terça-feira, 15 de setembro de 2015

A Ordem É Para Todos apoia pré-candidatura de Jefferson Calaça e Raíssa Braga à OAB-PE

Raíssa Braga e Jefferson Calaça (Foto: Divulgação)

O movimento A Ordem É Para Todos anunciou o apoio à candidatura do advogado trabalhista Jefferson Calaça para presidência e Raíssa Braga para vice da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE) nesta terça-feira (15), no Bistrô & Boteco, no Recife Antigo. Na ocasião, o Movimento apresentou duas mil assinaturas de advogados do Estado que apoiam essa decisão.

Jefferson Calaça é formado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é advogado trabalhista desde 1990. Raíssa Braga é advogada criminal, formada pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), professora universitária e advoga no agreste do Estado, em Cidades como Caruaru, Belo Jardim e São Bento do Una.

Produtores da Rede de Apicultores se reúnem para conseguir selo de inspeção


Acontecerá na manhã da próxima sexta-feira (18), na sede da Associação de Apicultores de Carnaíba, a reunião da Rede de Apicultura do Sertão do Pajeú. O encontro, organizado com apoio do ProRural, tem como objetivo discutir as reformas necessárias nas casas de mel das cidades de Serra Talhada e Carnaíba, para que os apicultores consigam o selo de inspeção para comercialização da produção.

O evento contará com a presença de aproximadamente 20 representantes dos produtores de mel da região, e de técnicos da Agencia de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), que irão esclarecer quais ajustes deverão ser feitos nas instalações, obedecendo às normas sanitárias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, para que o grupo consiga o selo.

FACEPE realiza eleição para membros do Conselho Superior

A Comissão Eleitoral da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Facepe - abre o edital de Eleição de Membro do Conselho Superior para pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa, sediadas no estado, nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A relação atualizada dos votantes dos colegiados e a inscrição dos candidatos devem ser feitas até o dia 23/10/2015.

As inscrições devem ser encaminhadas à Comissão Eleitoral, por meio da entrega da documentação que consta no edital, no Setor de Protocolo da Facepe dentro do prazo estabelecido. Serão escolhidos dois membros e o resultado está previsto para o dia 30/11/2015, após homologação da Presidência da Instituição, e será publicado na página (www.facepe.br), como também enviado ao Governador do Estado para designação dos representantes e o cumprimento do mandato compreendido no período de 01 de abril de 2016 a 31 de março de 2022.

>Clique aqui e confira o edital

Assessora de Comunicação - FACEPE

Codevasf assina contrato para instalação de sistema de captação flutuante no perímetro Nilo Coelho

Foto: Frederico Celente/Codevasf

A oferta de água para os produtores do perímetro irrigado Nilo Coelho, localizado no município de Petrolina, em Pernambuco, será assegurada pela Codevasf com a instalação de sistema de captação flutuante no perímetro. Foi assinado, nesta terça-feira (15), o contrato para implantação emergencial dessas estruturas. Serão realizados serviços de terraplanagem para construção do canal de solo compactado no interior do lago de Sobradinho.

De acordo com Romildo Rodrigues, representante da empresa contratada, a obra será finalizada no prazo de cem dias a partir da data registrada na Ordem de Serviço. “A gente vai fazer todos os esforços para finalizar o mais rápido possível. A gente entendeu bem a necessidade da urgência para conclusão dessa obra para a região”, explica.

Petrolândia/Canadá: Grupo de intercambistas petrolandenses emitem nota de agradecimento diretamente do Canadá

Intercambistas da Erem Maria Cavalcanti Nunes - de Petrolândia - no Canadá

Estudar fora é um sonho de muitos jovens brasileiros, mas nem sempre eles têm os recursos financeiros necessários para pagar a despesa de morar por um tempo em outro país. É por isso que programas de intercâmbio dos governos estadual e federal têm feito tanto sucesso e oportunizado a ida de estudantes para outros países. Uma prova disso foi uma pesquisa elaborada pela Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association), que mostra o aumento de aproximadamente 500% no número de estudantes brasileiros que fizeram intercâmbio entre os anos de 2003 a 2013. Esse número pode aumentar se forem adicionadas as 87.364 pessoas que receberam bolsas de estudos do Ciências sem Fronteiras até julho de 2015.

Entre eles, destacam-se os intercambistas da Erem Maria Cavalcanti Nunes - de Petrolândia - selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM) do Governo de Pernambuco. Os jovens encontram-se em temporada de estudo no Canadá. Em contato com a redação do Blog de Assis Ramalho eles emitiram a seguinte nota de agradecimento.

Nossas palavras: Gostaríamos de agradecer primeiramente a Deus.  À nossa família, pelo apoio e confiança,  agradecemos ao nosso professor do curso de línguas ofertado pelo governo do estado, ao PGM e ao governo do estado de Pernambuco pela oportunidade. Agradecemos também a equipe da nossa escola pelo apoio e incentivo e aos amigos que acreditaram na gente. Desde que soubemos o resultado ficamos muito felizes, essa conquista é a realização de nossos sonhos e motivo de orgulho também. A aprovação para o intercâmbio cultural no exterior é uma oportunidade única, o aprimoramento na língua inglesa nos trará muitos benefícios e agarramos isso com toda força. Faremos intercâmbio de high school no Canadá e Nova Zelândia. Quando se tem um sonho basta crer para realiza-lo. Essa nova etapa nos trará muitas oportunidades e conhecimento. Aproveitaremos ao máximo. Estamos aqui no Canadá: Paulo, Amilson, Lucas, Iandeyvison, Allícia, Johnatas, Amanda, Isabelly, Guilherme e Adson.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Intercambistas da Erem Maria Cavalcanti Nunes

Petrolândia: Na área rural, Fabiano Marques realiza filiação de Ivone, pré-candidata a vereadora, e visita amigos

Ivone é nova filiada do PTB em Petrolândia (Fotos: Eduardo Alcântara)

O presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, pré-candidato declarado à prefeito em 2016, realizou domingo passado (13) a filiação de Ivone Alves ao PTB, do qual é presidente no município. A recém-filiada é pré-candidata a vereadora na próxima eleição.

"Neste último domingo percorremos a zona rural do nosso município, onde, junto ao vereador Rogério Novaes, efetuamos a filiação de nossa amiga e pré-candidata a vereadora Ivone Alves e logo após seguimos para agrovila 03, onde tivemos o prazer de participar de um almoço em comemoração do aniversário dos nossos queridos amigos seu Antônio e Dona Helena!", escreveu Fabiano na página do Facebook de divulgação de sua pré-candidatura.

Assessoria Juntos por Petrolândia

Petrolândia: Compesa avisa falta de água na manhã desta quarta-feira, dia 16


A Compesa comunica aos seus clientes em Petrolândia que, nesta quarta-feira (16/09/2015) será suspenso o fornecimento de água a partir das 07h00 (sete horas da manhã), para conserto de registro na Quadra 16.

Estima-se que o fornecimento de água será normalizado a partir do meio dia, ou tão logo o serviço esteja concluído.

Desde já agradece a compreensão de todos.

Maria Aparecida B. de Lucena
Compesa Petrolândia

Petrolândia: Panificadora e Lanchonete Veneza reformula instalações e consolida na preferência dos consumidores



Cícero Batista, empresário proprietário da Panificadora e Lanchonete Veneza

Já se foi o tempo em que o pão era o único artigo dominante nas padarias. Lojas do setor estão mudando de perfil para conquistar cada vez mais clientes e agora já oferecem, além do tradicional pão de cada dia, mercearia, lanchonete e produtos de primeira necessidade. Em Petrolândia, o bom exemplo vem da tradicional Panificadora e Lanchonete Veneza, do empresário Cícero.

A Panificadora Veneza fez total reformulação no seu estabelecimento para oferecer ainda mais conforto e comodidade aos seus clientes, que agora, entre outras vantagens, podem usufruir de ambiente totalmente climatizado.

A panificadora Veneza fabrica amplo sortimento de pães salgados e doces, biscoitos, bolachas, bolos, tortas, frios, laticínios e oferece também produtos integrais.

A lanchonete serve lanches produzidos na Veneza, com excelente padrão de qualidade. Pastéis, pizza, salgados diversos e, em destaque, o delicioso pão de queijo original, vendido também em bandejas nas prateleiras.

A Veneza é representante de produtos para panificação, farinha de trigo, açúcar, margarinas, etc.

Não por acaso, mas como resultado de muito trabalho e dedicação do empresário Cícero e de seus funcionários, a Panificadora e Lanchonete Veneza, onde seu dia começa e termina, recebeu recentemente o título de melhor panificadora de Petrolândia pelo 13º ano consecutivo.

A Panificadora e Lanchonete Veneza está localizada na rua Cecília Delgado, 62 - centro de Petrolândia. Telefone (87) 3851-1248.

Para ver fotos, clique > Novas instalações da Lanchonete e Padaria Veneza


Júlio Cavalcanti cobra do Estado repasse do Proupe

“Será que esse programa tão importante criado pelo governador Eduardo Campos vai acabar?”, questiona Júlio Cavalcanti em referências às bolsas de estudo Proupe (Foto: Giovanni Costa)

Mais uma boa ideia que vai ficar pelo meio do caminho. Foi assim que o deputado Júlio Cavalcanti descreveu o Proupe, programa criado pelo governo Eduardo Campos para custear o a formação superior em Pernambuco. O parlamentar foi à tribuna na tarde desta terça-feira (15) destacar a falta de repasse das verbas do programa para as autarquias de ensino superior do Estado. São 12 mil alunos prejudicados, além das 13 autarquias que, por conta desse atraso, estão passando por dificuldades para manter suas estruturas. Para Algumas delas, o Proupe é responsável por 60% da receita.

O deputado apresentou números fornecidos pela Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco, que apontam um débito de aproximadamente R$ 8 milhões, pois desde junho deste ano que não há o repasse. O parlamentar destacou que o Governo do Estado emitiu ontem (14), após um protesto dos bolsistas que aconteceu no centro do Recife, uma nota oficial informando o pagamento de R$ 1 milhão até a próxima sexta, valor insuficiente para sanar a dívida com as autarquias, que dependem desse repasse para se manter. Além do mais, não houve edital para concessão de bolsas neste segundo semestre. “Será que esse programa tão importante criado pelo governador Eduardo Campos vai acabar?”, questionou o parlamentar.

Padre Marcelo cita luta contra depressão e nega estar doente: 'A magreza é saúde'

Padre Marcelo Rossi lança 'Philia' em João Pessoa (Foto: Alysson Bernardo/TV Cabo Branco)

O Padre Marcelo Rossideclarou, nesta terça-feira (15), que sua aparência magra é um sinal de bem-estar e negou estar doente. O sacerdote visita João Pessoapara lançar seu novo livro, “Philia”. “Essa magreza é saúde. Eu antes estava inchado, com retenção de líquido. Graças a Deus, com a dieta, com alimentação sadia, tirei fora. As pessoas hoje perguntam ‘padre, você está doente?’. Eu estou com saúde”, explicou.

O religioso esclareceu que o inchaço era causado por anti-inflamatórios que ele tomava para aliviar dores que sentia na coluna. “Com autorização médica e com a dor, eu acabava tomando e eu acabei inchando. Hoje, eu não tomo nenhum remédio, graças a Deus”, disse.

Ele, inclusive, explicou que teve que lutar contra a depressão sem tomar remédios por conta desse medicamento que ele já tomava. Já curado da doença, Padre Marcelo contou que foi assim que o livro surgiu e que ele considera essa nova obra um “diário de como sair de uma depressão”.

Dilma se diz otimista com superação da crise e fará ajustes para seguir adiante


Um dia após o anúncio de novas medidas fiscais para reequilibrar as contas, com redução de gastos e aumento de receitas, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (15) que está otimista com a superação da crise e que fará os ajustes para seguir em frente.

“Acredito que o Brasil tem todas as condições, e sou extremamente otimista no que se refere à superação das dificuldades que nós temos enfrentado. Sou otimista porque, nesses últimos anos, nós acumulamos um grande arsenal para reagir. O Brasil está passando por alguns problemas, é verdade. Mas ele é mais forte e maior que esses problemas”, disse a presidenta, em discurso, durante a entrega do 28º Prêmio Jovem Cientista, no Palácio do Planalto.

Dilma citou políticas de agricultura e de inclusão de microempreendedores como exemplos de bases para a recuperação da economia brasileira. “Temos conquistas que nós não vamos deixar atrás. Nós vamos fazer os nossos ajustes, e vamos seguir em frente”.

Sargento da PM passa mal durante treino e morre no HGE, em Maceió


Sargento da PM morre após passar mal  em treinamento (Foto: Divulgação)

O sargento da Polícia Militar (PM) Sandro Terto Ferreira, de 43 anos, morreu, na manhã desta terça-feira (15), durante um treino de educação física na 20ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), no Centro de Maceió.

De acordo com informações da assessoria da PM, o sargento se sentiu mal durante a prática esportiva e foi encaminhado por colegas ao Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche da Barra, onde foi confirmada a morte. A atividade física é uma partida de futebol entre militares e acontece todas as terças e quintas-feiras, pela manhã.

Petrolândia: Confira a programação completa da Semana de Combate à Depressão e ao Suicídio


Está em andamento em Petrolândia, até a sexta-feira (18) a Semana de Combate à Depressão e ao Suicídio, com o tema "A dor não usa máscaras". Confira abaixo a programação do evento que envolve a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (CRAS, SCFV e Casa das Juventudes), Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Nova Mente, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, Programa Saúde da Família, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Lions Clube de Petrolândia e Dra. Vera Carvalho (Psicanalista), com apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia.

Na noite desta terça-feira (15), às 19h30, na Igreja Matriz, a Dra. Vera Carvalho (Psicanalista) e Lions Clube de Petrolândia apresentam a palestra "O que nos leva à depressão e ao suicídio", aos participantes do Terço dos Homens.

Também esta noite, às 19h00, o PSF Renascer promove a palestra: "A depressão", proferida por Dr. Marcos Vinícius (Médico) e pelo Enfermeiro Wilson Júnior, tendo como público-alvo os homens participantes do atendimento noturno da unidade de saúde.

Quarta-feira (16)
Manhã
Local: CAPS Nova Mente - às 8h00
Apresentações da Casa das Juventudes e dramatizações em alusão ao tema da Semana
Palestra e atendimento psicológico abertos ao público
Parceria: Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude e Casa das Juventudes

Congresso promulga emenda que inclui transporte na lista de direitos sociais


O Congresso Nacional promulgou hoje (15) duas emendas constitucionais (ECs). A EC 90/15 inclui o transporte na lista de direitos sociais do cidadão previstos no Artigo 6º da Constituição, ao lado de educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, Previdência Social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.

Na prática, segundo a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), autora da proposta de emenda à Constituição que resultou na emenda (PEC 90/11), a mudança no texto da Constituição abre caminho, por exemplo, para a proposição de outras leis para destinação de recursos ao setor de transportes, como ocorre em outras áreas.

“Saúde e educação, por exemplo, têm recursos vinculados orçamentariamente. Com isso, a União, os municípios e estados não podem deixar de destinar um percentual específico em lei para essas áreas. No caso do transporte, reconhecido como direito social pela Constituição, pode acontecer o mesmo, já que o novo texto gera um direito que o Estado é obrigado a atender, por meio de uma política pública que o assegure a todos os cidadãos”, ressaltou a deputada.

O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), destacou a importância das manifestações de junho de 2013, que tiveram como uma das principais reivindicações a melhoria na área de transporte.

Corujinha Caburé resgatada em escola segue para cuidados em Centro de Reabilitação da CPRH


Uma coruja da espécie caburé (Glaucidium brasilianum) foi o centro das atenções, nesta segunda feira (14), na Escola Clóvis Beviláqua, no bairro do Hipódromo, no Recife. O animal, que mede aproximadamente 13 cm, pousou em uma das salas de aula da instituição e foi resgatada e encaminhada para a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

A coruja foi avaliada e transferida, na manhã desta terça-feira (15), para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), na Guabiraba, no Recife. A corujinha-caburé alimenta-se de outras aves, como pardais, sanhaçus e, esporadicamente, de beija-flores, rãs, lagartixas e pequenas cobras. É comumente encontrada em bordas de florestas e, “devido ao desmatamento, está migrando para as cidades”, revelou o analista ambiental do setor de fauna da CPRH, Gleydson Castelo Branco. Esta é a segunda coruja desta espécie recebida pela CPRH. 

A orientação, para quem encontrar animais silvestres, é procurar imediatamente a CPRH, através do telefone: (81) 3182 8905.

Núcleo de Comunicacão Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH

“Há uma epidemia concentrada de tuberculose no Brasil”

A tuberculose é principalmente um problema social: está relacionada com a extrema pobreza e se dissemina com mais facilidade em grandes aglomerações de pessoas, nas quais a luz é escassa e o ar mal circula.

A tuberculose é uma doença extremamente desconhecida ou ignorada no Brasil. Cerca de 50% da população não sabe que ela ainda existe e acredita se tratar de uma enfermidade que matou escritores, poetas e românticos no início do século XX. Outra pesquisa também mostra que 50% dos profissionais da saúde não sabem diagnosticá-la ou tratá-la. Esses resultados, obtidos através de estudos internos do Ministério da Saúde, surpreendem se comparados com os dados da doença no Brasil, que ocupa a 17ª posição entre os 22 países que concentram 80% do número de casos do mundo, segundo a OMS - neste grupo, estão também países como a Etiópia, Afeganistão e Paquistão, por exemplo. Foram 68.467 casos brasileiros, dentre os 9 milhões do mundo, registrados em 2014, uma taxa de incidência de 33,8 por 100.000 habitantes.

A reportagem é de Felipe Betim, publicada por El País, 12-09-2015.

"Temos um elevado número de casos porque temos uma população de 200 milhões de pessoas. Se analisamos apenas a taxa de incidência estamos no 111º lugar em todo mundo, onde a média é de 120 casos por 100.000 habitantes", pondera o coordenador geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Draurio Barreira (Rio de Janeiro, 1961). Apesar dessa constatação, Barreira sabe que a situação no país ainda é grave. "Nossa maior dificuldade é que temos uma epidemia concentrada em determinadas populações extremamente vulneráveis, tanto do ponto de vista social como biológico", explica o médico sanitarista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com especialização e pós-graduação em Saúde Coletiva e Epidemiologia pelas universidades do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Sul da Flórida/EUA (USF).

Prefeitura de Jatobá cancela FENTIJA 2015 devido à crise e queda do FPM

Robson Leandro, prefeito do município, justificou o cancelamento devido à crise financeira que afeta os municípios do país, a queda nos repasses do governo federal, como o FPM, falta de apoio do Governo Estadual, e necessidade de continuar honrando compromissos com fornecedores, município e funcionalismo.

O Prefeito do município de Jatobá, Sertão Pernambucano, Robson Leandro, decidiu não realizar a III FENTIJA (Feira de Negócios da Tilápia de Jatobá/PE). A feira seria realizada nos dias 08 a 11 de outubro, onde contaria com negócios, palestras, gastronomia e shows artísticos.

Em nota pública, o prefeito justificou que os motivos do cancelamento são devido à crise financeira que afeta os municípios do país e a queda nos repasses de recursos do governo federal – a exemplo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), falta de apoio do Governo Estadual, e o principal motivo que é continuar honrando com os compromissos com fornecedores, folha de pagamento, saúde, educação, e infraestrutura do município em geral.

“Lamentavelmente, a situação está ficando insustentável. Como nós, gestores vão honrar os compromissos administrativos se a nossa única fonte de renda – que é o FPM – vem tendo cortes significativos? Está muito difícil”, declarou o prefeito.

A desaposentação é um direito do trabalhador


Por José Luiz Neto

O STF (Supremo Tribunal Federal) ainda não concluiu o julgamento que definirá se os aposentados que continuam trabalhando têm direito à desaposentação, nome da ação judicial em que o segurado pede a troca do seu benefício atual por um novo. A segunda aposentadoria inclui as contribuições feitas após a concessão do primeiro benefício e a nova idade do trabalhador. Essa ação também é chamada de troca de aposentadoria. Enquanto o julgamento do caso não é concluído, os pedidos de troca que chegam ao Supremo ficam travados.

A decisão final sobre desaposentação está próxima, no julgamento de uma ação de repercussão geral sobre o tema, que está ocorrendo no Supremo Tribunal Federal (STF), já se tem dois votos favoráveis ao tema e dois contrários, contudo, a votação foi paralisada em função de um pedido de vista (mais tempo para análise) da ministra Rosa Weber.

Homem é assassinado a tiros em Serra Talhada, no Sertão de PE


No inicio da manhã desta terça-feira (15), por volta das 0640, um homem, identificado com Glaudinei Cleovan Batista Da Silva, 44 anos, aposentado, foi assassinado com vários tiros, no bairro Caxixola em Serra Talhada.

Segundo informações, dois homens em uma moto, efetuaram os disparam contra a vítima, os quais o atingiram na nuca e no tórax, que veio a óbito no local e logo em seguida fugiram.

Policiais Militares efetuaram rondas, afim de capturá-los, mas até o fechamento dessa matéria, não tinham sido localizados.

O local do crime foi isolado, até a chegada da Polícia Civil, para que tomem as medidas cabíveis.

Fonte; Portal Nayn Neto

Petrolândia: Cícera nº 03 é candidata ao Conselho Tutelar no dia 4 de outubro


Informação: Cícera Tavares

Kaio Maniçoba consegue obra importante para Trindade


O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS-PE) solicitou ao governador Paulo Câmara a ordem de serviço para fazer a requalificação no asfalto da avenida principal da cidade de Trindade, no Sertão do Araripe. 

Em caravana pela região, realizada nesta segunda (14), o governador Paulo Câmara se encontrou com o prefeito Everton Costa e outras lideranças locais para assinar a ordem de serviço. "Quero agradecer ao Governo do Estado por atender nosso pleito, honrando o compromisso de fazer mais e melhor pela vida das pessoas do Araripe", disse Kaio Maniçoba.

Ascom deputado federal Kaio Maniçoba
Fotos: Assessoria de Comunicação

Governo terá de negociar para aprovar medidas, avalia Humberto

Humberto avalia que muitos temas terão grandes embates no Congresso, como a ideia de postergar o reajuste dos servidores públicos para agosto de 2016, pois várias  categorias do funcionalismo estavam em negociação salarial com o Governo. (Foto: Alessandro Dantas/ Liderança do PT no Senado)

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), declarou nesta terça-feira (15) que o Governo terá de aprofundar o diálogo com o Congresso Nacional e com a sociedade para aprovar o pacote de medidas anunciado ontem pela equipe econômica para garantir o equilíbrio das contas públicas e a retomada do crescimento do país. 

Segundo o parlamentar, que vai se reunir nesta tarde com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, os senadores e deputados têm de reconhecer, agora, que o Governo tomou a iniciativa de cortar ainda mais recursos do seu orçamento e de que é preciso gerar novas fontes.

“Se o Congresso entender que essas medidas não são adequadas, ele tem de produzir outras que levem ao mesmo efeito. Se não é uma nova CPMF, o que é que será no seu lugar para buscar o equilíbrio fiscal?”, questiona o senador.

Petrolina: Prefeitura informa encerramento de inscrições dos Cursos do Pronatec Brasil Maior

Vagas foram completamente preenchidas nos primeiros dias de inscrição

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, informa que as vagas disponíveis para os três cursos do Pronatec Brasil Maior (Padeiro, Confeiteiro e Operador de Tratamento de água e afluentes) – ofertadas pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) –, já foram totalmente preenchidas no primeiro dia de inscrição (14/06). Por este motivo, não haverá mais inscrições disponíveis durante esta terça e quarta-feira (15 e 16), como divulgado anteriormente.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, lembra que ainda há mais 30 cursos do Pronatec Brasil Maior já autorizados para este semestre, cujas inscrições devem ser abertas em breve. O mesmo orienta que a comunidade interessada fique atenta aos canais de comunicação oficiais da Prefeitura (site e fanpage da Secretaria de Desenvolvimento Econômico) para se informar sobre a abertura de novos cursos.

Ascom Prefeitura Municipal de Petrolina/Sedesa

Angola vai procurar reservatórios de água subterrâneos para combater estiagem


O governo angolano pretende procurar reservatórios de água subterrâneos em áreas de deserto para reduzir os efeitos dos sucessivos períodos de estiagem que têm afetado, sobretudo, o Sul do país.

A informação foi dada pelo ministro da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges, na 59ª sessão da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, que ocorre desde ontem (14) em Viena, na Áustria.

"Angola enfrenta também problemas geológicos, como a erosão dos solos e períodos cíclicos de estiagem em áreas de deserto", disse o governante ao participar da reunião.

Borges admitiu a necessidade de obter o apoio da agência no setor de assistência técnica, para a redução da erosão dos solos e a pesquisa de lençóis de água no deserto.

Feira de Tecnologia Automotiva começa nesta quarta-feira reunindo profissionais do setor de autopeças e apaixonados por carros


Começa nesta quarta-feira (16), a 10ª edição da Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste – Autonor 2015. O evento, que vai até o sábado, não só reúne profissionais do setor, como lojistas, distribuidores, balconistas e mecânicos, mas também homens e mulheres apaixonados por carros, que também desejam ficar por dentro das últimas novidades do segmento. São esperadas cerca de 37 mil pessoas. O horário de funcionamento da feira é das 16h às 22h, de quarta a sexta-feira, e das 15h às 21h, no sábado. A entrada é grátis.

Sempre realizada no Centro de Convenções Pernambuco, a feira atrai visitantes de vários estados da região. “Com a Autonor, os mecânicos, lojistas e distribuidores do Norte e Nordeste não precisam se deslocar a eventos realizados no Sudeste ou em outros países para ter acesso aos últimos lançamentos da indústria mundial de autopeças. Além disso, a feira possibilita a negociação direta com diversos fornecedores em um só lugar”, afirma Emanuel Luna, diretor da Autonor Empreendimentos, empresa promotora da feira.

Festa de São Francisco de Assis recebe excursão de Recife para Petrolândia e Paulo Afonso

Facebook José Marcos Facebook José Marcos Lima

Jovem é atraído para emboscada e assassinado com vários tiros em Delmiro Gouveia, no Sertão de AL

(Cortesia/Givaldo de Sá - Editora Guia Mais)

O corpo foi encontrado, depois que populares ligaram para a polícia para informar que tinham ouvido disparos de arma de fogo no bairro. Guarnições da Polícia Militar foram até a localidade e encontraram o rapaz crivado de balas, a poucos metros de uma motocicleta que seria conduzida por ele, uma Honda CG Fan, de cor vermelha e placa ORI-2260/AL. No local foram encontradas pelo menos 10 capsulas de pistola calibre 380.

Familiares de David relataram para a reportagem que pouco tempo antes de ser morto, duas pessoas desconhecidas, em uma moto de características não identificadas, passaram o procurando na casa, onde residia com a mãe, mas na ocasião o mesmo não se encontrava. Eles não souberam a quem atribuir o assassinato do jovem, mas suspeitam que alguém conhecido dele o tenha atraído para uma emboscada.

Petrolândia: Futebol e aniversário no domingo da AVEPE

Eraldo, aniversariante do domingo recebe os parabéns dos colegas

Neste domingo, 13/09/2015, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 6 às 7 hs da manhã):
Camisa Amarela 3 x 3 Camisa Azul

Gols do Camisa Azul: Zezinho, Nona e Ângelo
Gols do Camisa Amarela: Louro do Vidro, Bebeto e Zé Epifânio

2ª Pelada( das 7 as 8 hs)
Camisa Amarela 2 x 1 Camisa Azul

Gols do Camisa Amarela: Jailto e Tinho
Gol do Camisa Azul: Jadir

Logo após a pelada, durante a tradicional confraternização dos domingo, que é realizada na sede da AVEPE, foi cantado os parabéns para o aniversariante do dia, o sócio Eraldo.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Atividades do Mundo SENAI recebem mais de 2 mil visitantes em Pernambuco


O Mundo Senai terminou na última sexta-feira, dia 11, após mais de 100 atividades divididas em minicursos, palestras, mostras e visitas a laboratórios. As 10 Escolas Técnicas SENAI da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão que participaram do evento, promovido nacionalmente pela instituição, atraíram mais de 2 mil pessoas, entre estudantes e populares interessados em conhecer melhor a Indústria.

Saiba mais sobre a edição 2015 do Mundo SENAI, confira o que de melhor aconteceu nas Unidades Araripina, Areias, Cabo, Caruaru, Conecta, Garanhuns, Paulista, Petrolina, Santa Cruz e Santo Amaro>aqui

SENAI PE

MPPE e Secretaria de Saúde do Estado se reúnem para discutir situação do setor


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou na tarde da última sexta-feira (11), audiência na Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde da Capital, para debater a situação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que sofreram redução ou fechamento de plantões, bem como analisar as denúncias de diminuição da oferta de serviços e leitos nos hospitais do Estado.

“Mesmo em situações de crise, a saúde deve ser o último setor a ser prejudicado com cortes ou adequações no orçamento”, defendeu a promotora de Justiça Maria Ivana Botelho, que coordenou a reunião. O encontro contou também com a participação da promotora de Justiça Alice Morais e de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Na ocasião, os presentes acordaram que cabe à SES orientar as UPAs que passaram por mudanças no atendimento sobre a melhor forma de redirecionar os pacientes. Nesse caso, se um cidadão não puder ser atendido na unidade a que se dirigiu, deverá ser informado sobre onde o serviço está sendo disponibilizado.

Governo de PE entrega 570 cisternas de caráter produtivo no Araripe

Os equipamentos beneficiam agricultores familiares na manutenção de suas plantações e na criação de animais. O mesmo convênio ainda prevê a construção de outros nove mil equipamentos em todo o estado, com recursos na ordem de R$ 120 milhões

O agricultor Francisco Nascimento e outras 569 famílias sertanejas comemoraram, nesta segunda-feira (14), o recebimento de 570 cisternas de caráter produtivo e consumo animal para a região do Araripe. A entrega dos equipamentos aconteceu durante a passagem do governador Paulo Câmara e do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, pelo município de Bodocó. O chefe do Executivo ainda inaugurou a Escola Estadual Luis Gomes Diniz, onde os jovens que cursam o ensino médio vão poder estudar já a partir do próximo mês.

A implantação de cisternas é uma ação da secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), coordenada pela secretaria Executiva de Agricultura Familiar, através do Programa Pernambuco Mais Produtivo. Foram investidos R$ 7.2 milhões na execução dos serviços realizados pelo Centro de Habitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe. A ação beneficia agricultores de Araripina (120), Santa Cruz do Capibaribe (120), Exu (60), Ipubi (60), Ouricuri (110) e Bodocó (100). O mesmo convênio ainda prevê a construção de outros nove mil equipamentos em todo o estado, com recursos na ordem de R$ 120 milhões.