Postagens

Mostrando postagens de Setembro 18, 2016
Publicidade />

Vacinação é ferramenta mais eficaz para controlar doenças, diz especialista

Imagem
A partir desta segunda-feira (19), crianças menores de 5 anos e na faixa de 9 a menos de 15 anos devem comparecer aos postos de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. A presidente da Sociedade Brasileira de Imunização, Isabella Ballalai, defende a estratégia, que considera a ferramenta mais eficaz para o controle de doenças imunopreveníveis como varíola, sarampo e poliomielite.

“Se há uma coisa da qual o brasileiro pode se orgulhar é do nosso programa de imunização e do calendário de vacinação. Temos as doses mais importantes – 15 no total. E temos bons resultados com as vacinas que aplicamos. Entre as crianças, a cobertura chega a 100%. Campanhas são feitas todos os anos com o objetivo de chamar quem não está em dia para se vacinar”, explicou.

Em entrevista à Agência Brasil, Isabella disse que um dos principais desafios brasileiros atualmente é melhorar a homogeneidade da imunização na população. Isso porque o país, como um todo, registra bons índices de cobertura vacinal, mas…

Tacaratu: Missa no Santuário N. Sra. da Saúde marca adeus a Aluízio, Dulce e Marlene

Imagem
Reprodução Facebook Santuário e Paróquia N. Sra. da Saúde




Foi realizada na manhã deste domingo (18), no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Tacaratu, a Missa de Corpo Presente das três vítimas de acidente de trânsito na BR-110, em Petrolândia, na sexta-feira (16).

Dom Gabriel, Bispo da Diocese de Floresta, co-celebrou a cerimônia no templo completamente lotado de fiéis que se solidarizaram com a dor das famílias de Aluizio José Lins, Dulcicleide da Paz Rodrigues Barros (Dulce) eMarlene Ferraz Carneiro Leão Duque. 

Os três servidores da Secretaria de Educação de Tacaratu perderam as vidas quando se dirigiam a evento escolar na Agrovila 08 da Reta. Os corpos foram sepultados no Cemitério de Tacaratu.
Notícia relacionada
Três funcionários da Prefeitura de Tacaratu falecem em grave acidente na BR-110, em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho Informações/fotos: Santuário de Nossa Senhora da Saúde Tacaratu

Parada da Diversidade de PE defende acesso aos serviços públicos para LGBT

Imagem
Parada da Diversidade de Pernambuco (Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil)
A 15ª Parada da Diversidade de Pernambuco, que percorre a Avenida de Boa Viagem hoje (18), tem como tema Democracia fora do armário, que defende que o Estado brasileiro garanta os direitos da população LGBT e o acesso adequado a serviços públicos. O movimento também pede a criminalização da homofobia no país.

"O tema fala sobre a necessidade de discutir identidade de gênero e diversidade sexual na escola. Diz que a gente tem que ter uma boa segurança. Que essa sociedade precisa entender que as nossas demandas não podem ser guardadas dentro do armário", diz Rivânia Rodrigues, uma das coordenadoras do Fórum LGBT de Pernambuco.

A coordenadora defen também a aprovação de lei nacional e estadual sobre a criminalização da homofobia. "Pernambuco não tem essa lei que puna ou proíba a homofobia e a gente não tem a aprovação da PL 122, nacional", disse. "Não temos nem um decreto. A gente tem pontualm…

Homem é flagrado com veículo “clonado” em Caruaru

Imagem
PRF abordou automóvel após motorista realizar uma ultrapassagem em local proibido (Foto: PRF-PE)
Um homem de 43 anos foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste domingo(18), após ser flagrado em um veículo “clonado”, na BR 104, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O carro portava placas idênticas a de outro veículo da mesma marca, cor e modelo.

Os agentes realizavam uma fiscalização no quilômetro 74 da rodovia, quando deram ordem de parada a um veículo que havia efetuado uma ultrapassagem em local proibido. Ao realizar uma verificação nos sinais identificadores do automóvel, foi constatado que se tratava de um carro que utilizava documentação e numeração de um veículo regularizado.

A propaganda enganosa como estratégia dos “negócios do vento” - Artigo de Heitor Scalambrini Costa

Imagem
Heitor Scalambrini Costa
Professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco


Toda minha vida profissional foi em defesa intransigente das fontes renováveis de energia, particularmente da energia solar e eólica. Defendia e defendo o modelo de implantação descentralizado (geração próxima do local de consumo) por entender que esta concepção de geração é a que menos afeta o meio ambiente e as pessoas.

Todavia em nosso país temos constatado que os “negócios do vento”, dentro da lógica mercantil, onde a energia é uma mera mercadoria, a geração tem ocorrido em larga escala com parques eólicos contendo centenas de máquinas eólicas, e por conseguinte grandes superfícies de terras ocupadas. As áreas escolhidas são aquelas cujos ventos são mais forte, locais de altitude ou em áreas costeiras.

Professor sugere medidas mais drásticas para enfrentar maior seca dos últimos 100 anos no Ceará

Imagem
O estado do Ceará tem hoje cerca de 10% da capacidade total de 18 bilhões de metros cúbicos de água. Para garantir o fornecimento de água à população até a próxima quadra chuvosa (período de fevereiro a maio, em que são esperadas chuvas mais densas no estado), os órgãos responsáveis pela gestão dos recursos hídricos determinaram medidas restritivas tanto para a população quanto para o comércio e a indústria.

Segundo o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), João Lúcio Farias de Oliveira, nas propriedades rurais que trabalham com sistemas de irrigação, houve corte de mais de 70% na oferta de água, que é suficiente apenas para manter culturas permanentes, como banana e goiaba. As indústrias têm meta de restrição de 20% do consumo e são estimuladas a reutilizar a água. Para os moradores da região metropolitana de Fortaleza, existe também a tarifa de contingência de 20% na conta.

Brasil terá santuário de elefantes na Chapada dos Guimarães

Imagem
"Há 5 mil elefantes vivendo em locais de risco, como zoológicos e circos. Por melhor que seja um zoológico, em geral, ele isola o animal e causa um sofrimento agudo. Os elefantes são animais extremamente inteligentes, que vivem em grandes clãs, têm sociedades organizadas", afirma presidente do Santuário (Foto: Santuário de Elefantes Brasil/Divulgação)
A história de décadas de maus-tratos de Maia e Guida, duas elefantas da espécie asiática, terá um desfecho diferente a partir de outubro. Elas serão as primeiras moradoras do Santuário de Elefantes Brasil, uma instituição inédita no país, localizada na Chapada dos Guimarães, a 65 quilômetros da capital de Mato Grosso. A fazenda, que abrigará os animais tem 1,1 mil hectares e foi adquirida por meio de doações de organizações internacionais especificamente para abrigar elefantes.

As duas elefantas foram confiscadas de um circo na Bahia e vivem, há seis anos, em Paraguaçu, cidade ao sul de Minas Gerais. Com idades avaliadas de forma…

Petrolândia: Familiares e amigos se despedem de Hugo Maia

Imagem
Sob muita tristeza e dor foi sepultado na manhã deste domingo (18), no cemitério São Francisco, em Petrolândia, o corpo de Hugo Maia Ferraz. Amigos e familiares acompanharam o cortejo no último adeus a Hugo que morreu aos 64 anos.

O aposentado da Chesf foi assassinado a facadas na manhã desta sexta-feira (16), em ponto comercial de sua propriedade, localizado na Avenida Djalma Wanderley, em frente à BR-316, na entrada de Petrolândia.
Ele estaria sozinho no local do crime, quando foi surpreendido pelo assassino, segundo informações de parentes.
Além da presença dos familiares e amigos, também foram prestar as últimas homenagens ao filho de Petrolândia o prefeito Lourival Simões, em companhia de esposa, Anna Tereza Cavalcante Simões. A vereadora Dona Santa, o médico Danilo Souza, o ex-prefeito Amadeu de Souza, entre outras personalidades do município também estiveram presente.
. À família enlutada, nossas condolências pela inesperada perda.
Recordação: Amigo de Hugo, Moacir nos manda es…

Oceanos enfrentam extinção de espécies sem precedentes

Imagem
“Agora mesmo estamos decidindo, quase sem querer, quais caminhos evolutivos permanecerão abertos e quais serão fechados para sempre. Nenhuma outra criatura jamais havia feito isso, e será, infelizmente, nosso legado mais duradouro”. Elizabeth Kolbert definiu assim o papel que estão desempenhando os seres humanos em A Sexta Extinção, o livro que ganhou o Prêmio Pulitzer no ano passado. O título é bastante expressivo: nos quase 4 bilhões de anos de história da vida na Terra, ocorreram cinco megaextinções, momentos em que muitos dos seres vivos foram arrastados de repente para a desaparição por vários cataclismos. E agora, segundo todos os dados recolhidos pela ciência, a civilização humana está causando uma nova extinção em massa: somos como o meteorito que dizimou os dinossauros do planeta.

A reportagem é de Javier Salas, publicada por El País, 15-09-2016.

E as criaturas dos oceanos não vão conseguir se livrar. Estamos provocando a agonia de numerosas espécies marinhas e, como dizia K…

TRE-PE abre inscrições para contabilistas como voluntários no exame de contas de candidatos

Imagem
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) firmou um convênio de cooperação técnica com o Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE). O acordo visa o desenvolvimento de ações para a seleção e treinamento de profissionais da contabilidade regularmente registrados no CRCPE, com o objetivo de auxiliarem, voluntariamente, a Justiça Eleitoral de Pernambuco, no âmbito dos Cartórios Eleitorais do Estado, no exame das contas dos candidatos a prefeito e vereador, bem como dos órgãos partidários municipais, nas eleições municipais de 2016. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 16 e 23 de setembro no site do CRCPE.

Confira o edital

A seleção constará das seguintes etapas:

Etapas                    Datas
Inscrições              16 a 23/09/2016
Resultado              28/09/2016
Convocação          30/09/2016 a 05/10/2016
Designação           07/10/2016
Treinamento          17 a 21/10/2016
Ascom TRE-PE

"Petrolândia dá Sorte": Confira a relação de felizardos deste domingo (18); Na próxima edição tem uma Honda Pop 110i

Imagem
Na manhã deste domingo (18), o Grupo Fefêu realizou nova edição do "Petrolândia dá Sorte", em sua sede, situada na rua São Francisco, no centro de Petrolândia.

As cartelas para o sorteio do próximo domingo (25) estarão à venda a partir desta segunda-feira, nos pontos de venda. Em Petrolândia, na sede do "Petrolândia dá Sorte" e na Associação Café com Arte (rua São Francisco, centro da cidade), na Tapiokinha da Fafá (Praça de Alimentação) e na Perfumaria Night Day (Av. Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 10) e com os vendedores de sua confiança.

Os prêmios da 11ª edição (25/09/2016): 1º prêmio - R$ 1.500,00; 2º prêmio - R$ 2.000,00; 3º prêmio - R$ 3.000,00 e 4º prêmio - 01 honda Pop 110i Zero Km, além da Rodada da Sorte, com 5 (cinco) poupanças no valor de R$ 100,00.

Confira a relação de premiados de hoje.

1º prêmio
R$ 2.000,00
- Edna Rosa da Silva - Glória (BA) - 007293-01
- Cleisiane Gomes da Silva - Glória (BA) - 007136-42
- Valdenei José da Silva - Rodelas (BA) -…

Petrolândia: É hoje! 'O Jatobá que virou mar' tem pré-lançamento exclusivo para mães, avós e professores

Imagem
Pré-lançamento do livro de Paula Rubens acontece hoje no Centro Cultural
Na tarde deste domingo (18), a cultura de Petrolândia será enriquecida com o pré-lançamento do livro "O Jatobá que virou mar", da escritora estreante Paula Rubens. O evento, exclusivo para avós, mães e professores, contará com atrações adicionais: passeio iconográfico pelas ruas da velha Petrolândia, contação de história e degustação de sabores da infância. 
A obra publicada pela Cepe, com ilustrações de Don Casttro, será lançado oficialmente no dia 24 de setembro, em sessão de autógrafos antes da abertura da Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia, realizada pelo Lions Clube de Petrolândia na Casa de Shows Velho Chico, às 22h00. A festa animada pela Super Oara terá início às 23h00. 
Serviço - Pré-lançamento do livro "O Jatobá que virou mar" - 18 de setembro de 2016 - Início às 16h00 - Auditório Cecídio Rubens - Centro Cultural Hildebrando de Menezes Livros à venda no local - preço R$ 25,00
R…

Seminário em Brasília prepara novas prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos

Imagem
Foto: Ascom ANA
Especialistas em recursos hídricos e representantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), de setores usuários e da sociedade civil se reuniram entre 13 e 14 de setembro, em Brasília, para participar do Seminário Prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) para 2016-2020. Cerca de 150 pessoas participaram das discussões. O presidente da ANA, Vicente Andreu, participou da abertura do seminário no terça-feira.

O objetivo do encontro foi consolidar os resultados do processo de revisão do PNRH, que envolveu, dentre outras atividades, consulta pública online aos colegiados de recursos hídricos e à sociedade em geral, com a participação de cerca de 1500 pessoas, de todos os estados e do Distrito Federal, alcançando 408 municípios e cerca de 140 colegiados, entre conselhos de recursos hídricos e comitês de bacias hidrográficas federais e estaduais.

Petrolândia e região: notícias em destaque na semana passada de 11 a 17 de setembro de 2016 no Blog de Assis Ramalho

Imagem

Se condenado, pena mínima de Lula deve chegar a 35 anos de prisão

Imagem
Ex-presidente Lula (Foto: Assis Ramalho)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente da empreiteira OAS Léo Pinheiro estão sujeitos a penas de mais de 30 anos de cadeia caso o juiz da Operação Lava-Jato no Paraná, Sérgio Moro, atenda exatamente a todos os pedidos de condenação feitos pelo Ministério Público no caso do triplex. Levantamento do Correio, com base na denúncia, na legislação e na experiência de juízes, procuradores e professores de direito penal consultados, aponta que os dois serão os mais afetados por uma eventual condenação do magistrado.

Para Lula, a pena mínima seria de 35 anos e 4 meses de cadeia, mais multa, além de pagamento de R$ 87,6 milhões por danos causados, valores destinados à Petrobras. Ele foi acusado de sete atos de corrupção passiva qualificada e majorada e 64 de lavagem de dinheiro. Em caso de condenação às penas máximas, o que é raro, segundo fontes ouvidas pelo jornal, a punição subiria para até 125 anos, 9 meses e 10 dias.

Confira as manchetes dos principais jornais do país neste domingo,18 de setembro de 2016

Imagem
Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.
O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.
Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
>app Android
>app iOS (iPhone)

Publicidade