terça-feira, 6 de dezembro de 2016

FGTS pode financiar energia solar em habitações populares

Protocolo de intenções com a proposta foi assinado nesta segunda-feira (05) pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira (Fabrício Castro/Ascom MT)

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá ser usado para instalação de energia solar em residências do Programa Minha Casa, Minha Vida. A proposta consta em um protocolo de intenções assinado pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, nesta segunda-feira (05), em São Paulo (SP). O documento foi elaborado em conjunto com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

A proposta foi assinada durante o 12º ConstruBusiness – Congresso Brasileiro da Construção, realizado pela Fiesp, com a presença de empresários e representantes de entidades do setor. Segundo Ronaldo Nogueira, o governo federal está se empenhando na construção de residências ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis. "É o governo federal mostrando seu compromisso com o trabalhador brasileiro, com o meio ambiente e com a eficiência que evidentemente deve presidir as atividades empreendidas pelos setores público e privado”, declarou.

Petrolândia está entre 20 destinos turísticos na campanha Descubra Pernambuco (vídeo)



Campanha lançada pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Seturel) do Estado de Pernambuco para incentivar o turismo interno. Petrolândia está entre os destaques do turismo estadual.

A locação das gravações em Petrolândia foram as ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Lago de Itaparica. O vídeo tem 1 minuto de duração. Confira no vídeo abaixo 20 destinos turísticos de Pernambuco.


YouTube/Bonito 360 Graus

Petrolândia: Verdurão Nunes, organização de Braz, oferece jantar de confraternização aos seus funcionários


Dezembro é momento de confraternização entre as pessoas, os amigos, os parentes e também entre os funcionários nas empresas. O clima do espírito natalino proporciona um momento de reflexão sobre os acontecimentos e os aprendizados durante o ano e permite-nos fazer um balanço das metas alcançadas – para, claro, estabelecer as novas.

Foi pensando assim que neste domingo (04), O Verdurão Nunes, organização de Braz, em Petrolândia, reuniu os seus funcionários para um jantar de confraternização.

O evento aconteceu na própria residência do empresário, que recebeu todos em clima de muita harmonia.

O Verdurão Nunes está localizado no centro de Petrolândia, no início da Av. Auspício Valgueiro Barros, próximo à Celpe e ao Cartório de Registro de Notas.

O Verdurão Nunes prioriza a comodidade do cliente, abrindo as portas cedinho, às 6 horas da manhã, fechando às 18 horas, sem intervalo para almoço. Assim você pode fazer a sua feira no horário que melhor lhe convier.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Divulgação/Verdurão Nunes

Rodrigo Novaes pede medidas preventivas para evitar inundações no Sertão

Foto: Roberto Soares/Alepe

A limpeza do leito do Rio Pajeú foi solicitada pelo deputado Rodrigo Novaes (PSD), em reunião da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nessa segunda (5). O parlamentar defendeu que a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura façam essa intervenção com urgência, enquanto o Sertão ainda sofre com a falta de chuvas. Segundo o deputado, a intenção é evitar transtornos quando a vazão desse curso d’água aumentar.

“O leito do Pajeú está aterrado e cheio de folhas e galhos de algarobas. Se a limpeza não for feita, quando a chuva chegar, invadirá casas e ruas das cidades”, alertou. O deputado destacou que essa é uma preocupação grande em municípios como Floresta, até porque há uma previsão de que volte a chover em 2017. “Infelizmente, o povo do Sertão sofre tanto com a seca quanto com a cheia”, lamentou Novaes. O parlamentar também ressaltou que, “quando a água chega, há desperdício, pois a capacidade de armazenamento é mínima”.

Alepe

IPA comemora Dia Nacional do Extensionista Rural


O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) comemorou, na manhã desta terça-feira (06), o Dia Nacional do Extensionista Rural. Para homenagear os 300 técnicos que integram a estrutura do Instituto, as gerências regionais de Afogados da ingazeira, Arcoverde, Araripina, Caruaru, Garanhuns, Lajedo, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada e Surubim, promoveram uma café da manhã para receber os profissionais de suas respectivas equipes.

A comemoração na sede, no Recife, também foi para os extensionistas de Carpina e Palmares. “Nosso reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido por todos os extensionistas do IPA, que, com empenho e dedicação, levam novas tecnologias e manejo ao campo, melhorando a qualidade de vida e gerando renda para os agricultores familiares de Pernambuco”, destaca o presidente do IPA, Gabriel Maciel.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Petrolândia: Dr. Amilton Viana atende na Policlínica na próxima quinta (08)

Dr. Amilton Viana atende na Policlínica às segundas e quintas-feiras

Policlínica de Petrolândia informa que Dr. Amilton Viana atende nesta quinta-feira (08) em seu consultório, nas áreas de Clínica Médica, Medicina do Trabalho e Cardiologia, realizando exame de eletrocardiograma.

Dr. Amilton Viana atende todas às segundas e quintas-feiras.

Marque sua consulta pelo números (87) 3851-2497 ou 9.9618-8877.

Policlínica de Petrolândia está localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - centro da cidade, em frente à Celpe.


Distribuição de água em cidades de AL pode entrar em colapso


A baixa da vazão em reservatórios de água do interior de Alagoas ameaça um colapso hídrico em ao menos 20 cidades do estado. O alerta é da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que em um estudo constatou que 12 municípios estão em situação de risco iminente e outros 14 com dificuldades na distribuição.

Segundo a assessoria de comunicação da Casal, um dos municípios que encontra-se em estado de alerta é Palmeira dos Índios, onde a população já sofre com o abastecimento de água alternado.

No entanto, o problema pode piorar ainda mais nos próximos dias porque um levamento realizado no principal reservatório do município expõe que ele encontra-se em um estágio muito abaixo da média posssível para captação de água. O abastecimento de Palmeira dos Índios é oriundo das barragens Caçamba (30%) e Carangueja (70%), que pode estrar em colapso já neste final de semana.

Paulo Afonso: 7° FEIGIN será realizado nesta quarta-feira (07)


Os acadêmicos Johnnatan Ferreira, Thauanny Cordeiro e Silmara Kelly convidam a V.Sa, à vir prestigiar a 7ª Edição do Festival de Ginástica de Educação Física da Faculdade Sete de Setembro( FASETE), que contará com as seguintes modalidades: Aeróbica, Artística, Calistênica, Escolar, Localizada, Rítmica e Alongamento. Durante os intervalos das seguintes modalidades contaremos com as participações de grupos culturais, sendo eles: Laides(Petrolândia), A máfia e os Anônimos (Paulo Afonso).

O evento será realizado nesta quarta-feira (07), às 18:00 em frente à Loja Rio Malhas. 

Apoio:  Esporte Total, Central do Esporte, Comercial Rocha, Armarinho Tabira e Comercial Cavalcante.

Por: Silmara Kelly de Sá

Petrolândia debate trabalho infantil em audiência pública dia 15 de dezembro na Escola Dr. Francisco Simões



Divulgação

Tacaratu inicia as atividades da semana do Bebê 2016



Nesta segunda-feira (05), no Centro Social de Tacaratu, foi realizada a cerimônia de abertur da 3ª Semana do Bebê. O evento foi assistido por autoridades municipais como Prefeito, Secretários Municipais, Gestores Escolares, Enfermeiros, Conselheiros Tutelares, além de gestantes e público interessado. O tema da Semana do Bebê 2016 é “O futuro da Criança começa na Primeira Infância.”

Este ano, a semana acontece de 5 a 9 de dezembro, com atividades realizadas nas escolas, creches, Postos de Saúde, nas praças e nas ruas da cidade, oportunidades em que serão debatidos temas como direitos da criança, amamentação, vacinação, cuidados com recém-nascido, abuso sexual, entre outros.

O município espera ainda a chegada do Bebê Prefeito 2016.


Assessoria da Prefeitura Municipal de Tacaratu

Jatobá: 5ª Feira Literária da EREM de Itaparica acontece nos dias 8 e 9 de dezembro



O Blog de Assis Ramalho recebeu convite da Escola de Referência em Ensino Médio de Itaparica, localizada no bairro Itaparica, em Jatobá, que realiza a 5ª FLIT (Feira Literária da EREM de Itaparica). A gestora Regina Céli informa que este ano o evento acontecerá com nova formatação, em dois momentos. 

Na quinta-feira (08), a partir das 19h, será realizada  Noite Lítero-musical, com participação de vários amigos poetas e escritores, como Gecildo Queiroz, Antonio Galdino, Joao de Sousa Lima, Cacá Reimax, Climério Lima, Tony Lima, Toni Araunã. Possivelmente, a petrolandense Paula Rubens também participará, assim como o escultor Fredson Adjar. Haverá ainda atrações musicais. 

Na sexta-feira (09), das 8 às 17h00, acontecerá a Gincana Literária, produzida a partir de 30 livros clássicos lidos pelos alunos ao longo do ano letivo de 2016.

Agradecemos o convite e desejamos sucesso à EREM de Itaparica na realização de mais uma FLIT. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia Classificados: VENDE-SE uma casa na Quadra 10


Leitor do Blog anuncia a venda de uma casa na Quadra 10. O imóvel é térreo com três quartos, sala, banheiro, cozinha e área toda murada.

O imóvel fica localizado na Rua Presidente Castelo Branco, número 76, próximo a Escola Ângela Maria.

Interessados, entrar em contato com Nelson. (87)9.99065363


O Blog de Assis Ramalho divulga gratuitamente anúncios e classificados de Petrolândia e região. Contatos com Assis Ramalho: 87-9.9955-1186 ou e-mail contato@assisramalho.com.br

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Abertura e palestras dão início ao Seminário Novos Gestores da Amupe e Governo do Estado de Pernambuco

Juiz Federal Dr. Hélio Ourem apresentou palestra sobre o Direito Tributário no século XXI (Fotos: Amupe)

Foi iniciado na manhã de ontem (05), em hotel na cidade de Gratavá, o Seminário Novos Gestores, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em parceria com o Governo do Estado. O evento, que conta com mais de 600 participantes somente no primeiro dia, é dirigido aos gestores eleitos, secretários e assessores municipais, e conta com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Caixa Econômica Federal e Sebrae, além das Secretarias do Estado.

Participaram da Mesa de Abertura o Presidente da Amupe e Prefeito de Ingazeira Luciano Torres; o Prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente Licenciado da Amupe, José Patriota; o Prefeito de Cumaru, Secretário Geral da CNM e Tesoureiro da Amupe, Eduardo Tabosa; o Gerente de Unidade de Políticas do Sebrae, Fernando Clímaco; Simone Nunes (Caixa); Carlos Delcídio (ABRINQ);Abelardo Lopes (CGU); Maria Elza da Silva (UNDIME); os prefeitos eleitos Joaquim Neto (Gravatá),Raquel Lyra (Caruaru), Cel. Mario Cavalcanti (interventor de Gravatá), e os deputados estaduais Aloisio Lessa e Angelo Ferreira(prefeito eleito de Sertânia).

O prefeito eleito de Petrolândia, Ricardo Rodolfo, sua esposa Líbia Holanda e os assessores/secretários Luana Santos e Rafael Lima, participam do evento que terminará nesta terça (06)

Petrolândia: Josinaldo Ferraz, aniversariante do dia, recebe mensagem de parabéns do amigo Édio Braga

Josinaldo Ferraz (terno escuro) comemora aniversário hoje

Nesta terça-feira, 06 de dezembro, Josinaldo Ferraz comemora mais um ano de vida. Na oportunidade, Édio Braga felicita o amigo aniversariante. 

"Josinaldo, 
Te desejo um dia lindo, cheio de diversão e muita alegria junto das pessoas que você ama! Que Deus te guie sempre! 🙏🙏 Felicidades e Sucesso!"

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/fotos: Édio Braga

Petrolândia: Plataforma de comércio virtual de artesanato 'Entremãos' é lançada hoje (06) em Recife

Artesãs de Petrolândia durante reunião com representantes da Comnecta e Sec-Mulher

Na tarde desta terça-feira (06), acontecerá no Recife Antigo, no museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga, o lançamento da plataforma de comércio virtual de artesanato “Entremãos”. A solenidade prevista para as 15h00 contará com apresentações culturais, exposição e venda de artesanato. 

Em Petrolândia, a equipe da Comnecta e Secretaria da Mulher reuniu-se com artesãs do município no início do mês passado, na sala de reuniões da Prefeitura. 

O projeto coordenado pela Comnecta Gestão, Desenvolvimento Institucional e Humano conta com o apoio da Secretaria Estadual da Mulher e do Porto Digital. A loja virtual do projeto 'Entremãos' iniciará suas atividades com vendas dos produtos de onze associações de mulheres artesãs de cidades de todas as regiões do Estado.

A artesã Fátima Belém, presidente da Associação Café com Arte, está em Recife para o evento e, também na sua agenda, articulações para viabilizar a participação de associações de Petrolândia na Fenearte 2017. A notícia de que nenhuma das entidades representativas da classe no município foi selecionada para o evento do próximo ano foi recebida com choque pelos artesãos locais. Entre as associações excluídas, a Associação Café com Arte participou de treze edições do evento. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Associação Café com Arte

Como lidar com a desobediência


Seu filho é desobediente? Às vezes você tem a sensação de que ele sequer ouve o que você diz? Já não sabe mais o que fazer? Trata-se de uma queixa muito frequente. Alguns especialistas comentam que isso é normal em crianças pequenas e que, na verdade, esses comportamentos podem indicar um problema de comunicação entre pais e filhos.

Para o professor Carlos Nadalim, coordenador pedagógico e organizador do site “Como Educar seus Filhos” (www.comoeducarseusfilhos.com.br), a obediência das crianças precisa ser conquistada pelos pais. “É possível melhorar o relacionamento com elas, mesmo quando parece ser bem difícil”.

Para isso, é importante entender como lidar em cada situação. Nadalim diz que muitos pais, por não saberem como reverter um quadro de desobediência ou birra, acabam deixando de lado os acontecimentos ou brigando ainda mais com a criança. “É fundamental que a família saiba como agir diante de cada atitude adversa dos filhos, orientando-os sempre de maneira adequada”.

PNUD capacita setor elétrico para eliminar substância cancerígena no Brasil e avançar nas metas da Convenção de Estocolmo

Os projetos demonstrativos, assim como o inventário e as capacitações, acontecem em três empresas: COPEL, em Curitiba; CHESF, em Recife (foto); e ELETROBRÁS, em Manaus. A iniciativa pretende lançar manifestação de interesse para outros três projetos demonstrativos, 

Para capacitar o setor elétrico sobre a gestão e eliminação das PCBs no Brasil, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o PNUD organizaram treinamento para cerca de 60 pessoas entre 1 e 2 de dezembro, em Curitiba, Paraná.

Participaram da capacitação tanto representantes do setor quanto de órgãos de fiscalização ambiental. Esse foi a segunda de uma série de três capacitações. A próxima acontece em Manaus, entre 6 e 7 de dezembro. O treinamento é parte do Projeto de estabelecimento da gestão de resíduos de PCB e sistema de disposição, com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

“Em 1981, foram proibidos a importação e uso da PCB no Brasil, mas essa portaria permitiu que os equipamentos que já estivessem em uso continuassem ativos. Isso causou alguns problemas, como a contaminação cruzada, na hora de trocar o fluido desses equipamentos”, explica a gerente de meio ambiente da COPEL, Hildamara Coelho.

Petrolândia: Dr. Vicente Monteiro, otorrinolaringologista, atende na MedClinic nesta quinta à partir das 9:00

A Medclinic fica localizada na Avenida Dep. Milvernes Cruz Lima, 292 na orla de Petrolandia. (Foto: Assis Ramalho)

A MedClinic, situada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima nº 292, na Orla de Petrolândia, informa que o otorrinolaringologista Dr. Vicente Monteiro atende nesta quinta-feira (08) a partir das 09:00 da manhã.

Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 9-96662380.

Blog de Assis Ramalho
Inormação: MedClinic

Afogados da Ingazeira: Serviço de rádio alternativo de linha modulada inicia funcionamento em caráter experimental

Foto ilustrativa

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou o início, nesta terça (06), de serviço de rádio alternativo de linha modulada, em caráter experimental.

O serviço obteve autorização para utilização dos postes da companhia de energia (Celpe), e recebeu alvará de funcionamento provisório da Prefeitura. A proposta apresentada inclui como objeto a difusão sonora com fins culturais, educacionais, assistenciais e de utilidade pública, dentre outros.

No início de janeiro, em data a ser definida, a Prefeitura realizará audiência pública sobre o assunto, para que todos possam opinar. 

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Petrolândia: XXIII Ciclo Cultural do Projeto Icó-Mandantes é realizado de 9 a 11 de dezembro; confira programação

Festa em 2013 

No período de 9 a 12 deste mês, a Agrovila 01 do Bloco 04 do Icó-Mandantes sedia a 23ª edição do Ciclo Cultural do Projeto Icó-Mandantes, com a seguinte programação:

Notícia relacionada:

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Natal Fest com boate ao som de paredão acontece no dia 24 de dezembro na Praça da Matriz

Informação: Carlenildo Gabriel

Maioria dos alunos brasileiros não sabe fazer conta nem entende o que lê


Dados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2015, divulgados nesta terça-feira (6), indicam que o desempenho dos estudantes brasileiros em matemática e ciências piorou em comparação aos dados de 2012. Quando o assunto é a capacidade de leitura, os resultados seguem preocupantes, já que a média não mudou desde então-- quando a pontuação já era considerada ruim.

Em matemática, de acordo com o relatório, 70,3% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo do nível 2 de desempenho na avaliação --patamar mínimo estabelecido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) como necessário para que o estudante exerça plenamente sua cidadania. Na prática, os alunos não conseguem responder às questões da disciplina com clareza e não conseguem identificar ou executar procedimentos rotineiros de acordo com instruções diretas em situações claras.

Idade mínima proposta pelo governo em reforma da Previdência será de 65 anos


A proposta de Reforma da Previdência apresentada nesta segunda-feira pelo governo estipula uma idade mínima de aposentadoria aos 65 anos para homens e mulheres. Atualmente, não há uma idade mínima para os trabalhadores se aposentarem. Eles podem pedir a aposentadoria com 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos no dos homens. Para receber o benefício integral, é preciso atingir a fórmula 85 (mulheres) e 95 (homens), que é a soma da idade e o tempo de contribuição.

O presidente e a equipe econômica do governo conduzem neste momento uma reunião com os líderes da base aliada na Câmara e no Senado para apresentar o texto da reforma. A proposta será encaminhado ao Congresso Nacional nesta terça-feira.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, pediu que os parlamentares façam o debate com os críticos à proposta durante a tramitação no Congresso. “Cito como curiosidade o primeiro regime previdenciário brasileiro em 1934 tinha idade mínima de 65 anos, que é a idade que está sendo proposta agora”, afirmou Padilha, ao abrir a reunião com os parlamentares.