sábado, fevereiro 02, 2013

Petrolândia: Leitor reclama da falta de sinal da Tim neste sábado (02)


Leitor do Blog de Assis Ramalho, Moizés envia mensagem à Redação perguntando a razão da ausência de sinal da Tim em Petrolândia.

"Queria saber se já sabem o motivo da cidade estar sem sinal da Tim desde o dia de ontem (01/02/2013) e até o momento permanece sem (sinal). Obrigado."

Esclarecemos aos nossos leitores que ainda não temos informações sobre o motivo da falta de sinal da operadora Tim em Petrolândia. O problema não está acontecendo apenas em nossa cidade. Nas redes sociais, há reclamações de vários pontos do Brasil com a mesma queixa.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Serra Talhada: Prefeitura justifica cancelamento de carnaval alegando “grave situação financeira”


NOTA OFICIAL
PREFEITURA DE SERRA TALHADA
O Governo de Serra Talhada, através da sua Secretaria de Cultura, comunica a população que não realizará os festejos carnavalescos deste ano. A medida se dá diante da grave situação financeira que enfrenta o município bem como pelo estado de calamidade vivido com a longa estiagem que enfrenta toda região.

Preocupado em sanar débitos ainda existentes com algumas categorias de servidores municipais, bem como em honrar os compromissos do município alusivos as despesas de pessoal, fiscais e fornecedores do mês de janeiro, o Governo do Município optou pela coerência e responsabilidade e assim deixa de alocar recursos para os festejos de momo e busca encontrar soluções que atendam os anseios e necessidades de toda a população.

O prefeito Luciano Duque e o Secretário de Cultura, Anildomá Willans de Sousa certos de que atendem as necessidades da população, agradecem a compreensão dos serratalhadenses e ratificam suas posições de estarem sempre em busca do engrandecimento do município, pautados na responsabilidade, lucidez e sensatez a fim de que prevaleça o sentimento do dever cumprido e a certeza da busca do melhor para todos, ratificando cada vez mais Serra Talhada como a Cidade do Coração da Gente.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Por Giovanni Sá Filho/Blog Farol de Notícias

Petrolândia: Câmara de Vereadores divulga pauta da 1ª Sessão Ordinária, realizada na quarta-feira (30)

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolândia
Foto: Assis Ramalho
O Blog de Assis Ramalho divulga, na íntegra, a Pauta da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Petrolândia, discutida no Plenário na noite da quarta-feira passada (30). O documento foi gentilmente cedido pela Casa Legislativa para conhecimento da comunidade petrolandense.

Pauta Sessão Ordinária de 30.01.2013

1ª Sessão Ordinária do 1º Período da 1ª Legislatura 

"A presente Sessão teve o comparecimento de todos os vereadores, e, no decorrer, foram tramitados os seguintes expedientes.

Aprovação em 1º Turno aos Projetos de Leis:
1 – Projeto de Lei nº 1073/2013 do Poder Executivo Municipal, cuja Ementa institui pensão especial por morte à Maria Tertulina da Cruz, conforme parágrafo 5º da Lei Municipal nº 707/93.

2 – Projeto de Lei nº 1074/2013 do Poder Executivo Municipal, cuja Ementa dispõe sobre a Estrutura Administrativa do Município de Petrolândia e dá outras providências.

Moção de Pesar nº 001/2013
A Câmara Municipal de Petrolândia, através do Senhor Vereador João Vicente da Silva Filho, manifesta votos de profundo pesar, pelo falecimento da Senhorita Maria Lusineide Silva, ocorrido no dia 31 de dezembro de 2012.

Moção de Pesar nº 002/2013
A Câmara Municipal de Petrolândia, através dos Senhores Vereadores Fabiano Jaques Marques e José Luiz dos Santos, manifesta voto de profundo pesar pelo falecimento da Senhora Maria Barros Epifânio, ocorrido no dia 14 de janeiro de 2013.

Indicação nº 001/2013
O Vereador Carlos Alberto, na forma regimental e ouvindo-se o Plenário, vem requerer a esta Egrégia Casa Legislativa, que seja indicado ao Prefeito Municipal Lourival Antônio Simões Neto, a intervenção junto ao Superintendente da Codevasf em Petrolina, para que seja viabilizada a obra para construção de uma adutora na localidade do Brejinho da Serra, no município de Petrolândia.

Indicação nº 002/2013
O Vereador Eudes José da Silva Fonseca, na forma regimental e ouvindo-se o Plenário, vem requerer a esta Distinta Casa Legislativa, que seja indicado ao Ilustríssimo Senhor Secretário de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, a disponibilização de mecanismos que possibilitem a implantação de água encanada, a ser destinada à Comunidade Indígena Entre-Serras, situada neste município de Petrolândia-PE.

Indicação nº 003/2013
O Vereador Rogério Gomes de Sá indica à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado em caráter emergencial ao Excelentíssimo Prefeito Lourival Antônio Simões Neto, o retorno das ambulâncias que prestavam socorro às pessoas residentes no Projeto Icó Mandantes, neste município de Petrolândia.

Indicação nº 004/2013 
Os vereadores Jorge Lino Viana e Rogério Gomes de Sá indicam à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado em caráter de urgência ao Exmº Sr. Prefeito, Lourival Antonio Simões Neto, a manutenção das estadas que dão acesso ao Umbuzeirão até o Projeto Icó Mandantes, tendo início no Projeto Apolônio Sales.

Outros temas tratados na reunião foram postados em matérias específicas, abaixo relacionadas. Para ler a matéria desejada, clique na manchete. 
Clique>31/01/13: Câmara de Vereadores de Petrolândia realiza primeira reunião de 2013

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações cedidas pela Câmara de Vereadores de Petrolândia
Foto: Assis Ramalho

Petrolândia: Leitor reclama de postes com lâmpadas apagadas na Quadra 03


Após o Blog de Assis Ramalho postar mensagem da leitora Amanda, denunciando que em sua comunidade há vários postes com luzes apagadas, o leitor Márcio também nos enviou e-mail, afirmando que o problema se repete na rua em que ele mora. Reproduzimos abaixo a denúncia do leitor.

"Assim como a leitora Amanda, que reside no Bairro Nova Esperança, disse que existem vários postes com as luzes apagadas naquela comunidade, aqui na Quadra 03, no centro da cidade, também não é diferente... Eu já liguei inúmeras vezes para a Central da Celpe para reclamar de um poste localizado na Rua José Benedito da Silva, esquina com a Rua Manoel Beatino de Queiroz, e nada foi feito.

Eu também, assim como todos os clientes da Celpe, pago a taxa de iluminação pública e exijo os meus direitos de consumidor. A rua só não está mais escura porque uma lanchonete nas proximidades do poste, acende seus refletores para iluminar a rua. Porém, depois que a lanchonete fecha as portas e apaga os refletores, a escuridão retorna ao local."

Para ler a matéria anterior sobre o assunto, clique no atalho abaixo:
Clique>Moradora do Bairro Nova Esperança reclama dos postes apagados

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Especialistas alertam sobre risco do uso de analgésicos para aliviar dores nas costas


Usar relaxantes musculares ou analgésicos para aliviar aquela dorzinha que de vez em quando aparece nas costas é uma estratégia desaconselhável e pode resultar em dano maior à coluna vertebral. Para informar as pessoas sobre as principais medidas de prevenção e os riscos que algumas atividades podem trazer à coluna, diversos fisioterapeutas, especialistas em tratamentos para a coluna, lançaram neste sábado (2), de forma simultânea, em 30 cidades, a Campanha Nacional Alerta para Prevenção de Dores nas Costas.

Em Brasília, fisioterapeutas foram ao Parque da Cidade para alertar os frequentadores do local. “Nosso foco é a prevenção desses problemas e chamar a atenção para a necessidade de um diagnóstico precoce, além de contribuir para que as pessoas tomem a decisão de melhorar a postura para proteger a coluna”, disse à Agência Brasil a diretora do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC), Ângela Lepesqueur.

Segundo a fisioterapeuta, as pessoas precisam ficar atentas a quaisquer dores irradiadas (aquelas que percorrem um caminho ao longo do corpo, em geral associadas aos nervos comprometidos), formigamentos e dormência em membros, falta de força, dores espontâneas que surgem sem motivo aparente, além de contraturas musculares nas regiões lombar e cervical e dores locais ou decorrentes de posturas mantidas.

“O maior problema é quando a pessoa resolve o incômodo tomando analgésicos, porque deixa de investigar a causa e, com isso, o problema fica maior”, ressalta Ângela.

Para ler a matéria completa, clique em "mais informações" abaixo.

Petrolândia: Leitor envia mensagem ao Blog em apoio às famílias enlutadas pela tragédia de Santa Maria-RS


O leitor Miguelzinho de Brás encaminhou ao Blog de Assis Ramalho mensagem de solidariedade às famílias que perderem parentes e amigos na tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no domingo passado (27). Abaixo, a mensagem reproduzida na íntegra.

"Meus irmãos de Santa Maria, Porto Alegre, Rio Grande do Sul e de todo Brasil, 

Todos nós estamos perplexos e lamentamos essa incomparável tragédia que ocorreu no dia 27 de janeiro de 2013. Vamos também alertar e cobrar o descaso de alguém responsável por toda essa irresponsabilidade.

Tragédia sempre acontece em todo canto da terra. Por que não prevemos algumas? Seria falta de seguro? Ou de segurança? Ou de delinquentes gananciosos, querendo ter lucro fácil e inadimplentes, colocando em risco a vida de muitos que querem divertir-se um pouco com a rotina, às vezes exótica, que ocorre no cotidiano, ou mesmo até comemorando pequenas vitórias, quando inconscientemente depara com o inesperado.

Fica a pergunta: Por tudo que já aconteceu e está acontecendo, quando, governantes e demais organizadores esgulepados por altos capitais, irão tomar providência pra que não aconteçam tragédias... tragédias... e mais tragédias?

Vai que dá... pra evitar!

Miguelzinho de Brás"

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa


Neste primeiro sabadão do mês de fevereiro de 2013, o Blog de Assis Ramalho posta quatro fotos da nossa querida e inesquecível velha Petrolândia, hoje submersa pelas águas do São Chico.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Paulo Afonso: Lila, Rainha da Seresta, faz show no COPA neste sábado (02)

Lila, a rainha da seresta
Foto: Assis Ramalho
Clube Operário de Paulo Afonso
Foto: Lúcia Xavier
A cantora Lila, a Rainha da Seresta, vai encantar a noite de Paulo Afonso na noite deste sábado (02). Lila vai se apresentar no COPA - Clube Operário de Paulo Afonso, a partir das 23 horas, fazendo o seu show romântico e imperdível.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Petrolândia/Jatobá: Operação Pipa implanta sistema de abastecimento via internet, mas não impede desperdício de água

A partir desta sexta-feira (1º), a Operação Pipa, responsável pelo abastecimento de diversas comunidades que não têm acesso à água encanada em nossa região, sob a coordenação do Exército Brasileiro, implantou um sistema on line para registrar a captação da água tratada junto à Compesa. No caso de Petrolândia e Jatobá, em Pernambuco, o abastecimento dos carros pipas é realizado na ETA de Jatobá.

O gPipa, denominação do sistema da Compesa, é acessado através do telefone celular do motorista do caminhão-pipa, via Internet, usando login e senha individual para cada veículo. Segundo as instruções, cada transação no gPipa "custa apenas R$ 0,06 (seis centavos de real)". Pelas contas dos pipeiros, esse valor é muito mais elevado, afinal, para acessar o sistema e realizar a transação, é preciso pagar o tráfego na Internet, de acordo com o plano de cada operadora de telefonia móvel.

Em sua operacionalização, a Operação Pipa já usou diversos tipos de controle, tanto para garantir que a água está sendo, de fato, coletada na ETA de Jatobá e não em outras fontes, quanto para garantir que o produto está realmente chegando à cisterna do consumidor final. O sistema on line é inovador até demais para os motoristas dos caminhões-pipas, dos quais praticamente nenhum usa computador nem navega na Internet, por falta de tempo ou de habilidade. Mas os tempos mudam e, querendo ou não, toda a sociedade, no final das contas, é obrigada a absorver os avanços tecnológicos e aprender a lidar com eles. 

Neste sentido, a reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou a ETA Jatobá, na manhã desta sexta-feira (01), e presenciou os pipeiros, com celulares nas mãos e quebrando a cabeça para aprender a usar o sistema. Constatamos que, através da ajuda mútua, todos estão aprendendo a usar o sistema, alguns com mais facilidade do que outros. Felizmente existe solidariedade entre eles.

Sobre a implantação do gPipa, verifica-se que foi um grande avanço para controlar, contabilmente, o volume de água abastecido em cada viagem do pipa à ETA. Mas, nesse processo, um detalhe chama a atenção de todos: o desperdício de água em cada abastecimento de carro pipa. Nesta época em que um litro de água tratada vale ouro em nossa terra, castigada pela aridez do tempo, após completado o volume do tanque do pipa, enchido por mecanismo de acionamento manual e controle visual, dezenas de litros transbordam e se perdem num desperdício de dar dó.  

Incrível que se adote tanta tecnologia para controlar virtualmente a quantidade de viagens e volume transportado e nada se faça para evitar o desperdício da água no processo físico de abastecimento dos carros pipas.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Tacaratu: Encerramento da festa de Nossa Senhora da Saúde acontece neste sábado


Acontece neste sábado(02), o encerramento da tradicional festa de Nossa Senhora da Saúde. Confira abaixo a programação:

05:30h - Alvorada
06:00h - Oficio de Nossa Senhora e Missa.
08:00h - Missa com os Romeiros e Devotos (Celebrante: Pe Félix Tenoro)
10:00h - Missa Solene (Celebrante: Dom Bernardino Marchió)
12:00h -
Ângelus

15:00h - Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Saúde, benção com o Santíssimo Sacramento.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Prefeitura de Serra Talhada cancela o carnaval

Após criar expectativa numa parcela da população serratalhadense, a Prefeitura de Serra Talhada decidiu, na noite desta sexta-feira (1), cancelar o Carnaval que estava orçado em somente R$ 80 mil. A decisão do governo acabou dando fôlego à oposição, que começou a pregar o cancelamento da festa há duas semanas, alegando o não pagamento dos salários de dezembro aos aposentados e pensionistas. Entretanto, a notícia caiu como uma ‘bomba’ entre os músicos locais que já estavam ensaiando o repertório para os quatro dias de folia.

“Meu sentimento é de total decepção e tristeza. Esta notícia representa uma baita fraqueza do governo. Como é que fica os nossos compromissos enquanto artistas? Também temos famílias que estavam esperando o dinheiro deste Carnaval. Nós vivemos de música”, desabafou o músico Orlando Lima, responsável pela organização da Orquestra Vilabelense, formado por músicos de Serra Talhada.

Segundo o baterista Cristiano Leite, da Banda Vizzú, o prejuízo com o cancelamento do carnaval é irreparável, uma vez que todos os envolvidos deixaram de assinar contratos em outros municípios acreditando na promessa do governo em realizar os festejos na Capital do Xaxado.”Como é que vou contar para os meus músicos que não tem mais trabalho em Serra Talhada?”, questionou Cristiano, não poupando críticas à decisão do prefeito Luciano Duque (PT).

“Nenhum argumento do governo nos convence. Se o problema era financeiro, nos procurasse à tempo que poderíamos negociar, pois fizemos uma opção de ficar em Serra Talhada, deixando de fechar contrato com outros municípios”, lamentou Leite, em tom de indignação. “Não temos Seguro-Safra, Chapéu de Palha, nenhum tipo de bolsa e temos famílias, gente! Os músicos de Serra têm família e não temos nada haver com o não pagamento dos aposentados”.

Cristiano Leite garante que o prejuízo ainda é maior entre os músicos que já tinham reservado, a título de aluguel, o palco e o som para o Carnaval.”Pois esses fecharam com a prefeitura de Serra e deixaram de alugar para outras prefeituras. Agora foram empurrando com a barriga e não dá mais tempo para fazer um outro contrato”.

Ele faz questão de criticar os vereadores da oposição, que iniciaram a movimentação para impedir os festejos. “Era um carnaval barato com bandas da cidade, não entendo a postura de certos vereadores”, lamentou o músico.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Giovanni Sá, Farol de Notícias