domingo, 21 de janeiro de 2018

Na 4ª Romaria dos Vaqueiros de Tacaratu, bandeira arco-íris desperta curiosidade

Fotos: Santuário e Paróquia de Nossa Senhora da Saúde de Tacaratu


  

No final da manhã e início da tarde deste domingo (21), foi realizada em Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, a 4ª Romaria dos Vaqueiros, com percurso entre o distrito de Caraibeiras e o Santuário de Nossa Senhora da Saúde, no centro da cidade, onde foi celebrada missa presidida pelo pároco local, Pe. Domingos de Sá.

No percurso entre o distrito e a sede, uma bandeira arco-íris, colocada junto às bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do município de Tacaratu, disputou as atenções com a imagem da padroeira, e se tornou atração ao ser conduzida por um dos vaqueiros, montado sobre cavalo cujo peitoral continha mensagem contra a homofobia.

A imagem do vaqueiro com a bandeira colorida despertou estranhamento, expresso em comentários do tipo "na mão de vaqueiro nunca tinha visto [a bandeira]. Vaqueiro tem que ser macho". Outros aplaudiram a iniciativa da organização da Romaria.

Mundialmente conhecida como símbolo do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), a partir do uso generalizado nos anos 80, a bandeira arco-íris tem longa história. Durante a Guerra dos Camponeses, no século XVI na Alemanha, foi usada como sinal de esperança na nova era. Thomas Muentzer, sacerdote que apelou à revolta dos camponeses, é muitas vezes retratado segurando uma bandeira arco-íris. A versão mais atual da bandeira tem seis barras horizontais: de cima para baixo, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta.

A Romaria dos Vaqueiros e Missa antecedem a abertura dos Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde, em Tacaratu, a ser realizada de 23 de janeiro a 02 de fevereiro.

Foto divulgada em grupos de troca de mensagens (Reprodução Whatsapp)

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 22 a 26 de janeiro de 2018


Segunda-feira (22): Raio X, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais
Terça-feira (23): Raio X, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais
Quarta-feira(24): Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (25): Ginecologista, Raio X, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (26): Clínico Geral, Raio X, Exames Laboratoriais

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Petrolândia no Museu da Pessoa: 'Sr. Dedinho, a arte da marcenaria e a música', por Paula Rubens


Nascido na antiga Petrolândia, a arte modificou seu destino de menino pobre. Essa história fala de determinação, do amor pela música, da origem da Banda Adolfo Alexandre de Melo e retrata uma época de uma cidade que hoje não existe mais (Foto: Reprodução Banda Adolfo Alexandre de Melo)

Por Paula Rubens

Ele viu quarenta e cinco aviões pousarem no campo de aviação de Petrolândia, que fora ampliado para receber o Presidente Getúlio Vargas, e a banda da Polícia Militar de Pernambuco tocando na cerimônia. Viu também os soldados enfileirados desde a Usina, onde presidente se hospedou, até a Estação de Trem formando uma cerca viva protetora. Viu Luiz Guará, o mestre dos artesãos, reproduzir igualzinho aqueles mesmos aviões de guerra de quatro motores. Admirava mas não podia comprar. Contentava-se em brincar com os carretéis de linha que o próprio Luiz Guará dava um jeito de transformar em carros.

Aos sete anos de idade José Costa da Silva, Seu Dedinho, como é conhecido, já trabalhava carregando água do rio abastecendo as casas de muita gente na velha Petrolândia para ajudar em casa. Na época não havia água encanada e os chafarizes só vieram depois. Tão novo era para o serviço que Dr. Ramalho, pai de Dr. Dario, médico da cidade, um dia tomou-lhe a lata, derramou a água e amassando-a disse-lhe com firmeza , mas com carinho, que lugar de menino era na escola. Mas o quefazer? Filho de Otacílio Gomes da Silva e Maria Gomes da Costa , desde pequeno viu a mãe trabalhando duro. Ela originária de Salgueiro, veio para Petrolândia fugindo da seca. Eram tempos difíceis. Muita seca, muito pedinte na rua. Petrolândia, por causa da Rede Ferroviária e do rio, atraía muita gente. A casa onde nasceu em 23 de Outubro de 1935, construída por seu pai, que era metido a pedreiro apesar de não ser dos melhores, diz ele, era de tijolo cru com base de pedra e coberta por palhas de coqueiro. Até hoje não sabe como a casa sem reboco resistiu às chuvas. Depois, foi sua mãe que lavando roupa no rio e fazendo carrego de água foi comprando telhas, caibros e ripas para construir um telhado. Seu pai bebia muito. Chegou a trabalhar na rede ferroviária na construção do túnel na pequena usina construída para geração de energia a partir da cachoeira de Itaparica, mas perdeu o emprego. Depois disso vivia de fazer filtro de pedra junto com seu irmão Nêgo, pai de Seu Tita. Trabalhava três meses e em seguida passava outros três bebendo. Assim sendo, procurou desviar-se de Dr. Ramalho, mas continuou a carregar água para ajudar a mãe.

A história completa dos sr. Dedinho está disponível no Museu da Pessoa>http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/historia/sr-dedinho-a-arte-da-marcenaria-e-a-musica-131394

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Paula Rubens/Museu da Pessoa e IHGP


Em entrevista exclusiva a Assis Ramalho, Túlio Gadêlha declara apoio à candidatura de Ciro Gomes, afirma suas convicções de esquerda e elogia a namorada Fátima Bernardes (vídeo)


Fotos: Lúcia Xavier/BlogAR



Na manhã da última quinta-feira (18), o então presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), o advogado Túlio Gadêlha, concedeu entrevista exclusiva, ao vivo, na Web Rádio Petrolândia, na cidade de mesmo nome, no Sertão de Itaparica. Antes de iniciar a agenda oficial no município, que incluiu reunião com representantes de três assentamentos e visita a aldeia Pankararu, Gadêlha foi entrevistado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no programa "Acordando com as Notícias", transmitido pela Web Rádio Petrolândia, em bate-papo informal e descontraído, com participação de ouvintes, por meio de aplicativo de mensagens.

Na entrevista, Gadêlha expôs suas convicções políticas, analisou o cenário para as eleições deste ano em Pernambuco e no Brasil. O entrevistado respondeu com firmeza todos os questionamentos. Afirmou que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi um golpe, porque os que votaram contra ela estão no poder. Declarou que seu pré-candidato à Presidência da República é Ciro Gomes (PDT-CE) e que, embora não seja eleitor de Lula (PT), é favorável à participação do ex-presidente no pleito de outubro. Disse acreditar que, caso o ex-presidente seja preso, os movimentos sociais vão se mobilizar em todo o país.

A entrevista está disponível em áudio mp3>Túlio Gadêlha é entrevistado por Assis Ramalho

Gadêlha resistiu a falar sobre seu relacionamento com a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, mas confessou que a conheceu durante uma festa de aniversário de um amigo em comum do casal, declarou-se feliz e elogiou a namorada.

Bastante espontâneo e direto em suas respostas, o entrevistado só fugiu de uma pergunta: a confirmação de sua pré-candidatura a deputado federal. Apesar de, após sua exoneração, ter-se comentado que ele estava em "campanha antecipada", o entrevistado desconversou e saiu pela tangente. Não se declarou pré-candidato nem pediu votos.

Exonerado - Natural de Recife, Gadêlha conheceu Petrolândia em visitas anteriores à região. Após compromissos oficiais no município, faria sua primeira visita a Petrolina, no Vale do São Francisco, agenda frustrada pelo comunicado de exoneração, recebido por telefone durante a viagem a serviço. Presidente da ala jovem do PDT, Gadêlha foi substituído no comando do Iterpe pelo também advogado o advogado André Luz Negromonte, em ato publicado no Diário Oficial do Estado no dia seguinte (19), divulgado em nota à imprensa, assinada por Wellington Batista, Secretário de Agricultura e Reforma Agrária.

Feita a distância e justificada pelo PDT-PE como "ajuste administrativo", a exoneração de Gadêlha gerou forte repercussão negativa na opinião pública pelos indícios de "ciumeira" e inveja, dentro do próprio partido e entre aliados do Governo do Estado, incomodados com o sucesso do "namorado de Fátima Bernardes" nas redes sociais. Com mais de 283 mil seguidores no Instagram, uma possível candidatura de Túlio Gadêlha à Câmara Federal, onde é suplente, é vista como ameaça a projetos eleitorais em construção no estado, neste momento em que os eleitores, descrentes e desiludidos da velha política e dos velhos políticos, buscam o diferente e o novo. Inclusive, pela amplitude das manifestações de apoio ao exonerado, pode-se dizer que a exoneração foi um tiro no pé de quem pediu a cabeça de Gadêlha.

Ver mais fotos>Túlio Gadêlha é entrevistado com exclusividade por Assis Ramalho (18/01/2018)

Vídeos




Obs: Os dois vídeos não contém 100% da entrevista; Acima, em áudio mp3, entrevista completa.


Reprodução Instagram Túlio Gadelha

Redação do Blog de Assis Ramalho


Dia de Combate à Intolerância Religiosa homenageia Abdias Nascimento

Viúva de Abdias Nascimento, a professora Elisa Larkin Nascimento participa do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (Fotos: Fernando Frazão/Agência Brasil)

No Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado neste domingo (21), o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) homenageou um dos nomes mais famosos no combate à intolerância religiosa no Brasil. O poeta, dramaturgo, político, professor universitário e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras Abdias Nascimento, também fundador do Teatro Experimental do Negro, do Museu de Arte Negra, foi um dos ícones do combate ao racismo no país.

A programação envolveu exibição gratuita de filmes sobre a vida e obra de Abdias Nascimento, no Memorial Municipal Getúlio Vargas, no Largo do Russell, na Glória, zona sul do Rio, seguida de mesa redonda abordando o combate à intolerância religiosa.

Aberta ao público, o programa teve participação de acadêmicos, religiosos e estudiosos do tema. As homenagens serão encerradas à noite com performance artística.


RAIS 2017: Nova lei trabalhista introduz mudanças na declaração

Período para entrega do formulário começa em 23 de janeiro e vai até 23 de março

Com a introdução de novas modalidades de contratação pela nova lei trabalhista (Lei 13.467/17), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2017 terá novos campos que deverão ser preenchidos pelo empregador. Foram incluídos o trabalho por tempo parcial, teletrabalho, trabalho intermitente e desligamento por acordo entre empregador e trabalhador. A Rais é a fonte de informação mais completa sobre empregadores e trabalhadores formais no Brasil. Nela constam dados como número de empresas, municípios de localização, ramo de atividade e quantidade de empregados. Também informa as características dos trabalhadores brasileiros, suas ocupações, salário e tipo de vínculo que mantêm.

O empresário terá dois meses para entregar a declaração, de 23 de janeiro a 23 de março. O preenchimento e envio do formulário é obrigatório a todas as pessoas jurídicas com CNPJ ativo na Receita Federal em qualquer período do ano passado, com ou sem empregado, e a todos os estabelecimentos com Cadastro Específico do INSS (CEI) com funcionários. Os microempreendedores individuais (MEI) só precisarão fazer a declaração se tiverem empregado. Caso não tenham funcionário, a declaração é facultativa.


Kaio Maniçoba participa de entrega de habitacional em Itamaracá


O empreendimento beneficiou 2,5 mil pessoas (Foto: Jeimeson Luna e Thamires Ferreira/Divulgação)

O secretário de Habitação de Pernambuco, Kaio Maniçoba (PMDB), participou da entrega de 500 apartamentos, na manhã deste sábado (20), em Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco. O Conjunto Habitacional Ciranda da Ilha foi fruto de parceria do Governo do Estado com o Programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades, do Governo Federal. A cerimônia contou com a presença de ministros, parlamentares e prefeitos da região. Kaio Maniçoba ressaltou a importância das parcerias entre Estado e União no âmbito da habitação.

“Uma obra muito importante que, junto com o governador Paulo Câmara (PSB), temos a felicidade de entregar. Hoje é um dia de festa, estamos entregando dignidade às famílias e realizando o sonho das pessoas. Em cinco meses de trabalho como secretário de Habitação, essa é minha segunda grande entrega”, disse.


Mortes nas rodovias federais de Pernambuco em 2017 reduzem 11,3%


Falta de atenção, ingestão de álcool e não guardar distância de segurança foram as principais causas dos acidentes (Foto: Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou no ano passado 3.435 acidentes, que deixaram 3.086 feridos e 343 pessoas mortas em Pernambuco. No ano de 2016, foram verificados 3.634 acidentes, com 3.146 feridos e 387 mortes. Isso representa uma redução de 11,3% no número de mortes, de 5,4% na quantidade de acidentes e de 1,9% nos feridos.

Entre as principais causas de acidentes de 2017 estão a falta de atenção, com 43% do total, a ingestão de álcool, com 8,2%, e não guardar distância de segurança, com 7,2%. A falta de atenção pode ocorrer tanto pelo motorista na direção do veículo, como por parte do pedestre ao atravessar as rodovias. A distância de segurança é aquela necessária para evitar principalmente as colisões traseiras, quando o veículo fica muito próximo do que segue à frente e não consegue frear a tempo de evitar uma colisão.


Carnaval e o impulso da economia - Artigo de Janguiê Diniz


Por Janguiê Diniz*

Todos nós conhecemos e sabemos da importância do Carnaval para a cultura nacional. Mundialmente conhecido como o país do Carnaval, o Brasil tem uma diversidade de festas e ritmos que se espalham por quase todos os estados e fazem deste um dos feriados mais impactantes, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, influenciando positivamente no cenário econômico geral do país pelo resto do ano.

Uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro, após o carnaval de 2017, apontou que 1,1 milhão de turistas passaram pela cidade no período de Momo. A festa movimentou cerca de R$ 3 bilhões na economia da cidade. Ainda segundo o estudo, 94% dos turistas estrangeiros disseram que voltariam à cidade, 17,4% pretendiam retornar no mesmo ano e 91,9% recomendariam a visita.


Governo do Estado promove regularização fundiária em bairros do Recife

Ação faz parte do Programa Meu Imóvel Legal, executado pela Perpart, e beneficia mais de 700 pernambucanos com a entrega de 150 escrituras

O Governo do Estado, através da Perpart, realizou a entrega de 150 escrituras nas comunidades de Água Fria e Bola na Rede. A ação faz parte do Programa Meu Imóvel Legal (PMIL) e beneficiou cerca de 750 pessoas que participaram das solenidades na Escola Municipal Bola na Rede e na Escola Rotary do Alto do Pascoal.

O PMIL tem o objetivo de transferir a propriedade definitiva do terreno, com o registro no Cartório de Imóveis, àqueles que comprovarem a posse de fato e utilizarem o terreno para fins de moradia.

A escritura definitiva é um documento que garante a propriedade da área a famílias que residem no local. Trata-se de uma regularização fundiária jurídico-dominial de interesse social, capaz de garantir todos os benefícios sociais e legais atinentes à propriedade definitiva do imóvel, como acesso a linhas de crédito e permissão de venda.


Parceria entre Agrovale e Univasf quer recuperar matas ciliares do rio São Francisco

Atualmente, invasão biológica da algaroba é um dos maiores gargalos para a recuperação de matas ciliares do Velho Chico.

O bioma Caatinga é o único ecossistema integralmente brasileiro e está no mesmo patamar de importância da Amazônia e Pantanal. Nele existem pelo menos 4,5 mil espécies vegetais, embora se acredite que o número seja ainda maior. Segundo o biólogo e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf, Campus de Ciências Agrárias, Petrolina, PE), José Alves de Siqueira, 41% da região nunca foi investigada. Apesar da relevância para a população local, a Caatinga sofre com invasões de espécies não nativas, desmatamento e degradação ambiental.

Com o objetivo de reflorestar o bioma, incluindo a recuperação das matas ciliares do Rio São Francisco, a Agrovale e o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD), da Univasf, iniciaram um projeto de parceria, em 2016, que já apresenta os primeiros os resultados. "A invasão biológica da algaroba, por exemplo, é atualmente um dos maiores gargalos para a recuperação de matas ciliares do Velho Chico. Os esforços concentrados da Univasf com a Agrovale têm potencial para diminuir os impactos negativos da algaroba em nosso ecossistema", diz José Alves de Siqueira, que é autor do livro 'Flora das Caatingas do Rio São Francisco (2012)' e vencedor do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Ciências Naturais.


Verão: Nutricionista explica sobre importância da alimentação adequada

Coordenador de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Caruaru traz dicas de alimentos que devem ser incluídos na alimentação durante esta estação.

O verão é caracterizado pela grande exposição do corpo aos riscos proporcionados pelo sol. É nessa época que o organismo fica mais enfraquecido, sobretudo porque o metabolismo corporal é inferior aos das outras estações. Nesse sentido, os cuidados com a alimentação também devem ser observados pelas pessoas, sobretudo as que praticam alguma atividade física.

Para ajudar a compreender melhor essa importância e quais alimentos não podem faltar, o nutricionista, mestre em Saúde Pública e coordenador do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Adriano Oliveira, dá dicas e informações importantes sobre o tema. “Durante o verão o principal cuidado que devemos tomar é com a hidratação. O nosso cérebro, quando nos ‘avisa’ que devemos beber água, quer dizer, na verdade, que já estamos desidratados, o que pressupõe a importância dos líquidos durante o verão’’, indica o nutricionista. O profissional ainda sugere que os sucos, principalmente das frutas tropicais, como abacaxi, graviola, mangaba, uva, laranja, limão, cajá, caju, goiaba, acerola e água de coco, também devem fazer parte da nossa alimentação.


CBMPE e Detran-PE articulam parceria para treinamento de bombeiros em resgate de vítimas presas em ferragens

Foto: Paulo Maciel/Detran-PE

Na última quinta-feira (18), na sede do Detran-PE, no Recife, o diretor geral do órgão, Sebastião Marinho, representando o diretor presidente Charles Ribeiro, recebeu em seu gabinete o diretor de ensino e instrutor do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco – CBMPE, coronel Rocha, acompanhado pelos capitães Quintino e João Paulo.

No encontro, foi apresentada solicitação de parceria entre as entidades para a realização de curso de qualificação de bombeiros, com treinamento de resgate de vítimas presas em ferragens, em decorrência de acidentes de trânsito.

As informações são do Detran-PE.

Blog de Assis Ramalho


Procon-PE realizou mais de 75 mil atendimentos em 2017;Oi foi campeã de reclamações


Ranking será divulgado por grupo econômico. A Oi foi a campeã em reclamações

O Procon-PE fechou o ano de 2017 com 75.584 pessoas atendidas em todo o Estado, dos quais 30.653 geraram reclamações. O Procon irá, a partir de agora, divulgar o ranking por grupo econômico. Entre as empresas mais reclamadas estão a OI, os bancos e as empresas de telefonia.

Em 2016 foram 67.655 atendimentos e 28.971 reclamações.

O primeiro lugar ficou com o grupo econômico da OI, que engloba a OI Móvel e Telemar (OI Fixo), com 1.421 reclamações durante o ano. Entre os problemas mais apresentados pelos consumidores em relação a empresa estão: cobrança abusiva ou indevida.

O 2º lugar ficou com o grupo econômico Bradesco, com 1.011 reclamações e o 3º lugar com a Celpe, 879 reclamações. Ainda entre as 10 mais reclamadas estão: grupo econômico Itaú; Motorola Indústria; Motorola Connect Santa Maria; Compesa; Caixa Econômica; TIM; e grupo Claro. Lembrando que o grau de resolutividade nas audiências realizadas pelo órgão estadual é de 80%.


Criptomoeda brasileira, Dynasty atuará com lastro no mercado imobiliário mundial

Além de ajudar na regulamentação das operações globais, empresa lançará em 2018 a criptomoeda D¥N, com mais de US$ 500 milhões em imóveis no portfólio; Credit Suisse ficará responsável pela gestão da carteira líquida da empresa

Um grupo de empreendedores brasileiros centralizados no Crypto Valley, principal área para desenvolvimento de ecossistemas tecnológicos, localizado em Zug, na Suíça, lançará em março a criptomoeda D¥N, com lastro no mercado imobiliário mundial.

A empresa promete revolucionar o segmento das finanças - na vertente digital - ligando suas operações com o mercado de real estate. O portfólio de imóveis da Dynasty contará com mais de US$ 500 milhões em empreendimentos nas principais cidades do mundo. "São propriedades prontas para a aquisição, que garantem o valor da moeda fora do âmbito digital. Ou seja, cada D¥N representará um pedaço de chão no mercado imobiliário mundial", diz Eduardo Carvalho, global manager da Dynasty.


Ceará é líder em faturamento entre estados exportadores de crustáceos e peixes


Com um total de US$ 54,2 milhões comercializados em 2017, o Ceará assumiu a liderança em faturamento na exportação entre os estados que produzem crustáceos e peixes congelados e refrigerados. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Em volume exportado, o Ceará ficou na terceira posição, com 4,8 mil toneladas. Do total, 3 mil toneladas são de peixes congelados e 1,7 mil são de crustáceos, sobretudo lagosta. O estado também lidera o volume de exportação desse produto. O segundo maior exportador, o Pará, comercializou 226 toneladas.

Para o presidente da Câmara Temática de Comércio e Investimentos Estrangeiros, Rômulo Alexandre Soares, o destaque do Ceará se deve ao desenvolvimento recente de outras culturas, como a pesca do atum e a criação de camarão e tilápia em cativeiro.


Petrolândia-PE/Cumuruxatiba-BA: Aniversariante do dia, Helena recebe declaração de amor do marido, Eraldo Tomé


HELENA
O que fazemos quando nos faltam palavras pra falar sobre uma pessoa, ou melhor,sobre um sentimento.
Sobre você, até sei…várias coisas.
Mas sobre o que eu sinto, sei não.
Sei que é bom, sei que chamam de amor,
sei que é pra sempre, sei que me faz bem,
sei que quero carregar comigo por todo canto…
É, às vezes eu sei.
Aprendi a saber.
Aprendi a amar.
Aprendi que é você, o amor da minha vida.
Obrigada por…tudo!
Desejo que sua vida seja tão feliz como a minha é ao seu lado!
Feliz Aniversário, Eu te amo!

Eraldo


Blog de Assis Ramalho


Professor Gilberto Menezes, lenda viva de Petrolândia, completa 89 anos

Ontem: Gilberto Menezes em seu estabelecimento comercial, ''Casa dos Garotos'':
Hoje: Seu Gilberto e dona Nicinha 

Neste domingo, 21 de janeiro de 2018, o Blog de Assis Ramalho homenageia uma lenda viva de Petrolândia, o professor Gilberto de Menezes. Professor Gilberto, como carinhosamente sempre foi chamado, recentemente celebrou seus 89 anos de idade. 

Na velha Petrolândia, ele foi comerciante, professor de História e contador das principais empresas comerciais da cidade. Já na nova Petrolândia, em 2014, o também historiador e escritor lançou o livro 'De Jatobá a Petrolândia Jatobá: três nomes, uma cidade, um povo'.

Um belo texto de José Isídio da Silva, abaixo reproduzido, prefacia o livro do sr. Gilberto, cuja primeira edição está esgotada. 


Por: José Isidio da Silva

Ao ser incumbido de fazer o prefácio do magnífico trabalho do prof. Gilberto de Menezes, me senti, não só honrado, mas com uma sensação de reverência por estar representando uma obra de tamanha envergadura. O autor de “DE JATOBÁ À PETROLÂNDIA- Três nomes, uma cidade, um povo ” foi meu professor de História Geral, Francês e Técnica de Contabilidade. Considero-me, portanto, ao fazer esta introdução, como um vassalo, um arauto, que vai adiante do seu mestre para anuncia-lo.

O professor Gilberto, com seu jeito aparentemente tímido, falando pouco e em voz baixa, revela-se um profundo observador dos fatos ocorridos em Petrolândia e seus arredores, fatos que, com certeza, passaram despercebidos à maioria dos moradores da região, sendo ele detentor de conhecimentos que nos enriquecem, com valor de relíquia inestimável. Com este belo trabalho ele demonstra ser não apenas um professor de História, não apenas o Contador das empresas comerciais de Petrolândia, mas um historiador, um escritor, talvez nunca antes reconhecido.


Adagro apreende 178,5 kg quilos de queijo em Santa Maria da Boa Vista


No último dia 12, fiscais da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) em uma operação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal apreenderam 178,5 kg de queijo de manteiga, impróprios para o consumo, na feira livre de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do Estado.

Os produtos eram comercializados em sacolas plásticas sem nenhum tipo de informação, como a data de fabricação, valor nutricional ou o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), marca obrigatória para a comercialização de produtos de origem animal dentro do estado. O carro que transportava o queijo foi encontrado pelos fiscais em outro local da cidade e o responsável pelo veículo informou que a mercadoria vinha do município de Feira de Santana, na Bahia.

Toda a mercadoria foi apreendida e três amostras foram levados pela Vigilância Sanitária para análise laboratorial no município de Petrolina. Os demais produtos foram incinerados.

A ação ainda contou com o apoio da Policia Militar.

Adagro


Homem é assassinado a tiros em Floresta, no Sertão de PE


Na manhã deste domingo dia (21),por volta das 05h30, um homem de 21 anos, identificado como Cícero Sobral da Silva, foi assassinado a tiros no Assentamento Bonito, na zona rural de Floresta, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações, dois elementos não identificados, em uma moto, se aproximaram da vítima e o garupa efetuou dois disparos atingindo o homem, que faleceu no local.

As informações são do blog O Povo com a Notícia.

Blog de Assis Ramalho


Curso Técnico em Agronegócio do SENAR seleciona candidatos priorizando profissionais do setor agropecuário


Uma nova forma de classificação dos candidatos foi adotada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no primeiro processo seletivo de 2018 para o Curso Técnico em Agronegócio. Com o novo formato de seleção, espera-se ampliar ainda mais as chances de acesso ao Ensino Médio pela população rural. O curso, oferecido desde 2015 em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), a partir deste ano conta também com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

As inscrições para o curso estão abertas até o próximo dia 9 de fevereiro e, com a nova pactuação, o público considerado prioritário no processo seletivo passa a ser definido a partir das necessidades detectadas pelo MAPA e de acordo com os critérios do programa federal Bolsa-Formação/Pronatec. Nesta seleção, a prioridade de acesso às vagas será dos agricultores familiares ou de médio porte e dos agentes de assistência técnica e extensão rural cadastrados o Programa Rural Sustentável do MAPA, incluindo também técnicos vinculados a empresas do setor agropecuário ou órgãos oficiais credenciados no Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR (ATeG).


Verão com chuvas exige cuidados com risco de dengue e diarreia

Comuns no verão, doenças lotam unidades de saúde e trazem riscos associados à desidratação

A chegada do verão, período que combina com o ciclo de férias escolares, não traz apenas a expectativa de momentos de alegria e descontração em cenários de praia e piscina. A estação com maior incidência de chuvas apresenta condições climáticas que favorecem a proliferação de viroses gastrointestinais e do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya. Estas doenças podem levar à desidratação, um problema relativamente simples de solucionar, mas que, em quadros mais graves, pode representar um risco à vida.

Sede, dor de cabeça, fraqueza, tontura, fadiga e sonolência podem indicar quadros leves de desidratação. Boca seca, redução do volume de urina, prostração, taquicardia e falta de elasticidade da pele são os indícios de um quadro moderado do problema. Pessoas com desidratação severa podem apresentar sede intensa, ausência de urina (anúria), respiração rápida, confusão mental, pele fria e úmida e alterações no funcionamento termorregulador e cardiovascular do organismo.


Janeiro Verde: 90% dos casos de câncer de colo do útero estão relacionados à incidência de HPV entre mulheres

Especialista do Centro Paulista de Oncologia (CPO) alerta sobre o aumento preocupante de tumores de colo do útero, neoplasia que mata anualmente cinco mil brasileiras; Diagnóstico precoce pode evitar em 80% dos casos os riscos de metástases e outras complicações pela doença

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor de colo do útero atinge 16 mil mulheres no Brasil por ano, o que já faz dele o terceiro tipo de câncer mais prevalente entre a população feminina. A doença é silenciosa e, por isso, em cerca de 35% dos casos acaba levando à morte. A preocupação acerca dos crescentes índices da doença aumenta quando analisado o principal causador da condição: o contágio pelo chamado papilomavírus humano – conhecido como HPV.

Mais comum tipo de infecção sexualmente transmissível em todo o mundo, o vírus HPV atinge de forma massiva a população feminina. Segundo o Ministério da Saúde, 75% das brasileiras sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV ao longo da vida, sendo que o ápice da transmissão do vírus se dá na faixa dos 25 anos. Após o contágio, ao menos 5% dessas brasileiras irá desenvolver câncer de colo do útero em um prazo de dois a dez anos, uma taxa que preocupa os especialistas.


Cuidado com água no ouvido; casos de otite são comuns em crianças durante o verão

Um dos sintomas que mais incomodam os pequenos é a dor. Quando não tratada corretamente, otite externa pode comprometer permanentemente a audição.

A inflamação do ouvido, conhecida também como otite, pode se tornar um pesadelo nas férias da criançada. Isso por que o período de recesso escolar coincide com o verão e a alta temporada de piscinas, clubes e praias. Os resquícios de água na orelha após a diversão criam um ambiente úmido propício para o crescimento de bactérias ou fungos, podendo causar a otite externa.

Sofrer com a dor é uma das partes mais difíceis para as crianças quando são acometidas pela otite. Além da vermelhidão na área, a dor é intensa e pode ser agravada até mesmo ao encostar ou apertar a orelha, o que resulta frequentemente em choro e um grande incômodo para os pequenos.

Em crianças menores pode ser um pouco mais difícil identificar a otite, já que elas não conseguem falar que sentem dor. "Os pais devem observar o comportamento. Por exemplo, quando for mamar ou comer, em um quadro de otite, na hora de engolir pode doer e a criança exprimir isto chorando, principalmente nos casos de otite média – que é da timpânica para dentro", explica o médico Jairo Barros, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (IBORL).


Petrolândia: Balão Mágico, sua loja de artigos para festa, recebeu novidades para tornar seu evento ainda mais especial



A loja de artigos de festa Balão Mágico, recentemente inaugurada na Avenida Manoel Borba, 304, no centro de Petrolândia, anuncia que recebeu lindos artigos para tornar a sua festa de aniversário, ou carnaval ainda mais especial e iluminada.

Visite a Balão Mágico e garanta os melhores artigos para o seu evento ou para a decoração de sua casa, escritório ou loja.

Acompanhe os novos produtos disponíveis na Balão Mágico de Petrolândia no Instagram @balaomagico_suafestacomecaaqui Mais informações: 87 99647-5274 (WhatsApp).

Ver todas as fotos>Confira as novidades da Loja Balão Mágico


Redação do Blog de Assis Ramalho