sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Alepe: Lei estimula ações de combate ao sedentarismo

Semana Estadual da Atividade Física é realizada na última semana de setembro

Com a finalidade de estimular a implementação de ações de cunho político e social voltadas para a promoção da saúde pública foi instituída por lei a Semana Estadual da Atividade Física em Pernambuco. De acordo com a norma, a iniciativa deve ser realizada, anualmente, na última semana do mês de setembro. A legislação é baseada em projeto de autoria do deputado Botafogo Filho, do PDT.

A Semana Estadual da Atividade Física tem como objetivo incentivar a reeducação alimentar, envolvendo profissionais da área da saúde e da educação, além de estudantes de cursos afins, visando orientar a população. Segundo a justificativa do projeto que originou a lei, alunos da rede estadual de ensino são o público-alvo da medida, que prevê a realização de eventos, palestras e seminários.

Diversas pesquisas visando analisar o comportamento do brasileiro em relação a atividades físicas regulares, prática de esportes e controle alimentar apontaram que o Brasil é um país sedentário. A empresa alemã Sport+Markt fez um levantamento inédito no País em 2011 e concluiu que, na Região Nordeste, 42,14% da população masculina e 24% da população feminina pratica alguma atividade física de maneira regular. A mesma pesquisa revelou que o Recife é a capital brasileira do sedentarismo.

Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)

Humberto visita Campus de Medicina da UFPE em Caruaru


O líder do PT no Senado Federal, Humberto Costa, visitou na noite desta quinta-feira(18), o prédio do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no campus de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O senador foi convidado por alunos do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e pela direção da universidade. Além de conhecer as instalações e os equipamentos, Humberto também participou de uma conferência sobre saúde pública.

Acompanhado pelo coordenador, o médico e professor Rodrigo Cariri, o senador pode conhecer laboratórios, salas de aula e a biblioteca do campus. Inclusive matar a saudade da instituição, já que se formou em medicina na UFPE na década de 80, no Recife. Humberto foi o primeiro ministro da Saúde do governo Lula (2003 a 2005) e criador de programas extremamente importantes como o Samu, o Brasil Sorridente e o Farmácia Popular.

Durante o debate, Humberto Costa fez uma explanação sobre atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS) e citou o Mais Médicos como um das importantes ações para melhorar o atendimento à população. "Mais de 50 milhões de brasileiros já foram beneficiados pelo programa. A nossa preocupação agora é dar continuidade ao trabalho. Além de novos projetos, como o Mais Especialidade, uma idéia para ser colocada em pratica a partir do ano que vem", citou. Ele também disse que outro objetivo do Mais Médicos é formar mais profissionais na área de saúde. "Também priorizar a melhoria dos campus já existentes".

Estudantes participam de peixamento realizado pela SEAF em Recife

 Pernambuco é o único estado do Nordeste que vem fazendo peixamento nos açudes

Cerca de 50 alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra, puderam acompanhar de forma representativa, o trabalho de peixamento que é executado no estado dePernambuco pela Secretaria de Agricultura, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF). A ação foi realizada na manhã de ontem (18), no Museu do Cais do Sertão, no bairro do Recife – o museu foi criado com base na vida e obra do cantor e compositor, Luiz Gonzaga e do Sertão.

Durante o evento, os alunos participaram de uma palestra com o engenheiro de pesca da SEAF, Roberto Maurício e o produtor de peixe, José Bonifácio que explicaram todo o trabalho de criação dos peixes, as técnicas usadas para que eles sobrevivam e possam reproduzir, e sua importância. Em seguida, todos auxiliaram no peixamento, feito no reservatório de água que cruza o museu representando o rio São Francisco. Em Pernambuco, o rio passa por 10 municípios: Petrolina, Lagoa Grande, Orocó, Belém de São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Itacuruba, Floresta, Petrolândia e Jatobá.

Pernambuco é o único estado do Nordeste que vem fazendo peixamento nos açudes e tem previsto para até o final desde ano, a distribuição de 2,5 milhões de alevinos (peixes recém saídos do ovo). “Nosso trabalho é feito em cima de resultados, tanto social quanto econômico. Estamos cada vez mais aumentando o número de peixamento, visto que a ação melhora a qualidade da água”, explicou o secretário de Agricultura, Aldo Santos.

Assessoria de Comunicação/Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Sindicato denuncia uso da Compesa na campanha de Paulo Câmara


Urbanitários divulga nota afirmando que direção da companhia promoveu reunião na Estação de Pirapama para promover candidato

O Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco, entidade que reúne mais de 10 mil trabalhadores no Estado, denunciou nesta sexta-feira (19) o uso das instalações da Compesa em favor da campanha eleitoral dos candidatos do PSB, Paulo Câmara, Fernando Bezerra Coelho e Marina Silva. O uso eleitoral da empresa estatal, segundo a direção do Sindurb/PE, foi feito pela própria direção da Compesa.

O presidente da entidade, Jose Gomes Barbosa, condenou o que chamou de abuso de poder. Nesta sexta-feira, a direção da empresa estatal promoveu uma reunião com os candidatos do PSB no auditório da Estação de Tratamento de Água de Pirapama, e funcionários da companhia, visando pedir votos e gravar o guia eleitoral.

Veja abaixo a nota divulgada pelo Sindurb/PE:

Marina promete aumentar recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública


A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, disse hoje (19) que, se eleita, aumentará os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Ela explicou que não pretende criar um ministério para cuidar da área de segurança pública e sim estabelecer parcerias com os governos locais para combater a violência de forma integrada.

“Vamos ampliar, sim, os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para, em parceria com os governadores, dar uma resposta à altura – não é questão de criar um ministério, é como fazer para que se tenha, de fato, uma visão integrada do problema da segurança pública”, disse, em entrevista coletiva, em São Bernardo do Campo, São Paulo, onde fez comício.

Marina disse que vê o Programa Pacto pela Vida, desenvolvido na gestão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em agosto, como exemplo de combate à criminalidade. “Nossa proposta é o Pacto pela Vida, que foi feito em Pernambuco e reduziu a violência de um modo geral, mas também a violência policial”, destacou.

Marcos Cavalcanti destaca papel do professor na era da informação em duas palestras


Hoje (19) foi o último dia do XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, realizado no Centro de Convenções e Chevrolet Hall, em Olinda. Um dos destaques da programação foi Marcos Cavalcanti, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

O papel do educador em meio ao mundo de informações

Em um mundo de facilidade ao acesso da informação, em que os alunos têm a possibilidade de saber novidades antes do professor e estarem mais informados acerca de determinado tema, se faz necessário repensar o papel do professor. Na palestra “Pra que escola no mundo das redes sociais e do Google?”. Marcos Cavalcanti afirma que o papel do educador atualmente é o de provocar. É preciso que se tenha a consciência de formar os alunos para o presente, pois a mentalidade atual despreza a velocidade com que as formas de se relacionar com o conhecimento mudaram. “O professor e a escola como meros transmissores de educação estão com os seus dias contados”, alerta Cavalcanti.

Marcos Cavalcanti faz uma comparação com índios e caciques: hoje em dia os índios não precisam mais do intermédio dos caciques para se comunicar – agora os índios se comunicam entre si. Mas então, qual seria a função do professor neste meio aparentemente completo e blindado de informações? Resposta: o professor tem o papel de filtrar e selecionar qualitativamente estas informações, de modo a questionar a credibilidade de esta ou aquela fonte de informação. O professor se configura como o guia que conduza a multidão, sem esquecer de qualificar-se como parte integrante deste mundo informatizado.

Escritório do IPA é inaugurado em Trindade, no Sertão do Araripe


Foi inaugurado ontem (18), o escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no município de Trindade, Sertão do Araripe. A solenidade contou com a presença do secretário de Agricultura, Aldo Santos, o secretário executivo de Agricultura, Guilherme Gondim, o presidente do IPA, Genil Gomes e o prefeito da cidade, Everton Costa.

O escritório foi construído em um terreno doado pela prefeitura. Para Aldo Santos, é importante existir essa parceria entre os municípios e o estado. “Essa não é uma obra de concreto, é um prédio que vai trazer a possibilidade de melhorar a vida de muitos sertanejos. É fundamental que o município trabalhe junto com estado, é assim que avançamos. Vamos continuar juntos nessa parceria”.

Segundo a gerente regional do IPA, Marlene Rezende, cerca de 589 agricultores familiares são atendidos anualmente. A meta é chegar até dezembro assistindo a 750 agricultores. “Falar do IPA é uma alegria, pois se hoje tenho orgulho de ser agricultora familiar e apicultura, devo ao trabalho de assistência do IPA", disse a moradora do Sítio de Caco Verde II, Iracema Maria.

“Como dizia o ex-governador, Miguel Arraes: o tamanho da obra é o tamanho da mudança na vida das pessoas”, cravou Santos.

Assessoria de Comunicação/Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Armando: analfabetismo em Pernambuco tem o dobro da média nacional

Foto: Alexandre Albuquerque

A um público formado por estudantes universitários e funcionários da Faculdade dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, o candidato a governador Armando Monteiro (PTB) apresentou um prognóstico da situação de Pernambuco e listou quais serão seus desafios à frente do governo pelos próximos quatro anos. Temas como qualificação profissional, saúde e segurança foram abordados pelo petebista e pelo candidato a vice, Paulo Rubem Santiago (PDT). Contudo, o petebista enfatizou que o seu principal desafio será melhorar a educação.

Para Armando, Pernambuco ainda convive com indicadores educacionais que constrangem, como a elevada taxa de analfabetismo de 18,5%, na população acima de 15 anos. Esse número é quase o dobro da média nacional. Para reverter esse cenário, o candidato vai implantar um sistema de cooperação técnica e pedagógica do Estado com os municípios, oferecendo uma matriz curricular única e incentivos fiscais inteligentes. Armando vai valorizar o magistério e conceder 20% de aumento nos salários dos professores já no primeiro ano de governo.

'Seca - A Velha História', artigo de Francisco Parente de Carvalho


Quase todos os problemas do Nordeste brasileiro são atribuídos às adversidades climáticas, à ausência ou à escassez das chuvas, conforme os meios de comunicação informaram recentemente com a visualização de um período com poucas chuvas ou ocorrência de uma seca no corrente ano. Não se podem negar os graves impactos sociais, econômicos, ambientais e psicológicos causados pela seca. Quando ela ocorre, os nordestinos observam impotentes suas lavouras morrerem, seu gado definhar, os rios e açudes secarem, ocasião em sua “tragédia” é exibida em vários meios de comunicação para todo o Brasil e para outros países.

Na ocasião, os poderes públicos, então, se manifestam anunciando, nos mesmos órgãos de imprensa, medidas que serão tomadas para combater a carência de água, projetos que serão executados a médio e longo prazo, e a liberação de verbas que serão destinadas à distribuição de alimentos, água, remédios, etc.

E, a cada nova estiagem, a cada nova “calamidade pública” esse procedimento se repete, mas não soluciona o problema. Na próxima seca tudo será igual ou pior, dependendo da sua intensidade e duração. A seca faz parte da história do Nordeste brasileiro. Tem sido registrada desde o século XVIII, porém, durante e a partir do Brasil Império, entre 1877 e 1899, ocorreram dezenas de grandes estiagens.

Oliveira Canindé é o novo técnico do Santa Cruz

Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem

O técnico Oliveira Canindé vai comandar o Santa Cruz na Série B do Brasileiro. Ele acertou o contrato, nesta tarde de sexta-feira (19/9), no lugar de Sérgio Guedes, que se desligou do clube na quinta-feira (18). O novo comandante coral tinha o desejo de dirigir o time logo neste sábado (20), contra o Icasa, às 16h10, no Arruda, mas irá acompanhar o jogo do camarote da diretoria. Assim, no gramado estará mesmo o assistente técnico Adriano Teixeira, que comandou o treinamento na manhã desta sexta, ao lado de Everaldo Pierrotti, que concordou com a sua permanência, mesmo com a saída de Guedes.

Para acertar a sua vinda, Oliveira Canindé abriu mão de trazer o seu assistente e um preparador físico. Esta foi uma condição da diretoria tricolor para definir o contrato até o final da temporada.

No entanto, a sua apresentação oficial está marcada para a manhã da próxima segunda-feira (22), quando vai comandar o seu primeiro treinamento para a estreia contra o Oeste, na terça-feira (23), em casa.

O novo técnico coral, Oliveira dos Santos Lopes, cearense da cidade de Canindé, foi atleta profissional na década de 1980. Ele atuou pelo Ceará, Fortaleza, São Bento de Sorocaba, Figueirense e Marcílio Dias. Como treinador, iniciou a carreira no Limoeiro-CE, em 2004. Na profissão só dirigiu clubes do Nordeste. Um deles o Guarany de Sobral, campeão da Série D de 2010. O destaque veio com o título da Copa do Nordeste, em 2013, à frente do Campinense. Começou a atual temporada no CSA. Em seguida foi para o América-RN, conquistou o título potiguar, mas após alguns tropeços na Série B, terminou deixando o cargo, principalmente devido as derrotas na Arena das Dunas, em Natal.

Jornal do Commercio

Armando anuncia ampliação do Chapéu de Palha


Após uma caminhada na manhã desta sexta-feira (19) pelas principais ruas de Ribeirão, na Mata Sul, o candidato a governador Armando Monteiro (PTB) anunciou que vai manter o programa Chapéu de Palha, uma iniciativa social do governo do Estado nas áreas mais pobres. Armando ainda afirmou, em comício na Rua Major Moura, que vai ampliar os valores pagos atualmente.

"Aproveito para desmentir os boatos mesquinhos espalhados de que vamos acabar com o Chapéu de Palha. É uma mentira. Não só vamos manter como vamos ampliar os valores que são pagos. É um compromisso meu com uma região que eu conheço e que me conhece", afirmou.

Ao lado do candidato ao Senado João Paulo (PT) e do senador Humberto Costa, também do PT, Armando garantiu que vai se empenhar para solucionar os problemas que afligem a região, com a decadência da economia canavieira.

Bandidos arrombam caixas de banco e levam dinheiro em Belo Jardim, PE

Polícia compareceu à agência bancária furtada em Belo Jardim, Pernambuco (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
Unidade atendia normalmente, mas funcionários perceberam algo estranho.
Equipe do IC foi ao local e verificou que alarmes foram desativados

Uma agência bancária abriu normalmente nesta sexta-feira (19) e atendeu aos clientes pela manhã em Belo Jardim, no Agreste pernambucano; no entanto, funcionários perceberam algo estranho: materiais deixados ressaltavam indícios de furto. O Instituto de Criminalística (IC) foi acionado e verificou que dois caixas foram arrombados e o dinheiro levado.

Segundo análise do instintuto, câmeras de segurança flagraram pelo menos dois homens dentro da agência nesta madrugada. Eles teriam entrado sem arrombar a porta, acessado a parte de trás dos caixas eletrônicos e, com ferramentas, arrombado estas máquinas. A ação durou aproximadamente duas horas e a quantia levada não foi informada.

Os bandidos ainda desativaram os alarmes e fugiram sem que fossem notados, também de acordo com o Instituto de Criminalística.

G1 Caruaru e Região

Fernando e Elias fazem caminhada porta a porta em Jaboatão

Foto: Rafael Medeiros

Acompanhado pelo prefeito Elias Gomes e várias lideranças de Jaboatão, o candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), realizou, nesta sexta-feira (19), uma caminhada pelo bairro de Dois Carneiros. A mobilização faz parte da estratégia de campanha da Frente Popular para reforçar a presença do socialista na Região Metropolitana do Recife, área onde o postulante a senador mais cresceu nas últimas pesquisas eleitorais.

Durante o trajeto de quase 2 Km de caminhada porta a porta, Fernando foi apresentado pelo prefeito de Jaboatão a vários moradores e comerciantes de Dois Carneiros. Ao conversar com a população, o candidato a senador garantiu que irá se empenhar para viabilizar novos empreendimentos para a cidade. “Como secretário de Desenvolvimento Econômico, pude trazer empreendimentos das áreas logística, industrial e a uma empresa que constituirá um polo farmacêutico. Quero continuar ajudando Elias nesse processo de resgate e fortalecimento de Jaboatão.”

Ao justificar o apoio ao candidato da Frente Popular, Elias Gomes ressaltou a participação decisiva de Fernando no comando do Ministério da Integração Nacional para liberar cerca de R$ 100 milhões em obras para Jaboatão. “Fernando foi responsável por trazer recursos para a recuperação da orla e também para importantes obras de contenção nos morros, pavimentação e drenagem da periferia. Precisamos elegê-lo para trazer mais investimentos e ser o representante de Jaboatão no Senado Federal.”

Assessoria de Imprensa - Fernando Bezerra Coelho

Dilma nega uso irregular dos Correios para distribuir material de campanha


Dilma recebeu, no Palácio do Planalto, 60 jovens atletas que se destacaram em competições internacionais em 2014 e que são promessas para os Jogos do Rio. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A presidenta Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, rebateu hoje (19) denúncia publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo de que teria usado os serviços dos Correios de forma irregular durante a campanha eleitoral.

De acordo com a reportagem, os Correios entregaram em São Paulo panfletos do PT com propaganda eleitoral sem estampa ou comprovante de que houve pagamento pelo serviço. Segundo Dilma, todos os serviços da estatal contratados pela campanha foram pagos.

“Nós pagamos, temos nota fiscal, contratamos um serviço que os Correios prestam para qualquer entidade, isso é um factoide de campanha. Os Correios oferecem o serviço, quem quiser pode usá-lo”, ressaltou a candidata.

Dilma destacou que, se houve qualquer erro no uso dos Correios para a divulgação, a campanha pagará por ele. “Não sou do tipo que acha que está acima de qualquer suspeita”.

Em entrevista do Palácio da Alvorada, Dilma não quis comentar o resultado da pesquisa de intenção de voto divulgada nesta sexta-feira pelo Datafolha. No entanto, quando perguntada sobre a influência das pesquisas nas bolsas de valores, a candidata respondeu que a situação é “ridícula”. “Está ficando ridículo isso. Especulação tem limite e acho que tem gente ganhando com isso. É desagradável o fato de acharem que uma coisa tem a ver com a outra, quando sobe ou quando desce [a intenção de voto em sua reeleição]”, criticou.

Petrolândia: Prefeito Lourival Simões entrega novo fardamento para Guarda municipal




Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (19), no auditório do Centro Cultural de Petrolândia, o Prefeito Lourival Simões (PR) realizou a entrega do novo fardamento para os 65 integrantes da Guarda Municipal. Além de proporcionar mais conforto e comodidade aos guardas, o renovado uniforme facilita a visualização e identificação dos servidores pela população.

Também acompanharam o evento, o Secretário Executivo de Segurança Cidadã Fábio Herbert, e os Coordenadores da GM, Carlenildo, Márcio e Sandro.

Cada componente da GM recebeu um kit composto por 02 calças, 03 camisas (duas azuis e uma branca), 01 cinto, 01 cintona, 01 boné, 01 torçal, e 01 coturno.

"Apesar do atraso, estamos realizamos hoje a entrega de kits de novos uniformes para a nossa Guarda Municipal, sendo tudo da melhor qualidade", disse Lourival Simões, que aproveitou a ocasião para relatar os arrochos financeiros e a gravidade da situação econômica das prefeituras em todo o Brasil.

A Guarda Municipal de Petrolândia trabalha em regime de plantão, oferecendo suporte na maioria dos festejos populares, eventos culturais, no controle do trânsito durante as feiras livres, operação de proteção aos banhistas e aos turistas em eventos na Orla Fluvial, apoio no Hospital Municipal, PSFs, CAPS, no trabalho de guarda patrimonial, e em outros locais onde se faz necessário resguardar a ordem e a segurança das pessoas e do patrimônio público.

Para ver fotos do evento, clique >Entrega do novo fardamento a Guarda Municipal

O cerimonial do evento foi conduzido por Hislaine Menezes, Diretora de Turismo da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Ket's Buffet oferece noite especial nesta sexta, com piano, vinho e luz de velas

Noite caliente especial no Ket's

Ketty Gislene, do Ket's, preparou uma noite diferente e especial para seus clientes nesta sexta-feira (19). Piano, vinho e luz de velas são os ingredientes de hoje. Está tudo preparado para embalar as conversas de um grupo de amigos ou dar o clima romântico aos casais apaixonados. 

Lembrando que o prato da casa no sábado é a irresistível feijoada, entre outras opções. O Ket's abre também aos domingos para almoço.

Ket's Buffet e Restaurante
Org. Ketty Gislene e Edelson
Av. Pref. José Gomes de Avelar - em frente à Odontomedic (Dr. Eudes)
Centro de Petrolândia


Informações: Ket's Buffet e Restaurante

Banco do Nordeste e CDL-JP firmam parceria que beneficiará cerca de 700 lojistas de João Pessoa

Medida abrange comerciantes de micro e pequenas empresas por meio de crédito para formação de estoque, investimentos em reformas e capital de giro 

O Banco do Nordeste e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de João Pessoa firmaram um acordo de cooperação, na segunda-feira passada (15), com o objetivo de oferecer aos comerciantes pessoenses linhas de crédito voltadas principalmente para aquisição de insumos para formação de estoques e capital de giro. As linhas de crédito do Banco objeto do Acordo também podem financiar reformas e modernização dos estabelecimentos comerciais e de serviços.

Cerca de 700 comerciantes credenciados à CDL-João Pessoa terão a oportunidade de se beneficiar com as linhas oferecidas pelo banco, que variam de acordo com o tipo de crédito, e apresentam taxas a partir de 0,93% ao mês para formação de estoques. As taxas de juros variam de acordo com o objetivo do crédito, o prazo da operação e a nota de risco do cliente. Os comerciantes interessados em conhecer os planos oferecidos pelo Banco do Nordeste poderão ligar gratuitamente para o número 0800 728 3030 ou dirigir-se a uma das três agências localizadas em João Pessoa (Centro, Cidade Universitária e Epitácio Pessoa) para que o gerente de negócios possa fazer uma análise, adequando os valores à realidade do lojista.

O Acordo que visa estimular o crédito foi assinado na sede da CDL na capital, e contou com a presença do presidente da CDL de João Pessoa, Eronaldo Maia, e do superintendente da CDL, Antônio Carlos Ribeiro. Pelo Banco do Nordeste, estiveram presentes o superintendente estadual José Maria Vilar, executivos da superintendência e gerentes das agências de João Pessoa.

TCM envia projeto de reestruturação à Assembleia Legislativa da Bahia


O Tribunal de Contas dos Municípios encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia o projeto de lei que dispõe sobre a estrutura técnico-administrativa do TCM, modifica o quadro de pessoal e o sistema de remuneração, além de alterar dispositivos da Lei nº 12.207/11, relativa ao Ministério Público Especial de Contas.

Publicado no Diário Oficial do TCM e do Estado, o projeto tem o objetivo de realinhar a estrutura, o quadro de pessoal e o sistema de remuneração dos servidores da Corte, em virtude das alterações ocorridas nos últimos anos, permitindo a formação de uma base sólida para a implantação dos projetos estruturantes elaborados, tendo em vista, em especial, a nova metodologia de Controle Externo, ancorada no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA.

“A estrutura técnico-administrativa do Tribunal foi estabelecida pela Lei Complementar nº 6 de 1991 e ao longo desses 25 anos foram criadas diversas unidades administrativas, tais como, Superintendência Geral, Ouvidoria e Ministério Público Especial de Contas, sem que fossem estabelecidas as devidas unidades subestruturais e o quantitativo de cargos necessário ao desempenho de suas atividades”, ressaltou o presidente do TCM, conselheiro Francisco Netto.

A ideia central do projeto é o fortalecimento das atividades finalísticas do controle externo, buscando assegurar a unidade técnica e atuação integrada das atividades de análise, fiscalização e auditoria das contas públicas municipais. A requalificação e o redimensionamento dos órgãos centrais, representados pelas atuais Coordenadorias de Controle Externo, permitirá a implantação de nova metodologia de controle externo, respaldadas em auditorias e nos uso intensivo da tecnologia da informação.

Araripina faz maior carreata de sua história em apoio à candidatura de Paulo Câmara

Mais de mil veículos tomaram conta da cidade para celebrar a Frente Popular (Fotos: Aluísio Moreira)

Uma grande carreata tomou conta de Araripina, na noite desta quinta-feira (18), seguindo o candidato ao Governo, Paulo Câmara (PSB). O maior ato do tipo que o município já viu, mostrou a força da candidatura do socialista no Sertão e o desejo do Araripe em continuar avançando no caminho das conquistas dos últimos oito anos. Mais de mil veículos, entre carros e motos, percorreram cerca de seis quilômetros de diferentes bairros da cidade, recebidos em todos os quarteirões, calçadas, janelas e portas com bandeiras, acenos e gritos de incentivo.

Paulo, que estava acompanhado de seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), apontou que a alegria encontrada nas ruas de Araripina é um reflexo da aceitação de sua candidatura, que cresce em todas as regiões do Estado. "Vimos um clima extremamente positivo, com as pessoas animadas, dizendo que querem a continuidade do que foi feito pelo ex-governador Eduardo Campos e por João Lyra Neto (PSB). E nós vamos avançar ainda mais neste caminho, porque Pernambuco está pronto para crescer mais, com mais educação de qualidade, mais humanização na saúde e mais segurança", avaliou o socialista.

Miguel Arroyo aborda a formação de professores em palestra no XII Congresso de Tecnologia na Educação

Arroyo (de preto) defendeu uma educação mais interativa

o reconhecido educador Miguel Arroyo proferiu a palestra “Currículo e Formação de Professores”, para o público de congressistas que lotou o Teatro Guararapes na manhã de quarta-feira (18/9), durante o Dando continuidade à programação do XII Congresso de Tecnologia na Educação, realizado em Olinda. Doutor em Educação pela Stanford University, na Califórnia, Arroyo é autor de diversos livros que defendem uma educação interativa, baseada na compreensão das necessidades de alunos e professores.

A dificuldade de implementar mudanças que melhorem e ampliem o aprendizado de crianças e adolescentes foi um dos temas abordados durante a palestra. Arroyo defendeu que, em grande maioria, os professores não são resistentes a novas estratégias de ensino, mas que precisam ter o subsídio de seus gestores para adotá-las. “Temos que dar aos jovens do ensino médio conteúdos que os auxilie a entender a verdade. Se o objetivo do aluno é o mercado de trabalho, então que os ajudemos a entender o mercado”, afirmou.

A transformação da escola em um espaço mais inclusivo também esteve em pauta. Segundo Miguel Arroyo, o ambiente escolar funciona não somente para ensinar disciplinas convencionais, mas para formar cidadãos preparados para viver socialmente. “A escola tem que assumir o papel de cuidar dos deficientes. Quando preparamos alunos para receber colegas com necessidades especiais, estamos os educando para lidar com a deficiência. E eles aprendem muito bem”, declarou.

Petrolândia: Agência de Emprego CLD está recrutando motoristas categorias D e E para trabalhar no PI

Carlenildo Gabriel e equipe da CLD (Foto: Assis Ramalho)

A empresa CLD Agência de Empregos e Turismo informa está selecionando motoristas habilitados nas categorias D e E interessados em trabalhar na empresa CivilPort, no Piauí.

Todos os interessados serão submetidos a testes. 

A viagem está marcada para o domingo, 21 de setembro, à noite. 

CLD Agência de Empregos e Empreendimentos Turísticos ME
Telefone/Celular: (087) 9999-8654, 9633-9518 e 3851-1809.
E-mail: agenciadeemprego_cld@hotmail.com ou carlenildogabriel1@hotmail.com

Armando, Paulo Rubem e João Paulo participam do Conversando com Pernambuco

 Fotos: Alexandre Albuquerque

A força da juventude se fez presente em um grande bate-papo promovido pela coligação Pernambuco Vai Mais Longe nesta quinta-feira (18). No encontro “Conversando com Pernambuco”, os candidatos Armando Monteiro (PTB/governador), Paulo Rubem Santiago (PDT/vice) e João Paulo (PT/Senado) apresentaram suas propostas para diversas áreas sociais e responderam questionamentos feitos pelos jovens sobre temas pertinentes à política e à disputa eleitoral deste ano. Saúde, educação, cultura, combate à violência, entre outros temas, também entraram na pauta da reunião.

Preocupada com a situação da saúde no Estado, Wedja Albuquerque indagou Armando sobre as propostas para o setor. O candidato ressaltou que vai investir na atenção básica, ampliando o número de médicos e humanizando os atendimentos. O petebista garantiu ampliar para 100% a cobertura do programa Saúde da Família. Ele também vai construir centros para realização de exames de imagens. “Vou instituir uma rede para cuidados do coração e do câncer e estimular as residências médicas e fixação dos profissionais de saúde no interior”, prometeu.

Morador da Mata Sul do Estado, o universitário Bruno questionou qual será a política do futuro governo do PTB para gerar empregos e oportunidades para a região. Armando destacou que vai implantar um novo polo industrial em Palmares, de modo a atrair indústrias para alavancar a economia da Zona da Mata. “Pernambuco tem que devolver o muito que deve à Zona da Mata”, enfatizou.

TCE-PE julga ilegais 432 contratações temporárias da Prefeitura de Gravatá em 2011


Nesta quinta-feira (18), a Segunda Câmara do TCE-PE, à unanimidade, julgou ilegais 432 contratações temporárias realizadas pela Prefeitura Municipal de Gravatá, no exercício de 2011, para diversas funções, de responsabilidade do Secretário de Saúde daquele município. à unanimidade, negando, consequentemente, o registro dos respectivos atos dos servidores.

Fonte: TCE-PE

Petrolândia: Militância da Frente Popular realiza caminhada hoje nas Quadras 9, 4 e CS, a partir das 18h


Nesta sexta-feira (19), a partir das 18 horas, Petrolândia vai se pintar de amarelo. Os militantes da Frente Popular participam de caminhada nas Quadras 09, 04 e CS, em prol dos candidatos Marina Silva (Presidente), Paulo Câmara (Governador), Fernando (Senador), Fernando Filho (Deputado Federal) e Alberto Feitosa (Deputado Estadual).

Assessoria de Imprensa

Pernambuco tem a menor taxa de abandono escolar do Brasil


Pernambuco tem hoje a rede estadual de ensino mais atrativa do Brasil. É o que confirmam os dados do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep). A instituição aponta Pernambuco como sendo o Estado da federação com o menor índice de abandono escolar em 2013 para as escolas estaduais do ensino médio: 5,20%.

"Em 2007, quando Eduardo Campos assumiu o Governo do Estado, Pernambuco tinha a segunda pior colocação nesse mesmo ranking, com 24% de taxa de abandono escolar. Hoje, sete anos depois, o Estado alcança a melhor posição. Isso representa mais um dado significativo para a nossa educação, que é um compromisso fundamental de nossa gestão desde 2007. Esse avanço é mais um reflexo dessa luta incansável, mas que nos deixa muito felizes e animados com o que virá pela frente", comemorou o governador João Lyra Neto.

O governador ressaltou a série de boas notícias na área da educação no mês de setembro. “No último dia 5, o Inep já havia divulgado o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), revelando que Pernambuco bateu todas as metas do Ministério da Educação (MEC) nos três níveis de ensino. No Ensino Médio, o Estado se destacou com o maior crescimento percentual dentre todos os estados, saltando da 16ª posição para a 4ª colocação no ranking nacional do Ensino Médio, antecipando inclusive a meta proposta para 2015. Portanto, hoje foi mais uma vitória”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Capital da confecção, Santa Cruz do Capibaribe ganha espaço para incrementar atividade na região


Consolidado como um dos mais importantes polos de confecção do Estado, o município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, foi contemplado com mais uma obra de incentivo a atividade na região. Na presença da população e dos comerciantes, o governador João Lyra Neto inaugurou, nesta quinta-feira (18/09), o Calçadão Miguel Arraes Alencar. O espaço, que substitui o antigo 'Poeirão', é uma ampliação do Moda Center, local que recebe, em média, 30 mil visitantes nas segundas e terças-feiras, dias em que acontece a feira.

Com a nova estrutura, cerca de quatro mil famílias de confeccionistas - que antes comercializavam seus produtos a céu aberto - agora contam com mais conforto e infraestrutura. O empreendimento, que recebeu cerca de R$ 13,5 milhões em investimentos, é fruto de um convênio entre o Governo do Estado (através da Secretaria de Planejamento e Gestão) e a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Situado no quilômetro 12 da PE-160, o Calçadão foi construído numa área de 25.376 metros quadrados. Dividido em três módulos - verde, branco e azul –, o espaço vai abrigar cerca de quatro mil boxes, 65 lojas, além de 60 lanchonetes, restaurantes e banheiros.

O governador João Lyra Neto destacou que a construção do novo espaço era fundamenta para o crescimento do setor. "O calçadão vai consolidar ainda mais esse grande polo de confecção, que hoje é o segundo maior do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. Graças ao espírito empreendedor daqueles que iniciaram essa feira aqui em Santa Cruz do Capibaribe, e que foram expandindo suas ações pelo Agreste inteiro, a economia pernambucana recebeu uma importante colaboração.

BNB atuará de forma mais agressiva no crédito comercial em 2015, diz presidente da instituição


Em 2015, o Banco do Nordeste atuará de forma mais agressiva no mercado do crédito comercial. A informação é do presidente da instituição, Nelson Antônio de Souza, durante assinatura de contrato de financiamento para instalação do shopping RioMar Presidente Kennedy, localizado no bairro de mesmo nome, na capital cearense.

O evento ocorreu hoje (18), na sede do BNB, em Fortaleza (CE), com a presença do presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, para quem “o Banco do Nordeste é parceiro natural nos empreendimentos do grupo, em função da agilidade no processo de concessão de crédito da Instituição, que tem sido cada vez menos burocrático”.

Para Nelson Souza, o crédito comercial atua de forma complementar ao crédito de longo prazo, nas operações estruturantes do desenvolvimento. “Fizemos o dever de casa em 2013 e em 2014. Modernizamos nosso parque tecnológico, contratamos mais empregados, ampliamos nossa capilaridade, aumentamos nosso portfólio de produtos e serviços e investimos no compartilhamento de rede com outras instituições financeiras. Estamos criando condições para que o Banco do Nordeste aumente consideravelmente seu lucro líquido, sem deixar de cumprir suas responsabilidades de banco de desenvolvimento. Em 2015, temos tudo para incomodar a concorrência no crédito comercial”, afirmou.

Acidente entre carro e ônibus da Banda Tihuana mata motorista

Segundo Polícia Rodoviária, carro entrou na contramão e bateu em ônibus na Fernão Dias (Foto: Polícia Rodoviária Federal)
Ônibus da Banda Tihuana ficou com a frente destruída em Camanducaia (Foto: Thiago Luz / EPTV)

Um acidente envolvendo o ônibus da banda de rock Tihuana deixou uma pessoa morta na madrugada desta sexta-feira (19) na Rodovia Fernão Dias, em Camanducaia (MG). Segundo a Polícia Rodoviária, o motorista de um Palio entrou na contramão da pista e se chocou de frente com o ônibus. O motorista do carro morreu na hora. Ninguém no ônibus da banda ficou ferido.
Integrantes da Banda Tihuana têm apresentação marcada para esta sexta-feira em João Monlevade (Foto: Reprodução Facebook)
Segundo o inspetor Marco Antônio Territo, da Polícia Rodoviária Federal, o motorista do Palio estava transitando na contramão sem motivo aparente. O policial disse que nenhuma hipótese é descartada. Uma delas é que o motorista tenha saído da cidade de Camanducaia e pegado o sentido errado da rodovia. O acidente aconteceu a dois quilômetros do trevo. O exame toxicológico vai apontar se o motorista estava sob efeito de álcool ou drogas.

Por causa do acidente, a pista da Fernão Dias no sentido a Belo Horizonte ficou interditada entre 4h e 7h da manhã. O ônibus da Banda Tihuana foi removido para um posto próximo ao local. A banda seguiria para João Monlevade (MG) onde está marcada uma apresentação nesta sexta-feira.

Ainda conforme a polícia, o homem que morreu no acidente estava sem documentos. O corpo foi removido para o IML de Pouso Alegre. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do grupo informou que todos os integrantes da banda estavam no ônibus, mas que todos passam bem. Ainda conforme a assessoria de imprensa, toda a agenda do grupo será mantida. Por volta de 11h, os músicos embarcaram em outro ônibus com destino a João Monlevade.

TCE-PE emite parecer pela rejeição das contas de Brejão de 2012


A Segunda Câmara do TCE emitiu parecer prévio na sessão da última quinta-feira (18) recomendando à Câmara Municipal de Brejão a rejeição das contas de governo do ex-prefeito Sandoval Cadengue de Santana relativas ao exercício financeiro de 2012. O voto do relator, Marcos Nóbrega, que é auditor substituto, foi aprovado por unanimidade (Processo TC n° 1390079-1). O procurador Guido Rostand representou na sessão o Ministério Público de Contas.

De acordo com o relatório técnico de auditoria, uma série de irregularidades deu causa à rejeição das contas, das quais, entre as mais graves, aplicação de 12,67% da receita nas ações de saúde, quando o mínimo constitucional é 15%, e descumprimento do limite de despesa com pessoal, que atingiu 55,70% da Receita Corrente Líquida no 3º quadrimestre do exercício, não tendo o interessado apresentado os Relatórios de Gestão Fiscal dos quadrimestres anteriores, o que inviabilizou a verificação de um possível desenquadramento nas gestões passadas. Ainda em relação à gestão fiscal, houve o descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal na medida em que foram contraídas obrigações de despesas nos dois últimos quadrimestres do mandato, sem que houvesse disponibilidade de caixa.