quarta-feira, setembro 23, 2020

Jatobá/Itaparica: Tributo pelos 25 anos de Jatobá; homenagem da Profª Regina Borges a Marcel Bezerra




Por: Regina Celi de Moraes Borges ( Profª Regina Borges)
Para o Blog de Assis Ramalho

Existem pessoas que nasceram para colorir o mundo e uma delas eu tive o prazer de conhecer e compartilhar conversas, sonhos e arte. Por isso nesse Tributo pelos 25 anos de nossa cidade, o escolhi para ser o meu homenageado.

Marcel Bezerra era das terras do mar, Recife, mas foi aqui no sertão de Itaparica, precisamente aqui em Jatobá, que fincou suas raízes e teve seu corpo plantado aos 53 anos de idade, no cemitério local. Filho de artistas de cimento e bordado, herdou a habilidade nas mãos e com uma riquíssima e vasta consciência cultural pernambucana transformou a nossa microrregião na sua mais colorida aquarela.

Com os seus traços inconfundíveis e multicoloridos, a sua arte plástica tem forte presença do movimento cubista, dos fundadores Pablo Picasso e Georges Braque, mas sabemos que a grandeza de sua obra vai muito além desse movimento.

As artes de Marcel estão espalhadas em painéis, murais, quadros, em peças de madeira, em esculturas de ferro, de concreto, por várias partes também nas cidades de Petrolândia e Tacaratu, dentre outras fora de nosso estado. Marcel explorou diferentes materiais e a sua delicadeza artística retratou as belezas da cultura pernambucana, a história de nossa gente, os trabalhadores que vieram construir a UHE Luiz Gonzaga, os pescadores, as brincadeiras infantis, a vida do campo, os povos indígenas Pankararu, elementos de sua religiosidade, entre outros, fazendo especialmente de Jatobá um museu a céu aberto.

Nos muros, e internamente, da Escola de Referência em Ensino Médio de Itaparica - EREMI, fui presenteada com três de seus painéis em datas de meu aniversário. E dele recebi autorização para juntos com os estudantes sempre renovar as suas obras em cores, e assim o fiz até o ano de 2019, exceto o painel interno (2007) que se mantém com as cores originais.















Blog de Assis Ramalho
Por: Regina Celi de Moraes Borges ( Profª Regina Borges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário