sábado, 29 de setembro de 2018

Petrolândia: Aniversariante, Erica Marques recebe felicitações da sogra Iranice Lima


Por meio do Blog de Assis Ramalho, Iranice Lima parabeniza sua nora Erica Marques da Silva, residente na agrovila 01 bloco 04, Zona Rural de Petrolândia.

Neste dia 30/09 os meus parabéns vai para uma pessoa especial minha nora querida Erica Marques, neste dia te desejo muita paz e muito amor ,felicidade que você sempre seja essa pessoa maravilhosa

Parabéns!


Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Divulgação


Petrolândia: Polícia Militar cadastra aparelhos no programa Alerta Celular

Divulgação/Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer


Com gritos de “ele não”, mulheres lideram manifestação contra Bolsonaro em Paulo Afonso


Mulheres e homens simpatizantes do movimento contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL); foram às ruas de Paulo Afonso na tarde deste sábado (29), em grande ato de campanha contra o candidato a presidente Jair Bolsonaro. O ato aconteceu após mobilização massiva nas redes sociais, com milhares de seguidoras reproduzindo a hashtag #EleNão.

Os manifestantes se concentraram no estacionamento do Lindinalva Cabral e percorreram as ruas do centro de Paulo Afonso acompanhados de carros de som, apitaços e fogos de artifício. O grupo fez uma parada na Praça do Trabalhador onde houve discursos e apresentações culturais.

Durante o percurso, cantaram por várias vezes uma canção que foi considerada símbolo dos protestos deste dia 29 de setembro, quando milhares de mulheres foram às ruas de todo o Brasil e em mais 15 países, dizendo: #EleNão #EleNunca.

“Uma manhã, eu acordei/E ecoava: ele não, ele não, não, não/Uma manhã, eu acordei/E lutei contra um opressor/Somos mulheres, a resistência/De um Brasil sem fascismo e sem horror/Vamos à luta, pra derrotar/O ódio e pregar o amor.” (Letra: Simone Soares e Flavia Simão. Em ritmo de Bella Ciao, canção símbolo da resistência italiana ao fascismo).


Petrolândia: Multidão de fiéis prestigiam Procissão e Missa dos Pescadores na Orla Fluvial (Fotos e vídeos)



A partilha da Palavra foi feita pelo Diácono Francisco Adilson da Silva, Arquidiocese de Natal, que fez análise do momento atual do país (veja vídeo abaixo).

Neste sábado, 29 de setembro de 2018, a orla fluvial de Petrolândia recebeu uma multidão de fiéis para acompanhar à tradicional procissão de barcos, conduzindo a imagem de São Francisco de Assis no lago da represa de Itaparica, e à Missa dos Pescadores.

Centenas de fiéis participaram da celebração que foi presidida por Padre Luciano Aguiar, responsável diocesano pelas Pastorais Sociais. A partilha da Palavra foi feita pelo Diácono Francisco Adilson da Silva, Arquidiocese de Natal. Os serviços litúrgicos ficaram por conta da Comunidade São Marcos e Coral Vozes do São Francisco.

50 anos da Pastoral dos Pescadores
Esse ano foi comemorado os cinquenta anos da Pastoral dos Pescadores. Durante séculos, a vida das pescadoras e pescadores artesanais no Brasil passou incólume a ação política de grupos ligados à sociedade civil, que tivessem na agenda as comunidades pesqueiras, o que mudou em 1968. Foi a partir desse ano que se criou em Olinda, Pernambuco, a Comissão Pastoral dos Pescadores (CPP – hoje Conselho Pastoral dos Pescadores), organização vinculada à ala progressista da Igreja Católica.

Essa Pastoral foi resultado da ação do frei Alfredo Schnuettgen, que contou com os apoios do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara, e do bispo auxiliar de Olinda e Recife, Lamartine Soares, e da inestimável militância da freira Nilza Montenegro, fatores que permitiram ao CPP chegar a outras cidades pernambucanas.

Após a Missa, a imagem de São Francisco foi conduzida até a Igreja Matriz, em procissão pelas  avenidas e ruas da cidade de Petrolândia.

Ver todas as fotos > Procissão nas águas e Missa dos Pescadores em Petrolândia 

Assista aos vídeos abaixo


Partilha da Palavra feita pelo Diácono Francisco Adilson da Silva, Arquidiocese de Natal




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR


Ex-vereador de Jaboatão dos Guararapes é assassinado a tiros no Grande Recife



O ex-vereador de Jaboatão dos Guararapes Edson Severiano de Oliveira foi morto a tiros, na noite da sexta-feira (28), na Rua Leonardo da Vinci, no Curado II. A vítima, de 52 anos, chegou a ser levada a uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a Polícia Civil, foram iniciadas as investigações para identificar a autoria e a motivação do crime. Até a manhã deste sábado (29), não houve prisões.

De acordo com registros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Edson Severiano foi eleito vereador de Jaboatão dos Guararapes nas eleições de 2012 pelo PSB.


Petrolândia tem ato contra o fascismo às 18h00 deste sábado (29)



A exemplo de atos espalhados por várias cidades do Brasil e até do Exterior, a cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a quase 500 km do Recife, terá na noite deste sábado (29), um ato do movimento #EleNão. O Sarau Democrático acontecerá na Praça de Alimentação, com início às 18h00 e a programação incluiu música, dança, debates. O evento não é exclusivo para as mulheres.

Segundo a organização, o evento é apartidário, ou seja, não é realizado em prol de nenhum candidato. O movimento acompanha as manifestações contra o fascismo, o racismo, a homofobia e a intolerância, registradas ao longo do dia de hoje.

Petrolândia, situada em um estado que nunca teve governadora nem vice-governadora, elegeu menos de 5 vereadoras durante seus 109 anos de emancipação política e, atualmente, não tem nenhuma mulher com mandato no Legislativo. A primeira prefeita de Petrolândia. Janielma Souza, tomou posse em agosto do ano passado, após ser reeleita como vice-prefeita e o titular renunciar ao cargo.

Com população estimada em pouco mais de 36 mil habitantes, Petrolândia tem, nestas eleições, 23.924 eleitores aptos a votar. Segundo dados do TSE, 5 eleitores estão aptos a usar o nome social. O voto feminino representa 52,6% do eleitorado.

A feminista, assim como negros, índios, ciganos etc, enfrenta o preconceito velado (ou não) em Petrolândia, por isso há raras mulheres, mas de expressão, nos movimentos feministas locais. Como consequência, os principais fóruns municipais de discussão de políticas de gênero são contaminados por expressões machistas e compostos, majoritariamente, por pessoas que desconhecem ou repudiam o feminismo, e não têm envolvimento algum com a luta da mulher pela igualdade de direitos.


Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho


Petrolândia/Tacaratu: Assista ao vídeo de apresentação da merendeira Gilda, gravado na Escola Juazeiro


Reprodução TV Escola

A história da merendeira Gilda Rosângela Cordeiro, que trabalha na Escola Estadual Juazeiro, situada na Agrovila 9 do Bloco 2 em Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, foi apresentada no segundo vídeo do programa Super Merendeiras, da TV Escola, juntamente com mais quatro participantes. Elas, assim como as outras cinco participantes, são peças chave para que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Apresentação de Gilda começa aos 10 minutos do vídeo acima (Reprodução TV Escola)

O primeiro episódio semanal do Super Merendeiras foi exibido às 21h00 dessa sexta-feira (28), na TV Escola. Apresentado pelo ator Eri Johnson, o programa vai acompanhar uma competição entre merendeiras de escolas municipais e estaduais de várias regiões do Brasil. A atração tem 13 episódios semanais e promoverá desafios com aquilo que as merendeiras fazem de melhor: produzir receitas criativas, saborosas e saudáveis, tudo isso com muita emoção. Reapresentações: Sábados, às 15h30 / domingos, às 18h.

Gilda Rosângela (Acervo pessoal)

Veja abaixo, o primeiro programa de apresentação das Super Merendeiras.


TV Escola


Livro conta a história do distrito de Riacho Pequeno, em Belém do São Francisco, PE

Livro traz aspectos históricos e culturais de Riacho Pequeno — Foto: Reprodução/ TV Grande Rio

Pessoas nascidas no distrito de Riacho Pequeno, que fica no município de Belém do São Francisco, Sertão de Pernambuco, eternizaram as histórias da terra natal em um livro. A obra, intitulada de “Riacho Nosso Chão”, reúne artigos escritos por 21 pessoas que nasceram na comunidade e hoje moram em diversas partes do país.

Riacho Pequeno é uma comunidade simples, com pouco mais de 500 habitantes. No entanto, o local guarda uma rica história. A organizadora do livro, Maria de Lurdes Soares Ornellas, conta como surgia a ideia de criar a obra. “Em 2017, nós estando lá, reunimos os intelectuais mais presentes e resolvemos fazer um livro para resgatar a memória dessa terra, os costumes, os valores, a fé, as lutas travadas naquele povoado”.


Após tentar reatar, PM mata a ex e o filho e se suicida em SC

Ex-companheira e filho de policial foram mortos a tiros em Camboriú. — Foto:  Reprodução/Facebook
Policial Delmar Camargo, 45, matou a ex-companheira, o filho e se matou, diz PM. — Foto: Reprodução/ Facebook

O policial militar Delmar Camargo, 45, matou a tiros a ex-companheira, o filho e tirou a própria vida na noite dessa sexta-feira (28), informou a corporação. O crime ocorreu no apartamento em que moravam Elenir Teresa Ottowicz, de 42 anos, e Davi Ottowicz Camargo, de 3 anos, no bairro Tabuleiro, em Camboriú, no Litoral Norte, por volta das 23h.

Camargo era cabo, lotado em Itajaí e estava em processo de exclusão da Polícia Militar, informou o tenente Tiago Ghilardi, do 12ª Batalhão da PM.

O casal estaria separado há cerca de seis meses. Na noite dessa sexta, Camargo foi ao apartamento da ex-companheira para buscar o filho, com um buquê de rosas. No local, familiares da mulher faziam um churrasco. Camargo chegou a participar, mas como insistiu em reatar o relacionamento e diante das negativas dela, acabou sendo colocado para fora.

Exaltado, ele deu dois tiros na porta, invadiu o apartamento, deu uma coronhada na cabeça da ex e atirou duas vezes na cabeça dela. Depois, foi ao quarto de Davi e atirou na cabeça dele também. Na sequência, o policial se matou.


Jair Bolsonaro deve receber alta médica neste sábado


O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) deve ter alta do hospital Albert Einstein nas próximas horas deste sábado (29). Ele está hospitalizado desde o dia 6 de setembro, quando recebeu uma facada durante ato de campanha em Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Após a facada, Bolsonaro passou por duas cirurgias: uma para corrigir os danos causados pelo ataque e outra para a retirada de aderências que obstruíam o intestino delgado. Ainda debilitado, o candidato pegará voo para o Rio de Janeiro no início da tarde, e, segundo ele, passará os próximos dez dias sem sair de casa por recomendação médica.


Petrolândia: É Hoje! 10ª edição do Encontro dos Filhos e Amigos de Petrolândia acontece neste sábado (29)


Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR


Neste sábado (29), durante as comemorações da Festa do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, será realizado o 10° Encontro dos Filhos e Amigos de Petrolândia, promovido pelo Lions Clube de Petrolândia.

A tradicional festa de confraternização dos petrolandenses nativos e de coração, residentes na cidade e fora dela, acontecerá na Casas de Shows Velho Chico, a partir das 22h00.

As atrações musicais são a banda petrolandenses Delação Premiada e a arcoverdense Orquestra Super OARA. 

Mais informações e reservas de mesas: 87 99610-8555, 99955-0875 e 99635-9811.


Redação do Blog de Assis Ramalho


Novo técnico do Flamengo projeta título brasileiro; confira jogos pela 27ª rodada do Brasileirão


Dorival Junior chegou trabalhando. Ele foi apresentado na manhã deste sábado como novo técnico do Flamengo, no hotel onde está a delegação rubro-negra, em Salvador. Mais tarde, às 21h (de Brasília), fará sua estreia no comando da equipe, contra o Bahia, na Fonte Nova. Seu contrato terá duração até o fim do ano. No discurso, minimizou o fato de ter pouco tempo e apontou metas grandes.- Tiro curto, sim, sei disso, e me sinto preparado para um momento desse. Farei o máximo possível para chegar os objetivos - disse Dorival.

Confira jogos e classificação do Brasileirão/2018

Dorival chega ao Flamengo com o auxiliar Lucas Silvestre e o analista de desempenho Leonardo Porto. Esta será sua segunda passagem pelo clube - curiosamente, foi o primeiro técnico do Flamengo na gestão de Eduardo Bandeira de Mello, em 2013.

Para os dirigentes rubro-negros, Dorival tem a capacidade necessária para levar o Flamengo ao título do Campeonato Brasileiro.

- A gente traz um treinador experiente que a gente confia e acredita demais. Estamos certos que podemos levar sob as mãos do Dorival o Flamengo a conquistas. Iniciamos um novo período nesses últimos 12 jogos do Brasileiro e esperamos que seja vitorioso e de conquistas, que o Flamengo e a sua torcida merecem. Esperamos chegar no fim do ano com muito sucesso comemorando o título do Brasileiro - disse o vice-presidente de futebol, Ricardo Lomba.


Ministro Luiz Fux derruba autorização para Lula dar entrevista da prisão


O ministro Luiz Fux, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou nesta sexta-feira (28) autorização dada pelo ministro Ricardo Levandowski para que o ex-presidente Lula possa dar entrevista de dentro da prisão da Polícia Federal, em Curitiba.

A decisão só é válida até o julgamento do caso pelo plenário da Suprema Corte, que irá seguir ou não o posicionamento de Fux. Não há previsão para apreciação do processo pelos 11 ministros da Corte.

“Defiro a liminar, ad referendum do plenário, com fulcro no art. 4º da Lei n.º 8.437/92, para suspender (…) os efeitos da decisão proferida nos autos da Reclamação n.º 32.035, até que o colegiado aprecie a matéria de forma definitiva. Por conseguinte, determino que o requerido Luiz Inácio Lula da Silva se abstenha de realizar entrevista ou declaração a qualquer meio de comunicação, seja a imprensa ou outro veículo destinado à transmissão de informação para o público em geral”, determinou o vice-presidente do STF.


Petrolândia: Fernando Filho é recebido por lideranças do município em evento realizado na noite desta sexta (28)


  
 
 

A agenda de campanha do deputado Federal Fernando Filho pelo interior de Pernambuco teve sequência nesta sexta-feira (28), em Petrolândia, no Sertão do estado, onde o parlamentar, candidato à reeleição pelo Democratas, foi recebido por lideranças da região. O evento aconteceu no espaço da antiga pizaria Forno a Lenha, localizado na orla fluvial, no centro da cidade, que lotou para receber o parlamentar.

Lideranças políticas de outros municípios, a exemplo do vereador por Tacaratu, Aécio Lima, também marcaram presença no encontro.

Além do deputado Fernando Filho, fizeram uso da palavra os vereadores Dedé de França, Delano Santos, o suplente de vereador Said Souza, ex-prefeito Amadeu de Souza Lima, ex-vereador Marcos Montila. Também se expressaram ao microfone a presidente da Associação Café com Arte, Fátima Belém e o líder da zona rural, Hiata Edson.

Na oportunidade todos agradeceram o empenho do parlamentar em viabilizar recursos por meio de emendas parlamentares, em benefício do município (veja os discursos abaixo, por meio de vídeos)

Também fizeram parte da mesa especial o líder e presidente da associação quilombola - Cícero Abraão (Neguinho), ex-vereador Paulo de João de Zeca, Fábio da Faculdade, empresários Anselmo (Farmácia Dois Irmãos, Edmilson (Setal) e o presidente da Associação dos Colonos Agropecuários do Município de Petrolândia-ACAMP, conhecido como seu Bezinho de Elói.

Fotos > Fernando Filho é recebido por lideranças de Petrolândia

Assista abaixo os pronunciamentos









Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR


Petrolândia: Kêco Cavalcanti, Edy Ferreira e Douglas Pressão são atrações deste final de semana no Maria Fumaça


Venha curtir o Final de Semana mais animado da cidade no Maria Fumaça com as melhores atrações musicais.

O Maria Fumaça é localizado na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376.
Divulgação/Maria Fumaça


Polícia apreende carro com mais de 500 munições escondidas entre roupas na fronteira do PI com PE

Material foi apreendido em barreira policial entre o Piauí e Pernambuco — Foto: Divulgação/PM

A Polícia Militar do Piauí apreendeu um carro que transportava mais de 500 munições escondidas entre roupas na zona rural do município de Curral Novo, que faz fronteira com o Pernambuco. De acordo com o major Estanislau Felipe, o material tinha como destino o município de Paulistana e seria comercializado no mercado clandestino.

A apreensão aconteceu devido à determinação do Comando de Policiamento do Semiárido para que fossem feitos bloqueios na divisa entre os estados, como um desdobramento da operação que evitou o roubo de um avião de transporte de valores na pista de pouso do aeroporto de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, na quarta-feira (26).

“Os três indivíduos foram abordados e informaram que estavam vindo de Arapiraca, no Alagoas, para fazer entrega de confecções. Disseram passaram por Salgueiro e que finalizariam as entregas no povoado Serra Vermelha, na zona rural de Paulistana”, informou o major Felipe.


Em entrevista, Bolsonaro diz que não aceita resultado que não seja vitória

A declaração foi dada em entrevista ao programa Brasil Urgente, da TV Band, ao apresentador  Datena.

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) declarou nesta sexta-feira (28) que não aceita um resultado das eleições que não seja a sua vitória. A declaração foi dada em entrevista ao Brasil Urgente, da TV Band.

"Não posso falar pelos comandantes [militares]. Pelo que vejo nas ruas, não aceito resultado diferente da minha eleição", disse o candidato, que deu a entrevista em seu quarto no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde o começo do mês após sofrer um ataque a faca durante ato de campanha em Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Segundo Bolsonaro, a única possibilidade de vitória do PT viria pela "fraude". O candidato tem afirmado que as urnas eletrônicas estão sujeitas a fraudes que podem prejudicar a sua campanha, que atualmente lidera as pesquisas de intenção de voto. Ele também disse que tem desconfiança de "profissionais dentro do Tribunal Superior Eleitoral".

"Em 2015, eu aprovei o voto impresso, mas o Supremo derrubou. Não temos como auditar o resultado disso. A suspeição estará no ar. Se você vir como eu sou tratado na rua e como os outros são tratados, você não vai acreditar. A diferença é enorme", completou.


Petrolândia: Deputado federal Augusto Coutinho e prefeita Jane comemoram liberação de novas 192 casas para Petrolândia

Por ação de gabinete do parlamentar em Brasília, junto ao Ministério das Cidades, duas novas etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida tiveram recursos garantidos

O deputado federal Augusto Coutinho e a prefeita de Petrolândia, Janielma de Souza, comemoraram, nesta quarta-feira (26), a confirmação de recursos para as terceira e quarta fases do Residencial Francisco Simões, um conjunto de 192 novas residências construídas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. Cada etapa, de 96 imóveis, terá aporte federal, por meio do Ministério das Cidades.

O sinal verde foi dado na semana passada, após reunião da assessoria do parlamentar com Paulo Alexandre Toledo Alves, chefe de gabinete representante da Secretaria Nacional de Habitação, hoje liderada pela secretária Maria do Socorro Gadelha. Na ocasião, a prefeitura foi informada da necessidade de formalização de projeto construtivo, apresentado em setembro de 2018. “É muito importante que nosso trabalho de representação se faça presente junto os Ministérios, para que oportunidades de desenvolvimento não sejam perdidas e que os municípios tenham necessidades básicas atendidas com a atenção que é devida”, defende Coutinho.

Pernambuco foi contemplado com a garantia de recursos para novas 1.668 unidades habitacionais em seis municípios do estado, na portaria nº 596/2018, publicada hoje o Diário Oficial da União. As duas primeiras etapas do residencial Dr. Francisco Simões, em Petrolândia, com outras 192 unidades, já estão em construção no bairro Nova Esperança. “Tivemos essa boa notícia no início desta quarta-feira e estamos bastante felizes pelo que estamos fazendo pela cidade”, declarou a prefeita Jane.

Por: Assessoria


Agricultura contrata 40 mil empregados em um ano, diz IBGE


O setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura contratou 40 mil empregados no período de um ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
A indústria abriu 19 mil vagas. A atividade de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas - que inclui alguns serviços prestados à indústria - registrou um crescimento de 121 mil vagas em um ano.

Também houve aumento no contingente de trabalhadores do comércio (+42 mil), alojamento e alimentação ( 96 mil empregados), outros serviços ( 260 mil pessoas), administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais ( 473 mil vagas) e serviços domésticos ( 156 mil).