quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Católicos festejam 79 anos da primeira aparição de Nossa Senhora, em Pesqueira

Santuário de N. Sra. das Graças no Sítio Guarda, em Cimbres, Pesqueira

Hoje (06) a comunidade católica de Pesqueira, no Agreste pernambucano, comemora os 79 anos da primeira aparição de Nossa Senhora das Graças, naquele município, localizado a 215 quilômetros do Recife. Na capital, a data foi lembrada logo no início da manhã, com uma missa realizada às 6h, na Capela do Colégio das Damas, no bairro das Graças.

No município de Pesqueira, a Diocese programou a Festa de Nossa Senhora das Graças para o final deste mês, entre os dias 28 e 30 de agosto. As comemorações irão acontecer no Sítio Guarda, distrito de Cimbres, local onde ocorreu a primeira aparição de Nossa Senhora das Graças e onde foi construído um santuário. Haverá missas e peregrinações, cujo roteiro está disponível na fanpage oficial (www.facebook.com/irmaadeliacimbres).

A primeira aparição de Nossa Senhora das Graças às meninas Maria da Luz e Maria da Conceição Teixeira de Carvalho ocorreu na manhã do dia 06 de agosto de 1936, quando as irmãs haviam saído ao Sítio Guarda para colher sementes de mamona.

Maior parte dos brasileiros sabe pouco sobre ciências, diz pesquisa

Pesquisa Indicador de Letramento Científico (ILC), divulgada hoje (6) pelo Instituto Abramundo, revelou que a maior parte dos brasileiros sabe pouco sobre ciências. De acordo com o resultado da consulta, 79% têm conhecimentos científicos básicos, mas não são capazes de usá-los para entender plenamente a realidade que os cerca. O teste envolveu questões com situações cotidianas, como ler e interpretar uma bula de remédio, entender a importância de um pneu de carro não estar careca e conseguir explicar o efeito do uso de antibióticos.

Os resultados finais do ILC foram apresentados na Reunião Ordinária Itinerante do Conselho Nacional de Educação (CNE). O ILC avaliou 2.002 pessoas de 15 a 40 anos, com, no mínimo, quatro anos de estudos. Elas responderam a 36 itens, entre fáceis e difíceis, sobre a aplicação da ciência no dia a dia e em situações mais complexas.

Para o presidente do Instituto Abramundo, Ricardo Uzal, o resultado em ciências no Brasil está aquém de outros países, com impactos no desenvolvimento econômico do país e na falta de crescimento por aumento de produtividade.

Educação básica

10ª Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Tacaratu

Fotos: JL Criações Tacaratu/Ascom PMT

No dia 15 de julho, conforme convocada pelo Prefeito do Município de Tacaratu em conjunto com o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Tacaratu, através do Decreto Municipal nº 07’, de 04 de maio de 2015, foi realizada a IX Conferência Municipal de Assistência Social presidida pelo Conselho, contando na execução com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A IX Conferência Municipal de Assistência Social atende ao calendário bianual de demandas das Conferências do Conselho Nacional de Assistência Social, cujo objetivo prioritário visa o fortalecimento da Política Nacional de Assistência Social, através de todos os entes federados. 

A participação dos representantes das sociedades civil e governamental, além de convidados, usuários e beneficiários dos Programas, Projetos e Serviços da Assistência Social foi muito expressiva, muito superior ao quantitativo de participantes da Conferência anterior, realizada em 2013. Isto vem mostrar o interesse despertado das comunidades tacaratuenses, para a participação nas ações da Assistência Social nos últimos anos. A IX Conferência Municipal de Assistência Social contou ainda com várias autoridades na solenidade de abertura, onde o Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município, José Gerson da Silva, oficialmente deu por aberto os trabalhos. 

Prefeitura de Jatobá realiza IV Conferência Municipal de Saúde

Conferência foi realizada na Escola Profª Djanira Dória (Foto: Ascom PMJ)

A Prefeitura de Jatobá, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou no dia 15 de julho de 2015, na Escola Professora Djanira Dória, a IV Conferência Municipal de Saúde, com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro".

A palestra Magna foi realizada pela Dra. Manuela Carla de Souza Daltro, Fisioterapeuta graduada pela Unipê/PB, Professora da Faculdade Integrada de Patos-FIP e do Instituto Federal da Paraíba/IFPB, e Mestranda em Ciências da Saúde.

Ver mais fotos, clique aqui>Conferência Municipal Saúde Jatobá 2015

Na conferência foram abordados os seguintes Eixos Temáticos:

Waldemar Borges, líder do Governo na Alepe, comemora resultado do Enem

"Eduardo Campos tinha convicção que Pernambuco iria para as cabeceiras do ranking nacional também na educação. O que ele, e nenhum de nós, certamente imaginava é que essa notícia chegaria na semana que antecede seu aniversário de 50 anos, não estando ele mais entre nós", disse Borges (Foto: Assis Ramalho)

O líder do governo, deputado Waldemar Borges, ocupou a tribuna na tarde de hoje para destacar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, divulgado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que revelou que as dez melhores escolas públicas do ensino médio estão no Nordeste, sendo seis delas em Pernambuco. A terceira, quarta, quinta e sexta posições do Enem, entre escolas de grande porte – com mais de 90 alunos – que tem indicador de permanência alto, onde mais de 80% dos alunos cursaram todo o ensino médio, e têm alunos de nível socioeconômico baixo ou muito baixo, são de estabelecimentos pernambucanos. São eles: Escola de Referência em Ensino Médio Coronel João Francisco (São Vicente Ferrer), Erem João Pessoa Souto Maior (Sairé), Erem Barão de Exu (Exu), Erem Padre Antônio Barbosa Júnior (Jurema). O nono e o décimo lugares são também de Pernambuco: Erem Senador Nilo Coelho (Dormentes) e Erem Manoel Guilherme da Silva (Passira).

Tacaratu: VII Campeonato Municipal de Futsal tem jogos até dia 4 de setembro


Foto: JL Criações Tacaratu/Ascom PMT

Teve início nessa terça-feira (04) e se estende até o 04 de setembro, o VII Campeonato Municipal de Futsal de Tacaratu, promovido pela Prefeitura de Tacaratu e realizado pelo Departamento Municipal de Esportes.

São duas partidas disputadas por dia, das terças às sextas-feiras, no Ginásio Poliesportivo Carlos Pereira de Araújo. A primeira partida começa às 19h30.
Segue abaixo a relação das equipes participantes, que são 12 no total.

As 12 equipes que disputam o campeonato tacaratuense são Expresso Jovem (Tacaratu), Spinherense (Aldeia Espinheiro), Olho D’Água do Bruno, Tacaratuzinho, Caraibeiras, Tacaratu, Cruzeiro (Sítio Pingos), Palmeirinha (Caraibeiras), ABV (Tacaratu), Pankararu (Aldeia Brejo dos Padres), Barrocão (Caraibeiras) e Avenida (Caraibeiras).
Redação do Blog de Assis Ramalho 
Informações: Prefeitura Municipal de Tacaratu

Projeto de Lei permite aos produtor rural vender energia solar

Zeca Cavalcanti, Presidente da Comissão de Convivência da Seca na Câmara , é autor do Projeto de Lei (Foto: Divulgação)

A Comissão Externa da Convivência da Seca no Semiárido Nordestino realizou, hoje 06.08, audiência pública para debater o “Desenvolvimento tecnológico e a política energética voltada à convivência com a seca”. Na reunião, o Presidente da Comissão, deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE), anunciou que a Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei (PL 2335/15), de sua autoria, que permite aos produtores rurais venderem energia solar aos distribuidores de energia. “Vamos transformar o produtor rural em produtor de energia elétrica renovável. Dessa maneira, poderemos elevar significativamente sua renda e trazer grandes benefícios energéticos para o Brasil. Esse objetivo pode ser alcançado, principalmente, por intermédio do aproveitamento da energia solar, uma vez que o Semiárido apresenta os maiores índices de insolação do País”, ressaltou o parlamentar.

Além da energia solar, a proposta possibilita também o aproveitamento de outras formas de produção de energia no meio rural, como o aproveitamento de resíduos agropecuários. “Na Região Sul, temos exemplos de semelhante iniciativa, com geração de eletricidade por meio da queima do biogás produzido a partir de dejetos de suínos, que antes acabavam sendo lançados sem tratamento adequado nos corpos d’água da região, causando grande poluição dos recursos hídricos”, explica o deputado pernambucano.

Rodrigo Novaes instala Frente Parlamentar em defesa do Hub da Tam em Pernambuco

Próxima reunião da Frente Parlamentar acontecerá na segunda-feira (10)

Aconteceu nesta quinta-feira, (06), no Plenarinho da Casa Joaquim Nabuco, a instalação da Frente Parlamentar em defesa do Hub da Tam em Pernambuco.

O coordenador da frente, o deputado Rodrigo Novaes (PSD), reuniu-se com os outros membros, os deputados Tony Gel, Aluísio Lessa, Miguel Coelho, Odacy Amorim e Zé Mauricio para colher sugestões e fazer uma agenda de trabalho para os dois próximos meses, com o objetivo de apoiar o estado para receber o centro de voos.

Entre as ideias, o deputado sugeriu uma visita à presidente Dilma, ao comando da Aeronáutica, mobilização da população, divulgação nas redes sociais. “Precisamos mobilizar todos os pernambucanos a se juntarem nessa luta, é preciso uma mobilização não só na Alepe, mas da sociedade", disse Novaes.

O parlamentar afirmou que a instalação da Frente é mais uma ação que se soma às outras iniciativas de apoio ao Hub da Tam. “Venho acompanhando o Governo do Estado com uma excelente articulação, e a Assembleia Legislativa não poderia ficar de fora”, finalizou Rodrigo.

Jatobá realiza 2ª Conferência Municipal de Assistência Social


Mesa de honra da II Conferência Municipal de Assistência Social (Foto: Ascom SAS/PMJ)

A Prefeitura de Jatobá, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou no dia 29 de julho de 2015, na Escola Municipal Professora Djanira Dória, a VII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema "Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2016".

Estiveram presentes no evento: o Prefeito Robson Leandro e a Primeira Dama Rayanne Victória, Assessor de Gabinete/Comunicação Givonaldo Sandes, Secretária de Assistência Social Aparecida Barbosa, Secretário de Administração Tácito Leite, Secretária de Saúde Paula Daltro, Secretária de Educação Edjane Gomes, Vereadores Paulo Daltro e Eraldo, Coordenadora do CRAS Maria Sebastiana, representantes dos Conselhos, Sociedade Civil, comunidade e colaboradores.

A programação do evento incluiu apresentações culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), faixa etária 07 a 14 anos, do Moxotó (flauta), e SCFV, de 07 a 14 anos, da Carrapateira (dança de forró).

A palestra Magna, com o tema “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, foi proferida pela palestrante Elisberlânia Correia, Assistente Social.

Prefeita de Floresta se encontra com Kaio Maniçoba para tratar de recursos para o município

Rorró, Kaio e Gatão (Foto: Divulgação)

O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS-PE) recebeu, em Brasília, a prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB). A gestora foi à capital federal em busca de recursos para investimento no município nas áreas de esporte, educação e lazer.

A gestora pretende investir em uma quadra esportiva coberta no distrito de Nazaré do Pico, na duplicação da estrada de acesso à cidade e no calçamento de diversas ruas. Durante o encontro, o parlamentar reafirmou o compromisso em colocar emenda para a sua cidade natal.

Cerca de R$ 3,5 milhões já foram indicados por Kaio para serem utilizados nas áreas de saúde e turismo de Floresta.

Assessoria de Imprensa Deputado Federal Kaio Maniçoba

Em Petrolândia, Diretoria do Sindicato dos Condutores de Ambulândia de PE reúne-se com prefeito Lourival Simões e equipe da saúde


O Diretor Executivo do Sindicatos dos Condutores de Ambulância do Estado de Pernambuco (Sindconam-PE), Jorge Santos, acompanhado do presidente da entidade sindical, Nilson José, foi recebido na última terça-feira (04) pelo prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, em uma audiência que durou mais de quatros horas. Entre os assuntos da pauta, foram debatidos a qualificação profissional dos motoristas de ambulância, o reconhecimento da categoria, com a criação de plano de cargos e salários pelo Município, condições de trabalho.

Para o presidente do Sindconam-PE, a receptividade foi muito gratificante para a categoria. O prefeito mostrou-se preocupado com as necessidades postas para que o município tenha condutores de ambulância preparados para oferecer um serviço de qualidade, humanizado e com a máxima segurança para os usuários do serviço.

À tarde, a direção do Sindicato também se reúniu com a Secretária de Saúde do município, Dra. Andreza, a Diretora do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, Dra. Fabiana Simões, e o Coordenador de Transporte do Hospital, sr. Luiz Carlos Ferraz, para tratar de assuntos operacionais e estruturais, em continuidade aos trabalhos relevantes às reivindicações da categoria.

Com tudo concluído satisfatoriamente, o Sindconam-PE agradece ao Prefeito Lourival Simões e à sua equipe pelo reconhecimento da categoria e pelo empenho com que se dispôs a receber a equipe de representantes da entidade sindical. 

Após a visita, o sr. Nilson declarou-se encantado com Petrolândia, cidade banhada pelas águas do São Francisco. “Sou pernambucano bairrista e defendo meu estado com unhas e dentes, seja lá onde estiver, e Petrolândia era um sonho de criança conhecer, pela sua história, seu povo sertanejo, sua calmaria e, claro, pelo Velho Chico. Tomar banho no Rio São Francisco foi como voltar a ser criança por uns momentos. Um pouco triste pelo castigo da seca, mas sei que o Velho é forte e Deus, brasileiro, pernambucano e sertanejo. Tomei banho, bebi da água da água do rio e, se for verdade o que dizem ("quem bebe da água do rio não vai mais embora"), vou ficar aqui de uma vez, até o final da vida", brincou. 

Jorge Silva Santos/Ascom Sindconam-PE

Pesca artesanal é debatida com técnicos do ProRural no Pernambuco no Clima


Os técnicos do ProRural estiveram presentes, nesta quarta-feira (05), da quarta edição do evento Pernambuco no Clima, que engloba seminário e exposições e acontecem de 3 a 9 de agosto, no shopping Rio Mar. O objetivo da participação de representantes do Programa foi debater sobre os temas da economia verde, a mobilidade, as cidades inteligentes, a pesca artesanal e outros assuntos ligados ao meio ambiente e a sustentabilidade das cidades.

Para o técnico de Análise e Supervisão de Projetos de Pesca do ProRural, Sileno Alcantara, é de grande importância que os gestores públicos e a sociedade civil fomentem o debate sobre a pesca artesanal. “Muitos agentes públicos desconhecem a grandeza da piscicultura familiar, por exemplo. Só no Sertão do Estado, no lago de Itaparica e no Moxotó, a produção de tilápia chega a aproximadamente 250 toneladas por mês”, explica Sileno.

Bancada governista comemora desempenho das escolas estaduais no ranking do ENEM

​Deputado Miguel Coelho (Foto: Giovanni Costa/ALEPE​)

Seis escolas públicas de Pernambuco ficaram entre as dez melhores do Brasil no ranking de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O resultado foi repercutido, nesta quinta-feira (06), na Assembleia Legislativa pela bancada governista como fruto de oito anos de investimentos na política educacional do estado.

O deputado Miguel Coelho (PSB) destacou a mudança de patamar que Pernambuco alcançou após o aumento das escolas de tempo integral. “Um estado que era um dos mais violentos do país, hoje, tem não só um trabalho de referência no combate à violência como também seis escolas públicas estão entre as dez melhores do País. Isso é um trabalho revolucionário com as escolas de tempo integral e é preciso que todos se unam para manter esse desenvolvimento.”

O socialista ainda ressaltou o fato de todas as escolas com melhores desempenhos estarem localizadas no interior de Pernambuco. “Fiquei ainda mais feliz porque essas unidades estão no interior, inclusive, uma delas na minha região, na cidade de Dormentes. Isso é sinal da interiorização do desenvolvimento e dos investimentos.”

Jornalista César Rocha se associa à Rima Consultoria em Comunicação

Profissional deixa assessoria do ministro Armando Monteiro e reforça time que conduziu campanhas eleitorais em Pernambuco, Alagoas e Paraíba (Foto: Divulgação)

Depois de seis anos à frente da comunicação de Armando Monteiro, o jornalista César Rocha deixa a assessoria do ministro para se associar à Rima Consultoria em Comunicação, comandada por Ricardo Mello e Rafael Marroquim, jornalistas que acumularam nos últimos anos participações marcantes em campanhas políticas em Pernambuco, Alagoas e Paraíba. Na Rima, César vai somar forças nas consultorias para clientes dos setores público e privado.

Pioneiro na criação de blogs de política dos jornais em Pernambuco, tendo criado e editado os blogs do JC, da Folha e do Diario de Pernambuco, César Rocha foi também repórter especial, editor de Política, colunista, comentarista na TV Jornal e correspondente em Brasília da imprensa local. Chefiou ainda as assessorias de comunicação do Ministério da Saúde, em Brasília, e do Ministério Público de Pernambuco, no Recife. Na comunicação de Armando Monteiro, o jornalista dedicou-se intensamente às campanhas eleitorais ao Senado, em 2010, e ao governo de Pernambuco, em 2014, além das disputas municipais de 2012.

Petrolândia: EREM Maria Cavalcanti Nunes lidera ranking das escolas da GRE Floresta no ENEM 2014


Fotos: Lúcia Xavier


Nessa quarta-feira (05), o Instituto nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas por escola da edição 2014 do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).  A EREM Maria Cavalcanti Nunes, de Petrolândia, Sertão de Itaparica, na área de atuação da Gerência Regional de Educação do Submédio São Francisco, sediada em Floresta, lidera o ranking das escolas da GRE-Floresta, com nota 493,556 nas provas objetivas.

Os dados apresentam o resultado de 15.640 escolas de todo o país, avaliadas pelo desempenhos dos 1.295.954 estudantes fizeram o Exame. Em nota, o ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, afirma que os dados divulgados somam o conjunto do desempenho das provas objetivas e de Redação, associado a indicadores como o de permanência na escola, e realidade social do estudante. Segundo o ministro, o ENEM “é um termômetro da situação das escolas".

As escolas privadas permanecem no ranking de melhores notas do ENEM, que em geral, são escolas pequenas, com estudantes de nível socioeconômico muito alto e professores qualificados. As escolas públicas, com realidades diferenciadas, estão despontando em posições significativas, apesar da precariedade de aspectos estruturais.

As 10 melhores notas de escolas públicas do Brasil estão no Nordeste, sendo seis de Pernambuco, todas elas integrantes do programa de Escolas de Referência em Ensino Médio. Para figurar na lista, a escola deve ter mais da metade dos formandos do ensino médio participando das provas.
Informações: Profª Jussara Araújo/EREM Maria Cavalcanti Nunes

Petrolândia: Compesa esclarece boatos sobre falta de água durante a greve

Compesa em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Desde que foi anunciada a greve por tempo indeterminado dos trabalhadores da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com início marcado para o próximo sábado (08), circula nos grupos de WhatsApp e centrais de boatos de Petrolândia a informação de que vai faltar água na cidade durante a paralisação.

A gerente da Loja de Relacionamento da Compesa em Petrolândia, Aparecida Lucena, conversou com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia na manhã desta quinta-feira (06). Segundo ela, os comentários são apenas boatos e população deve ser tranquilizada, pois não faltará água durante a greve. Acrescentou que é improvável os servidores da empresa aderirem à greve, e - mesmo que isso venha a acontecer - os serviços serão mantidos em funcionamento normal.

Em nota oficial divulgada nessa quarta-feira (05), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) afirmou esperar que os serviços essenciais sejam mantidos, como determina a Lei de Greve e assegurou à população que irá adotar todas as medidas cabíveis para garantir a continuidade dos serviços prestados pela empresa. Por ser um serviço essencial, durante a greve pelo menos 30% dos funcionários deverão trabalhar no setor de abastecimento.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Da tribuna do Senado, Fernando Collor chama procurador-geral de FDP

Durante o discurso, Collor acusou o Janot, que concorre à reeleição ao cargo, de usar o vazamento seletivo de informações sigilosas da investigação como parte de uma
Collor acusou o Janot de usar o vazamento seletivo de informações sigilosas da investigação como parte de uma "estratégia ardilosa" para permanecer no posto; Afirmações caluniosas e infames. Filho da puta", disse.


Investigado pela Lava Jato, o ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL) xingou nessa quarta-feira (5) o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de "filho da puta" durante o pronunciamento que fez na tribuna do Senado para se defender das acusações de que um grupo ligado a ele teria recebido R$ 26 milhões em propina do esquema de corrupção da Petrobras.

No momento em que explicava que a apreensão de três carros de luxo em sua casa em julho fazia parte do que chamou de "espetáculo midiático" e que os carros foram comprados com dinheiro lícito, Collor sussurrou o xingamento.

"As empresas têm contrato social, estão devidamente registradas na junta comercial, tem suas atividades de acordo com o que define a legislação. Se existem parcelas em atraso é uma questão comercial que diz respeito a mim e ao credor, não podendo em tempo algum, sob o risco de uma grave penalização judicial a quem afirma, que tal atrasos se devem a recursos escusos. Afirmações caluniosas e infames. Filho da puta", disse.

Após acordo, servidores do Oswaldo Cruz encerram greve

Gestores e servidores discutiram pautas na manhã desta quinta (Foto: Cinthya Leite/ JC)

Após poucas horas de greve, os servidores do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, entraram em acordo com a nova diretoria e prometem voltar ao trabalho nesta sexta-feira (7). Uma reunião entre a diretora Izabel Avelar e os funcionários discutiu, na manhã desta quinta-feira (6), as pautas de reivindicação da categoria.

Em frente à unidade de saúde, ligada à Universidade de Pernambuco (UPE), Izabel Avelar, em seu primeiro dia de trabalho, garantiu o pagamento das gratificações de desempenho, uma das principais reivindicações da categoria. Segundo os servidores, no mês de julho, a gratificação teve corte de R$ 23. A nova gestora prometeu ainda ações para requalificar a unidade hospitalar.

Segundo Izabel Avelar, até a próxima semana, oito leitos da enfermaria do hospital serão reativados, ventiladores e ar condicionados serão instalados e vazamentos que provocam mofo serão resolvidos. Além disso, um serviço de acolhimento para dar suporte de agendamento de consultas e cirurgias será criado para os pacientes.

A CBF transformou a comemoração do gol em crime - Artigo de Fabio Chiorino


"Mas há um legado bem interessante nesses novos espaços: a proximidade de alguns setores da arquibancada com o campo e, consequentemente, com os jogadores. E aos poucos, os goleadores perceberam que era possível encurtar ainda mais essa distância", escreve Fabio Chiorino, jornalista, em artigo publicado por CartaCapital, 04-08-2015.

Eis o artigo.

O futebol é o esporte mais apaixonante do planeta. Sua imprevisibilidade garante que qualquer lance fortuito possa ser traduzido em gol. Aí quando ele acontece, o que se vê é uma cena tão forte e rica que nem mesmo quem está lá consegue explicar a outro que nunca pisou num estádio. O orgasmo esportivo em sua essência.

As comemorações também sempre foram um capítulo à parte. Socos no ar, danças, rolada na grama e provocações ao rival. Até que chegaram ao Brasil, por conta da Copa do Mundo, as arenas. De longe, todas parecem iguais. De perto, muitas vezes perdeu-se um detalhe ou outro que caracterizava e construía a lenda sobre um estádio. Como o abarrotado Maracanã no último domingo, na partida entre Flamengo e Santos.

Policial da patrulha escolar é assassinado no Recife com a própria arma, em serviço

Marcílio, que era torcedor do Santa Cruz, tinha apenas seis anos na PMPE (Foto: arquivo pessoal)


O soldado da Polícia Militar Marcílio Ferreira Xavier, 32 anos, que era lotado no 12º batalhão e trabalhava na Patrulha Escolar, foi assassinado na noite dessa quarta-feira, no bairro de Areias, no Recife. Marcílio que estava trabalhando foi surpreendido próximo à Escola Estadual Heróis da Restauração por dois homens, que roubaram a arma usada em serviço, uma pistola ponto 40. Em seguida, os assaltantes dispararam contra o militar. Marcílio chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Não há pistas dos criminosos.

A Polícia Militar de Pernambuco divulgou nota de pesar lamentando a morte do soldado Marcílio. “A investida criminosa atenta contra todos integrantes da corporação e a sociedade pernambucana, que confia no trabalho da Polícia Militar e nos órgãos de sistema de segurança pública para a prisão dos envolvidos no assassinato do PM”, diz o texto enviado pela assessoria de Comunicação Social.

Dívidas da Codevasf com a Celpe deixa agricultores do Projeto Fulgêncio, no Sertão de PE, sem água e energia

Projeto Fulgêncio está sem água e energia em Santa Maria da Boa Vista. Em nota, a Celpe disse que só vai restabelecer o fornecimento de energia elétrica de unidades da Codevasf, depois que o acordo de pagamento das faturas, que estão em aberto, for efetuado (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

Os moradores do Projeto Fulgêncio estão sem energia e água para produção e consumo humano em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. Como água chega através de bombas elétricas, a comunidade fica impossibilitada de recebê-las nas torneiras. O motivo da suspensão da energia são dívidas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

A dona de casa, Rosineide Souza Genovez, teve sua rotina alterada, por conta das dificuldades enfrentadas no recebimento de água. “Era para eu lavar roupa hoje e eu não lavei, porque não tem água”, destaca.O canal do Projeto Fulgêncio está quase vazio. Segundo os produtores, sem energia não tem como fazer a captação da água. “Existe uma dívida da Codevasf com a Celpe. De janeiro para cá, não foram efetuados os pagamentos e existe apenas um contrato. Segundo o que o governo vem colocando, é que vai pagar parcelado”, explica o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria da Boa Vista, José Expedito de Almeida.

Essa é a terceira vez que a energia é suspensa no local. Um prejuízo, principalmente, para os agricultores. “Já tive prejuízo do outro corte com a goiaba, que no dia de envenenar, não teve água. Já vem esse agora e eu adubei a minha roça toda ontem, minha goiaba e manga e a plantação adubada passando sede, com certeza eu vou ter prejuízo”, conta o produtor, Jorge Lima.

Curso de Gestão de Escritórios de Advocacia é ministrado em Garanhuns

 
Foi ministrado no último final de semana na OAB Garanhuns, iniciando as atividades da Quinzena do Advogado, cuja data se comemora no dia 11 de agosto, o curso de Gestão de Escritórios de Advocacia, o primeiro no interior de Pernambuco. A iniciativa partiu da instituição, em parceria com a Comissão de Sociedade de Advogados, e foi realizado no auditório da Subseccional.

Segundo o presidente da OAB Garanhuns, Dr. Paulo André Couto Soares, o curso foi um sucesso em participantes e conteúdo aplicado. "É crescente a formação de novos advogados, que muitas vezes sem conhecimento de gerir seu próprio escritório, iniciam uma carreira profissional, por isto é importante esta formação, que não se consegue nos bancos das faculdades. A OAB busca proporcionar ao advogado uma construção profissional atualizada e necessária à sua atuação", afirmou o presidente.

Petrolândia: Consultório Odontológico Dra. Íris Marques Novaes, nova parceria do Blog, funciona de segunda a sexta, à tarde e à noite

Dra. Íris Marques Novaes

O Consultório Odontológico Dra. Íris Marques Novaes, nova parceria do Blog de Assis Ramalho, oferece em Petrolândia o atendimento ideal para quem não pode fazer seu tratamento dentário no horário comercial tradicional. O consultório funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 20h00. Portanto, falta de tempo deixou de ser motivo para não fazer a visita semestral para avaliar sua saúde bucal.

Entre os procedimentos realizados pela Dra. Íris Marques Novaes estão: Endodontia (canal), prótese (PPR, total e fixa), clínica geral (restaurações, raspagem, profilaxia), cirurgia oral menor (exodontias - extração - simples, exodontia de 3ºs molares, frenectomia, gengivoplastia), clareamento dentário e outras.

O Consultório Odontológico Dra. Íris Marques Novaes é bem localizado, no centro de Petrolândia, na Manoel Rodrigues de Almeida, em frente ao prédio da Delegacia de Polícia Civil. Mais informações e marcação de consultas pelo número (87) 9 9648-0213.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações Dra. Íris Marques Novaes

CBF divulga datas e horários dos jogos das oitavas de final da Copa do Brasil

Vasco e Flamengo decidirão os dois jogos no Maracanã, dias 19 e 26 deste mês

A CBF confirmou nesta quarta-feira quais serão as datas e os horários dos confrontos decisivos, válidos pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Vasco e Flamengo realizarão seus duelos no Maracanã, ambos 22h. Já o Fluminense fará o jogo de ida no Rio e a volta no Mangueirão, em Belém. As quartas de final estão marcadas para os dias 23 e 30 de setembro e as semis serão em 21 e 28 de outubro.

Confira os detalhes dos confrontos decisivos:

Corinthians X Santos
Jogo de ida: 19/8, às 22h, na Vila Belmiro, em Santos.
Jogo de volta: 26/8, às 22h, na Arena Corinthians, em São Paulo.

Vasco X Flamengo
Jogo de ida: 19/8, às 22h, no Maracanã, no Rio.
Jogo de volta: 26/8, às 22h no Maracanã, no Rio

Cruzeiro X Palmeiras
Jogo de ida: 19/8, às 22h, no Allianz Parque, em São Paulo.
Jogo de volta: dia 26/8, às 22h, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Floresta: Prorrogado prazo para se inscrever no concurso da Prefeitura


A Prefeitura de Floresta, no Sertão de Pernambuco, prorrogou nessa quarta-feira (5) as inscrições para o concurso público. Agora, os interessados terão até o dia 13 de agosto para se inscrever. Outra boa notícia é que doadores de sangue também terão direito à isenção da taxa.

De acordo com a Lei Municipal 382 de 2009 as pessoas que comprovarem doação de sangue (de pelo menos três vezes nos últimos doze meses) têm direito ao benefício. Os interessados terão entre 6 e 11 de agosto para solicitar a isenção. A lista das pessoas beneficiadas será divulgada no dia 12 de agosto.

Apesar da lei existir há seis anos, esse benefício não constava no edital de abertura do concurso da Prefeitura de Floresta. O restante das datas especificadas no concurso permanecem inalteradas.

Blog do Elvis/NE10

Petrolândia: Cardiologista Sérgio Carneiro atende na Petroclínica nesta sexta-feira (06)


A Petroclínica de Petrolândia informa que o cardiologista Sérgio Carneiro vai atender nesta sexta-feira (14), a partir das 13h30. Marque sua consulta pelos números (87) 3851-2333 ou 9 9805-0774.

A Petroclínica está localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, nº 436 – Quadra 09, próximo ao Atacado São Francisco.

Para conhecer as especialidades e dias de atendimento na Petroclínica, clique abaixo.
>Petroclínica divulga novo calendário de atendimento de seus profissionais médicos

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações Claudijane Souza/Petroclínica

Dupla mata duas pessoas, faz refém e troca tiros com a polícia no interior de PE


Duas pessoas foram mortas, uma foi baleada e outra feita refém em um suposto assalto na tarde desta quarta-feira (5) em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Os homicídios teriam ocorrido após o roubo de um carro, conforme informou a Polícia Militar. O caso aconteceu no distrito de Mandaçaia, zona rural do município.

Os suspeitos estariam em um carro, quando tentaram assaltar as quatro pessoas que estavam em outro veículo. De acordo com informações da PM, os homicídios ocorreram após eles praticarem o assalto.

Petrolândia: Parceria do Blog, Gesso Santa Bárbara embeleza sua casa, loja ou escritório com divisórias, forros, sancas e muito mais

Maurício do Gesso Santa Bárbara,  também conhecido como moreno do carro preto (Fotos: Assis Ramalho)

Gesso Santa Bárbara, indústria e comércio de gesso, na Quadra 17 de Petrolândia, organização de Maurício e Larissa, trabalha para embelezar a sua casa, loja ou escritório com sancas, forros, divisórias e decoração em geral, moldados em gesso.

Ao reformar ou construir, conte com os serviços profissionais da Gesso Santa Bárbara para tornar ambientes exclusivos, com as múltiplas possibilidades de uso do gesso em tetos e paredes, por exemplo.

Parceria do Blog de Assis Ramalho, Gesso Santa Bárbara, que presta serviços em Petrolândia e cidades circunvizinhas, está situada na Avenida Marieta Cavalcanti de Souza, 21 - Quadra 17 de Petrolândia. Contato pelos números (87) 9958-2220, 9243-4661 e 9960-5400.

Gesso Santa Bárbara deseja a todos que o ano novo seja de novas conquistas e projetos realizados, construídos com saúde, fé, perseverança e alegria. Feliz Natal e Próspero 2015!


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Profª Renata Lima anuncia novas turmas de natação e hidroginástica


A professora de Educação Física Renata Lima anuncia que está formando novas turmas para natação, com aulas nos horários da manhã, tarde e noite, para crianças e adultos.

Turmas novas também para hidroginástica, em aulas 2, 3 ou 4 vezes por semana.

Ótimos preços. Confira e garanta sua vaga!

As aulas são realizadas na Av. Auspício Valgueiro Barros, perto da esquina com a Av. Sabino Costa, no centro de Petrolândia. 

Mais informações e inscrições: (87) 9 9988-0065 ou 9 9677-4001

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/foto: Renata Lima

Reprovação a Dilma cresce e passa a de Collor em 1992, diz Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra que a presidente Dilma Rousseff tem 71% de reprovação, superando assim as piores taxas registradas por Fernando Collor no cargo às vésperas de sofrer processo de impeachment.

Na pesquisa anterior, na terceira semana de junho, 65% dos entrevistados avaliaram o governo Dilma como ruim ou péssimo.

O grupo dos que consideram o desempenho da petista ótimo ou bom variou para baixo, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Em junho, 10% dos entrevistados mantinham essa opinião. Agora somam 8%.

O quadro também piorou para a petista no que se refere a um eventual pedido de impeachment. Perguntados se o Congresso deveria abrir um procedimento formal de afastamento, 66% dos entrevistados disseram que sim. Na pesquisa anterior, em abril, eram 63%.

Os números registrados pelo Datafolha na sondagem desta semana são os piores desde que o instituto começou a série de pesquisas em âmbito nacional, em 1999, no governo Collor.

Rodrigo Novaes propõe transparência em gastos com shows pagos com recursos públicos em PE

Deputado estadual Rodrigo Novaes (Foto: Roberto Soares/Alepe)

A exibição de placas informativas com os custos dos shows realizados com recursos públicos no Estado foi proposta pelo deputado Rodrigo Novaes (PSD) na Reunião Plenária desta quarta (05). Segundo o Projeto de Lei nº 331/2015, protocolado pelo deputado, as placas devem ser exibidas em local visível durante a realização do evento. Além dos custos, também devem ser exibidos o nome das empresas responsáveis pela estrutura do show e a origem dos recursos empregados.

“Proponho esse projeto para que o próprio cidadão saiba que esses eventos chegam a custar 300, 400 mil reais, e assim deixe de pressionar os gestores para que mais shows sejam promovidos”, explicou o parlamentar. “Nesse momento de crise, ainda há prefeituras em situação de emergência que gastam milhares, até milhões de reais na contratação de artistas. Precisamos despertar nos gestores e na sociedade a noção de que isto não pode ser prioridade no momento”, completou.

Alepe

Paulo Afonso: Vision Idiomas oferece a professores um semestre grátis de Inglês em matrículas feitas no próximo sábado (07)

Falar Inglês, língua oficial da tecnologia, é suporte para o desenvolvimento de alunos e professores.

Atualmente, ser professor exige mais do que os conhecimentos adquiridos durante o curso de formação em sua área. A globalização e expansão da comunicação, notadamente pela internet, exige que o professor esteja antenado com o que se passa em redor e fora do país e tenha acesso a novas informações com rapidez. Falar Inglês é condição básica para o professor manter-se atualizado, porque a tecnologia fala inglês e pede mais que o Present Simple Tense do verbo To Be e traduções "ao pé da letra" do Google Tradutor.

Com o objetivo de contribuir com a atualização do currículo dos professores, a Vision Idiomas, em Paulo Afonso-BA, oferece uma promoção válida somente no próximo sábado, dia 7 de agosto. Os professores que fizerem sua matrícula no Curso de Inglês da Vision Cursos terão direito a um semestre grátis. Bem interpretada, a promoção é uma bolsa de estudos concedida aos professores para estudo da Língua Inglesa.

Então, professores de Paulo Afonso e região, aproveitem e façam o primeiro semestre do Curso de Inglês, do seu jeito, na Vision Idiomas, escola com professores nativos e fluência absoluta no idioma.

O aluno da Vision Idiomas também ganha descontos na compra de livros na Livraria Nobel (Rua da Gangorra, 130 - Paulo Afonso) e, em breve, serão anunciadas novidades em intercâmbio no Exterior. A Vision Idiomas firmou parceria com a Experimento Intercâmbio Cultural (www.experimento.org.br), agência de tradição e renome internacional na área.

A Vision Idiomas está localizada na Rua Esplanada, 77 - Alves de Souza, próximo ao Restaurante Tambaú. Telefone (75) 3281-7778.
Curta a fanpage no Facebook Vision Idiomas

Assessoria de Imprensa Vision Idiomas

Petrolândia: 13ª Feijoada da Catequese da Paróquia acontece neste domingo (09), com música ao vivo

Feijoada é tradição na comunidade (Fotos: Assis Ramalho)

No próximo domingo (09), será realizada a 13ª Feijoada em prol da Catequese e da Paróquia de Petrolândia, no Centro Padre Geraldo, situado na Av. Sabino Costa, na Quadra 08 de Petrolândia.

Leve sua família para saborear a feijada e comemorar o Dia dos Pais, com música ao vivo a partir das 11 horas. O preço do prato é R$ 8,00.

Matéria relacionada:
>12ª Feijoada da Catequese da Paróquia local foi realizada neste domingo (10), Dia dos Pais

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Comissão Organizadora

Petrolândia: Curso 'Feridas e Curativos: Avaliação e Tratamento' é concluído com sorteio de brindes e entrega de certificados






Domingo passado, 2 de agosto, foi realizado o encontro de encerramento do curso Feridas e Curativos: Avaliação e Tratamento, promovido em Petrolândia, em quatro domingos consecutivos na Sala de Reunião da Câmara Municipal.

A Especialista em Dermatologia pela USP e Assessora Técnica da Smith Nephew, Camila Barros ministrou as últimas aulas do curso. A Smith Nephew é fabricante de materiais para curativos especiais. 

O curso foi encerrado com sorteio de brindes e entrega de certificados para todos os participantes.

"Aproveitando o espaço, gostaríamos de agradecer de forma especial a todos os patrocinadores que, com suas valiosas contribuições, nos ajudaram a realizar este tão sonhado curso", finaliza o Enfermeiro Sanitarista Jardel Lisbôa, em nome da Comissão Organizadora do curso. 

Parabéns à equipe pela realização do evento, de grande importância para a Enfermagem de Petrolândia. 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/fotos: Jardel Lisbôa