo, acabamos de entregar 2.500 casas do programa 'Minha Casa Minha Vida'' e isso pra gente tem sido um momento de muito prazer, porque sabemos que estamos contribuindo com o desenvolvimento de Juazeiro.

Assis Ramalho: O Prefeito Isaac, continua firme na parceria com Governador Jaques Wagner?


Isaac de Carvalho: Com certeza. Nosso partido (PC do B) é um aliado de primeira hora do Governador Jaques Wagner, como também com o ex- Presidente Lula, e agora dando continuidade com a Presidente Dilma. Antes, Juazeiro era  uma cidade que tinha um endividamento muito alto e, nos primeiros anos, foi trabalhado para equilibrar o endividamento e construir projetos. Antes, Juazeiro nem tinha dinheiro nem tinha projetos. Mas, graças a Deus, aprovamos um volume de projetos jamais visto na história de Juazeiro. Agora, é claro, que ainda temos muitas coisas pra fazer. E participando deste processo eleitoral e sendo reeleito, a gente vai ter a oportunidade de dar continuidade aos trabalhos de mais quatro anos para consolidar um trabalho que foi iniciado.

Assis Ramalho: O Prefeito Isaac foi um dos primeiros a receber a Presidente Dilma, verdade?

Isaac de Carvalho: É verdade. Isso pra gente foi um momento de muito prazer. Eu fui convidado em maio do ano passado pela Presidente Dilma, quando na oportunidade Juazeiro aprovou o maior número de projetos de quadras poliesportivas cobertas no Brasil. Entre os mais de cinco mil municípios, Juazeiro aprovou 15 projetos. E eu fui convidado pela Presidente para representar todos os prefeitos do País. E naquela ocasião eu convidei Dilma para ir a Juazeiro inaugurar as casas, e ela, de pronto, atendeu o nosso convite, como de fato esteve lá em agosto do ano passado, onde não só inaugurou 2.500 casas, como assinou um convênio de mais R$ 100 milhões. Com isso nós vamos estar recuperando um projeto com 12 bairros que vão ser contemplados. É um projeto de intervenção urbana, com 1.200 casas, que vai resolver problemas de invasões e de moradias precárias. E mais quarenta e poucos milhões para equipamento público. Vão ser 400 ruas que serão asfaltadas, tem praças, tem feira, tem estrutura de Educação, de Saúde. Enfim, vai de fato contribuir com o desenvolvimento de uma área muito crítica no nosso município. Então pra gente foi um momento de muito prazer da gente receber a Presidente no seu primeiro ano de governo, na cidade de Juazeiro. Fora as capitais, a nível de cidades do interior, eu creio que a primeira prefeitura a ser visitada (por Dilma), foi a prefeitura de Juazeiro.

Assis Ramalho: As pesquisas são favorável à sua reeleição?

Isaac de Carvalho: A sinalização hoje é muito positiva. No ano passado nós tivemos momentos de muitas dificuldades, mas, graças a Deus, as coisas começaram a se evoluir, e hoje a sinalização é muito positiva e temos grandes chances de ganharmos novamente a eleição. Mas vamos continuar trabalhando porque eleição só se ganha na contagem de votos.

Assis Ramalho: Isaac, finalize deixando sua mensagem  para Petrolândia, que podemos dizer que é sua terra, e também sua mensagem para toda a região.

Isaac de Carvalho: Com certeza, eu gostaria de deixar aqui a minha mensagem. Eu cumprimento o Prefeito Lourival Simões, que também vai para o processo de reeleição, e desejo sucesso a ele. Também cumprimento todos os conterrâneos, porque afinal de contas a minha naturalidade é de Petrolândia, o meu registro é de Petrolândia. E desejo que Petrolândia possa continuar no trilho do desenvolvimento, como tem avançado e vai continuar avançando.

Assis Ramalho: Isaac, muito obrigado pela entrevista.

Isaac de Carvalho: Obrigado a você, Assis, pelo seu programa de rádio e pelo seu Blog.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Catamarã "Costa do Velho Chico" está em construção em Petrolândia

Petrolândia aguarda ansiosamente o término da construção do catamarã "Costa do Velho Chico". A inauguração da embarcação, com capacidade para 100 pessoas, deverá ocorrer em breve, quando será lançada ao Lago de Itaparica.

A iniciativa de investir no primeiro catamarã em Petrolândia é do empresário Erivaldo Costa, apostando no amplo e inexplorado potencial turístico em nossa região.


 
  



Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Inocêncio Oliveira garante apoio do PR a Fernando Filho em Petrolina



O deputado federal Fernando Filho (PSB) confirmou ontem (7) em seu twitter mais uma importante adesão, O PR vai apoiar sua candidatura a prefeito de Petrolina. Ele recebeu a informação do presidente estadual da legenda,deputado federal Inocêncio Oliveira.
Em sua mensagem, Fernando Filho agradeceu também o apoio do presidente local da legenda, Nivaldo Carvalho.

Petrolândia Adventure 2012 acontecerá nos dias 25, 26 e 27 deste mês

A Prefeitura Municipal de Petrolândia divulga a peça publicitária (cartaz) para o evento Petrolândia Adventure 2012, que ocorrerá nos próximos dias 25, 26 e 27, simultaneamente com a Petrofest. 
Na edição deste ano, haverá competições de Jet Ski* (moto aquática), Stand Up Paddle (remo em pé na prancha), vôlei de praia, futevôlei, remo e futebol de areia.


*Jet Ski é marca registrada da Kawasaki Heavy Industries.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Chuvas devem amenizar seca no Sertão a partir de outubro, diz Inmet

De acordo com o Instituto, período de chuvas abundantes na região terminou em abril. Tendência do inverno é de mais meses de seca severa


O primeiro semestre de 2012 está sendo uma época difícil para o interior pernambucano. Quarenta e nove municípios, sendo 38 no Sertão e 11 no Agreste, decretaram estado de emergência devido a escassez de chuva. O resultado da seca foi a perda de 100% da produção agrícola em lavouras de milho e feijão, segundo informou o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). No entanto, o cenário nos próximos meses não será mais animador para a região. De acordo com o Instituto de Metereologia em Pernambuco (Inmet-PE), as chuvas só devem amenizar a situação do interior a partir de outubro.
Segundo o chefe da Seção de Previsão do Tempo do Inmet-PE, Ednaldo Araújo, o período de inverno no Sertão é ainda mais severo que o do verão. "O normal histórico da região é de chuvas mais abundantes entre o fim setembro até abril ou maio. Pra se ter uma ideia, nas cidades de Petrolina e Cabrobó, por exemplo, entre os meses de maio e agosto, a previsão de chuvas é de apenas 46,6 e 64mm, respectivamente", explica Ednaldo. "Pode ser que agora em maio ou em um mês isolado chova um pouco mais, porém a previsão é de pouquíssima chuva no interior até outubro", complementa.
Na região litorânea, o cenário não é grave como no interior, embora também tenha registrado chuvas abaixo do normal. Entre os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, só choveu 583,2mm, 68,5% do índice regular. "Em abril, só choveu 55m dos 337 previstos. Isso mostra que os índices estão realmente baixos. Nossa previsão é de 1.084mm para o litoral nos próximos três meses, mas nada é garantido", afirma o metereologista.

Ainda de acordo com o chefe de previsão de chuvas, o comportamento atípico das chuvas no Nordeste acontece devido à baixa temperatura do Oceano Atlântico. "Com as águas menos quentes, as frentes frias que vêem do Sul não se precipitam ao chegarem ao Nordeste. Logo, temos poucas chuvas. Só atingiremos os níveis normais caso a temperatura dos mares se eleve", diz Ednaldo, que revela que, durante o inverno, pode chover até 40% menos do que o esperado.

O Inmet divulgou que, apesar do último final de semana ter sido chuvoso, o restante desta semana deve apresentar tempo predominantemente ensolarado.

Prefeita de Floresta comemora investimentos

A prefeita de Floresta (PE), Roró Maniçoba (PSB), se mostra feliz com o desenvolvimento da cidade.

Ela afirmou que em parceria com os governos Estadual e Federal, a prefeitura conseguiu diversas obras.
Na última semana, ela assinou um termo de cedência de uma máquina retroescavadeira para trabalhar na zona rural.

Através do Governo Federal, as localidades de Caraíbas, Caatinga de Porco e Vila dos Pescadores ganharam sistemas de abastecimento de água, a cidade também foi totalmente saneada e através do Programa Minha Casa Minha Vida houve a construção de mais de 200 casas.

Com o governo do estado, além da implantação do Programa Atitude e triplicação da capacidade de atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), conseguiu

Por meio de emenda do deputado federal, Fernando Filho (PSB), a cidade conseguiu três

maquinas retroescavadeira, cisternas, instalação do Centro de Atividades Econômicas (CAE) e dos Packing Houses, além de calçamento total da Agrovila 6. A prefeita também comemora a construção de duas creches, uma biblioteca pública, de duas quadras poliesportiva cobertas, da Academia das Cidades e do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), que atende à comunidade rural. Além de 95% da zona rural da cidade estar com estradas feitas ou recuperadas e mais de 40 escolas reformadas.

Outro investimento foi construção de quatro quilômetros da estrada da Timburuna, que liga Floresta aos municípios de Betânia e Custódia, e a chegada de cinco ambulâncias novas para a cidade.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Blog de Carlos Brito