domingo, 19 de março de 2017

Prefeitura de Petrolina convoca servidores para recadastramento


A Prefeitura de Petrolina convoca todos os servidores municipais para o processo de recadastramento que será dividido em duas etapas: virtual e presencial. Através do decreto 009/2017, a Secretaria de Gestão Administrativa informa que a medida se estende tanto para os servidores ativos efetivos, quanto para os licenciados, inclusive aqueles que estão à disposição de outros órgãos. O recadastramento é obrigatório.

Nessa primeira etapa, o servidor atualizará os dados no período de 20 a 31 de março pela internet, no endereço eletrônico http://recadastramento.petrolina.pe.gov.br. Após a atualização dos dados será emitido um número de protocolo do recadastramento e posteriormente a data para realizar a próxima etapa.


Quer se dar bem ao comandar uma palestra? Paraquedismo pode ajudar

Para o especialista em marketing e palestrante Gabriel Rossi, a prática do esporte é sua maneira para melhor tomar decisões (Foto ilustrativa)

Para proferir uma boa palestra não basta ter conhecimento sobre o assunto e caprichar na oratória. Na hora de se postar à frente de pessoas e conseguir passar o recado, é importante não ter medo de improvisar e, claro, mostrar segurança. Para isso, o estrategista de marketing Gabriel Rossi sugere a adoção de uma “válvula de escape” para encarar o desafio. No caso dele, salto de paraquedas faz a diferença.

Desde 2006, Rossi comanda palestras e cursos para diferentes tipos de público - de políticos a estudantes de comunicação, por exemplo. “No início, a sensação era a de medo da improvisação. Foram anos até encontrar um esporte que me fizesse ganhar confiança”, relata.


Petrolândia: Banda de Música de Petrolândia em 1965, recordações da Velha Cidade

 Fig. 01. Banda de Música de Petrolândia, em 1965, defronte ao Colégio Municipal. 

Por Luciano Menezes*

Em aproximadamente 1945, nascia na “Velha” Petrolândia a Banda de Música, fundada por Edson Porto. Posteriormente, seria nomeada: “Banda Adolfo Alexandre de Melo”.

A restrição da memória coletiva não conseguiu suprimir algumas lembranças. Então, a partir dessas reminiscências podemos entrelaçar dados relevantes desse período. Os ensaios eram realizados na Rua Ana Campos de Menezes.

Ao longo do tempo, integraram à Banda, os músicos: João Costa - Dedinho, no Trombone; José Marcos - Zezinho de Chica, no Clarinete; Cláudio de Izinha, no Trombone; Miguel de Toinha, no Trompete; Vicente, na Tuba; Zé Leite, no Sax, Adolfo Alexandre de Melo (posteriormente seria o patrono da Banda), no Clarinete; Dudé e José Pedro, na Percussão; Josemir Ramalho, no Trompete; Divacy Nascimento, no Saxofone; João Crispim (João de Boa), na Tuba; Izaldo Tomé, no Clarinete; Cícero Costa e Marcos Pereira, nos Saxofones; Hugo Filho e Elizânia, nos clarinetes; Tatiane e Núbia, nos Pratos.

No passado, na essência da Banda estava o poder de comunicação através de uma pluralidade musical esboçada. Hoje, frequentemente, fugindo de um empobrecimento cognitivo, procuramos prestar mais atenção à Música. Constamos que esse envolvimento do intelectual com o emotivo não nos permite “cochilar”.

Aquarela do Brasil, Tico-Tico no Fubá, Carinhoso e uma série de dobrados eram ingredientes imprescindíveis no repertório da Banda. Sua estrutura funcional estava ligada às tradições, em seus expressivos significados e significantes culturais.

Evocar esse passado significa sair de uma amnésia estrutural – esquecimento profundo, para adentrar na restauração dessas lembranças. Não deixa de ser, também, uma preocupação com as novas concepções culturais. Assim, avivar essa memória da Banda, instiga a uma continuidade sociocultural da Música, uma vez que ela, e as suas reproduções, reivindicam mais atenções.


Fig. 02. “Banda Adolfo Alexandre de Melo”, na Festa do Padroeiro, em 1974.

* Historiador e Ecólogo Humano, Luciano Silva de Menezes tem Licenciatura em História pela UPE - Petrolina. O autor é Especialista em História Geral: Patrimônio e Cultura, Especialista em História do Brasil - Cultura e Poder, membro da Comissão Executiva do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Pedagogia da Pesquisa - GEPHEPP da UNEB. Mestrando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental.


"Eles peçam para eu não ser candidato", diz Lula na 'inauguração popular' da Transposição

Lula e Dilma visitam obra do São Francisco na Paraíba e fazem discurso (Foto: Suetoni Souto Maior/Jornal da Paraíba)

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff estiveram neste domingo (19) na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano para, segundo a assessoria de comunicação do Instituto Lula, participar da “Inauguração Popular da Transposição do São Francisco”. A inauguração oficial do eixo leste da transposição do Rio São Francisco foi feita pelo presidente da República Michel Temer no dia 10 de março.

No discurso, Lula ressaltou que pretende disputar as Eleições em 2018. "Eu sou um homem que não tem ressentimento. Quando a gente chega aos 70 anos não temos como mais guardar ódio. Eu quero dizer para todo mundo que eu aprendi a andar de cabeça em pé neste país. Eu nem sei se estarei vivo para ser candidato em 2018, e sei que eles querem que eu não seja candidato. Eles peçam a Deus para eu não ser candidato, porque se eu for é para ganhar e trazer de volta à alegria deste país", disse.

A integração do São Francisco tem como objetivo levar água a cerca de 12 milhões de pessoas que vivem no sertão de quatro estados – Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto se estende por 477 km e é dividido nos eixos leste, com 217 km, e norte, com 260 km.


Governo busca experiências internacionais em plano sobre Internet das Coisas


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações quer ouvir investidores e pesquisadores internacionais para colher sugestões para a elaboração do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), que deve ser lançado em setembro. A ideia é contar com a expertise de especialistas, pesquisadores, empresas e desenvolvedores brasileiros e estrangeiros para contribuir com o plano, que vai prever ações para desenvolver tecnologias de IoT no Brasil até 2022.

Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do ministério, José Gontijo, a ideia é ter a opinião de quem gostaria de investir no mercado brasileiro e evitar a construção de uma iniciativa que só exista no Brasil, sem interfaces com o que existe em outros países.


Jatobá: Segunda fase da I Copa União de Futsal é iniciada


Na noite desse sábado (18), foram realizados os primeiros jogos da segunda fase da I Copa União de Futsal, na cidade de Jatobá, no Sertão de Pernambuco. Confira os resultados.
O primeiro jogo terminou com Santa Luzia 1 x 5 Itaparica. Edinho marcou para o Santa Luzia. Os gols do Itaparica foram marcados por Raniere (2), Dentinho (2) e Igor Tadeu.

No jogo seguinte, o placar foi CRI 4 x 3 ADAJ. Gols do CRI: Danielson (2), Igor e Uendel. Fita, Francisco e Tatá marcaram para o ADAJ.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Ivaldo Jr.


Dono da Telexfree chama investidores de 'povo burro' em conversa com sócio


Conversas do dono da Telexfree, Carlos Costa, com o sócio Carlos Wanzeler, apresentadas em fevereiro pelo Ministério Público Federal à Justiça Federal no Espírito Santo, mostram que o empresário zombava dos investidores, chamando-os de “povo burro”.

As provas das irregularidades, coletadas durante a Operação Orion em 2014, foram retiradas do sigilo pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Em várias mensagens, Costa e Wanzeler discutiam sobre o percentual de divulgadores que não pediam resgaste das remunerações conquistadas com o negócio e comemoravam o alto índice de reinvestimento na empresa.


Redome quer atingir até 250 mil novos doadores de medula óssea este ano

Seguindo orientação geral para todos os registros no mundo, o Redome vai procurar também incluir doadores mais jovens no cadastro, na faixa de 18 anos a 30 anos (Foto: Inca/Redome)

O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), considerado o terceiro maior do mundo, pretende alcançar este ano entre 200 mil e 250 mil novos doadores voluntários, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que apresentam características de miscigenação próprias. A ideia é priorizar doadores cuja característica genética não tem tanta representatividade no registro.

O esforço para estimular o cadastro de doadores será feito também nas áreas de fronteiras, que inclui indígenas brasileiros, com o objetivo de fazer com que o registro nacional seja interessante também para países vizinhos da América Latina e para outras nações, como Portugal, Espanha, Itália, que contribuíram para a migração no Brasil. A informação foi dada à Agência Brasil pelo coordenador do Redome, sistema criado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Ministério da Saúde, Luis Fernando Bouzas.


Prefeitura de Petrolina inicia projeto de preservação do Rio São Francisco

Orla Nossa: equipes da Prefeitura irão retirar baronesas e lixo nas margens do Velho Chico

O  prefeito Miguel Coelho acompanha, nesta segunda-feira (20), às 10h, o lançamento do projeto Orla Nossa. A iniciativa agrega uma série de atividades para preservar o Rio São Francisco e envolver a população na defesa do maior patrimonial natural do Vale. 

A primeira etapa do projeto foi destinada a estudos técnicos sobre a situação da orla fluvial. Agora, as equipes da Prefeitura irão retirar baronesas e lixo nas margens do Velho Chico. Também será realizada, em parceria com a Compesa, uma operação para identificar ligações clandestinas e fechar tubulações que despejam esgoto no rio.


Em almoço com produtores culturais, Freire critica 'demonização' da Lei Rouanet e defende parcerias público-privadas

Foto: Fábio Matos/Ascom MinC

Às vésperas do anúncio oficial da nova Instrução Normativa da Lei Rouanet, programado para a próxima terça-feira (21), o ministro da Cultura, Roberto Freire, participou nesta sexta-feira (17) de um almoço com produtores culturais e representantes do setor. O encontro ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a convite do presidente da entidade, Paulo Skaf. Também participaram o secretário municipal da Cultura de São Paulo, André Sturm, e o secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do Ministério da Cultura (MinC), Adão Cândido.

Durante o bate-papo, que reuniu nomes como os maestros João Carlos Martins e Júlio Medaglia, Freire explicou alguns pontos da Instrução Normativa a ser divulgada e também destacou a necessidade de serem viabilizadas parcerias público-privadas para impulsionar o mercado cultural.

"Nesses últimos 13 anos de governos lulopetistas, houve uma demonização da lei de incentivo à cultura, diante de tamanho desmantelo em vários setores e inúmeros escândalos de corrupção", afirmou o ministro. "Essa é uma lei que tem fundamental importância, sobretudo pela presença do Estado incentivando a cultura, e não interferindo ou determinando o que dela deve ser feito."


Estudar com qualquer idade


Estudar com qualquer idade já foi um título de um texto meu, que dispensa maiores explicações. Pois, apesar de as dificuldades encontradas variarem de pessoa, quem quer foge da desculpa e “arranja” um jeito de frequentar a escola.

São pessoas que estudam após se aposentarem por não ter tido condições financeiras ou tempo, quando jovens; são pessoas que redobraram o esforço físico e passaram a frequentar o banco escolar; são pessoas que ultrapassaram o medo do preconceito e de críticas de familiares e de amigos e lá estão de volta ao banco escolar.

Muitas frases feitas serviriam para justificar o porquê negativo ou positivo do retorno. Uma em especial define para ambas as situações. “Quando se quer fazer algo sempre se arruma um jeito, quando não quer, arruma uma desculpa”.


Armando Monteiro vai a São Lourenço da Mata nesta segunda (20)

Foto: Divulgação

O senador Armando Monteiro (PTB) vai ao município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana, nesta segunda-feira (20), dando continuidade à série de visitas institucionais aos municípios pernambucanos. O líder petebista vai se encontrar com o prefeito Bruno Pereira e vereadores da cidade e se colocar à disposição para colaborar com o desenvolvimento da cidade.

Nos encontros, Armando buscará conhecer a agenda prioritária do município de formar a contribuir para viabilizar recursos e destravar obras e projetos importantes para São Lourenço da Mata junto ao Congresso Nacional e ao governo federal. A passagem do petebista terá início com a visita ao prefeito Bruno Pereira, na sede do Executivo municipal, às 8h30.


Inscrições abertas para concurso de ajuda a bibliotecas públicas


Estão abertas até 14 de abril as inscrições para a 5ª edição do Concurso de Ajudas do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas). A iniciativa visa consolidar as bibliotecas públicas como espaços de livre acesso à informação e à leitura, trabalhar pela inclusão social e contribuir para a qualificação da educação e do desenvolvimento. As propostas vencedoras receberão até US$ 18.100, em caso de projeto individual, ou até US$ 36.200, se for em nome de dois ou mais países integrantes do Iberbibliotecas. O valor total a ser investido é de US$ 181 mil.

Podem participar bibliotecas públicas e comunitárias dos países e cidades membros do programa: Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai e as cidades de Buenos Aires (Argentina) e Medellín (Colômbia). Também podem se inscrever associações, redes e sistemas de bibliotecas públicas dessas localidades, além de organizações públicas e privadas que prestem serviços de biblioteca pública nesses países e cidades. A participação também é aberta a países não membros que apresentem um projeto conjunto com um país ou cidade membro. Entidades contempladas nas edições anteriores não podem participar. Os beneficiados deverão contribuir com uma contrapartida mínima ou percentagem de financiamento própria, correspondente a 20% do total do projeto.


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 20 a 24 de março de 2017

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Segunda-feira (20): Pediatra, Raio X, Nutricionista, Exames Laboratoriais
Terça-feira (21): Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista, Exames Laboratoriais
Quarta-feira 22): Neurologista, Raio X, Nutricionista, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (23): Dentista, Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (24): Raio X, Nutricionista, Exames Laboratoriais



Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia


Concurso para Fuzileiro Naval e da Escola Naval oferecem 1.330 vagas na Marinha do Brasil


Os concursos da Marinha do Brasil, com inscrições abertas, oferecem 1.330 vagas em várias cidades do Brasil. O Comando Pessoal de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (CPesFN) oferecem 1.300 vagas para candidatos do sexo masculino, destas 260 são reservadas para candidatos negros. Para este concurso as inscrições, devem ser feitas pela internet, até o dia 30 de março. Já a Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) ofecere 30 vagas, 18 exclusivas para o sexo masculino e 12 para candidatas do sexo feminino. As inscrições devem ser feitas, pela internet, até o dia 31 de de março.
Fuzileiro Naval

Para ingressas no curso de formação de Soldados Fuzileiros Navais para as Turmas I e II de 2018, o candidato deve ter entre 18 anos completos e 21 anos, até 1º de janeiro de 2018, e altura entre 1,54m e 2,00m.


AIE: Pelo 3º ano consecutivo, economia cresce e emissões se mantêm constantes

Eliminação progressiva de combustíveis fósseis e o aumento das energias renováveis mostram que um futuro de baixo carbono é possível

Pelo terceiro ano consecutivo, as emissões globais de CO2 permaneceram estáveis mesmo com o crescimento da economia global. A informação, divulgada nesta sexta-feira, 17, pela Agência Internacional de Energia, reforça a mensagem de que o crescimento de energia renovável em detrimento à geração por combustíveis fósseis, em especial o carvão, é uma solução viável para permitir o crescimento da economia sem intensificar as emissões e de gases efeito estufa e o aquecimento global.

De acordo com o líder global da Prática de Clima e Energia do WWF, Manuel Pulgar-Vidal, esta notícia deve servir como mais uma prova de que um futuro de baixo carbono é possível, mas não deve, de forma alguma, ser motivo para descanso. “Se não aumentarmos os nossos esforços para reduzir as emissões, prevê-se que o aquecimento ultrapasse o limite de 1,5° C, limite para além do qual um certo número de impactos climáticos se tornaria irreversível”.


Lula e Dilma a caminho de Monteiro, na PB.


Lula e Dilma já estão em solo paraibano, mais precisamente em Campina Grande, de onde acaba de embarcar para visitar o canal da transposição do Rio São Francisco, na cidade de Monteiro.

Lula chegou ao Aeroporto João Suassuna por volta das 11h20 da manhã, em ônibus fretado direto para Monteiro, onde deve chegar por volta das 13h.

Dentro da programação está uma caminhada até o Centro de Monteiro, plantio de mudas de pau-

Brasil às margens do Rio Paraíba e discurso em um palanque no Centro da cidade.

Especial Cariri Ligado


Ato da Transposição na PB vira um "fora Temer"

Lula dever ser lançado à Presidência da República em 2018 durante o ato, que contará com a presença também da ex-presidente Dilma e dos governadores da Paraíba, Ceará e Piauí.

O comício que o PT fará, a partir das 15 horas, hoje, em Monteiro, tão logo o ex-presidente Lula der por inaugurada a etapa da Transposição na Paraíba, deve se constituir também num ato contra o presidente Michel Temer (PMDB). Faixas, cartazes e camisas já podem ser vistos no local pedindo "fora Temer".

De forma explícita, a frase mais vista nas camisas prega "Amar sem temer". O fora Temer está na boca de todos que vão chegando ao local. O cenário é a praça central da cidade, onde foi montada uma superestrutura com um grande palanque e um toldo ao lado para abrigar os convidados especiais.


Mais três instituições portuguesas passam a aceitar o Enem; total sobe para 21


Três instituições de ensino superior de Portugal vão passar usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção e admissão de alunos brasileiros: o Instituto Universitário de Ciências da Saúde, a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa. Com isso, a lista de instituições portuguesas que aceitam o exame sobe para 21.

Os acordos para uso do Enem vêm sendo firmados com instituições portuguesas de ensino superior desde 2014. O último acordo de cooperação foi assinado na quinta-feira (16) pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini e pela Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu), mantenedora das três instituições acima, localizadas na região da cidade do Porto.


Ministérios da Saúde e Educação se unem para vacinação nas escolas

O objetivo é aumentar a cobertura vacinal dos adolescentes contra o HPV e Meningite C. Campanha publicitária, focada no universo dos games, será lançada para reforçar a adesão

O Ministérios da Saúde e da Educação anunciaram, na última quarta-feira (15), parceria para ampliar a vacinação em crianças e adolescentes. As escolas vão atuar junto com as equipes de atenção básica para a atualização da caderneta dos estudantes. Para isso, será renovada portaria do Programa Saúde na Escola que prevê ações voltadas à prevenção e promoção da saúde nas salas de aula. O reforço dessa iniciativa será fundamental para a adesão de adolescentes na campanha de vacinação contra HPV e Meningite C que será divulgada a partir do próximo domingo.

Uma das propostas é que os estudantes apresentem, já na matrícula, a caderneta de vacinação e as escolas comuniquem o sistema de saúde sobre as doses prioritárias para os seus alunos. “Estamos aqui somando esforços para ampliar a cobertura vacinal. O importante é que o sistema de saúde saberá, informado pela escola, quais as vacinas que faltam naquele conjunto de crianças matriculadas e poderá, em um determinado dia combinado com a escola, regularizar a caderneta vacinal desses alunos”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao anunciar a medida nesta, quarta-feira passada (15), em coletiva de imprensa realizada em conjunto com o Ministério da Educação.


Fiesp realiza evento sobre mudança do clima e segurança hídrica nesta terça (21)

Comitê do Clima da Fiesp apresentará estudo inédito sobre mercado de baixo carbono com impactos nacional e global

No dia 21, terça-feira, a Fiesp realizará extensa programação a fim de comemorar o Dia Mundial da Água (dia 22), tendo como foco a Mudança do Clima e a Segurança Hídrica, para debater e avaliar os reflexos e impactos resultantes para toda a sociedade.

Na abertura do encontro, serão lançados dois estudos. O primeiro deles, “Mudança do Clima: avaliação dos reflexos das metas de redução de emissões sobre a economia e a indústria brasileira”, desenvolvido sob a iniciativa e coordenação do Comitê do Clima da FIESP que participa, desde 2009, das Conferências da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.


Aprenda como fazer um bolinho de limão para o café da tarde do fim de semana

Informe publicitário
Margarina Puro Sabor mostra que é mais simples de preparar a receita do que você imagina

Para deixar ainda mais gostoso os momentos de tranquilidade e troca com pessoas importantes, que tal fazer um bolo bem gostoso para um café da tarde regado a boas prosas?

Se você tem dúvida de como fazer ou mesmo tem receio de que a receita não dê certo, veja o passo a passo completo em vídeo no canal da Margarina Puro Sabor https://www.youtube.com/watch?v=NicDvYgASxg

Tenha um excelente fim de semana e aproveite!

Como fazer Bolo de limão

Ingredientes:

Bolo
2 xícaras de açúcar
250g de margarina puro sabor
1 xícara de leite
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo puro sabor
1/2 xícara de amido de milho
4 ovos
Raspa de limão


Você sabia que a sua dor de cabeça pode estar relacionada a sua postura?

Especialista revela que patologias ligadas à coluna e até mesmo ambientes inadequados para trabalho podem gerar cefaleias constantes

Nem sempre aquela velha dorzinha de cabeça é causada por problemas na visão ou pela temida pressão alta. Especialistas revelam que tem crescido o casos provocados por erros posturais e tensões musculares diversas.

Segundo a fisioterapeuta Sarah Brandão, especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica e doutora em Educação pela Florida Christian University (EUA), um dos principais motivos para as inconvenientes cefaleias podem estar relacionados à compressão dos nervos com relação ao disco. “A depender da postura, o disco pode sair do lugar, escorregar, gerar uma hérnia, comprimir o nervo e essa compressão, sem dúvida, acaba gerando a dor”, explica.


Programação do festival gastronômico UmbuPancs tem parceria do Sebrae e Senac


Entre os dias 2 e 5 de abril, Petrolina, interior de Pernambuco, sediará o primeiro evento especializado em frutos e produtos da caatinga: o festival gastronômico UmbuPancs. Com uma programação diversificada, incluindo feira, degustação, aulas shows e apresentações artísticas, o festival também traz, através do Sebrae e do Senac, um seminário gastronômico com a participação dos renomados chefs de cozinha Paulo Machado e Moacir Sobral.

O seminário será na terça-feira (4) no Senac e começa às 19h com o tema “Valorização da comida brasileira”, apresentado por Paulo Machado. Em seguida, Moacir Sobral vai falar de “A cozinha nordestina revisitada”. Os interessados ouvirão informações sobre como criar pratos sofisticados usando produtos da região, como adaptar pratos típicos do Nordeste e por que valorizar a comida nacional.


Empresas podem recorrer de cobrança do ICMS no PIS e COFINS

Imposto agora é considerado inconstitucional para base de cálculo de tributos

As contribuições ao PIS e COFINS já são bem confusas, talvez sejam os tributos mais complexos da legislação brasileira para as empresas. Porém, vão contar agora com uma importante mudança para o mundo corporativo: O ICMS – o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – não estará mais incluso no cálculo na base de cálculo do PIS e COFINS. A base de cálculo abrange toda a receita bruta obtida na venda de seus negócios pela pessoa jurídica.

“O STF (Superior Tribunal Federal) entendeu que o ICMS não é um conjunto de valores que integram o faturamento das empresas, mas sim uma despesa, pois não revela qualquer medida de riqueza, não devendo haver, portanto, a incidência deste tributo”, afirma a Drª Beatriz Dainese, advogada da Giugliani da Advogados. Em outras palavras, qualquer empresa pode recorrer na Justiça pois agora ela está caracterizada como violação constitucional. É importante, no entanto, consultar uma assessoria jurídica para não sair no prejuízo.

Para saber mais, acesse www.giugliani.com.br

estilo press


Mega Promo em Petrolina promete liquidar o varejo, destaca CDL

Primeira edição da Mega Promo recebeu durante os três dias uma média de 16 mil pessoas

A 2ª edição da Mega Promo Petrolina será realizada entre os dias 7 e 9 de Abril, no pavilhão do centro de Convenções em Petrolina. O evento é promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, Sindilojas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, e organizado pela Home Dream Design (HDD).

Segundo os organizadores, a iniciativa da feira visa limpar estoque, recuperar o capital de giro, e espera agregar empresas de: eletroeletrônicos, vestuário, calçados, móveis, eletrodomésticos, serviços, material de construção, dentre outros.

Na última terça-feira (14), os organizadores realizaram o lançamento da Feira, evento que reuniu, no Hotel do Grande Rio, empresários de variados setores, para conhecer o projeto e as condições sobre a feira.


Deputados e senadores fazem caravana para encontrar Lula e Dilma em Monteiro (PB)


Deputados estaduais, federais, e senadores apoiadores do ex-presidente Lula seguem em caravana para participar do evento intitulado 'Inauguração Popular da Obra de Transposição do São Francisco' neste domingo (19), em Monteiro (PB).

Os senadores Humberto Costa (PT-PE), José Pimentel (PT-CE), Vanessa Grazziotin (PC DO B-AM) e os deputados estadual Elmano de Freitas (PT-CE) e Luciana Santos (PC DO B-CE, sairam de Recife juntos em direção ao cariri paraibano.

O líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), disse estar impressionado com o engajamento e a mobilização da população de todo Nordeste para o ato deste domingo (19). O petista afirma que há caravanas saindo de todo o Nordeste e até de outras regiões. Há ainda a notícia de que, tanto no município que vai sediar o evento, como em cidades vizinhas, já há dificuldade de encontrar hospedagem na região.


Comissão Especial da Previdência Social da Alepe realiza audiência nesta segunda (20)

Foto: Rinaldo Marques/Alepe

A primeira audiência pública da Comissão Especial da Previdência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) acontece, nesta segunda-feira (20), às 10h, no Palácio Joaquim Nabuco. Os deputados Silvio Costa Filho (PRB) e Rodrigo Novaes (PSD), presidente e relator do colegiado respectivamente, convidaram especialistas para debater a reforma proposta pelo Governo Federal. Participam da rodada de palestras neste encontro o presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB, Alexandre Vasconcellos; e a economista e supervisora técnica do DIEESE em Pernambuco, Jaqueline Natal.

Foram convidados, ainda, os três senadores e os 25 deputados federais de Pernambuco, os 39 vereadores do Recife, 184 presidentes das Câmaras Municipais do Estado, além de representantes do Tribunal de Contas Pernambuco (TCE), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da OAB, do IBGE e da CUT.


Cidades históricas e turismo são tema de encontro nacional em abril


Conhecer uma cidade histórica envolve todos os sentidos do ser humano. Para isso, é fundamental conhecer as ruas e o casario, os costumes, as tradições, as festas, as igrejas e a gastronomia de uma cidade. Visitar esses locais implica em conhecer sua dinâmica e seus significados e compreender por que aquele espaço pode ser um importante símbolo da história e da cultura nacional. Visando aliar desenvolvimento, turismo e a preservação do Patrimônio Cultural, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se une com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) para consolidar uma rede de gestores e elaborar uma política nacional de gestão das cidades históricas e patrimônio mundial.

Em reunião realizada no dia 9 deste mês, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, e o diretor do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, Marcelo Brito, receberam o presidente da OCBPM, Mário Augusto Ribas, e a representante da CNM, Marta Feitosa, para discutir a contribuição do Iphan junto ao evento e as experiências institucionais que deverão ser compartilhadas com a Rede Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. Entre os destaques da programação estão os centros de interpretação do patrimônio cultural em Portugal, onde uma comitiva do Iphan estará na próxima semana, a fim de conhecer e discutir a experiência dos sítios patrimônio mundial no país. Esse diálogo será concretizado nos próximos dias 11 e 12 de abril, com a realização do 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, em Brasília (DF). O evento envolverá instituições públicas federais e estaduais, gestores municipais e sociedade civil para discutir uma exploração turística adequada e a definição das responsabilidades para a estruturação dessas localidades enquanto destinos turísticos.


Serra Talhada: Morre Dr. Paulo César Carvalho, ex-Secretário de Saúde do município


Morreu na noite deste sábado (18) o médico Paulo César Elihimas de Carvalho, aos 70 anos de idade. Ele estava hospitalizado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Unimed, em Recife.

Paulo César era o filho mais velho do saudoso Dr. José Alves de Carvalho e irmão do deputado estadual Augusto César e morreu por falência múltipla dos órgãos.

Em 1988, Paulo César foi candidato a prefeito de Serra Talhada pelo PDT e também assumiu a secretaria de Saúde entre 1993/1996.


Petrolândia: Em ação inédita, Hospital Municipal realiza socorro a vítima de acidente de moto em aeronave UTI


A ação inédita da Prefeitura de Petrolândia, através da secretaria de saúde, envolvendo socorro em aeronave UTI, pode ter salvo a vida de um petrolandense que sofreu acidente de motocicleta na Agrovila 08 do Bloco 03, na última quinta, dia 16.

Os primeiros socorros foram feitos pelo corpo de bombeiros. Ao chegar no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, medidas rápidas foram tomadas pelo diretor clínico Dr. Paulo Alves e equipe para estabilizar o paciente e fornecer todo suporte para ser transferido com segurança em ambulância semi UTI até aeronave que conduziu a vítima à emergência da capital pernambucana.

Este feito foi possível junto ao governo do Estado.

Prefeitura de Petrolândia


Criminosos invadem sítio e matam policial militar a tiros no Ceará

Três criminosos invadiram o local e atiraram no PM Luiz Carlos de 49 anos,
Policial foi morto por três homens neste sábado (18) no Bairro Nova Metrópole, em Caucaia (Foto: Josean Ramos/TV Verdes Mares)

Um policial militar foi assassinado neste sábado (18), no Bairro Nova Metrópole, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com policiais da Delegacia Municipal de Caucaia, o cabo Luiz Carlos Ribeiro, 49 anos, foi morto a tiros dentro do sítio onde morava.

A vítima estava dentro do terreno, na parte externa da casa. Três criminosos invadiram o local e atiraram no PM. Ele ainda tentou reagir, mas acabou sendo atingido novamente por, pelo menos, dois disparos, segundo informou a polícia.

O policial militar ainda chegou a ser levado a um hospital de Caucaia, onde recebeu atendimento médico de urgência. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi acionada para tentar transferir o PM para o Instituto Dr. José Frota (IJF), mas o agente sofreu uma parada cardíaca e morreu.


Cidade de Monteiro (PB) a espera por Lula e Dilma "quem matou a fome dos pobres foi titio Lula''diz morador da cidade'


A cidade de Monteiro, no Sertão da Paraíba, se prepara para receber os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff neste domingo (19) para a "inauguração popular" da chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco ao Sertão paraibano; Apesar de Michel temer ter viajado no início deste mês ao município para a inauguração oficial, o sertanejo sabe que foi nos gofoi executado; vernos Lula e Dilma que o projeto; "Quem matou a fome dos pobres foi titio Lula, não foi outro não. Primeiro Deus, depois titio. Matou a fome dos pobres a sede dos pobres, foi titio. Se não fosse titio os pobres estavam lascados, não tinha mais pobre vivo não"; diz Alfredo Alves Pontiero, morador de Monteiro

Uma mega estrutura de Som, Iluminação e Palco foi montada no centro da cidade ao lado da Praça João Pessoa para receber os participantes do evento. Na mesma ocasião, receberão da Assembleia Legislativa da Paraíba a “Medalha Epitácio Pessoa”, a mais importante honraria do parlamento estadual. Os deputados estaduais decidiram por conceder a medalha ao ex-presidente em uma votação que foi de 26 a zero em favor da entrega do prêmio, e cinco abstenções.


Charge do dia: é preciso rir pra não chorar

Polícia Federal deflagra operação de combate a venda ilegal de carnes Operação ‘Carne Fraca’ foi deflagrada na manhã da sexta-feira (17). Segundo a PF, grandes empresas, como BRF Brasil, estão envolvidas.


Chuva faz açude voltar a sangrar após 8 anos, mas também causa transtornos no Sertão da PB


Agricultores de algumas cidades do Sertão da Paraíba tiveram as esperanças renovadas por causa das chuvas que ocorreram nos últimos dias no Sertão. No entanto, por causa de problemas estruturais, a chegada das águas tem provocado transtornos em uma comunidade no distrito Santa Gertrudes, próximo ao município de Patos.

Recentemente, um açude situado na região voltou a sangrar, após oito anos de sucessivas reduções no volume. O problema é que cerca de 60 famílias moram perto do açude e, quando o nível do reservatório aumenta, metade delas fica ilhada. A alternativa é atravessar as águas utilizando canoas, mas nem sempre a estratégia é viável. "Fica muito difícil", relata o trabalhador rural José Alves.


Confira as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 19 de março de 2017


 
 Por: Rede Brasil de Notícias e Blog de Assis Ramalho


A Tarde;
Ministério da Agricultura descarta irregularidade em carnes na Bahia
Correio da Bahia: 'Polícia é para ladrão. Não é para criança, não', dizem vizinhos em enterro de menina de seis anos
Tribuna da Bahia; Idoso joga bomba de mil em delegacia de Santo Antonio de Jesus
O Globo; União Europeia pode suspender importações de carne do Brasil
O Dia; Dinheiro recuperado do esquema de Cabral pagará 13º de 142 mil aposentados
Extra; PM é morto no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio
Folha de São Paulo; Dilma diz ao TSE que pagou despesas de Temer na campanha de 2014
O Estado de São Paulo; Na Lava Jato, dono da Gol delata propina a Cunha por lobby na Caixa
Correio Braziliense; Idecan anula provas do concurso para Corpo de Bombeiros do DF
Valor Econômico; Politica monetária pode ajudar em recuperação robusta, diz Ilan
Estado de Minas; Banco Central bloqueia R$ 2 milhões de 46 investigados na Carne Fraca
Zero Hora: Fachin pede redistribuição de investigação contra Rodrigo Maia no STF
Brasil Econômico; Consumidores terão acesso a plano de assistência jurídica individual

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada