13 agosto 2025

Tacaratu: Há 04 anos partia o ex-prefeito José Gerson; despedida foi com lágrimas, comoção e homenagens

 

Caixão com o corpo de Gerson em cima de um caminhão na despedida de Tacaratu, antes do sepultamento em Caraibeiras. Foto/arquivo: Assis Ramalho/BlogAR


Nesta quarta-feira, 13 de agosto de 2025, completa 04 anos do falecimento do ex-prefeito de Tacaratu, José Gerson. Na triste data uma multidão participou das honras fúnebres, com lágrimas e comoção. O evento teve a cobertura de reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia - RELEMBRE MAIS ABAIXO.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

A trajetória política de Gerson se iniciou no ano de 2012, quando disputou a cadeira do executivo de Tacaratu contra Eyder Costa (Eydinho), nesse pleito Gerson saiu vencedor obtendo 6.095 contra 4.745 do seu adversário.

Em 2016 Gerson disputou a reeleição contra dois candidatos, foram eles Dr. Jeovane e Zito de Maninho, tendo novamente a confiança da população de Tacaratu, Gerson foi reeleito com mais de 1.000 votos em relação ao segundo colocado (DR JEOVANE). Já em 2020, Gerson lançou Sandra como sua substituta, porém foi derrotado por Washington Ângelo que já tinha sido seu vice-prefeito em sua segunda gestão.

Relembre abaixo

Formatura de policiais: Pernambuco contará com 2.299 novos militares nas ruas a partir de segunda-feira (18)

Juntos pela Segurança prevê o ingresso de mais de 7 mil novos profissionais nas forças de segurança até 2026 - Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

Pernambuco terá 2.299 novos policiais militares nas ruas a partir da próxima segunda-feira (18). A governadora Raquel Lyra participou, nesta terça-feira (12), da cerimônia de formatura dos novos agentes que reforçarão a segurança pública no estado. O evento ocorreu na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.
 
"São homens e mulheres que dedicaram a sua formação por sete meses, que fizeram uma grande disputa para poder entrar nesse concurso e que agora vão servir ao nosso estado. O que queremos dizer ao povo de Pernambuco é que o trabalho não para, vamos continuar nos dedicando para permitir que nosso estado seja um lugar seguro para todos", discursou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os policiais já começarão a atuar a partir da próxima segunda-feira. "É uma sensação de dever cumprido. Todos os 2.299 que se formaram estarão no dia 18 de agosto iniciando o primeiro estágio de 30 dias no Recife e Região Metropolitana, em duplas ou trios a pé, a depender do local, de 6h da manhã às 23h da noite", afirmou.

O secretário informou que alguns policiais com mais tempo de serviço, de concursos anteriores, lotados na capital e na RMR, buscavam retornar para os seus lares e isso não era possível porque precisava chegar uma nova turma para isso.

"A priori, o que nós teremos é a lotação desses novos policiais aqui e a movimentação dos mais antigos para suas cidades de origem ou próximo delas", contou.

Como a família de Lampião e Maria Bonita guardou em casa por 20 anos os crânios dos reis do cangaço



Crânio reconstruído de Lampião (à esq.) e o de Maria Bonita (à dir.), segundo a USP — Foto: G. Ceccantini

Fragmentos do casal foram estudados por três anos pela Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. Cabeça de Lampião teve de ser totalmente reconstruída. Parentes planejam museu.

Por Carlos Henrique Dias, TV Globo — São Paulo

Duas caixas de madeira guardadas de forma provisória em um museu de São Paulo guardam o mais novo capítulo da longa história de Maria Bonita e Lampião. Os fragmentos de um dos casais mais famosos do Brasil deixaram os laboratórios da Faculdade de Medicina da USP depois de três anos e meio de estudos.

No começo dos anos 2000, as duas netas do casal foram avisadas de que o cemitério em que os crânios estavam sepultados, em Salvador, poderia passar por mudanças, e os restos mortais corriam risco de se perder.

“Estavam todos os dois encaixotados. Nós trouxemos na própria caixinha que estava na gaveta e guardamos. E de vez em quando tirava para tomar um sol. Até então a gente não tinha ideia do que fazer”, disse Gleuse Ferreira, de 69 anos, neta do casal e filha de Expedita Ferreira.

“Era segredo de família”, lembra Expedita, de 92 anos, única filha de Maria Bonita e Lampião. “Guardava em casa [os crânios], como se guarda uma roupa, como se guarda um sapato”, completou.

Em setembro de 2021, os dois crânios foram encaminhados ao Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.