quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Alerj aprova impeachment de Wilson Witzel por unanimidade

Foto: Wilson Witzel/Agência Brasil

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou de forma unânime, por 69 votos a favor e nenhum contra, o relatório que pede o impeachment do governador afastado Wilson Witzel. A sessão, realizada nesta quarta-feira (23), reuniu 69 deputados, presencialmente ou de forma remota. Um deputado está afastado por problema de saúde.

O projeto precisava de um mínimo de 47 votos para ser aprovado. A resolução será publicada em Diário Oficial nesta quinta-feira (24) e o Tribunal de Justiça (TJ) será comunicado para dar início à formação do Tribunal Misto. O tribunal é formado por cinco deputados eleitos pela Alerj e cinco desembargadores eleitos por sorteio pelo TJ. A partir da formação do tribunal, o governador é afastado por até 180 dias enquanto os seus membros analisam a questão.

Witzel, que desistiu de comparecer presencialmente à Alerj, falou por videoconferência ao final dos discursos de 28 deputados, todos com críticas a ele. O governador afastado falou por cerca de 60 minutos. Ele se defendeu, dizendo que foi um julgamento injusto: “Estou sendo linchado moral e politicamente, sem direito de defesa. A tirania escolhe suas vítimas. Felizmente a história mostra que mártires nunca morrem”. Citou o Sermão da Montanha, “bem-aventurados os que têm fome e sede de Justiça, porque eles serão fartos”.

Jatobá - Vereador discorda de Projeto de Lei do Executivo e apresenta emenda!


O vereador Zé Dantas, em contato com a redação do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, informa que o Poder Executivo do Município encaminhou Projeto de Lei à Câmara Municipal, instituindo gratificação de insalubridade aos servidores municipais que atuam nas ações de combate ao coronavírus, o que certamente, segundo o vereador, terá os custos suportados pelos recursos repassados pelo Governo Federal, para o combate à Pandemia. O estranho, afirma Zé Dantas, é que, sem nenhuma explicação ou justificação plausível, o artigo 4º. do PL 016/2020, atribui gratificação de 20% aos servidores convocados de outras secretarias, pela

Secretaria de Saúde, enquanto para os servidores da própria Saúde a gratificação seria de apenas 10%, o que segundo o Vereador é no mínimo estranho, pois se todos estão expostos ao mesmos riscos, por questão de equidade as gratificações deveriam ter o mesmo percentual. Zé Dantas finaliza dizendo que por questão de justiça se recusa a votar no referido projeto, na forma como apresentado e por isso apresentou emenda equiparando a gratificação ao mesmo patamar; ou seja 20% para todos os servidores envolvidos na batalha contra o COVID 19, nos seguintes termos: “ Art. 4º. - Aos servidores municipais que prestarem serviços nas ações de prevenção ao contágio do coronavírus e combate ao COVID 19, será concedida a título de adicional de insalubridade, no percentual de 20% (vinte por cento) sobre seus salários ou vencimentos, mensalmente, até 31 de dezembro de 2020”.

O vereador finaliza dizendo esperar sua emenda seja acatada pelos demais vereadores, por tratar-se de uma medida acima de justa!

Blog de Assis Ramalho
Informação: Vereador Zé Dantas

Petrolândia: Em entrevista na Web Rádio Petrolândia, candidato a vereador Professor Janailson fala de seus projetos e visão sobre a política do município




O Professor Janailson, candidato a vereador pelo seu município de Petrolândia nas eleições deste ano, foi entrevistado ao vivo nesta quarta-feira, 22 de setembro de 2020, pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista bate-papo, entre vários temas, o candidato a uma das 11 vagas no legislativo do município e que apoia o grupo de Fabiano Marques e Rogério Novaes, falou sobre assuntos pertinentes ao município, fez avaliação do que se espera para as eleições de 2020, analisou o atual cenário político da cidade, e falou de seus propósitos de trabalho - caso consiga alcançar o objetivo desejado.

Ele afirmou que a muito tempo acompanha a política da cidade de Petrolândia, sempre observando o trabalho do legislativo e do executivo e o que acontece no município em geral. Disse que como professor, escuta dos alunos suas necessidades e dificuldades em relação aos lugares onde moram e a luta para conseguir trabalho.

Acrescenta que é difícil não ter uma família no município que não esteja precisando de uma atenção personalizada, e tendo seus impostos aplicados de forma correta.

''Por esses motivos, quero ser vereador. É possível mudar o jeito que muita coisa vêm sendo feita, com estímulo aos serviços básicos e ao comércio e com isso buscar formas para que os investimentos aconteçam, fazendo redução de custos da prefeitura para investir melhor o que se arrecada'' disse o professor.

Assista a entrevista



VEJA ABAIXO UM POUCO DO HISTÓRICO DO PROFESSOR JANAILSON

Janailson Avianez da Silva Santos, 40 anos,  mais conhecido como “Professor Janailson“, ele é natural da cidade de Caruaru-PE, mas chegou em Petrolândia aos 16 anos quando teve algumas experiências profissionais como: ajudante em construção civil, agricultura, pintura, vendedor em lojas locais e porta a porta, auxiliar de serviços gerais e hoje é professor com licenciatura plena em matemática pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pós graduado em metodologia do ensino de matemática pela Uniasselvi.

Janailson iniciou a carreira como professor no ano de 2006 na Escola Maria Cavalcanti Nunes, lecionando, no mesmo ano, nas escolas de Jatobá e São Francisco, em 2008 lecionava na Escola Santo Antônio e no mesmo ano trabalhou em uma função administrativa na Escola municipal Santa Filomena, em 2010 lecionou na atual Erem Maria Cavalcanti Nunes, permanecendo lá até o ano 2017, em 2018 lecionou na escola Municipal Francisco Simões e na Escola Santo Antônio, atuando também como professor de matemática e física no pré-enem/vestibular no Cfepp cursos e no curso Tríade, para concurso público, como professor de matemática e raciocínio lógico matemático, em 2019 até 14 de agosto de 2020 lecionou também na Escola municipal 6 de março, atualmente é professor de matemática e física da Escola Santo Antônio.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho



Governo de Pernambuco amplia horário de serviços de alimentação a partir desta quinta-feira para cidades que avançam à Etapa 9


O Governo de Pernambuco, após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, anunciou, durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (23), a autorização para ampliação do horário de funcionamento dos serviços de alimentação, a partir desta quinta-feira (24), nas cidades que avançam para a Etapa 9 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. São as cidades da Macrorregião 1, que compõem a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Sul e Norte, além da Gerência Regional de Saúde IV, que tem Caruaru como cidade polo. Dessa forma, os estabelecimentos poderão funcionar duas horas a mais, das 6h até meia-noite. A capacidade de lotação também será ampliada para 70%. Assim, a distância obrigatória entre as mesas passa para 1 metro.

“Os primeiros dois meses foram de ajustes para o setor de alimentação. A maioria dos estabelecimentos se mostrou adaptável. Eles conseguiram retomar a rotina como um ambiente controlado e seguro para os clientes. Por isso, decidimos ampliar a carga de funcionamento do setor, já que há estabilização de queda dos casos de contágio”, avaliou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

Já a partir da próxima segunda-feira (28), as cidades que avançam para a Etapa 9 também poderão permitir a realização de eventos sociais e culturais, assim como a abertura de cinemas e teatros com novos protocolos e limite de público de até 100 pessoas, ou 30% de ocupação do espaço, o que for menor. Na mesma data, as Gerências Regionais de Saúde IX e X, cujas cidades polo são Ouricuri e Afogados da Ingazeira, avançam da Etapa 7 para a Etapa 8, permitindo o funcionamento de museus e espaços para exposições, além de escritórios com 100% dos trabalhadores.

Vale ressaltar que as regras para se evitar a disseminação do novo coronavírus, como a exigência de máscaras para os clientes que não estiverem nas mesas, continuam em vigor e podem ser consultadas no site oficial www.pecontracoronavirus.pe.gov.br, na seção “protocolos setoriais”. Confira os municípios que pertencem a cada Gerência Regional de Saúde no link: http://portal.saude.pe.gov.br/secretaria-executiva-de-coordenacao-geral/gerencias-regionais-de-saude

Por Assessoria do Governo de Pernambuco



Pitassilva-do-nordeste está quase extinto da natureza


Ele mede um pouco mais de dez centímetros, tem penas amarelas e possui um belo canto, mas gosta de imitar o canto de outras aves. Assim é o pintassilgo-do-nordeste (Spinus yarrellii): um pássaro, como o próprio nome diz, endêmico do Nordeste. O ruim é saber que ele está desaparecendo da natureza, principalmente, pela perda do seu habitat natural, com os desmatamentos da Mata Atlântica e da Caatinga. Também conhecido como pintassilva (pinta-silva), pintassilvo-baiano e pintassilvo, o pássaro também recebe o nome de coroinha, por conta das penas pretas que os machos da espécie possuem na cabeça. Com esse “boné preto”, o pitassilva-do-nordeste se distingue do pitassilgo comum.

De acordo com o gerente da unidade de Gestão da Fauna Silvestre da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Iran Vasconcelos, “o pitassilva-do-nordeste vive nas bordas das matas e também era facilmente encontrado na Caatinga nordestina. Mas, atualmente, são pouco vistos no habitat natural, em ambos os biomas, sendo dificilmente encontrado na Caatinga”.

O que o Governo do Estado, por meio da CPRH, e em parceria com outras instituições públicas está trabalhando para salvar o pintassilva-do-nordeste da extinção.

Conheça um pouco mais sobre o pintassilgo-do-nordeste e sua atual situação CLICANDO AQUI

Por Nucleo de Comunicacao Social

Covid-19: estudo com 50 mil pessoas aponta segurança da vacina chinesa


O governador de São Paulo, João Doria, disse hoje (23), em entrevista coletiva, que a CoronaVac, vacina que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, vem demonstrando segurança na fase de testes em humanos. Isso significa que a vacina não provoca efeitos colaterais graves.

A CoronaVac está na Fase 3 de testes em humanos, que vai avaliar agora a eficácia, ou seja, se ela produz anticorpos em quantidade suficiente contra o vírus.

Estudo feito na China com 50.027 voluntários chineses, entre eles, funcionários da própria Sinovac, demonstrou que 5,36% das pessoas vacinadas apresentaram efeitos colaterais, todos sem gravidade: dor no local da aplicação (caso constatado em 3,08% dos voluntários), fadiga (1,53%) e febre leve (0,21%). Efeitos um pouco mais graves foram observados em 0,03% dos voluntários, tais como perda de apetite, dor de cabeça, fadiga e febre.

“Estudos clínicos comprovam a segurança da CoronaVac. Cerca de 94,7% dos mais de 50 mil voluntários testados na China não apresentaram nenhum sintoma adverso em relação à CoronaVac. Os resultados na China mostraram baixo índice, de apenas 5,3%, de efeitos adversos e de baixa gravidade. A maioria destes casos apresentou apenas dor no local da aplicação da vacina. Efeitos adversos de baixa gravidade são comuns em vacinas”, falou Doria.

Entre os que foram vacinados com a CoronaVac está o representante da Sinovac, Xing Han, que está atualmente em São Paulo. Em entrevista hoje (23) ao lado do governador João Doria, Han disse ter tomado as duas doses da vacina, sem ter sentido qualquer efeito colateral. “Os testes da fase 3 [em humanos] estão indo muito bem. Estamos confiantes na CoronaVac tanto em sua segurança quanto em sua eficiência. Ela será bem testada e, daqui a um ou dois meses, já deve sair o resultado da Fase 3”, disse Han.

“A segurança e eficácia são dois dos principais fatores para comprovar se uma vacina está pronta para uso emergencial na população. Estamos muito otimistas com os resultados que a CoronaVac apresentou até o momento. Isso mostra que o Butantan e a Sinovac estão no caminho certo para a produção de um imunizante contra o coronavírus”, disse Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

A vacina CoronaVac está sendo testada no Brasil desde julho, na Fase 3, que estuda a eficácia do imunizante. A vacina está sendo aplicada em duas doses. Segundo Doria, mais de 5,6 mil voluntários de seis estados brasileiros, de um total de 9 mil, já receberam a primeira dose da vacina; alguns deles já receberam até mesmo a segunda dose. Todos esses voluntários são profissionais de saúde. Nenhum deles, segundo o governo paulista, apresentou reações graves à vacina.

Esse número de voluntários no Brasil vai crescer, segundo Dimas Covas. Após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Butantan se prepara para ampliar a quantidade de voluntários da vacina no país, que passará a ser de 13 mil pessoas.

Caso os testes comprovem a eficácia da vacina, ela precisará de uma aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de ser disponibilizada para vacinação no Brasil.
Eficácia

Os resultados sobre a eficácia da vacina, no Brasil, devem começar a aparecer a partir da segunda quinzena de outubro, segundo Dimas Covas. Se esse cronograma se mantiver, a vacina se mostrar eficaz e houver a aprovação da Anvisa, a expectativa é que ele esteja liberada para uso a partir de dezembro.

Na China já foram iniciados testes da vacina em crianças e idosos. Entre as pessoas com mais de 60 anos, a vacina foi aplicada em 422 voluntários e os resultados apontaram 97% de eficácia. Os estudos em crianças têm 552 voluntários de 3 a 17 anos.

A partir de hoje, a vacina passará a ser testada, em sua Fase 3, também em voluntários da Turquia.
Doses

Em outubro, o governo de São Paulo vai receber 5 milhões de doses da vacina já fabricadas pela Sinovac. Até dezembro, o estado receberá 46 milhões de doses, sendo 6 milhões delas prontas para aplicação e 40 milhões que necessitarão ser formuladas e envasadas pelo Instituto Butantan. Por contrato, outras 55 milhões de doses devem ser disponibilizadas pela farmacêutica chinesa ao governo paulista até maio de 2021, sendo que 15 milhões delas serão entregues até fevereiro.

O acordo da Sinovac com o Instituto Butantan prevê a transferência de tecnologia, ou seja, o instituto vai passar também a produzir doses dessa vacina no Brasil. Para isso, o Butantan vai dar início, em outubro, a obras para ampliação de sua fábrica, que terá capacidade de produzir 100 milhões de doses por ano da CoronaVac.

O governo paulista espera que o Ministério da Saúde adquira outras doses dessa vacina para distribuição no restante do país. Para isso, o governo de São Paulo requisitou R$ 1,9 bilhão ao Ministério da Saúde para a compra de doses e também ajuda para a ampliação da fábrica do Butantan, o que aumentaria a quantidade de doses da vacina produzida pelo instituto. Hoje, em reunião no Ministério da Saúde, o secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorichteyn, conseguiu obter uma liberação inicial no valor de R$ 80 milhões, o que, segundo Doria, será utilizado integralmente na ampliação da fábrica do Butantan.

Por Agência Brasil

Tacaratu: MPPE recomenda ao prefeito retirada das cores das pinturas dos equipamentos públicos que fazem alusão a partido político


O Ministério Público de Pernambuco, por meio da Promotoria local, recomendou ao prefeito de Tacaratu que adeque as pinturas de prédios, abrigos, creches, hospitais, logradouros, unidades de abastecimento, dessalinizadores, parques, mercados ou quaisquer outros equipamentos públicos, sendo retiradas as cores em alusão a partido político, conforme disciplina a Lei Municipal de Tacaratu nº1.288/2015. O prazo recomendado para a adequação é até 22 de novembro.

A Lei Municipal n.º 1.288/2015 estabelece em seu art. 3o a proibição da “utilização de pinturas, adesivos ou distintivo nos imóveis, prédios e demais bens públicos, contendo cores símbolos, propaganda ou slogan de partidos políticos, coligações ou agremiações, que permita a promoção de agentes políticos ou públicos, ou qualquer pessoa física ou jurídica”.

De acordo com a recomendação, firmada pela promotora de Justiça de Tacaratu, Milena Lima do Vale Souto Maior, foi constatado, no âmbito do procedimento administrativo 01618.000.004/2020, lastreado em registros fotográficos, evidências da prática de promoção pessoa, por parte do atual prefeito, notadamente em virtude da utilização excessiva das cores vermelho, amarelo e branco, que representam as cores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), cujo dirigente é o atual prefeito.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta quarta-feira (23)

Blog de Assis Ramalho
Informações: Ministério Público de Pernambuco


Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta quinta (24/09) na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta

A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para a esta quinta-feira, 24 de setembro de 2020; confira abaixo!

Confira abaixo profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia nesta quinta-feira (24/09/2020)

Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta quinta (24/09)

Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta quinta (24/09)


Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta quinta (24/09)


Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta quinta (24/09)



Atende na Mais Saúde de Petrolândia nesta quinta (24/09)


A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).





Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Adquira já o seu!





Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Clinica Mais Saúde

Petrolândia: Petroclínica divulga as especialidades médicas para esta quinta (24/09/2020); confira e marque sua consulta

Exame de vista neste domingo... Faça seu agendamento

A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa agenda de atendimento para esta quinta-feira, 24 de setembro de 2020. Confira!

Agendamento de consultas e mais informações: 87 99805-0774 ou 3851-2333.

Atendimento nesta quinta-feira (24/09)

Dr  Igaro Cordeiro  (dentista )

Dra Nubia Lopes (ginecologia e ultrassonografia)

Dra Joane Barboza  (preventivo com câmera)

Dr Rommel Alencar  (fisioterapia)

Dra Socorro Carvalho  (ultrassonografia e ginecologia)

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!


Obs: Para que não haja aglomerações, traga acompanhante somente em casos de extrema necessidade. CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS.



A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Veja abaixo a relação dos demais profissionais que atendem na Petroclínica.

*Dr Rommel Alencar- fisioterapia em geral
*Dra Nubia Lopes - ginecologia e ultrassonografia
*Joane Barboza - preventivo com câmera, depilação a Luz intensa pulsada e drenagem linfática
*Dr Alexandre Salomao - Endoscopia Digestiva alta/ gastroenterologia
*Dr Igaro cordeiro - cirurgião dentista (canal em sessão única )
*Dra Cicero Elisane- fisioterapia em geral e a domicílio
*Dra Socorro Carvalho- ginecologia e ultrassonografia em geral
*Dr Italo Porto -psicologia
*Dra Lariça Bulhoes - pediatria e dermatologia clinica
* Dr Marcos Bispo -Endoscopia digestiva/ gastroenterologia
*Dr Emílio Araújo- psiquiatria
*Dr Magnun Aurélio - clínico geral
*Dra Andreza carvalho -psicologia
*Dra Gizele Rodrigues- nutricionista
*Vicente Monteiro- otorrinolaringologia
*Dra Bruna Lopes - cirurgiã dentista

A Petroclínica também realiza Mamografia Digital

Da Redação do Blog de Assis Ramalho


Central de Adubos de Petrolândia sorteia 1 carro zero km dia 19 de dezembro; Compre e participe!





A Central de Adubos informa as datas dos sorteios da campanha de prêmios 2020, em comemoração aos 10 anos da maior empresa de produtos agropecuários do Vale do São Francisco.

O primeiro sorteio acontecerá na filial da empresa em Petrolândia-PE, no dia 19 de dezembro, quando os clientes da Central de Adubos Petrolândia vão concorrer a 01 automóvel zero km.

Confira todas as datas dos sorteios, abaixo:

• 1º Sorteio) 19/12/2020

• 2º Sorteio) 26/12/2020

• 3º Sorteio) 09/01/2021

• 4º Sorteio) 30/01/2021

Continue a comprar e concorra a veículos zero km! Central de Adubos é show, papai!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Central de Adubos Filial Petrolândia

Motorista inabilitado oferece dinheiro para não ser multado em fiscalização em Serra Talhada

Dinheiro oferecido para o policial — Foto: Polícia Rodoviária Federal/ Divulgação

Um motorista inabilitado foi detido por corrupção ativa, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde da terça-feira (22), na BR-232, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Ele ofereceu dinheiro para não ser multado.

Segundo a PRF, policiais do Grupo de Patrulhamento tático estavam realizando uma fiscalização de combate à criminalidade no km 405, quando abordaram um caminhão. Foi solicitado que o motorista apresentasse a documentação pessoal. Como ele era inabilitado, começou a insinuar colocando a mão no bolso e mostrando notas de dinheiro.

Posteriormente, chamou o policial rodoviário federal para um canto mais reservado, colocou as mãos no bolso e falou: “Me ajude que eu ajudo”, ocasião em que o policial deu voz de prisão ao motorista. Dentro do bolso havia a quantia de R$ 1.050 mil.

O homem foi detido e levado para a Polícia Federal da região, ele responderá pelo crime de corrupção ativa, com pena prevista de reclusão de dois a 12 anos e multa.

Por G1 Caruaru

Belém do São Francisco: Escola Dr. Alípio Lustosa tem crescimento de 59,5% e conquista 2º Lugar entre as Escolas da Rede Estadual com maior crescimento do Idepe no Ensino Médio

ESCOLA DOUTOR ALÍPIO LUSTOSA do município de BELÉM DE SÃO FRANCISCO, da Gerência Regional de Educação do Submédio São Francisco – teve crescimento de 59,5% e ficou em 2º Lugar entre as Escolas da Rede Estadual com maior crescimento do Idepe no ENSINO MÉDIO

ESCOLA DOUTOR ALÍPIO LUSTOSA do município de BELÉM DE SÃO FRANCISCO, da Gerência Regional de Educação do Submédio São Francisco – teve crescimento de 59,5% e ficou em 2º Lugar entre as Escolas da Rede Estadual com maior crescimento do Idepe no ENSINO MÉDIO
ESCOLA DOUTOR ALÍPIO LUSTOSA do município de BELÉM DE SÃO FRANCISCO, da Gerência Regional de Educação do Submédio São Francisco – teve crescimento de 59,5% e ficou em 2º Lugar entre as Escolas da Rede Estadual com maior crescimento do Idepe no ENSINO MÉDIO

Governo de Pernambuco anunciou os destaques do Prêmio Idepe. Ao todo, 42 certificados foram entregues em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas

Governo de Pernambuco anunciou os destaques do Prêmio Idepe .Ao todo, 42 certificados foram entregues em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas

Governo de Pernambuco anunciou os destaques do Prêmio Idepe .Ao todo, 42 certificados foram entregues em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, anunciou, nesta quarta - feira (23), os vencedores do Prêmio Idepe, o mais importante do calendário anual da pasta. A ideia do prêmio é valorizar as escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado. Ao todo, foram entregues 42 certificados a quem se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco. Desses, 12 certificados são para os municípios, 06 para as escolas municipais, 06 para as GREs e 18 para as escolas estaduais. A cerimônia aconteceu no Palácio do Campo das Princesas com a presença do governador Paulo Câmara, do secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Natanael José da Silva, e de José Patriota, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A solenidade foi em versão reduzida por conta do novo coronavírus e transmitida online.

“A educação de Pernambuco não vai se desenvolver de uma maneira isolada. É preciso integração e uma visão muito estratégica dentro das peculiaridades de cada região, mas dentro de uma visão de gestão, onde o trabalho integrado dos gestores, professores, alunos e o poder público possam fazer a diferença. Isso já acontece de maneira muito organizada em muitas regiões. O Pajeú é um exemplo disso, que há tantos anos tem resultados excepcionais na área de educação. E isso está acontecendo também em outras regiões. Isso é o que tem feito diferença na educação pública de Pernambuco. Hoje, com a entrega das premiações, não apenas dos melhores resultados, mas também das maiores evoluções, a gente vê que as coisas estão dando certo em outras regiões que ainda precisam melhorar muito, mas que já estão com um nível de avanço positivo, mostrando que mais na frente vão estar no patamar que a gente quer para cada região de Pernambuco. Ainda temos muito o que fazer na educação de Pernambuco, mas o caminho trilhado há pouco mais de dez anos com uma política pública de consistência, com gestão, com foco no ensino integral e com foco no aprendizado e nas condições de trabalho tem surtido os resultados necessários. Nossos alunos estão de parabéns. Eles estão vendo que com educação é possível atingir seus sonhos e conquistar o mundo. Muitos já foram ganhar o mundo e muitos outros vão estar preparados para os desafios do mundo moderno”, disse o governador Paulo Câmara.

Os números do Idepe de 2019 apontam que a média do Ensino Médio em Pernambuco ficou em 4,7, ou seja, um pouco maior que a média do Ideb, divulgada na semana passada pelo Ministério da Educação. “As escolas evoluíram como um todo no Estado. Claro que todos os anos há as escolas que se destacam, mas todos os anos também temos novas escolas chegando ao primeiro lugar, sejam elas estaduais ou municipais. A Mata Sul é um exemplo de uma região onde os municípios, como um todo, apareceram nas categorias de crescimento. Foi a região que mais cresceu”, disse o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.

O secretário destacou, ainda, a evolução nas escolas estaduais no Ensino Médio, apontada pelo Idepe. Em 2019, apenas 13 escolas tiveram média menor que 3,0, ou seja, uma redução de 98% em relação a 2008, quando a média era de 575 escolas. O Idepe apontou, ainda, oito escolas estaduais do Ensino Médio com média acima de 7,0.

“Não existe receita pronta para ter um bom desempenho no Idepe, mas uma dica é fazer um trabalho focado, valorizando a equipe e cada passo dado por ela. Liderar de forma positiva, além de focar objetivos possíveis de serem atingidos, dando condições para isso”, disse Danilo dos Santos, da Gerência Regional da Mata Sul, que conquistou o 1º lugar, com crescimento de 5,0%.

Confira abaixo a lista dos vencedores:

Escolas da Rede Municipal com melhores resultados do Idepe nos ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: GRUPO ESCOLAR BARRA AZUL, do município de BONITO – Idepe: 8,68

2º Lugar: ESCOLA MUNICIPAL FORTALEZA, do município de TRIUNFO – Idepe: 8,90

1º lugar: ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA JANAÍNA MÉRCIA FREIRE, do município de CUSTÓDIA – Idepe: 9,11

Escolas da Rede Municipal com melhores resultados do IDEPE nos ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: ESCOLA MUNICIPAL BERNARDO SAYÃO, do município de BONITO – Idepe: 7,54

2º Lugar: ESCOLA INTERMEDIÁRIA MANOEL DE QUEIROZ LIMA, do município de BONITO – Idepe: 7,68

1º lugar: GRUPO ESCOLAR BARRA AZUL, do município de BONITO – Idepe: 8,24

Os três municípios com maior crescimento no Idepe nos ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: município de LAGOA GRANDE – crescimento de 23,11%

2º Lugar: município de MARAIAL – crescimento de 26,10%

1º Lugar: município de MACHADOS – crescimento de 28,50%

Os três municípios com maior crescimento no Idepe nos ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: município de PESQUEIRA – crescimento de 21,57%

2º Lugar: município de TUPANATINGA – crescimento de 27,16%

1º Lugar: município de ÁGUA PRETA – crescimento de 30,72%

Os três municípios com melhor Idepe nos ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: município de BONITO – Idepe: 7,35

2º Lugar: município de CARNAÍBA – Idepe: 7,47

1º Lugar: município de MACHADOS – Idepe: 7,75

Os três municípios com melhor Idepe nos ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: município de BONITO – Idepe: 6,14

2º Lugar: município de PANELAS – Idepe: 6,41

1º Lugar: município de MACHADOS – Idepe: 6,73

Escolas da Rede Estadual com maior crescimento do Idepe nos ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: ESCOLA INOCÊNCIO CORREIA DE LIMA, do município de IBIMIRIM, da Gerência Regional de Educação Sertão do Moxotó Ipanema – crescimento de 32,3%

2º Lugar: ESCOLA ANTÔNIO NUNES DOS SANTOS, do município de PETROLINA, da Gerência Regional de Educação Sertão Médio São Francisco – crescimento de 34,1%

1º Lugar: ESCOLA JOAQUIM RIBEIRO DA ROCHA, do município de SÃO CAETANO, da Gerência Regional de Educação Agreste Centro Norte – crescimento de 59,1%

Escolas da Rede Estadual com maior crescimento do Idepe no ENSINO MÉDIO

3º Lugar: ESCOLA DOM JOSÉ LAMARTINE SOARES, do município de BEZERROS, da Gerência Regional de Educação Mata Centro – crescimento de 46,7%

2º Lugar: ESCOLA DOUTOR ALÍPIO LUSTOSA, do município de BELÉM DE SÃO FRANCISCO, da Gerência Regional de Educação do Submédio São Francisco – crescimento de 59,5%

1º Lugar: ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO CENTRAL BARREIROS, do município de BARREIROS, da Gerência Regional de Educação Mata Sul – crescimento de 66,5%

Escolas da Rede Estadual em parceria com melhores resultados do Idepe nos ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE PETROLINA – ANEXO I, do município de PETROLINA, da Gerência Regional de Educação Sertão do Médio São Francisco – Idepe: 7,17

2º Lugar: ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSORA IVONITA ALVES GUERRA, do município de GARANHUNS, da Gerência Regional de Educação Agreste Meridional – Idepe: 7,60

1º Lugar: ESCOLA DE APLICAÇÃO DO RECIFE - FCAP UPE – do município de RECIFE, da Gerência Regional de Educação Recife Sul – Idepe: 8,11

Escolas da Rede Estadual em parceria com melhores resultados do Idepe no ENSINO MÉDIO

3º Lugar: COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE PETROLINA – ANEXO I, do município de PETROLINA, da Gerência Regional de Educação Sertão do Médio São Francisco – Idepe: 6,40

2º Lugar: ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSORA IVONITA ALVES GUERRA, do município de GARANHUNS, da Gerência Regional de Educação Agreste Meridional – Idepe: 7,00

1º Lugar: ESCOLA DE APLICAÇÃO DO RECIFE - FCAP UPE – do município de RECIFE, da Gerência Regional de Educação Recife Sul – Idepe: 7,61

Escolas da Rede Estadual com melhores resultados do Idepe nos ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3º Lugar: ESCOLA JOAQUIM GUEDES CORREIA GONDIM NETO, do município de IBIMIRIM, da Gerência Regional de Educação Sertão do Moxotó Ipanema – Idepe: 7,25

2º Lugar: ESCOLA INOCÊNCIO CORREIA LIMA, do município de IBIMIRIM, da Gerência Regional de Educação Sertão do Moxotó Ipanema – Idepe: 7,46

1º Lugar: ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA, do município de QUIXABA, da Gerência Regional de Educação Sertão do Alto Pajeú – Idepe: 7,52

Escolas da Rede Estadual com melhores resultados do Idepe no ENSINO MÉDIO

3º Lugar: ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO JOÃO BATISTA DE VASCONCELOS, do município de TACARATU, da Gerência Regional de Educação do Submédio São Francisco – Idepe: 7,46

2º Lugar: ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO CAPITÃO NESTOR VALGUEIRO DE CARVALHO, do município de FLORESTA, da Gerência Regional de Educação do Submédio São Francisco – Idepe: 7,57

1º Lugar: ESCOLA ESTADUAL JOÃO RODRIGUES LEITE, do município de CARNAUBEIRA PENHA, da Gerência Regional de Educação do Submédio São Francisco – Idepe: 7,60

As três Gerências Regionais de Educação com maior crescimento no Idepe:

3º Lugar: GRE Sertão Médio São Francisco – Gestora: Anete Ferraz – crescimento de 2,0%

2º Lugar: GRE Agreste Meridional – Gestora: Adelma Elias da Silva – crescimento de 3,2%

1º Lugar: GRE Mata Sul – Gestor: Danilo dos Santos - crescimento de 5,0%

As três Gerências Regionais de Educação com melhores resultados no IDEPE:

3º Lugar: GRE Sertão do Alto Pajeú – Gestora: Maria do Socorro Amaral – Idepe: 5,16

2º Lugar: GRE do Submédio São Francisco – Gestora: Dilma Marques – Idepe: 5,31

1º Lugar: GRE Vale do Capibaribe – Gestora: Edjane Ribeiro – Idepe: 5,57

Blog de Assis Ramalho
Por: 
Marcionila Teixeira
Gerente de Produção de Conteúdo

César Nogueira
Secretário Executivo de Imprensa

Eduardo Machado
Secretário de Imprensa

Escolas do Sertão de PE têm melhores notas no Idepe 2019, com destaques para Carnaubeira da Penha, Floresta e Tacaratu

Com nota 7,60, a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) João Rodrigues Leite, em Carnaubeira da Penha, teve o melhor desempenho entre as instituições de ensino médio da rede estadual. Em seguida, com 7,57, está a Erem Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, de Floresta. O terceiro melhor desempenho na categoria foi da Erem João Batista de Vasconcelos, em Tacaratu, com nota 7,46 (confira lista no final desta reportagem).

Escolas estaduais do Sertão de Pernambuco obtiveram os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) de 2019. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (23), em uma cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual localizada no Recife, e transmitida pela internet (veja vídeo acima).

Com nota 7,60, a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) João Rodrigues Leite, em Carnaubeira da Penha, teve o melhor desempenho entre as instituições de ensino médio da rede estadual. Em seguida, com 7,57, está a Erem Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, de Floresta. O terceiro melhor desempenho na categoria foi da Erem João Batista de Vasconcelos, em Tacaratu, com nota 7,46 (confira lista no final desta reportagem).

Além dessa, a cerimônia premiou instituições públicas de ensino em outras 13 categorias, incluindo maior crescimento do Idepe e melhor desempenho nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Também houve reconhecimento para as Gerências Regionais de Educação (Gres) com melhor desempenho.

De acordo com o governo de Pernambuco, o cálculo do Idepe é feito com base na proficiência dos estudantes nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio e o fluxo escolar. As variáveis são as mesmas consideradas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

"É um resultado importante para a gente avaliar o desenvolvimento e a progressão dos nossos estudantes", declarou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio.

Segundo o governo do estado, as escolas públicas do ensino médio em Pernambuco atingiram 4,7 no Idepe em 2019. O número repete o resultado obtido em 2018 e continua sendo o maior da série histórica desde 2008.

Durante a cerimônia, o governador Paulo Câmara (PSB) parabenizou as escolas com bons resultados e afirmou que, em 2020, o desafio para a educação tem sido ainda maior.

“Estamos num ano diferente, onde o mundo está enfrentando uma das maiores crises sanitárias da história. A educação foi um dos setores mais afetados, com seis meses sem aula. Estamos retomando agora, dando prioridade ao ensino médio”, disse.

Confira as escolas com os melhores desempenhos

Escolas municipais com melhores resultados no Idepe nos anos iniciais do ensino fundamental

Escola Municipal Professora Janaína Mércia Freire, de Custódia: 9,11
Escola Municipal Fortaleza, de Triunfo: 8,90
Grupo Escolar Barra Azul, de Bonito: 8,68

Escolas municipais com melhores resultados no Idepe nos anos finais do ensino fundamental

Grupo Escolar Barra Azul, de Bonito: 8,24
Escola Intermediária Manoel de Queiroz Lima, de Bonito: 7,68
Escola Municipal Bernardo Sayão, de Bonito: 7,54

Municípios com maiores crescimentos no Idepe nos anos iniciais do ensino fundamental

Machados: 28,5%
Maraial: 26,10%
Lagoa Grande: 23,11%

Municípios com maiores crescimentos no Idepe nos anos finais do ensino fundamental

Água Preta: 30,72%
Tupanatinga: 27,16%
Pesqueira: 21,57%

Municípios com melhores desempenhos no Idepe nos anos iniciais do ensino fundamental

Machados: 7,75
Carnaíba: 7,47
Bonito: 7,35

Municípios com melhores desempenhos no Idepe nos anos finais do ensino fundamental

Machados: 6,73
Panelas: 6,41
Bonito: 6,14

Escolas estaduais com maiores crescimentos no Idepe nos anos finais do ensino fundamental

Escola Joaquim Ribeiro da Rocha, de São Caetano: 59,1%
Escola Antônio Nunes dos Santos, de Petrolina: 34,1%
Escola Inocêncio Correia de Lima, de Ibimirim: 32,3%

Escolas estaduais com maioress crescimento no Idepe no ensino médio

Erem Central Barreiros, de Barreiros: 66,5%
Escola Doutor Alípio Lustosa, de Belém do São Francisco: 59,5%
Escola Dom José Lamartine Soares, de Bezerros: 46,7%

Escolas estaduais em parceria com melhores desempenhos no Idepe nos anos finais do ensino fundamental

Escola de Aplicação do Recife (FCAP-UPE), do Recife: 8,11
Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, de Garanhuns: 7,60
Colégio da Polícia Militar de Petrolina: 7,17

Escolas estaduais em parceria com melhores desempenhos no Idepe no ensino médio

Escola de Aplicação do Recife (FCAP-UPE), do Recife: 7,61
Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, de Garanhuns: 7,0
Colégio da Polícia Militar de Petrolina: 6,40

Escolas estaduais com melhores desempenhos no Idepe nos anos finais do ensino fundamental

Escola Tomé Francisco da Silva, de Quixaba: 7,52
Escola Inocêncio Correia Lima, de Ibimirim: 7,46
Escola Joaquim Guedes Correia Gondim Neto, de Ibimirim: 7,25

Escolas estaduais com melhores desempenhos no Idepe no ensino médio

Escola Estadual João Rodrigues Leite, de Carnaubeira da Penha: 7,60
Erem Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, de Floresta: 7,57
Erem João Batista de Vasconcelos, de Tacaratu: 7,46

Por G1

Boletim desta quarta (23/09): Pernambuco registra 677 novos casos e 30 óbitos pela Covid-19, nas últimas 24h


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (23), 677 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 29 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os outros 648 (96%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar. Agora, Pernambuco totaliza 143.165 casos confirmados, sendo 26.125 graves e 117.040 leves.

mbém foram confirmados 30 óbitos, ocorridos desde o dia 11 de maio. Do total de mortes do informe de hoje, apenas 10 (33,3%) foram registradas neste mês de setembro, sendo quatro nesta semana (uma na terça e três na segunda) e seis de 05/09 a 19/09.

Todos os outros 20 registros (66,7%) ocorreram entre os dias 11/05 e 27/08. Com isso, o Estado totaliza 8.085 óbitos pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por Folha de Pernambuco


Jatobá/Itaparica: Tributo pelos 25 anos de Jatobá; homenagem da Profª Regina Borges a Marcel Bezerra




Por: Regina Celi de Moraes Borges ( Profª Regina Borges)
Para o Blog de Assis Ramalho

Existem pessoas que nasceram para colorir o mundo e uma delas eu tive o prazer de conhecer e compartilhar conversas, sonhos e arte. Por isso nesse Tributo pelos 25 anos de nossa cidade, o escolhi para ser o meu homenageado.

Marcel Bezerra era das terras do mar, Recife, mas foi aqui no sertão de Itaparica, precisamente aqui em Jatobá, que fincou suas raízes e teve seu corpo plantado aos 53 anos de idade, no cemitério local. Filho de artistas de cimento e bordado, herdou a habilidade nas mãos e com uma riquíssima e vasta consciência cultural pernambucana transformou a nossa microrregião na sua mais colorida aquarela.

Com os seus traços inconfundíveis e multicoloridos, a sua arte plástica tem forte presença do movimento cubista, dos fundadores Pablo Picasso e Georges Braque, mas sabemos que a grandeza de sua obra vai muito além desse movimento.

As artes de Marcel estão espalhadas em painéis, murais, quadros, em peças de madeira, em esculturas de ferro, de concreto, por várias partes também nas cidades de Petrolândia e Tacaratu, dentre outras fora de nosso estado. Marcel explorou diferentes materiais e a sua delicadeza artística retratou as belezas da cultura pernambucana, a história de nossa gente, os trabalhadores que vieram construir a UHE Luiz Gonzaga, os pescadores, as brincadeiras infantis, a vida do campo, os povos indígenas Pankararu, elementos de sua religiosidade, entre outros, fazendo especialmente de Jatobá um museu a céu aberto.

Nos muros, e internamente, da Escola de Referência em Ensino Médio de Itaparica - EREMI, fui presenteada com três de seus painéis em datas de meu aniversário. E dele recebi autorização para juntos com os estudantes sempre renovar as suas obras em cores, e assim o fiz até o ano de 2019, exceto o painel interno (2007) que se mantém com as cores originais.















Blog de Assis Ramalho
Por: Regina Celi de Moraes Borges ( Profª Regina Borges)